Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Professores - Mais um incompetente no poleiro... - E este ainda é mentiroso...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Esclarece-me então.

    Até que enfim, que alguém reconhece que critica a posição do professores nesta avaliação imposta pelo governo, mas não está a par da situação...

    Terei oportunidade de te esclarecer e a todos os restantes que queiram ter uma discussão séria sobre este assunto que cada vez mais mobiliza a sociedade para esta questão importantíssima da educação, mas terás de ter paciência para ler tudo.

    E ao contrário do que aqui alguns afirmam, é evidente que cada vez mais portugueses estão a perceber que algo está mal nas escolas e começam também a perceber que a politica da comunicação do ME estilo ministro dos negócios estrangeiros do Iraque lhes está a faltar à verdade.


    Começo pela legislação:Como deduzo que não quererás ler tudo, aconselho-te a ler o estatuto da carreira, o despacho 2/2008 e despacho 16872/2008.

    Quando acabares de ler, passaremos à papelada que fala no despacho 16872/2008.


    Mas, primeiro faço-te uma pergunta, para que deve servir uma avaliação de professores, com todas as especificidades da profissão, que lida com pessoas, jovens em idade complicada e não com máquinas ou materiais...?


    Nota: os links são internos da minha escola, mas basta fazeres uma pesquisa para teres acesso a todos os ficheiros.

    Editado pela última vez por mjm; 09 November 2008, 11:31.

    Comentário


      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
      Mas, primeiro faço-te uma pergunta, para que deve servir uma avaliação de professores, com todas as especificidades da profissão, que lida com pessoas, jovens em idade complicada e não com máquinas ou materiais...?
      Essa é fácil. Serve para distinguir os melhores dos piores e premiar os melhores.

      3 - Constituem ainda objectivos da avaliação do desempenho:
      a) Contribuir para a melhoria da acção pedagógica e da eficácia profissional dos
      docentes;
      b) Contribuir para a valorização e aperfeiçoamento individual do docente;
      c) Permitir a inventariação das necessidades de formação e de reconversão
      profissional do pessoal docente;
      d) Detectar os factores que influenciam o rendimento profissional do pessoal docente;
      e) Facultar indicadores de gestão em matéria de pessoal docente.

      Não me parece mal.
      Editado pela última vez por Karma; 09 November 2008, 11:50.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Essa é fácil. Serve para distinguir os melhores dos piores e premiar os melhores.
        Completamente de acordo.

        Sou a favor da avaliação dos professores. Em qualquer nível de ensino (desde o básico ao superior). Todos.

        Não generalizando, há muito bom professor demasiado "folgado". Com bons horários. Não me ocorre qualquer tipo de razão plausível para que a sua actividade profissional não seja avaliada. Para manter e melhor os pontos fortes e melhorar e reforçar os pontos fracos.

        Cpts.,

        Comentário


          Eu já o disse anteriormente, muito gostava eu de poder ter alguma opinião no sistema de avaliação do meu local de trabalho, ou pelo menos, ao fim de 1 ano, ser possível o mesmo ser revisto...

          Posto isto, não entendo porque não aceitam ser avaliados e no final deste ano, então, com dados concretos apresentar medidas e ideias para melhorar o próprio sistema de avaliação.

          Alguns posts anteriores.... enfim...

          Comentário


            Sobre a avaliação:

            1 - O processo de avaliação do desempenho inicia-se com a apresentação, pelo
            docente, ao órgão de gestão do estabelecimento de educação ou de ensino onde exerce
            funções de um documento de reflexão crítica sobre a actividade por si desenvolvida
            no período de tempo de serviço a que se reporta.

            2 - O documento de reflexão crítica referido no número anterior é objecto de
            apreciação pelo órgão de gestão do estabelecimento de educação ou de ensino em que
            o docente exerce funções, o qual, ouvido o órgão pedagógico, procede à avaliação do
            desempenho do docente, expressa na menção qualitativa de Satisfaz, ou propõe a
            atribuição da menção qualitativa de Não satisfaz a uma comissão de avaliação.

