Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Testemunhas de Jeová

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Não percebo qual o problema de eles bateram à porta.
    Não estão a roubar nem agredir ng...
    Eu evito falar com eles pois eles têm resposta para tudo e tornam-se cansativos mas já tive longas conversas
    Antes de se opinar sobre eles ou apontar-lhes aramas, é sempre interessante falar com estas pessoas pois têm um certo valor ético e moral que é imensamente superior ao da média da população. ( descontando obviamente os fundamentalismos...).

    Outro aspecto interessante ( já sei que vai dar molho) aprecio muito a postura da Mulher Jeova em relação à vida que me parece extremamente submissa e atenciosa em relação ao seu Marido, filhos e lides domésticas. Acho que são valores muito importantes que se têm vindo a perder na nossa sociedade actual que anda iludida com os "benefícios das 8H dia´rias de trabalho forçado" e ilusão dos bens materiais.

    Tb gosto dos saltos altos que elas usam.

    E tb como se arranjam com aquelas sais "ao joelho" como quem diz: "sou muito pudica". Fico a fantasiar como é que elas são todas nuas na cama, não sei pq, provavelmente pq gosto de mulheres...

    A minha própria mulher diz que um daria um bom Jeova ( o que vos digo aqui: digo-lhe a ela e ela não se importa nada).

    Comecei tão bem para acabar atulhado em pecado.
    Conheço um psiquiatra porreiro, em meia duzia de sessões era capaz de expurgar todos os teus pecados.

    Comentário


      Pastis, comecei a ler e a discordar mas acabei de ler a rir!

      Essa das saias e dos sapatos nunca reparei...só vejo velhas! Tens que meter aqui umas fotos das tuas Jeovás!


      Pesquisei "testemunhas de jeova" no google e encontrei isto:



      Acho que ando a perder tempo e vou mudar de vida ahah
      Editado pela última vez por Twingo32v; 22 October 2014, 09:45.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
        Pastis, comecei a ler e a discordar mas acabei de ler a rir!

        Essa das saias e dos sapatos nunca reparei...só vejo velhas! Tens que meter aqui umas fotos das tuas Jeovás!

        h
        Estás enganado amigo.

        Ora tenta estacionar o carro à porta duma igreja ao domingo à hora da missa e aprecia o filme.
        Velhas: olha que não... Com cada boazona que até te babas Então no verão...
        todas aprumadinhas com ar de "executivas" com pastinha na mão
        Um regalo.
        Editado pela última vez por ; 22 October 2014, 10:16.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Estás enganado amigo.

          Ora tenta estacionar o carro à porta duma igreja ao domingo à hora da missa e aprecia o filme.
          Velhas: olha que não... Com cada boazona que até te babas Então no verão...
          todas aprumadinhas com ar de "executivas" com patinha na mão
          Um regalo.
          O que me ri agora a imaginar as Jeovásonas, todas bem vestidas e com uma patinha na mão, tipo isto:


          PS: E sim, confirmo o que dizes, tem lá algumas que sim senhor...

          Comentário


            Boas,

            Estive a ler este tópico e realmente existem algum confusões e algumas respostas lucidas.

            1º - Deus manifesta-se de 3 formas (Pai, Filho e Espirito-Santo), estas 3 entidades formam a Santíssima Trindade, sendo simultaneamente 3 manifestações distintas contudo consubstanciais.

            2º - O Deus do Antigo e Novo testamento é o mesmo, todavia a forma como se relaciona com o povo escolhido é diferente.

            3º - Jesus que é Deus encarnado, não vem alterar a Lei de Moisés, contudo faz uma interpretação da mesma mais abrangente tendo em conta mais o fim para a qual a mesma foi criada, ou seja o homem, negando o seu sentido estático.


