Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fidel Castro, o setimo governante mais rico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por Mendes77

    citação:Originalmente colocada por J.R.

    citação:Originalmente colocada por Mendes77

    citação:Originalmente colocada por J.R.

    E a tua Venezuela não precisava de um Lider impreparado, populista e demagógico que apela ao que de mais básico tem o ser humano.

    Precisava de outro TIPO de lider pq a democracia Venezuelana enfrentou problemas... precisava de algo tipo MANDELA, ou Gandhi, ou Saddat.... etc, etc...

    Alguém que melhora o país, a sua qualidade.
    E não alguém que vai colocar a Venezuela, ainda não está mas tá quase, num sistema político que os historiadores chamam... PALÁCIO.
    Onde um DITADOR governa com uma pequena corte.

    Quando penso no Hugo Chavez lembro-me de Gandhi, ninguem pode negar que Hugo Chavez é um mobilizador de massas astuto, as mensagens que transmite são positivas, tenho ouvido horas e horas dos seus discursos, e só posso aprovar o que diz, mensagens dignas de um Lider Progressista... agora, se age de má fé é muito cedo para dizer, só o tempo dirá, mas pelo que se ve não me parece...
    Podia-se dizer o mesmo de Mao, Hitler, Mussolinni, Castro... todos excelentes oradores....
    Não estou a falar apenas de discursos...
    Foi o que disseste;).
    E os outros tb não...

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por J.R.

      Isso do ser desejável ou ter acontecido exactamente assim é muito discutível;).
      Na minha família lembram-se das "fomes" mas foi durante a Guerra com falta de vários alimentos.
      Não antes nem depois de 46.
      O homem reorganizou o estado.
      Depois só tinha que sair de cena e deixar o Estado organizado viver em democracia.
      O problema é que nos anos 45 a 50 e tal deviamos estar a aproveitar a reconstrução da Europa. Como a Suécia fez. E não a fecharmo-nos.
      Mas aí já ia tarde se se fosse embora nessa altura... 50 e tal.
      Devia ter ido em 46, 47... no máximo em 1949 qd entramos na NATO.
      Sim senhor, faz sentido...

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por mundano

        Mas é a tal questão..

        Sanear as contas como ele o fez, não é dificil.. Mas também não é desejavel.. Tem que se encontrar sempre um bom compromisso, entre crescimento economico, questões sociais e controlo da despesa publica.. Ele ignorou todas as variaveis excepto o controlo das despesas.
        (...)(1)
        E isto só para pegar no factor economico, nem vou pegar no factor social, porque ai acho que todos sabemos quão mau foi o seu governo..
        Propaganda, isso tudo, ele não foi como dizem, antes pelo contrario foi um "razoavelmente bom" governante até ao fim da WWII, depois, bem depois o orgulho dele e o interesse de algumas figuras da época, levaram-nos de volta ao escorrega para o abismo.

        citação:Originalmente colocada por mundano

        (1)Isso teve consequencias gravissimas no nosso pais. E não admira que até aos anos 50 e tal fossemos o pais mais rural e atrasado da Europa. As pessoas se queriam comer tinham que cultivar alguma coisa.. Era essa a nossa economia. Foi essa a obra dele..
        Isso não é verdade, nós sempre fomos um dos paises mais rurais e atrasados da Europa, já eramos antes de 1910 (salvaguardando aguns raros momentos antes dessa data) e continuamos a se-lo depois desse ano.

        Nem o liberalismo apagou completamente as marcas do sistema feudal, entramos no Sec.XX como o unico pais da Europa ocidental em que a vida era pior na metropole do que nas colonias, em que os valores feudais ainda regulavam a vida e a economia do país.

        Devemos ser dos poucos países que conseguio adaptar o sistema do "senhor" e "vassalo" as cidades como ainda hoje se vê e com os resultados que temos.

        Portanto, a culpa não é só do Salazar, ele limitou-se a prepetuar o sistema, até pela questão cultural/educacional pois foi nesse sistema que ele foi educado.




        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Nthor


          Portanto, a culpa não é só do Salazar, ele limitou-se a prepetuar o sistema, até pela questão cultural/educacional pois foi nesse sistema que ele foi educado.
          Mas isso não vai contra o que eu disse...

          E por essa logica não tarda nada estás a dizer-me que o Guterres foi razoavelmente bom, porque limitou-se a perpetuar os desiquilibrios que vinham de trás.

          Comentário


            já k pelos vistos temos aqui pessoas,k aparentemente dominam esta estranha ciencia da politica internacional e do quadro geo-estratégico actual(autenticos nunos rogeiros),deixo aqui uma questão k penso ser pertinente para o k se tem estado a discutir:
            -caso o embargo norte americano a cuba já tivesse terminado á 20 ou 30 anos e as relações entre os dois pais estivessem normalizadas,o nivel de vida em cuba estaria pior,igual ou melhor???[:0][:0][:0]
            acho k é uma questão para reflectir e aprofundar.;)


            ps-e não me venham com a treta k os USA,não querem ter boas relações com ditaduras comunistas,pq a china é uma delas e o governo norte americano tem com eles as melhores relações comerciais e até diplomaticas,já á bastante tempo.;)
            ou será k o tal principio americano só se aplica a ilhas k fiquem a 100km de miami???[xx(]

            Comentário


              Estão temos aqui Nuno Rogeiros? [)] [)]
              Valha-me Deus..... Temos aqui muito melhor que isso.

              Repara que na base das razões históricas, tudo se justifica.

              Mas e Cuba? Cuba é vítima desse desencontro com a História. Se Fidel tomasse outra atitude (a acertada era ir-se embora para longe.) os USA não teriam mais argumentos (que são justificados por uma direita Cubana ressabiada com o regime na ilha e com um peso eleitoral incrível na Florida) para continuar esta política a todos os títulos absurda.

              O regime Castrista 'picou' (de provocar) demasiado os USA para que as coisas se componham com assobios para o ar. A China assumiu um comportamento diferente, já na altura de Nixon com a política do ping-pong (Forrest Gump powa) e de lá para cá tem havido uma atitude de cooperação e respeito.

              E se tens estado atento aos discursos de Fidel, em 10 horas de conversa, 8 são para dizer mal dos Yanques. O que já chateia, digamos. :D

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por mundano

                citação:Originalmente colocada por Nthor


                Portanto, a culpa não é só do Salazar, ele limitou-se a prepetuar o sistema, até pela questão cultural/educacional pois foi nesse sistema que ele foi educado.
                Mas isso não vai contra o que eu disse...

