Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugueses culpados por endividamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Eu sei, por isso é que acho que essa publicidade devia ser regulada em alguns pontos.
    A regulação deve restringir-se a acabar com as letras pequeninas, indicação da taxa de juro média (nomeadamente para fazer face a esta recente moda dos supostos "superdepósitos"), e por aí fora.

    Não quanto à quantidade de anúncios que há.

    Longe vão os tempos (felizmente!) onde o Estado decidia quais os bancos que podiam fazer empréstimos, ou a quantidade de crédito que podiam fazer.

    Estamos numa economia de mercado englobados num bloco económico e é bom que DE VEZ percebamos isso e nos deixemos de ideias "aparentemente simpáticas" mas inexequíveis.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Mas tu por exemplo. Vendes a um cliente (que não entende nada do que vendes) um serviço ou equipamento mais caro que ele não precisa?

      A isso chama-se agir de má fé.

      Um banco vender dinheiro a quem não tem condições devia também ser considerado de má fé!
      90% do que se vende não se precisa.
      alguem precisa de mais que um toyota corola de 82?

      Comentário


        #33
        Comparando...

        Para mim é como os construtores dizerem que não têm culpa da poluição que os seus carros emitem, quem os conduz é que tem toda a culpa...
        Havera quem anda a poluir por mera diversão, mas muitos poluem para chegar aos seus empregos, para realizarem as suas actividades profissionais...
        Baixaram as taxas de juro para poder dar acesso ao crédito (nos EUA chegaram a 1% de taxa de juro), agora que quase toda a gente tem créditos, com isso os preços das habitações aumentaram mais do que deviam, os créditos tornaram-se mais altos... Começou a haver falta de liquidez nos bancos, por isso toca de aumentar a taxa de juro... Quem estava no limite das suas capacidades deixou de poder pagar, o que gerou mais falta de liquidez, aumentando mais e mais o preço do dinheiro (as taxas de juro), e mais deixaram de poder pagar... E o ciclo mantêm-se... A Euribor continua a aumentar...
        Agora os mesmos que cometeram estes erros perfeitamente previsiveis dizem que a culpa é das pessoas...
        Neste falso poder de compra criado pelos proprios bancos muitos estão agora sem casa, com um futuro incerto, desesperados...
        DEUS NOS AJUDE...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
          90% do que se vende não se precisa.
          alguem precisa de mais que um toyota corola de 82?
          Se tiveres dinheiro podes comprar o que não precisas.

          Se não tens, não devias, nem devias ser incentivado a isso.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Sem explicar as pessoas o que isso é não serve de nada.
            talvez a burrie devesse ser taxada.
            desta forma talvez se fosse a algum lado.

            tipo fiscal bate a porta:

            -ola bom dia sou da brigada anti burrice ora vamos la ver

            -sabe o que é a euridor?

            -ha não, bnesse caso sãp 100 euros de multa

            -e TAEG?

            -ta~mbem não, neste caso são masi 100 euros de multa e 10 dias de trabalhos forçados.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
              Acho curiosas estas afirmações de um responsável do sector bancário...

              Se é verdade que os portugueses, no que toca à cultura financeira, são muito fracos e invejosos, onde copiam o vizinho para ter o que não podem ter e não fazem grande controlo das despesas mensais...

              A verdade é que são os bancos, com publicidade agressiva e enganosa (quase sempre), a conceder os créditos sem grandes cuidados...

              Como se aprovam os créditos ao consumo, sem conhecimento de todos os créditos que uma pessoa tem, baseando-se apenas na palavra da pessoa?

              Como se aprovam créditos à habitação a pessoas no fio da navalha...

              Enfim,
              os portugueses são responsáveis, mas as entidades bancárias são muito mais!
              Sempre defendi que só recorre a crédito quem quer, e só se endivida quem quer.

              Não há dinheiro, não há vícios, e só se devem dar passos mais curtos que a perna.

              Eu sou anti-creditos, excepto para comprar casa! De resto, ou posso comprar e compro, ou então, não me meto.

              No que toca a comprar casa, aí sim, ainda acho que os bancos podiam ser mais claros e honestos em alguns pontos. De resto, eu conheço pessoas que recorrem a credito para ir de férias! Para comprar um LCD, para comprar uma Jóia, para comprar um carro novo "porque sim"... e depois admiram-se que o dinheiro não chega para tudo...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Sem explicar as pessoas o que isso é não serve de nada.
                A informação existe e é de fácil acesso. Hoje em dia, na maioria dos casos, a ignorância não serve como desculpa.

