Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Professores - Mais um incompetente no poleiro... - E este ainda é mentiroso...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
    Ontem fartei-me de rir numa reunião intercalar. A reunião começou às 18h30, e qual é a minha surpresa, pela informação veiculada pelo Director de turma.
    A professora de Ed. Visual foi colocada tardiamente, tendo ainda só dado 2 aulas, no entanto os alunos foram anteriormente enquadrados por aulas de substituição, por professores de outras disciplinas. Nas aulas de substituição os docentes que faltam deixam trabalhos destinados a trabalhar com a turma, como não havia professor, estas não existiram, tendo os alunos feitos outras coisas, muitas vezes referentes a outras disciplinas. Acontece que uma das alunas, tem tido problemas de saúde algo graves e não havendo professor da disciplina faltou, agora está obrigada pela legislação a fazer uma prova de recuperação, que a professora que deu duas aulas é obrigada a fazer, sobre o nada, ou seja aquilo que não existiu,... digam lá não tem piada, tem,...é a lógica do ilógico, das normas aplicadas a todos os casos, ....
    Esse é um dos muitos males do ensino. A regulamentação.. Para se fazer tem de estar regulamentado, quem regulamenta nao sabe nada da vida da escola...

    Comentário


      Qual "pesadelo burocrático"?


      Um responsável do SINDEP revelou ao DN, ilustrando o modelo de avaliação da ministra Lurdes Rodrigues, o caso concreto de uma professora com 9 turmas e 193 alunos que vai ter que introduzir manualmente no computador 17 377 registos e fazer 1456 fotocópias, além de participar em algo como 91 reuniões. Contas feitas, a 1 minuto por registo, e visto que a professora é um Usain Bolt informático, e não dorme nem come, nem se coça, nem se assoa, inteiramente entregue à avaliação, são 290 horas, isto é, 12 dias (noites incluídas).

      Já 1456 fotocópias a 1 minuto cada (tirar o papel do monte, pô-lo na bandeja da fotocopiadora topo de gama da escola, esperar que saia fotocopiado e colocá-lo noutro monte), levam-lhe mais um 1 dia (noite incluída). E 91 reuniões, também de 1 minuto, mais 91 escassos minutos. Ao todo, a professora fará a coisa em pouco mais de 13 dias (noites incluídas). Qual "pesadelo burocrático" qual quê! No fim ainda lhe sobrarão, se alguém a conseguir trazer do cemitério ou do manicómio, 152 dias para dar aulas, aprovar os 193 alunos e contribuir para as estatísticas da ministra.

      Manuel António Pina in Jornal de Noticias 13.11.2008

      Comentário


        Alunos de Chelas lançam tomates contra secretários de Estado


        Uma reunião dos secretários de Estado da Educação com a direcção da Escola Secundária de D. Dinis, em Chelas, transformou-se em mais um protesto contra a política do Governo. O alunos insultaram e alvejaram com tomates os dois governantes .


        A polícia de intervenção foi chamada ao local para proteger Valter Lemos e Jorge Pedreira, que se haviam deslocado à escola para um encontro sobre o sistema de avaliação dos professores.


        O encontro, porém, foi interrompido por alunos que tentaram atingir com objectos os dois governantes.


        Este incidente ocorre dois dias depois de Maria de Lurdes Rodrigues ter sido alvo de um protesto idêntico, em Fafe. O carro da ministra foi atingida com ovos, pelos alunos.


        José Sócrates lamentou ontem esse incidente com a ministra. «São comportamentos anti-democráticos, que se baseiam no insulto e na agressão e que não trazem nada de bom», disse o primeiro-ministro.
        http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Soc...tent_id=116646


        Jamais esperava que estas situações ocorressem...

        Mas, isto está "bonito"... aqui está a prova de que está tudo normal nas escolas...

        Enquanto esta equipa continuar no seu pedestal a governar, esquecendo as vozes, neste caso, dos alunos... e estes indisciplinados como nunca... estas situações não vão terminar!

        Espero que seja de bom senso não virem novamente dizer que foram os professores que estiverem a manobrar os alunos.

        Eu enquanto professor não pactuo com estas atitudes.

        Espero que a sociedade acorde para a realidade das nossas escolas e faça uma reflexão...
        É que isto está ingovernável.

        Comentário


          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
          [URL]

          Eu enquanto professor não pactuo com estas atitudes.
          Eu também não pactuo com estas atitudes. Agora, é sintomático que alguém continua a fazer ouvidos de mercador...!

