quem ia lá dentro cagou-se todo
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Absolutamente Brutal!!!!!!!! (Aterragem com ventos cruzados)
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Postuma situação bem mais complicada do que simplesmente parece.....
estas situações não deveriam existir........!!!! porque será que o aeroporto estava aberto naquelas cond~ições?
Dependendo do pais, geralmente os aeroportos europeus NÃO fecham!
Cabe ao piloto, mediante informações do controlo de tráfego aéreo, da meteorologia, de informações a bordo do avião, da politica da companhia aérea, e de dados do fabricante , decidir se aterra ou não...
Há limites estabelecidos, pelo fabricante e pela companhia, para a velocidade do ar, direcção relativa do vento, visibilidade etc....
SE tudo estiver dentro dos parâmetros aceites como seguros e o piloto assim o decidir pode aterrar....
no entanto há sempre imponderáveis, e o que se vê é uma clara rajada de vento cruzado no pior momento possível...
seria impossível prever, o ar não é estático/constante, e apesar do tempo parecer mau, se seguiu com a aterrarem, é porque estava decididamente dentro dos parâmetros aceitáveis para tal...
salvo erro grosseiro de decisão ( e não há dados isso o indique ) o piloto fez o que tinha que ser feito, acidentes mesmo com tudo controlado acontecem sempre, o avião não poderia manter-se no ar indefinidamente, e havia mau tempo também noutros aeroportos próximos.
estão a criticar a decisão de um PROFISSIONAL altamente qualificado no que faz sem terem na mão todos os dados, como tal na duvida vantagem para o piloto.
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Originalmente Colocado por Foliv Ver PostDependendo do pais, geralmente os aeroportos europeus NÃO fecham!
Cabe ao piloto, mediante informações do controlo de tráfego aéreo, da meteorologia, de informações a bordo do avião, da politica da companhia aérea, e de dados do fabricante , decidir se aterra ou não...
Há limites estabelecidos, pelo fabricante e pela companhia, para a velocidade do ar, direcção relativa do vento, visibilidade etc....
SE tudo estiver dentro dos parâmetros aceites como seguros e o piloto assim o decidir pode aterrar....
no entanto há sempre imponderáveis, e o que se vê é uma clara rajada de vento cruzado no pior momento possível...
seria impossível prever, o ar não é estático/constante, e apesar do tempo parecer mau, se seguiu com a aterrarem, é porque estava decididamente dentro dos parâmetros aceitáveis para tal...
salvo erro grosseiro de decisão ( e não há dados isso o indique ) o piloto fez o que tinha que ser feito, acidentes mesmo com tudo controlado acontecem sempre, o avião não poderia manter-se no ar indefinidamente, e havia mau tempo também noutros aeroportos próximos.
estão a criticar a decisão de um PROFISSIONAL altamente qualificado no que faz sem terem na mão todos os dados, como tal na duvida vantagem para o piloto.
??
acho que tás demasiado nervoso rapaz!
eu não tou a criticar o piloto, a aproximação foi muito dificil, e sair dela como ele saiu ainda mais dificil.
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post??
acho que tás demasiado nervoso rapaz!
eu não tou a criticar o piloto, a aproximação foi muito dificil, e sair dela como ele saiu ainda mais dificil.
Apenas gosto de explicar o porquê das coisas....
"Aeroportos fechados" e "estas coisas não deveriam acontecer" soam ligeiramente a criticas em relação aos profissionais envolvidos, não?
A aviação comercial é extremamente regulamentada e auditada em todas as suas vertentes, dai a sua extrema segurança e fiabilidade....
Mesmo assim ocorrem acidentes/incidentes/imponderáveis/falhas mas nada melhor do que deixar as criticas devidamente fundamentadas para quem de direito.....
Dai o meu comentário: nós que estamos "por fora" sabemos menos do que quem está por dentro e tem obrigação de pensar nesses detalhes todos certo?
Portanto, se o aeroporto não estava fechado, o avião teve autorização para aterrar e o piloto decidiu continuar, no meio de tanta gente alguém deveria saber o que estava a fazer certo?
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Tudo a falar do que não sabe, este atrasado quis aterrar com rajadas superiores em 20kts ao limite do avião
Atenção que ele só lá foi porque quis, como é obvio não se aterra se não der, e que eu saiba não estava nos minimos de combustivel.
