Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[DB] De um emigrante na Argélia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
    O mais provável é teres dificuldade em encontrar a tal cerveja, ainda ser fosse chá de menta ultra doce....
    Eu levo-as daqui!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
      Essa das Sagres era bestial

      Agora um aparte pessoal: eu sou um tipo simples e nada lírico, mas uma coisa é certa, mesmo tendo estado apenas muito pouco tempo naquelas paragens mais a sul: o deserto "apaixona" mesmo quem lá vai! É raro ouvir um relato de alguém que vai ao deserto e não gosta.

      Não existe muita maneira de explicar, o sair de um avião às 23:00 e ter à nossa espera uns engraçados 36º. Nem como explicar estar num local, em que é tudo igual num raio de 360º e a vista se perde entre as ondas de calor.

      Existe uma 2ª tranche deste gasoduto, que fica mais para sul, na zona de In Amenas, segundo percebi é já no deserto profundo. Ficam já prometidas as fotos
      Africa marca seja quem for.

      Já conheço alguns paises Africanos, e desde o deserto, seja ele com dunas ou seja ele a zona de pedras onde estás agora, passando pela savana da Africa austral, seja a floresta tropical da serra de Manica em Moçambique, uma pessoa fica diferente.

      Esses paisses tem o condão de nos tocar.

      Eu sou um fã de Africa e suas gentes, desejo conhecer tudo o que conseguir, e um imenso fascinado pelo deserto.

      Uma pessoa fazer 300 kms junto a fronteira da Argelia e encontrar pessoas que apenas compartilham conosco o facto de sermos homo sapiens , perceber que somos uns previligiados e ao mesmo tempo invejar a liberdade deses "berberes" é uma experiencia gira e recomendavel para muitos que buscam o status e so pensam nos €.

      Essa zona para onde vais, in amenas, pelo google earth parece ser bem rodeado de dunas.

      Uma Ranger com 18 lb de pressão nos pneus ja vai dar pra curtir!

      Comentário


        Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
        Africa marca seja quem for.

        Já conheço alguns paises Africanos, e desde o deserto, seja ele com dunas ou seja ele a zona de pedras onde estás agora, passando pela savana da Africa austral, seja a floresta tropical da serra de Manica em Moçambique, uma pessoa fica diferente.

        Esses paisses tem o condão de nos tocar.

        Eu sou um fã de Africa e suas gentes, desejo conhecer tudo o que conseguir, e um imenso fascinado pelo deserto.

        Uma pessoa fazer 300 kms junto a fronteira da Argelia e encontrar pessoas que apenas compartilham conosco o facto de sermos homo sapiens , perceber que somos uns previligiados e ao mesmo tempo invejar a liberdade deses "berberes" é uma experiencia gira e recomendavel para muitos que buscam o status e so pensam nos €.

        Essa zona para onde vais, in amenas, pelo google earth parece ser bem rodeado de dunas.

        Uma Ranger com 18 lb de pressão nos pneus ja vai dar pra curtir!
        Engraçado que onde estou, as Ranger não estão muito famosas: falta-lhes força. Qualquer subida mais íngreme, e lá tem de se ir às baixas. O bloqueio eléctrico do diferencial ajuda bastante; fora isso têm sido bastante fiáveis, mesmo tendo em conta a utilização delas.

        Podemos estar a falar de versões diferentes, mas estas são as 2.5 TD.

        Esta:

        Comentário


          E por que a Argélia não é só deserto, aqui ficam umas fotos da minha última paragem: El-Aouana, bem na costa do Mediterraneo.

          Um aldeia de pescadores simpática e com uma praia bastante bonita, pena ter os normais esgotos a descarregarem directamente...

          Vistas da janela do quarto:









          E mais uma do caminho para o trabalho:



          De resto continua tudo bem, hoje estou em Oran, terra natal do Zidane: é a 2ª maior cidade da Argélia e estou a achar bem agradável.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
            Engraçado que onde estou, as Ranger não estão muito famosas: falta-lhes força. Qualquer subida mais íngreme, e lá tem de se ir às baixas. O bloqueio eléctrico do diferencial ajuda bastante; fora isso têm sido bastante fiáveis, mesmo tendo em conta a utilização delas.

            Podemos estar a falar de versões diferentes, mas estas são as 2.5 TD.

            Esta:
            Pois provavelmente ja estão estafadas! Tadinhas fartas de levar pancada..... Mas sim as rangers não são famosas por serem muito potentes.

            Esa zona junto ao mar tem boa pinta, faz-me lembrar algumas zonas de Portugal.

            Continuação de tudo a correr bem por ai.

