Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Absolutamente Brutal!!!!!!!! (Aterragem com ventos cruzados)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    quem ia lá dentro cagou-se todo

    Comentário


      #32
      Pilot hailed for response to stormy conditions

      Tip of Lufthansa jet grazes runway before pilot gets it back in the air

      Comentário


        #33
        Fica provado...
        - O "nosso" Airbus aparentemente é robusto e bem construído...
        - A luftansa tem bons pilotos...
        - A rollsroyce tem motores potentes para car****!!!
        Naquela velociadade tão baixa... a raspar no chão...
        É impressionante como consegue subir sem dificuldades!

        Comentário


          #34
          uma situação bem mais complicada do que simplesmente parece.....



          estas situações não deveriam existir........!!!! porque será que o aeroporto estava aberto naquelas cond~ições?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
            uma situação bem mais complicada do que simplesmente parece.....



            estas situações não deveriam existir........!!!! porque será que o aeroporto estava aberto naquelas cond~ições?

            Dependendo do pais, geralmente os aeroportos europeus NÃO fecham!
            Cabe ao piloto, mediante informações do controlo de tráfego aéreo, da meteorologia, de informações a bordo do avião, da politica da companhia aérea, e de dados do fabricante , decidir se aterra ou não...

            Há limites estabelecidos, pelo fabricante e pela companhia, para a velocidade do ar, direcção relativa do vento, visibilidade etc....

            SE tudo estiver dentro dos parâmetros aceites como seguros e o piloto assim o decidir pode aterrar....

            no entanto há sempre imponderáveis, e o que se vê é uma clara rajada de vento cruzado no pior momento possível...

            seria impossível prever, o ar não é estático/constante, e apesar do tempo parecer mau, se seguiu com a aterrarem, é porque estava decididamente dentro dos parâmetros aceitáveis para tal...

            salvo erro grosseiro de decisão ( e não há dados isso o indique ) o piloto fez o que tinha que ser feito, acidentes mesmo com tudo controlado acontecem sempre, o avião não poderia manter-se no ar indefinidamente, e havia mau tempo também noutros aeroportos próximos.

            estão a criticar a decisão de um PROFISSIONAL altamente qualificado no que faz sem terem na mão todos os dados, como tal na duvida vantagem para o piloto.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
              Dependendo do pais, geralmente os aeroportos europeus NÃO fecham!
              Cabe ao piloto, mediante informações do controlo de tráfego aéreo, da meteorologia, de informações a bordo do avião, da politica da companhia aérea, e de dados do fabricante , decidir se aterra ou não...

              Há limites estabelecidos, pelo fabricante e pela companhia, para a velocidade do ar, direcção relativa do vento, visibilidade etc....

              SE tudo estiver dentro dos parâmetros aceites como seguros e o piloto assim o decidir pode aterrar....

              no entanto há sempre imponderáveis, e o que se vê é uma clara rajada de vento cruzado no pior momento possível...

              seria impossível prever, o ar não é estático/constante, e apesar do tempo parecer mau, se seguiu com a aterrarem, é porque estava decididamente dentro dos parâmetros aceitáveis para tal...

              salvo erro grosseiro de decisão ( e não há dados isso o indique ) o piloto fez o que tinha que ser feito, acidentes mesmo com tudo controlado acontecem sempre, o avião não poderia manter-se no ar indefinidamente, e havia mau tempo também noutros aeroportos próximos.

              estão a criticar a decisão de um PROFISSIONAL altamente qualificado no que faz sem terem na mão todos os dados, como tal na duvida vantagem para o piloto.

              ??

              acho que tás demasiado nervoso rapaz!


              eu não tou a criticar o piloto, a aproximação foi muito dificil, e sair dela como ele saiu ainda mais dificil.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                ??

                acho que tás demasiado nervoso rapaz!


                eu não tou a criticar o piloto, a aproximação foi muito dificil, e sair dela como ele saiu ainda mais dificil.
                Nada nervoso
                Apenas gosto de explicar o porquê das coisas....

                "Aeroportos fechados" e "estas coisas não deveriam acontecer" soam ligeiramente a criticas em relação aos profissionais envolvidos, não?

