Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfa Pendular

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Exacto foi o que disse só em alguns troços na linha do norte se pode andar a pouco mais de 200, porque de resto as linhas não estao preparadas para altas velocidades.
    Por acaso não é verdade,

    a linha entre o Pinhal Novo e o Algarve, tem várias zonas que aguenta os 220km/h.

    E quando a nova ponte sobre o Sado tiver pronta, vai ser mais uma nova zona a aguentar os 220km/h.

    O estraga completamente a linha a Sul, é a parte da serra, que se perde uma hora a fazer, aquilo sempre em frente em tunel e ponte a 220km/h era um instante...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
      Por acaso não é verdade,

      a linha entre o Pinhal Novo e o Algarve, tem várias zonas que aguenta os 220km/h.

      E quando a nova ponte sobre o Sado tiver pronta, vai ser mais uma nova zona a aguentar os 220km/h.

      O estraga completamente a linha a Sul, é a parte da serra, que se perde uma hora a fazer, aquilo sempre em frente em tunel e ponte a 220km/h era um instante...
      Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

      eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei

      Comentário


        #33
        O Alfa dá mais de 200 na Linha do Norte em vários troços... ou em quase todos principalmente quando vai atrasado...

        Comentário


          #34
          Faço a viagem Lisboa - Coimbra - Lisboa várias vezes por mês de Alfa Pendular.

          Já o fiz várias vezes na classe conforto e digo que não vale a pena.

          Vou em turistica, ligo o portátil e vou a ver um filme ou séries o caminho todo. Ninguém me chateia. Não me lembro nunca de ter apanhado gente a fazer barulho. Bem, apanhei uma vez um bebe a chorar mas foi durante pouco tempo. Para além disso, como vou com os headphones, não ouço praticamente nada cá para fora.

          Para além disso, a probabilidade de apanhar com uma matulona ao teu lado em turistica é maior do que na classe conforto.

          Ah! e as cadeiras são diferentes! As da 1ª classe têm apoios de cabeça maiores (e têm suportes laterais para a cabeça) e são mais largas.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

            eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei
            A seguir ao Pinhal Novo, ainda anda uns bons minutos a 220km/h, depois abranda para menos de 200km/h, mas sempre a velocidade razoaveis ( arriscaria 140km/h de média)

            Se ires com atenção, do lado direito (do sentido que o comboio vai) dá para ver as obras da nova ponte, e onde vai cruzar com a linha actual, dizem que vai poupar 15minutos de viagem, lá ver.

            Depois a meio do alentejo tens um ou duas zonas que lá passa os 200km/h, mas pouco mais e por pouco tempo

            Depois chega à serra, e é o descalabro, curvas e mais curvas, 30km/h... 40... 30... as vezes para, outras lá chega aos 90km/h, e assim se perde 1hora exacta a atravessar a serra.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Segundo a CP as linhas em portugal não estão preparadas para se circular a mais de 200klm/h salvo erro só uma recta na linha do norte permite velocidades acima de 200


              Apesar de portugal ser "pequeno"(na realidade é um país media comparado com outros da europa ) não se justifica as 3 horas de distancia entre lisboa e o porto...e o avião actualmente pelo preço dos combustiveis nao faz sentido... é preferivel haver um transporte rapido TGV e fazer lisboa porto em 1h 30m .
              Saía bemmais barato ao país remodelar as linhas para os pendulares fazerm o percurso em 1h 30m. do que criar uma infra-estrutura nova de alta velocidade que não tem como ser usada convenientemente, o TGV só faz sentido para ligar a Espanha e apenas uma ligação central como Lisboa/Madrid, para o Porto a melhor solução é sem duvida prolongar o pendular até Vigo...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                Para mim valeu a diferença, a viagem fez-se melhor na 1ª classe!

                As diferenças é que na classe económica vai muito mais pessoas, o que faz com que haja mais barulho.

                Na classe económica se queres alguma coisa do bar tens de ir à procura dos hospedeiros, quanto que na 1ª classe as hospedeiras andam-se sempre de volta de ti e o bar é mesmo na carruagem de 1ª classe.

                Na 1ª classe podes ter a sorte de não ter ninguém ao teu lado, porque há lugares que apenas tem 1 lugar.

