Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Marinho Pinto - Novo ataque ao poder Judicial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mas ele toca em que ferida? Eu sou advogado e o que ele diz não faz o minimo sentido. Não me afecta minimamente, nem no exercicio da minha profissão, nem no dinheiro que vou ganhar.

    Viu-se ontem que ele está a falar para a população, e de certeza que depois de ser bastonário, vamos vê-lo a concorrer a cargos publicos...

    É normal que os advogados estejam descontentes, ele não os está, nem os quer, servir

    Comentário


      Duas das medidas propostas por MP com que concordo em absoluto:

      - Proibição de advogados com o cargo de deputado poderem exercer advocacia. Devem suspender a sua carteira profissional durante os mandatos na AR.

      - Eliminação do privilegio de preferência dos advogados e solicitadores nos organismos públicos.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Iuri: Há algum abuso no uso dessa "preferência" por parte de alguns advogados.
        A educação e civismo vêm da educação familiar, não é dada por um canudo ou com uma inscrição na OA, se há muitos que os usam correctamente outros nem por isso.

        No entanto aqui não estou muito de acordo com o MP, apesar destes abusos, a preferência quando bem utilizada seria benéfica.
        Não é justo que, por causa de alguns abusos, esse direito seja abolido!
        Imaginando um advogado que trabalhe na área do Direito Tributário (ramo do direito que exige, para uma boa defesa do contribuinte, a consulta dos processos nas repartições públicas) passaria a vida nas filas de atendimento.
        Este direito tem, como TUDO NA VIDA, que ser gerido com bom senso e moderação e obviamente que, em última instância são os funcionários que decidem se dão preferência ou não.
        Agora - insisto - a linguagem que ontem o Bastonário utilizou colocou em crise muitos advogados que dão o litro para trabalhar, que mal têm tempo para a sua vida pessoal, quanto mais estarem horas numa fila de atendimento... É que nem todos os advogados têm funcionários externos que lhes podem fazer esse trabalho, mas, claro, o senhor Bastonário ignora isso.

        Se eu tivesse um assunto que envolvesse conservatórias ou serviços de finanças, que exigisse conhecimentos jurídicos, contrataria um advogado e obviamente que me agradaria que ele tratasse do assunto sem grande demora. Acontece que esse advogado pode ter dezenas dessas solicitações por semana...

        O Bastonário é - repito - um populista, um pseudo tablóide e omite escandalosamente aspectos do exercício da advocacia com o objectivo de agradar o público em geral, impressionando.
        Tem um estilo (tosco), mas sobejamente conhecido, de se vitimizar, entronizar e atacar...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Duas das medidas propostas por MP com que concordo em absoluto:

          1) - Proibição de advogados com o cargo de deputado poderem exercer advocacia. Devem suspender a sua carteira profissional durante os mandatos na AR.

          2) - Eliminação do privilegio de preferência dos advogados e solicitadores nos organismos públicos.
          1) Para isso quaisquer outros deputados com outras quaisquer profissões também teriam de deixar de exercer a sua profissão original. Senão era altamente discriminatório.

          2) Concordo. Mas através da criação de gabinetes próprios para os receber. Eles têm uma utilização intensiva dos serviços públicos que o comum cidadão não tem e prestam serviços e múltiplos cidadãos/ empresas. Necessitam de forma premente de um atendimento preferencial. Não concordo é que conflitue com o atendimento ao cidadão. Daí a que haver um atendimento específico para a classe fosse o mais benéfico.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            - Proibição de advogados com o cargo de deputado poderem exercer advocacia. Devem suspender a sua carteira profissional durante os mandatos na AR.
            Isso tou de acordo. Acho ridiculo um deputado poder exercer outra profissão ao mesmo tempo, seja ele qual for.

            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            - Eliminação do privilegio de preferência dos advogados e solicitadores nos organismos públicos.
            Como disse antes, não acho que devia eliminar esse privilegio desde que é utilizado na forma que era intencionado(ajuda na expidiação de processos).

            O que acho que devia acontecer é uma restruturação dessa sistema que obriga os advogados e solicitadores de utilizar esse privilegio APENAS em assuntos oficiais, o que não é o caso actualmente.

            Comentário


              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
              1) Para isso quaisquer outros deputados com outras quaisquer profissões também teriam de deixar de exercer a sua profissão original. Senão era altamente discriminatório.
              Para mim, na boa Se es eleito deputado, devias exercer apenas esse cargo.

              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
              2) Concordo. Mas através da criação de gabinetes próprios para os receber. Eles têm uma utilização intensiva dos serviços públicos que o comum cidadão não tem e prestam serviços e múltiplos cidadãos/ empresas. Necessitam de forma premente de um atendimento preferencial. Não concordo é que conflitue com o atendimento ao cidadão. Daí a que haver um atendimento específico para a classe fosse o mais benéfico.
              Exacto. Também podiam simplesmente criar uma 2ª fila apenas para advogados e solicitadores, como a fila da 1ª classe num aeroporto. Isso já resolvia um bocado desse assunto.