                A aviação comercial é extremamente regulamentada e auditada em todas as suas vertentes, dai a sua extrema segurança e fiabilidade....

                Mesmo assim ocorrem acidentes/incidentes/imponderáveis/falhas mas nada melhor do que deixar as criticas devidamente fundamentadas para quem de direito.....

                Dai o meu comentário: nós que estamos "por fora" sabemos menos do que quem está por dentro e tem obrigação de pensar nesses detalhes todos certo?

                Portanto, se o aeroporto não estava fechado, o avião teve autorização para aterrar e o piloto decidiu continuar, no meio de tanta gente alguém deveria saber o que estava a fazer certo?

                Comentário


                  #38
                  Tudo a falar do que não sabe, este atrasado quis aterrar com rajadas superiores em 20kts ao limite do avião

                  Atenção que ele só lá foi porque quis, como é obvio não se aterra se não der, e que eu saiba não estava nos minimos de combustivel.

                  Muitos foram embora para outros aeroportos, mas como esta queria ficar em casa quis aterrar a força! O que vocês viram não são mãozinhas, é sorte, e ainda bem que assim foi! não que ele não as tenha porque até lá foi tudo bem, o pior foi o depois e aí foi sorte
                  Editado pela última vez por DudexVTi; 04 March 2008, 17:14.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                    A aviação comercial é extremamente regulamentada e auditada em todas as suas vertentes, dai a sua extrema segurança e fiabilidade....

                    Mesmo assim ocorrem acidentes/incidentes/imponderáveis/falhas mas nada melhor do que deixar as criticas devidamente fundamentadas para quem de direito.....

                    Portanto, se o aeroporto não estava fechado, o avião teve autorização para aterrar e o piloto decidiu continuar, no meio de tanta gente alguém deveria saber o que estava a fazer certo?
                    Os acidentes que ocorrem são por facilidades como estas.

                    As rajadas eram temporarias, logo não se ia fechar o aeroporto. É da responsabilidade de quem está lá em cima decidir se aterra ou não, cá de baixo vai a informação e neste caso o homem quis tentar a sorte uma vez que a informação que lhe foi dada foi que as rajadas eram um bom bocado maiores que o anunciado pela airbus.

                    Ainda bem que assim foi, servirá de exmplo para próximos sem ninguem se ter aleijado! provavelmente pagará caro pelo atrevimento

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                      Tudo a falar do que não sabe, este atrasado quis aterrar com rajadas superiores em 20kts ao limite do avião

                      Atenção que ele só lá foi porque quis, como é obvio não se aterra se não der, e que eu saiba não estava nos minimos de combustivel.

                      Muitos foram embora para outros aeroportos, mas como esta queria ficar em casa quis aterrar a força! O que vocês viram não são mãozinhas, é sorte, e ainda bem que assim foi.
                      Tanto quanto sei, não se sabe qual a quantidade de combustivel que tinha, nem qual o aeroporto mais perto. Nem o tempo nesse aeroporto...

                      Pelos dados que tenho, o piloto teve "azar" porque a rajada de vento veio no segundo exacto em que ele já não podia fazer nada. (Fase exacta de Touch down).

                      O facto de o avião levar aquela cacetada e ainda voar a seguir e conseguir voltar a aterrar (desta vez em segurança) só vem mostrar a qualidade de construção dos aviões comercais.

                      A quem critica o piloto, que pense dois minutinhos sobre a responsabilidade que eles têm (e que sabem que têm) e todas as dificuldades porque passaram para estarem sentados naquele banquinho. É uma profissão que merece respeito e na qual, ao contrario de quase todas, dificilmente alguém é acusado de ser um mau profissional e continuar a exercer a sua função.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                        Tanto quanto sei, não se sabe qual a quantidade de combustivel que tinha, nem qual o aeroporto mais perto. Nem o tempo nesse aeroporto...

                        Pelos dados que tenho, o piloto teve "azar" porque a rajada de vento veio no segundo exacto em que ele já não podia fazer nada. (Fase exacta de Touch down).

