Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tudo sobre tartarugas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
    Essa timidez é típica de algumas, talvez mesmo muitas espécies de tartarugas. Aliás, nem me parece muito bem timidez mas talvez mais assustadiças.

    A minha se tiver lá um pouco de volta dela, é capaz de andar toda contente debaixo de água, a ver-me através da caixa e até tenta nadar contra a parede para me tentar alcançar.

    Agora fora de água nem pensar... Lá mete a cabeça de fora a espreitar mas qualquer gesto mínimo, mergulha. Se estiver na plataforma a apanhar Sol e alguém chegar lá, a maioria das vezes manda-se para a água mais depressa que o Phelps.
    Engraçado. Deve ser engraçado tê-las desse tamanho e ter essas reacções.

    Hoje já vi a mais tímida a comer perto da outra. Assim fico mais tranquilo.

    Comentário


      Quer dizer que as «coisas» estão a normalizar, certo?
      As minhas, com o tamanhão que têm, continuam muito «assustadiças», por isso....

      Comentário


        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
        Quer dizer que as «coisas» estão a normalizar, certo?
        As minhas, com o tamanhão que têm, continuam muito «assustadiças», por isso....
        Julgo que sim. Pelo menos a mais tímida já passeia mais. Quando coloco comiga perto dela, esconde-se, afosto-me e ela acaba por comer.

        MAs dá para ver muito bem que são bem diferentes 1 da outra. Uma é tímida e a outra quando nos vê permanece na mesma, com a cabeça levantada.

        Já agora a tartugueira que comprei para elas é igual a esta:

        https://www.continente.pt/stores/con...ne_Continente)

        Comentário


          Originalmente Colocado por andred Ver Post
          Julgo que sim. Pelo menos a mais tímida já passeia mais. Quando coloco comiga perto dela, esconde-se, afosto-me e ela acaba por comer.

          MAs dá para ver muito bem que são bem diferentes 1 da outra. Uma é tímida e a outra quando nos vê permanece na mesma, com a cabeça levantada.

          Já agora a tartugueira que comprei para elas é igual a esta:

          https://www.continente.pt/stores/con...ne_Continente)
          As tartarugas, por norma são ariscas...as minhas ainda o são.
          A Tartarugueira dá por uns tempos. Se vais ter as tartarugas em casa, vais ter que lançar mão da Bricolage e construir uma com uma daquelas caixas plásticas de arrumar roupa.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
            As tartarugas, por norma são ariscas...as minhas ainda o são.
            A Tartarugueira dá por uns tempos. Se vais ter as tartarugas em casa, vais ter que lançar mão da Bricolage e construir uma com uma daquelas caixas plásticas de arrumar roupa.
            Não quis comprar 1 T0 e sim 1 T1. Já me falas de 1 T2 ou T3?

            Estás a falar de que tipo de caixas? Do género de caixotes transparentes?

            Comentário


              Originalmente Colocado por andred Ver Post
              Não quis comprar 1 T0 e sim 1 T1. Já me falas de 1 T2 ou T3?

              Estás a falar de que tipo de caixas? Do género de caixotes transparentes?
              Algo parecido com isto:

              https://www.continente.pt/stores/con...ne_Continente)

              No DeBorla e no IKEA há-os com rodas.
              Terás é que, com rede, construir uma plataforma para que elas possam sair da água para apanhar sol.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                Algo parecido com isto:

                https://www.continente.pt/stores/con...ne_Continente)

                No DeBorla e no IKEA há-os com rodas.
                Terás é que, com rede, construir uma plataforma para que elas possam sair da água para apanhar sol.
                Fica a ideia. Quando o espaço começar a ficar pouco compro essa casa nova para elas.

                Comentário


                  Apesar de não conseguir ver bem o tamanho, parecem-me pequenas... Se assim forem, arranja já um aquaterrário em condições... Essas tartarugueiras como já ouvi falar são cemitérios para as tartarugas

                  Elas têm de ter no mínimo, altura de água, duas vezes superior ao comprimento total delas, para poderem nadar à vontade. Numa tartatureira desse género, elas nem conseguem nadar... Apenas se limitam a andar na água. Elas têm de nadar e muito... É como elas são felizes. Se não conseguirem nadar, ficam depressivas e acabam por morrer muito cedo...

