Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos incêndios florestais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
    São uma minoria porque os bombeiros profissionais entraram em "guerra" com eles!!!

    Até fizeram manifestações contra os voluntários e tudo...
    Enfim... e não foi por os voluntários serem menos competentes, mas porque lhes estavam a "tirar" trabalho!!
    Estão aqui Voluntários; precisamente onde deste a entender que eram todos profissionalizados: EL CUERPO DE BOMBEROS VOLUNTARIOS DE ANDALUCIA CELEBRÓ 45 AÑOS DE FUNDACIÓN - YouTube

    Os civis são retirados lá como aqui ou em qualquer sitio onde não sejam úteis ou estejam em perigo...
    O que não faltam, são civis a ajudar nos incêndios na Andaluzia, como acontece em qualquer parte do mundo....

    Eu nunca disse que havia algum problema com os bombeiros profissionalizados e até sou completamente a favor, agora, fazer dos voluntários uns incompetentes que não servem para nada, é, no mínimo um falta de respeito por pessoas que, sem ganharem dinheiro, dão o seu melhor para ajudar os outros!!!
    Pior do que isso ainda é culpar os voluntários quando há algum erro, quando são precisamente profissionais que comandam e coordenam as operações!!
    É perfeitamente natural que os profissionais se revoltem contra os voluntários. Aos profissionais exige-se, aos voluntários dão-se vivas independentemente do que façam. Imagina como te sentirias se no teu trabalho houvesse um grupo de voluntários a fazer mais ou menos a mesma coisa que tu mas gratuitamente ou perto disso. Dizias adeus ao salário num instante.

    Eu conheço muitos bombeiros e atenção que não culpo os voluntários ou digo que não valem nada. A maioria, principalemente os mais novos, têm formação e são competentes. Mas é precisamente contra frases do tipo "dão o seu melhor para ajudar os outros" ou "ganham o mesmo que tu" que eu me insurjo. Nenhum país vai lá só com voluntarismo e falta de responsabilização. Se fossem profissionais podiamos exigir resultados. Tal como a mim e a ti ou aos médicos ou aos enfermeiros e polícias que salvam tantas ou mais vidas que os bombeiros.
    Editado pela última vez por Icedevice; 19 July 2012, 20:31.

    Comentário


      Ruie34. Bom post. Concordo com praticamente tudo. Por acaso o livro que citei fala precisamente desses aspetos: Mau ordenamento do território, espécies florestais nem sempre adaptadas etc. Rais parta emprestei-o a um primo que está em França.

      Comentário


        Tavira está com 19 km de fogo...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
          É perfeitamente natural que os profissionais se revoltem contra os voluntários. Aos profissionais exige-se aos voluntários dão-se vivas independentemente do que façam. Imagina como te sentirias se no teu trabalho houvesse um grupo de voluntários a fazer mais ou menos a mesma coisa que tu mas gratuitamente ou perto disso. Dizias adeus ao salário num instante.

          Eu conheço muitos bombeiros e atenção que não culpo os voluntários ou digo que não valem nada. A maioria, principalemente os mais novos, têm formação e são competentes. Mas é precisamente contra frases do tipo "dão o seu melhor para ajudar os outros" ou "ganham o mesmo que tu" que eu me insurjo. Nenhum país vai lá só com voluntarismo e falta de responsabilização. Se fossem profissionais podiamos exigir resultados. Tal como a mim e a ti ou aos médicos ou aos enfermeiros e polícias que salvam tantas ou mais vidas que os bombeiros.
          É?!
          Porquê?!
          Eu sou socorrista voluntário na CVP e nunca tive problemas com colegas "pagos" que trabalham no INEM!!!
          Só gente muito "fraca" mentalmente é que se pode sentir "incomodada" com os voluntários!

