Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Absolutamente Brutal!!!!!!!! (Aterragem com ventos cruzados)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Mas isso é um 747, o vento não o leva de qualquer maneira
    E não estavam rajadas de 60 ou 70 kts de certeza!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
      Isso não funciona bem assim na práctica, aliás, a ultima palavra vem sempre do mesmo lado, o facto de poderem ser discutidas as condições/acções não significa que sejam tomadas em conjunto
      O caso mais concreto da aplicação de CRM é precisamente na aterragem!

      Pouco temo antes da aterragem ( 1 minuto +-) o piloto que estiver aos controlos pergunta ao outro se concorda com a aterragem:
      -se disser que sim prossegue normalmente.

      -se disser que não, assume-se que disse que não por algum forte motivo, e o piloto então faz a manobra de abortagem de aterragem.

      Isto permite ganhar tempo, discutir o problema e iniciar nova manobra em total segurança...

      È um procedimento PRATICO obrigatório!
      é um conjunto de procedimentos obrigatórios, muito simples, muito claros, desenvolvidos para aplicação pratica, com vista ao aumento da segurança.

      Informação sobre estes procedimentos está livremente disponível na net.... ( procura CRM )

      NOTA: eu não estou a defender ou acusar a decisão de aterrar manifestada pelos pilotos. Simplesmente acho que ninguém aqui está em condições de opiniar com fundamento sem ter os dados todos.

      PODE de facto ter existido um conjunto de falhas de CRM, de equipamentos de comunicações, ou de pura estupidez por parte da tripulação....

      Mas até se saber em concreto o que se passou é me difícil expressar opinião fundamentada, o que eu sei é que felizmente tudo correu bem ( excepto para o avião)

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
        Mas isso é um 747, o vento não o leva de qualquer maneira
        E não estavam rajadas de 60 ou 70 kts de certeza!

        Pois pois, o pior pesadelo de qualquer piloto são ventos cruzados sobre a pista.

        Toma lá outro no mesmo aeroporto ... Hong Kong

        Japan Airlines Boeing 747 crosswind landing ...

        Comentário


          #64
          Já agora "slides" na aterragem para todos os gostos .



          Crosswind landings

          E saudoso Concorde a abortar uma aterragem por ventos cruzados

          Concorde aborts crosswind landing

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Pois pois, o pior pesadelo de qualquer piloto são ventos cruzados sobre a pista.

            Toma lá outro no mesmo aeroporto ... Hong Kong

            Japan Airlines Boeing 747 crosswind landing ...
            Nesse aeroporto o problema não eram os ventos cruzados, a rota de aproximação era mesmo assim (em curva).

            No entanto acho que esse aeroporto já fechou, ou pelo menos essa pista.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
              Nesse aeroporto o problema não eram os ventos cruzados, a rota de aproximação era mesmo assim (em curva).

              No entanto acho que esse aeroporto já fechou, ou pelo menos essa pista.
              O aeroporto chamava-se Kai Tak, era o aeroporto internacional de Hong Kong mas já fechou há uns anos.

              A aproximação era feita em curva e passava rente a um morro e aos prédios circundantes.



              Editado pela última vez por Jbranco; 05 March 2008, 17:28. Razão: Com imagens percebe-se melhor.

              Comentário


                #67
                Ninguem tem o link dum caça a fazer uma rasante à agua e a levantar uma cortina de agua???

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                  O caso mais concreto da aplicação de CRM é precisamente na aterragem!

                  Pouco temo antes da aterragem ( 1 minuto +-) o piloto que estiver aos controlos pergunta ao outro se concorda com a aterragem:
                  -se disser que sim prossegue normalmente.

                  -se disser que não, assume-se que disse que não por algum forte motivo, e o piloto então faz a manobra de abortagem de aterragem.

                  Isto permite ganhar tempo, discutir o problema e iniciar nova manobra em total segurança...

                  È um procedimento PRATICO obrigatório!
                  é um conjunto de procedimentos obrigatórios, muito simples, muito claros, desenvolvidos para aplicação pratica, com vista ao aumento da segurança.

                  Informação sobre estes procedimentos está livremente disponível na net.... ( procura CRM )

                  NOTA: eu não estou a defender ou acusar a decisão de aterrar manifestada pelos pilotos. Simplesmente acho que ninguém aqui está em condições de opiniar com fundamento sem ter os dados todos.

                  PODE de facto ter existido um conjunto de falhas de CRM, de equipamentos de comunicações, ou de pura estupidez por parte da tripulação....

                  Mas até se saber em concreto o que se passou é me difícil expressar opinião fundamentada, o que eu sei é que felizmente tudo correu bem ( excepto para o avião)
                  A teoria de CRM é uma coisa, o que depois se verifica é outra.

                  Quer o co piloto concorde ou não, se o comandante quiser ir para o chão o avião vai para o chão. Nem é correcto a relação comandante - piloto ser de igual para igual.

                  Se fores ver o metar percebes porque seria sempre arriscado aterrar, alias, podia ter sido bem pior.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    Pois pois, o pior pesadelo de qualquer piloto são ventos cruzados sobre a pista.

