Isso não funciona bem assim na práctica, aliás, a ultima palavra vem sempre do mesmo lado, o facto de poderem ser discutidas as condições/acções não significa que sejam tomadas em conjunto
O caso mais concreto da aplicação de CRM é precisamente na aterragem!
Pouco temo antes da aterragem ( 1 minuto +-) o piloto que estiver aos controlos pergunta ao outro se concorda com a aterragem:
-se disser que sim prossegue normalmente.
-se disser que não, assume-se que disse que não por algum forte motivo, e o piloto então faz a manobra de abortagem de aterragem.
Isto permite ganhar tempo, discutir o problema e iniciar nova manobra em total segurança...
È um procedimento PRATICO obrigatório!
é um conjunto de procedimentos obrigatórios, muito simples, muito claros, desenvolvidos para aplicação pratica, com vista ao aumento da segurança.
Informação sobre estes procedimentos está livremente disponível na net.... ( procura CRM )
NOTA: eu não estou a defender ou acusar a decisão de aterrar manifestada pelos pilotos. Simplesmente acho que ninguém aqui está em condições de opiniar com fundamento sem ter os dados todos.
PODE de facto ter existido um conjunto de falhas de CRM, de equipamentos de comunicações, ou de pura estupidez por parte da tripulação....
Mas até se saber em concreto o que se passou é me difícil expressar opinião fundamentada, o que eu sei é que felizmente tudo correu bem ( excepto para o avião)
O caso mais concreto da aplicação de CRM é precisamente na aterragem!
Pouco temo antes da aterragem ( 1 minuto +-) o piloto que estiver aos controlos pergunta ao outro se concorda com a aterragem:
-se disser que sim prossegue normalmente.
-se disser que não, assume-se que disse que não por algum forte motivo, e o piloto então faz a manobra de abortagem de aterragem.
Isto permite ganhar tempo, discutir o problema e iniciar nova manobra em total segurança...
È um procedimento PRATICO obrigatório!
é um conjunto de procedimentos obrigatórios, muito simples, muito claros, desenvolvidos para aplicação pratica, com vista ao aumento da segurança.
Informação sobre estes procedimentos está livremente disponível na net.... ( procura CRM )
NOTA: eu não estou a defender ou acusar a decisão de aterrar manifestada pelos pilotos. Simplesmente acho que ninguém aqui está em condições de opiniar com fundamento sem ter os dados todos.
PODE de facto ter existido um conjunto de falhas de CRM, de equipamentos de comunicações, ou de pura estupidez por parte da tripulação....
Mas até se saber em concreto o que se passou é me difícil expressar opinião fundamentada, o que eu sei é que felizmente tudo correu bem ( excepto para o avião)
A teoria de CRM é uma coisa, o que depois se verifica é outra.
Quer o co piloto concorde ou não, se o comandante quiser ir para o chão o avião vai para o chão. Nem é correcto a relação comandante - piloto ser de igual para igual.
Se fores ver o metar percebes porque seria sempre arriscado aterrar, alias, podia ter sido bem pior.
O ano passado numa exposição aeronáutica em Évora, um Airbus da TAP ia fazendo semelhante brincadeira a raspar na pista com a asa. Ficou-se por 2 metros se tanto, mas penso que foi propositado.
Não sei porquê mas imagino sempre esse piloto a desbundar no cockpit e a dizer "Tomem lá RedBull Air Racers. Se me deixassem, passava com este por baixo da Ponte da Arrábida".
Não sei porquê mas imagino sempre esse piloto a desbundar no cockpit e a dizer "Tomem lá RedBull Air Racers. Se me deixassem, passava com este por baixo da Ponte da Arrábida".
Isso não é uma cortina de água. Quando o avião se aproxima de MACH 1.0 dá-se um boom sonico (um som tipo explosão que parte vidros a alguma distancia) e da-se uma onda de choque.
Esse ai deve de ir perto de mach 1, velocidade na qual se consegue ver o cone sonico (o tal efeito de nuvem em volta do avião).
Já cá foi discutido, tem algum efeito optico pois a pista é ligeiramente elevada face ao "chão" onde a asa supostamente rapou. Isso já teve muita contorvercia e está mais que provado que foi propositado e controlado. Alem disso gostaria de ver realmente esse vid onde o co-piloto (por sinal outro comandante da TAP mto experiente) que diz isso...é que anda a circular mas na verdade nunca ng vê. Secalhar é pk n existe. (Se existe tenta postar sff, embora duvide)
Mas Evora Rulla, em 2005 foi a vez do A330 da Air Luxor :D
Isso não é uma cortina de água. Quando o avião se aproxima de MACH 1.0 dá-se um boom sonico (um som tipo explosão que parte vidros a alguma distancia) e da-se uma onda de choque.
Esse ai deve de ir perto de mach 1, velocidade na qual se consegue ver o cone sonico (o tal efeito de nuvem em volta do avião).
Já cá foi discutido, tem algum efeito optico pois a pista é ligeiramente elevada face ao "chão" onde a asa supostamente rapou. Isso já teve muita contorvercia e está mais que provado que foi propositado e controlado. Alem disso gostaria de ver realmente esse vid onde o co-piloto (por sinal outro comandante da TAP mto experiente) que diz isso...é que anda a circular mas na verdade nunca ng vê. Secalhar é pk n existe. (Se existe tenta postar sff, embora duvide)
Mas Evora Rulla, em 2005 foi a vez do A330 da Air Luxor :D
Tambem nunca o vi e gostava de ver!
