Poupa-se nisso pa gastares mais em curativos ou pior...
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Eu adoro motos mas como 2º Veiculo, tenho uma honda shadow 750, ou seja tambem não é bom para andar na cidade, mas penso que a hipotese que colocam no texto, a scooter seria realmente muito bom para a maioria das pessoas, é pena em Portugal para conduzir uma 125cc. seja preciso carta de moto.
No artigo existem quanto a mim 2 incorreções: para quem tirar viaverde a portagem é 30% mais barata para as motos, eu sei porque tenho e penso que uma moto tenha que pgar estacionamento na mesma senão é considerado estacionamento ilegal e leva a respectiva multa, lá se vai a suposta poupança
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostEu ando a pensar comprar uma mota como 2º veículo.
Faço cerca de 60 kms diários.
Gasto uns 6€ por dia no transporte.
6€ dá para cerca de 4,5 litros de gasolina.
Alguém conhece alguma mota entre os 500-750cm3 que faça médias nos 4,5 litros?
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mesmo tirando a parte da segurança e ate dos custos, temos de pensar num ano inteiro andar de mota com variaçoes de tempo e variantes ligadas a cada profissao(computador ou outro equipamento especifico) e ve se que nao é para qualquer um. Axo que toda a gente que conheço que tem mota tem um veiculo de 4rodas.
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postmesmo tirando a parte da segurança e ate dos custos, temos de pensar num ano inteiro andar de mota com variaçoes de tempo e variantes ligadas a cada profissao(computador ou outro equipamento especifico) e ve se que nao é para qualquer um. Axo que toda a gente que conheço que tem mota tem um veiculo de 4rodas.
As variantes ligadas a cada profissão: é verdade, mas o que se leva numa pasta leva-se numa mochila... e não vejo assim TANTA gente a transportar mais que uma pasta...
"V"
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Originalmente Colocado por Japh Ver PostAs variações atmosféricas não são problema desde que se tenha equipamento adequado (impermeavel, etc). E para ser franco, o uso da moto nos dias de chuva torna-se mais "gratificante", dado que é nesses dias que mais gente trás o automóvel para o trabalho, com as consequentes filas e acidentes...
As variantes ligadas a cada profissão: é verdade, mas o que se leva numa pasta leva-se numa mochila... e não vejo assim TANTA gente a transportar mais que uma pasta...
"V"
Eu penso comprar uma mota, mas será sempre um veículo secundário, principalmente em dias de chuva. No máximo preciso de transportar documentos A4, numa pequena pasta, mesmo de mota não será um problema.
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Já que falam TAANNNNTTTOOOOOOOO em quedas , apenas digo que moto é só para os apaixonados, eu próprio já sofri um acidente (despiste) que só me salvei por pura sorte, fiquei 3 meses de cama (sim, disse cá para mim que moto, nunca mais ), mas assim que estive de pé, o "bichinho" foi mais forte, ao ponto de nunca mais ter largado uma moto.
Até neste último sábado, estive no track-day que se deu em Braga (Vasco Sameiro), com a minha ZX-10R e acreditem, que ganharam uma pessoa assídua, para o próximo estou lá batidinho ...
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Originalmente Colocado por FON Ver Postx2... ainda ontem se partiu todo um motard contra mim...
Originalmente Colocado por SaPinto Ver Postx3, na 3ª feira tive um acidente com um tipo de moto
o rapaz ficou dorido q.b.
Dois no mesmo tópico?
Se falassem isso num fórum que eu conheço seriam linchados!
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Originalmente Colocado por pensante Ver PostSe eu gastasse 380 euros por mês para ir trabalhar ficaria em casa... que contas são essas?
Se não fossem os meus pais eu teria moto... talvez uma harley.
Mas pronto, vendo as estatísticas (7 vezes mais perigoso) tenho que lhes dar razão.
Concordo com a peça até um certo ponto...
É mais barato e prático andar de moto? é, já o fiz, mas também tem muitos pontos contra, o risco de ter um acidente é exponencialmente superior, principalmente quando andamos entre filas de automóveis, quando chove é uma valente bosta e o risco é brutal.
