Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Classe média anda a pedir comida...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Carlos, permite-me fazer só referência a uma situação que foste tu que até abertamente expuseste aqui.
    O tal projecto da firma de automação que tu preferiste abandonar do que dares continuidade, e que disseste por aqui, ficaste "curado".

    Diz-me com sinceridade, se calhar um qualquer outro projecto não ligado a industria teria tido mais hipóteses de singrar em Portugal.

    Mas se calhar o mesmo projecto aqui na vizinha Espanha estaria hoje em franca expansão. (estou meramente a fazer futurologia )

    Então porque razão a nossa industria é tão tradicionalista e oferece tanta resistência a inovar, porque razão a nossa industria aposta sempre em comprar um VW e não arrisca comprar um SKODA que tem genericamente a mesma funcionalidade e aplicação mas uma relação preço qualidade mais vantajosa.

    Porque razão não se vê uma gestão adequada aplicada à nossa industria ?

    Portugal tem de evoluir em muitos aspectos, mas não se pense só que essa evolução a ocorrer não passa também por mudar substancialmente a mentalidade de quem gere e organiza uma industria, e os exemplos estão do outro lado fronteira, basta espreitar e copiar com eficácia o que de melhor por lá se faz.
    Antes de te falar na indústria em geral, vou falar da mnha ex-Empresa.

    Se seguiste o assunto com atenção, reparaste que tive uma oportunidade de concretizar uns projectos de Automação na Suíça. Lembras-te das dificuldades que tive, ao ponto que quase perder a face perante o cliente pois o lider da equipa contratada aqui em Portugal, à última da hora se recusou a ir.

    E foi grande a satisfação por a ter vendido. Porque os projectos fazem-se na Suíça, mas também se prospectam e ganham lá na Suíça.
    O que fazia da minha vida, sediada no Porto, uma coisa complicada.
    Mas a minha maior perturbação, foram ao longo de todos estes anos, os portugueses. Ao ponto de na parte final, ter apenas 1 português a trabalhar comigo. Ele é que era o responsável do pessoal e o martírio era dele.
    Encontrei uns franceses interessados pela minha carteira de clientes, porque a tecnologia domina-se..., e vendi-a no princípio deste ano.
    O português, que eu tinha feito meu sócio, ganhou uma pequena fortuna e eu ganhei o resto.

    Fim da história da Suíça.

    Quanto ao resto e com toda a sinceridade, o problema é mesmo dos portugueses e do raio das leis deste País.

    Não tem nada a ver com o tipo de negócio.

    Estive na montagem de uma empresa de Novas Tecnologias, que envolve produtos e processos de altíssima tecnologia. Com patentes e essa porcaria toda.
    ENtrei, mais para ajudar um amigo e de repente vi-me envolvido num turbilhão de problemas. Porque quando trouxe os grandes investidores para o projecto (eu sou um small fish...), começaram com as porcarias do costume. E uma delas, na análise de risco contou muito a falta de eficácia da Justiça em Portugal. Patético.
    E tá tudo a andar para o UK. E aquilo que à partida era apenas uma ajuda a um amigo (fui accionista...) transformou-se numa gigantesca bola de neve. E como conheço a realidade do UK, fiquei com os RH e instalações.
    Mas consegui, encontrei um grupo de accionistas Britões e a empresa ficou menos Portuguesa, acabando por vender a minha parte.

    Experiência Industrial? Comercial? Servir finos?

    A que quiseres.

    E seria bom aproveitar a experiência dos outros.

    Porque aqui, um gajo com 50 anos é considerado velho e inútil em funções técnicas.

    Ainda bem que nos outros países a história é diferente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Porque aqui, um gajo com 50 anos é considerado velho e inútil em funções técnicas.
      Exactamente. É uma coisa que tenho vindo a reparar por cá.

      Em Portugal, um engenheiro que queira ganhar mais e subir dentro da empresa tem que fazer funções de... gestor. Vai gerir uma equipa, vai gerir projectos, vai gerir o raio que o parta mas vai gerir.

      Ou seja, tipicamente perde-se um bom engenheiro para ganhar um mau gestor.

