Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos incêndios florestais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Em quase todas as imagens que passam na TV, não existe limpeza...tudo cheio de mato, ao abandono.

    Agora, como é normal numa situação destas, é o ai jesus!

    Comentário


      Brutal o cenário na Madeira.... Terrível...

      Comentário


        É tudo muito ''bonito'' vir pra TV reclamar do tempo de resposta dos bombeiros, mas limpeza nos pinhais ninguém faz. Se fossem aplicadas multas pesadas, o panorama durante o verão provavelmente seria outro. Os incendiários, por norma também são considerados, doentes psicologicamente...

        Comentário


          Originalmente Colocado por afc Ver Post
          Em quase todas as imagens que passam na TV, não existe limpeza...tudo cheio de mato, ao abandono.

          Agora, como é normal numa situação destas, é o ai jesus!
          Na SIC disseram que muitos donos de terrenos lá no Norte são de Bancos, em que os gajos não sabem sequer o que lhes pertence.

          Comentário


            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
            Na SIC disseram que muitos donos de terrenos lá no Norte são de Bancos, em que os gajos não sabem sequer o que lhes pertence.
            Fossem só esses...o próprio estado tem matas nacionais ao abandono!

            Comentário


              Realmente, se num ano calmo como 2015 tivemos mais ignições que Espanha e França juntas..

              Há aqui um problema sério a perceber.

              Comentário


                Originalmente Colocado por afc Ver Post
                Fossem só esses...o próprio estado tem matas nacionais ao abandono!
                Também. E aí é mais complicado de serem aplicadas as coimas.

                Comentário


                  Antes de discutirem a limpeza das matas, porque não discutir que a probabilidade de ser fogo posto é perto de 100%?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por biof Ver Post
                    Antes de discutirem a limpeza das matas, porque não discutir que a probabilidade de ser fogo posto é perto de 100%?
                    Se o problema for a impunidade, é cultural, nada feito.

                    Esperemos que não voltem a morrer bombeiros.

                    É sério no Funchal.
                    Editado pela última vez por Sinonimo; 09 August 2016, 21:42.

                    Comentário


                      A sério que não entendo este gajo:
                      https://www.publico.pt/sociedade/not...40638#comments

                      Pelas 13h30 desta segunda-feira havia 145 incêndios em Portugal, um número que vai oscilando ao longo do dia. Apesar de fazer questão de dizer aos portugueses que podem confiar no dispositivo que existe, nos meios e bombeiros que estão no terreno, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, não deixa também de considerar a situação preocupante, tendo em conta que no domingo houve 455 incêndios.

                      “Em Portugal, estamos muito bem organizados em termos de combate aos fogos florestais, mas quando as coisas ultrapassam determinada dimensão… O nosso dispositivo está preparado para 200 a 250 incêndios por dia. Quando passa este número não há nenhum país na Europa ou no mundo que esteja preparado. Os instrumentos funcionam na perfeição. 250 incêndios por dia já é uma loucura, agora imagine-se quando passam para 500”, disse ao PÚBLICO, por telefone, referindo-se ao dia de domingo.
                      Sim, disse, “é um dia preocupante, como os outros dias de Agosto, com temperaturas fora do comum, altíssimas, muito vento e alterações a todo o momento de direcção”. Não é a primeira vez que Jaime Soares aborda o problema, acontece todos os anos no Verão: “Tudo isto poderia ter outros efeitos, ou ser alterado, se nós tivéssemos a nossa floresta devidamente tratada. Está completamente abandonada, é preciso ver o que se pode fazer na floresta. Há soluções que passam pelo associativismo, por legislação para que o colectivo se sobreponha ao individual, não temos o cadastro completo da nossa floresta. Todos os anos nos deparamos com esta situação”, lamenta, enumerando as consequências que isto tem no bem-estar da população, na economia ou no ambiente.