            Quanto aos jeovás, como os protestantes, utilizam somente partes da Bíblia que lhes interessa, assim como por vezes encontram pessoas que tem pouca educação bíblica, o que aliado ao facto de nomeadamente até utilizarem bíblias diferentes, pois somente as Cristas possuem todos os livros ao contrario da protestantes por exemplo, conseguem confundir as pessoas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              O que me ri agora a imaginar as Jeovásonas, todas bem vestidas e com uma patinha na mão, tipo isto:


              PS: E sim, confirmo o que dizes, tem lá algumas que sim senhor...
              Gosto particularmente das que usam o colan preto com alguma renda... fico sempre apensar se é liga ou não pois não dá para perceber sem estar por baixo.

              tipo isso:





              Nota: esperemos que o V7 não veja esse tópico

              Nota importante para os ofendidos que aqui vierem parar: Agradeçam a Deus as coisas boas e bonitas que a natureza nos dá.
              Editado pela última vez por ; 22 October 2014, 10:22.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Nota importante para os ofendidos que aqui vierem parar: Agradeçam a Deus as coisas boas e bonitas que a natureza nos dá.
                Ninguém pode dizer que não avisaste!

                Quanto ao tema, alguém me sabe dizer qual é a religião (parece-me cristã, mas não sei bem) que não celebra dias santos? nem o natal, nem o aniversário, nem a páscoa, nada.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                  Ninguém pode dizer que não avisaste!

                  Quanto ao tema, alguém me sabe dizer qual é a religião (parece-me cristã, mas não sei bem) que não celebra dias santos? nem o natal, nem o aniversário, nem a páscoa, nada.
                  Não faço ideia, mas o aniversário é um dia santo?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Não faço ideia, mas o aniversário é um dia santo?
                    LOL não, claro que não... Só o dia do meu. Mas no fundo, era só para dar mais exemplos.

                    Comentário


                      Tinha um colega que lhes chamava testículos de Jeová:

                      - Andam aos pares.

                      - Fartam-se de bater à porta mas nunca entram.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                        Boas,

                        Estive a ler este tópico e realmente existem algum confusões e algumas respostas lucidas.

                        1º - Deus manifesta-se de 3 formas (Pai, Filho e Espirito-Santo), estas 3 entidades formam a Santíssima Trindade, sendo simultaneamente 3 manifestações distintas contudo consubstanciais.

                        2º - O Deus do Antigo e Novo testamento é o mesmo, todavia a forma como se relaciona com o povo escolhido é diferente.

                        3º - Jesus que é Deus encarnado, não vem alterar a Lei de Moisés, contudo faz uma interpretação da mesma mais abrangente tendo em conta mais o fim para a qual a mesma foi criada, ou seja o homem, negando o seu sentido estático.


                        Quanto aos jeovás, como os protestantes, utilizam somente partes da Bíblia que lhes interessa, assim como por vezes encontram pessoas que tem pouca educação bíblica, o que aliado ao facto de nomeadamente até utilizarem bíblias diferentes, pois somente as Cristas possuem todos os livros ao contrario da protestantes por exemplo, conseguem confundir as pessoas.
                        Não faz sentido Jesus ser Deus já Jesus refere-se a Deus sempre na terceira pessoa, inclusivamente como alguém superior a si próprio.

                        A Santíssima Trindade é uma treta em que não vislumbro nada de lógico. Para mim, faz muito mais sentido separar as águas. Deus é Deus, criador de tudo aquilo que o homem não criou. Jesus é o ser com a maior evolução moral que alguma vez pisou a terra. O Espirito Santo remete para a realidade espiritual da vida e para as relações que se estabelecem entre o físico e o espiritual.

                        Faz algum sentido Deus criador amar mais uns filhos que outros? Não, não faz sentido nenhum. Essa ideia do povo escolhido servia para os lideres religiosos exacerbarem o seu egocentrismo, o seu egoísmo.

                        Comentário


                          Eu quero ser padre nessa ceita!!