      E, ainda não percebi porque neste cantinho acham que a mão-de-obra técnica experiente pode ser descartada e substituída por putos. E digo-vos que tenho trabalhado com muito recém-licenciado que só faz ASNEIRAS, e de PALMATÓRIA, mesmo em áreas onde incidiu a sua formação académica.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Ou seja, tipicamente perde-se um bom engenheiro para ganhar um mau gestor.
        É a teoria de Peter em todo o seu esplendor.

        Mas depois de ouvir o meu pai e os seus projectos (é Engº Mecânico), que com mais de 50 anos consegue estar cada vez mais apurado, mais requisitado em todo o mundo, fico a pensar que este País está feito num oito.

        É um desperdício de talentos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Exactamente. É uma coisa que tenho vindo a reparar por cá.

          Em Portugal, um engenheiro que queira ganhar mais e subir dentro da empresa tem que fazer funções de... gestor. Vai gerir uma equipa, vai gerir projectos, vai gerir o raio que o parta mas vai gerir.

          Ou seja, tipicamente perde-se um bom engenheiro para ganhar um mau gestor.

          E, ainda não percebi porque neste cantinho acham que a mão-de-obra técnica experiente pode ser descartada e substituída por putos. E digo-vos que tenho trabalhado com muito recém-licenciado que só faz ASNEIRAS, e de PALMATÓRIA, mesmo em áreas onde incidiu a sua formação académica.


          concordo.

          ja apenhei com supostos gestores de projecto. que, não só eram maus gestores, como ainda por cima tinha a mania de terem uma qualquer superioridade da gestão que advinha duma transcendente capacidade analitica.

          depois de me dizerem isto andei 1 semana a rir.

          cumprimentos

          Comentário


            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            É a teoria de Peter em todo o seu esplendor.
            Não conhecia essa Teoria de Peter. Fui à procura e já aprendi alguma coisa hoje!

            De facto, é um bocado pateta o desprezo a que são votados os trabalhos técnicos. Vê-se a olho nu a diferença e perfeição de trabalho entre um assentador de tijolos "senior" e um assentador de tijolos "newbie", caramba!

            Neste momento estou num dilema do caraças: continuo a ser um bom profissional contente com as suas funções mas descontente com os seus rendimentos (desculpem a presunção, mas acho que faço um trabalho competente) ou vou fazer outra coisa qualquer?

            Estou a um passo de me fazer empresário, mas o medo de má gestão (a minha própria má gestão) assusta-me...

            Comentário


              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Estou a um passo de me fazer empresário, mas o medo de má gestão (a minha própria má gestão) assusta-me...
              Se queres falar de alguma coisa, tens PM e tás à vontade.

              Porque isso da gestão, exige apenas bom senso e equilíbrio.

              Porque o resto depende da tua capacidade e conhecimento. Além de uma enorme força de vontade.

              E sabes como é que aprendi a nadar? O meu pai e tio atiraram-me para uma piscina.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Se queres falar de alguma coisa, tens PM e tás à vontade.
                Obrigado. Por acaso disse aquilo um pouco em jeito de desabafo, e não a pedir ajuda por meias palavras. Agradeço-te e é natural que venhamos a conversar. Para já tenho mais perguntas na minha cabeça do que um catraio na idade dos porquês. Depois de amadurecer algumas ideias falaremos.

                Comentário


                  Este País precisa de bons e muitos empresários.

                  Sabes que 93% das empresas em Portugal são unidades pequenas com uma média de 3 pessoas? E que o modelo é idêntico em praticamente todo o... mundo?

                  Apesar de haver por aqui alguns iluminados que consideram os empresários os vampiros da classe operária, vale a pena o esforço.

                  Pelo menos, um gajo levanta-se todas as manhãs com uma vontade de trabalhar diferente.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Este País precisa de bons e muitos empresários.

                    Sabes que 93% das empresas em Portugal são unidades pequenas com uma média de 3 pessoas? E que o modelo é idêntico em praticamente todo o... mundo?

                    Apesar de haver por aqui alguns iluminados que consideram os empresários os vampiros da classe operária, vale a pena o esforço.

                    Pelo menos, um gajo levanta-se todas as manhãs com uma vontade de trabalhar diferente.