                E por essa logica não tarda nada estás a dizer-me que o Guterres foi razoavelmente bom, porque limitou-se a perpetuar os desiquilibrios que vinham de trás.
                Bem esse é mais do mesmo, ou seja a continuação dos maus politicos que temos tido desde á muito tempo.

                O "razoavelmente bom" aplicava-se até 1945 o mais tardar, pq depois [xx(].




                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                  Estão temos aqui Nuno Rogeiros? [)] [)]
                  Valha-me Deus..... Temos aqui muito melhor que isso.

                  Repara que na base das razões históricas, tudo se justifica.

                  Mas e Cuba? Cuba é vítima desse desencontro com a História. Se Fidel tomasse outra atitude (a acertada era ir-se embora para longe.) os USA não teriam mais argumentos (que são justificados por uma direita Cubana ressabiada com o regime na ilha e com um peso eleitoral incrível na Florida) para continuar esta política a todos os títulos absurda.

                  O regime Castrista 'picou' (de provocar) demasiado os USA para que as coisas se componham com assobios para o ar. A China assumiu um comportamento diferente, já na altura de Nixon com a política do ping-pong (Forrest Gump powa) e de lá para cá tem havido uma atitude de cooperação e respeito.

                  E se tens estado atento aos discursos de Fidel, em 10 horas de conversa, 8 são para dizer mal dos Yanques. O que já chateia, digamos. :D
                  ahá...tenho a impressão k tocaste na borbulha.[^]
                  mas se os estados unidos,prezam o bem estar dos povos(do povo cubano incluido)deveriam pôr isso de lado,e chegar á frente com uma atitude reconsiliatória,nomeadamente retirando o (absurdo)embargo k faz a cuba.;)
                  tens razão quando dizes k a atitude do fidel,tanbem não tem sido a melhor pra k haja um clima de reconciliação,mas as atitudes dos americanos pra com fidel desde k este chegou ao poder tanbem não ajudaram nada.
                  desde os constantes planos e tentativas de invasão da ilha,até ás diversas tentativas de assassinato de fidel por parte da CIA tornadas publicas,foram sempre atitudes contrarias á formação de um clima de pelo menos pré-entendimento.
                  dai k reconheça a fidel o direito de detestar os americanos.[)]
                  concluindo,se cuba está hoje como está,a culpa não é só do fidel,os USA tanbem têm uma boa parte dessa culpa.[8]

                  Comentário


                    Longe vão os tempos em que discuti isto aqui... lá para a página 2
                    Nem gosto muito do Fidel e de Cuba, mas admiro pq Cuba é o 2ndo pais com mlhor nivel médio de vida da America Latina, porque forma com ensino superior grande parte da populacao pagando os estudos todos, e porque enfrenta os EUA, pois estou um pouco cansado de "paulo portas" que lambem os pés aos EUA. Claro que os inumeros defeitos de cuba, nao preciso de dizer, esses sao os que a comunicacao social refere diariamente.
                    Para acabar, dou-me como feliz por Cuba ter deixado os EUA ficar MAL aquando da baía dos porcos, assim como Vietname, pois foram poucas as situacoes onde os EUA nao onseguiram entrar à força.
                    Vamos lá ver como os EUA se sai contra o IRAO e PAQUISTAO.

                    PS - foi aí referida a China, os EUA sao muito amiguinhos da China, pois a China é uma poencia mundial, que é estimado que em 2010 seja a 1a potência, e para já os EUA e Europa têm segurado as exportacoes chinesas (china -> EUA/Europa), porque qd nao segurarem... ai ai.

                    Os EUA face CUBA, tentam a todo o custo dar uma de superiores, tentam fazer Cuba imporar-lhes por produtos (embargo), etc, mas Cuba tem se sabido aguentar e fazer frente aos EUA. Mas a historia está escrita como sendo Cuba que de certo modo tem humidado o povo "superior" (pelo menso eles pensam assim) americano.

                    Fico mt feliz por Cuba enfrentar os EUA e aguentar-se, pois até hoje, poucos foram os países que se aguentaram.

                    Para acabar -> reparem que países como frança, alemanha, itália, apesar de terem problemas como a serra leoa (frança), nao têm piquices destas como os EUA, pq? pq os EUA é que têm a mania que têm de ser superiores.

                    Comentário


                      Deu nos jornais que fidel demite-se caso se prove dinheiro em seu nome em contas externas como SUIÇA.
                      Tb deu o Fidel a dizer que se até aos 80anos nao vimos o fidel usufriur do dinheiro, para que é que o queria aos 80 anos?

                      Para mim, é certo que ele tem bastante dinheiro, mas acho que ele é mais fascinado com o poder sobre um país, como um ícone, um líder do que pelo dinheiro


                      Esta é apenas a minha opiniao

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por J.R.
                        E nem te digo como aquela sociedade sobrevive...
                        Lojas com senhas sem nada e lojas em Dólares onde há tudo.
                        É uma bela ilha, não há dúvida[xx(].
                        E Fidel um belo governante[xx(].
                        Não achas que estás a exigir demasiado?[}] Para sociedade comunista, Cuba até funciona muito bem;) O facto de os Cubanos terem uma qualidade de vida razoável, considerando a média dos Países da região, revela que nem tudo é mau no regime do Fidel.

                        Estou plenamente convencido que se ele começasse agora a transição para a democracia de uma forma estruturada e abrisse gradualmente a economia, Cuba poderia ser um País maravilhoso, pois os recursos humanos têm um nível de formação e uma cultura muito acima da média (graças aos bons aspectos deste tipo de regimes, como a educação).

                        Mas é como tu dizes, estes ditadores que não sabem sair de cena no momento certo dão cabo dos Países...[xx(]

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por herpez

                          Longe vão os tempos em que discuti isto aqui... lá para a página 2
                          Nem gosto muito do Fidel e de Cuba, mas admiro pq Cuba é o 2ndo pais com mlhor nivel médio de vida da America Latina, porque forma com ensino superior grande parte da populacao pagando os estudos todos, e porque enfrenta os EUA, pois estou um pouco cansado de "paulo portas" que lambem os pés aos EUA. Claro que os inumeros defeitos de cuba, nao preciso de dizer, esses sao os que a comunicacao social refere diariamente.
                          Para acabar, dou-me como feliz por Cuba ter deixado os EUA ficar MAL aquando da baía dos porcos, assim como Vietname, pois foram poucas as situacoes onde os EUA nao onseguiram entrar à força.
                          Vamos lá ver como os EUA se sai contra o IRAO e PAQUISTAO.