                          Comentário


                            E ja agora desafio-vos a irem e tirem umas fotos para a malta...eu aqui não sei onde é que essa gente anda...as vezes vejo-os numa rotunda, são sempre duas gajas mas de calças que aqui o frio gela os labios... por acaso ando sempre com os meus gretados :p

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                              Não faz sentido Jesus ser Deus já Jesus refere-se a Deus sempre na terceira pessoa, inclusivamente como alguém superior a si próprio.

                              A Santíssima Trindade é uma treta em que não vislumbro nada de lógico. Para mim, faz muito mais sentido separar as águas. Deus é Deus, criador de tudo aquilo que o homem não criou. Jesus é o ser com a maior evolução moral que alguma vez pisou a terra. O Espirito Santo remete para a realidade espiritual da vida e para as relações que se estabelecem entre o físico e o espiritual.

                              Faz algum sentido Deus criador amar mais uns filhos que outros? Não, não faz sentido nenhum. Essa ideia do povo escolhido servia para os lideres religiosos exacerbarem o seu egocentrismo, o seu egoísmo.
                              Repara no seguinte a questão da Trinadade é dos temas mais complexos d Cristianismo, portanto não te fazer lógica não é nada que não possa acontecer.

                              Posso tentar dar-te 1 exemplo

                              O Sol por exemplo manifesta-se de diferentes formas mas tudo procede do mesmo Ser:

                              O Sol produz e emana luz, calor e exerce a gravidade no sistema solar
                              Ou seja tens 3 manifestações diferentes provenientes da mesma fonte.

                              É 1 pouco como a Trindade, manifestam-se de maneira diferente mas provem do mesmo e estão em comunhão entre si.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                Repara no seguinte a questão da Trinadade é dos temas mais complexos d Cristianismo, portanto não te fazer lógica não é nada que não possa acontecer.

                                Posso tentar dar-te 1 exemplo

                                O Sol por exemplo manifesta-se de diferentes formas mas tudo procede do mesmo Ser:

                                O Sol produz e emana luz, calor e exerce a gravidade no sistema solar
                                Ou seja tens 3 manifestações diferentes provenientes da mesma fonte.

                                É 1 pouco como a Trindade, manifestam-se de maneira diferente mas provem do mesmo e estão em comunhão entre si.
                                A Fé tem de ser raciocinada e tem de estar longe de dogmas. Eu acredito em Deus como força criadora. Sou cristão pois acredito nos ensinamentos de Jesus, apesar de por vezes ser difícil segui-los. Mas recuso-me a aceitar em Trindades sem lógica só porque alguém diz que é assim.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                  A Fé tem de ser raciocinada e tem de estar longe de dogmas. Eu acredito em Deus como força criadora. Sou cristão pois acredito nos ensinamentos de Jesus, apesar de por vezes ser difícil segui-los. Mas recuso-me a aceitar em Trindades sem lógica só porque alguém diz que é assim.
                                  Claro que estás no teu direito, acreditar em algo ou não.

                                  Todavia quando chegar a casa vou vasculhar as minhas coisas e amanhã coloco aqui as evidências bíblicas acerca do caso da trindade.

                                  Julgo que será interessante leres.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                    Claro que estás no teu direito, acreditar em algo ou não.

                                    Todavia quando chegar a casa vou vasculhar as minhas coisas e amanhã coloco aqui as evidências bíblicas acerca do caso da trindade.

                                    Julgo que será interessante leres.
                                    Terei todo o gosto em ler!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Estás enganado amigo.

                                      Ora tenta estacionar o carro à porta duma igreja ao domingo à hora da missa e aprecia o filme.
                                      Velhas: olha que não... Com cada boazona que até te babas Então no verão...
                                      todas aprumadinhas com ar de "executivas" com pastinha na mão
                                      Um regalo.
                                      Só mandam as de idade para aqui...deve de ser para convencer os velhotes...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Tinha um colega que lhes chamava testículos de Jeová:

                                        - Andam aos pares.

                                        - Fartam-se de bater à porta mas nunca entram.