                    Carlos, desculpa a pergunta.

                    é possivel saber em termos de % quanto são PME e quanto são chafaricas?


                    p.s. eu não estou a ser irónico.nao estou mesmo


                    cumprimentos

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      Antes de te falar na indústria em geral, vou falar da mnha ex-Empresa.

                      Se seguiste o assunto com atenção, reparaste que tive uma oportunidade de concretizar uns projectos de Automação na Suíça. Lembras-te das dificuldades que tive, ao ponto que quase perder a face perante o cliente pois o lider da equipa contratada aqui em Portugal, à última da hora se recusou a ir.

                      E foi grande a satisfação por a ter vendido. Porque os projectos fazem-se na Suíça, mas também se prospectam e ganham lá na Suíça.
                      O que fazia da minha vida, sediada no Porto, uma coisa complicada.
                      Mas a minha maior perturbação, foram ao longo de todos estes anos, os portugueses. Ao ponto de na parte final, ter apenas 1 português a trabalhar comigo. Ele é que era o responsável do pessoal e o martírio era dele.
                      Encontrei uns franceses interessados pela minha carteira de clientes, porque a tecnologia domina-se..., e vendi-a no princípio deste ano.
                      O português, que eu tinha feito meu sócio, ganhou uma pequena fortuna e eu ganhei o resto.

                      Fim da história da Suíça.
                      E eu pergunto, se as pessoas envolvidas no teu projecto, os tais Portugueses pouco motivados seriam realmente pessoas que se interessam em desenvolver projectos na Industria ou pensam que a industria, É SÓ, para tirar dividendos e não para investir com cabeça tronco e membros.

                      É que nos ultimos 10 anos são poucos os projectos criados em esses "ditos investidores" não pensem que ao fim de 2 ~3 anos os lucros já devem entrar a rodos, a industria não é um lugar para "pára quedistas" e especuladores, o investimento tem de ser ustentado e realizado com seriedade, e isso é o que vai faltando, fruto da baixa motivação ou somente dos patos bravos que por ai vão pululando.

                      Mas certamente percebo, que te viste em papos de aranha, a lidar com pessoas pouco dadas a sacrifícios ou somente a pensar em ganhar muito sem trabalho.

                      Quanto ao resto e com toda a sinceridade, o problema é mesmo dos portugueses e do raio das leis deste País.

                      Não tem nada a ver com o tipo de negócio.

                      Estive na montagem de uma empresa de Novas Tecnologias, que envolve produtos e processos de altíssima tecnologia. Com patentes e essa porcaria toda.
                      ENtrei, mais para ajudar um amigo e de repente vi-me envolvido num turbilhão de problemas. Porque quando trouxe os grandes investidores para o projecto (eu sou um small fish...), começaram com as porcarias do costume. E uma delas, na análise de risco contou muito a falta de eficácia da Justiça em Portugal. Patético.
                      E tá tudo a andar para o UK. E aquilo que à partida era apenas uma ajuda a um amigo (fui accionista...) transformou-se numa gigantesca bola de neve. E como conheço a realidade do UK, fiquei com os RH e instalações.
                      Mas consegui, encontrei um grupo de accionistas Britões e a empresa ficou menos Portuguesa, acabando por vender a minha parte.
                      Pois se a justiça neste pais fosse célere a resolver conflitos comerciais, além desses investidores também os nacionais e as empresas nacionais viveriam melhor, mas também seria curioso ver o Estado a responder em especial os excelentes gestores e administrativos contratados pela côr politica e pelo cartão partidário ... boys will be boys ...

                      Erros Governamentais. E agora quem paga ??


                      Experiência Industrial? Comercial? Servir finos?

                      A que quiseres.

                      E seria bom aproveitar a experiência dos outros.

                      Porque aqui, um gajo com 50 anos é considerado velho e inútil em funções técnicas.

                      Ainda bem que nos outros países a história é diferente.

                      Ahhhhh ...

                      Mas isso ... como já foi sendo abordado por aqui:


                      Bem!... "Querem despedir por cansaço físico"...

                      Porque razão !? Dispensa de pessoal acima dos 40~45 anos !