                        O facto de o avião levar aquela cacetada e ainda voar a seguir e conseguir voltar a aterrar (desta vez em segurança) só vem mostrar a qualidade de construção dos aviões comercais.

                        A quem critica o piloto, que pense dois minutinhos sobre a responsabilidade que eles têm (e que sabem que têm) e todas as dificuldades porque passaram para estarem sentados naquele banquinho. É uma profissão que merece respeito e na qual, ao contrario de quase todas, dificilmente alguém é acusado de ser um mau profissional e continuar a exercer a sua função.
                        Não sei se saberás o que será um METAR, mas o piloto sabia de ante mão a forte possibilidade de encontrar o que encontrou. No metar vem um TEMP de validade de 1 hora, ou seja, algo relativamente breve e por isso provavel em que indicava as tais rajadas, por isso digo que arriscou quando era perfeitamente escusado!

                        Os outros aviões seguiram outro rumo, o que se passou provavelmente é o problema do costume, o querer ficar/chegar a casa que pode levar a arriscar um pouco que foi o caso segundo me chegou aos ouvidos. Isso é algo que um piloto nunca pode fazer.

                        O acidente poderia ter tido consequências bem piores, não fosse a excelente construção de um avião de linha assim como o ground efect que o amparou e bem.

                        Este tipo de acidentes é amplamente estudado quando tiras o ATPL(A) uma vez que não é a primeira vez nem será a ultima.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                          Nada nervoso
                          Apenas gosto de explicar o porquê das coisas....

                          "Aeroportos fechados" e "estas coisas não deveriam acontecer" soam ligeiramente a criticas em relação aos profissionais envolvidos, não?

                          A aviação comercial é extremamente regulamentada e auditada em todas as suas vertentes, dai a sua extrema segurança e fiabilidade....

                          Mesmo assim ocorrem acidentes/incidentes/imponderáveis/falhas mas nada melhor do que deixar as criticas devidamente fundamentadas para quem de direito.....

                          Dai o meu comentário: nós que estamos "por fora" sabemos menos do que quem está por dentro e tem obrigação de pensar nesses detalhes todos certo?

                          Portanto, se o aeroporto não estava fechado, o avião teve autorização para aterrar e o piloto decidiu continuar, no meio de tanta gente alguém deveria saber o que estava a fazer certo?


                          claro que sim!


                          de certeza que não serão os passageiros a ser culpados pelo que aconteceu

                          Comentário


                            #43
                            Imaginemos que vou eu numa descida a 50km/h numa zona de limite 50km/h... Entretanto vejo uma idosa que quer atravessar uma passadeira a uma distancia que me permite parar em segurança... começo a travar e quando me encontro a uma distancia relativamente curta da passadeira, sem motivo aparente fico sem travoes... para nao atropelar a senhora desvio-me de modo a conseguir passar antes de embater.

                            Tenho eu culpa de ter ficado sem travões no momento mais critico da paragem?!! Embora circulasse no limite de velocidade, e tendo a perfeita noção de que conseguiria imobilizar o veiculo antes da passadeira, houveram factores que não podia controlar...

                            Com o piloto deve ter-se passado algo do género. Agora, ele bruxo não deveria ser, de modo a adivinhar que uma rajada viria naquele momento.

                            Portanto, a meu ver, beneficio da duvida positivo para o piloto.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                              Imaginemos que vou eu numa descida a 50km/h numa zona de limite 50km/h... Entretanto vejo uma idosa que quer atravessar uma passadeira a uma distancia que me permite parar em segurança... começo a travar e quando me encontro a uma distancia relativamente curta da passadeira, sem motivo aparente fico sem travoes... para nao atropelar a senhora desvio-me de modo a conseguir passar antes de embater.

                              Tenho eu culpa de ter ficado sem travões no momento mais critico da paragem?!! Embora circulasse no limite de velocidade, e tendo a perfeita noção de que conseguiria imobilizar o veiculo antes da passadeira, houveram factores que não podia controlar...

                              Com o piloto deve ter-se passado algo do género. Agora, ele bruxo não deveria ser, de modo a adivinhar que uma rajada viria naquele momento.