                  Como o Sansoni7 já bem te indicou, uma caixa relativamente grande dessas de arrumação, com uma plataforma e elas vão ser felizes da vida... Imprescindível também, um bom filtro (as tartarugas sujam imenso, muito mais que os peixes) e um termóstato para ter a água sempre morna. Elas são animais de sangue frio e de inverno hibernam. No primeiro ano, muitas morrem porque não sobrevivem. Também podes usar uma luz para lhes dar calor mas se ela apanhar muito Sol, não acho necessário... Para teres ideia do quanto friorentas elas são, a minha dorme toda a noite "agarrada" ao termostato, mesmo tendo a água morna.

                  Portanto, resumindo: Caixa grande, plataforma, filtro e termostato para teres uma tartaruga feliz
                  Editado pela última vez por DoubleM101; 31 August 2016, 00:34.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                    Apesar de não conseguir ver bem o tamanho, parecem-me pequenas... Se assim forem, arranja já um aquaterrário em condições... Essas tartarugueiras como já ouvi falar são cemitérios para as tartarugas

                    Elas têm de ter no mínimo, altura de água, duas vezes superior ao comprimento total delas, para poderem nadar à vontade. Numa tartatureira desse género, elas nem conseguem nadar... Apenas se limitam a andar na água. Elas têm de nadar e muito... É como elas são felizes. Se não conseguirem nadar, ficam depressivas e acabam por morrer muito cedo...

                    Como o Sansoni7 já bem te indicou, uma caixa relativamente grande dessas de arrumação, com uma plataforma e elas vão ser felizes da vida... Imprescindível também, um bom filtro (as tartarugas sujam imenso, muito mais que os peixes) e um termóstato para ter a água sempre morna. Elas são animais de sangue frio e de inverno hibernam. No primeiro ano, muitas morrem porque não sobrevivem. Também podes usar uma luz para lhes dar calor mas se ela apanhar muito Sol, não acho necessário... Para teres ideia do quanto friorentas elas são, a minha dorme toda a noite "agarrada" ao termostato, mesmo tendo a água morna.

                    Portanto, resumindo: Caixa grande, plataforma, filtro e termostato para teres uma tartaruga feliz
                    Vou seguir a dica da altura da água e obrigado pela ajuda. Filtro não tenho e prefiro mudar a água regularmente. Quanto ao termostato tenho um guardado que foi usado para peixes á uns anos. A que temperatura tem de estar a água, tendo em conta que a minha casa não é fria no inverno?

                    Estás a referir-te a esta?

                    Comentário


                      Não li muita coisa para trás, portanto algumas recomendações na minha intervenção podem ser repetidas.

                      Apenas para contextualizar, tenho duas fiéis companheiras há 13 anos.

                      Alimentação: o mais variada possível, legumes, fruta, stickers, gammarus, grilos secos. São animais que no seu habitat natural gostam de comer de tudo e escolher portanto é fundamental satisfazer esta necessidade, ou começam a ficar esquisitas e deixam de comer. Há quem dê carne também, mas evita nos primeiros anos porque o excesso de proteína origina um crescimento rápido e pode levar a deformações na carapaça.

                      Aquaterrário: conforme já falaram atrás, é FUNDAMENTAL ter uma boa zona de banhos (2/3 do espaço) e uma zona seca (1/3 do espaço) com exposição a luz (seja luz solar directa ou lâmpada UV). Elas adoram nadar e passam uma boa parte do tempo na água de um lado para o outro. Esquece essas tartarugueiras minúsculas de supermercado e investe já desde cedo num aquaterrário em condições. Eu já troquei 3 vezes de aquário só para que tenhas noção do quanto elas crescem. Temperatura da água deve andar entre os 26-30º. No verão não uso aquecedor porque a casa assim o permite, mas no inverno aconselho-te a comprar um se não queres que as tartarugas hibernem. Eu tento sempre manter os 28º dentro do aquaterrário. Atenção às correntes de ar, podem ser fatais.
                      Outra dica mais para futuro, não tenhas a infeliz ideia de decorar o aquaterrário com pedras pequenas ou areia, elas comem TUDO e podem morrer com os intestinos entupidos. Eu cometi esse erro e quando me apercebi da asneira retirei tudo e elas ainda andavam a cag*r pedras passado um mês.
                      Filtros são fundamentais pois vais-te fartar depressa de andar a mudar a água. Dependendo da atividade da tartaruga, começa a deitar cheiro mais tarde ou mais cedo. Tenho 2 filtros de 1000L/H e mesmo assim tenho que trocar a água 3 vezes por ano. O bloco de cálcio na água também é importante para neutralizar os ácidos que elas vão libertando.