                Na 1ª classe consegues saber a quantos KM/H vai o comboio, e na classe económica não. ( )


                São as que me lembro.
                Eu so andei uma vez no Alfa, de Porto a Albufeira, mas a hospedeira andava pelos lugares...o Bar era na mesma carruagem onde estava, e dizia em cima a velocidade a que ia... e ia em TURISTICA...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                  Eu já fiz Lisboa-Porto-Lisboa de Alfa, e houve vários sítios onde circulou a mais de 200 km/h.



                  eu vi entre porto e lisboa a 222km/H

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

                    eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei
                    eu como vou no dia 12 digo antes :p lol

                    e para que zona vais do algarve?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dr_tuborg Ver Post
                      Faço a viagem Lisboa - Coimbra - Lisboa várias vezes por mês de Alfa Pendular.

                      Já o fiz várias vezes na classe conforto e digo que não vale a pena.

                      Vou em turistica, ligo o portátil e vou a ver um filme ou séries o caminho todo. Ninguém me chateia. Não me lembro nunca de ter apanhado gente a fazer barulho. Bem, apanhei uma vez um bebe a chorar mas foi durante pouco tempo. Para além disso, como vou com os headphones, não ouço praticamente nada cá para fora.

                      Para além disso, a probabilidade de apanhar com uma matulona ao teu lado em turistica é maior do que na classe conforto.

                      Ah! e as cadeiras são diferentes! As da 1ª classe têm apoios de cabeça maiores (e têm suportes laterais para a cabeça) e são mais largas.
                      Boas.

                      Quer dizer que a 1ª classe é para cabeçudos a dar para o largo ehehehe !

                      Agora fora de brincadeiras, só andei uma vez no Alfa e foi na segunda semana em que ele entrou ao serviço. Fui na classe "Conforto" creio eu, pois na altura havia 3 classes e acabei por ir na do meio. Na altura era muito Hi-Tech pois distribuiram os head-phones para ouvir o rádio e ver a tb ... enfim, do best, mesmo! Fizemos Lisboa-Porto em 3h15m ... cum caneco ... já de carro se fazia menos. Contudo valeu pela experiência. Nesta altura só havia dois sítios onde o comboio andava "muito": dava 160 Km/h a seguir à Expo e na zona do Entroncamento. Tirando estes dois sítios era a 120 ou 100 e ás vezes a menos.
                      Na altura a diferença entre as duas classes não era muita.

                      Abraço e boa viagem,

                      McDriver

                      Comentário


                        #41
                        Eu vou em 1ª classe pq pago o mesmo... a CP tem protocolo com a empresa onde trabalho. Aliás, tem protocolo com dezenas e dezenas de empresas. Se calhar tem com a vossa e vocês nem sabem

                        Comentário


                          #42
                          Já viajei nas 2 classes e não achei diferença por aí além.
                          A programação da TV é a mesma bosta nas duas. O rádio apanha-se mal em ambas... vale pela hospedeira e pela tomada, para quem precisa.

                          Diferença fazia há ums anos (não sei se ainda existe) nos Alfas não pendular havia uma classe que era o Alfa Club.

                          Esse sim... era diferente. hospedeiras, poltronas... não eram cadeiras. Eram poltronas, tal e qual. Poucos lugares na carruagem. Esse sim, merecia a diferença.

                          Comentário


                            #43
                            nunca viajei num alfa pendular, mas agora ganhei o gosto por comboios e talvez no futuro possa experimentar, vou levar em conta as opiniões

                            Comentário


                              #44
                              Eu a primeira vez que tive que andar de Pendular há uns 10 anos atrás (como o tempo passa... a gare do oriente era uma novidade) já só havia lugares em primeira classe e curiosamente desses individuais. Achei engraçado, mas pelo que tenho andado entretanto, para mim não compensa.

                              O mesmo achei há uma semana atrás quando fui de Frankfurt a Hamburgo no ICE 570. Aconteceu o mesmo de já só haver lugares em primeira. Mas neste caso a primeira classe eram compartimentos para 6 pessoas... tomada para portátil e tal, e por acaso para além de nós só ia um senhor que até saiu a meio da viagem, mas mesmo assim não me pareceu compensar os 50% a mais que pagamos... sobre um bilhete que já de si me parecia um balurdio!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Mau era se fosse a mais de 200klm/h...e por 2 razões:

                                1º era perigoso
                                2º colocava em causa a necessidade do futuro TGV
                                Estás a brincar não estás?

                                O que te parece mais barato? Reformular as linhas para um alfa pendular em condições ou gastar um dinheirão num tgv para poupares 20 minutos no trajecto Porto-Lisboa?