Eu estudo no aerodromo de évora e nesse air show estava em Lisboa e só cheguei a tempo de ver o F16 com afterburner mas colegas meus viram ao vivo e ninguem falou em mais de 2 metros.
Não digo que ele não queria fazer aquilo ou que não soubesse o que estava a fazer, longe de mim, mas penso que fez mais do que queria fazer!
Tambem nunca o vi e gostava de ver! Eu estudo no aerodromo de évora e nesse air show estava em Lisboa e só cheguei a tempo de ver o F16 com afterburner mas colegas meus viram ao vivo e ninguem falou em mais de 2 metros.
Não digo que ele não queria fazer aquilo ou que não soubesse o que estava a fazer, longe de mim, mas penso que fez mais do que queria fazer!
estudas o que? tas na AAE? a tirar o curso de piloto de linha aerea?
afirmativo, a umas escassas semanas de semear o terror pelos ares se assim o INAC quiser
boa sorte para o que falta e para a etapa seguinte.. ..ja tens emprego assegurado? Neste momento ha uma grande falta de pilotos nao tanto na europa mas mais na asia..é uma boa altura para tirar o curso..
o curso de piloto é um sonho para muita gente (como eu) mas tambem muito complicado de se realizar por diversos factores sendo o principal os € necessarios..mas nao desisti da ideia de o poder fazer num futuro proximo
A young co-pilot steered the Airbus A320 that almost crashed on Saturday while trying to land in heavy wind. The more experienced 39-year-old pilot then took over to abort the landing and take off again.
The Lufthansa Airbus A320 that almost crashed (more...)while trying to land at Hamburg airport in heavy wind was being steered by the 24-year-old female co-pilot, named only as Maxi J., according to a spokesman for the German Federal Bureau of Aircraft Accidents Investigation.
Foto: SPIEGEL TV
Video: SPIEGEL TV
The subsequent maneuver in which the landing was aborted and the plane quickly took off again for a second attempt was conducted by the more experienced 39-year-old pilot, Oliver A. It's still unclear why the pilot allowed his less experienced colleague to land the plane during the storm. It's not unusual for pilot and co-pilot to swap roles on commercial flights. Usually one of the pilots steers the plane and the other handles communications.
Co-pilots are subject to the same training standards as captains and have to be able to perform the same tasks. A Lufthansa spokesman declined to comment, saying the investigation into the incident was still taking place.
The jet with 131 passengers on board was caught by a gust of wind as it came in to land in pouring rain during a heavy storm on Saturday. It tipped and swerved precariously and one of its wings scraped the runway before it took off again. The incident was captured on video.
Lufthansa said none of the passengers was hurt.
Pilots' association Cockpit said neither the pilots, air traffic control or Hamburg airport could be blamed for the near crash. "From what is currently known I see no one who is to blame," said cockpit spokesman Markus Kirschneck.
A young co-pilot steered the Airbus A320 that almost crashed on Saturday while trying to land in heavy wind. The more experienced 39-year-old pilot then took over to abort the landing and take off again.
The Lufthansa Airbus A320 that almost crashed (more...)while trying to land at Hamburg airport in heavy wind was being steered by the 24-year-old female co-pilot, named only as Maxi J., according to a spokesman for the German Federal Bureau of Aircraft Accidents Investigation.
Foto: SPIEGEL TV
Video: SPIEGEL TV
The subsequent maneuver in which the landing was aborted and the plane quickly took off again for a second attempt was conducted by the more experienced 39-year-old pilot, Oliver A. It's still unclear why the pilot allowed his less experienced colleague to land the plane during the storm. It's not unusual for pilot and co-pilot to swap roles on commercial flights. Usually one of the pilots steers the plane and the other handles communications.
Co-pilots are subject to the same training standards as captains and have to be able to perform the same tasks. A Lufthansa spokesman declined to comment, saying the investigation into the incident was still taking place.
The jet with 131 passengers on board was caught by a gust of wind as it came in to land in pouring rain during a heavy storm on Saturday. It tipped and swerved precariously and one of its wings scraped the runway before it took off again. The incident was captured on video.
Lufthansa said none of the passengers was hurt.
Pilots' association Cockpit said neither the pilots, air traffic control or Hamburg airport could be blamed for the near crash. "From what is currently known I see no one who is to blame," said cockpit spokesman Markus Kirschneck.
Alguem acredita? ALguma vez uma ou um co piloto aterrava um avião naquelas condições? cheira a esturro para mim
boa sorte para o que falta e para a etapa seguinte.. ..ja tens emprego assegurado? Neste momento ha uma grande falta de pilotos nao tanto na europa mas mais na asia..é uma boa altura para tirar o curso..
o curso de piloto é um sonho para muita gente (como eu) mas tambem muito complicado de se realizar por diversos factores sendo o principal os € necessarios..mas nao desisti da ideia de o poder fazer num futuro proximo
Gracias, tá quase O mercado anda muito bom sim! Tens créditos com periodos de carência de 2 anos! E tens a omni com pos laboral.
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