                Em qualquer banco explicam o que é a TAEG, Euribor, Spread, etc etc etc, os tais termos que são o bicho papão para muitos.

                Até a minha avó de 86 anos que não percebe nada disto e nunca na vida teve um empréstimo, ao ver anúncios de Cofidis, Credial e afins, estranha e diz que deve haver ali gato pois ninguém dá nada a ninguém.

                O problema é que o português não se endivida por não saber o que é a TAEG mas sim porque facilita. Sabe que não pode, mas opta por se enterrar cada vez mais sempre com a ideia do "depois logo se vê!"

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Se tiveres dinheiro podes comprar o que não precisas.

                  Se não tens, não devias, nem devias ser incentivado a isso.
                  por isso que eú acho que o melhor é trazer no BI cassificação

                  -cidadão prime

                  -cidadão sub prime


                  depois ter publicidade dirigida.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                    Sempre defendi que só recorre a crédito quem quer, e só se endivida quem quer.

                    Não há dinheiro, não há vícios, e só se devem dar passos mais curtos que a perna.

                    Eu sou anti-creditos, excepto para comprar casa! De resto, ou posso comprar e compro, ou então, não me meto.
                    o credito é um excelente instrumento.
                    se for usado como instrumento

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                      talvez a burrie devesse ser taxada.
                      desta forma talvez se fosse a algum lado.

                      tipo fiscal bate a porta:

                      -ola bom dia sou da brigada anti burrice ora vamos la ver

                      -sabe o que é a euridor?

                      -ha não, bnesse caso sãp 100 euros de multa

                      -e TAEG?

                      -ta~mbem não, neste caso são masi 100 euros de multa e 10 dias de trabalhos forçados.
                      Boa abrir uma empresa que forneça esse serviço. Estou ctgo. Ficamos ricos num instante!

                      (Nas mulheres boas podemos propor um esquema de pagamentos... )

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                        o credito é um excelente instrumento.
                        se for usado como instrumento
                        Sim, neste ponto também concordo plenamente! Se for usado como instrumento!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                          A informação existe e é de fácil acesso. Hoje em dia, na maioria dos casos, a ignorância não serve como desculpa.

                          Em qualquer banco explicam o que é a TAEG, Euribor, Spread, etc etc etc, os tais termos que são o bicho papão para muitos.

                          Até a minha avó de 86 anos que não percebe nada disto e nunca na vida teve um empréstimo, ao ver anúncios de Cofidis, Credial e afins, estranha e diz que deve haver ali gato pois ninguém dá nada a ninguém.

                          O problema é que o português não se endivida por não saber o que é a TAEG mas sim porque facilita. Sabe que não pode, mas opta por se enterrar cada vez mais sempre com a ideia do "depois logo se vê!"
                          Infelizmente este mundo (e este nosso cantinho a beira mar plantado) ainda tem muito que aprender.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                            um lapis azul?

                            Hum????

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                              Hum????
                              Lapis azul = censura

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                pois eu tenho a opinião, exactamente contraria.

                                O grande culpado por qq divida, é a pessoa que a contrai, e não quem empresta.

                                Existem creditos que infelizmente, são quase inevitaveis. ex:habitação
                                Mas existem outros que são completas anormalidades.

                                Isso é do ponto de vista teórico...
                                Claro que quem contrai é responsável, mas nesta história de bancos, pergunto, se tu empresta dinheiro a qualquer um?

                                É que eu quando falei na culpa dos bancos, falo dos empréstimos irresponsáveis destes, ao emprestarem dinheiro com todas as facilidades...

                                Actualmente a crise financeira mundial advém da irresponsabilidade do sector financeiro.

                                Porque em condições normais de cumprimento, os empréstimos são positivos...

                                Comentário


                                  #46
                                  Não era o BCP que enviava cheques de 5.000€ para casa dos clientes a dizer para que passassem na agência para que levantassem o dinheiro?
                                  Ou enviar cartões de crédito a torto e a direito para casa dos clientes sem que estes os tivessem pedido?
                                  Logicamente que a maior culpa é das pessoas, mas isto que referi devia ser proíbido.

                                  Comentário


                                    #47
                                    A culpa do endividamento deve ser dividida por ambos, portugueses e banca.

                                    E a divisão ocorre pela mesma situação.

                                    Os cidadãos, porque não calculam os riscos de poderem, ter deixar de pagar.