                              Portanto, a meu ver, beneficio da duvida positivo para o piloto.
                              Ele já sabia... e não teve falha nenhuma

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                Ele já sabia... e não teve falha nenhuma

                                Eu considero o vento um factor externo... tal como no meu exemplo a falha de travões.
                                Mas é só o meu ponto de vista!

                                Comentário


                                  #46
                                  um TAP tinha aterrado à primeira que isto da gasosa anda cara para ser gasto em piruetas.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                    Eu considero o vento um factor externo... tal como no meu exemplo a falha de travões.
                                    Mas é só o meu ponto de vista!
                                    Mas ele já sabia que estavam aquelas rajadas e que as mesmas excediam os limites do avião.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Uma coisa é certa, as rajadas era previsiveis no metar ou taf e se ele levantou voo era pq tinha combustivel pra ir para um alternante logo á partida nao teria necessariamente de tentar a aterragem. Isto claro dito por alguem q nao sabe a meteo dos alternantes como é obvio.
                                      Na minha modesta opiniao, quem acha este Sr. um grande piloto pq fez uma belissima manobra de pilotagem, deveria pensar se o facto de tentar aterrar naquelas condicoes nao o tornam um mau piloto...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por atas Ver Post
                                        Uma coisa é certa, as rajadas era previsiveis no metar ou taf e se ele levantou voo era pq tinha combustivel pra ir para um alternante logo á partida nao teria necessariamente de tentar a aterragem. Isto claro dito por alguem q nao sabe a meteo dos alternantes como é obvio.
                                        Na minha modesta opiniao, quem acha este Sr. um grande piloto pq fez uma belissima manobra de pilotagem, deveria pensar se o facto de tentar aterrar naquelas condicoes nao o tornam um mau piloto...
                                        ora nem mais, daí a situação ser no minimo preocupante!

                                        Comentário


                                          #50
                                          O ano passado numa exposição aeronáutica em Évora, um Airbus da TAP ia fazendo semelhante brincadeira a raspar na pista com a asa. Ficou-se por 2 metros se tanto, mas penso que foi propositado.

                                          http://www.youtube.com/watch?v=_dK5VOhKk8s

                                          Comentário


                                            #51
                                            O piloto do A320 da lufthansa era japonês...o gajo aproxima-se da pista nitidamente em drift :-D

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por atas Ver Post
                                              Uma coisa é certa, as rajadas era previsiveis no metar ou taf e se ele levantou voo era pq tinha combustivel pra ir para um alternante logo á partida nao teria necessariamente de tentar a aterragem. Isto claro dito por alguem q nao sabe a meteo dos alternantes como é obvio.
                                              Na minha modesta opiniao, quem acha este Sr. um grande piloto pq fez uma belissima manobra de pilotagem, deveria pensar se o facto de tentar aterrar naquelas condicoes nao o tornam um mau piloto...

                                              de facto é algo a pensar ....

                                              e é uma excelente big picture sem dúvida.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                O ano passado numa exposição aeronáutica em Évora, um Airbus da TAP ia fazendo semelhante brincadeira a raspar na pista com a asa. Ficou-se por 2 metros se tanto, mas penso que foi propositado.

                                                http://www.youtube.com/watch?v=_dK5VOhKk8s
                                                Acho que foi +/- controlado

                                                Anda por aí um Cockpit voice recorder e é o o comandante que não estava a voar a dizer olha altura, olha altura fdx!

                                                Mas foi bonito, duvido é que para o ano haja mais

                                                http://www.youtube.com/watch?v=77vy7f5mkvM
                                                Editado pela última vez por DudexVTi; 05 March 2008, 01:01.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                  Acho que foi +/- controlado

                                                  Anda por aí um Cockpit voice recorder e é o o comandante que não estava a voar a dizer olha altura, olha altura fdx!

                                                  Mas foi bonito, duvido é que para o ano haja mais

                                                  http://www.youtube.com/watch?v=77vy7f5mkvM

                                                  Onde é que se arranja isso?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    de facto é algo a pensar ....

                                                    e é uma excelente big picture sem dúvida.
                                                    De facto estão aqui muitos bons pilotos profissionais para julgar se o piloto foi competente ou não.