Muitos foram embora para outros aeroportos, mas como esta queria ficar em casa quis aterrar a força! O que vocês viram não são mãozinhas, é sorte, e ainda bem que assim foi! não que ele não as tenha porque até lá foi tudo bem, o pior foi o depois e aí foi sorteEditado pela última vez por DudexVTi; 04 March 2008, 17:14.
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Originalmente Colocado por Foliv Ver PostA aviação comercial é extremamente regulamentada e auditada em todas as suas vertentes, dai a sua extrema segurança e fiabilidade....
Mesmo assim ocorrem acidentes/incidentes/imponderáveis/falhas mas nada melhor do que deixar as criticas devidamente fundamentadas para quem de direito.....
Portanto, se o aeroporto não estava fechado, o avião teve autorização para aterrar e o piloto decidiu continuar, no meio de tanta gente alguém deveria saber o que estava a fazer certo?
As rajadas eram temporarias, logo não se ia fechar o aeroporto. É da responsabilidade de quem está lá em cima decidir se aterra ou não, cá de baixo vai a informação e neste caso o homem quis tentar a sorte uma vez que a informação que lhe foi dada foi que as rajadas eram um bom bocado maiores que o anunciado pela airbus.
Ainda bem que assim foi, servirá de exmplo para próximos sem ninguem se ter aleijado! provavelmente pagará caro pelo atrevimento
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Originalmente Colocado por DudexVTi Ver PostTudo a falar do que não sabe, este atrasado quis aterrar com rajadas superiores em 20kts ao limite do avião
Atenção que ele só lá foi porque quis, como é obvio não se aterra se não der, e que eu saiba não estava nos minimos de combustivel.
Muitos foram embora para outros aeroportos, mas como esta queria ficar em casa quis aterrar a força! O que vocês viram não são mãozinhas, é sorte, e ainda bem que assim foi.
Pelos dados que tenho, o piloto teve "azar" porque a rajada de vento veio no segundo exacto em que ele já não podia fazer nada. (Fase exacta de Touch down).
O facto de o avião levar aquela cacetada e ainda voar a seguir e conseguir voltar a aterrar (desta vez em segurança) só vem mostrar a qualidade de construção dos aviões comercais.
A quem critica o piloto, que pense dois minutinhos sobre a responsabilidade que eles têm (e que sabem que têm) e todas as dificuldades porque passaram para estarem sentados naquele banquinho. É uma profissão que merece respeito e na qual, ao contrario de quase todas, dificilmente alguém é acusado de ser um mau profissional e continuar a exercer a sua função.
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Originalmente Colocado por OneLife Ver PostTanto quanto sei, não se sabe qual a quantidade de combustivel que tinha, nem qual o aeroporto mais perto. Nem o tempo nesse aeroporto...
Pelos dados que tenho, o piloto teve "azar" porque a rajada de vento veio no segundo exacto em que ele já não podia fazer nada. (Fase exacta de Touch down).
O facto de o avião levar aquela cacetada e ainda voar a seguir e conseguir voltar a aterrar (desta vez em segurança) só vem mostrar a qualidade de construção dos aviões comercais.
A quem critica o piloto, que pense dois minutinhos sobre a responsabilidade que eles têm (e que sabem que têm) e todas as dificuldades porque passaram para estarem sentados naquele banquinho. É uma profissão que merece respeito e na qual, ao contrario de quase todas, dificilmente alguém é acusado de ser um mau profissional e continuar a exercer a sua função.
Os outros aviões seguiram outro rumo, o que se passou provavelmente é o problema do costume, o querer ficar/chegar a casa que pode levar a arriscar um pouco que foi o caso segundo me chegou aos ouvidos. Isso é algo que um piloto nunca pode fazer.
O acidente poderia ter tido consequências bem piores, não fosse a excelente construção de um avião de linha assim como o ground efect que o amparou e bem.
Este tipo de acidentes é amplamente estudado quando tiras o ATPL(A) uma vez que não é a primeira vez nem será a ultima.
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Originalmente Colocado por Foliv Ver PostNada nervoso
Apenas gosto de explicar o porquê das coisas....
"Aeroportos fechados" e "estas coisas não deveriam acontecer" soam ligeiramente a criticas em relação aos profissionais envolvidos, não?
A aviação comercial é extremamente regulamentada e auditada em todas as suas vertentes, dai a sua extrema segurança e fiabilidade....
Mesmo assim ocorrem acidentes/incidentes/imponderáveis/falhas mas nada melhor do que deixar as criticas devidamente fundamentadas para quem de direito.....