                                        E bem.

                                        "Testículo" e "testemunha" têm a mesma raiz etimológica do latim. "Testículo" significa "testemunhazinha".




                                        (As coisas que se aprendem ao ser casado com alguém de Clássicas... )

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          E bem.

                                          "Testículo" e "testemunha" têm a mesma raiz etimológica do latim. "Testículo" significa "testemunhazinha".




                                          (As coisas que se aprendem ao ser casado com alguém de Clássicas... )
                                          E eu que pensava que testículo era um pequeno gabinete onde se fazem testes

                                          Comentário


                                            Tavamos tão bem a falar delas.... ahahah

                                            Comentário


                                              Boas,

                                              Aqui vão umas pequenas reflexões:

                                              A PLURALIDADE DO SER DIVINO NO ANTIGO TESTAMENTO

                                              Evidências da pluralidade da essência divina e atividades das três pessoas da Divindade

                                              Em hebraico existem duas palavras para expressar unidade: echad e yachid.

                                              A primeira palavra demonstra uma unidade composta ou plural, como, por exemplo, em Gênesis 2:24 diz que o homem e a mulher seriam uma (echad) só carne, ou seja, dois e um. A segunda expressão apresenta uma unidade absoluta, isto é, aquela que não permite pluralidade, como por exemplo, em Juízes 11:34 que diz que Jefté tinha uma única (yachid) filha. É justamente a primeira palavra (echad) que denota uma unidade composta que foi empregada em Deuteronômio 6:4, onde lemos:

                                              "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único [echad] SENHOR” (comparem com Mc 12:29). [citação entre colchetes de nossa parte].

                                              Neste texto bíblico, echad indica que na unidade da divindade há uma pluralidade (comparem com Gn 2:24; Nm 13:23; Jz 20:8).

                                              Segundo o artigo “A doutrina da Trindade” encontrado no site http://www.christiandefense.org/:

                                              "Nesta passagem os judeus empenharam grande atenção e é uma das quatro passagens que eles escrevem em seus filactérios (sobre a palavra Elohim, Simeon Ben Joachi disse: ‘Venha e veja o mistério da palavra Elohim: há três graus e cada grau é por si mesmo único e mesmo assim são todos um, unidos em um e não divididos’)”.

                                              Podemos ainda acrescentar as palavras de Hermann Bavinck como complementação a este ponto do nosso estudo:

                                              “Mas essa unidade ou unicidade de Deus é, de acordo com a Escritura e com a confissão da Igreja, não uma unidade vazia, nem solitária, mas cheia de vida e força. Ela envolve diferença, ou distinção, ou diversidade. É essa diversidade que se expressa nas três pessoas do Ser de Deus” (“Teologia Sistemática”, p. 171).

                                              E embora os hebreus adorassem o único e verdadeiro Deus, a sua utilização de nomes no plural para se referir a Ele aparentemente gerou confusão em seus vizinhos politeístas. Quando os Israelitas levaram a Arca da Aliança ao acampamento preparado para enfrentar os filisteus, encontramos o seguinte relato:

                                              “E se atemorizaram os filisteus e disseram: os deuses vieram ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Que tal jamais sucedeu antes. Ai de nós! Quem nos livrará destes grandiosos deuses? São os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto” (1Sm 4:7-8.)

                                              Os hebreus poderiam facilmente ter evitado a confusão, usando a forma singular, porém não o fizeram. Poderíamos inferir, então, certamente, que a pluralidade do seu Deus singular era muito importante para eles.

                                              Há referências bíblicas vetero-testamentárias que indicam (ou sugerem) a pluralidade de pessoas na Divindade pela tríplice repetição do nome Iavé, como, por exemplo: Nm 6:24-26; Dn 9:19; Is 6:3; 33:22; comparem com Ap 4:8. Pode parecer coincidência, mas acreditamos que nada nas Escrituras Sagradas tenha sido escrito sem um propósito específico (Rm 15:4; 2Tm 3:16).