          Já te disse que a coordenação é feita por profissionais; é a esses que devem ser pedidas responsabilidades!!!
          Nada disso impede que existam voluntários, como acontece em todo o mundo!!!
          Quem ler o que escreves, até pensa que os voluntários não são "profissionais", não tem regras ou fazem o que lhes apetece!!

          Mais uma vez, mostra lá o que é que os voluntários fizeram de errado, para sustentar aquilo que escreves, da falta de responsabilização, etc!

          O Ruie34 já referiu os chilenos, que já foram várias vezes considerados dos melhores do mundo, e são 100% voluntários!!
          Editado pela última vez por ASAS; 19 July 2012, 20:39.

          Comentário


            Ainda há pouco via no telejornal populares que criticaram os bombeiros em Tavira, creio eu, porque podiam ter extinto o fogo ontem, mas foram embora. E sim devem ser pedidas responsabilidades aos chefes profissionais. Acho bem.

            És voluntário na CVP. Muito bem. E o que é que fazes na tua vida profissional?
            Não tem nada a ver com força ou fraqueza mental. É apenas concorrência desleal. Ninguém contrata ninguém se puder ter o serviço feito gratuitamente. Eu concordo com o Ruie34: Uma força profissional com um apoio voluntário em caso de emergência.

            Comentário


              Claro.... "os populares" é que percebem alguma coisa de combate a incêndios, até foram fazer formação na escola nacional de bombeiros.....

              Concorrência desleal?!
              Se eu e os meus colegas não o fizéssemos, era menos essa mais valia para a comunidade.... não há cá concorrência!!

              Não percebo essa "birra" com os voluntários, quando não apresentas-te nenhum dado que mostre que, por ser profissionalizado se é melhor, e, já foi referido o caso dos bombeiros chilenos (dos melhores do mundo) que são todos voluntários!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Tavira está com 19 km de fogo...
                Tenho amigos em Tavira...espero que esteja tudo bem. Tambem já vi que na Madeira tá agreste. Todos os anos é sempre a mesma coisa ...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                  Claro.... "os populares" é que percebem alguma coisa de combate a incêndios, até
                  foram fazer formação na escola nacional de bombeiros.....

                  Concorrência desleal?!
                  Se eu e os meus colegas não o fizéssemos, era menos essa mais valia para a comunidade.... não há cá concorrência!!

                  Não percebo essa "birra" com os voluntários, quando não apresentas-te nenhum dado que mostre que, por ser profissionalizado se é melhor, e, já foi referido o caso dos bombeiros chilenos (dos melhores do mundo) que são todos voluntários!
                  O problema do voluntariado é igual em toda a parte. Alguns de facto aplicam-se. Mas na maior parte dos casos as pessoas acabam por não sentir a responsabilidade de dar 100%. Seja nos Bombeiros, seja em associações, ou em jornais/rádios, etc. É a experiência que tenho e eu considero que apesar de tudo os Bombeiros e a CVP devem ser os casos em que os voluntários melhor servem. Mas porque, curiosamente são obrigados a ter formação profissional, pena é que não tenham também o salário correspondente.

                  Uma outra coisa que seria interessante saber é quanto ganham efetivamente os voluntários e quais as vantagens que têm por pertencerem aos Bombeiros. Quer-me parecer que não é assim totalmente de graça.

                  Continuo sem saber o que fazes na tua atividade profissional.

                  Comentário


                    Vou numerar parte do teu post para me orientar

                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Vou tentar dar algumas respostas sem citações, senão ficará demasiado longo.

                    (...)

                    1. Enquanto não conseguirmos sensibilizar/obrigar os proprietários a limpar os seus terrenos e redor das casas.
                    2. Enquanto não forem permitidas as queimadas preventivas e enquanto este país for maioritariamente de "microproprietários"
                    3. Enquanto o estado não limpar os seus terrenos e permitir a abertura de asseiros nos parque naturais pois é preferível arder um talhão que 90% do parque (o gêres é um exemplo flagrante).