                    Toma lá outro no mesmo aeroporto ... Hong Kong

                    Japan Airlines Boeing 747 crosswind landing ...

                    Já comi os videos todos de X wind

                    mas X wind é uma coisa, Gusts/rajadas é outra coisa muito diferente.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

                      OMG

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                        O ano passado numa exposição aeronáutica em Évora, um Airbus da TAP ia fazendo semelhante brincadeira a raspar na pista com a asa. Ficou-se por 2 metros se tanto, mas penso que foi propositado.

                        http://www.youtube.com/watch?v=_dK5VOhKk8s
                        Não sei porquê mas imagino sempre esse piloto a desbundar no cockpit e a dizer "Tomem lá RedBull Air Racers. Se me deixassem, passava com este por baixo da Ponte da Arrábida".

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                          Não sei porquê mas imagino sempre esse piloto a desbundar no cockpit e a dizer "Tomem lá RedBull Air Racers. Se me deixassem, passava com este por baixo da Ponte da Arrábida".
                          Mai nada!!

                          Comentário


                            #73
                            Aqui está o que queria: http://youtube.com/watch?v=UYJTCQAOo7I&feature=related

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                              Isso não é uma cortina de água. Quando o avião se aproxima de MACH 1.0 dá-se um boom sonico (um som tipo explosão que parte vidros a alguma distancia) e da-se uma onda de choque.
                              Esse ai deve de ir perto de mach 1, velocidade na qual se consegue ver o cone sonico (o tal efeito de nuvem em volta do avião).

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                Acho que foi +/- controlado

                                Anda por aí um Cockpit voice recorder e é o o comandante que não estava a voar a dizer olha altura, olha altura fdx!

                                Mas foi bonito, duvido é que para o ano haja mais

                                http://www.youtube.com/watch?v=77vy7f5mkvM
                                Já cá foi discutido, tem algum efeito optico pois a pista é ligeiramente elevada face ao "chão" onde a asa supostamente rapou. Isso já teve muita contorvercia e está mais que provado que foi propositado e controlado. Alem disso gostaria de ver realmente esse vid onde o co-piloto (por sinal outro comandante da TAP mto experiente) que diz isso...é que anda a circular mas na verdade nunca ng vê. Secalhar é pk n existe. (Se existe tenta postar sff, embora duvide)

                                Mas Evora Rulla, em 2005 foi a vez do A330 da Air Luxor :D

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Shark Ver Post
                                  Isso não é uma cortina de água. Quando o avião se aproxima de MACH 1.0 dá-se um boom sonico (um som tipo explosão que parte vidros a alguma distancia) e da-se uma onda de choque.
                                  Esse ai deve de ir perto de mach 1, velocidade na qual se consegue ver o cone sonico (o tal efeito de nuvem em volta do avião).
                                  Ou isso!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                    isso é para meninos.

                                    Ora vê o que faz um alphajet da nossa força aérea

                                    http://youtube.com/watch?v=aVH5HO5Pe2w

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                      isso é para meninos.

                                      Ora vê o que faz um alphajet da nossa força aérea

                                      http://youtube.com/watch?v=aVH5HO5Pe2w

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                        isso é para meninos.

                                        Ora vê o que faz um alphajet da nossa força aérea

                                        http://youtube.com/watch?v=aVH5HO5Pe2w

                                        Bem melhor

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Shark Ver Post
                                          Já cá foi discutido, tem algum efeito optico pois a pista é ligeiramente elevada face ao "chão" onde a asa supostamente rapou. Isso já teve muita contorvercia e está mais que provado que foi propositado e controlado. Alem disso gostaria de ver realmente esse vid onde o co-piloto (por sinal outro comandante da TAP mto experiente) que diz isso...é que anda a circular mas na verdade nunca ng vê. Secalhar é pk n existe. (Se existe tenta postar sff, embora duvide)

                                          Mas Evora Rulla, em 2005 foi a vez do A330 da Air Luxor :D
                                          Tambem nunca o vi e gostava de ver!
                                          Eu estudo no aerodromo de évora e nesse air show estava em Lisboa e só cheguei a tempo de ver o F16 com afterburner mas colegas meus viram ao vivo e ninguem falou em mais de 2 metros.

                                          Não digo que ele não queria fazer aquilo ou que não soubesse o que estava a fazer, longe de mim, mas penso que fez mais do que queria fazer!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                            Tambem nunca o vi e gostava de ver!
                                            Eu estudo no aerodromo de évora e nesse air show estava em Lisboa e só cheguei a tempo de ver o F16 com afterburner mas colegas meus viram ao vivo e ninguem falou em mais de 2 metros.

                                            Não digo que ele não queria fazer aquilo ou que não soubesse o que estava a fazer, longe de mim, mas penso que fez mais do que queria fazer!
                                            estudas o que? tas na AAE? a tirar o curso de piloto de linha aerea?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                              isso é para meninos.

                                              Ora vê o que faz um alphajet da nossa força aérea

                                              http://youtube.com/watch?v=aVH5HO5Pe2w
                                              isso é na base de beja...