          Comentário


            Dois exemplos na avaliação

            FRANÇA

            A evolução de carreira de um professor francês depende da nota global que lhe é atribuída pelo Ministério de Educação Nacional. Esta nota é dada por uma comissão a partir de três critérios:

            1.As inspecções do ministério a uma aula, para estimar o valor da acção educativa e do ensino dispensado;

            2.A nota administrativa atribuída pelos reitores dos liceus;

            3.O número de pontos somados por cada docente em função dos anos de serviço, do grau de dificuldade dos estabelecimentos ou até da situação familiar.

            BÉLGICA

            Só na Flandres a avaliação tem consequências para a carreira de docente. De quatro em quatro anos, os professores são avaliados individualmente pelo director do estabelecimento de ensino e por um representante da entidade patronal e caso se dêem três resultados negativos ao longo da carreira ou dois consecutivos, o professor pode ser obrigado a abandonar a profissão. A avaliação não tem consequências nos aumentos salariais que acontecem de dois em dois anos. Na Valónia, um professor que recebe nota negativa é convidado a retomar a formação.

            in Visão nº 819, 13 de Novembro de 2008

            Comentário


              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
              http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Soc...tent_id=116646


              Jamais esperava que estas situações ocorressem...

              Mas, isto está "bonito"... aqui está a prova de que está tudo normal nas escolas...

              Enquanto esta equipa continuar no seu pedestal a governar, esquecendo as vozes, neste caso, dos alunos... e estes indisciplinados como nunca... estas situações não vão terminar!

              Espero que seja de bom senso não virem novamente dizer que foram os professores que estiverem a manobrar os alunos.

              Eu enquanto professor não pactuo com estas atitudes.

              Espero que a sociedade acorde para a realidade das nossas escolas e faça uma reflexão...
              É que isto está ingovernável.
              Creio que o "atirar" o que quer que seja contra outra pessoa, como forma de manifestar o seu desagrado, é má formação pessoal e não um problema de educação.

              Esta situação deve é alertar o que os professores estão sujeitos todos os dias, projectos de pessoas mal educadas.

              Não é por isto que a política é incorrecta ou passa a correcta, desde que me lembro que há manif.

              Já agora concordam com a avaliação francesa ou belga?

              Comentário


                Eu concordo com qualquer uma das duas! A francesa porque de facto permite um escalonamento dos professores (não somos todos iguais) e a belga porque permite detectar as falhas dos professores e dirigi-los para formação sempre que precisarem.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Creio que o "atirar" o que quer que seja contra outra pessoa, como forma de manifestar o seu desagrado, é má formação pessoal e não um problema de educação.

                  Esta situação deve é alertar o que os professores estão sujeitos todos os dias, projectos de pessoas mal educadas.

                  Não é por isto que a política é incorrecta ou passa a correcta, desde que me lembro que há manif.

                  Já agora concordam com a avaliação francesa ou belga?

                  Valium, não me esqueci do que tenho que lhe responder ainda,...mas agora tenho tido um pouco que fazer,...

                  Eu gosto do modelo francês,...bastante, foca as várias vertentes que eu considero importantes mas acrescentaria o bocadinho do que é indicado na avaliação Belga,...



                  Originalmente Colocado por Jota17 Ver Post
                  Dois exemplos na avaliação

                  FRANÇA

                  A evolução de carreira de um professor francês depende da nota global que lhe é atribuída pelo Ministério de Educação Nacional. Esta nota é dada por uma comissão a partir de três critérios:

                  1.As inspecções do ministério a uma aula, para estimar o valor da acção educativa e do ensino dispensado;

                  2.A nota administrativa atribuída pelos reitores dos liceus;

                  3.O número de pontos somados por cada docente em função dos anos de serviço, do grau de dificuldade dos estabelecimentos ou até da situação familiar.

                  BÉLGICA

                  Na Valónia, um professor que recebe nota negativa é convidado a retomar a formação.

                  in Visão nº 819, 13 de Novembro de 2008

                  Editei para acrescentar, que na avaliação feita pela inspecção, deveriam ser avaliadas também as planificações do professor e a correcção cientíica e pedagógica dessas planificações.
                  Editado pela última vez por MariaHelena; 13 November 2008, 17:51.

                  Comentário


                    Acho estranho os professores que avaliam dezenas (ou até mesmo centenas) de pessoas por ano não gostarem sequer de pensar na hipótese de serem eles mesmo avaliados.