                                Ah, e pela zona de Santarem também se atingem velocidades na ordem dos 200 e muitos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Entre a Mealhada e o Porto, há imensos troços autorizados a 220km/h, de Coimbra para o Porto é uma viagem extremamente rápida.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Também acho que valia mais a pena melhorar as linhas do Alfa Pendular de modo a permitir os 220 km/h em quase todos os locais e até mesmo "expandir" as linhas do Alfa Pendular para outros sítios do que gastar milhões para ter um TGV.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

                                      eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei
                                      Realmente não se devia falar daquilo que não se sabe.

                                      A linha do Norte está a ser renovada quase integralmente para permitir os 220km/h...
                                      E os intercidades andam já a 190km/h

                                      A ÚNICA razão pela qual o pendular não circula a 220km/h em mais troços é o "estrangulamento" da linha.
                                      Tens demasiados comboios a circular numa linha que maioritáriamente é apenas de 2 "faixas".
                                      Tens ainda passagens de nível que não foram suprimidas (mas que o serão, em troca com desniveladas)...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                                        Realmente não se devia falar daquilo que não se sabe.

                                        A linha do Norte está a ser renovada quase integralmente para permitir os 220km/h...
                                        E os intercidades andam já a 190km/h

                                        A ÚNICA razão pela qual o pendular não circula a 220km/h em mais troços é o "estrangulamento" da linha.
                                        Tens demasiados comboios a circular numa linha que maioritáriamente é apenas de 2 "faixas".
                                        Tens ainda passagens de nível que não foram suprimidas (mas que o serão, em troca com desniveladas)...



                                        hmmmm, e com todo esse investimento precisamos de um TGV porque??


                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          hmmmm, e com todo esse investimento precisamos de um TGV porque??



                                          De certeza que muitos Espanhóis também perguntaram isso aquando do AVE de Sevilha....e depois andava cheio.

                                          Ou respondido de outra maneira: Uma única composição de TGV leva mais pessoas que um avião, vai demorar o mesmo tempo (isso dos 45 min do avião é uma grande treta), e vai gastar muito menos energia.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Mau era se fosse a mais de 200klm/h...e por 2 razões:

                                            1º era perigoso
                                            2º colocava em causa a necessidade do futuro TGV
                                            Que mania de falares do que não fazes a mínima ideia

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                                              Que mania de falares do que não fazes a mínima ideia
                                              eu sabia que na linha do norte em certos troços ultrapassa um pouco os 200...na linha do sul é que não sabia mas essa linha tb é recente pois foi remodelada, alias só bem há pouco tempo é que se tornou electrificada.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Os Alfa são excelentes comboios. Sempre que preciso de ir ao Porto não vou de carro, de comboio é uma viagem muito mais confortável, a trabalhar no portátil ou a ver um filme. Até aceder à Net por 3G é bem melhor do que esperava para algo em movimento a 200km/h. Claro que não é estável mas há bastantes zonas onde a navegação na Net é muito aceitável.

                                                Também não acho que ir na classe conforto compense a diferença, mesmo não pagando a viagem prescindo da 1ª classe.

                                                Desconhecia essa tomada de que falam na Turística, vou estar atento pois às vezes dá jeito.

                                                Quanto ao TGV, ele não faz falta nenhuma, precisamos é de mais Alfa's e a qualidade destes para o resto do país e não de um TGV provavelmente para dar prejuizo entre Lisboa e Porto.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Liberal Ver Post

                                                  Quanto ao TGV, ele não faz falta nenhuma, precisamos é de mais Alfa's e a qualidade destes para o resto do país e não de um TGV provavelmente para dar prejuizo entre Lisboa e Porto.
                                                  Já só cá faltava o tipico pessimismo analítico português...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não há por aí um tópico do TGV para a discussão?...

                                                    Vamos lá voltar ao assunto do tópico.

                                                    Eu ando vezes a mais (para o meu gosto) no Alfa. Mas tem que ser. Aqui ficam algumas dicas para quem pretender viajar nestes comboios.

                                                    Normalmente viajo em Conforto (a empresa paga), quando sou eu a pagar, Turística chega e sobra. Para o cidadão comum, a diferença são 12 € num bilhete de ida ou cerca de 22 € ida e volta (existe um desconto de 10% se comprada a viagem desta forma). Para 2 pessoas já falamos de 44 €...

                                                    A principal diferença, como já foi dito, são os bancos. Mas não é nada por aí além (não se pode dizer que em turística é desconfortável, longe disso).