                                              As evidências da pluralidade divina, no entanto, são encontradas desde a criação da humanidade. Em Gênesis 1:26a, encontramos as seguintes declarações:

                                              “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.
                                              Semelhantemente a este texto há outros que mencionam a Deus se expressando no plural, como em Gênesis 3:22a, após a desobediência de Adão e Eva:

                                              “Então Disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal”.

                                              E em Gênesis 11:7, no episódio da Torre de Babel:
                                              “Vinde, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro”.

                                              Alguns estudiosos afirmam que esta expressão divina trata-se do uso do plural de majestade (majestático), isto é, quando um indivíduo, um rei, por exemplo, fala de si mesmo, mas na forma plural, não revelando, assim, uma pluralidade participativa. Contudo, esta ideia se torna insustentável, pois o plural majestático não existia quando o Antigo Testamento foi escrito, não se encontram exemplos de um rei usando verbos no plural para referir-se a si mesmo.

                                              Outra sugestão apresentada para explicar o uso do plural por Deus é que Ele estava nestas ocasiões falando com anjos. Mas a Bíblia não indica que os anjos participaram da criação do homem, nem foi o homem criado à imagem e semelhança de anjos e nem participaram do episódio da Torre de Babel, apesar do fato de que serafins estavam presentes na visão de Isaías (Is 6), quando Deus indagou: "Quem há de ir por nós?", mas não parece sensato e convincente pensar que Ele estava incluindo esta classificação de anjos como aqueles que juntamente com Deus enviaram aquele profeta em sua missão. A explicação mais biblicamente aceitável é que já nos primeiros capítulos de Gênesis e em Isaías temos indicações da pluralidade de pessoas no próprio Deus.

                                              Não é possível, no entanto, analisando isoladamente Gênesis e Isaías, por exemplo, saber quantas pessoas são e nada encontramos à primeira vista que se aproxime de uma doutrina da Trindade nestes textos, mas seguramente se infere que há mais de uma pessoa nessas declarações. Veremos posteriormente que o Novo Testamento esclareceu essa questão, principalmente referindo-se à visão de Isaías.

                                              Podemos afirmar que as três pessoas da Divindade participaram da criação do homem, pelo fato de que outros trechos das Escrituras afirmam claramente isso. Jesus Cristo também criou todas as coisas, as visíveis e as invisíveis (Jo 1:1,3; Cl 1:16-17; Hb 1:10) e consequentemente o homem. Mencionando a Cristo, o Filho do amor de Deus Pai e Sua imagem em Colossenses 1:13-15, o apóstolo Paulo afirmou no v. 16b:

                                              “Tudo foi criado por meio dele e para ele”.

                                              Já em Jó 33:4, Eliú declarou:

                                              “O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida”.

                                              Quem criou o homem, então? Deus Pai, Jesus ou Espírito Santo? Se a Bíblia afirma que foi Deus quem criou o homem (Gn 1:26-27), mas que Jesus Cristo e o Espírito Santo também o fizeram, então, podemos afirmar que o homem foi criado pela Santíssima Trindade, ou seja, obviamente por Deus.

                                              Esta realidade fica ainda mais evidente quando nos defrontamos com textos como Jó 35:10, Salmo 149:2, Eclesiastes 12:1 e Isaías 54:5, nos quais a tradução para a língua portuguesa apresenta “Criador” no singular, mas o texto original hebraico apresenta o termo no plural: Criadores.