                    Falo como aluna: Já conheci professores que até hoje considero das pessoas mais interessantes que conheço. Não só como pessoas/personalidade mas também como a cultura que os mesmos possuem.

                    No entanto, há professores que não se importam minimamente em ajudar os alunos e que não sabem dar aulas. Mas mesmo com essa avaliação aos professores penso que em nada ou pouco irá mudar...

                    Só para verem bem como é que há professores tão reparem o que uma ex-prof de matemática (12º) disse na sala de aula:

                    "Eu quero lá saber com a avaliação aos professores. O meu emprego nem devia ser este, sou contabilista. Não estou preocupada (não me lembro se disse contabilista ou outra coisa qualquer, sinceramente)". Grande parva.
                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 13 November 2008, 17:45.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post

                      "Eu quero lá saber com a avaliação aos professores. O meu emprego nem devia ser este, sou contabilista. Não estou preocupada (não me lembro se disse contabilista ou outra coisa qualquer, sinceramente)". Grande parva.
                      Afinal ser professor não era para quem não sabia fazer mais nada? Ups...

                      Essa senhora não é professora, apenas é alguém que se serve do ensino para meter mais uns euros ao bolso.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Jota17 Ver Post
                        Afinal ser professor não era para quem não sabia fazer mais nada? Ups...

                        Essa senhora não é professora, apenas é alguém que se serve do ensino para meter mais uns euros ao bolso.
                        Há professores que dão aulas digamos que... Com paixão e nota-se ao longe.

                        Mas para mim um professor de 2º e 3º cliclo (principalmente) que não tenha paciência para aturar crianças, mesmo que mal educadas, ou é parvinho e imaturo o suficiente para não saber que quem vai para aquela profissão tem de aturar aquilo ou então só está alí para ganhar o seu...

                        Comentário


                          Eu pessoalmente não tenho problemas graves de indisciplina,... a coisa é logo arrumada nos primeiros 15 dias, em que não é perdoada uma única falha. Se não se quebrarem nessa fase, os problemas ficam agravadas na maior parte das vezes.

                          Tive duas situações um pouco mais embaraçosas, uma delas em que o nome de um aluno guineense, era "Fodé Sanha". A turma aguardava ansiosamente que eu pronuncia-se o nome do aluno, para ver se eu ficava atrapalhada. Eu em casa quando dei conta do nome dele, pensei,...isto vai-me aborrecer. As minhas colegas disseram que o chamaram por Sanhá. Eu pensei, não eles vão perceber,se trato os alunos pelo 1º nome e a ele não, vão ter motivo de gozo. Então andei a pronunciá-lo, para controlar o riso, e passar a ser familiar, não me dar um ataque de riso no momento.
                          Quando chegou a altura chamei "Fodé" e segui. Passou a soar para mim normal e a situação passou,...~

                          A outra foi um "cadinho" mais chata, mas também foi resolvida,...

                          Mas já tive uma colega, que foi ameaçada por um pai na reunião com EE, de educação,...eu acho que ela ficou cheia de medo,...eu também ficava,...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            Acho estranho os professores que avaliam dezenas (ou até mesmo centenas) de pessoas por ano não gostarem sequer de pensar na hipótese de serem eles mesmo avaliados.

                            Falo como aluna: Já conheci professores que até hoje considero das pessoas mais interessantes que conheço. Não só como pessoas/personalidade mas também como a cultura que os mesmos possuem.

                            No entanto, há professores que não se importam minimamente em ajudar os alunos e que não sabem dar aulas. Mas mesmo com essa avaliação aos professores penso que em nada ou pouco irá mudar...

                            Só para verem bem como é que há professores tão reparem o que uma ex-prof de matemática (12º) disse na sala de aula:

                            "Eu quero lá saber com a avaliação aos professores. O meu emprego nem devia ser este, sou contabilista. Não estou preocupada (não me lembro se disse contabilista ou outra coisa qualquer, sinceramente)". Grande parva.

                            Mas, será que tu, como aluna não entendes ou não queres entender a mensagem...

                            os professores, no geral, não estão contra o serem avaliados... estão contra este modelo de avaliação imposto pelo governo e que em lugar de diagnosticar pontos fracos e premiar os melhores professores, vem piorar o trabalho dos professores com burocracias para apenas no final impedir que os professores progridam normalmente na carreira...