            Até aqui é normal, é como as avaliações que fiz até aqui, com a ressalva de que quando tinha uma nota abaixo da média não havia lugar a comissão de avaliação.

            As comissões de avaliação são uma daquelas mega burocracias que têm que existir para haver "público" e as coisas não serem feitas pela calada. Tal como já disse anteriormente, espero que os membros destas comissões tenham um horário que não choque com a sua actividade de avaliação.
            Editado pela última vez por Karma; 09 November 2008, 11:57.

            Comentário


              1 - O docente a quem tenha sido atribuída pela primeira vez a menção qualitativa de
              Não satisfaz pode requerer, decorrido metade do período exigido para progressão ao
              escalão seguinte, uma avaliação intercalar.

              Até têm direito a avaliações intercalares...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Essa é fácil. Serve para distinguir os melhores dos piores e premiar os melhores.

                3 - Constituem ainda objectivos da avaliação do desempenho:
                a) Contribuir para a melhoria da acção pedagógica e da eficácia profissional dos
                docentes;
                b) Contribuir para a valorização e aperfeiçoamento individual do docente;
                c) Permitir a inventariação das necessidades de formação e de reconversão
                profissional do pessoal docente;
                d) Detectar os factores que influenciam o rendimento profissional do pessoal docente;
                e) Facultar indicadores de gestão em matéria de pessoal docente.

                Não me parece mal.

                Não é assim tão fácil...

                uma avaliação para além de puder permitir distinguir os melhores, e mais à frente podemos ver o que significa ser melhor professor, pressupõe principalmente corrigir o que está mal e melhorar...

                Uma outra pergunta, achas razoável não haver primeiro uma avaliação das escolas para distinguirem as condições de cada escola ou a avaliação dos professores deve ser uma acto administrativo isolado?


                Aos poucos vou-te explicar o porquê de esta avaliação não ter como objectivo, digamos premiar os "melhores" mas antes tornar a situação das escolas burocráticas de modo a que não haja reconhecimento de ninguém....

                Isto é, não é nada daquilo que apregoas...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por pvox Ver Post
                  ...

                  1 - Prova de acesso à carreira: ora bem, os contratados (com menos de 5 anos de serviço) vão fazer uma prova para ingressar na carreira. Eu, sou licenciado em ensino, numa faculdade onde o grau de exigência é muito grande, tive estágio com turmas próprias tendo sido avaliado. Já foi avaliado durante vários anos enquanto professor.... O que querem mais. São 10 anos de dedicação à carreira (5 de curso e 5 de aulas) e agora nas 3 provas, se tiver uma das notas abaixo de 14 vou sair? Anda tudo maluco????????

                  2 - Avaliação: vou ser avaliado por uma colega de português. E a componente cientifica? Ficou de fora porque dá jeito ao ministério... Vou ser apenas avaliado pela parte pedagógica. E se para mim uma coisa é pedagogicamente correcta e não é para ela? Existem várias formas de abordar uma sala de aula e de colocar os miúdos a trabalhar….. pois é vamos ver como é que corre a coisa.

                  3 – Estatuto do aluno. Injusto no que diz respeito às faltas. Uma criança com uma doença grave tem menos direitos que um atleta de alta competição. O idiota do Valter Lemos disse que os alunos deixaram de ter direito a faltar. Pois bem, duas considerações. A primeira é que, ele na câmara onde trabalhou, foi uma vergonha em termos de faltas. A segunda, que os filhos ou filhas desse gajo nunca tenham uma doença grave que necessitem de internamento.
                  Gostei do teu post, pois tem algum motivo e não palavras de ordem soltas:
                  1 - Infelizmente passa-se em várias outras actividades, haver exames de acesso, por ex. advocacia. Após o estágio e já ter estado em Tribunal e envolvido em processos haver um exame final que permita o chumbo e repetição.
                  Se a pessoa adquiriu habilitações durante o Curso, o estágio deveria apenas servir para enquadrar a pessoa na prática da actividade. Não exclusiva à posteriori.