                          PS - foi aí referida a China, os EUA sao muito amiguinhos da China, pois a China é uma poencia mundial, que é estimado que em 2010 seja a 1a potência, e para já os EUA e Europa têm segurado as exportacoes chinesas (china -> EUA/Europa), porque qd nao segurarem... ai ai.

                          Os EUA face CUBA, tentam a todo o custo dar uma de superiores, tentam fazer Cuba imporar-lhes por produtos (embargo), etc, mas Cuba tem se sabido aguentar e fazer frente aos EUA. Mas a historia está escrita como sendo Cuba que de certo modo tem humidado o povo "superior" (pelo menso eles pensam assim) americano.

                          Fico mt feliz por Cuba enfrentar os EUA e aguentar-se, pois até hoje, poucos foram os países que se aguentaram.

                          Para acabar -> reparem que países como frança, alemanha, itália, apesar de terem problemas como a serra leoa (frança), nao têm piquices destas como os EUA, pq? pq os EUA é que têm a mania que têm de ser superiores.
                          cá está onde eu quero chegar,quando lidam com uma potencia economica como a china,k tem oportunidades de negocio incriveis,ai os americanos já não lhes faz especie k seja uma ditadura comunista.[8]
                          resumindo pra variar aos USA,só interessa o dinheiro[xx(],e depois têm a lata de vir falar da fortuna do fidel.[8][8][8][8][8]
                          vão dar banho ao cão.

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por carrilhoni


                            ahá...tenho a impressão k tocaste na borbulha.[^]
                            mas se os estados unidos,prezam o bem estar dos povos(do povo cubano incluido)deveriam pôr isso de lado,e chegar á frente com uma atitude reconsiliatória,nomeadamente retirando o (absurdo)embargo k faz a cuba.;)
                            tens razão quando dizes k a atitude do fidel,tanbem não tem sido a melhor pra k haja um clima de reconciliação,mas as atitudes dos americanos pra com fidel desde k este chegou ao poder tanbem não ajudaram nada.
                            desde os constantes planos e tentativas de invasão da ilha,até ás diversas tentativas de assassinato de fidel por parte da CIA tornadas publicas,foram sempre atitudes contrarias á formação de um clima de pelo menos pré-entendimento.
                            dai k reconheça a fidel o direito de detestar os americanos.[)]
                            concluindo,se cuba está hoje como está,a culpa não é só do fidel,os USA tanbem têm uma boa parte dessa culpa.[8]
                            Esse é sempre o raciocínio da Desculpa.
                            Nos tribunais o criminoso é coitadinho foi maltratado e a culpa é da mãe, do pai ou da SOCIEDADE, .

                            Para mim não pega.

                            E não pega tb pq não vi NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, a propor a levantamento do embargo à República da Africa do Sul.
                            Na altura os humanistas e esquerdistas e bem pensantes borrifaram-se no Povo Branco Sul Africano, no Povo NEGRO Sul Africano, Indiano, etc, PORTUGUESES;).
                            Toda a gente que vivia na Africa do Sul foi afectada e bem afectada.

                            E no entanto o embargo durou... até ao fim.

                            Por isso, se os Cubanos da diáspora estão a favor de manterem o embargo. Tal como estava o ANC na África do Sul... estão no seu direito.

                            Comentário


                              Vocês estão a gozar comigo, não estão ?, ao afirmar que Cuba é o 2º melhor em qualidade de vida da América Latina e um dos melhores sistemas de educação e de saúde. [)]

                              Alguma vez estiveram em Cuba ou nem por isso?

                              Ou limitam-se a ler os relatórios ditados pela propaganda que o Ocidente, por questões de solidariedade romântica deixar passar como verdadeiros?

                              Vá lá pessoal, uma coisa é o povo Cubano que merece toda a nossa solideriedade como povo e que vive mal. Não tão mal como o Haiti, mas é uma vitória pírria.

                              Outra é o regime, que não tem razão de existir. Nada o justifica à luz do que hoje sabemos e do que queremos sobre um regime político.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por J.R.

                                Por isso, se os Cubanos da diáspora estão a favor de manterem o embargo. Tal como estava o ANC na África do Sul... estão no seu direito.
                                A única coisa de comum que encontro é a palavra EMBARGO. :D [8D]

                                E o resto, são cantigas.

                                Especialmente os da [u]diáspora</u> de Mariel. [8D]

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                  citação:Originalmente colocada por J.R.

                                  Por isso, se os Cubanos da diáspora estão a favor de manterem o embargo. Tal como estava o ANC na África do Sul... estão no seu direito.
                                  A única coisa de comum que encontro é a palavra EMBARGO. :D [8D]

                                  E o resto, são cantigas.

                                  Especialmente os da [u]diáspora</u> de Mariel. [8D]
                                  Se falas nos da diápora de Mariel encontras mais semelhanças... tom da pele;).

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                    Vocês estão a gozar comigo, não estão ?, ao afirmar que Cuba é o 2º melhor em qualidade de vida da América Latina e um dos melhores sistemas de educação e de saúde. [)]

                                    Alguma vez estiveram em Cuba ou nem por isso?

                                    Ou limitam-se a ler os relatórios ditados pela propaganda que o Ocidente, por questões de solidariedade romântica deixar passar como verdadeiros?

                                    Vá lá pessoal, uma coisa é o povo Cubano que merece toda a nossa solideriedade como povo e que vive mal. Não tão mal como o Haiti, mas é uma vitória pírria.