                    (...)
                    Relativamente ao ponto 1. Eu limpo os meus terrenos onde tenho acessos para tal. O problema reside mesmo no ponto 3. a Criação em tempos das brigadas de sapadores florestais nas Juntas de Freguesias a isso ajudavam pois sempre iam limpando caminhos e preparando tudo para que no Verão o impacto do seu trabalho fosse reconhecido. No entanto muitos deles deixaram de funcionar este ano por falta de verbas.


                    E enquanto andamos neste país a falar na licenciatura do Relvas, isto passa de mansinho: GOVERNO ENTREGA FLORESTA NACIONAL AO EUCALIPTO

                    Depois admiram-se que tenhamos ainda mais incêndios.

                    Comentário


                      Enquanto a atividade de apagar fogos der muito dinheiro a ganhar a muita gente este flagelo não acaba.....

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                        Enquanto a atividade de apagar fogos der muito dinheiro a ganhar a muita gente este flagelo não acaba.....
                        É exatamente isso que eu penso. A questão é saber a quem é que dá dinheiro.

                        Comentário


                          Ali junto à antiga lixeira de Vale Mourão/Cacém também está a arder.

                          Comentário


                            Independentemente das discussões de quem ganha com o quê e se os bombeiros podiam ser mais "competentes", só sei que até tenho alguma pena de algumas corporações de Bombeiros (especialmente Viseu, Madeira e Algarve) que devem estar completamente esgotados. São dias a fio a combater incêndios e misteriosamente todos os dias vai aparecendo mais um.
                            Felizmente ainda não soube de nenhuma baixa, mas com tanto tempo no terreno os erros começam a aparecer. Espero que este ano não haja más noticias para estes homens e mulheres que estão a por a vida em risco por algo que não é deles e para terem mais benefícios morais que materiais (é pelo menos o que acho...).
                            Só lhes posso desejar muita coragem, determinação e que os "Infernos" terminem. Ou pelo menos que dêem umas tréguas longas.

                            Comentário


                              Em Quarteira, ontem ao final da tarde, a nuvem de fumo que se observava do incêndio de Tavira/ São Brás era aterradora!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Ali junto à antiga lixeira de Vale Mourão/Cacém também está a arder.
                                Pelos vistos o incêndio já está dominado. Este até foi de rápida resolução, felizmente

                                Mapas Local Início Concelho Distrito Fase do Incêndio Tipo
                                Mapa Serra das Ligueiras
                                2012110100089
                                20/7
                                11:22
                                Sintra Lisboa Em Resolução Inc. em Mato

                                Comentário


                                  Está uma nuvem de fumo sobre o Tejo. Deve ser da lixeira de vale mourão

                                  Comentário


                                    Aqui em Tavira ta tudo sujo de cinza, o ceu ta escuro.

                                    É triste ver a minha cidade a arder, a serra era (e é) lindissima.

                                    Sent from my MK16i using Tapatalk 2

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                      Não podes indicar a fonte destes dados?!
                                      Acho que isso está completamente errado..... parece-me que é mais um mito que se espalhou....

                                      Tenho ideia que em Portugal, mais 70% dos terrenos estão nas mãos de privados e não do estado!!
                                      Aqui na zona do Minho é praticamente tudo privado, por isso, acho muito estranho quando alguém vem com essa "desculpa"!!
                                      Aliás, os terrenos públicos que conheço, até são os que estão mais limpos....

                                      Não te posso adiantar dados mas se eventualmente os conseguir faculto sem problemas. Não te esqueças que institutos/instituições, empresas públicas e Câmaras Municipais também contam como Estado, se soubesses os hectares de sobrado que algumas instituições públicas têm ao abandono na zona do Alentejo até metias as mãos à cabeça. É quem nem sabem onde elas ficam quanto mais...

                                      E esses terrenos públicos que conheces e estão limpos, são zonas florestais?