                  2 - Não se parte do prinicipio que o docente tem as competências cientificas necessárias? - infelizmente nem sempre é assim.
                  Uma questão as "vossas" aulas vão ser acompanhadas in loco? Eu enquanto aluno tive um prof. estagiária, a ser avaliada e é mau para o prof. e alunos..

                  3 - Conhecerás melhor o estatuto e se assim é, concordo contigo.
                  Editado pela última vez por Valium; 09 November 2008, 12:28.

                  Comentário


                    São estas as fichas de avaliação e auto avaliação que metem aquele pavor que eu ontem vi no telejornal?

                    http://www.fenprof.pt/Download/FENPR...08_fich_AV.pdf

                    É que a mim parecem-me uns formulários normais.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Eu já o disse anteriormente, muito gostava eu de poder ter alguma opinião no sistema de avaliação do meu local de trabalho, ou pelo menos, ao fim de 1 ano, ser possível o mesmo ser revisto...

                      Posto isto, não entendo porque não aceitam ser avaliados e no final deste ano, então, com dados concretos apresentar medidas e ideias para melhorar o próprio sistema de avaliação.

                      Alguns posts anteriores.... enfim...

                      Se vens para aqui postar tens de estar ciente dessa responsabilidade... e portanto, deduzo que te vais preocupar em conhecer o processo em si.

                      Porque se para ti uma avaliação é para piorar o que eventualmente já não está muito bem, para mim não faz sentido e é o que está a acontecer.

                      Dito isto, como demonstras não conhecer o processo, junta-te à discussão e faz o trabalho de casa.
                      Neste caso, começa por ler as leis que coloquei acima.

                      Veremos se terás assim tanta facilidade em falar em avaliação...

                      Outro apontamento, é um grave erro comparar uma escola a uma empresa e comparar alunos como se fossem máquinas ou produtos...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                        Uma outra pergunta, achas razoável não haver primeiro uma avaliação das escolas para distinguirem as condições de cada escola ou a avaliação dos professores deve ser uma acto administrativo isolado?
                        Anteriormente não havia qualquer avaliação?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          São estas as fichas de avaliação e auto avaliação que metem aquele pavor que eu ontem vi no telejornal?

                          http://www.fenprof.pt/Download/FENPR...08_fich_AV.pdf

                          É que a mim parecem-me uns formulários normais.

                          Não tentes atalhar caminho e não entres em discursos fáceis... ou seja, não venhas com a conversa do chico-esperto... "isso é simples... normal"

                          Aliás, se vais entrar no discurso que mais de 100 mil pessoas estão na rua porque são parvas, então ganha vergonha e respeita a casse.

                          Se queres continuar com a discussão,

                          Só para teres um exemplo, essas fichas são apenas meios burocraticos, gasto de papel e tinteiros, que no final pouco interessam... uma vez que a avaliação está nas mãos de duas pessoas.

                          Já agora, quantas fichas viste e quais em concreto?

                          Também não quero que o faças agora porque demora tempo, muito tempo...

                          E eu não vou estar aqui constantemente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Anteriormente não havia qualquer avaliação?
                            Não leste a minha pergunta, falo de avaliação de escolas ou achas que isso não interessa para o caso?

                            Responde ao que te perguntei e não aquilo que queres dizer...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                              Se vens para aqui postar tens de estar ciente dessa responsabilidade... e portanto, deduzo que te vais preocupar em conhecer o processo em si.

                              Porque se para ti uma avaliação é para piorar o que eventualmente já não está muito bem, para mim não faz sentido e é o que está a acontecer.

                              Dito isto, como demonstras não conhecer o processo, junta-te à discussão e faz o trabalho de casa.
                              Neste caso, começa por ler as leis que coloquei acima.

                              Veremos se terás assim tanta facilidade em falar em avaliação...