                                    Os bancos porque simplesmente ignoram as taxas de esforço e endividamento dos seus clientes.

                                    Depois, ambos, bancos e cidadãos, encontram-se perante enormes somas de crédito mal parado.


                                    Por isso a culpa é dos dois.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                      Deixa-me ver, os senhores do banco vão de casa em casa, de pistola em punho, obrigar as pessoas a contrair créditos!!!
                                      O interesse dos bancos é exactamente que as pessoas adquiram créditos junto deles.

                                      Cabe a cada um ter juízo suficiente para não querer viver acima das suas reais possibilidades.

                                      Não entendeste o que quis dizer... quando os bancos emprestam dinheiro a pessoas que não os podem cumprir... quem é a culpa?!

                                      Achas que os portugueses, modo geral, têm cultura financeira para perceber no que se estão a meter?
                                      As pessoas não sabem o que é um crédito! Não sabem o que é a euribor, o que é um spread... enfim...

                                      Pedem dinheiro, se os bancos emprestarem melhor... porque como deves saber só nesta última década é que os empréstimos têm subido significativamente, à custa das baixas taxas de juro e facilitismo nos empréstimos.


                                      Quantas vezes nos bancos eu fui mal informado e tentado a "enganos" ?!

                                      Ou achas que neste processo os bancos estão a agir bem?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                        Lapis azul = censura
                                        Estava longe disso...

                                        by the way...o BBVA quando me induziu a outro empréstimo enviou-me um cheque de 12.500€.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                          90% do que se vende não se precisa.
                                          alguem precisa de mais que um toyota corola de 82?
                                          Tive um Nissan Sunny de 89, mas fiquei um pouco farto de me cairem vidros em andamento, de entrar agua no carro (a mala parecia um aquario), dos consumos exagerados do motor a gasolina (e oleo tambem), da direcção estalar quando se virava... Enfim...
                                          Como ganhava pouco (e bastante ia para o carro) pedi um financiamento de 5.000€ para comprar o Bravo de 2001 que ainda tenho...
                                          Claro que existem muitos exageros das pessoas, mas os nossos ordenados (da maioria dos Portugueses, felizmente estou a ganhar bem actualmente) não dão grande margem de manobra...
                                          Em relação ao essencial para viver os 90% devem estar certos, mas viveriamos tipo Africanos, numa barraca feita de palha e barro e andavamos a moer farinha, quase sempre com a mesma roupa...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                            O joão salgueiro tem razão.
                                            a culpa da divida é de quem a contrai evidentemente.
                                            È uma verdade de La Pallice
                                            Sob esse ponto de vista ele tem toda a razão...

                                            O problema é que quando se entre em incumprimento, os bancos apanham por tabela... basta ver as consequências do subprime que ainda continua a fazer vitimas...

                                            E tudo começou porquê?!

                                            Falta de regulação financeira.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                              Não era o BCP que enviava cheques de 5.000€ para casa dos clientes a dizer para que passassem na agência para que levantassem o dinheiro?
                                              Ou enviar cartões de crédito a torto e a direito para casa dos clientes sem que estes os tivessem pedido?
                                              Logicamente que a maior culpa é das pessoas, mas isto que referi devia ser proíbido.
                                              O BES chegou-me a mandar 2 cheques de 15.000€, rasguei os 2 e lixo. CC idem.

                                              Se isto não é abusivo não sei o que é!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Não era o BCP que enviava cheques de 5.000€ para casa dos clientes a dizer para que passassem na agência para que levantassem o dinheiro?
                                                Ou enviar cartões de crédito a torto e a direito para casa dos clientes sem que estes os tivessem pedido?
                                                Logicamente que a maior culpa é das pessoas, mas isto que referi devia ser proíbido.
                                                Eu recebi um desses cheques.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  A culpa é principalmente dos cidadãos porque... não sabem gerir as suas contas.

                                                  Os Bancos acenam com uma cenoura (envenenada) e a maior parte das pessoas cai que nem uns patinhos nas armadilhas do crédito.

                                                  Quantos e quantos casais quando contraem um crédito apenas querem saber do valor da prestação mensal, independentemente da duração do crédito...