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Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Postora vamos lá,
os motards que me ajudem a fazer as contas..
fazer 80 Km p/ dia.... maior parte em AE
de mota,, numa Honda CB400 ou similar,,
consumos p/ andar sempre a140 km/h, manutenção, revisões, pneus, seguros
Quem sabe !??!
- consumos (média de 4l)
- seguro (100 euros anual)
- selo (não faço ideia, mas acho que de 500 até 749 paga-se 50 euros, numa 1000 já se incha 100 euros)
- manutenção (rondará os 50 euros, se tanto, a cada 6 mil km´s, se for dos novos modelos, 12 mil ou anualmente)
- pneus (o conjunto, rondará os 75 euros e duram e duram, tenho testemunhos a rondar os 50 mil km´s, o mesmo não pode ser aplicado por uns pneus topo de gama (ex. super-desportiva), porque só o pneu traseiro ronda os 150 euros, alguns mais caros e em alguns casos chegam a durar 3 mil km´s, mas isto é outra história...
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Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Postora vamos lá,
os motards que me ajudem a fazer as contas..
fazer 80 Km p/ dia.... maior parte em AE
de mota,, numa Honda CB400 ou similar,,
consumos p/ andar sempre a140 km/h, manutenção, revisões, pneus, seguros
Quem sabe !??!
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver PostJá que falam TAANNNNTTTOOOOOOOO em quedas , apenas digo que moto é só para os apaixonados, eu próprio já sofri um acidente (despiste) que só me salvei por pura sorte, fiquei 3 meses de cama (sim, disse cá para mim que moto, nunca mais ), mas assim que estive de pé, o "bichinho" foi mais forte, ao ponto de nunca mais ter largado uma moto.
Até neste último sábado, estive no track-day que se deu em Braga (Vasco Sameiro), com a minha ZX-10R e acreditem, que ganharam uma pessoa assídua, para o próximo estou lá batidinho ...
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
Assim por alto:
- consumos (média de 4l)
- seguro (100 euros anual)
- selo (não faço ideia, mas acho que de 500 até 749 paga-se 50 euros, numa 1000 já se incha 100 euros)
- manutenção (rondará os 50 euros, se tanto, a cada 6 mil km´s, se for dos novos modelos, 12 mil ou anualmente)
- pneus (o conjunto, rondará os 75 euros e duram e duram, tenho testemunhos a rondar os 50 mil km´s, o mesmo não pode ser aplicado por uns pneus topo de gama (ex. super-desportiva), porque só o pneu traseiro ronda os 150 euros, alguns mais caros e em alguns casos chegam a durar 3 mil km´s, mas isto é outra história...
50.000km com o mesmo pneu numa moto é utópico, a não ser que seja uma borracha duríssima e perigosíssima, o que duvido que exista para fazer esses km's.
A manutenção é cara. Tão cara como um automóvel.
As correias de distribuição são em maior frequência e são caras.
As embraiagens não duram tanto (conduzindo normalmente).
Os kit's de transmissão são caros (as motos com veio são relativamente caras).
Um conjunto de pneus de 75€ só se forem de baixa qualidade e para uma moto de baixa cilindrada (recordo-me que para uma CB500 o pneu traseiro com medida 130/70 ou 80 custava mais de 100€). E mudava-os de 12 em 12 mil km's.
Uma queda, pequena que seja, implica um gasto enorme e uma imobilização do veículo, coisa que não acontece com um carro na mesma proporção.
Numa moto acima de 250 é difícil fazer médias de 4l andando normalmente.
Tive uma CB500 de 95 que fazia 5.5l de média.
Passei para uma Deauville 650 em 98 que fazia 6.5l.
Não andava depressa.
Tive 2 acidentes em movimento até agora: um com a CB500 com danos materiais (300cts de arranjo por "quase nada") e um com a Deauville, somente com 2500Km. Resultado: vendi a moto, que 3 meses antes me tinha custado 7000€, por 750€ (quadro, carenagens, carter do motor, tampas laterais do motor, baínhas e jantes partidos, além de se ter incendiado), 1 mês em coma, pulmão perfurado por 3 costelas, perna, bacia e mão partidos, lesões no fígado, baço, e no outro pulmão.