                              Outro apontamento, é um grave erro comparar uma escola a uma empresa e comparar alunos como se fossem máquinas ou produtos...
                              Não conheço o processo na totalidade ou de fundo.
                              Mas este tópico é apenas para o debate dos professores entre si?
                              É que se não X não pode falar em tópicos sobre saude, Y em tópicos sobre Leis, etc. etc. etc.

                              É que aqui se calhar tens a opinião do público em geral, e daquilo que as pessoas que estão de fora pensam, sobre o que leem e veem.

                              Responde-me a uma coisa: Houve ou não um Acordo entre o Governo e os Sindicatos?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                Não tentes atalhar caminho e não entres em discursos fáceis... ou seja, não venhas com a conversa do chico-esperto... "isso é simples... normal"

                                Aliás, se vais entrar no discurso que mais de 100 mil pessoas estão na rua porque são parvas, então ganha vergonha e respeita a casse.

                                Se queres continuar com a discussão,

                                Só para teres um exemplo, essas fichas são apenas meios burocraticos, gasto de papel e tinteiros, que no final pouco interessam... uma vez que a avaliação está nas mãos de duas pessoas.

                                Já agora, quantas fichas viste e quais em concreto?

                                Também não quero que o faças agora porque demora tempo, muito tempo...

                                E eu não vou estar aqui constantemente.
                                Eu já fiz fichas de auto avalição no meu anterior emprego. Provavelmente eram mais pequenas. Demora tempo? Sim. Até porque o tempo para as preencher não estavam contabilizadas no horário de trabalho, portanto era trabalho para fazer em casa.

                                Uma das coisas que acho estranho é não ter uma avalição em forma de escala por cada item da auto avaliação, mas adiante...

                                Já agora, como é que gostavas que fossem as fichas de auto avaliação? É que entrar no discurso fácil do bota abaixo também é muito fácil.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                  Não leste a minha pergunta, falo de avaliação de escolas ou achas que isso não interessa para o caso?

                                  Responde ao que te perguntei e não aquilo que queres dizer...
                                  Tou a ver que não havia avaliação das escolas.

                                  Ora bem, depende de como queremos fazer a avaliação. Se a avaliação dos docentes fôr interna à escola, a avaliação da própria escola é secundária, visto que não se comparam escolas entre si. Caso contrário, sim, é necessário fazer uma avaliação prévia da escola para as pôr em pé de igualdade entre si.

                                  Comentário


                                    Karma, acredita que as coisas não são assim lineares.

                                    É muito fácil quando não se conhece a realidade, é muito fácil estar a dizer que os professores não fazem nada e que agora por preencher uma ficha só se sabem queixar. Mas isso, diz quem não faz ideia de como estão as coisas actualmente.

                                    A mim mãe, trabalha à mais de 30 anos. Nunca fez greve ou foi a uma manifestação... até ontem!


                                    Para mim, conhecendo a minha mãe, já me diz bastante!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                      Fosse Cavaco tão (in)competente como Sampaio, e este governo já devia ter sido dissolvido muitas vezes.


                                      A desculpa para dissolver o anterior governo era pra meninos, comparando com as já muito gravidades que foram cometidas nos últimos 3 anos.

                                      Mas curiosamente a comunicação social agora não acha que estas coisas são notícia.
                                      Esta é que é a verdade...

                                      Já todos vimos um governo ser demitido por bem menos..... E ainda não percebi bem porquê mas quem vai ganhar as eleições para o ano não vai ser o PS mas sim a comunicação social em geral. Estivessem eles tão ferozes como estiveram contra Guterres, Barroso e Santana a história seria completamente diferente.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                        Karma, acredita que as coisas não são assim lineares.

                                        É muito fácil quando não se conhece a realidade, é muito fácil estar a dizer que os professores não fazem nada e que agora por preencher uma ficha só se sabem queixar. Mas isso, diz quem não faz ideia de como estão as coisas actualmente.

                                        A mim mãe, trabalha à mais de 30 anos. Nunca fez greve ou foi a uma manifestação... até ontem!


