Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Vá trabalhar de mota e reduza as despesas mensais para um terço"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
    Eu ando a pensar comprar uma mota como 2º veículo.

    Faço cerca de 60 kms diários.

    Gasto uns 6€ por dia no transporte.

    6€ dá para cerca de 4,5 litros de gasolina.

    Alguém conhece alguma mota entre os 500-750cm3 que faça médias nos 4,5 litros?

    CB 500

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
      Esta análise está muito bonita, mas falta-lhe um factor importantíssimo: a amortização da mota.
      Como, na esmagadora maioria dos casos, a mota não substitui completamente o carro, a pessoa que tomar a decisão de passar a andar de mota, vai ter que a comprar. Ao custo da compra acresce o seguro, selo, revisões, etc.. Estes valores têm que ser distribuídos ao longo da vida útil do veículo, para que as contas sejam realmente bem feitas. Não digo que deixe de valer a pena andar de mota, mas são factores que têm que ser pensados, antes de se tomar uma decisão.
      No carro também tem que se contar com essa amortização, e numa moto utilitária esses valores não são assim tão altos..

      ex: tenho um scooter 200cc, uma revisão fica em 50€ na oficina da marca, a minha fiat strada 1.9jtd já fica em 200€, mesmo contando que no tempo em que levo a fazer uma revisão na fiat faço 3 na scooter, o saldo ainda é positivo.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Japh Ver Post
        As variações atmosféricas não são problema desde que se tenha equipamento adequado (impermeavel, etc). E para ser franco, o uso da moto nos dias de chuva torna-se mais "gratificante", dado que é nesses dias que mais gente trás o automóvel para o trabalho, com as consequentes filas e acidentes...

        As variantes ligadas a cada profissão: é verdade, mas o que se leva numa pasta leva-se numa mochila... e não vejo assim TANTA gente a transportar mais que uma pasta...

        "V"
        Ou num Top-Case..

        E se for uma scooter existe sempre uma arrumação bem jeitosa debaixo do banco..

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
          Basta viveres em Cascais e trabalhares em Lisboa, facilmente gastas 380eur para ir trabalhar, se viveres no centro de Lx, claro que não gastas estes valores.


          Concordo com a peça até um certo ponto...

          É mais barato e prático andar de moto? é, já o fiz, mas também tem muitos pontos contra, o risco de ter um acidente é exponencialmente superior, principalmente quando andamos entre filas de automóveis, quando chove é uma valente bosta e o risco é brutal.
          É superior.. mas exponencialmente é um exagero...

          Tendo juízo, e practicando algo chamado condução defensiva consegue-se reduzir esse risco consideravelmente

          A maioria de acidentes de moto que acontecem por culpa dos motociclistas é quase sempre por estafetas (porque exageram) e em novatos que se esquecem que as grandes bombas que compraram não vêm com kit de unhas e depois é o que se vê..

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
            Essas contas não são bem assim.
            50.000km com o mesmo pneu numa moto é utópico, a não ser que seja uma borracha duríssima e perigosíssima, o que duvido que exista para fazer esses km's.
            A manutenção é cara. Tão cara como um automóvel.
            As correias de distribuição são em maior frequência e são caras.
            As embraiagens não duram tanto (conduzindo normalmente).
            Os kit's de transmissão são caros (as motos com veio são relativamente caras).
            Um conjunto de pneus de 75€ só se forem de baixa qualidade e para uma moto de baixa cilindrada (recordo-me que para uma CB500 o pneu traseiro com medida 130/70 ou 80 custava mais de 100€). E mudava-os de 12 em 12 mil km's.
            Uma queda, pequena que seja, implica um gasto enorme e uma imobilização do veículo, coisa que não acontece com um carro na mesma proporção.
            Numa moto acima de 250 é difícil fazer médias de 4l andando normalmente.
            Tive uma CB500 de 95 que fazia 5.5l de média.
            Passei para uma Deauville 650 em 98 que fazia 6.5l.
            Não andava depressa.
            Tive 2 acidentes em movimento até agora: um com a CB500 com danos materiais (300cts de arranjo por "quase nada") e um com a Deauville, somente com 2500Km. Resultado: vendi a moto, que 3 meses antes me tinha custado 7000€, por 750€ (quadro, carenagens, carter do motor, tampas laterais do motor, baínhas e jantes partidos, além de se ter incendiado), 1 mês em coma, pulmão perfurado por 3 costelas, perna, bacia e mão partidos, lesões no fígado, baço, e no outro pulmão.

            E, para o bem ou para o mal, nem me lembro de nada...

            Não tenho medo de motos e volta e meia ando numa ou noutra, e na minha relíquia.
            Defendo as motos como veículo de paixão e de carácter prático, para quem as possa ter. Agora nem a todos se poderia dar a possibilidade de andar de moto. Nem de carro.

            Aliás, o maior "inimigo" das motos é tudo aquilo que tem mais de 2 rodas...

            Apesar desta lenga-lenga toda, há sempre uma batalha entre a razão e paixão (mesmo que a razão esteja muitas vezes do mesmo lado...).
            Acho que estão a generalizar os gastos com uma moto..

            Tal como nos carros existem modelos cuja manutenção é mais exigente e consequentemente cara (CBR's, GSX-R's, etc), e outras que é mais económico..

            Para haver justiça digam-me quanto é o seguro e manutenção de um carro que tenha as performances de uma 1000 desportiva??

            E depois digam-me qual é o carro que tem revisões de 50€ e gasta 3L/3,5L aos 100

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Spifff Ver Post
              Para haver justiça digam-me quanto é o seguro e manutenção de um carro que tenha as performances de uma 1000 desportiva??

