Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como se escolhe um melão em termos de qualidade /preço?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    de que tipo de melões estamos a falar?

    agora a sério, n percebi a pergunta, o que é que consideras ser treta? as técnicas de apalpar melões para os escolher?

    Sim, são tretas, não há uma receita mágica para escolher um bom melão. As técnicas de pressionar as pontas, etc, servem para ver se o melão já está no ponto, ou seja, já está maduro. Agora pode estar maduro e ser bom, e estar maduro e ser mau :p

    Comentário


      #62
      Eu em relação aos melões, não gosto deles nem muito grandes, nem muito pequenos, apesar de entre uns e outros preferir os maiores, mas gosto deles maneirinhos.

      Se os conseguir apalpar, melhor.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Acho que o Bruno Nogueira é que sabe escolher o melão, verdadeiro expert na matéria...
        Ora é mesmo isso. Os que saltam ...

        Comentário


          #64
          http://forum.autohoje.com/off-topic/...ade-preco.html

          Comentário


            #65
            Eu a melancia sei escolher agora o melão nem por isso..

            Comentário


              #66
              Acho que os melões são bons quando são do tamanho da mão...

              Ah, os frutos.... Desses não gosto....

              Comentário


                #67
                É a relação do peso pelo tamanho. Ah, e também há uma coisa qualquer que é pela casca dele mas isso nunca percebi

                Comentário


                  #68
                  O verdeiro melao tem que caber na palma da mao, nem muito grande nem muito pequeno (ah e nada de silicone )

                  Comentário


                    #69
                    O pessoal não perdoa! Vou pedir para fundir!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      O pessoal não perdoa! Vou pedir para fundir!
                      eu perdoo-te

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        O pessoal não perdoa! Vou pedir para fundir!
                        É um tópico do mestre Neph, pelas melhores e piores razões, fica-nos na memoria lolol

                        Comentário


                          #72
                          Para mim, só aos pares.


                          Quanto à fruta da época, não sou grande apreciador, logo não sou grande "escolhedor".
                          Mas às vezes também me rio com os peritos.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                            Para mim, só aos pares.


                            Quanto à fruta da época, não sou grande apreciador, logo não sou grande "escolhedor".
                            Mas às vezes também me rio com os peritos.
                            Exacto costuma.se dizer que só depois de abertos é que se vê se são bons.

                            Quanto aos outros, são quase todos bons

                            Comentário


                              #74
                              É tudo treta. O agricultor é que tem de o escolher quando o colhe. Mas o hábito de apalpar o melão, é coisa que não se perde assim de qualquer maneira. Eu apalpo porque gosto deles riginhos.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                Acho que os melões são bons quando são do tamanho da mão...

                                Ah, os frutos.... Desses não gosto....
                                desperdicio desperdicio é o bocado de "melão" que nao cabe na boca

                                ps:

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                  desperdicio desperdicio é o bocado de "melão" que nao cabe na boca

                                  ps:
                                  Já vi várias vezes e continuo a rir-me!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                    desperdicio desperdicio é o bocado de "melão" que nao cabe na boca
                                    Para esse bocado podes sempre utilizar uma das mãos....

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                      Para esse bocado podes sempre utilizar uma das mãos....
                                      as mãos estão ocupadas com outro melão e um molho de broculos

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                        as mãos estão ocupadas com outro melão e um molho de broculos
                                        You got a point...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Hoje fui ao intermarche quase no fecho e comprei um melão que estava carissimo 1.29euros o quilo quase ao preço das mangas que vem do brasil mas como estava hoje tudo fechado lá vim com o melão.
                                          Alguem sabe querque está assim tão caro?

                                          Por outro lado e isso é que me lixou é que estive com 3 melões na mão e escolhi aquele que me pareceu melhor,,,só que ao abrir em casa come-se mas parece mais um pepino que um melão

                                          Conclusão foi caro e não é grande coisa.

                                          Alguem sabe os melhores locais a nivel de qualidade e preço para se comprar melões? e já agora como se escolhe um melão?
                                          Um topico com 3 anos mas ca vai...ri muito aqui a ler estas paginas, isto de escolher melão e pelo que o pessoal fala, dava um autentico filme de comédia...