                                        Para mim, conhecendo a minha mãe, já me diz bastante!
                                        Eu sou professor vai para 6 anos, nunca fiz greve nem foi a manifestações. Até ontem.

                                        Acho que os sindicatos não estão a prestar um bom serviço à classe. Mas ontem por exemplo, sem eles, não era possível. É muita logística.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por pvox Ver Post
                                          Eu sou professor vai para 6 anos, nunca fiz greve nem foi a manifestações. Até ontem.

                                          Acho que os sindicatos não estão a prestar um bom serviço à classe. Mas ontem por exemplo, sem eles, não era possível. É muita logística.
                                          Eu do que vejo e vi ontem in loco, creio que tens razão.

                                          Quais são as propostas? como um user já disse só vemos dizer que não, e então o que sugerem?
                                          As oposições não servem só para dizer que não, devem - na minha opinião - ter um papel de intervir e ajudar a melhorar o país (isto tanto serve para este como outro qq Governo).

                                          Frases como Piu Piu Piu o governo já caiu, a meu ver não dignifica a classe.
                                          Não por ser contra o Governo ou a favor, aí cada cabeça sua sentença, mas porque eu considerar que os professores tivessem mais Classe.
                                          Editado pela última vez por Valium; 09 November 2008, 13:00.

                                          Comentário


                                            Mais de 120 mil que conseguiram mostrar a sua indignação...

                                            Mais de 120 mil que conseguiram mostrar a sua indignação...

                                            ...faltou a contagemdos milhares que não conseguiram!

                                            Sindicatos de professores prometem "guerra"

                                            Plataforma convocou greve para 19 de Janeiro mas pode haver uma paralisação antes do Natal.



                                            Os docentes voltaram a bater recordes na adesão a uma manifestação. A ministra da Educação reafirmou que a avaliação prossegue e espera que os sindicatos cumpram compromissos. Estes, por seu lado, prometem luta até às eleições legislativas.
                                            Caso a avaliação não seja suspensa, os professores farão greve no dia 19 de Janeiro - Dia Nacional de Luto dos Professores e Educadores e, precisamente, dois anos depois da entrada em vigor do Estatuto da Carreira Docente -, mas também podem fazer outra paralisação antes das férias do Natal. Tal como o JN avançou na edição de ontem, a Plataforma organizará, em 2009, uma Marcha Nacional pela Educação que pretende unir aos professores, funcionários não docentes, pais e alunos. Na última semana de Novembro, os docentes voltarão à rua mas esses protestos serão regionais.
                                            Perante uma multidão imensa - que os sindicatos estimaram em 120 mil manifestantes -, os dirigentes sindicais garantiram não haver mais espaço para "soluções intermédias". "Já não há remendos possíveis neste modelo", defendeu João Dias da Silva, secretário-geral da FNE.
                                            A ministra falou às 17 horas, quando a "cabeça" da manifestação ia a meio da Avenida da Liberdade e o Terreiro Paço continuava cheio e parado. A garantia de que o processo prosseguirá foi recebida pelos docentes como uma "provocação". "Se querem guerra, guerra terão", afirmou Mário Nogueira. Pela primeira vez o secretário-geral da Fenprof pediu de forma clara a demissão da ministra: "se não é capaz de mudar as políticas então vá para a rua". A multidão repetiu em coro: "rua, rua, rua..."
                                            "Se o Ministério não suspende, suspendemos nós. Não temos medo", prosseguiu. Mário Nogueira, também porta-voz da Plataforma, apelou aos professores para serem "corajosos e coerentes" com a resolução aprovada na manifestação. O objectivo dos sindicatos é paralisarem o processo nas escolas através de posições assumidas em reuniões gerais de docentes.
                                            O líder da Fenprof assume que enfrenta um "combate político-sindical" e, alega, que só a ministra tem a perder neste conflito. "Nós temos este apoio, ela não. Bem pode ameaçar-nos que perdemos tempo de serviço. Este Governo já nos roubou dois anos e meio de serviço", quando congelou as progressões.
                                            Nogueira acusou Maria de Lurdes Rodrigues de "analfabetismo político" por não conseguir interpretar o significado de duas manifestações gigantescas. Reforçados por conseguirem mobilizar, pela segunda vez em oito meses mais de 100 mil professores, os sindicatos extremaram posições. E para a multidão e para os movimentos de professores - que sempre contestaram a assinatura do Memorando após o 8 de Março - garantiram que só haverá acordo por um novo modelo. Além da "suspensão imediata", exigem o recuo do Governo na proposta ao novo regime de concursos e a disponibilidade do Executivo para regularizar os horários "ilegais".
                                            A proximidade ao calendário eleitoral, nomeadamente às legislativas, foi invocada nas declarações. A Plataforma parece acreditar que será esse o maior trunfo para resolver o "combate político-sindical". Por mais do que uma vez, quando confrontado sobre possíveis penalizações aos professores que suspendam a avaliação, Nogueira retorquiu: "se a ministra quiser dizer a 120 mil professores, a três meses das eleições, que não vão progredir, que diga".
                                            A ministra acusa os sindicatos de desrespeitarem o Memorando assinado em Abril. Nogueira insiste que os sindicatos assinaram para "salvar o final de ano lectivo" e que nunca se comprometeram a acabar com as críticas.