              Comentário


                Iuri: concordo contigo.
                Ele que tanto se preocupa com os advogados mais "pequenos" e com os mais novos, com esta medida foi quem mais prejudicou - pequenos escritórios ou individuais.
                Os grandes escritórios lá terão alguém que faça o serviço externo ou um estagiário para "morrer" nas filas.

                Os funcionários não controlam nada, até porque não estão depois para ter que se chatear com o advogado numa discussão sem fim, reclamação, etc. Mal por mal que reclame o povo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                  ...

                  2) Concordo. Mas através da criação de gabinetes próprios para os receber. Eles têm uma utilização intensiva dos serviços públicos que o comum cidadão não tem e prestam serviços e múltiplos cidadãos/ empresas. Necessitam de forma premente de um atendimento preferencial. Não concordo é que conflitue com o atendimento ao cidadão. Daí a que haver um atendimento específico para a classe fosse o mais benéfico.

                  Pode ser que algum advogado do fórum apresente essa proposta ao bastonário

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                    As pessoas esquecem-se que os advogados estão no exercício da sua profissão. Estão lá naquele dia e talvez no dia seguinte, a tratar de assuntos de clientes. Não é justo que nestas condições fique na fila.


                    Então se o meu chefe:

                    me mandar ir buscar um bolo ao café...
                    me mandar ir tirar cópias á Staples...
                    me mandar ir comprar papel higiénico ao modelo...


                    Como estou em trabalho devo passar á frente das pessoas que estão lá????

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Iuri: concordo contigo.
                      Ele que tanto se preocupa com os advogados mais "pequenos" e com os mais novos, com esta medida foi quem mais prejudicou - pequenos escritórios ou individuais.
                      Os grandes escritórios lá terão alguém que faça o serviço externo ou um estagiário para "morrer" nas filas.

                      Os funcionários não controlam nada, até porque não estão depois para ter que se chatear com o advogado numa discussão sem fim, reclamação, etc. Mal por mal que reclame o povo.
                      É verdade! É impressionante, um individuo que se promoveu defendendo os advogados pequenos vem agora querer arruiná-los...
                      É um oportunista. É, aliás, um individuo com um ego do tamanho de um carro de bois, que gosta de ser aclamado... é o Justiceiro que não tem medo do sistema...
                      Mas convém não esquecer que, sob a capa (toga) do advogado Marinho Pinto, está um simples jornalista.

                      O que vem a propósito com a proibição da cumulação de funções. Concordo inteiramente com a proibição do advogado ser ao mesmo tempo deputado. Acho mesmo muito bem! Mas já não compreendo que o mesmo se não aplique às restantes profissões... (ah... já sei! É porque a maioria dos deputados são advogados.... hummmmm).

                      Entretanto, estive a ver a proposta de alteração dos Estatutos da OA (aquilo que ontem não chegou a ser discutido, por causa da jornalista tablóide) e constatei que de facto foi abolido o direito de atendimento preferencial...!

                      VER-GO-NHO-SO!!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post


                        Então se o meu chefe:

                        me mandar ir buscar um bolo ao café...
                        me mandar ir tirar cópias á Staples...
                        me mandar ir comprar papel higiénico ao modelo...


                        Como estou em trabalho devo passar á frente das pessoas que estão lá????

                        Misturaste alhos com bogalhos...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                          Misturaste alhos com bogalhos...

                          Claro que sim...


                          Os advogados quando trabalham trabalham, eu quando trabalho já não trabalho...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post

                            2) Concordo. Mas através da criação de gabinetes próprios para os receber. Eles têm uma utilização intensiva dos serviços públicos que o comum cidadão não tem e prestam serviços e múltiplos cidadãos/ empresas. Necessitam de forma premente de um atendimento preferencial. Não concordo é que conflitue com o atendimento ao cidadão. Daí a que haver um atendimento específico para a classe fosse o mais benéfico.
                            Algumas repartições públicas já têm esse sistema (por exemplo no SEF).
                            O problema é que, depois desta bastonada, dificilmente o Estado se vai preocupar com a criação deste sistema...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                              É verdade! É impressionante, um individuo que se promoveu defendendo os advogados pequenos vem agora querer arruiná-los...
                              Foi precisamente isso que ao almoço um advogado (desses que não pertencem a uma das grandes sociedades de advogados) me disse.