            Comentário


              Como não atendes o telefone, deixo aqui o recado:

              Continuação de boa estada e cuidado com algum camelo mais desaustinado

              Comentário


                Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                Como não atendes o telefone, deixo aqui o recado:

                Continuação de boa estada e cuidado com algum camelo mais desaustinado
                Deves estar a marcar o número errado, eu tenho-o aqui ao lado e não tocou.

                Falando de telemóveis: os tipos cá são ainda mais fanáticos que nós. Fazem filas enormes para os irem carregar. Como cá praticamente não há multibancos, muito menos homebanking, os carregamentos são feito com cartões pré-comprados em que se raspa uma referência e se introduz no telefone, sendo o saldo creditado na hora. Existem cartões de recarga de 1, 2, 5, 10, 20, 30 e 50 €.

                Para Portugal, pago 15 centimos por minuto para rede fixa e 45 para redes móveis.

                Ficam as fotos do tal cartão:




                O tal número que se raspa é o que está por baixo.

                Comentário


                  As mulheres ai também usam o lençol para tapar a fronha?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    As mulheres ai também usam o lençol para tapar a fronha?
                    Há de tudo!

                    Há as que andam completamente tapadas, só se vendo os olhos, há as que trazem tipo um guardanapo à frente da cara, as que andam só de lenço na cabeça e as que andam como as europeias.

                    Quanto mais para o interior se vai, mais "acessórios" elas usam

                    Mas em regra geral, são mulheres muito bonitas

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                      Há de tudo!

                      Há as que andam completamente tapadas, só se vendo os olhos, há as que trazem tipo um guardanapo à frente da cara, as que andam só de lenço na cabeça e as que andam como as europeias.

                      Quanto mais para o interior se vai, mais "acessórios" elas usam

                      Mas em regra geral, são mulheres muito bonitas
                      Precisamos de fotos para confirmar . Mas cuidado não queremos que arranjes chatisses .

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                        Precisamos de fotos para confirmar . Mas cuidado não queremos que arranjes chatisses .
                        Bem, bem era organizarem um almoço AHO por estas terras, e confirmarem in loco a fauna feminina local

                        Comentário


                          Um mês de Argélia...

                          Sem dar por ela, faz hoje um mês que estou em terras argelinas. Até à data faço um balanço muito positivo da minha estadia por cá.

                          Os primeiros dois dias foram terriveis, mas parece que é normal, pelo menos com todos os que tenho contactado; todos disseram, no final do primeiro dia, e passo a citar: "****-se, o que é que eu estou aqui a fazer?".

                          Confesso que só quando fui dar um beijo de despedida à minha filha, na madrugada em que saí, é que interiorizei que ia estar tanto tempo sem ela. Chorei, como há muito não me lembrava

                          A primeira noite que se passa fora de casa, passa-se com uma sensação de arrependimento e vontade de voltar para Portugal no primeiro voo da manhã.
                          Não tem nada a ver com o país, mas com a ideia de estar 2/3 meses fora do nosso ninho.

                          Passado o choque, veio o trabalho: é sem dúvida a melhor maneira de passar o tempo por cá. Nos tempos livres e desocupados a cabeça põe-se a pensar em asneiras. Acabamos por nos prender ao trabalho os 7 dias da semana, nem sempre com o máximo habitual em Portugal, pois sempre se interrompe uns 20 minutitos de manhã, para se ir ao msn saber como está a mulher e a filhota.

                          É díficil ocupar o tempo livre, pois há pouco para fazer, e em função da zona do país há questão da liberdade de circulação, por causa de questões de segurança: no meu caso, e numa das zonas onde trabalho, penso que seja o mais próximo de estar na cadeia, pois não podemos mesmo sair sem escolta militar. A malta de lá fala num Big Brother, e no que ouviamos no tal programa sobre as emoções serem vividas a 200%. É verdade!

                          Depois há uma sensação estranha sobre o tempo que estou aqui: se por um lado parece que aqui estou à muito tempo, o certo é que passou num instante. Por outro lado, ainda faltam mais dois periodos de tempo iguais para voltar a casa.

                          O pior mesmo são as saudades da família muito em particular da filhota; ainda por cima ela não reagiu muito bem à minha ausência. Mesmo com 2 anitos, as crianças sabem e sofrem muito mais que aquilo que pensamos.

                          Do lado positivo, e por que ele existe, na parte profissional vai um enriquecimento do curriculum, por poder estar envolvido em projectos que muito díficilmente podia estar se aí estivesse: barragens, portos, gasodutos, etc.

                          E depois aquela sensação de estar no meio do mês, já com tudo pago (casa, carro, contas da casa etc.) e olhar para a conta bancária e vê-la cheia de dinheiro: um contrasenso nos dias de crise que correm.