                                    Outra é o regime, que não tem razão de existir. Nada o justifica à luz do que hoje sabemos e do que queremos sobre um regime político.
                                    Estudei dd 2003 a 2005 em Cuba, vivi lá portanto 2 anos.Como deves imagianr, apesar de ter estudado em Havana, andei por toda a ilha, sin fuegos, trinidad, Santiago de Cuba, e claro Varadero.
                                    Ja fiz vida de turista (poes tinah ido a Varadero 2 anos antes fazer ferias) e de "cubano" durante 2 anos.
                                    Enquanto vivi la, assisti ás horas e horas do program da mesa redonda, que se resume ao fidel a falar mal dos eua por horas seguidas, assisti aos discursos d fidel de 7 horas a dizer que as arroseiras eram fundamentais para cuba, logo quem entrasse com uma no aeroporto, era confiscada. Vivi numa pensao com estudantes estrangeiros. Quando la fui estudar, tinha 2 opcoes, ou nao pagar nada e morar nas becas (residencias) ou morar numa residencia para estrangeiros, com melhores condicoes, pagando cerca de 5000eur/ano mas com tdo incluido, desde almoco e jantar na cantina, a livros etc
                                    Aprendi que têm grandes ideias, como o facto de me darem livros, que me eram entregues de outras pessoas que ja nao precisavam, que vinham direitinhos, e que os tinha de entregar direitinhos senao tinha d os pagar, acho uma pena cá emprotugal nao fazermos isso...
                                    Aprendi a comer com ratos a entrar na cantina...
                                    Conheci a vida de cuba por dentro, e nao pensem que era um riquinho la no meio, pois por mt que tivesse maiores psibilidade que os meus amigos cubanos, nao me era possivel ter um carro, mesmo dos fracos, lá, dizia eu, que a Seat Marbella antiga que temos em casa, era um sonho.
                                    Vi lá o europeu, com cortes de energia a meio de alguns jogos pois haviam cortes por estar a ser consumida mta electricidade.
                                    Fui evacoado e avisado dos furacoes, andei em antocarros chamados de camelos (autocarros abertos) com 200 pessoas toda entaladas, pois tinha de ir ver os discursos do fidel.
                                    Apanhei batatas durante 1 mes inteiro, pois era o ano da minha faculdade as apanhar, entao deixamos a faculdade para contribuir para o estado.

                                    Voltei a portugal, e vi fome, pessoas a pedir dinheiro... e achei que podia ser tudo evitavel... a diferenca de cuba para portugal, pode ser representada graficamente... cuba é uma linha recta no valor de y =7 e portugal é um electrocardiograna, desde o y = -20 ao y = 1000. Filosofias diferentes...
                                    Claro que vivo mt melhor aqui, nao discuto...
                                    Mas Cuba... não é assim tao mau...

                                    E devido ao embarco, as importacoes sao impossiveis... ora vejam, eu pagava 5 ESCUDOS por um corte de cabelo, e prai 2 euros pr uma COca COLA da marca COCA COLA (se fosse tropicola era + barata ;) ).

                                    Ah, em cuba, quase que nao ha droga, so ha dos estrangeiros... exitem nos hoteis, constantemente guardas com caes a farejar as pessoas para ver se "acusam". E assaltos, tb nao sao mts, em todo o tempo que la tive, o unico problema foi roubarem me uma carteira na disco sem eu ter notado, mas felizmente dp ligaram me para ma devolver, apesar de ja sem o dinheiro...



                                    ACREDITA que tem o 2ndo melhor nivel de vida da america latina!!!
                                    Em priemiro está Porto Rico (acho eu).
                                    Basta ver, cada vez que vem um furacao... milhares de mortos no Haiti e dezenas em Miami, em Cuba... 1, 2, no maximo 30.



                                    Comentário


                                      Algumas coisas a rete:

                                      Por mt que tivesse maiores possibilidades, estudei com 98% de cubanos, sai com eles, divertim-me, vivi com eles, logo, SEI O QUE È A VIDA DE CUBANO. (essa ideia da vista de turista, naose aplica a mim).

                                      citação:
                                      Vá lá pessoal, uma coisa é o povo Cubano que merece toda a nossa solideriedade como povo e que vive mal. Não tão mal como o Haiti, mas é uma vitória pírria.

                                      Outra é o regime, que não tem razão de existir. Nada o justifica à luz do que hoje sabemos e do que queremos sobre um regime político.
                                      Nao quero por isto dizer que o regime é bom, acho uma zona geograficossocial mt dificil (pois todo os paises na zona sao pobres).
                                      Claro que sou contra haver um ditador... logico! mas no meio daquilo tudo, CUba nao está assim tao miseravel, o que eu acho é que há alguns ensinamentos a reter, como a coisa dos livros de que falei, e que não é preciso lamber os pes aos EUA como portugal faz... (ah, e acabar com os pedintes e droga e assaltos, tb dava jeito).

                                      PS - nao me interpretem mal, NAO SOU A FAVOR DE NENHUMA DITADURA!!!




                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por herpez

                                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                        Vocês estão a gozar comigo, não estão ?, ao afirmar que Cuba é o 2º melhor em qualidade de vida da América Latina e um dos melhores sistemas de educação e de saúde. [)]

                                        Alguma vez estiveram em Cuba ou nem por isso?

                                        Ou limitam-se a ler os relatórios ditados pela propaganda que o Ocidente, por questões de solidariedade romântica deixar passar como verdadeiros?

                                        Vá lá pessoal, uma coisa é o povo Cubano que merece toda a nossa solideriedade como povo e que vive mal. Não tão mal como o Haiti, mas é uma vitória pírria.

                                        Outra é o regime, que não tem razão de existir. Nada o justifica à luz do que hoje sabemos e do que queremos sobre um regime político.
                                        Estudei dd 2003 a 2005 em Cuba, vivi lá portanto 2 anos.Como deves imagianr, apesar de ter estudado em Havana, andei por toda a ilha, sin fuegos, trinidad, Santiago de Cuba, e claro Varadero.
                                        Ja fiz vida de turista (poes tinah ido a Varadero 2 anos antes fazer ferias) e de "cubano" durante 2 anos.
                                        Enquanto vivi la, assisti ás horas e horas do program da mesa redonda, que se resume ao fidel a falar mal dos eua por horas seguidas, assisti aos discursos d fidel de 7 horas a dizer que as arroseiras eram fundamentais para cuba, logo quem entrasse com uma no aeroporto, era confiscada. Vivi numa pensao com estudantes estrangeiros. Quando la fui estudar, tinha 2 opcoes, ou nao pagar nada e morar nas becas (residencias) ou morar numa residencia para estrangeiros, com melhores condicoes, pagando cerca de 5000eur/ano mas com tdo incluido, desde almoco e jantar na cantina, a livros etc
                                        Aprendi que têm grandes ideias, como o facto de me darem livros, que me eram entregues de outras pessoas que ja nao precisavam, que vinham direitinhos, e que os tinha de entregar direitinhos senao tinha d os pagar, acho uma pena cá emprotugal nao fazermos isso...
                                        Aprendi a comer com ratos a entrar na cantina...
                                        Conheci a vida de cuba por dentro, e nao pensem que era um riquinho la no meio, pois por mt que tivesse maiores psibilidade que os meus amigos cubanos, nao me era possivel ter um carro, mesmo dos fracos, lá, dizia eu, que a Seat Marbella antiga que temos em casa, era um sonho.
                                        Vi lá o europeu, com cortes de energia a meio de alguns jogos pois haviam cortes por estar a ser consumida mta electricidade.
                                        Fui evacoado e avisado dos furacoes, andei em antocarros chamados de camelos (autocarros abertos) com 200 pessoas toda entaladas, pois tinha de ir ver os discursos do fidel.
                                        Apanhei batatas durante 1 mes inteiro, pois era o ano da minha faculdade as apanhar, entao deixamos a faculdade para contribuir para o estado.

