Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bem!... "Querem despedir por cansaço físico"...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    PL, repudio por inteiro este post, tal como o Carlos disse, porque é grosseiro, nivelado por baixo, e os empresarios que aqui diariamente discutem contigo, estas questoes, (parece-me a mim) nao se "medem" nesta bitola, então porquê recorrer a esta citaçao, de notorio mau gosto.

    Ps. por estas e outras cada vez participico menos no off topic.........
    Lê bem, meu caro, e tenta perceber o contexto!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      Pé Leve, obviamente o Carlos L. reponde-te mas não te responde ........ e claro o 330i concorda ....

      Nada muda ....
      tens toda a razão Omega!
      há coisas que nunca vão mudar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
        Lê bem, meu caro, e tenta perceber o contexto!
        está percebido meu caro PL, procura aí nos meus 1000 e não sei quantos posts, um (ou uma citaçao) em que eu "retrate" o teu meio profissional com esta delicadeza (!!!)

        Comentário


          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          tens toda a razão Omega!
          há coisas que nunca vão mudar.
          Já outras infelizmente mudam porque nada muda... agora com o SEPA já nem a conta bancária precisa de estar em Portugal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Apenas e tão só porque há diferenças entre os países! Logo, dois países liberais não são necessariamente iguais!
            Pois, e as diferenças notam-se bem.

            Sabes que na Polónia as pessoas costumam dizer em jeito de brincadeira nas ruas que "querem é que o estado desapareça porque só atrapalha". Traumas do comunismo provavelmente, mas a verdade é que se calcula que daqui a 10anos chegaram ao mesmo nivel de Espanha. E nós na mesma.

            E um bom indicador disso, é que não há multi-nacionais (tirando meia duzia de portuguesas, e mesmo essas...) que operem a partir de Portugal para fora, só cá tão para operar internamente, e isso é um bom indicador do quão mal estamos, e o código do trabalho demasiado protector é um dos factores.
            Editado pela última vez por MrAnderson; 10 February 2008, 22:25.

            Comentário


              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
              está percebido meu caro PL, procura aí nos meus 1000 e não sei quantos posts, um (ou uma citaçao) em que eu "retrate" o teu meio profissional com esta delicadeza (!!!)
              Como é evidente e nem eu "retratei" o teu meio profissional daquela maneira, parece-me claro (a menos que se queira 'complicar'), mas, apenas sublinhei a forma como alguma opinião começa a referir-se a alguns empresários!

              Comentário


                Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                Pois, e as diferenças notam-se bem.

                Sabes que na Polónia as pessoas costumam dizer em jeito de brincadeira nas ruas que "querem é que o estado desapareça porque só atrapalha". Traumas do comunismo provavelmente, mas a verdade é que se calcula que daqui a 10anos chegaram ao mesmo nivel de Espanha. E nós na mesma.
                Exactamente.

                É um bocado como quando somos multados na estrada e desejávamos que não houvesse polícia...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Os abusos dos maus gestores, ou dos empresários mal formados tem a ver, primeiro, com a impreparação deles próprios, alguns dos quais não passam de autênticos labregos com apenas um pouco mais de dinheiro, e, depois, com a falta de uma rede decente de oferta de trabalho para que um sistema de flexibilidade possa ser implementado com, digamos, honestidade.
                  A única maneira de reduzir o numero de maus empresários é dar condições para que os empresários BEM formados se consigam sobrepor a estes MAL formados!

                  O Estado em termos práticos não consegue (nem conseguirá) ser capaz de controlar os maus empresários esperando que os bons não saiam também prejudicados "por tabela"...
                  O pior é que estas medidas levam a baixas de eficiência que por sua vez levam a baixas de produtividade e a salários baixos... em última análise é o próprio bem estar social que fica comprometido! E não, isto não é apenas teoria! Isto é observado, estudado e aplicado por praticamente todos os economistas e gestores por esta Europa desenvolvida fora (a que Portugal não pertence!)

                  O equilíbrio prático (e não teórico!!) entre os bons gestores e maus gestores dá-se quando o mercado funciona e os maus são relegados para trás!

                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Como é evidente, por cá se aumentarmos a flexibilidade aumentamos a taxa de desemprego, pois a componente oferta estrutural de suporte para a mobilidade dessa massa laboral, resultante da flexibilidade, simplesmente, não existe!
                  Exacto.

                  Esse é um problema. Como tinha dito no post para o Jorge existe de facto esse risco. mas temos de compreender que esse pico na taxa de desemprego deve-se ao facto de o mercado não estar estabilizado nem adaptado a uma nova realidade competitiva e que tem de se adaptar... São as conhecidas "dores de crescimento".... com uma duração relativamente curta.

                  Se as reformas forem feitas com coragem e bom senso é um pico temporal. A tendência assim que a poeira assente é que, com novas empresas que se criariam, se absorva parte da mão de obra desempregada começando um novo ciclo, mas desta vez um ciclo bem mais saudável para todos!

                  Mas compreendo este ponto que colocas e acho de facto bastante pertinente.

                  Outro dado a ter em conta é que o mercado de trabalho liberalizado pode-se tornar menos eficiente se o mercado de produtos/serviços também não for competitivo. Portanto seria preciso apostar em ambos os lados.

                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Errado. Há várias maneiras, sendo que uma delas é consolidar as regras de garantia dos direitos de quem vende a sua força de trabalho perante a possibilidade de abuso de quem a compra.
                  Mas Pé Leve, como vimos e provavelmente concordarás, apenas com um mercado saudável e competitivo se consegue baixas taxas de desemprego... não há volta a dar.