Dai o meu comentário: nós que estamos "por fora" sabemos menos do que quem está por dentro e tem obrigação de pensar nesses detalhes todos certo?
Portanto, se o aeroporto não estava fechado, o avião teve autorização para aterrar e o piloto decidiu continuar, no meio de tanta gente alguém deveria saber o que estava a fazer certo?
claro que sim!
de certeza que não serão os passageiros a ser culpados pelo que aconteceu
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Imaginemos que vou eu numa descida a 50km/h numa zona de limite 50km/h... Entretanto vejo uma idosa que quer atravessar uma passadeira a uma distancia que me permite parar em segurança... começo a travar e quando me encontro a uma distancia relativamente curta da passadeira, sem motivo aparente fico sem travoes... para nao atropelar a senhora desvio-me de modo a conseguir passar antes de embater.
Tenho eu culpa de ter ficado sem travões no momento mais critico da paragem?!! Embora circulasse no limite de velocidade, e tendo a perfeita noção de que conseguiria imobilizar o veiculo antes da passadeira, houveram factores que não podia controlar...
Com o piloto deve ter-se passado algo do género. Agora, ele bruxo não deveria ser, de modo a adivinhar que uma rajada viria naquele momento.
Portanto, a meu ver, beneficio da duvida positivo para o piloto.
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Originalmente Colocado por Eyes Only Ver PostImaginemos que vou eu numa descida a 50km/h numa zona de limite 50km/h... Entretanto vejo uma idosa que quer atravessar uma passadeira a uma distancia que me permite parar em segurança... começo a travar e quando me encontro a uma distancia relativamente curta da passadeira, sem motivo aparente fico sem travoes... para nao atropelar a senhora desvio-me de modo a conseguir passar antes de embater.
Tenho eu culpa de ter ficado sem travões no momento mais critico da paragem?!! Embora circulasse no limite de velocidade, e tendo a perfeita noção de que conseguiria imobilizar o veiculo antes da passadeira, houveram factores que não podia controlar...
Com o piloto deve ter-se passado algo do género. Agora, ele bruxo não deveria ser, de modo a adivinhar que uma rajada viria naquele momento.
Portanto, a meu ver, beneficio da duvida positivo para o piloto.
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Uma coisa é certa, as rajadas era previsiveis no metar ou taf e se ele levantou voo era pq tinha combustivel pra ir para um alternante logo á partida nao teria necessariamente de tentar a aterragem. Isto claro dito por alguem q nao sabe a meteo dos alternantes como é obvio.
Na minha modesta opiniao, quem acha este Sr. um grande piloto pq fez uma belissima manobra de pilotagem, deveria pensar se o facto de tentar aterrar naquelas condicoes nao o tornam um mau piloto...
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Originalmente Colocado por atas Ver PostUma coisa é certa, as rajadas era previsiveis no metar ou taf e se ele levantou voo era pq tinha combustivel pra ir para um alternante logo á partida nao teria necessariamente de tentar a aterragem. Isto claro dito por alguem q nao sabe a meteo dos alternantes como é obvio.
Na minha modesta opiniao, quem acha este Sr. um grande piloto pq fez uma belissima manobra de pilotagem, deveria pensar se o facto de tentar aterrar naquelas condicoes nao o tornam um mau piloto...
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O ano passado numa exposição aeronáutica em Évora, um Airbus da TAP ia fazendo semelhante brincadeira a raspar na pista com a asa. Ficou-se por 2 metros se tanto, mas penso que foi propositado.
http://www.youtube.com/watch?v=_dK5VOhKk8s
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Originalmente Colocado por atas Ver PostUma coisa é certa, as rajadas era previsiveis no metar ou taf e se ele levantou voo era pq tinha combustivel pra ir para um alternante logo á partida nao teria necessariamente de tentar a aterragem. Isto claro dito por alguem q nao sabe a meteo dos alternantes como é obvio.
Na minha modesta opiniao, quem acha este Sr. um grande piloto pq fez uma belissima manobra de pilotagem, deveria pensar se o facto de tentar aterrar naquelas condicoes nao o tornam um mau piloto...
de facto é algo a pensar ....
e é uma excelente big picture sem dúvida.
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Originalmente Colocado por freefall2900 Ver PostO ano passado numa exposição aeronáutica em Évora, um Airbus da TAP ia fazendo semelhante brincadeira a raspar na pista com a asa. Ficou-se por 2 metros se tanto, mas penso que foi propositado.
http://www.youtube.com/watch?v=_dK5VOhKk8s
Anda por aí um Cockpit voice recorder e é o o comandante que não estava a voar a dizer olha altura, olha altura fdx!