                      Como se sentem actualmente ! Experiência conta ! Pág 2 Post 34



                      Demonstra o que eu, na Minha Humilde Opinião penso, a idiotice de quem gere Recursos Humanos em Portugal.

                      Um dia arrepender-se-ão amargamente, e oxalá esses gestores de RH, sintam, quando tiverem também acima dos 40 anos o que é ser dispensado pelo estigma da idade, ou porque somente se podem contratar DOIS pelo PREÇO DE UM.

                      Comentário


                        Nunca disse que seriam heróis, foram apenas lutadores, espécie que como bem indicas era frequente nos finais de 70 a inícios de 90, mas tão raros hoje em dia...


                        Continuo a acreditar e sempre acreditarei que quem luta e nunca desiste sempre obtém aquilo com que sonha... falam mal de Portugal, eu respondo Europa, falam mal da Europa, eu respondo Mundo! Oiço falar mal dos sucessivos governos em Portugal desde que me lembro de ouvir falar de política, para mim nunca passaram de desculpas de mau perdedor... desculpem-me, eu RECUSO-ME a ser um derrotista, nada do que possam escrever ou dizer me fará ser um derrotista ou um pessimista...




                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                        Esta é a realidade de muitas famílias nas décadas de 70,80 e na primeira metade de 90.

                        Não vejo nada demais e não vejo aqui nada de heróico,atenção que não estou a menosprezar o esforço de quem assim actuou ou actua.

                        Isto é a realidade de uma franja da sociedade, que luta todos os dias para colocar o sustento na mesa e dar e ter uma vida condigna.

                        (...)


                        Há oportunidades para todos, mas essas oportunidades não estão ao alcance de todos, não é ter um discurso "miserabilista" , esta é a realidade.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                          Nem sei porque te chocas tanto com os liberais cá do sítio a criticarem o Estado caloteiro e a má organização da FP que se repercute numa desregulação de toda a sociedade.

                          Nós fartamos-nos de denunciar isso
                          Lá vens com o Chavão dos FP ...

                          O Estado é caloteiro e é porque os milhares de FP são "mandriões" e "ociosos" ou porque é mal gerido ?
                          E se é mal gerido é pelos tais milhares de FP ou por uns quantos gestores e administradores, que em alguns casos nem qualificação para tal têm ?


                          Há que gerir a "máquina" desde a sua força motriz até ao centro de comando, e se calhar é pelo centro de comando que se têm de iniciar as mudanças, e é um desperdício enorme de €€€€ se vais colocar um motor todo XPTO se não o controlares eficazmente, e para gerir e controlar, há que o fazer mediante premissa correctas e não porque se gosta mais da marca Y ou X, há que ter garantias da qualidade do controlo que se adquire, e quando se adquire bom, este fica e não se muda sempre que convêm a uns quantos interesses dúbios.

                          Olear e afinar a máquina no seu todo, do comando ao motor, e por cá só na porra do motor é que gostam de mexer, e sim aliviar a carga inerte e sem valor, mas não digam que só o motor é que está obsoleto, o comando também pode ser agilizado e emagrecido.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                            Em relação ao bold, a generalização é tua. Particularmente o "só", que altera de forma significativa a abrangência da frase.

                            Mas afinal de contas, tu próprio respondes que realmente há dessas pessoas.

                            O que leva, racionalmente, à seguinte conclusão: afinal concordas que há pessoas que estão assim porque querem.

                            O que, curiosamente, choca com o facto de...te chocares com o que tu próprio...afinal...concordas.

                            Se alteras o sentido do que os outros dizem (e refiro-me ao "só", porque é completamente abusivo afirmares que esse grupo de pessoas que te referes -no qual me incluo- diz isso...como tu dizes que ele diz), para poderes ter uma posição diferente, o problema é teu.

                            Sê menos moralista e preconceituoso em relação aos que pensam diferente de ti que isso já não acontece. Porque até, provavelmente, em muita coisa, quem tem uma visão do mundo mais oposta de ti, tem a mesma visão que tu....em muita coisa.

                            Yeap ... já me tinhas dito !!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                              Nunca disse que seriam heróis, foram apenas lutadores, espécie que como bem indicas era frequente nos finais de 70 a inícios de 90, mas tão raros hoje em dia...