                          A nível pessoal, é de facto uma lição de vida, pois damos muito mais valor a tudo: o que aí podemos dispensar e deitar fora, cá pode ser um luxo. É um "abre-olhos" muito grande para a vida, com o qual acho ganho muito.

                          Por hoje chega de testamento e passemos à foto do dia:





                          Fim do dia em Oran (ando ver se percebo alguma coisa de fotografia)

                          Hoje estou no deserto, com fotos fresquinhas, mas a cabeça pensadora deixou o cabo da máquina em casa

                          Comentário


                            Belas palavras. Apesar de nunca passar por nenhuma situação do genero, entendo-te.

                            continuação de bom trabalho e melhor estadia.

                            Vais ver que o tempo passa rápido, e qdo estiveres em Pt, vais sentir saudades dos tempos que passaste aí.

                            Cumps

                            Comentário


                              Estes dias andei por Ghardaia; uma localidade a querer virar-se para o turismo, a cerca de 600 km para sul da capital Argel.

                              É onde se começa a ver deserto, e os conhecidos tuaregs; há no entanto uma mescla de etnias: os árabes, os tuareg e os mosharib (não tenho bem a certeza se está bem escrito).

                              Tem uma paisagem típica de deserto, com algumas elevações que parecem formigueiros gigantes; no entanto o terreno é rocha, a areia vermelha encontra-se mais a sul, mas sempre vai sendo trazida pelo vento: os famosos Sirocos ou ghibli em árabe (ver Wiki).

                              A última coisa que se espera num local deste, são chuvas torrenciais, que destroem toda a zona junto ao oued (rio), e matam dezenas de pessoas; infelizmente foi o que se passou. Aqui dizem que os oued’s ficam adormecidos durante 100 anos, e que no dia que acordam, estão furiosos. O que é certo é que nem mesmo os mais antigos se lembram de tanta água, o que eles começaram por chamar de uma bênção de fim do Ramadão, foi afinal uma tragédia. As fotos que mostro a seguir não dão para ver o que realmente se passou por lá.

                              Fica o testamento, passemos às fotos

                              Gentes:


                              Os Tuareg


                              Tuareg no feminino


                              Mulher casada, entre os portugueses conhecida por Bico de Pato


                              Sniper


                              Fauna Local:


                              Burros Selvagens


                              Ajudem-me!!! Estou preso!


                              Obrigado gentis Portugueses

                              E para já é tudo… segue dentro de momentos

                              Comentário


                                Os famosos camelos…







                                Comentário


                                  Vamos então às fotos da cidade:


                                  O rio a reclamar o que era dele


                                  Uma rua alagada


                                  Outra


                                  Tudo de pernas para o ar


                                  Vista elevada da cidade


                                  Outro ângulo


                                  O palmeiral alagado


                                  O cemitério local


                                  Mais casas alagadas

                                  continua...

                                  Comentário


                                    ...continuação


                                    Entrada da cidade


                                    Vista nocturna da entrada


                                    O mercado local: basicamente é uma rua estreita com lojas por todo o lado


                                    O Colombo local


                                    A mesquita a destacar-se


                                    Uma rua típica


                                    Mais uma


                                    Onde para a ASAE? O pão é transportado em carrinhas de caixa aberta e é acondicionado assim…Nem vou falar do tamanho da barata que escalava por um pão que peguei para comprar…


                                    A internacionalização da EMEL…

                                    Comentário


                                      É sempre muito bom vir aqui ler novidades, ainda mais quando se está quase de partida!

                                      Continuação de muita sorte e força para estar longe de quem mais gostas!

                                      Comentário


                                        O deserto!

                                        Este é o post “mete-nojo” dedicado ao Senhor_VX

                                        As pistas que abrimos no meio do nada para mobilizar equipamento:









                                        Aqui, cobertas pelo “rio de areia”











                                        É realmente uma experiência única conduzir nestes locais, embora a pedra seja muito dura com a mecânica; como disse nuns post’s acima, só as Toyota se têm aguentado ao calor, pó e pedra. Só a título de curiosidade, para aqui as pick-up’s vieram logo equipadas com roll-bar, de modo a prevenir asneiras.

                                        Por hoje é tudo.

                                        Resta-me agradecer aos meus colegas, que me facultaram a grande maioria das fotografias que apresento.

                                        Comentário


                                          para o tópico que acompanho desde o início.
                                          Força...

                                          Comentário


                                            Este tópico é um lucho!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                              Este tópico é um lucho!
                                              Quem? Este?

                                              Comentário


                                                Mais uma vez um obrigado grande por te lembrares de postar as fotos do deserto!