                                              bem que razamento...dass

                                              foi por 2 metros...e ele ia mesmo mesmo mesmo depressa.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                                estudas o que? tas na AAE? a tirar o curso de piloto de linha aerea?
                                                afirmativo, a umas escassas semanas de semear o terror pelos ares se assim o INAC quiser

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                  afirmativo, a umas escassas semanas de semear o terror pelos ares se assim o INAC quiser
                                                  boa sorte para o que falta e para a etapa seguinte.. ..ja tens emprego assegurado? Neste momento ha uma grande falta de pilotos nao tanto na europa mas mais na asia..é uma boa altura para tirar o curso..
                                                  o curso de piloto é um sonho para muita gente (como eu) mas tambem muito complicado de se realizar por diversos factores sendo o principal os € necessarios..mas nao desisti da ideia de o poder fazer num futuro proximo

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Tinha q ser uma co-piloto! lol

                                                    SATURDAY'S NEAR-CRASH IN HAMBURG

                                                    24-Year-Old Co-Pilot Made First Landing Attempt

                                                    A young co-pilot steered the Airbus A320 that almost crashed on Saturday while trying to land in heavy wind. The more experienced 39-year-old pilot then took over to abort the landing and take off again.
                                                    The Lufthansa Airbus A320 that almost crashed (more...)while trying to land at Hamburg airport in heavy wind was being steered by the 24-year-old female co-pilot, named only as Maxi J., according to a spokesman for the German Federal Bureau of Aircraft Accidents Investigation.




                                                    Foto: SPIEGEL TV

                                                    Video: SPIEGEL TV




                                                    The subsequent maneuver in which the landing was aborted and the plane quickly took off again for a second attempt was conducted by the more experienced 39-year-old pilot, Oliver A. It's still unclear why the pilot allowed his less experienced colleague to land the plane during the storm. It's not unusual for pilot and co-pilot to swap roles on commercial flights. Usually one of the pilots steers the plane and the other handles communications.
                                                    Co-pilots are subject to the same training standards as captains and have to be able to perform the same tasks. A Lufthansa spokesman declined to comment, saying the investigation into the incident was still taking place.
                                                    The jet with 131 passengers on board was caught by a gust of wind as it came in to land in pouring rain during a heavy storm on Saturday. It tipped and swerved precariously and one of its wings scraped the runway before it took off again. The incident was captured on video.
                                                    Lufthansa said none of the passengers was hurt.
                                                    Pilots' association Cockpit said neither the pilots, air traffic control or Hamburg airport could be blamed for the near crash. "From what is currently known I see no one who is to blame," said cockpit spokesman Markus Kirschneck.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                                      Tinha q ser uma co-piloto! lol

                                                      SATURDAY'S NEAR-CRASH IN HAMBURG

                                                      24-Year-Old Co-Pilot Made First Landing Attempt

                                                      A young co-pilot steered the Airbus A320 that almost crashed on Saturday while trying to land in heavy wind. The more experienced 39-year-old pilot then took over to abort the landing and take off again.
                                                      The Lufthansa Airbus A320 that almost crashed (more...)while trying to land at Hamburg airport in heavy wind was being steered by the 24-year-old female co-pilot, named only as Maxi J., according to a spokesman for the German Federal Bureau of Aircraft Accidents Investigation.





                                                      Foto: SPIEGEL TV




                                                      Video: SPIEGEL TV





                                                      The subsequent maneuver in which the landing was aborted and the plane quickly took off again for a second attempt was conducted by the more experienced 39-year-old pilot, Oliver A. It's still unclear why the pilot allowed his less experienced colleague to land the plane during the storm. It's not unusual for pilot and co-pilot to swap roles on commercial flights. Usually one of the pilots steers the plane and the other handles communications.
                                                      Co-pilots are subject to the same training standards as captains and have to be able to perform the same tasks. A Lufthansa spokesman declined to comment, saying the investigation into the incident was still taking place.
                                                      The jet with 131 passengers on board was caught by a gust of wind as it came in to land in pouring rain during a heavy storm on Saturday. It tipped and swerved precariously and one of its wings scraped the runway before it took off again. The incident was captured on video.
                                                      Lufthansa said none of the passengers was hurt.
                                                      Pilots' association Cockpit said neither the pilots, air traffic control or Hamburg airport could be blamed for the near crash. "From what is currently known I see no one who is to blame," said cockpit spokesman Markus Kirschneck.
                                                      Alguem acredita? ALguma vez uma ou um co piloto aterrava um avião naquelas condições? cheira a esturro para mim

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                                        boa sorte para o que falta e para a etapa seguinte.. ..ja tens emprego assegurado? Neste momento ha uma grande falta de pilotos nao tanto na europa mas mais na asia..é uma boa altura para tirar o curso..
                                                        o curso de piloto é um sonho para muita gente (como eu) mas tambem muito complicado de se realizar por diversos factores sendo o principal os € necessarios..mas nao desisti da ideia de o poder fazer num futuro proximo
                                                        Gracias, tá quase O mercado anda muito bom sim! Tens créditos com periodos de carência de 2 anos! E tens a omni com pos laboral.

                                                        abraço

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X