                                        Voltei a portugal, e vi fome, pessoas a pedir dinheiro... e achei que podia ser tudo evitavel... a diferenca de cuba para portugal, pode ser representada graficamente... cuba é uma linha recta no valor de y =7 e portugal é um electrocardiograna, desde o y = -20 ao y = 1000. Filosofias diferentes...
                                        Claro que vivo mt melhor aqui, nao discuto...
                                        Mas Cuba... não é assim tao mau...

                                        E devido ao embarco, as importacoes sao impossiveis... ora vejam, eu pagava 5 ESCUDOS por um corte de cabelo, e prai 2 euros pr uma COca COLA da marca COCA COLA (se fosse tropicola era + barata ;) ).

                                        Ah, em cuba, quase que nao ha droga, so ha dos estrangeiros... exitem nos hoteis, constantemente guardas com caes a farejar as pessoas para ver se "acusam". E assaltos, tb nao sao mts, em todo o tempo que la tive, o unico problema foi roubarem me uma carteira na disco sem eu ter notado, mas felizmente dp ligaram me para ma devolver, apesar de ja sem o dinheiro...



                                        ACREDITA que tem o 2ndo melhor nivel de vida da america latina!!!
                                        Em priemiro está Porto Rico (acho eu).
                                        Basta ver, cada vez que vem um furacao... milhares de mortos no Haiti e dezenas em Miami, em Cuba... 1, 2, no maximo 30.



                                        Esta aqui alguem que conhece a realidade de Cuba [^] Vamos prestar mais atenção!!

                                        Herpez, é certo que o regime cubano não é um mar de rosas mas não achas que se exagera quando se fala mal desse regime?? parece evidente que existe uma campanha de difamação para desacreditar-lo! talvez por que o governo Cubano seja um dos mais insistentes criticos (e justo) das politicas norteamericanas... Fidel Castro deve ser dos dirigentes politicos mais censurados dos ultimos anos...

                                        Costumo ver o programa "Mesa Redonda" no canal Cubavision, exite tambem uma versão desse progrma no Telesur, chama-se: "Mesa Redonda Internacional", um dos apresentadores é um tal "Randi"... Só não gosto muito quando Fidel Castro esta no programa, para provar que 1+1 é = a 2 é capaz de fazer um discurso de 2 horas, é chato!:D

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                          citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                          citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                          E a tua Venezuela não precisava de um Lider impreparado, populista e demagógico que apela ao que de mais básico tem o ser humano.

                                          Precisava de outro TIPO de lider pq a democracia Venezuelana enfrentou problemas... precisava de algo tipo MANDELA, ou Gandhi, ou Saddat.... etc, etc...

                                          Alguém que melhora o país, a sua qualidade.
                                          E não alguém que vai colocar a Venezuela, ainda não está mas tá quase, num sistema político que os historiadores chamam... PALÁCIO.
                                          Onde um DITADOR governa com uma pequena corte.

                                          Quando penso no Hugo Chavez lembro-me de Gandhi, ninguem pode negar que Hugo Chavez é um mobilizador de massas astuto, as mensagens que transmite são positivas, tenho ouvido horas e horas dos seus discursos, e só posso aprovar o que diz, mensagens dignas de um Lider Progressista... agora, se age de má fé é muito cedo para dizer, só o tempo dirá, mas pelo que se ve não me parece...
                                          Podia-se dizer o mesmo de Mao, Hitler, Mussolinni, Castro... todos excelentes oradores....
                                          Não estou a falar apenas de discursos...
                                          Foi o que disseste;).
                                          E os outros tb não...

                                          Também disse: “mas pelo que se vê não me parece...”

                                          Jesus Cristo também foi um grande orador, e digo mais: foi o primeiro Socialista da Historia, que foi traído pelo 1º grande capitalista que se conhece: Judas, traíu Jesus Cristo por 30 Moedas...;)

                                          Claro que Hugo Chavez esta a anos luz de Jesus Cristo, mas também de Hitler ou Musolini, em quanto os discursos de Hitler e Musolini falavam de superioridade da sua cultura do seu povo sobre os outros, o discurso de Hugo Chavez fala de solidariedade, fraternidade, cooperação entre os povos e o mais importante age em conformidade, os rios de dinheiro que desapareciam na corrupção dos governos anteriores agora com governo de Chavez são distribuídos para numerosas causas sociais não só Venezuela como também FORA até o ponto de o governo EUA acusar a Venezuela de querer “compra aliados”, são muitos os projectos que estão em curso e que visam o desenvolvimento e integração dos povos da região...

                                          Portanto comparar Hugo Chavez com Hitler ou Musolini é um exagero, se há alguem mais proximo é Bush, não como excelente orador evidentemente, mais como: imoral, assassino, covarde, genocida, genocida [xx(]

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                            Esta aqui alguem que conhece a realidade de Cuba [^] Vamos prestar mais atenção!!
                                            Prestei muita atenção.
                                            E gostei bastante.
                                            Faltou apenas o Estado Policial, que qq turista sente.
                                            A prostituição...
                                            O Apartheid entre turistas e o resto.
                                            E as desigualdades sociais.
                                            Pois ao contrário dos electocardiogramas e das rectas.... existe uma nomenclatura que vive lá para os 750;).

                                            Mas de qq forma... estou a adorar os posts do Herpez e os teus[^].
                                            Excepto o ultimo.