                            é difícil de entender esta mensagem?!

                            Ou queres um modelo que em vez de melhorar, vai piorar a situação?

                            Em relação à professora de matemática, enfim... lamento esses desabafos, mas pelos vistos deve estar a pensar o que muitos dos maus colegas estão a fazer que é sair do ensino, pois, de dia para dia, está um pandemónio...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              Há professores que dão aulas digamos que... Com paixão e nota-se ao longe.

                              Mas para mim um professor de 2º e 3º cliclo (principalmente) que não tenha paciência para aturar crianças, mesmo que mal educadas, ou é parvinho e imaturo o suficiente para não saber que quem vai para aquela profissão tem de aturar aquilo ou então só está alí para ganhar o seu...
                              Mas, para ti, quais as competências que cabem a um professor, ensinar os alunos ou estar a aturar os alunos mal educados?!

                              infelizmente, a realidade mostra que é um pouco como dizes... mas afinal neste filme, quem são os parvinhos, os professores que tentam fazer o seu trabalho ou os teus colegas que não respeitam as pessoas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                Mas, será que tu, como aluna não entendes ou não queres entender a mensagem...

                                os professores, no geral, não estão contra o serem avaliados... estão contra este modelo de avaliação imposto pelo governo e que em lugar de diagnosticar pontos fracos e premiar os melhores professores, vem piorar o trabalho dos professores com burocracias para apenas no final impedir que os professores progridam normalmente na carreira...

                                é difícil de entender esta mensagem?!

                                Ou queres um modelo que em vez de melhorar, vai piorar a situação?

                                Em relação à professora de matemática, enfim... lamento esses desabafos, mas pelos vistos deve estar a pensar o que muitos dos maus colegas estão a fazer que é sair do ensino, pois, de dia para dia, está um pandemónio...
                                Mas o problema está em diagnosticar os pontos fracos, premiar os melhores professores ou ambos?

                                Essa coisa de premiar os melhores não concordo e até pode ser interpretado como: "Ela quer premiar quem facilita a vida aos alunos para ficarmos com uma melhor média nacional"...

                                Mas diagnosticar os pontos fracos parece-me bem.

                                Já agora... Conheço muitos bons professores que ajudam os alunos a tirarem uma melhor média ou passar de ano com a condição de ter aulas extras durante as férias e etc. Eu acho isso correcto.

                                Aliás, essa professora de matemática nem aulas de apoio dava!

                                Comentário


                                  Uma coisa é as crianças serem activas e vivas, aliás devem ser, outra coisa completamente diferente é serem crianças mal educadas e não, os professores, não tem qual como qualquer outra pessoa qualquer ,aturar má educação seja de alunos, seja de Enc. de Educ. seja de quem fôr e, vice versa.

                                  As aulas de apoio são definidas pelas escolas, por "quotas", dadas pelo ministério,...já agora também tinhamos culpa disso,...
                                  Editado pela última vez por MariaHelena; 13 November 2008, 18:05.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                    Mas, para ti, quais as competências que cabem a um professor, ensinar os alunos ou estar a aturar os alunos mal educados?!

                                    infelizmente, a realidade mostra que é um pouco como dizes... mas afinal neste filme, quem são os parvinhos, os professores que tentam fazer o seu trabalho ou os teus colegas que não respeitam as pessoas.
                                    Felizmente já não tenho colegas que não respeitam as pessoas, primeira.

                                    Segunda: É um facto que hoje em dia dar aulas é problemático. Eu não tenho culpa de existirem miudos mal educados. Nem eu, nem tu. E agora? O que vamos fazer?...

                                    Estás disposto a trabalhar nessas condições? Boa, eu não.

                                    Isto é a mesma porcaria do ir trabalhar para uma discoteca. Propõem-me um vestimento sexy, levo com tabaco (agora isso já mudou um bocado), sou "obrigada" a levar com gajos bebados e em vez de tar na caminha ou com os meus amigos a divertir-me, estou atrás de um balcão a servir vodkas.

                                    Gosto? Sim ou não? Não gosto? Não trabalho. Rua.

                                    Nós temos de nos adaptar ao trabalho.
                                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 13 November 2008, 18:11.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
                                      Uma coisa é as crianças serem activas e vivas, aliás devem ser, outra coisa completamente diferente é serem crianças mal educadas e não, os professores, não tem qual como qualquer outra pessoa qualquer ,aturar má educação seja de alunos, seja de Enc. de Educ. seja de quem fôr e, vice versa.