                                            In JN

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Eu do que vejo e vi ontem in loco, creio que tens razão.

                                              Quais são as propostas? como um user já disse só vemos dizer que não, e então o que sugerem?
                                              As oposições não servem só para dizer que não, devem - na minha opinião - ter um papel de intervir e ajudar a melhorar o país (isto tanto serve para este como outro qq Governo).

                                              Frases como Piu Piu Piu o governo já caiu, a meu ver não dignifica a classe.
                                              Não por ser contra o Governo ou a favor, aí cada cabeça sua sentença, mas porque eu considerar que os professores tivessem mais Classe.
                                              Aqui discordo contigo...

                                              Acho que é apenas um "grito de guerra" para mostrar o sentimento de muitos professores. Por exemplo, nas próximas eleições, na escolha dum próximo governo, irei contribuir com o meu voto para a saída do presente. Sou professor, e ao ver o abismo que nos está a ser apresentado, e 3/4 dos portugueses ainda não percebeu, é-me um pouco indiferente que o PIB dispare para valores históricamente positivos. Pois a minha carreira está a ser distruída, obrigando-me a trabalhar mais no excel a promover estatísticas do que na própria escola a promover educação e ensino.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                Aqui discordo contigo...

                                                Acho que é apenas um "grito de guerra" para mostrar o sentimento de muitos professores. Por exemplo, nas próximas eleições, na escolha dum próximo governo, irei contribuir com o meu voto para a saída do presente. Sou professor, e ao ver o abismo que nos está a ser apresentado, e 3/4 dos portugueses ainda não percebeu, é-me um pouco indiferente que o PIB dispare para valores históricamente positivos. Pois a minha carreira está a ser distruída, obrigando-me a trabalhar mais no excel a promover estatísticas do que na própria escola a promover educação e ensino.
                                                Como disse é uma opinião.
                                                Numa manif de algumas classes e de estudantes, de certas classes já me faz alguma confusão...

                                                Para isso é que servem as eleições, espero que todas as pessoas pensem da mesma forma e votem.
                                                Seja em que partido for...

                                                Comentário


                                                  desculpem la mas eu ainda não percebi o porque dos professores não querem ser avaliados??????????
                                                  tem medo de que???????'
                                                  e se houve entendimento entre os sindicatos e o governo em relação a serem avaliados,o porque de agora fazerem isto????????
                                                  sinceramente não percebo isso!!!!!!!!!!
                                                  eu acho que não so os professores mas todos os funcionarios publicos deviam ser avaliados para ver se passam menos tempo a dormir e trabalham mais,sei que nem todos os funcionarios publicos sãoa assim,mas a maior parte pouco rendimento tem e faz no seu trabalho,e recebem o mesmo ordenado ao fim do mês que sai do blso de todos nós...