                  Repara bem, e isto não é teoria, longe disso! Ao "consolidar as regras dos direitos de quem vende" apenas estás a impor regras sobre as regras do mercado com o intuito de que os maus empresários não tenham a tentação de despedir alguém apenas porque não gostam de determinada cara!

                  Eu até poderia concordar contigo (e em tempos, nos meus 16/17 até concordava! ;) ) O problema é que além de controlar as vontades mesquinhas de alguns maus empresários, esta-se também a controlar as posições legítimas (no que ao mercado diz respeito e em ultima análise a todos nós!) que um bom empresário possa fazer:

                  Exemplo, um bom empresário pode perceber que um determinado empregado é um caloteiro, conflituoso e pouco responsável... sem meios de o provar não o pode despedir sem que para isso tenha de pagar uma choruda indemnização... resultado esse empregado fica a ocupar um lugar na empresa que poderia ser ocupado por outro bem mais responsável...e a empresa deixa de ser tão produtiva e competitiva.

                  Com um mercado de trabalho semelhante ao que temos lá fora um bom empresário poderia despedir facilmente um trabalhador nestas condições... a empresa tornaria-se mais produtiva, teria mais lucros e em última analise todos ficaríamos a ganhar, mesmo no aspecto social!
                  Até o mau empregado acaba por ficar a ganhar... Percebendo que afinal não pode ser tão conflituoso e irresponsável sendo que da próxima vez irá ter isso em conta.


                  O mesmo se passa com os maus empresários:
                  Um mau empresário se se der ao luxo de se armar em "xico-esperto" despedindo trabalhadores a torto e a direito e a fazer demasiados disparates, arrisca-se a tornar a sua empresa pouco eficiente e por conseguinte a ter empresas mais produtivas (e até com empregados que ele antes teria despedido a trabalharem produtivamente) a ultrapassa-lo.

                  Atenção que não defendo uma liberalização às cegas (como por vezes poderá ser interpretado)! Creio que é sensato que se protejam o emprego das grávidas ou de pessoas a partir de uma certa idade ou mesmo doentes... mesmo que isso leve a que o mercado não seja tão prefeito! É um pequeno preço que compensa largamente o benefício. Afinal é o mercado e a economia que devem estar ao nosso serviço e não o contrário!

                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  O "cargo" de empresário por cá é muito tentador, e, para quem tenha uma formação humana, académica e cívica baixa, é propenso ao abuso, sendo certo que nestes casos o abuso aparecerá mais facilmente do que o cumprimento. Acreditar no contrário é acreditar no Pai Natal...
                  Tens razão... mas esse tipo de abuso existe principalmente em mercados não eficientes.... e como não são eficientes os próprios empresários e mesmo empregados não se sentem na grande obrigação de melhorar as suas prestações!

                  Não se pode regulamentar o mercado todo a pensar nos abusos dos maus empresários quando essas mesmas regulamentações asfixiam o potencial crescimento de bons empresário (que são os que irão acabar ou reduzir a presença de maus empresário)... No fundo são os próprios excessos de regulamentações que irão beneficiar a presença de maus empresários na vida das sociedades.

                  Basta ver em simples exemplo, como temos frequentemente aqui falado, de que qualquer "pato bravo" que acabou de ganhar "meia dúzia de tostões" neste país já enche o peito e "passa por cima de toda a folha", sendo frequente, por exemplo na condução, todo o tipo de atropelos às regras, com estacionamentos "à Lagarder", condução com o braço de fora, pirisca deitada pela janela, sinais luminosos a preto e branco... Não vale a pena inventar, sabemos como muitos dos indivíduos deste povo agem assim que se lhes dá um bocadinho de corda... Não tenhas ilusões!


                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Basta ver como foi a transição do escudo para o euro e de como os empresários do comércio, por exemplo, se aproveitaram disso, de forma, digamos, menos decente...
                  Houve de facto uma ligeira subida de preços... mas não totalmente explicada apenas pelo factor euro (apesar de se associar em demasia).
                  Mas mais uma vez digo:
                  Não há sistemas perfeitos, o que há são sistemas mais eficientes do que outros. E quando falo de sistemas não me estou a esquecer do bem estar social!

                  Outra coisa... não se defende o liberalismo puro e cru.... (talvez seja isso que erradamente se associa) o que se defende é um sistema que sem complexos vá buscar o que de melhor tem o liberalismo sem esquecer a parte social! Apenas isso... aliás esta é a base dos inúmeros partidos liberais da Europa do Norte e também um dos princípios dos poucos que defendiam tal sistema sem complexos em Portugal: Sá Carneiro.

                  EDIT: Como tinha tb dito no post do Jorge, creio ser essencial que a justiça funcione melhor.... sem uma justiça eficiente não haverá reformas que nos valham....
                  Editado pela última vez por Jacare; 12 February 2008, 13:25.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                    EDIT: Como tinha tb dito no post do Jorge, creio ser essencial que a justiça funcione melhor.... sem uma justiça eficiente não haverá reformas que nos valham....
                    Estas duas linhas que ficaram aqui no fim são quase tão importantes como o resto do texto todo.

                    Sem uma justiça eficiente, não há protecção de nenhuma das partes (quer empresários quer empregados) nem lei que medre.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Como é evidente e nem eu "retratei" o teu meio profissional daquela maneira, parece-me claro (a menos que se queira 'complicar'), mas, apenas sublinhei a forma como alguma opinião começa a referir-se a alguns empresários!
                      Opiniões parvas á em todo lado. Não é por isso que devemos estar a reproduzir as mesmas

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X