                                                    Também não se pode dizer que na Conforto se vai à vontade e na Turística se vai muito apertado. Muita gente viaja na Conforto e a diferença está na lotação das carruagens (por causa dos bancos).

                                                    De certeza que quem, como eu, já viajou de Airbus A319/A320 sabe apreciar TODOS os bancos do Alfa Pendular, sejam da Turística ou da Conforto.

                                                    Continuando

                                                    Em princípio viaja-se mais sossegado na Conforto, mas nada é garantido. Desde turistas e/ou emigrantes, que pensam que só estão eles no comboio, aos constantes e irritantes toques e conversas de telemóvel para toda a gente ouvir, pode não ser muito diferente a viagem em termos de ambiente entre as duas classes.

                                                    Eu já fiz viagens mais sossegadas em Turística do que em Conforto.

                                                    Alguns horários incluem, na Classe Conforto, o serviço de boas vindas, no qual é oferecido ao passageiro um jornal ou revista, seguido de um snack e bebida. É simpático Também levam os headphones ao lugar, na Turística têm de se ir buscar (para mim não valem o esforço, só em caso de emergência).

                                                    Se se viajar sozinho, a regra de ouro é levar leitor de MP3 ou equiparado (portátil ) e viajar em lugar individual ou à janela. Assim é um sossego.

                                                    Se se for acompanhado, a viagem, em princípio (depende da companhia, é óbvio ) é menos seca e passa num instante.

                                                    Quanto a atrasos, contem com normalmente 5 a 10 min na chegada a Lisboa. Aveiro e Coimbra chega quase sempre à hora. Para o Porto é que é mais chato, ocorre com mais frequência atrasar-se cerca de 10 min (é brutal a diferença na qualidade da linha após se passar Espinho, parece que o comboio se vai desmanchar, isso e o tráfego é o que normalmente provoca atrasos).

                                                    Se viajarem para o Norte a um Domingo de manhã, atenção ao Alfa que parte de Lisboa mas que vem de Faro. É precedido por um Intercidades que passa 35 min antes, mas como este faz mais paragens acaba por ser apanhado pelo Alfa e como este não o pode ultrapassar... é atraso na certa.

                                                    Se tiverem mesmo muito azar, podem apanhar o sistema de controlo de velocidade do Alfa avariado, o que faz com que o comboio não passe dos 100 km/h... é desesperante e é só 1h e pico de atraso... e já me aconteceu duas vezes.

                                                    Como curiosidade, já vi marcados 229 km/h no quadro de informações. Foi entre Aveiro e Coimbra. Mas já foi há algum tempo, não voltei a ver esse número...

                                                    Para terminar, espero que este testamento, fruto de milhares e milhares de kms de experiência a bordo deste comboio sirva para alguém...

                                                    Eu já estou fartinho, mas confesso que comparativamente a fazer a viagem de carro é um descanso, já para não falar em custos

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Hoje lá vou eu novamente de alfa de Lisboa para Coimbra...já comprei bilhete.

                                                      Partida às 19h de Santa Apolónia, classe turistica, carruagem 11.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por dr_tuborg Ver Post
                                                        ...
                                                        Partida às 19h de Santa Apolónia, classe turistica, carruagem 11.
                                                        Só uma questão... quando comprou o bilhete...?

                                                        (Depois explico o porquê da minha pergunta)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                          Eu só ando de comboio em Turismo - leia-se para experimentar, ver como é, percorrer as diversas linhas do país (paixão / hobbie recente ) - e pela (pouca) experiência que tenho acho que não compensa a 1ª classe no Alfa.
                                                          Só andei uma vez em 2ª, mas pareceu-me em tudo semelhante, os mesmo bancos, muito vazio, o mesmo silêncio e calmaria de 1ª a um preço mais baixo.

                                                          No Intercidades sim, posso afiançar que compensa e bem viajar em 1ª.

                                                          Não me digas que tás no forum dos comboios?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                            Não me digas que tás no forum dos comboios?
                                                            Estou em vários, embora só tenha uma participação mais activa num deles.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              depende das alturas em que se viajar.

                                                              ja andei em ambas as classes e so tenho a dizer que sao bastante parecidas.

                                                              nos dias em que o comboio possa ir mais cheio , compensa a classe conforto pelo sossego que proporciona. Geralmente vai quase vazia. Nos restantes, a classe turistica é suficiente e ja bastante confortavel.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X