                      “Há uma falta de limpeza da floresta extraordinária. E, depois, deparamos com estas temperaturas e com os incendiários, porque a floresta não arde espontaneamente, ainda que a Polícia Judiciária e a PSP estejam a fazer um bom trabalho… Mas, no ano passado, tivemos mais ignições em Portugal do que Espanha e França juntas. Este ano, se calhar, vamos pelo mesmo caminho”, avisa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que defende que os planos de emergência devem ser accionados “imediatamente” e não quando já é tarde, como considera ter sido o caso do Porto. “É uma ferramenta que deve ser utilizada”, afirma.

                      Apesar de a situação ser complicada, Jaime Soares faz questão de deixar palavras de esperança: “Portugal pode estar descansado. O momento é difícil, de esforço tremendo e titânico, mas podem acreditar nos milhares de agentes da Protecção Civil que estão no terreno, a lutar contra este autêntico terrorismo — 98% dos fogos tem origem na mão humana, destes 75% são de origem criminosa. É preciso mais vigilância musculada, com mais gente, mais força, modernização dos postos de vigia”, alerta Jaime Soares, ressalvando sempre, no entanto, que “o dispositivo está bem organizado”.

                      O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses deixa ainda um apelo: “Confiem e continuem a acreditar que os bombeiros vão ultrapassar, mas compreendam que um país com uma floresta com estas características e temperaturas, as coisas não estão, ou são, fáceis. Apelo aos portugueses para que tenham sentido de responsabilidade, que ajudem, sem porem em risco a vida, há sempre formas de ajudar. Por exemplo, ajudar os bombeiros, muitas vezes perto da exaustão, a esticar mangueiras. Pode ser uma ajuda grande e boa.”
                      E aproveita ainda a ocasião para elogiar quem está no terreno a combater as chamas: “Quero saudar os milhares de mulheres e homens que estão nesta batalha, a maioria bombeiros, e que fazem esforços titânicos para que os males não sejam tão grandes, para que a vida dos portugueses não corra tanto perigo. Muitas vezes, o país nem o reconhece. Mas fazem-no com competência e profissionalismo. Temos uma organização muito próxima da perfeição, no que diz respeito aos bombeiros na Protecção Civil.”

                      “Número invulgar” de fogos

                      O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, reconheceu, citado pela agência Lusa, que no domingo aconteceu "um número invulgar de incêndios", mas preferiu destacar a "redução muito significativa" da área ardida este ano, em comparação com "anos anteriores".
                      "Lamentamos e muito, evidentemente, a existência desses mesmos incêndios. Queremos acreditar que dias como o de ontem não se voltarão a repetir", disse, sem deixar, no entanto, de “sublinhar aquilo que tem sido uma redução muito significativa da área ardida" em Portugal, este ano, quando "comparada com os anos anteriores", e a "muito grande capacidade de poder agir quando os incêndios deflagram".

                      Para João Matos Fernandes, é preciso "continuar a prevenir" e "a reforçar os meios" em matéria de incêndios. O ministro afirmou ainda que, este ano, "descontado o dia de ontem", a época de incêndios tem sido "muito mais benigna" do que aquilo que era "a expectativa inicial".
                      "Isso significa o quê? Uma grande capacidade para intervir, uma grande coordenação de meios, uma grande disponibilidade para quem está no terreno, tanto a coordenar, como a apagar os incêndios", elogiou.
                      "Sem dúvida que a contratação de vigilantes da natureza que está prevista para o final deste ano é da maior importância para podermos estar ainda mais perto do território", afiançou ainda.

                      Comentário


                        A maior parte deles são conhecidos

                        Comentário


                          O que eu acho é que o mediatismo e o oportunismo criado e usado pelos meios de comunicação social actuam como promotor deste número elevadíssimo de fogos.

                          No início de Agosto já os telejornais abriam com directos e notícias sobre os fogos, e duravam largos minutos.

                          Para mim, não deveria ser permitido aproveitar a miséria alheia por agentes da comunicação social, não só por isso mas também porque, parece-me, os doentes mentais que acabam por provocar estes fogos são muito motivados por aquilo que passa na televisão. É uma autêntica bola de neve. Hoje foram 40 minutos de fogos nos telejornais da uma.