                                      As aulas de apoio são definidas pelas escolas, por "quotas", dadas pelo ministério,...já agora também tinhamos culpa disso,...
                                      Ninguém tem o direito de aturar a má educação de ninguém mas quem lida com o público, e ainda por cima com crianças, sabe muito bem o que pode advir daí..

                                      Obviamente que eu sou COMPLETAMENTE contra. Mas é a realidade...

                                      Quanto às aulas de apoio, eu não sei se os professores são ou não obrigados a dar aulas. Apenas como aluna sei que quando um professor gosta do que faz tenta ao máximo ajudar os alunos... E se vê que seus alunos têm dificuldades, tentam arranjar horinhas extras para praticarem exercicios.

                                      Há tantos e bons professores que se disponibilizam a isso. (nem que estajam 3 ou 2 pessoas nesse apoio...)

                                      Comentário


                                        O ser profissional não implica carolice, o professor deve trabalhar bem, dentro da aula com os seus alunos, os alunos devem trabalhar dentro da aula e fora da aula. Os professores devem tirar as dúvidas aos alunos. Os professores não tem obrigação de darem aulas fora do seu serviço aos alunos, nem por isso são melhores professores. Pode acontecer pontualmente, mas não ser sistema.

                                        Nas minhas aulas os alunos, nem se portam mal, nem são mal educados, que eu não admito e e trabalham, porque eu assim o digo. Quem eu vejo sem trabalhar, informo no final da aula que lhe foi registado falta e sempre que isso acontecer.
                                        Editado pela última vez por MariaHelena; 13 November 2008, 18:35.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
                                          O ser profissional não implica carolice, o professor deve trabalhar bem, dentro da aula com os seus alunos, os alunos devem trabalhar dentro da aula e fora da aula. Os professores devem tirar as dúvidas aos alunos. Os professores não tem obrigação de darem aulas fora do seu serviço aos alunos, nem por isso são melhores professores.

                                          Nas minhas aulas os alunos, nem se portam mal, nem são mal educados, que eu não admito e e trabalham, porque eu assim o digo. Quem eu vejo sem trabalhar, informo no final da aula que lhe foi registado falta e sempre que isso acontecer.
                                          Maria Helena... Peço imensa desculpa mas não comparares educação física com matemática, por exemplo.

                                          Eu não estou a dizer que os professores são obrigados ou devem dar aulas de apoio. Apenas constato quem o faça e que quem o faz é um bom profissional, só por acaso. (os alunos também sabem avaliar os professores ou somos uma cambada de burrinhos?)

                                          Disciplinas como matemática ou física e química requerem imensa prática, resolução de muitos exercícios e isso não acontece nas aulas porque há programas e matéria a dar.

                                          Se os alunos têm dificuldades num certo exercicio, acho correcto que o professor se disponibilize para lhe tirar as dúvidas à parte porque nem todos os alunos têm dinheiro para pagar explicações.

                                          Estou a desvirtuar-me do tema mas apenas quero deixar aqui a mensagem que, como em todas as profissões, há os bons e os maus. Só que ser mau no ensino, ser mau médico ou ser mau piloto traz consequências mais graves do que alguém tirar más bicas e imperais.
                                          Editado pela última vez por NaoInteressa; 13 November 2008, 18:44.

                                          Comentário


                                            Mas eu neste momento estou a falar como professora só. Dar apoio aos alunos, pontualmente todos dão normalmente, o que eu digo é que não é implica a definição de ser bom professor, isso é ser bonzinho. Nem isso deve ser sistema. Não são os professores individualmente que tem que o resolver, é o sistema. O que define um bom professor, são coisas bem mais complicadas,...

                                            Olha eu já andei toda a tarde para conseguir encontrar-me com um aluno meu (era a única pessoa da escola com quem ele falava ao telefone, ao CE disse que não estava) que estava para ir para a frente da escola, com um chino e mais um bando de amigos, para dar porrada noutro (que por acaso bem as merecia)e ninguém me pagou essas horas,...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
                                              Mas eu neste momento estou a falar como professora só. Dar apoio aos alunos, pontualmente todos dão normalmente, o que eu digo é que não é implica a definição de ser bom professor, isso é ser bonzinho. Nem isso deve ser sistema. Não são os professores individualmente que tem que o resolver, é o sistema. O que define um bom professor, são coisas bem mais complicadas,...