                                                  Quantos e quantos casais quando contraem um crédito não pensam que a taxa variável se chama assim porque... varia

                                                  Quantos e quantos casais que contraem créditos de valor que na realidade não podem pagar

                                                  Quantos e quantos casais que hipotecam as suas vidas por causa de gaiolas (apartamentos) que vão desvalorizar de forma brutal

                                                  etc, etc, etc

                                                  Há muita falta de bom senso nos Portugueses, e claro, os bancos aproveitam-se...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    [quote=mjm;2540416]
                                                    Pedem dinheiro, se os bancos emprestarem melhor... porque como deves saber só nesta última década é que os empréstimos têm subido significativamente, à custa das baixas taxas de juro e facilitismo nos empréstimos.
                                                    Ou achas que neste processo os bancos estão a agir bem?[/quote]

                                                    E os bens como as casas têm subido de preço, obrigando as pessoas a pedir mais, neste falso poder de compra criado pelos bancos...
                                                    Uma casa que uma pessoa comprou à 10 anos vale 3 vezes mais porque?
                                                    Pela facilidade e baixas taxas de juro dos Bancos...
                                                    Agora que as taxas subiram, as pessoas não podem pagar é facil dizer que a culpa é das pessoas...
                                                    Eu que comprei casa este ano tive de pagar (pedir ao Banco grande parte) muito mais do que deveria por uma casa super simples, um T2 contruido em 1976, tudo isto devido a estas politicas erradas Bancarias (BCE principalmente)...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      A culpa é principalmente dos cidadãos porque... não sabem gerir as suas contas.

                                                      Os Bancos acenam com uma cenoura (envenenada) e a maior parte das pessoas cai que nem uns patinhos nas armadilhas do crédito.

                                                      Quantos e quantos casais quando contraem um crédito apenas querem saber do valor da prestação mensal, independentemente da duração do crédito...

                                                      Quantos e quantos casais quando contraem um crédito não pensam que a taxa variável se chama assim porque... varia

                                                      Quantos e quantos casais que contraem créditos de valor que na realidade não podem pagar

                                                      Quantos e quantos casais que hipotecam as suas vidas por causa de gaiolas (apartamentos) que vão desvalorizar de forma brutal

                                                      etc, etc, etc

                                                      Há muita falta de bom senso nos Portugueses, e claro, os bancos aproveitam-se...
                                                      Quantos e quantos casais não andam aos papéis agora porque...então não é que afinal a taxa varia mesmo!!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                        ninguem é obrigado a negociar com eles.

                                                        vais ao banco do estado, talvez seja melhor .....
                                                        Eu concordo que ha publicidade a mais para creditos e a malta se espalha ao comprido e que quer mais do que aquilo que tem pode....


                                                        mas ha outra situação que as pessoas nao tem culpa que sao a subida galopante das taxas e isso lixa as pessoas que até podem só ter um emprestimo.

                                                        Tenho um casal amigo com 1 emprestimo apenas e nos ultimos 2 anos subiu uns 400euros... e tá sempre a subir pois a taxa euribor agora sobe todos os dias... e é esta subida que liza mta gente e pode vir a lixar e nao tem a ver com a quantidade de emprestimo mas uma taxa que sobe sem a pessoa que tem o credito ter culpa nenhuma.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                          A informação existe e é de fácil acesso. Hoje em dia, na maioria dos casos, a ignorância não serve como desculpa.

                                                          Em qualquer banco explicam o que é a TAEG, Euribor, Spread, etc etc etc, os tais termos que são o bicho papão para muitos.

                                                          Até a minha avó de 86 anos que não percebe nada disto e nunca na vida teve um empréstimo, ao ver anúncios de Cofidis, Credial e afins, estranha e diz que deve haver ali gato pois ninguém dá nada a ninguém.

                                                          O problema é que o português não se endivida por não saber o que é a TAEG mas sim porque facilita. Sabe que não pode, mas opta por se enterrar cada vez mais sempre com a ideia do "depois logo se vê!"
                                                          Tas a falar e que controle tens tu nos teus emprestimos ou no emprestimo se a taxa euribor subir ainda mais a um ritmo galopante?

                                                          Pagas e calas...é como eu...mas eu tenho a sorte de dever pouco e nao me faz diferença, agora quem tem imprestimos , basta mais de 100mil euros sobe bem e dá para se controlar isso.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Sim conforme a economia de mercado está uma pessoa até pode só ter um crédito que se pode lixar na mesma.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Como é que os bancos podem reclamar do credito mal parado, se são eles que financiam creditos a pessoas que sabem desde o inicio que não tem qualquer forma de cumprir o pagamento?

                                                              Os bancos fazem-me lembrar as empresas em que os vendedores vendem a torto e a direito, só para receberem as suas comissões, porque depois as cobranças são não são com eles e logo não é seu problema.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X