E, para o bem ou para o mal, nem me lembro de nada...
Não tenho medo de motos e volta e meia ando numa ou noutra, e na minha relíquia.
Defendo as motos como veículo de paixão e de carácter prático, para quem as possa ter. Agora nem a todos se poderia dar a possibilidade de andar de moto. Nem de carro.
Aliás, o maior "inimigo" das motos é tudo aquilo que tem mais de 2 rodas...
Apesar desta lenga-lenga toda, há sempre uma batalha entre a razão e paixão (mesmo que a razão esteja muitas vezes do mesmo lado...).Editado pela última vez por Whisperdancer; 14 March 2008, 22:58.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostEssas contas não são bem assim.
50.000km com o mesmo pneu numa moto é utópico, a não ser que seja uma borracha duríssima e perigosíssima, o que duvido que exista para fazer esses km's.
Ora bem, com o meu Qualifier RR já ando hã 9.000 km´s e numa ZX-10R, já tive uma Varadero (não me recordo da marca) que lhe meti 20.000 km´s e ainda tinha imenso piso, tenho testemunhos de colegas, com GS500 e chopers, que já fizeram 50.000 km´s com 1 só par , não duvides .
A manutenção é cara. Tão cara como um automóvel.
Errado, só para teres a ideia, a troca de óleo e filtro na minha ZX-10R na Kawasaki Porto, foi de 50 euros.
As correias de distribuição são em maior frequência e são caras.
As embraiagens não duram tanto (conduzindo normalmente).
Os kit's de transmissão são caros (as motos com veio são relativamente caras).
O meu Kit de transmissão(cramalheira/corrente) para a Varadero ficou-me por 70 euros e só foi trocada aos 55.000 km´s da moto.
Um conjunto de pneus de 75€ só se forem de baixa qualidade e para uma moto de baixa cilindrada (recordo-me que para uma CB500 o pneu traseiro com medida 130/70 ou 80 custava mais de 100€). E mudava-os de 12 em 12 mil km's.
Para esses valores, foste bem gamadinho , cheguei a fazer com o BT056 (que equipava a ZX-12R de 2000 a sair da marca) numa CBR 600 F4 15.000 km´s
Uma queda, pequena que seja, implica um gasto enorme e uma imobilização do veículo, coisa que não acontece com um carro na mesma proporção.
Os ligeiros, não sofrem "quedas", mas com gastos enormes, vou ter eu no meu carro, só porque um tipo meteu-se á minha frente na altura que o ia a passar (21.000 euros ), por isso tudo depende.
Numa moto acima de 250 é difícil fazer médias de 4l andando normalmente.
4.2l fazia eu na minha antiga CBR600, a andar normalmente e na minha ZX-10R faço 5.1l, mas raramente passo dos 6l, já na Varadero, não conseguia baixar dos 7l e com a revisão toda feitinha, esta moto é um "cancro" pós consumos.
Tive uma CB500 de 95 que fazia 5.5l de média.
Passei para uma Deauville 650 em 98 que fazia 6.5l.
Não andava depressa.
Tive 2 acidentes em movimento até agora: um com a CB500 com danos materiais (300cts de arranjo por "quase nada") e um com a Deauville, somente com 2500Km. Resultado: vendi a moto, que 3 meses antes me tinha custado 7000€, por 750€ (quadro, carenagens, carter do motor, tampas laterais do motor, baínhas e jantes partidos, além de se ter incendiado), 1 mês em coma, pulmão perfurado por 3 costelas, perna, bacia e mão partidos, lesões no fígado, baço, e no outro pulmão.
E, para o bem ou para o mal, nem me lembro de nada...
Ainda bem que estás aqui entre nós, no entanto, já conheci pessoas, que morreram aos "comandos" de um carro, portanto tudo tem 2 lados.
Não tenho medo de motos e volta e meia ando numa ou noutra, e na minha relíquia.