                      Para já é tudo o que me recordo, no entanto vou acrescentando mais informação à medida que me for lembrando.

                      Ficam algumas fotos

















                      Comentário


                        Muitos parabéns pelos teus bichinhos!

                        Tens óptimas condições para as manter. Muito bom!

                        Julgava que elas sem termostato morreriam. O que acontece é hibernarem. Ok. Vou ver o que consigo fazer.
                        No entanto, esta semana comprei sticks do Continente e ainda não tive a oportunidade de as ver comer. Porque geralmente sou eu cuido delas e como saio cedo e chego tarde, não tem havido oportunidade de regularmente de as alimentar em conjunto. Já que uma delas raramente deixa de se esconder.
                        A mionha esposa deu carne de vaca a 1 delas ontem e ela comeu normalmente.

                        Quando o espaço começar a ficar curto irei um dia pensar em aumentar o seu espaço. No entanto só as tenho á 2 semanas e ainda são pequenas.

                        Comentário


                          Olá
                          Dois ou três comentários:
                          Parabéns ao MMC pelos bonitos animais que possui;
                          Enquanto tive as minhas tartarugas dentro de casa, nem usava filtro nem termostato. Mudava a água sempre que necessário, tinha a caixa onde elas viviam num local onde apanhava o sol da manhã e....nunca hibernaram.
                          Quando começaram a ficar demasiado grandes para a caixa onde viviam, coloquei no jardim um daqueles lagos de mais de 100 litros juntamente com um filtro improvisado com uma bomba de piscina. Como não resultou ( cheiro nauseabundo que obrigava a mudanças de água frequentes) tenho agora um filtro de lago ligado a uma bomba com um débito considerável que liga por períodos de uma hora umas 5 vezes durante o dia e que permanece ligada das 0 ás 7 horas para aproveitar a energia eletrica do contrato bi-horário.
                          Alimento-as com vegetais, essencialmente alface e granulado de gato ( ora de peixe, ora de carne)...isso mesmo, é bem mais barato e com a composição em tudo idêntica aos sticks para tartarugas.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por andred Ver Post
                            Julgava que elas sem termostato morreriam. O que acontece é hibernarem. Ok. Vou ver o que consigo fazer.
                            E infelizmente podem morrer... Não as convém deixar hibernar nos primeiros tempos. O motivo é que como ainda são pequenas, podem não ter reservas suficientes para aguentar toda a hibernação sem se alimentar.

                            Relativamente ao filtro, convém mesmo usares. Eu uso um Fluval u2 que apesar de ser fraquinho, é bem melhor que nada e mesmo assim tenho de mudar de água parcialmente quase todas as semanas.. No máximo de 2 em 2 semanas. E mesmo mudando aí uns dois terços da água, nunca fica totalmente clarinha. As tartarugas são mesmo badalhocas

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                              E infelizmente podem morrer... Não as convém deixar hibernar nos primeiros tempos. O motivo é que como ainda são pequenas, podem não ter reservas suficientes para aguentar toda a hibernação sem se alimentar.

                              Relativamente ao filtro, convém mesmo usares. Eu uso um Fluval u2 que apesar de ser fraquinho, é bem melhor que nada e mesmo assim tenho de mudar de água parcialmente quase todas as semanas.. No máximo de 2 em 2 semanas. E mesmo mudando aí uns dois terços da água, nunca fica totalmente clarinha. As tartarugas são mesmo badalhocas
                              Assim sendo, vou procurar na arrecadação pelo termóstato dos peixes. Coloco a partir de Outubro?