                          Comentário


                            Há pouco vi um jornalista a falar em directo do Funchal ao mesmo tempo que segurava uma mangueira...

                            Infelizmente a situação no Funchal parece muito má.

                            Os meios de comunicação social têm que parar com este circo dos incêndios para deixar de dar ideias aos maluquinhos.

                            E o estado tem que tratar das suas matas e obrigar os donos também a tratar das suas.

                            O 1º ministro voltou de férias hoje para dizer que está tudo a correr bem, estão todos a trabalhar bem, está tudo a correr às mil maravilhas. Deve ter feito um estágio com o ministro da propaganda do Saddan, só pode. A arderem dezenas de casas no Funchal e o gajo com aquele discurso, muito infeliz mesmo. Será que não era possível enviar uns C-130 com umas dezenas de soldados e material para ajudar no combate aos fogos?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Enquanto se continuar a só se pensar nos incêndios florestais quando estes estão em curso, isto vai continuar ano após ano, sendo os únicos fatores atenuantes ou agravantes as condições climatéricas. É um ano fresco e húmido, há poucos incêndios e o governo foi espectacular pois planeou tudo da melhor forma. É um ano quente e seco, esta m erda arde toda e o governo é uma cagada.

                              Seja este, sejam os anteriores, devem começar pelo ordenamento do território e pela limpeza das matas especialmente!

                              Eu não sou bombeiro, mas é fácil perceber que, com certas proporções, um fogo florestal torna-se incontrolável, nem que lá estejam 10000 homens!
                              Sem dúvida.

                              Por isso é que muitas vezes é deixar arder até chegar a uma zona controlável, seja pelo terreno, acessos ou própria vegetação.

                              No Funchal estão as temperaturas mais altas dos últimos 40 anos e ventos que podem atingir + de 70km/h... com, ao que tudo indica, um fogo posto

                              Comentário


                                E já circula pelo FB uma foto de uma bombeira (pelo menos está vestida de bombeiro) a amamentar um bebé, e claro, as partilhas multiplicam-se...

                                Só ninguém repara que no capacete está escrito "Bomberos CEBAS", ou seja, é uma bombeira Argentina, fotografada sabe-se lá em que contexto...

                                Sem desprimor para os nossos bravos soldados da paz, mas estas coisa do FB são tão...sei lá, estúpidas!

                                Comentário


                                  Já foi uma equipa especial as 22.30 e amanhã vão mais, consta..

                                  Mas é agoniante ver o eufemismo dos pseudo representantes do povo nestes casos..

                                  Comentário


                                    Existem soldados na Madeira?

                                    Comentário


                                      Os gajos que ateiam os fogos, era atá-los a um poste/árvore e deixá-los lá a assar.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        E já circula pelo FB uma foto de uma bombeira (pelo menos está vestida de bombeiro) a amamentar um bebé, e claro, as partilhas multiplicam-se...

                                        Só ninguém repara que no capacete está escrito "Bomberos CEBAS", ou seja, é uma bombeira Argentina, fotografada sabe-se lá em que contexto...

                                        Sem desprimor para os nossos bravos soldados da paz, mas estas coisa do FB são tão...sei lá, estúpidas!
                                        Reparei no CEBAS, mas não pesquisei, portanto deduzi que fosse uma força especial portuguesa.
                                        É a tal coisa, como há pouco escreveste: A Telma venceu Bronze, toca a postar cenas do Nuno Delgado...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                          Os gajos que ateiam os fogos, era atá-los a um poste/árvore e deixá-los lá a assar.
                                          Não concordo. Sou mais a favor de cortar uma mão. O individuo tem de viver com as consequências e não falecer.

                                          Comentário


                                            "Pensamos que a situação está perfeitamente controlada", disse Miguel Albuquerque, pouco depois das 16:00, numa conferência de imprensa realizada esta tarde para efetuar o segundo balanço do dia do executivo sobre os incêndios.
                                            http://www.rtp.pt/noticias/pais/sit...tamente-controlada-miguel-albuquerque_n939446

                                            Imagino o fora de controlo dele. Espero que um flagelo como o dos últimos dias abra finalmente os olhos para o problema do ordenamento da floresta, da moldura penal para os incendiários, etc.