                                              Olha eu já andei toda a tarde para conseguir encontrar-me com um aluno meu (era a única pessoa da escola com quem ele falava ao telefone, ao CE disse que não estava) que estava para ir para a frente da escola, com um chino e mais um bando de amigos, para dar porrada noutro (que por acaso bem as merecia)e ninguém me pagou essas horas,...
                                              Mas oh Maria Helena... Não achas normal que um bom professor se preocupe com as notas dos seus alunos ou preocupar-se com as notas dos seus alunos é ser bonzinho porque a vossa obrigação é pura e simplesmente ensinar?

                                              Eu acho que um professor pode ser considerado bom tanto a dar bem a matérica aos alunos (é a vossa função e andar a resolver problemas fora da escola é para o conselho executivo e para a polícia) tanto conseguir que os seus alunos consigam tirar boas notas e outra coisa essensial... Sentirem-se cativados e interessados na sala de aula.

                                              Se não for para isso acho que os encarregados de educação têm muito para se preocupar...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Mas oh Maria Helena... Não achas normal que um bom professor se preocupe com as notas dos seus alunos ou preocupar-se com as notas dos seus alunos é ser bonzinho porque a vossa obrigação é pura e simplesmente ensinar? ...
                                                Mas foi isso que eu disse??? Preocupar-se com os seus alunos não é dar-lhe aulas de apoio sucessivamente, que raio, não faziamos nós outra coisa,...
                                                A nossa obrigação é na sala de aula.

                                                Para mim preocupar-se com os seus alunos, não é dar explicações de borla de uma forma sistemática, profissionalismo, se faz favor,...as dificuldades podem ter muitas razões, ou agora estamos inscritos à força em alguma instituição de solidariedade social. Eu estou disponível a 100% para os alunos, da minha direcção de turma, todos tem os meus telemóveis pessoais assim como os E. Educação, e podem-me telefonar em qualquer altura do dia,...mas tudo tem um limite.


                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Eu acho que um professor pode ser considerado bom tanto a dar bem a matérica aos alunos (é a vossa função e andar a resolver problemas fora da escola é para o conselho executivo e para a polícia) tanto conseguir que os seus alunos consigam tirar boas notas e outra coisa essensial... Sentirem-se cativados e interessados na sala de aula....
                                                Pois está a ver somos diferentes, o meu aluno tinha razão, e ninguém acreditava nele, porque a história na escola já estava em armas de fogo, o que não correspondia à verdade e, eu era a única pessoa com quem ele falava, sabia que era um pequeno bem formado, simplesmente vivia nas Galinheiras e o outro era filho de um médico, esse sim é que era um marginal. O meu tempo livre dou aos alunos que merecem e só eu é que decido,...para mim é mais importante a pessoa que o aluno e as injustiças tocam-me sempre,...
                                                Para mim foi essencial resolver esta questão,...consegui que ele fosse ao CE explicar a história como me tinha contado a mim e o outro foi obrigado a sair da escola, por entre outras coisas passar droga, dar pancada a alunos mais novos, etc,...

                                                Alguém tinha que o colocar no lugar e essa pessoa foi o meu aluno.

                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Se não for para isso acho que os encarregados de educação têm muito para se preocupar...

                                                Olhe os encarregados de educação, como primeira preocupação devia ser estarem presentes nas reuniões e irem falar regularmente com o Dt, e raramente o fazem, só depois de serem convocados e mesmo assim, normalmente não é à primeira,...
                                                Conseguir boas notas,...nós temos que dar bem a matéria, científica e pedagógicamente, o tirar boas notas não depende só disso, depende de para além disso de outros factores, a quem eles compete, que os cumpra, inclusivé os pais. Que normalmente em turmas de 30 alunos, já tive a presença de dois encarregados de educação. Este anos dos pais que não apareceram na reunião há um com que preciso falar e ainda não consegui,... quem está preocupada sou eu,...
                                                Editado pela última vez por MariaHelena; 13 November 2008, 19:39.

                                                Comentário


                                                  E Maria Helena... Só uma pergunta: Você quando decidiu que queria ser professora não sabia que situações dessas eram prováveis de acontecer ou isso é um fenómeno de há uns anos para cá?

                                                  Desde o mau comportamento por parte dos alunos, desinteresse dos pais pela situação dos filhos, etc...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                    E Maria Helena... Só uma pergunta: Você quando decidiu que queria ser professora não sabia que situações dessas eram prováveis de acontecer ou isso é um fenómeno de há uns anos para cá?