                                            Hugo Chavez, como qq demagogo anteriormente referido, fala do que está a dar... da moda... do que é tacticamente eficaz.
                                            Do que o Povo quer ouvir... para manobrar.
                                            Essa é a defenição de Demagogo que já vem antes de Cristo, vem lá do tempo das primeiras Demokracias.
                                            E chamar Cristo Socialista e Judas Capitalista é não ter a noção do que é o Marxismo ou o Capitalismo;), desculpa lá.

                                            Comentário


                                              [quote]citação:Originalmente colocada por J.R.

                                              Hugo Chavez, como qq demagogo anteriormente referido, fala do que está a dar... da moda... do que é tacticamente eficaz.
                                              Do que o Povo quer ouvir... para manobrar.
                                              Essa é a defenição de Demagogo que já vem antes de Cristo, vem lá do tempo das primeiras Demokracias.

                                              E chamar Cristo Socialista e Judas Capitalista é não ter a noção do que é o Marxismo ou o Capitalismo;), desculpa lá.
                                              Pode ser que tenhas razão, mas talvez ainda seja cedo para tirar conclusões ou julgar o caracter e as intenções de Hugo Chavez.

                                              Sobre aquilio do 1º socialista e capitalista não me interpretes mal, estava a brincar



                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por herpez

                                                ...
                                                Aprendi que têm grandes ideias, como o facto de me darem livros, que me eram entregues de outras pessoas que ja nao precisavam, que vinham direitinhos, e que os tinha de entregar direitinhos senao tinha d os pagar, acho uma pena cá emprotugal nao fazermos isso...
                                                ...
                                                Aí está uma questão que não tem a ver com Cuba, mas com Portugal.

                                                Esse sistema de entrega de livros ao aluno e no final ele devolvê-los à escola, para o ano seguinte voltarem para outro, é comum nos Países ditos civilizados.

                                                Aqui em Portugal é que existe uma catrefa de pessoas ligadas às Editoras de Manuais Escolares que vivem à custa de mamar milhões às famílias dos alunos. E o Estado é cúmplice.

                                                O meu pai ainda tem em casa, porque foi o mais novo, o livro de Inglês do liceu que todos os 4 irmãos usaram. Além de outras disciplinas.

                                                Mas agora somos todos ricos e as teorias fundamentais mudam todos os anos. Ai se Newton estivesse vivo... :D [8D]

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                                  Pode ser que tenhas razão, mas talvez ainda seja cedo para tirar conclusões ou julgar o caracter e as intenções de Hugo Chavez.
                                                  Só se for para ti;).
                                                  Eu já não preciso de mais nada[8D], caramba:D.

                                                  Já o mesmo, apesar de eu o criticar [u]completamente</u>... não posso dizer do Evo.
                                                  Ainda não o percebi bem:D.
                                                  Vamos lá ver como a reforma agrária vai ser feita.
                                                  Se for com Terras do Estado... optimo.
                                                  Se é para dar uma de "reforma agrária do presidente Robert Mugabe"[8][xx(].
                                                  Coitados dos Bolivianos.... ainda mais.
                                                  citação:Sobre aquilio do 1º socialista e capitalista não me interpretes mal, estava a brincar
                                                  Sorry, não tinha percebido.
                                                  Tudo bem que eu tb mando umas bocas provocatórias... às vezes:D.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por J.R.
                                                    Faltou apenas o Estado Policial...
                                                    A prostituição...
                                                    ...
                                                    E as desigualdades sociais.
                                                    Ainda bem que nos outros Países da região não existe nada disto![}][}][}]

                                                    Mas tu querias que a sociedade cubana fosse... perfeita?:D

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por eu

                                                      citação:Originalmente colocada por J.R.
                                                      Faltou apenas o Estado Policial...
                                                      A prostituição...
                                                      ...
                                                      E as desigualdades sociais.
                                                      Ainda bem que nos outros Países da região não existe nada disto![}][}][}]

                                                      Mas tu querias que a sociedade cubana fosse... perfeita?:D
                                                      Não.
                                                      Queria que fosse LIVRE e desemvolvida.
                                                      Tem todas as condições para tal... excepto o REGIME.

                                                      Mas faz SENTIDO falar nisso qd se analisa as razões da luta contra Baptista.
                                                      E foi nesse sentido que falo nisso aqui.

                                                      Comentário


                                                        Pouco conheço de Cuba (turista), mas a ideia que retenho do povo Cubano é de um povo sofrido, incapaz - por razões óbvias - de se expressar em plenitude.

                                                        Nunca apreciei ditaduras e embirro solenemente com o pretenso direito dos ditadores de se sobreporem à vontade popular.

                                                        Sejam eles os Fidel (e outros capangas que preencheram a história da América Latina) ou agora os Chavez que parece que não acreditam no escrutínio livre e directo do povo.

                                                        E deveríamos todos REPROVAR a ditadura Cubana.

                                                        Porque em Ditadura, tudo cheira a falso, a obra de fachada. Nada é verdadeiro. Os números oficiais são apenas para propagandear o regime. Há um maior nível de instrução em Cuba do que na Dominicana? E para quê? O que é isso em concreto? Dá para terem uma carreira profissional exuberante, ou é apenas para agrupar os rapazes e raparigas em gulags politécnicos? Vão todos acabar por cortar cana de açúcar, ou batata ou outra coisa qualquer.

                                                        O que lhes vale as qualificações académicas? É pá, é porreiro andar nos Pioneiros e essas coisas, mas depois? Vão poder trabalhar e ser úteis nesse trabalho?

                                                        É o que dá viver a vida toda em ditadura. Se por razões mágicas o bloqueio Yankee terminasse e o mercado dos USA se abrisse a Cuba, os Cubanos continuariam a ser explorados nas próximas 2 gerações.

                                                        P*ta de vida !!! [:0]

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                          citação:Originalmente colocada por Mendes77

                                                          Esta aqui alguem que conhece a realidade de Cuba [^] Vamos prestar mais atenção!!
                                                          Prestei muita atenção.
                                                          E gostei bastante.
                                                          Faltou apenas o Estado Policial, que qq turista sente.
                                                          A prostituição...
                                                          O Apartheid entre turistas e o resto.
                                                          E as desigualdades sociais.
                                                          Pois ao contrário dos electocardiogramas e das rectas.... existe uma nomenclatura que vive lá para os 750;).

                                                          Mas de qq forma... estou a adorar os posts do Herpez e os teus[^].
                                                          Excepto o ultimo.