                                      E não é "desculpa" nenhuma, é constatar um facto. Aqui ninguém disse que não se deviam limpar as matas por isso, só disse que ou era tudo limpo, mesmo TUDO, ou não valia a pena ter meia-dúzia de terrenos limpos quando à volta é uma autêntica selva.

                                      Tenho os meus terrenos limpos pelo brio que tenho com tudo o que é meu. Não é por uma questão de pensar que não arde, porque pela experiência que tenho, se o fogo lá passar em força tanto faz que esteja muito limpo ou não.

                                      Ou avançam com as ZIF's, se fazem planos integrados de defesa e protecção da floresta, tanto limpeza das matas como aplicação de espécies que retardam a progressão do fogo, como a construção de aceiros, etc, ou então esqueçam... é todos os anos o mesmo.

                                      Comentário


                                        Algumas imagens do incêndio em Tavira:






                                        Pego do inferno, para quem conhecia a zona:

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post

                                          Já te disse que a coordenação é feita por profissionais; é a esses que devem ser pedidas responsabilidades!!!
                                          Nada disso impede que existam voluntários, como acontece em todo o mundo!!!
                                          Quem ler o que escreves, até pensa que os voluntários não são "profissionais", não tem regras ou fazem o que lhes apetece!!

                                          Essa é que essa! Secalhar pensam que é chegar lá ao quartel "ora cá estou eu, agora vou ser bombeiro", os nossos bombeiros voluntários estão muitíssimo bem preparados. Aliás, nunca o vi ficarem mal ao lado dos sapadores...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

                                            O problema do voluntariado é igual em toda a parte. Alguns de facto aplicam-se. Mas na maior parte dos casos as pessoas acabam por não sentir a responsabilidade de dar 100%. Seja nos Bombeiros, seja em associações, ou em jornais/rádios, etc. É a experiência que tenho e eu considero que apesar de tudo os Bombeiros e a CVP devem ser os casos em que os voluntários melhor servem. Mas porque, curiosamente são obrigados a ter formação profissional, pena é que não tenham também o salário correspondente.

                                            Uma outra coisa que seria interessante saber é quanto ganham efetivamente os voluntários e quais as vantagens que têm por pertencerem aos Bombeiros. Quer-me parecer que não é assim totalmente de graça.

                                            Continuo sem saber o que fazes na tua atividade profissional.
                                            Bem.... não a vale a pena continuar a "bater no ceguinho"....
                                            Tu és do "contra" só porque sim, e continuas a insistir no "ataque" aos voluntários, com afirmações sem qualquer sentido...
                                            Então a maioria dos voluntários está-se a "c@gar"?! É isso?!
                                            Ok....
                                            Tens que escolher melhor os sítios onde fazes essas "estaticistas"....
                                            Felizmente, eu começo centenas de voluntários (de todo o país e da Galiza), e trabalho com muitos, e, a realidade é exactamente ao contrário do que referes....
                                            Não sabes quanto ganham os voluntários?!
                                            Pois.... é o que eu digo, escreves, escreves, mas nem fazes ideia do que estás a falar....

                                            Eu sou técnico de electrónica, mas não percebo a relevância disso neste assunto!!

                                            Já disse o que tinha dizer em relação a este assunto, pelo que vamos ficar por aqui, pois não vale pena perder tempo, quando as pessoas querem discutir um assunto sem conhecem minimamente a realidade e vem com argumentos começados por "acho que" ou "parece-me"....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                              Bem.... não a vale a pena continuar a "bater no ceguinho"....
                                              Tu és do "contra" só porque sim, e continuas a insistir no "ataque" aos voluntários, com afirmações sem qualquer sentido...
                                              Então a maioria dos voluntários está-se a "c@gar"?! É isso?!
                                              Ok....
                                              Tens que escolher melhor os sítios onde fazes essas "estaticistas"....
                                              Felizmente, eu começo centenas de voluntários (de todo o país e da Galiza), e trabalho com muitos, e, a realidade é exactamente ao contrário do que referes....
                                              Não sabes quanto ganham os voluntários?!
                                              Pois.... é o que eu digo, escreves, escreves, mas nem fazes ideia do que estás a falar....

