Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos incêndios florestais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Em Portugal existem duas pessoas com competências técnicas para fazer essa análise dos cenários. Nenhuma delas trabalha ou trabalhou no ICNF. Portanto...
    3,com o Nuno Rogeiro.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Tentando agregar os vários anos as médias andam á volta de;

      50-60% - Queimas e queimadas (não me perguntem qual é a diferança - também não sei) e negligência
      20-25% - Origem criminosa
      10-20% - Indeterminado
      10-15% - Origem natural

      Desde que me lembro desde os anos 80, as médias mantem-se as mesmas - basicamente.

      Comentário


        Então, já acabou a excursão ao Canadá dos "operacionais"?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

          Tentando agregar os vários anos as médias andam á volta de;

          50-60% - Queimas e queimadas (não me perguntem qual é a diferança - também não sei) e negligência
          20-25% - Origem criminosa
          10-20% - Indeterminado
          10-15% - Origem natural

          Desde que me lembro desde os anos 80, as médias mantem-se as mesmas - basicamente.
          Eu conheço uma pessoa que é investigador destas coisas e ele diz-me o mesmo: incúria.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

            Tentando agregar os vários anos as médias andam á volta de;

            50-60% - Queimas e queimadas (não me perguntem qual é a diferança - também não sei) e negligência
            20-25% - Origem criminosa
            10-20% - Indeterminado
            10-15% - Origem natural

            Desde que me lembro desde os anos 80, as médias mantem-se as mesmas - basicamente.
            Uma queima é quando cortas uns ramos, arbustos e os queimas.

            Uma queimada é quando pegas fogo a uma área com o mesmo fim.

            Comentário


              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
              Eu conheço uma pessoa que é investigador destas coisas e ele diz-me o mesmo: incúria.
              Após fogo, já li um auto da polícia a dizer que senhor x colocou vela dentro do frigorífico para o secar mais rapidamente após limpeza.

              Comentário


                Incúria deve ser sim a causa principal... Mas dentro dela há vários níveis.

                Aqui há uns tempos, fui visitar os meus pais e vi chegar uma animada equipa de pessoal que se preparava para roçar o mato de um terreno, já fora de época e bastante seco.

                Pensei logo, vou buscar a mangueira ou um extintor?

                Nem meia hora lá estiveram até começar a arder. Não foi nada fácil de apagar.

                Já é o terceiro que vejo assim. Um deles envolveu meios pesados de combate...

                Comentário


                  Tenho sempre alguma relutância em dar crédito aos números veiculados pela comunicação social, dado que não seria a 1ª vez que os números seria empolados pela ANEPC.

                  Mas a confirmarem-se 200 operacionais e 12 meios aéreos ao fim de uma hora de incêndio, revela uma melhoria na capacidade de mobilização.

                  Mais de 200 bombeiros e 12 meios aéreos combatem fogo na Lousã - Portugal - Correio da Manhã (cmjornal.pt)

                  Obviamente que isto sem outras ocorrências de grande envergadura ao mesmo tempo é menos difícil de conseguir...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

                    Tentando agregar os vários anos as médias andam á volta de;

                    50-60% - Queimas e queimadas (não me perguntem qual é a diferança - também não sei) e negligência
                    20-25% - Origem criminosa
                    10-20% - Indeterminado
                    10-15% - Origem natural

                    Desde que me lembro desde os anos 80, as médias mantem-se as mesmas - basicamente.
                    O problema da incúria das queimadas é simples de resolver: estado de emergência nas zonas florestais em todos os dias de risco de incêndio, e os gajos não vão mesmo pra lá. "Se fores, sujeitas-te a ser engavetado e pagar multas a escaldar, ou mesmo a levar chumbo". Basta isso pra manter os gajos longe.
                    O que não se resolve nem com um contingente de bombeiros da ordem de 1 por hectare é o problema dos incendiários. Aí não há mesmo outra hipótese que não seja o patrulhamento com drones armados equipados pra os detectar e neutralizar em tempo real. O que se pode ou não equacionar é o uso de munições não letais pra fazer esse serviço. Mas pra mim nem isso se justifica. Um incendiário neutralizado e fora de combate são dezenas ou centenas de ignições evitadas.
                    Origem natural: esqueçam. A 45 graus nem a combustão espontânea da gasolina é possível, quanto mais a da palha. Além disso, são sempre de noite. Deve ser da capacidade inflamante dos raios da lua.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                      Aí não há mesmo outra hipótese que não seja o patrulhamento com drones armados equipados pra os detectar e neutralizar em tempo real. O que se pode ou não equacionar é o uso de munições não letais pra fazer esse serviço. Mas pra mim nem isso se justifica. Um incendiário neutralizado e fora de combate são dezenas ou centenas de ignições evitadas.
                      O que defendo é a contratação de alguns yautja para patrulhar as nossas florestas. Qualquer incendiário apanhado seria imediatamente esventrado, "depilado" e pendurado num ramo.