                              Ter o termóstato em alguns meses e um filtro permanente, subirá muito a conta da electricidade. E neste momento prefiro ter o trabalho de mudar a água regularmente quando ainda são pequenas.

                              Porque algumas têm uma "risca" vermelha no pescoço?
                              Editado pela última vez por andred; 01 September 2016, 12:16.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                Assim sendo, vou procurar na arrecadação pelo termóstato dos peixes. Coloco a partir de Outubro?

                                Ter o termóstato em alguns meses e um filtro permanente, subirá muito a conta da electricidade. E neste momento prefiro ter o trabalho de mudar a água regularmente quando ainda são pequenas.

                                Porque algumas têm uma "risca" vermelha no pescoço?

                                Viste a minha resposta acima?
                                A conta da luz será em função da potência de um e outro aparelho.
                                A risca vermelha terá a ver com a espécie da tartaruga.

                                Comentário


                                  Em relação ao termostato o principal será nos tempos mais frios sim, mas eu tenho-o ligado o ano inteiro. Como é um termostato, ele não está sempre a trabalhar. Só liga quando é necessário manter a temperatura. De verão e de dia principalmente, se estiver ao Sol, acho que o próprio Sol até é suficiente para aquecer a água à temperatura ideal.

                                  De noite, mesmo de Verão, a minha encosta-se muito ao termostato e até dorme toda encolhida à volta dele, pelo que presumo que mesmo nesta altura, elas sintam a falta dele.

                                  Comentário


                                    A propósito de termostato e tartarugas a ideia que tenho é que se a «tartarugueira» está dentro de casa, a temperatura ambiente da casa será suficiente para evitar que as tartarugas hibernem.
                                    Vê se ajuda:
                                    http://mundodastartarugas.forumprato...emi-hibernacao

                                    Comentário


                                      Uma pergunta: estas tartarugas de trazer por casa também servem para a famosa sopa de tartaruga?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                        A propósito de termostato e tartarugas a ideia que tenho é que se a «tartarugueira» está dentro de casa, a temperatura ambiente da casa será suficiente para evitar que as tartarugas hibernem.
                                        Vê se ajuda:
                                        http://mundodastartarugas.forumprato...emi-hibernacao
                                        Link bastante útil.
                                        Como tenho aquecimento central em casa, tenho um medidor de temperatura do interior e assim poderei controla-la melhor.

                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                        Em relação ao termostato o principal será nos tempos mais frios sim, mas eu tenho-o ligado o ano inteiro. Como é um termostato, ele não está sempre a trabalhar. Só liga quando é necessário manter a temperatura. De verão e de dia principalmente, se estiver ao Sol, acho que o próprio Sol até é suficiente para aquecer a água à temperatura ideal.

                                        De noite, mesmo de Verão, a minha encosta-se muito ao termostato e até dorme toda encolhida à volta dele, pelo que presumo que mesmo nesta altura, elas sintam a falta dele.
                                        Isso acontece porque a água é mais fria que o ambiente a sua volta.

                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                        Viste a minha resposta acima?
                                        A conta da luz será em função da potência de um e outro aparelho.
                                        A risca vermelha terá a ver com a espécie da tartaruga.
                                        Desculpa, foi muita informação para memorizar, que nem toda ficou registada.

                                        Perguntei sobre a risca vermelha, porque 1 tem e a outra não.

                                        Vou dando notícias sobre as mudanças que irei fazendo.

                                        Comentário


                                          Actualizando...

                                          A mais tímida, já anda um pouco mais "saída da casca". Ontem lutaram as 2 por um pedaço de carne.
                                          Além da carne, comem os gammarus. Alface e os sticks nem lhe tocam. Pescada congelada não lhe ligam muito e só a mais "esperta" chegou a provar.
                                          Recebem a luz do dia das 8h ás 19h. Estão na cozinha, a zona da casa aonde tem mais luz.

                                          Comentário


                                            O que importa é receberem luz UVB directa, no entanto também precisam de luz UVA (que emite calor).

                                            Pesquisa no forum o mundo das tartarugas tem lá muita informação...os gammarus não são um bom alimento.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X