                              Comentário


                                - Proibição de advogados com o cargo de deputado poderem exercer advocacia. Devem suspender a sua carteira profissional durante os mandatos na AR.
                                Eles em geral já fazem isso. Mas não é pelo facto de deixarem de ter a carteira activa que as ligações entre os deputados e escritórios deixam de existir. A única forma seria proibir um advogado de ser deputado - medida manifestamente inconstitucional. A lei já prevê mecanismos para evitar conflitos de interesse; simplesmente não são aplicados por falha interna da Assembleia da República.

                                - Eliminação do privilegio de preferência dos advogados e solicitadores nos organismos públicos.
                                [/QUOTE]

                                Os advogados apenas podem fazer isso quando vão no exercício da sua profissão tratar de assuntos profissionais. E tem toda a razão por um motivo simples: quando um advogado tem, numa manhã, que ir às Finanças, ACT, uma Câmara, Registos Prediais e afins para ter durante a tarde uma reunião, tem todo o sentido que tenha acesso preferencial em relação a uma pessoa que vai lá uma vez por ano tratar de uns assuntos pessoais. Uma vez fiz uma imougnação pauliana e tinha que ir três vezes por semana ao registo predial e às finanças pedir documentação e informações. Se esperasse na fila de cada vez não trabalhava no caso.

                                Quanto ao Marinho Pinto, apenas digo uma coisa: Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras aos outros. Esperem pelos próximos desenvolvimentos que ainda vai dar muito que falar.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                  Claro que sim...


                                  Os advogados quando trabalham trabalham, eu quando trabalho já não trabalho...
                                  Olha meu caro. A discussão que pretendes alimentar é, na minha opinião e com o devido respeito, absolutamente fútil.
                                  Poderia estar aqui toda a tarde a explicar-te a relevância histórica da advocacia, bem assim mostrar-te (exemplificando) a importância para a sociedade e para o funcionamento das instituições que o advogado tem, mas pode ser cansativo.
                                  O facto de haver maçãs podres ou mesmo alguns (muitos) que desprestigiam a função não significa que todos (os outros - os que não se revêem neste tipo de comportamento) devam ser prejudicados.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                    É verdade! É impressionante, um individuo que se promoveu defendendo os advogados pequenos vem agora querer arruiná-los...
                                    É um oportunista. É, aliás, um individuo com um ego do tamanho de um carro de bois, que gosta de ser aclamado... é o Justiceiro que não tem medo do sistema...
                                    Mas convém não esquecer que, sob a capa (toga) do advogado Marinho Pinto, está um simples jornalista.

                                    O que vem a propósito com a proibição da cumulação de funções. Concordo inteiramente com a proibição do advogado ser ao mesmo tempo deputado. Acho mesmo muito bem! Mas já não compreendo que o mesmo se não aplique às restantes profissões... (ah... já sei! É porque a maioria dos deputados são advogados.... hummmmm).

                                    Entretanto, estive a ver a proposta de alteração dos Estatutos da OA (aquilo que ontem não chegou a ser discutido, por causa da jornalista tablóide) e constatei que de facto foi abolido o direito de atendimento preferencial...!

                                    VER-GO-NHO-SO!!!
                                    Se um deputado não pode ser sócio de uma empresa que tenha relações com o Estado, seja como cliente ou fornecedor ou atravez de subsidios, porque razão os advogados poderão exercer a sua profissão em paralelo, visto terem intervenção directa na legislação produzida assim com tem acesso a informação privilegiada, que poderá beneficiar algum dos seus clientes?

                                    Por isso concordo plenamente da incompatibilidade da função de deputado com a de advogado.

                                    Quanto ao atendimento em locais públicos, ao criar uma zona de atendimento privilegiado, esta-se a retirar uma pessoa do atendimento ao publico em geral, aumentando assim os tempos de espera.
                                    Todos nós temos de perder tempo nas filas das repartições publicas, muitas vezes á custa do nosso emprego e eles não o podem fazer?
                                    Se não podem esperar, arranjem tarefeiros para essas tarefas.
                                    Enquanto eles estão a ser pagos para isso, o cidadão comum está a perder dinheiro durante o tempo que está á espera, por isso é imoral que uns sejam beneficiados em deterimento dos outros todos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                      Olha meu caro. A discussão que pretendes alimentar é, na minha opinião e com o devido respeito, absolutamente fútil.
                                      Poderia estar aqui toda a tarde a explicar-te a relevância histórica da advocacia, bem assim mostrar-te (exemplificando) a importância para a sociedade e para o funcionamento das instituições que o advogado tem, mas pode ser cansativo.
                                      O facto de haver maçãs podres ou mesmo alguns (muitos) que desprestigiam a função não significa que todos (os outros - os que não se revêem neste tipo de comportamento) devam ser prejudicados.

                                      Claro que sim, vocês são mais que qualquer outro porque trabalham..


                                      Mas uma mulher a dias não tem o mesmo tratamento se tiver de ir várias vezes comprar o pão para os patrões, ou produtos de limpeza da casa.