Mas foi bonito, duvido é que para o ano haja mais
http://www.youtube.com/watch?v=77vy7f5mkvMEditado pela última vez por DudexVTi; 05 March 2008, 01:01.
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Originalmente Colocado por DudexVTi Ver PostAcho que foi +/- controlado
Anda por aí um Cockpit voice recorder e é o o comandante que não estava a voar a dizer olha altura, olha altura fdx!
Mas foi bonito, duvido é que para o ano haja mais
http://www.youtube.com/watch?v=77vy7f5mkvM
Onde é que se arranja isso?
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Postde facto é algo a pensar ....
e é uma excelente big picture sem dúvida.
Para dizer que é um mau piloto ou inconsciente sabem então quais são os parâmetros de segurança definidos para o aeroporto e mais, sabem que a tentativa de aterragem foi feita em condições em que não se verificavam esses parâmetros ... há coisas fantásticas não há ?
Não sei se o homem é mau ou bom piloto ...
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Em relação a ventos laterais os "parâmetros de segurança" são definidos para o avião.
No caso deste video parece-me que no momento de alinhar o avião com a pista uma de duas coisa aconteceu, ou os pilotos foram apanhados por uma rajada inesperada, ou então na compensação do vento ocorreu uma descoordenação entre pedais e yoke (que no caso do airbus, é um joistick).
Eu diria que, ou o piloto é muito bom ou então é uma besta, é um daqueles casos em que é difícil haver meio termo.
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Ha ainda mais um factor de decisão que não foi referido...
São DOIS ( 2) os elementos que devidem no avião, se aterram ou não!
Um é o piloto, o outro é o copiloto.
È obrigatorio ambos expressem a sua decisão, mediante os dados que possuem, de proseguir ou não com a manobra...
O tempo que o comandante era o "ditador" de serviço, há muito que acabou.
Hoje em dia usa-se a aplicação de CRM ( crew resource management) em que todas as opções durante o voo são comunicadas, discutidas e acordadas entre ambos, e se o copiloto por algum motivo determine a a acção do comandante é prejudicial ou errada, pode e deve intervir, e mais tarde se lhe for dada razão tem TODA a protecção em terra...
Portanto se AMBOS os pilotos, assim o decidiram, o controlo de tráfego aéreo assim o autorizou, e se a informação de que todos dispunham estava correcta, não há´razão para duvidar da actuação do piloto....
Até prova em contrario, tudo correu como era suposto a nível de procedimentos e decisões.
Sairá dentro de algum tempo um relatório oficial sobre o sucedido.
Até lá evidentemente dou o beneficio da duvida aos envolvidos, e não comento a decisão de aterrar ou não.
Comentário
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Originalmente Colocado por Foliv Ver PostHa ainda mais um factor de decisão que não foi referido...
São DOIS ( 2) os elementos que devidem no avião, se aterram ou não!
Um é o piloto, o outro é o copiloto.
È obrigatorio ambos expressem a sua decisão, mediante os dados que possuem, de proseguir ou não com a manobra...
O tempo que o comandante era o "ditador" de serviço, há muito que acabou.
Hoje em dia usa-se a aplicação de CRM ( crew resource management) em que todas as opções durante o voo são comunicadas, discutidas e acordadas entre ambos, e se o copiloto por algum motivo determine a a acção do comandante é prejudicial ou errada, pode e deve intervir, e mais tarde se lhe for dada razão tem TODA a protecção em terra...
Portanto se AMBOS os pilotos, assim o decidiram, o controlo de tráfego aéreo assim o autorizou, e se a informação de que todos dispunham estava correcta, não há´razão para duvidar da actuação do piloto....
Até prova em contrario, tudo correu como era suposto a nível de procedimentos e decisões.
Sairá dentro de algum tempo um relatório oficial sobre o sucedido.
Até lá evidentemente dou o beneficio da duvida aos envolvidos, e não comento a decisão de aterrar ou não.
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Estão admirados com isso ?
Chamam louco e inconsciente ao piloto ?
Então vejam este com um Jumbo 747, o video tem mais de 6 anos.
Vejam a extremidade da asinha quase no solo.
Boeing 747 Facing Extreme Cross Wind
Mas há mais ...
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