                              Perfeitamente


                              Mas eu pergunto ...

                              O que faz com que as actuais gerações comecem cada vez mais a deixar de ter esta "garra" ?

                              Eu avento uma resposta ... "Sociedade de Consumo" ...

                              Hoje, quando se começa a ter tudo muito cedo corre-se o risco de não se preparar convenientemente para uma realidade de luta e sacrifício necessário para vencer.

                              Continuo a acreditar e sempre acreditarei que quem luta e nunca desiste sempre obtém aquilo com que sonha... falam mal de Portugal, eu respondo Europa, falam mal da Europa, eu respondo Mundo! Oiço falar mal dos sucessivos governos em Portugal desde que me lembro de ouvir falar de política, para mim nunca passaram de desculpas de mau perdedor... desculpem-me, eu RECUSO-ME a ser um derrotista, nada do que possam escrever ou dizer me fará ser um derrotista ou um pessimista...

                              Mas temos seguramente de mudar os políticos que temos no Burgo Lusitano.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                Perfeitamente


                                Mas eu pergunto ...

                                O que faz com que as actuais gerações comecem cada vez mais a deixar de ter esta "garra" ?

                                Eu avento uma resposta ... "Sociedade de Consumo" ...

                                Hoje, quando se começa a ter tudo muito cedo corre-se o risco de não se preparar convenientemente para uma realidade de luta e sacrifício necessário para vencer.




                                Mas temos seguramente de mudar os políticos que temos no Burgo Lusitano.

                                o que vale é que a sociedade de consumo é pau para toda a obra, tal como o neo-liberalismo a globalização.

                                Para mim 90% dos culpa é dos pais.
                                é a eles que cabe educar e preparar os filhos.
                                9% é da escola que so serve para encher chourissos.
                                1% dos politicos porque teimam em não resolver os 9% de culpa da escola.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                  o que vale é que a sociedade de consum é pau para toda a obra, taç como o neo-liberalismo a globalização.

                                  Para mim 90% dos culpa é dos pais.
                                  é a eles que cabe educar e preparar os filhos.
                                  9% é da escola que so serve para encher chourissos.
                                  1% dos politicos porque teimam em não resolver os 9% de culpa da escola.

                                  O que vai dar na sociedade de consumo ...

                                  Trabalham muito porque têm de assegurar o futuro ou porque simplesmente estão preocupados com a carreira e o sucesso profissional.

                                  Não estão em casa, não acompanham a familia ...

                                  Para compensar ...

                                  PS 3
                                  TELELÉ XPTO 3ou4G
                                  Portátil para levar prá escola
                                  Uma mesada que permite mudanças de óleo, umas noites bem passadas na discoteca, gasosa para o charuto, e umas ganzas para aliviar o stress.

                                  O tempo para ensinar os valores, as dificuldades e o vencer a vida ... isso já era.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    O que vai dar na sociedade de consumo ...

                                    Trabalham muito porque têm de assegurar o futuro ou porque simplesmente estão preocupados com a carreira e o sucesso profissional.

                                    Não estão em casa, não acompanham a familia ...

                                    Para compensar ...

                                    PS 3
                                    TELELÉ XPTO 3ou4G
                                    Portátil para levar prá escola
                                    Uma mesada que permite mudanças de óleo, umas noites bem passadas na discoteca, gasosa para o charuto, e umas ganzas para aliviar o stress.

                                    O tempo para ensinar os valores, as dificuldades e o vencer a vida ... isso já era.
                                    As pessoas podem trabalhar muito e ainda assim educar os filhos.
                                    o problema é que os pais protegem os filhos das contingencias da vida em vez de lhes abrir os olhos .
                                    hoje em dia os pais criam os filhos como se fosse biblos.
                                    não é so o tempo que se pasa com os filhos mas a forma como se aplica o mesmo.
                                    e sim os meus filhos terão um carerra quando forem para a faculdade , se eu puder claro

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      Carlos, desculpa a pergunta.

                                      é possivel saber em termos de % quanto são PME e quanto são chafaricas?


                                      p.s. eu não estou a ser irónico.nao estou mesmo


                                      cumprimentos
                                      Não, de modo algum.