                                          Eu vendo melão e este ano ja comprei melão bom e do que nao é nada bom, parecia um pepino rijo e crocante ahahahha

                                          Mas vamos la...quanto ao preço ser a 1.29 ou 1.99, isto é assim, o preço da fruta sazonal, cerejas, melão, morango, castanha, e outras descreve um "U" em termos de preço...começam lá em cima batem no fundo que é o caso do melão agora, e depois voltam a subir pro final da sua temporada...eu comecei a vender o melão a 0,90 mas os primeiros era pra 2,00 o quilo...e agora tou a vender a 0.50 e vai pros 0.45 na proxima semana, calculo eu...é claro que nos supermercados ate ja há mais barato, mas isto é como tudo, o mais provavel é estarem quase todos verdes, so se vende pra escoar, nao importando a qualidade...(por exemplo, voces nao veem por aí mas ainda há cereja nacional, só que agora é pra 5 euros/kilo grossas)...

                                          comigo eu compro 95% das vezes bom, ja falhei este ano e ate o final da temporada ja espero nao falhar mais, até porque devolvo parte ou todo o dinheiro à pessoa que "mo" comprou se ele nao for bom...
                                          ha um mes comprei melão pele verde espanhol, na mackro, que aquilo era uma lastima, e agora já aparentam estar maduros, porque a pele fica com manchas castanho escuro e amarelo torrado, se tiver alguma mancha clara. Isto para o melão pele de sapo/casca de carvalho/verde, o melão branco o caule/picaro tem de estar bem seco, pele frisada e muitos aparentam estar a puxar pra uma cor laranja devido ao seu interior... grandes pq? porque os pequenos desenvolveram se depois dos grandes e foram apanhados mto verdes e pequenos, nao os deixaram desenvolver.... e podem dar um cheiradinha que se sente levemente, se estiver verde podem cheirar a vontade que nao emite qualquer cheiro...

                                          mandam os melões ao ar? é pra comparar o peso, porque em dois meloes do mesmo tamanho por fora, aquele que pesar mais não está oco e as talhadas la por dentro são completas, é frequente aparecer por aí meloes mesmo um pouco ocos e maduros, mas eu prefiro aqueles que quando voces partem ao meio ele é todo maciço.

                                          depois tem as variedades, o melão branco existe o normal e existe o caramelo
                                          que é doce doce, normalmente tem rotulo a informar que é caramelo...
                                          quanto ao melão de almeirim ja me disseram o ano passado que ja foi melão...este ano nao sei, ainda so comprei do alentejo, mestre costa, e escapou, nao era ruim, o que fez os clientes luzirem os olhos e elogiar o melão que vendi foi mais o melão caramelo, espanhol, mas é raro encontrarem no e custa mais 5 ou 10 centimos o kilo, por isso talvez as superficies nao apostem, e talvez pq seja pouca producao...

                                          agora a minha opiniao a nivel de melão, lamentavelmente nao encontrei melão ainda tão bom como o melão espanhol...melão verde espanhol de murcia rotulo marca "ALOA". e agora está pra chegar uma categoria de melao tambem, se for igual ao ano passado, que é da CIUDAD REAL centro de espanha, o ano passado comprei uns marca "cameron" que aquilo era um espectaculo, espero que venha este ano tambem... eu tive curiosidade de pesquisar no google como é que os espanhois conseguem melão tao bom, mas para surpresa minha Ciudad real, é tão só uma zona parecida com a mesma arquitectura do alentejo e algarve, casas velhas brancas caiadas de branco e azul...

                                          Melancia, boa ja comprei este ano, eu nao gostava de melancia pq elas eram ruins mesmo, este ano descobri as melancias parecidas as brasileiras, mais caras 5 centimos/kilo é certo mas vendi quase 300kilos porque é doce que é um espectaculo. parece que a producao é de uma costa algarvia. as cores da melancia são verde escuro riscada, mais verde escuro com poucas riscas claras...aquelas lisas (toda verde escuro) e as riscadas com tonalidades de verdes claros, esqueçam...podem ver aqui a foto das boas, Melância de excelente qualidade em Cardeal da Silva BA Vender Comprar Melância

                                          e pronto, ja escrevi muito, se surgir mais alguma coisa adiciono mais detalhes...boa sorte e apalpem nas bem...:D

                                          Comentário


                                            #81
                                            Se me permitem...

                                            O sabor do melao, resulta do seu estado de maturidade na altura da colheita, e das condicoes edafoclimaticas em que foi criado. Um melao apanhado verde vai amdurecer mas as caracteristicas organolepticas pouco se vao apurar. Durante o crescimento/maturacao, se " passar sede", "levar agua" a mais, tambem isto influencia o seu sabor. E depois, claro, a terra em que e' criado.

