Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Onde é que se fala o português mais correcto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por eu Ver Post


    Onde "velho" (som:"vélho") é lido como som:"vãalho"
    Esse pessoal de Lisboa que conheces não anda bem

    Comentário


      #32
      Coimbra!

      Lisboa também tem sotaque semelhante, "limpo", excepto a situação já referida do "vâalho", "vermâalho", "coâalho", etc.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
        Coimbra!

        Lisboa também tem sotaque semelhante, "limpo", excepto a situação já referida do "vâalho", "vermâalho", "coâalho", etc.
        Riu em vez de rio e por aí fora...E gostam muito de comer a última letra,caso seja vogal,das palavras...Mas continuo a dizer que este tópico é nonsense...

        Comentário


          #34
          Acham que é em Lisbôa????

          Comentário


            #35
            numa qualquer taberna típica deste país...

            Comentário


              #36
              Creio que os dez anos do Ciberdúvidas, ainda há pouco celebrados, já permitem ver que a norma evolui de facto. A forma com a vogal fechada, isto é, "coêlho", era — e ainda é — considerada como mais corre(c)ta, porque era esse o timbre vocálico mais antigo. No entanto, em muitos diale(c)tos portugueses, há a tendência para ditongar essa vogal como um "âi" antes de uma consoante palatal: "coâilho" (coelho), "tâinho" (tenho), "cervâija" (cerveja), "fâicha" (fecha). Na fala lisboeta, que é tida como padrão (por muito controversa que seja esta perspectiva), o referido ditongo passa outra a vez a vogal, mas desta vez como o primeiro "â" de tâmara; temos assim "coâlho" e "tânho".

              Que juízo normativo se pode aqui produzir? Durante muito procurou-se identificar uma única pronúncia corre(c)ta para cada palavra. Contudo, a expansão das línguas europeias acarretou a diversidade no espaço e a afirmação de normas locais. Por exemplo, no espaço de língua inglesa, contrapôs-se à norma da corte de Londres a norma criada nos Estados Unidos; no Brasil, nasceu um padrão lingu[ü]ístico que se diferenciava do padrão de Portugal. A consciência destes fa(c)tos levou também a encarar a variação de outra maneira e a falar em normas locais, respeitando-se mais as características diale(c)tais. Esta situação é notória no domínio da pronúncia, e em países como o Reino Unido já se admitem locutores que, dentro de certos limites, muitas vezes não explícitos, mantêm a pronúncia regional.

              A(c)tualmente em Portugal, pode-se dizer com alguma segurança que a pronúncia com e fechado, "coêlho", é a mais marcada, ou seja, é uma pronúncia tida como conservadora e como não característica do padrão linguístico. Mas em 1911, quando se avançou com a reforma ortográfica que procurou dar coerência à escrita do português, seguiram-se critérios etimológicos e de prestígio diale(c)tal que impediram formas como "coailho" e "cervaija" de chegarem à grafia.

              Tudo isto não significa que hoje tenhamos de ver a pronúncia mais moderna como um sinal de irremediável decadência da língua, nem que, porque é moderna, a tenhamos de adoptar cegamente. Se a intercompreensão é possível, se toda gente percebe que "coêlho", "coâilho" e "coâlho" são todas maneiras de pronunciar a mesma palavra, qual é a necessidade de escolher apenas uma como corre(c)ta? Considero, portanto, que estamos numa fase de transição, e que as três pronúncias de coelho são por enquanto aceitáveis.

              http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=20759

              Comentário


                #37
                Zona litoral centro mais próximo de Coimbra...

                Tenho uma experiência engraçada sobre este facto...

                Aqui há uns anos vinha de comboio e no banco em minha frente duas espanholas e ao meu lado um alentejano...

                As espanholas falavam connosco e eu respondia e elas ficavam a olhar e depois o alentejano falava e elas compreendiam...

                No final diziam-me...

                Hablas mui bem Português no te entendo...

                e eu respondi que também o nosso país embora pequenininho tem muitos sotaques e que aqui na região centro Litoral... é onde existe menos esse tipo de sotaque...

                Mas atenção que no meu caso, basta subir a serra e o pessoal de lá já tem a pronúncia da serra hihihihihi...

                Mas não quer dizer que fale melhor que os outros...
                é apenas uma questão de pronúncia

                Fiquem bem
                R2MS

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por T&R Ver Post
                  Eu tambem sou de Vila Real, e tdos os meus amigos falam um Portugues que me parece correcto, esquecendo um que é de Vila Pouca e um outro de Sant Marta( este fala axxim! lool)
                  Eu quase nem reparo agora porque já me habituei, talvez se passe o mesmo contigo... Mas lembro-me que quando voltei para cá de Lisboa reparei no sotaque com os tons oscilantes

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por fmbaguiar Ver Post
                    Eu quase nem reparo agora porque já me habituei, talvez se passe o mesmo contigo... Mas lembro-me que quando voltei para cá de Lisboa reparei no sotaque com os tons oscilantes
                    Sim, é estranho

                    Comentário


                      #40
                      Quanto a mim no litoral norte.

                      Comentário


                        #41
                        Não sei se já foi dito porque não li o tópico todo.

                        Mas uma coisa que me marcou na primária, há cerca de 30 anos, dito pela minha professora é que o Português mais correcto fala-se em Aveiro. Não sei porquê nunca me esqueci disto.

                        Comentário


                          #42
                          Há muita gente que fala um português correcto em várias regiões, mas não há uma região em que toda a gente fale um português correcto. E mesmo numa cidade à pronuncias diferentes de acordo com as zonas. Acontece por exemplo em Lisboa e Coimbra que me lembre agora.