                                      Eu entendo, pois o nosso querido INE faz o favor de baralhar toda a gente.

                                      Mas não há um modelo com definições precisas.

                                      Eu tenho como referência os seguintes nos.

                                      As Micro têm menos de 10 empregados, Volume Negócios anual inferior a 2M€ e representam 92%.

                                      Para chegar aos 93%, vou ratar o low-end das PME.

                                      Nisto há de tudo. Empresas de conveniência (0 Empregados), chafaricas e outras que facturas muitos e largos milhões de €.

                                      Mas são empresas que geralmente gravitam em torno da capacidade do seu dono. Seja padeiro ou médico.

                                      Comentário


                                        Ainda estou à espera de ver o Carlos L. numa notícia do expresso com o título "Futuros gestores de Portugal", como fizeram há uns tempos atrás e mencionaram o António Mexia...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                          Ainda estou à espera de ver o Carlos L. numa notícia do expresso com o título "Futuros gestores de Portugal", como fizeram há uns tempos atrás e mencionaram o António Mexia...
                                          Eu não sou o futuro.

                                          Já funciono no presente.

                                          E uma coisa que me ensinaram desde pequeno, foi o de adoptar uma atitude low-profile. Fica bem e evita chatisses...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                            E eu pergunto, se as pessoas envolvidas no teu projecto, os tais Portugueses pouco motivados seriam realmente pessoas que se interessam em desenvolver projectos na Industria ou pensam que a industria, É SÓ, para tirar dividendos e não para investir com cabeça tronco e membros.

                                            É que nos ultimos 10 anos são poucos os projectos criados em esses "ditos investidores" não pensem que ao fim de 2 ~3 anos os lucros já devem entrar a rodos, a industria não é um lugar para "pára quedistas" e especuladores, o investimento tem de ser ustentado e realizado com seriedade, e isso é o que vai faltando, fruto da baixa motivação ou somente dos patos bravos que por ai vão pululando.

                                            Mas certamente percebo, que te viste em papos de aranha, a lidar com pessoas pouco dadas a sacrifícios ou somente a pensar em ganhar muito sem trabalho.
                                            Para mim, o empreendedorismo, produzir riqueza, não é exclusivo de um sector.

                                            No UK, por exemplo, a pátria da revolução industrial, deve hoje a sua larga prosperidade à área de serviços.

                                            Agora, a indústria tem competidores mais ágeis do que a área de serviços, que são muito localizados e com diversas relações de dependência.

                                            E em todos os sectores industriais passou-se uma autêntica revolução nos últimos 20 anos.

                                            Em Portugal, a maioria rendeu-se à falsa inevitabilidade e fechar. Não que as alternativas sejam muitas, devido aos factores estruturais, mas estamos quase na desertificação.

                                            E depois há centenas ou milhares de pequenas coisas que impedem de sermos competitivos.

                                            A noção da qualidade.

                                            Já vi empresas a irem ao charco por não terem uma noção adequada de qualidade. E não são essas tretas das Certificações. Isso é a primária.

                                            Vi Industriais que perspectivaram futuros brilhantes em novos mercados, fizeram os tais investimentos em tecnologia (vais a uma feira e vês lá tudo o que o dinheiro pode comprar), contratam equipas de gestores e engenheiros e começam a exportar. Porreiro, pá.

                                            Passado pouco tempo, uma reclamação, uma devolução e de um momento para o outro, contrato cancelado.

                                            E as pessoas começam por ficar parvas, porque não percebem e depois quando finalmente atingem, já é tarde.

                                            E estás a ver?

                                            É a sociedade em geral que falha. Que nos impede de sermos mais eficientes, mais competitivos.

                                            E isto é transversal a toda a nossa indústria.

                                            E como te disse, não é a falta de visão ou capacidade do Industrial. É a sociedade toda que falha.

                                            E podia, e com todo o gosto, estar aqui todo o dia a citar inúmeros exemplos e chegarmos a uma conclusão inevitável. Existe um grave problema. E que é de todos. E como tal, interessa a todos identificá-los para sabermos o que devemos corrigir.

                                            E depressa.

                                            Comentário


                                              deleted

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X