                                                    Desde o mau comportamento por parte dos alunos, desinteresse dos pais pela situação dos filhos, etc...
                                                    Eu vou explicar uma coisa,...um segredo,... eu pessoalmente nem tenho problemas com alunos nem com pais,...porque eu arrumo logo a casa, era agora o que faltava, não admitir a adultos que pisem o risco e permitir a um adolescente, era bom era.

                                                    Há dias estava a dar aula e a porta abre-se com um pontapé, o aluno quis fechar a porta, l ol estava ele a fechá-la e já estava eu a abri-la, apanhei-o ao fundo das escadas e disse a funcionária que fecha-se a porta da escola,...Lol eram dois, foram comigo ao CE e eu disse-lhe que para a próxima vez tinham que ver se o prof que estava na sala era de Ed. fÍsica, ou então o tinham que ter mais sucesso no testes do fitness gram porque no período passado, outra colega minha tinha feito o mesmo,..LOL
                                                    Estas coisas dão-me "bué" da gozo,...

                                                    Eu sou uma manipuladora e assumo isso, gosto de ver até onde consigo ir, com os alunos e até que ponto consigo aliciar os pais. Fiquei grande amiga de muitos EE.

                                                    Mas o facto de até agora não ter tido problemas por aí além não quer dizer que os professores que não tem um feitio tão "agressivo" como o meu tenham que ir contra a sua forma de ser para por vezes serem respeitados. Toda a gente merece respeito e não ser agredido sem razão.

                                                    Já sabia sim, mas agora está pior porque deixamos de ter forma de exercer algum poder e também porque houve uma tentativa pública de desacreditação, por outro lado a educação a nível geral descambou. Já tive

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
                                                      Eu vou explicar uma coisa,...um segredo,... eu pessoalmente nem tenho problemas com alunos nem com pais,...porque eu arrumo logo a casa, era agora o que faltava, não admitir a adultos que pisem o risco e permitir a um adolescente, era bom era.

                                                      Há dias estava a dar aula e a porta abre-se com um pontapé, o aluno quis fechar a porta, l ol estava ele a fechá-la e já estava eu a abri-la, apanhei-o ao fundo das escadas e disse a funcionária que fecha-se a porta da escola,...Lol eram dois, foram comigo ao CE e eu disse-lhe que para a próxima vez tinham que ver se o prof que estava na sala era de Ed. fÍsica, ou então o tinham que ter mais sucesso no testes do fitness gram porque no período passado, outra colega minha tinha feito o mesmo,..LOL
                                                      Estas coisas dão-me "bué" da gozo,...

                                                      Eu sou uma manipuladora e assumo isso, gosto de ver até onde consigo ir, com os alunos e até que ponto consigo aliciar os pais. Fiquei grande amiga de muitos EE.

                                                      Mas o facto de até agora não ter tido problemas por aí além não quer dizer que os professores que não tem um feitio tão "agressivo" como o meu tenham que ir contra a sua forma de ser para por vezes serem respeitados. Toda a gente merece respeito e não ser agredido sem razão.

                                                      Já sabia sim, mas agora está pior porque deixamos de ter forma de exercer algum poder e também porque houve uma tentativa pública de desacreditação, por outro lado a educação a nível geral descambou. Já tive
                                                      Pois eu também entendo que há professores e professores porque todos têm feitios diferentes.. E um professor que se imponha obtém maior sucesso a nível de conseguir ser mais respeitado.

                                                      Infelizmente nem todos os professores têm essa capacidade. Direi até que é uma grande qualidade ou a chave para lidar com os putos...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
                                                        Eu vou explicar uma coisa,...um segredo,... eu pessoalmente nem tenho problemas com alunos nem com pais,...porque eu arrumo logo a casa, era agora o que faltava, não admitir a adultos que pisem o risco e permitir a um adolescente, era bom era.

                                                        Há dias estava a dar aula e a porta abre-se com um pontapé, o aluno quis fechar a porta, l ol estava ele a fechá-la e já estava eu a abri-la, apanhei-o ao fundo das escadas e disse a funcionária que fecha-se a porta da escola,...Lol eram dois, foram comigo ao CE e eu disse-lhe que para a próxima vez tinham que ver se o prof que estava na sala era de Ed. fÍsica, ou então o tinham que ter mais sucesso no testes do fitness gram porque no período passado, outra colega minha tinha feito o mesmo,..LOL
                                                        Estas coisas dão-me "bué" da gozo,...