              E depois digam-me qual é o carro que tem revisões de 50€ e gasta 3L/3,5L aos 100
              mas o carro leva mais gente, e o dono da mota vai ter praticamente obrigação de ter um carro na mesma, por isso não adianta andar a comparar esses valores.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                mas o carro leva mais gente, e o dono da mota vai ter praticamente obrigação de ter um carro na mesma, por isso não adianta andar a comparar esses valores.
                Se estivermos a falar de 0-100 em 4s e vel. máx de 300kms, tamos a falar de ferraris e outros que tais...

                que eu saiba esses carros normalmente são de 2 lugares, levas mais gente na mala??

                Este ponto de vista já não é tão despropositado

                Já para não falar que em todos os dias que faço a IC19 não me lembro de ver um carro com mais de 2 pessoas... bem talvez as carrinhas das obras...

                Posso é concordar que ter uma 1000 desportiva como único meio de transporte é complicado, mas olha que conheço uns quantos que o fazem

                Mas acho que ninguem que tenha um ferrari (ou similar) o usa como carro do dia-a-dia (excluindo jogadores de futebol)

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Spifff Ver Post
                  Se estivermos a falar de 0-100 em 4s e vel. máx de 300kms, tamos a falar de ferraris e outros que tais...

                  que eu saiba esses carros normalmente são de 2 lugares, levas mais gente na mala??

                  Este ponto de vista já não é tão despropositado

                  Já para não falar que em todos os dias que faço a IC19 não me lembro de ver um carro com mais de 2 pessoas... bem talvez as carrinhas das obras...

                  Posso é concordar que ter uma 1000 desportiva como único meio de transporte é complicado, mas olha que conheço uns quantos que o fazem

                  Mas acho que ninguem que tenha um ferrari (ou similar) o usa como carro do dia-a-dia (excluindo jogadores de futebol)

                  concordo contigo a 100%.

                  Todos os dias quando vou para a universidade, apanho uma resma de transito compacto e arrisco-me a dizer que 40% dos carros só têm 1 pessoa, 50% têm 2 , e os restantes 10% é que têm mais.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                    No meu caso também não seria viável.

                    Venho eu e o meu marido no mesmo carro de Mafra para Lisboa. Substituir isto por duas motas ou uma mota e um carro seria inútil!
                    Lol na mota cabem 2, se vêm os 2 no mesmo carro podem vir os 2 na mesma mota, em relação á chuva uma pessoa molha-se menos de mota com um bom equipamento, do que de carro se tiver que os estacionar á chuva e abrir o chapeu-de chuva para ir para o seu destino.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                      Lol na mota cabem 2, se vêm os 2 no mesmo carro podem vir os 2 na mesma mota, em relação á chuva uma pessoa molha-se menos de mota com um bom equipamento, do que de carro se tiver que os estacionar á chuva e abrir o chapeu-de chuva para ir para o seu destino.
                      É verdade!!!

                      Qd eu andava de mota chegava a gozar com os meus amigos q eles estavam mais molhados q eu!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                        Lol na mota cabem 2, se vêm os 2 no mesmo carro podem vir os 2 na mesma mota, em relação á chuva uma pessoa molha-se menos de mota com um bom equipamento, do que de carro se tiver que os estacionar á chuva e abrir o chapeu-de chuva para ir para o seu destino.
                        Esqueceste-te de contabilizar que para vir de mota teríamos que tirar a carta de mota, que comprar a mota e era mais um seguro, mais um veículo com revisões, mais capacetes*2, mais o equipamento*2, enquanto que o carro ficaria parado em casa.

                        Fica carote!

                        Além disso não demoro tanto tempo assim a chegar ao emprego que justifique comprar a mota.
                        Editado pela última vez por MrsX; 16 April 2008, 09:20.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          concordo contigo a 100%.

                          Todos os dias quando vou para a universidade, apanho uma resma de transito compacto e arrisco-me a dizer que 40% dos carros só têm 1 pessoa, 50% têm 2 , e os restantes 10% é que têm mais.
                          e quantas pessoas de mota é que têm um carro parado em casa, mas que também paga seguro, manutenção, prestação, etc?

                          Comentário


                            Eu preferiria ter carro parado em casa, menos bom do que aquilo que poderia ser e assim sobrar € para comprar a mota, pagar seguro (manutenção é pouca pois se andar maioritariamente de mota não gasto no carro) e assim manter a minha sanidade mental....

                            São opções. Quem não gosta não anda de mota, quem gosta anda, tão simples quanto isto...

                            Comentário


                              Só não ando mais de moto porque tenho de levar o filho à escola todos os dias...

                              Em relação a acidentes, tenho moto desde os 16 anos e aos 42 ainda estou de boa saúde.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por NunoS Ver Post
                                São opções. Quem não gosta não anda de mota, quem gosta anda, tão simples quanto isto...
                                Não é bem assim, eu só não ando de mota porque estou debaixo do tecto dos meus pais...

                                Comentário


                                  LOL Pronto. Há excepções...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                                    Não é bem assim, eu só não ando de mota porque estou debaixo do tecto dos meus pais...
                                    Ás vezes somos nós que temos que educar os nossos pais
                                    Os meus pais sempre me disseram que me ajudavam no que pudessem para eu comprar o meu 1º carro mas que nunca me emprestavam sequer dinheiro para comprar uma moto e assim foi...Mas ainda debaixo do tecto deles comprei a moto apesar do desgosto deles e lá aguentaram

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X