Defendo as motos como veículo de paixão e de carácter prático, para quem as possa ter. Agora nem a todos se poderia dar a possibilidade de andar de moto. Nem de carro.
Aliás, o maior "inimigo" das motos é tudo aquilo que tem mais de 2 rodas...
O maior inimigo, é o próprio "piloto", contudo os ligeiros não deixam de ser responsáveis por muitas mortes, mas até eles se viram uns contra os outros (ligeiros VS ligeiros).
Apesar desta lenga-lenga toda, há sempre uma batalha entre a razão e paixão (mesmo que a razão esteja muitas vezes do mesmo lado...).
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Originalmente Colocado por pensante Ver Posteu comprei em dez98 uma scooter por 320 contos e vendi-a em março de 99... por 200 contos. nunca mais tive moto, mas gostaria de ter, tirei a carta em 2002
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
......
O que escrevi acerca da manutenção da moto é aquilo que vivi e aquilo que sei por colegas que têm.
Há alguns meses estive mesmo para comprar uma T-Max 500, tendo desistido no último momento devido a um negócio para um carro que entretanto surgiu...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostEu compreendo o teu lado, e acredita que mesmo eu sinto que ao escrever estou a fazer de advogado do diabo (pois defendo sempre as motos).
O que escrevi acerca da manutenção da moto é aquilo que vivi e aquilo que sei por colegas que têm.
Há alguns meses estive mesmo para comprar uma T-Max 500, tendo desistido no último momento devido a um negócio para um carro que entretanto surgiu...
Uma T-max .
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
Hehehehe, eu não estou a defender as motos, foi o que se passou comigo, é o meu testemunho.
Uma T-max .
Cheguei a ir fazer o test drive e aquilo curva e anda mesmo mt bem.
O problema é que para quem é alto, fica com as pernas um bocado dobradas...
Mas dentro daquilo que se costuma chamar "super scooters", é sem dúvida a mais discreta (mais pequena), a mais performante e a que gosto mais.
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Bem, reduz os custos é como quem diz...
Na minha mota ficaria mais caro do que ir num carro, principalmente se for a diesel.
Consumos de 7-7,5, mais de 300 euros para pneus a cada 20.000 kms (na melhor das hipóteses), distribuição (corrente da roda + pinhão de ataque + cremalheira) a cada 30-40.000 kms, manutenção mais regular com algumas peças caras (pastilhas por exemplo)...
Só se torna mais barato se for uma coisa tipo 125cc a 4 tempos, com consumos baixinhos e peças mais baratinhas.
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4.2l fazia eu na minha antiga CBR600, a andar normalmente e na minha ZX-10R faço 5.1l, mas raramente passo dos 6l, já na Varadero, não conseguia baixar dos 7l e com a revisão toda feitinha, esta moto é um "cancro" pós consumos.
5,1 Litros na ZX-10R também é engraçado...
Ou tu andaste a calcular mal as médias, ou tens uma condução muuuiiiitttoooo calma, tipo andar a menos de 80 km/h.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostDesculpa lá, mas eu tive uma cbr600F2 e fazer médias de 4,2 é para rir...
5,1 Litros na ZX-10R também é engraçado...
Ou tu andaste a calcular mal as médias, ou tens uma condução muuuiiiitttoooo calma, tipo andar a menos de 80 km/h.
É só fazer as contas, 350km´s para 1 depósito na cbr 600f4 (17 litros o depósito) e ainda consegui chegar ás bombas...
300 km´s para 1 depósito na ZX-10R (17 litros o depósito)...
Não interessa a condução, aliás até estamos a fazer as contas por baixo, para um menor gasto (foi a pastar a 100km/hr, com arranques e acelarações muitoooo suaves, mas tendo em conta as motos ).
Um amigo tem uma CBR 600 F4i (apartir de 2001, já de injecção e ele não consegue fazer menos de 6l ).
Se te disser que num ibiza TDI se pode fazer MÉDIAS de 11l, secalhar achas barrete, mas o que interessa é que se consegue fazer...
Até te dou mais exemplos: BMW 320i Touring: 8.5l
: S2000 : 9l
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