                                                          Hugo Chavez, como qq demagogo anteriormente referido, fala do que está a dar... da moda... do que é tacticamente eficaz.
                                                          Do que o Povo quer ouvir... para manobrar.
                                                          Essa é a defenição de Demagogo que já vem antes de Cristo, vem lá do tempo das primeiras Demokracias.
                                                          E chamar Cristo Socialista e Judas Capitalista é não ter a noção do que é o Marxismo ou o Capitalismo;), desculpa lá.
                                                          Sim, existe em Cuba MUITO SEXO, lá para ter sexo é mais facil q arranjar o tmv duma portuguesa. Mas nao por sermos turistas, o povo cubano é mesmo assim, e infiel a todo custo ;)
                                                          Agora, a prostituicao é uma GRANDE REALIDADE. A prostituicao em cuba remonta aos tempos do Batista qd cuba era um destino de jogo e prostituicao para os americanos. Hoje, a qtt de prostitutas é ENORME, felizmente, vi mais nos 10dias em que fui turista do que nos 2 anos em que vivi lá, pois elas sabem onde estar (uma obsrvacao, elas dificilmente estao em hoteis como existe noutros paises), basicamente, a 1a vez que fui a uma discoteca em cuba como turista, em 10min mostraram me um calendario com uma mulher, a perguntar se queria, eu perguntei se era prost e disseram que nao, quando ela veio (em menos de 30 segundos [:0] ) e topei logo e bazei e começaram a olhar feio... nunca mais la voltei a essa discoteca :D

                                                          Sobre segurança, há turistas que vao a cuba e nem sabem o que é cuba, pois os cubanos estao proibidos de entrar nos hoteis, uma vez dei uns calcoes a um cubano que fazia de entertainer do hotel, e dp fui chamado pela seguranca do hotel a perguntar se tinham sido dados ou roubados [:0]
                                                          Ou seja, como referi, o apartheid existe, pois os turistas sao priveligeados e se nao tiverem contacto com o povo cubano, melhor.
                                                          As desigualdades sociais, nao vi muito. Vi sim, umas festas "alternativas" onde aí ja havia um pouco de droga e que iam embaixadores e assim, tipo "raves". Mas diga-se uma coisa, lá há a juventude comunista cubana que se descobre uma rave, tá tudo lixado, pois têm poder para fechar a festa e mandar quem lá estiver a tribunal, memso sendo embaixadores. Sobre fidel... bem que tentei saber onde morava, mas nada, nem ele nem o irmao Raul
                                                          Sobre essa acima dos 750, eu NAO DUVIDO que fidel tenha uma casa com cenas de ouro e tudo, acho que ele tem DINHEIRO para isso, agora se quer ou nao, isso nao sei, pois eu, mm que fosse mt rico tipo fidel, nc esbamjaria dinheiro como os vencedores do euromilhoes, mas isso depende da maneira de ser e nao da qtt de dinheiro que se tem.

                                                          Acho o Hugo Chavez um lider, mau claro, mas um lider, e que apanhando um povo fragilizado como o venezuelano, com mts imigrantes (como tugas) em que lhes vai tirar os euros para "dar" ao pais, com o apoio do fidel e sendo dos maiores exportadores de petroleo, vai fazer estragos..

                                                          Sabem, o que me deixa muito triste, é daqui a 10 anos voltara Cuba, e aquilo ser dominada por estrangeiros, com a populacao paupérrima a roubar e sem comida, com os cubanos licenciados que poderiam ajudar Cuba, a fugir do pais para enriquecer... e perder aquela realidade bonita de ver o povo contente (sim, pq eles nao sao tipo os russos que tao sp mal dispostos) com bandeirinhas a gritar pelo fidel, pq os cubanos, no fundo, gostam e sentem um carinho pelo fidel.
                                                          Vamos lá ver como fica cuba dp do fidel... melhor? ou pior? -&gt; A resposta depende das tendencias partidárias, pois alguem de direita dirá que será mt mlhor, pois quem quer ganhar mais, pode-o fazer, esquecendo-se de aqueles que nascem sem oportunidade (tipo nas favelas do brasil, que mm que queiram estudar...esquece, nao da!), coisa que os de esquerda estarao sempre a lembrar como tempos aureos onde toda a gente tinha pelo menos um pc de comida abrigo e a escolariedade era acessivel a todos...

                                                          Mais umas notas - conheco cubanos que trabalham em portugal, e olhe, sao mais capitalistas do que sei lá quê... TUdo bem que tiveram de fugir do seu pais, mas eles é logo comprar mercede, é um esbanjar... (ok, eu sei que é algo que NUNCA poderam fazer em cuba, o que mostra que o fidel tem mesmo de "ameaçar" um pouco o povo para ser comunista pq senao o instinto humano dequerer mais vem ao de cima ).

                                                          PS- a prostituiao em CUba é enorme, mas NAO MUITO MAIS do que n Russia, e Hungria (sim, já la estive, antes que perguntem) onde nas ruas confundiam-se as prostitutas com mulheres normais (pois eram btt giras e "limpas" (pelo menos exteriormente) e circulavam em varias ruas, disperas, sem ser em "becos" escuros como as nossas). E alem disso tavam sp nos hoteis, as prostitutas de luxo.

                                                          Abracos ppl!!!

                                                          Comentário


                                                            Herpez
                                                            Mais uma vez[^][^][^].

                                                            Sabes que há uns turistas que furam o Apartheid???;)
                                                            Ouviste falar???

                                                            É uma cena de ir a casa de quem trabalha nos hoteis, que já são uns priveligiados, e comer Lagosta até rebentar:D[}] por um módico preço.

                                                            É uma cena muito gira tirada de um filme de aventuras de espiões.
                                                            Encontros noturnos, carros a andar por sitio escuros e inarráveis, por vezes de luzes apagadas, e finalmente uma família a servir um excelente jantar em casa.
                                                            Nem vale a pena falar das condições da habitação.

                                                            E aí... com muita cerveja e rum... as linguas soltam-se:D.
                                                            Coitados dos Cubanos

                                                            P.S. não fui eu que vivi este experiência pq eu nunca fui a Cuba... mas quem foi é... como se fosse eu;).