                                                Este ano parece que as chuvas têm sido anormais para tal zona do globo. Em Marrocos aconteceu o mesmo. Um amigo e membro do forum autohoje TT foi lá no inicio deste mês e a chuva foi mais que muita. A precariedade da habitação, juntamente com o facto de serem sempre procurados solos ferteis para a criação de cidades, ou seja zonas que são leitos de rios secos (oueds), as baixas humanas são sempre elevadas.

                                                As fotos do deserto dão para ter uma pequena ideia da tal "dimensão esmagadora", coisa que em PT temos muita dificuldade em ver. O charutão Toyota ta ali na rua, se ele vê estas fotos arranca sem mim!

                                                Já agora, comeste ou pão com a baratinha? É que uma pessoa depois de algum tempo ja nem liga...

                                                Abraço e tudo a correr bem!

                                                Comentário


                                                  aquela foto do pao... so me faz pensar...

                                                  as pessoas em portugal sao muito mesquinhas...

                                                  Comentário


                                                    O pão marchou igual ao que marcharia nos outros dias: a única diferença é que naquele dia eu vi. Escolhi outro, mas vale pelo efeito psicológico.

                                                    Mas sem dúvida que há um enorme atraso em relação à Europa, no que diz respeito à segurança alimentar.

                                                    Outro dia, ia com o motorista, e já não bebia qualquer coisa parecida com um café; pedi-lhe para irmos beber um café: até lhe brilharam os olhos. Lá se desviou para irmos a um café ao pé de casa dele, por que queria mostrar aos vizinhos que andava em lides sociais com um estrangeiro. E o estrangeiro pagou o café... O açúcar por cá é muito usado em cubos, sendo que nos hotéis até já existem em pacotes individuais, mas fora dos hotéis vem no açucareiro, mas como nesse café nunca tinha visto: o açúcar estava castanho de sujo... outra coisa comum é o café vir sem colher: existem uns copos com água onde estão as colheres; a ideia é tirar o açucar, mexer o café e voltar a arrumar no copo, prontinha para o próximo

                                                    Os primeiros dias foram de nojo, mas hoje, com alguns cuidados é claro já me habituei à falta de higiene...

                                                    Em relação às chuvas, já o ano passado foi anormalmente chuvoso na Argélia; este ano parece que vai ser semelhante; no dia em que se deu esta tromba de água, estava noutro ponto do país, e posso-vos dizer que nunca tinha visto chover assim na vida.

                                                    Para estas enchentes contribui também a tal falta de ordenamento da construção, e o plano de construção de barragens e transfer's de água que se encontra a decorrer: não é só em Portugal que se começam mal as coisas. Há muitas barragens a desperdiçar água, pelo facto dos transfer's ainda não estarem prontos: a ideia deles é guardar o máximo possível de água em albufeiras, e ir distribuindo pelas mais vazias em função das chuvas/consumo.

                                                    Só para terem a ideia da força da água, alguns desses tubos que aparecem nas imagens foram arrastados 3 km. Estamos a falar de tubos com 11m e perto de 400 Kg de peso...

                                                    Comentário


                                                      Fotos espectaculares.
                                                      Demonsta bem a realidade do país em questão.

                                                      Comentário


                                                        Até parece que estamos a visitar a Argélia, muito bom!

                                                        De facto, que nojo

                                                        O meu pai ha uns bons anos esteve no zimbabwe numas obras tal como tu e quando voltou 6 meses mais tarde, a minha irmã que na altura tinha 2 anos, ficou outros 2 chateada com ele! Tal como tinhas dito, sentem e mais do pensamos.

                                                        O sirocco é um vento que sopra do norte de africa, dividindo-se no ghibli ou khamsin dependendo do sitio de onde sopra. ghibli do egipto e khamsin da argelia penso eu, ou será o contrario?

                                                        de facto a vida deve ter bastantes complicações por aí mas é um investimento que fazes, quando voltares agradeces por ter ido!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                                                          Os famosos camelos…
                                                          Não vejo nenhum, mas provavelmente sou eu que estou a ver mal

                                                          Dromedários, sim ,

                                                          eu bem que te expliquei antes de ir para aí, mas pelos vistos foi tempo perdido ...

                                                          Ou foi para verificar se estamos atentos??????????

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                            Não vejo nenhum, mas provavelmente sou eu que estou a ver mal

                                                            Dromedários, sim ,

                                                            eu bem que te expliquei antes de ir para aí, mas pelos vistos foi tempo perdido ...

                                                            Ou foi para verificar se estamos atentos??????????
                                                            Tens 50% da razão: dromedários ou camelos árabes. Faltou o árabe na descrição lá em cima

                                                            Comentário


                                                              Boas fotos.



                                                              Animo na tua incursão por terras Argelinas.

                                                              Vinha para comentar essa do camelo, mas já vi que o Clio_Thoris se antecipou.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X