                                            Apertar aqui ou ali, cheirar e outras praticas que ja' aqui vi serem praticadas, valem tanto como chegar a' banca dos meloes e escolher um aleatoriamente. Sao mitos.

                                            Para escolher um melhao produzido de acordo com as boas praticas da cultura, metodo de escolha talvez com menos margem de falibilidade, esteja mesmo na relacao massa/volume.

                                            Quanto ao preco, o meu pai vende a 0,50 €/Kg ( mal pago, diga-se em abono da verdade, atendendo aos custos de producao ).

                                            Mas por acaso, ate' me da' um certo gozo saber que muita gentinha, sobretudo da cidade, compra melao e come abobora ! E entao se for importado...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por duckpt Ver Post
                                              Melancia, boa ja comprei este ano, eu nao gostava de melancia pq elas eram ruins mesmo, este ano descobri as melancias parecidas as brasileiras, mais caras 5 centimos/kilo é certo mas vendi quase 300kilos porque é doce que é um espectaculo. parece que a producao é de uma costa algarvia. as cores da melancia são verde escuro riscada, mais verde escuro com poucas riscas claras...aquelas lisas (toda verde escuro) e as riscadas com tonalidades de verdes claros, esqueçam...podem ver aqui a foto das boas, Melância de excelente qualidade em Cardeal da Silva BA Vender Comprar Melância

                                              e pronto, ja escrevi muito, se surgir mais alguma coisa adiciono mais detalhes...boa sorte e apalpem nas bem...:D

                                              Bom post, já fiquei a saber mais sobre melões.

                                              Só queria contrariar esta frase a respeito das melancias, porque há cerca de 15 dias comprei no Continente uma melancia com casca em tons de verde claro, com o selo preto do continente, e provavelmente foi a melhor melancia que já comi até hoje. Até voltei lá de propósito para buscar mais duas, igualmente boas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Bom post, duckpt!

                                                Ao pé de ti, somos uns amadores!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  duckpt, de que zona és? Se fores cá da zona onde moro ainda te compro uns melões.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                    Bom post, duckpt!

                                                    Ao pé de ti, somos uns amadores!
                                                    True!

                                                    Eu por norma segui as pisadas do Sr. meu pai, ver o peso na mão. E tento ver se cheira "a melão/meloa".
                                                    Os pouco que compro por norma são doces, às vezes sucede é não estarem no ponto quando abro...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      Bom post, já fiquei a saber mais sobre melões.

                                                      Só queria contrariar esta frase a respeito das melancias, porque há cerca de 15 dias comprei no Continente uma melancia com casca em tons de verde claro, com o selo preto do continente, e provavelmente foi a melhor melancia que já comi até hoje. Até voltei lá de propósito para buscar mais duas, igualmente boas.
                                                      obg a todos...mas vamos la ver quanto pagaste pela melancia? preço/kg? o contnente está a vender esse melao verde que eles chamam seleccao...eu nao tenho nada contra eles, ja fui la mtas vezes comprar bananas e uvas porque saía mto mais barato do que no mercado abastecedor...mas esse melão por ex eu nunca provei mas ttem de ser bom...mas vamos la ver o preço...0.99€ 1.79€

                                                      portanto eu quando disse q a melancia as riscas claras é pra esquecer é as baratas/kg onde o pessoal vai sempre comprar... as melancias que estao na makro por 0.50€ preço pra mim,,, eu teria q vender por 75 ou 80... tambem devem ser boas... mas eu chegava a casa dos clientes e eu com melancia a 0.70 e eles com melancia nas mercearias a 35 e a 29 centimos...a resposta mais certa seria eu ouvir q estava muito cara, no entanto a qualidade era superior, mas isso as pessoas nao confiam mais numa melancia ou em outra o dobro do preço... é rarissimo encontrar melancia do menor preço que seja boa, doce...uma francesa, na semana passada, ate me disse que nao queria uma talhada de melancia que me mandaram cortar pra ela pq as melancias costumam ser todas sem sabor e aquela por acaso ela disse q era boa, e por isso mesmo eu nunca gostei tambem de melancia, tenho 30 anos e nunca gostei de melancia, até este ano, depois de provar umas melancias que eu ja referi acima, q sao raras, sao mais frequentes as lisas verde escuro e as riscadas claras, e depois de procurar muito no mercado abastecedor por melancias que fossem parecidas às brasileiras que eu vi em videos no tube...
                                                      ficaram dois centimos mais cara que as outras que nao valiam nada e q eu ja tinha comprado mas valeu a pena, gostei tanto que, num dia comprei 100 kilos e no dia seguinte comprei mais 80kilos por vias de elas acabarem rapido e eu nao ficar com produto bom...