                                              Comentário


                                                Boas,

                                                A Cristo são atribuídos os atributos que são designados somente à Deus:

                                                a) Santidade: Mc 1.24; 2Co 5.21; Jo 8.46; Hb 7.26

                                                b) Eternidade: Jo 1.1; 8.58; Hb 1.8; Jo 17.5

                                                c) Vida: Jo 1.4; 14.6; 11.25

                                                d) Imutabilidade: Hb 13.8; 1.11,12

                                                e) Onipotência: Mt 28.18; Ap 1.8

                                                f) Onisciência: Jo 16.30; Mt 9.4; Jo 6.64; Cl 2.3

                                                g) Onipresença: Mt 28.20; Ef 1.23

                                                h) Criação: Jo 1.3; 1.10; Cl 1.16,17; Hb 1.3

                                                i) Ressuscitando os mortos: Jo 5.27-29

                                                j) Oração e devoção devem ser dirigidas a Cristo: Jo 14.14; Lc 24.51,52; At 7.59; Jo 5.23; At 16.31; Hb 1.6; Fp 2.10,11; 2Pe 3.18; Hb 13.21; Is 45.22

                                                Conforme esses atributos que são dados a Cristo, nos é ensinado de forma clara a Sua Divindade, caso contrário seria uma blasfêmia atribuir a Ele, os atributos, caso não fosse Deus.

                                                Comentário


                                                  Offtopic: quem era o fanático da religião aqui do fórum? Era o Israel, não era?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    Offtopic: quem era o fanático da religião aqui do fórum? Era o Israel, não era?
                                                    Se é para mim esclareço-te que estás muito enganado.
                                                    Isto é somente uma reflexão 1 pouco mas séria sobre 1 tema interessante.
                                                    Se reparares publico nos mais diversos tópicos, agora tb gosto de debater questões mais sérias.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                                      Se é para mim esclareço-te que estás muito enganado.
                                                      Isto é somente uma reflexão 1 pouco mas séria sobre 1 tema interessante.
                                                      Se reparares publico nos mais diversos tópicos, agora tb gosto de debater questões mais sérias.
                                                      Não, não era para ti.

                                                      Veio-me à ideia as discussões religiosas que por cá já passaram, e acho que era mesmo o Israel que levava ao extremo.

                                                      Os teus posts, comparados com os que me recordo, são "normais" (não me ocorre outro termo).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        Não, não era para ti.

                                                        Veio-me à ideia as discussões religiosas que por cá já passaram, e acho que era mesmo o Israel que levava ao extremo.

                                                        Os teus posts, comparados com os que me recordo, são "normais" (não me ocorre outro termo).
                                                        Peço desculpa se interpretei mal.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                                          Peço desculpa se interpretei mal.

                                                          Cumprimentos
                                                          Não tens de pedir desculpa

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                                            Boas,

                                                            Estive a ler este tópico e realmente existem algum confusões e algumas respostas lucidas.

                                                            1º - Deus manifesta-se de 3 formas (Pai, Filho e Espirito-Santo), estas 3 entidades formam a Santíssima Trindade, sendo simultaneamente 3 manifestações distintas contudo consubstanciais.

                                                            2º - O Deus do Antigo e Novo testamento é o mesmo, todavia a forma como se relaciona com o povo escolhido é diferente.

                                                            3º - Jesus que é Deus encarnado, não vem alterar a Lei de Moisés, contudo faz uma interpretação da mesma mais abrangente tendo em conta mais o fim para a qual a mesma foi criada, ou seja o homem, negando o seu sentido estático.


                                                            Quanto aos jeovás, como os protestantes, utilizam somente partes da Bíblia que lhes interessa, assim como por vezes encontram pessoas que tem pouca educação bíblica, o que aliado ao facto de nomeadamente até utilizarem bíblias diferentes, pois somente as Cristas possuem todos os livros ao contrario da protestantes por exemplo, conseguem confundir as pessoas.
                                                            1 - O estudo mais aprofundado das diversas versões bíblicas contradiz essa conclusão: ambos são 3 entidades diferentes.

                                                            2 - Correto

                                                            3 - Eu logo vi que Jesus era Benfiquista...

                                                            Comentário


                                                              Não sei se faz de mim religioso, mas cada vez que vejo uma mulher "de quatro" digo para o meu interior: Meu Deus...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X