                      Mas ninguém me ouve.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

                        O que defendo é a contratação de alguns yautja para patrulhar as nossas florestas. Qualquer incendiário apanhado seria imediatamente esventrado, "depilado" e pendurado num ramo.

                        Mas ninguém me ouve.
                        Mais um voto à favor! 😂
                        E depois disso é ir à casa de todos os familiares e continuar a limpeza.
                        Depois é mandar mais alguns visitarem a casa de todos aqueles que não cortaram todos os eucaliptos dos seus terrenos e abater esses também (calma é ironia).

                        Hoje a brigada do CES anda forte ... parece que a noite foi animada e com cogumelos à mistura.

                        Editado pela última vez por DMA; 05 July 2023, 08:18.

                        Comentário


                          Bem, o Montejunto lá teve de ser assolado por um incêndio outra vez.
                          Ao que tudo indica, tudo começou para os lados da Espinheira por volta das 14:00, e entretanto o fogo já passou para o lado de cá, e continua a aproximar-se.

                          Comentário


                            Vejo a NE de Lisboa o que parece ser uma grande nuvem de fumo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                              Bem, o Montejunto lá teve de ser assolado por um incêndio outra vez.
                              Ao que tudo indica, tudo começou para os lados da Espinheira por volta das 14:00, e entretanto o fogo já passou para o lado de cá, e continua a aproximar-se.
                              Pois está a complicar

                              IMG_3366.jpg
                              Ficheiros anexados

                              Comentário


                                Bem, pelo menos até ver, tirando aqueles aviários abandonados não há habitações ameaçadas.

                                Comentário


                                  Passaram 3 fireboss seguidos aqui por cima, parece que há grande incêndio para os lados de Sintra. 14 meios aéreos no combate a este fogo.
                                  Curioso é que um partiu de Espanha e encheram os reservatórios na baía do Seixal ou Barreiro.

                                  IMG_20230725_191636.jpg
                                  Editado pela última vez por bscuba; 25 July 2023, 18:29.

                                  Comentário


                                    Por aqui, não há sinais de fumo, não deve ser por Sintra.

                                    Comentário


                                      É em Alcabideche

                                      Comentário


                                        Também não vejo nada daqui.

                                        Comentário


                                          image.png

                                          Comentário


                                            O vento está de norte, por isso não vejo fumo daqui.

                                            Comentário


                                              Viram hoje nas Notícias a queda filmada em directo de um avião de combate aos incêndios na Grécia? O piloto foi um herói por ainda ter feito uma última descarga sobre o fogo, segundos antes de se despenhar e morrer carbonizado...

                                              Comentário


                                                Ele não bateu em algo depois da descarga?

                                                Comentário


                                                  Acabei de ver.

                                                  Dá ideia que bate com a asa direita na árvore (?), pois vê-se algo a saltar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                    Ele não bateu em algo depois da descarga?
                                                    Bateu com a asa na árvore, ficaram sem aileron

                                                    Comentário


                                                      Pois. Fiquei com essa ideia. Vê-se algo a saltar logo após a descarga. RIP

                                                      Comentário


                                                        Faz 5 anos em que pela festarola da aldeia se iniciou o grande incêndio de Monchique, hoje exactamente com o mesmo dueto a cantar estamos cobertos de fumo e a levar com cinzas do incendio de odeceixe que parece estar a ser empurrado serra acima.

                                                        Comentário


                                                          Triste país em que bastam 2 dias de calor a sério para se consumirem milhares de Ha e meter algumas partes do país em estado de sítio. As penas para os mentecaptos que fazem estas ignições deviam ser idênticas às de homicídio, enquanto andarmos a brincar aos bombeiros e incendiários, isto vai ser assim ano após ano.

                                                          Comentário


                                                            Brutal o incêndio no Hawai.

                                                            E temo que o numero de vitimas venha a ser pior.

                                                            https://apnews.com/article/hawaii-wi...e90dd7f10faa94

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                              Brutal o incêndio no Hawai.

                                                              E temo que o numero de vitimas venha a ser pior.

                                                              https://apnews.com/article/hawaii-wi...e90dd7f10faa94
                                                              Passei uma semana de férias em Lahaina e Kaanapali há uns anos, dos sítios mais bonitos do mundo em que já estive, Maui é linda! A minha mulher já chorou baba e ranho hoje de manhã à conta disso

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X