                                                  Comentário


                                                    Eu se fosse professor lutava até onde achasse que poderia ter retorno.
                                                    A partir do momento em que percebesse que ía perder cag@va-me para o assunto e fazia o que o Ministério manda.
                                                    Eles querem 0% de reprovações? Ok, eu passo toda a gente!
                                                    É uma vergonha isto que se está a passar. Hoje em dia não existe alunos inteligentes ou burros, existem alunos com problemas familiares, hiperactividade e outras desculpas XPTO's.
                                                    O que o Governo quer são estatisticas, não importa se os alunos sabem escrever, ler ou falar, o que importa é apresentar números de um país desenvolvido.
                                                    Quanto às avaliações é mais uma forma para que comecem a existir jogos de poder num sector que até há pouco tempo estava praticamente imune.
                                                    E a questão é que o método de avaliação não consegue avaliar se este ou aquele é ou não um bom professor.
                                                    Querem mudar as coisas? Comecem pela vergonha que se passa no ensino superior público! Estes sim, os lordes do ensino a quem ninguém lhes põe a mão e que fazem o que querem à hora que querem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por slm Ver Post
                                                      desculpem la mas eu ainda não percebi o porque dos professores não querem ser avaliados??????????
                                                      tem medo de que???????'
                                                      e se houve entendimento entre os sindicatos e o governo em relação a serem avaliados,o porque de agora fazerem isto????????
                                                      sinceramente não percebo isso!!!!!!!!!!
                                                      eu acho que não so os professores mas todos os funcionarios publicos deviam ser avaliados para ver se passam menos tempo a dormir e trabalham mais,sei que nem todos os funcionarios publicos sãoa assim,mas a maior parte pouco rendimento tem e faz no seu trabalho,e recebem o mesmo ordenado ao fim do mês que sai do blso de todos nós...
                                                      Eles não querem ser avaliados pelo modelo proposto pelo governo, uma vez que não avalia o trabalho dos docentes, mas sim avalia apenas positivamente aqueles que ajudam o governo a elevr as estatísticas para posteriormente serem entregues em Bruxelas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                        Eles não querem ser avaliados pelo modelo proposto pelo governo, uma vez que não avalia o trabalho dos docentes, mas sim avalia apenas positivamente aqueles que ajudam o governo a elevr as estatísticas para posteriormente serem entregues em Bruxelas.
                                                        acho que respondes-te ao user que colocou a questão...

                                                        mas ele colocou a questão de uma forma um pouco ostensiva (a meu ver), muita pontuação...... como disse à pouco, adiante

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por FGO Ver Post
                                                          É isso mesmo!

                                                          Não me diga que responde sempre dessa maneira quando lhe metem o dedo na ferida?
                                                          O sr, não meteu o dedo em ferida nenhuma. Tem é a mania que só o sr é iluminado e os outros que tem opiniões diferente, são todos uns asnos.

                                                          De qualquer forma parece que se tocou e é sim verdade o que eu disse, todos os boys da sua côr política estão metidos em lugares políticos deste género, sei do que falo, conheço vários casos. Alguns com o 12º Ano a ganhar o que disse, há avenças aí por todo lado, há assessores que antes eram contínuos. Portanto se queremos tudo na linha, é começarem por eles. Se queremos limpeza, então deve ser tudo corrido a pente fino.

                                                          Respondo sempre assim a quem não me trata com cordialidade para além de gritar, que como sabe, é sinal de má educação. Se quer discutir o assunto com educação, respeitando os outros intervenientes, acho muito salutar que tenha alguma opinião mesmo diferente. Acho que teve as respostas no tom em que fez a sua intervenção, não gostou, pois eu também, assim como os colegas professores do fórum.