                          No entanto estas duas cidades aproximam-se mais do português correcto, quanto ás tias, essa pronuncia é mesmo da linha de Cascais. Eu sou lisboeta e não me identifico com essa maneira de falar, nem as pessoas proximas de mim falam assim!

                          Comentário


                            #43
                            Portugal começou no Norte, logo nós é que sabemos falar melhor e acabou.

                            Comentário


                              #44
                              todos têm sotaque(óbvio que para alguns só os outros é que têm), e todos falam correctamente. a mim pessoalmente custa-me por vezes entender o pessoal das ilhas, mas isso é porque não estou habituado. é normal...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                                Portugal começou no Norte, logo nós é que sabemos falar melhor e acabou.

                                Quem fala assim não é gago!

                                Comentário


                                  #46
                                  Também voto Lisboa e/ou Coimbra.

                                  Se bem que em Lisboa há realmente o hábito de dizer "vermãlho", "coãlho" e "espãlho".

                                  Mas "vãlho", de velho, em Lisboa não existe. Velho diz-se velho.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Lisboa e Coimbra (centros)

                                    Basta ver que toda a gente na televisão, noticiários, novelas portuguesas, etc fala este português.

                                    Em Coimbra têm a estranha mania de quando se pergunta as horas dizerem, por exemplo, "duas menos 10", em vez de "10 para às duas"... Mas tirando isso, mais uma ou duas, estão ao nível da capital.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                      Lisboa e Coimbra (centros)

                                      Basta ver que toda a gente na televisão, noticiários, novelas portuguesas, etc fala este português.

                                      Em Coimbra têm a estranha mania de quando se pergunta as horas dizerem, por exemplo, "duas menos 10", em vez de "10 para às duas"... Mas tirando isso, mais uma ou duas, estão ao nível da capital.
                                      Não é estranha mania e não é só em Coimbra. No Norte é normal.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                        Lisboa e Coimbra (centros)

                                        Basta ver que toda a gente na televisão, noticiários, novelas portuguesas, etc fala este português.

                                        Em Coimbra têm a estranha mania de quando se pergunta as horas dizerem, por exemplo, "duas menos 10", em vez de "10 para às duas"... Mas tirando isso, mais uma ou duas, estão ao nível da capital.
                                        Estranha para ti... para mim, estranho é ouvir "10 para as 2"...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Nos Açores.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                            Sem sotaque? Em LX.
                                            Em LX não há sotaque?!?!

                                            Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                                            Portugal começou no Norte, logo nós é que sabemos falar melhor e acabou.
                                            Muito bom!

                                            Eu acho que não há um português mais correcto. Há é pronúncias diferentes. Incomoda-me bem mais o "onde se escreve o português mais correcto?". É que aqui no fórum, bem como em várias situações do nosso quotidiano.

                                            Comentário


                                              #52
                                              No Hi5!

                                              Agora a sério, acho que o sotaque regional, pouco tem a ver com falar ou não correctamente, desde que não seja exagerado. Até acho muita piada, saber a proveniência das pessoas pelo sotaque. Quando as pessoas tentam disfarçar o mesmo, regra geral falam pior, e nota-se a léguas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                                ...dito pela minha professora é que o Português mais correcto fala-se em Aveiro.
                                                ...
                                                Não tenho bases técnicas para me poder pronunciar, mas é absolutamente de pasmar o modo como os naturais da zona de Aveiro conseguem falar e muito bem Português.

                                                Ou pelo menos é o modo mais agradável de ouvir o Português.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O que fará com que determinada pronúncia seja transmitida de geração em geração ou de pessoa em pessoa?

                                                  Porque é que há pessoas que não têm sotaque, mesmo crescendo numa zona com pronúncia bastante acentuada, e há outras que em meses agarram uma pronúncia?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Sempre ouvi dizer que era em Coimbra....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Hipólito Esteves Ver Post
                                                      No norte, no centro, no sul, no interior, nas ilhas ?
                                                      Em lado nenhum, e em todo o lado.

                                                      E escrever???
                                                      Editado pela última vez por Jonipi; 16 July 2008, 09:22.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Em todo Portugal. As variações diatópicas fonéticas e fonológicas enriquecem a nossa língua. Com o advento dos meios de comunicação de massa a língua acabou por ficar mais uniformizada e homogénea, perdendo alguma da sua riqueza.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          É óbvio que os sotaques são engraçados e fazem parte da cultura e identidade de certas regiões.

                                                          E acho que ninguém defende que se deviam extinguir... mas há que saber ver/ouvir os sotaques pelo que são. E muitas vezes são "desvios" ao que é efectivamente correcto.

                                                          "Joalho" é incorrecto, bem como "bermelho" e "a água está cante". É tudo incorrecto, mas que têm piada, têm!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                            Não tenho bases técnicas para me poder pronunciar, mas é absolutamente de pasmar o modo como os naturais da zona de Aveiro conseguem falar e muito bem Português.

                                                            Ou pelo menos é o modo mais agradável de ouvir o Português.
                                                            Por acaso, tive uma namorada de Aveiro e ela falava bem (e não só ). Mas também tinha alguns problemas, juntando por vezes as palavras, p. ex.: "osolhos", "asorelhas".

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                              Por acaso, tive uma namorada de Aveiro e ela falava bem (e não só ). Mas também tinha alguns problemas, juntando por vezes as palavras, p. ex.: "osolhos", "asorelhas".
                                                              Se fosse de SMFeira dizia: os jolhos, as jorelhas, ou jouvidos...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X