                                      Vocês são importantes para o país, mas o resto do povo não..

                                      Só porque alguém limpa uma casa, ou vai ao café porque o patrão mandou é diferente.


                                      Vocês são grandes, o resto são pequenos...


                                      Quero lá saber que têm de ir 2, 3 , ou 4 vezes a qualquer lado... é o vosso trabalho, desamerdem-se sem interferir com o resto das pessoas que está á horas e horas na fila
                                      ...


                                      O pessoal das entregas também está a trabalhar, tem de estacionar MAL, e não vejo ninguém a defender isso....

                                      Comentário


                                        Tens noção que escrever a vermelho é normalmente entendido como um insulto?

                                        Comentário


                                          Bom, até parece que os únicos profissionais que vão às repartições são os advogados...
                                          E as milhares de pessoas que trabalham para as empresas que têm de ir às repartições e ficam à seca?
                                          Essas não contam?
                                          Ou é só o zé ou a maria da esquina que vai a uma repartição tratar do seu problema pessoal?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                            Claro que sim, vocês são mais que qualquer outro porque trabalham..


                                            Mas uma mulher a dias não tem o mesmo tratamento se tiver de ir várias vezes comprar o pão para os patrões, ou produtos de limpeza da casa.

                                            Vocês são importantes para o país, mas o resto do povo não..

                                            Só porque alguém limpa uma casa, ou vai ao café porque o patrão mandou é diferente.


                                            Vocês são grandes, o resto são pequenos...


                                            Quero lá saber que têm de ir 2, 3 , ou 4 vezes a qualquer lado... é o vosso trabalho, desamerdem-se sem interferir com o resto das pessoas que está á horas e horas na fila...


                                            O pessoal das entregas também está a trabalhar, tem de estacionar MAL, e não vejo ninguém a defender isso....
                                            A proxima vez que fores a um escritorio e o advogado te pedir o dobro do preço porque demora o dobro do tempo, vamos ver se não mudas a maneira de pensar...

                                            Comentário


                                              Dá ideia que há muita gente com complexo de inferioridade em relação a advogados.

                                              Eu sou economista e sinto-me muito bem com isso. Até sei fazer contas!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Foi precisamente isso que ao almoço um advogado (desses que não pertencem a uma das grandes sociedades de advogados) me disse.
                                                Isso é verdade, eu trabalho numa grande sociedade (da elite de lisboa)
                                                e essas medidas não me afectam minimamente...Aliás podia nem saber quem é o bastonário...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                  A proxima vez que fores a um escritorio e o advogado te pedir o dobro do preço porque demora o dobro do tempo, vamos ver se não mudas a maneira de pensar...

                                                  Afinal estão a zelar pelo povo...

                                                  Comentário


                                                    Mas op bastonário só diz *****.

                                                    No outro dia, na conferência da ASAP defendia que as sociedades pagassem 15% em anuidades aos advogados que saissem... Não faz o minimo sentido, muitos podiam nunca mais trabalhar.

                                                    Outra coisa que me irritou ontem, foi o Bastonário a dizer que os estagiários não recebem e tal... Nós pagamos quase 2000€ aos recem licenciados...
                                                    Somos uma minoria mas ele nem se informa, é um demagogo puro...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                                      Afinal estão a zelar pelo povo...
                                                      Não, é para nós que vamos às conservatórias...Santa ignorancia...

                                                      Comentário


                                                        Se alguma vez precisares de um advogado e ele te cobrar o tempo que esteve na fila e que perdeu em detrimento de outras centenas de afazeres que tem no escritório (sim, porque um advogado não é um tarefeiro, ou moço de recados, vai aos serviços públicos no âmbito de um mandato), lembra-te do que aqui escreveste.

                                                        Não confundam o advogado que ilegalmente invoca a qualidade no âmbito de assuntos pessoais com o advogado que pede tratamento preferencial no âmbito de uma relação de mandato!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                                          Afinal estão a zelar pelo povo...
                                                          Presume-se que fazem um trabalho útil à sociedade, caso contrário porque não acabar com a profissão?

                                                          OT: A propósito de acabar com a profissão... O que são mil advogados no fundo do Mar? É um bom começo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                            Não, é para nós que vamos às conservatórias...Santa ignorancia...

                                                            Claro que não vais por ti, tu nem recebes por isso nem nada...


                                                            É um pássaro...

                                                            É um avião..

                                                            NÃO, É O SR. ADVOGADO

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Presume-se que fazem um trabalho útil à sociedade, caso contrário porque não acabar com a profissão?

                                                              OT: A propósito de acabar com a profissão... O que são mil advogados no fundo do Mar? É um bom começo.

                                                              Todos os trabalhos são úteis á sociedade... isso é demagogia.


                                                              O pessoal das entregas também o é, e não vejo ninguém a defender que possam estacionar mal...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X