                                                          Nem todos os professores são bons é verdade, mas nem todos os professores, são maus. Eu aceito qualquer avaliação, desde que seja externa e isenta, podem ser provas públicas pedagógicas e científicas, pode ser observação de aulas e verificação de toda a planificação, do meu dossier e de todas as turmas. AVALIAÇÃO EXTERNA, PELA INSPECÇÃO, PELO QUE QUISEREM!!!!
                                                          Não admito é ser avaliada, por exemplo por um professor que não percebe nada da minha disciplina, nem em termos pedagógicos, nem em termos didácticos, como por exemplo a prof. de Educação Especial, se esta fôr a Coordenadora de Departamento. Assim como a Professora de Ensino especial, não tem que ser avaliado, por um prof. de Ed. Física.
                                                          Para além disso a forma como é feita, sem rigor científico, permite que exactamente, se seja injusto e que haja compadrio. O facto de as listas de graduação, assim como aconteceu com o concurso de titulares, as informações não serem públicas, para todos vermos a transparência, do processo e verificarmos que alguém que está atrás de nós, poderá ter ficado à nossa frente, a mim não me agrada.
                                                          Editado pela última vez por MariaHelena; 09 November 2008, 15:24.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
                                                            Nem todos os professores são bons é verdade, mas nem todos os professores, são maus. Eu aceito qualquer avaliação, desde que seja externa e isenta, podem ser provas públicas pedagógicas e científicas, pode ser observação de aulas e verificação de toda a planificação, do meu dossier e de todas as turmas. AVALIAÇÃO EXTERNA, PELA INSPECÇÃO, PELO QUE QUISEREM!!!!
                                                            Não admito é ser avaliada, por exemplo por um professor que não percebe nada da minha disciplina, nem em termos pedagógicos, nem em termos didácticos, como por exemplo a prof. de Educação Especial, se esta fôr a Coordenadora de Departamento. Assim como a Professora de Ensino especial, não tem que ser avaliado, por um prof. de Ed. Física.
                                                            Para além disso a forma como é feita, sem rigor científico, permite que exactamente, se seja injusto e que haja compadrio. O facto de as listas de graduação, assim como aconteceu com o concurso de titulares, as informações não serem públicas, para todos vermos a transparência, do processo e verificarmos que alguém que está atrás de nós, poderá ter ficado à nossa frente, a mim não me agrada.
                                                            Tocas aí num ponto fulcral. Os professores não se querem avaliar uns aos outros com medo das reacções às suas acções.

                                                            Por onde passei a avaliação era feita pelos clientes, pelos gestores de projecto e pelo staff manager. Nenhum deles tinha que obrigatoriamente saber aquilo que eu fazia, apenas se interessavam em saber se os objectivos tinham sido atingidos ou não.

                                                            Comentário


                                                              Objectivos a atingir:

                                                              - Não faltar em hipótese alguma, com ou sem justificação, doente ou de boa saúde. (Proibído engravidar, como é óbvio)
                                                              - Evitar chumbos a todo o custo, quer os alunos tenham trabalhado, ou não.
                                                              - Dar boas notas, independentemente do esforço dos alunos.
                                                              - Evitar as desistências, independentemente das causas estarem ou não relacionadas com a escola.

                                                              Quem aceita isto como positivo, está na minha opinião, de má fé. Já aqui usaram as palavras ódio e inveja, e cada vez mais me convenço que não estão longe da verdade, especialmente nos casos daquelas pessoas que nutrem sempre opiniões muito negativas em relação aos professores e funcionários públicos em geral.

                                                              Estes objectivos enumerados são evidentemente, profundamente injustos, mas não apenas para os professores, diria mesmo que são injustos para os alunos. Aqueles alunos que trabalham, que se esforçam e que lutam são na minha opinião os mais prejudicados de todos.

                                                              Daqui a uns anos, veremos o verdadeiro resultado catastróficos das políticas actuais... Veremos o verdadeiro nível dos profissionais de amanhã. Aqueles que hoje batem palmas para o seu governo de eleição, talvez se arrependam no futuro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X