                                                    Para dizer que é um mau piloto ou inconsciente sabem então quais são os parâmetros de segurança definidos para o aeroporto e mais, sabem que a tentativa de aterragem foi feita em condições em que não se verificavam esses parâmetros ... há coisas fantásticas não há ?

                                                    Não sei se o homem é mau ou bom piloto ...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Em relação a ventos laterais os "parâmetros de segurança" são definidos para o avião.

                                                      No caso deste video parece-me que no momento de alinhar o avião com a pista uma de duas coisa aconteceu, ou os pilotos foram apanhados por uma rajada inesperada, ou então na compensação do vento ocorreu uma descoordenação entre pedais e yoke (que no caso do airbus, é um joistick).

                                                      Eu diria que, ou o piloto é muito bom ou então é uma besta, é um daqueles casos em que é difícil haver meio termo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
                                                        Onde é que se arranja isso?
                                                        Tambem eu queria

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Ha ainda mais um factor de decisão que não foi referido...
                                                          São DOIS ( 2) os elementos que devidem no avião, se aterram ou não!

                                                          Um é o piloto, o outro é o copiloto.
                                                          È obrigatorio ambos expressem a sua decisão, mediante os dados que possuem, de proseguir ou não com a manobra...

                                                          O tempo que o comandante era o "ditador" de serviço, há muito que acabou.

                                                          Hoje em dia usa-se a aplicação de CRM ( crew resource management) em que todas as opções durante o voo são comunicadas, discutidas e acordadas entre ambos, e se o copiloto por algum motivo determine a a acção do comandante é prejudicial ou errada, pode e deve intervir, e mais tarde se lhe for dada razão tem TODA a protecção em terra...


                                                          Portanto se AMBOS os pilotos, assim o decidiram, o controlo de tráfego aéreo assim o autorizou, e se a informação de que todos dispunham estava correcta, não há´razão para duvidar da actuação do piloto....

                                                          Até prova em contrario, tudo correu como era suposto a nível de procedimentos e decisões.

                                                          Sairá dentro de algum tempo um relatório oficial sobre o sucedido.
                                                          Até lá evidentemente dou o beneficio da duvida aos envolvidos, e não comento a decisão de aterrar ou não.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                            Ha ainda mais um factor de decisão que não foi referido...
                                                            São DOIS ( 2) os elementos que devidem no avião, se aterram ou não!

                                                            Um é o piloto, o outro é o copiloto.
                                                            È obrigatorio ambos expressem a sua decisão, mediante os dados que possuem, de proseguir ou não com a manobra...

                                                            O tempo que o comandante era o "ditador" de serviço, há muito que acabou.

                                                            Hoje em dia usa-se a aplicação de CRM ( crew resource management) em que todas as opções durante o voo são comunicadas, discutidas e acordadas entre ambos, e se o copiloto por algum motivo determine a a acção do comandante é prejudicial ou errada, pode e deve intervir, e mais tarde se lhe for dada razão tem TODA a protecção em terra...


                                                            Portanto se AMBOS os pilotos, assim o decidiram, o controlo de tráfego aéreo assim o autorizou, e se a informação de que todos dispunham estava correcta, não há´razão para duvidar da actuação do piloto....

                                                            Até prova em contrario, tudo correu como era suposto a nível de procedimentos e decisões.

                                                            Sairá dentro de algum tempo um relatório oficial sobre o sucedido.
                                                            Até lá evidentemente dou o beneficio da duvida aos envolvidos, e não comento a decisão de aterrar ou não.
                                                            Isso não funciona bem assim na práctica, aliás, a ultima palavra vem sempre do mesmo lado, o facto de poderem ser discutidas as condições/acções não significa que sejam tomadas em conjunto

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Estão admirados com isso ?

                                                              Chamam louco e inconsciente ao piloto ?

                                                              Então vejam este com um Jumbo 747, o video tem mais de 6 anos.

                                                              Vejam a extremidade da asinha quase no solo.

                                                              Boeing 747 Facing Extreme Cross Wind



                                                              Mas há mais ...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X