                                                        Eu sou uma manipuladora e assumo isso, gosto de ver até onde consigo ir, com os alunos e até que ponto consigo aliciar os pais. Fiquei grande amiga de muitos EE.

                                                        Mas o facto de até agora não ter tido problemas por aí além não quer dizer que os professores que não tem um feitio tão "agressivo" como o meu tenham que ir contra a sua forma de ser para por vezes serem respeitados. Toda a gente merece respeito e não ser agredido sem razão.

                                                        Já sabia sim, mas agora está pior porque deixamos de ter forma de exercer algum poder e também porque houve uma tentativa pública de desacreditação, por outro lado a educação a nível geral descambou. Já tive
                                                        tenho um amigo que foi professor de ed fisica, e quando queria resolver as coisas com os alunos problemáticos, fazia 2 equipas e ia jogar futebol punha os problematicos todos numa das equipas e jogava na outra era remedio santo dizia ele.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                          E Maria Helena... Só uma pergunta: Você quando decidiu que queria ser professora não sabia que situações dessas eram prováveis de acontecer ou isso é um fenómeno de há uns anos para cá?

                                                          Desde o mau comportamento por parte dos alunos, desinteresse dos pais pela situação dos filhos, etc...
                                                          Problemas de indisciplina sempre houve...

                                                          Contudo, este fenómeno tem vindo a agravar-se...
                                                          Aliado a este problema crescente, as condições de trabalho, pioraram e muito... agora existe um conjunto de actividades burocráticas e sem interesse que nos faz desviar do que realmente interessava que seria trabalhar estratégias para melhorar o ensino.

                                                          Sinceramente, se fosse hoje (ou há uns anos atrás e ainda sou novo na profissão, apesar de estar nos quadros do ME) não teria vindo para a carreira docente...

                                                          e mudar de profissão continua a ser uma hipótese... ainda que difícil nesta altura.

                                                          A desmotivação reina, quem se pode reformar, mesmo antecipadamente está a fazê-lo pois o ambiente as escolas está insuportável...

                                                          Não obstante estas contrariedades, lá vou tentando dar o meu melhor...

                                                          Comentário


                                                            Num país com gravissimos problemas de educação, a melhor maneira de esbanjar recursos é investir num modelo de avaliação como este...desgasta-se o governo, desgasta-se os professores, não serve os alunos, não serve ninguém, todos perdem.


                                                            Mais uma vez Alberto João Jardim mostrou ser um homem de uma lucidez incrivel. É claro que muitos não percebem a sua lógica, é por isso que caminhamos para o paradigma social de "Todos igualmente pobres".

                                                            Comentário


                                                              Não Interessa,

                                                              Na génese da avaliação do desempenho não estão, nunca estiveram questões de natureza pedagógica e muito menos a propalada vontade de premiar o mérito.

                                                              Mentira!

                                                              O que levou o governo a avançar para este desnorte foi o facto de o pagamento dos salários dos docentes do 8º, 9º e 10º escalão corresponder um esforço financeiro de 60% do total dos salários. Daí à ideia da criação das quotas foi um ápice. Dois terços ficam para trás, um terço avança - congeminaram. Continhas feitas avançaram com a ideia. O defice não podia esperar...
                                                              Mas era necessário embrulhar o presente. Criaram os professores titulares, curiosamente apoiados no anterior modelo de avaliação, o que agora acham desprezível. Disseram que eram a elite e vamos a isto que se faz tarde!

                                                              Ainda vieram com comparações estapafúrdias de que nem todos podem ser generais! Comparar a estruturação hierarquizada da carreira militar com a carreira docente só podia lembrar a esta gente! Aproveitando a santa ignorância e secular inveja lusa foi fácil criar a ilusão. Já Manuel Ferreira Leite tinha tentando fazer uma jogada parecida no tempo de Cavaco Silva. Mas teve que ser a esquerda esclarecida a vir destruir o sistema educativo público.


                                                              E se tens vontade em aprofundar este assunto para melhor entender o que se passa e ver para além do aparente e deliberadamente servido como óbvio, nota que o sociólogo João Freire é o autor do “Estudo sobre a reorganização da carreira docente” que lançou a reforma da carreira docente não superior.
                                                              Faz umas pesquisas e vê quem é o homem e as ideias que sustenta…

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X