                                            Comentário


                                              E que tal começar aqui a corrente dos gatos fofinhos em vez de imagens de incêndios?



                                              Comentário


                                                a Espanha passou uma lei que estipula que onde arde, não pode haver construção nos proximos 99 anos.
                                                resultado? a area ardida baixou logo para 1/4 em dois anos. não vos desperta algo no melão?

                                                http://www.lavanguardia.com/vangdata...2004-2015.html

                                                neste momento os politicos ficam contente que a plebe pense que os incendios tem origem na falta de limpeza de matas, uma multa aqui, outra acolá, e o povo está feliz, encontraram o monstro.

                                                o engraçado nisso tudo é que certas zonas do interior, e muitas zonas de espanha são autenticos matagais que não tem manutenção, nem por isso autoinflamam-se? em espanha o que não falta são barris de polvora, zonas secas, deserta e atravessadas por autoestradas. bombeiros nem vê-los, se aquilo pega é de esperar até aoo proximo inverno que venha a chuva.

                                                em Portugal brinca-se aos pdm, e facilmente uma area ardida passa a ser autorizada para construção após sucessivos anos a arder. estranhamente, arde uma area de pinheiros, a seguir plantam eucalipto a seguir. os incendiarios continuam impunes.

                                                basicamente, todos os anos arde, e há ainda há algo para arder, num país tão pequeno

                                                o que acontece ano após ano é o reflexo da imbecilidade do país para resolver os problemas de fundo, todos os anos bate-se palmas aos bombeiros, assim é agora, assim o será amanha.

                                                so espero que este ano não haja tantas vitimas como o ano passado, porque o povo é de memoria curta e vive de mediatismos, batem.se palmas aos herois de hoje e esquecemos-nos dos que pereceram ontem.

                                                Comentário


                                                  Deviam era deitar fogo ao parlamento quando eles estão lá todos... Declarações do governo completamente inúteis.


                                                  Pergunta estupidas, porque não se aproveita a mão de obra dos prisioneiros para limpar as matas sendo lhe pago o trabalho no final pena?

                                                  Comentário


                                                    Eu só não percebo é porque é que os militares não apoiam os bombeiros... Eram mais uns milhares e com certeza faziam toda a diferença.

                                                    Outra coisa que me faz imensa confusão é o tempo que, principalmente, os meios aéreos demora a mobilizar, não é raro ver um fogo começar com 30 bombeiros e acabar nos 400... Porque não atacar logo com 300 e 2 ou 3 meios aéreos? Chegam às mijadinhas...

                                                    Isto parece o jogo do quem lucra mais, tristeza

                                                    Comentário


                                                      Os militares têm muito que fazer pá!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                        Deviam era deitar fogo ao parlamento quando eles estão lá todos... Declarações do governo completamente inúteis.
                                                        (....)
                                                        chiuuuuu ...... amanha (depois da dose de caipirinhas) vai aparecer o professor martelo a dançar quizomba com os bombeiros e fica tudo bem.

                                                        Comentário


                                                          Há mesmo parte da zona histórica do Funchal a arder...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                            em Portugal brinca-se aos pdm, e facilmente uma area ardida passa a ser autorizada para construção após sucessivos anos a arder. estranhamente, arde uma area de pinheiros, a seguir plantam eucalipto a seguir. os incendiarios continuam impunes.
                                                            Isso é que não entendo.
                                                            O Pinhal Litoral/Interior, mais ano menos ano vai é ser o: Eucaliptal Litoral/Interior.

                                                            Comentário


                                                              Eu acho é que actualmente não há nenhum partido político nem nas juventudes, que queria levar realmente o país para a frente. As florestas completamente ao abandono, limpeza não há, vigilância também não porque o gasolina está caro, dizem eles.

                                                              Mas para os luxos dos políticos e para os 500.000 mil estudos que se fazem por ano muitas vezes para nada já existem verbas.

                                                              Isto por políticos que muitas vezes, nunca saíram de Lisboa....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X