                                                            Comentário


                                                              Respondendo a algumas citacoes

                                                              citação:
                                                              Herpez, é certo que o regime cubano não é um mar de rosas mas não achas que se exagera quando se fala mal desse regime?? parece evidente que existe uma campanha de difamação para desacreditar-lo!
                                                              CLARO! há guera aberta, que a meu ver, a nivel de palavras, Cuba ganhar pois o Bush é mesmo mau a falar, e o fidel é um lider a falar (felizmente para os EUA os Bush tem-se caldao ;))
                                                              Se repararem, frança, italia, alemanha, nao vêm falar de cuba, só os EUA (atraves dos seus media) mas ningues lhes liga pois ja se sabe que sao picardias. O problema de CUba, é que os turistas vao a cuba e vêm algo que consideram uma miseria e vao ao b

                                                              rasil e até nem é mau de todo... Ora bem, cá para nós... isto é um absurdo. QUALQUER cubano tem direito a uma casa, um telefone em casa, energia e água e gás OFERECIDOS. Assim como comida! Mas nunca tiveram uma chiclet,daí os turistas irem a cuba e ficarem chocados qd vêm os putos loucos por chiclets e canetas. Vao ao brasil, e nem a 50km das favelas podem chegar... e toda a gente tem canetas e chiclets, mm os mais desfavorecidos, pois roubaram-nas. O povo de cuba sabe oq eu é essencial e isso tem garantido. O superfulo, têm de comprar eles.

                                                              citação:
                                                              Mas agora somos todos ricos e as teorias fundamentais mudam todos os anos. Ai se Newton estivesse vivo...
                                                              Pois, na faculdade os profs pedem sp a ultima edicao e em ingles... com livros nos 150euros... [8]
                                                              citação:
                                                              Ainda bem que nos outros Países da região não existe nada disto!
                                                              Como ja referi, o contexto geografico CONTA MUITO, vejamos... áfrica com mta riquesa mas de ser tanta sao tao ganaciosos que é só ditadores...
                                                              Arabias com familias tipo mafia a dominar o petroleo
                                                              America latina com algumas riquesas mas muito muito pobre
                                                              Norte da europa com paises enormes, pcs habtantes, riquesa de recursos -&gt; sucesso.

                                                              O contexto de cuba é MUIOT DIFICIL, mas felizmente ainda é dos melhores da "zona".

                                                              citação:
                                                              Mas tu querias que a sociedade cubana fosse... perfeita?
                                                              Pois, criticamos CUba, mas olhem que eu nao gostava nada de morar nos EUA onde NAO TEEM DIREITO á SAUDE, onde ha processos estupidos, pode é sempre a calcar uns aos outros...
                                                              Claro que mm assim preferia os EUA a Cuba, nao vamos confundir as coisas...

                                                              citação:
                                                              "Pouco conheço de Cuba (turista), mas a ideia que retenho do povo Cubano é de um povo sofrido, incapaz - por razões óbvias - de se expressar em plenitude
                                                              E deveríamos todos REPROVAR a ditadura Cubana."
                                                              Concordo, como JA DISSE, que devemos reporvar QUALQUER ditadura! Sobre o povo, tens a noção normal de um turista, mas permite-me dizer que em certo modo é um pouco errada mas a noção que cuba passa a qq turista, ou seja, a tua ideia foi CERTA face á ideia que te foi mostrada. A ideia que te foi mostrada é que foi detorpida.

                                                              citação:
                                                              O que lhes vale as qualificações académicas? É pá, é porreiro andar nos Pioneiros e essas coisas, mas depois? Vão poder trabalhar e ser úteis nesse trabalho?
                                                              Sem querer tirar prestigio a quem nao tem habilitacoes academicas e a quem tem uma experiencia que ultrapassa as habilitacoes academicas, certamente alguns de nos, os nossos pais, familiares, amigos... Eu acho que a habilitacao académica promove uma certa personalidade mais interessada, atenta, perspicaz, ou seja, um maior interesse pelas coisas e maior capacidade de associacao de ideias e juncao de pensamentos (é o que EU ACHO), o que favorece uma SOCIEDADE, pois temos mais atencao ás coisas e um sentido critico mais apurado e existente (maior preparacao para a poluicao,para a cultura, para a actualidade...), é CLARO que tudo isto tb pode ser ensinado por uma boa educacao e experiencia, mas eu estou a falar no geral. Daí ter as vantagens para a sociedade cubana, onde a cultura geral deles ASSUSTA de tao boa ser. Se repararem, cuba SOFRE por estes licenciados, pois mt embora fiquem a dever a cuba os estudos (pois foram oferecidos), tb abrem novas ideias e perspectivas e poêm-se a andar pa ganhar dinheiro pois sabem que terao sucesso noutros paises.
                                                              Outra vantagem é no campo da medicina, que conheço bem, onde as grandes técnicas que os europeus pagam pra ir lá fazer, sao lá oferecidas. Nao, nao estou a brincar... Claro que nao se fazem a toda a gente, pois há custos e torna-se impossivel, mas cá em portugal temos técnicas de ontologia que podem salvar mts doentes mas por restricoes orcamentais nao se fazem, ou seja, cuba não é perfeita a nivel de saude. Em contraste, e para verem que nao sou tendcencioso mas sim realista, cheguei a ver num crematório hospitalar o "fogao" com uma perna de fora, que se esqueceram de queimar, o que acontece pq lá s condicoes dos hospitais, SAO MÁS! mas no fundo fazem um bom trabalho. (PS - sobre os hospitais deixo aqui uma nota - ja estudei no hospital de Sjoao no Porto e vi lã que usam gatos para comer RATOS, vi um piso que ASSUSTA, vi gases toxicos e lixo toxico ao meu lado, fi ficheiros de doentes acessiveis a qq um, vi vios eletricos a 10cm da minha cabeca... e no Hosptial de St.Antonio, que é tido como pior que o de Sjoao, as condicoes sao mt mlhores -&gt; resumos - interessa mt mais a qualificacao médica do que propriamente as condicoes (valido para 90% dos casos)!) Se se quiserem rir, em cuba, pipetei urina com a boca
                                                              :D pois ao haviam pompetes, ou seja, desenrasquei-me como o que tinha. Ja a nivel de anatomia, lá tinha quantos corpos quisese para observacao, e no hospital de st antonio so têm UM desde há 15 anos! [:0]

                                                              Cuba nao é perfeita... mas nao é assim tao má (dentro do seu contexto).
                                                              Fidel até faz um trabalho mais ou menos... Mas é ditador.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X