                                                      Agora voltando aos meloes...e pondo vos a par dos feedbacks dos meus clientes, esta semana....melão bom bom branco é o melão caramelo, que segundo o meu fornecedor, foram produzidos perto de vila franca de xira, e hoje os clientes perguntaram me se eu nao trazia daqueles melões verdes da semana passada, pele de sapo, casca de carvalho, ou la o nome que lhe queiram chamar, porque o melão era "tão bom tão bom" e eu gosto de ouvir isto dos clientes, eles estao satisfeitos, e eu tambem...agora donde veio este melão tão bom? de Murcia, espanha...marca "ALOA"...ja referi esta marca no meu post anterior, e os clientes hoje e ontem so me perguntam por esse melão...deve ser tao bom como esse do contnente a 0.79@ só que saí mais barato, vendi a uma média de 0.47 centimos/kg esta semana...

                                                      quando eu descubro um melão bom, só quero comprar daquele, nao gosto de variar, e à semelhanca do ano passado, o melão "ALOA" nao engana...

                                                      Eu tive a ideia, vou ver aqui amanha se consigo colocar aqui a foto de um melão verde maduro, já que eu no google nao consegui encontrar nenhuma foto de um melão maduro...ontem comprei uma caixa de melão verde doce mel, oriundo de espanha, hoje ja comprei mais comprei duas caixas(cada caixa tras 9) pra deixar amadurecer um bocado pra proxima semana e tambem pq eu vendi o melão todo que comprei ontem. tava molinho em toda a volta, manchas acastanhadas, parti ao meio era maciço mas branco, parecia que estava verde por dentro a primeira vista, mas fui comê-lo era um doce...

                                                      Com o meu post acima tambem quis dizer que nao se regulem só por uma tecnica...ou um exame ao melão...façam os 4 ou 5 exames que mencionei acima que concerteza aumenta as hipoteses de sucesso de uma escolha boa...mto melão se deve vender por aí, às carradas, e o pessoal vai e escolhe um melão, anda la a ver e acha que aquele que escolheram está bom...mmas é provavel é que nenhum daqueles melões que compoem aqueles lotes de melões esteja bom...muito melão é apanhado verde...o pessoal quer realizar dinheiro...

                                                      Portanto, eu ja escrevi tanto, mas só quero dizer q nao estressem que há melão até novembro...a ser como o ano passado, e depois vem o melão brasileiro no natal...lol só eu mesmo pra vender melão em pleno inverno...mas o melão brasileiro era um luxo...dei a provar aqui a um grupo de caçadores que vieram ca petiscar depois de um dia de caça e cada um levou um...pra euro e setenta o quilo, mais coisa menos coisa.

                                                      P.S.: só agora que me lembrei de vir aqui ver o desenvolvimento deste post :D

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                        Bom post, duckpt!

                                                        Ao pé de ti, somos uns amadores!
                                                        eu nao sou profissional...vou aprendendo, com os velhotes, eu nao sabia que kiwi era bom pra fazer trabalhar os intestinos, e outras coisas, vou aprendendo com a sabedoria dos que já são avós e vou registando...

                                                        proxima semana chega o melão de ciudad real, especificamente de MAnzanares, se procurares no google melones ciudad real, vais ver q aparece no 3º resultado, geografica protegida de melón de la mancha... temos em portugal alguma zona protegida de melão?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                          duckpt, de que zona és? Se fores cá da zona onde moro ainda te compro uns melões.
                                                          eu sou da zona de coimbra...e zona sul de coimbra...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Só comprava melão na minha aldeia a um senhor que os cultivava.
                                                            Nunca comi melão melhor que aquele. Tudo de sequeiro. Nada de melão/melancia de regadio.
                                                            Infelizmente o homem por motivos de saúde deixou-se disso....

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por duckpt Ver Post
                                                              eu sou da zona de coimbra...e zona sul de coimbra...
                                                              Tens de abrir um filial aqui para os lados de Albergaria-a-Velha ou Aveiro!
                                                              Obrigadado pelas dicas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X