                                              Eu sou técnico de electrónica, mas não percebo a relevância disso neste assunto!!

                                              Já disse o que tinha dizer em relação a este assunto, pelo que vamos ficar por aqui, pois não vale pena perder tempo, quando as pessoas querem discutir um assunto sem conhecem minimamente a realidade e vem com argumentos começados por "acho que" ou "parece-me"....
                                              Obrigado por teres ignorado a parte em que digo que é precisamente nos bombeiros e na CVT que os voluntários melhor servem.

                                              Sim conta lá quanto ganham os voluntários. Porque de graça não ficam [e ainda bem digo eu]. Talvez um dia um jornalista politicamente incorreto faça uma investigação a sério sobre os nossos quarteis.

                                              Agora imagina que apareciam um montão de técnicos de eletrónica a fazer o que tu fazes mas de graça ou perto disso e ias perceber as razões dos Bombeiros profissionais na Andaluzia.

                                              A área ardida em Portugal nos últimos 30 anos, é apenas a prova que tanto a planificação do território, como o combate, como a justiça têm falhado neste tema em Portugal. E nisso dou-te razão, apesar de tudo os bombeiros sempre foram os melhores neste conjunto de circunstâncias.

                                              Comentário


                                                Apesar de não discordar da existência da falta de coordenação que por vezes existe. Acho importante reflectirmos sobre a estrutura montada no incêndio de Tavira, vejam o número de homens, viaturas e aviões envolvidos.

                                                Incêndios Florestais

                                                Agora além de prever a evolução do incêndio e posicionar os meios (já explicado noutro post meu), é também necessário arranjar alimentação para aqueles 868 elementos, combustível e peças para as viaturas (que acontece com alguma frequência), prever a desmobilização das guarnições que lá andam há dezenas de horas... Tudo isto com informação a ser constantemente bombardeada para dentro do Posto de Comando Operacional.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                  É exatamente isso que eu penso. A questão é saber a quem é que dá dinheiro.
                                                  Aos que alugam os meios aéreos, aos madeireiros, aos que querem construir em zonas verdes... etc., etc.

                                                  Comentário


                                                    Mas ainda há alguém a alugar aviões?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Mas ainda há alguém a alugar aviões?
                                                      Se formos precisos com o português, todos.

                                                      O estado tem apenas helis, os Kamov e um(ns) Bell, tudo o resto é alugado.

                                                      Comentário


                                                        Mas o sócrates não tinha acabado com isso?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                          Mas o sócrates não tinha acabado com isso?
                                                          Não me digas que ele também vendeu essa mentira à malta?!

                                                          Adquiriram os Kamov e estiveram quase a adquirir o Beriev, felizmente que ganharam juízo

                                                          Comentário


                                                            Pois mas o problema é que com privados, já se sabe... eu se tivesse uma empresa dessas queria que houvessem muitos incêndios.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                              Obrigado por teres ignorado a parte em que digo que é precisamente nos bombeiros e na CVT que os voluntários melhor servem.

                                                              Sim conta lá quanto ganham os voluntários. Porque de graça não ficam [e ainda bem digo eu]. Talvez um dia um jornalista politicamente incorreto faça uma investigação a sério sobre os nossos quarteis.

                                                              Agora imagina que apareciam um montão de técnicos de eletrónica a fazer o que tu fazes mas de graça ou perto disso e ias perceber as razões dos Bombeiros profissionais na Andaluzia.

                                                              A área ardida em Portugal nos últimos 30 anos, é apenas a prova que tanto a planificação do território, como o combate, como a justiça têm falhado neste tema em Portugal. E nisso dou-te razão, apesar de tudo os bombeiros sempre foram os melhores neste conjunto de circunstâncias.
                                                              Bem... "A ignorância é atrevida"!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X