Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria em televisão. Que poderá ser?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    As contas são muito bonitas e dizem que o choque na chupeta é 80 vezes mais violento que na alimentação. Que queres mais?

    Mas também dizem que na alimentação é potencialmente mais letal.
    Mas eu não precisava das contas para saber isso...

    Até porque morres na mesma se ficares continuamente agarrado tanto á chupeta, como aos 220, desde que estejam ambos ligados...


    É muito mais "potenciador de estragos" a corrente que a tensão...

    Comentário


      #62
      Já agora..
      Numa casa de fim de semana, tenho uma TV CRT da Philips e notei que há uma zona da imagem que tem cores diferentes (em fundo azul, aparecem avermelhadas/lilás). Não é muito incomodativo, até porque só se nota nalgumas situações.

      Tem arranjo? Ou mais vale mandar fora e comprar outra?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por blah Ver Post
        Já agora..
        Numa casa de fim de semana, tenho uma TV CRT da Philips e notei que há uma zona da imagem que tem cores diferentes (em fundo azul, aparecem avermelhadas/lilás). Não é muito incomodativo, até porque só se nota nalgumas situações.

        Tem arranjo? Ou mais vale mandar fora e comprar outra?
        Pode ser apenas uma pecita pequenina e barata que actua a bobine de desmagnetização...

        Isto :

        Pode ser a bobine de desmagnetização, e aí duvido que a arranjes...

        E até pode ser o tubo, mas isso é muito raro de acontecer...


        Quando ligas a TV não ouves um barulho semelhante a um "txxxxx" ?
        Editado pela última vez por Baiones; 11 February 2009, 11:52.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por blah Ver Post
          Já agora..
          Numa casa de fim de semana, tenho uma TV CRT da Philips e notei que há uma zona da imagem que tem cores diferentes (em fundo azul, aparecem avermelhadas/lilás). Não é muito incomodativo, até porque só se nota nalgumas situações.

          Tem arranjo? Ou mais vale mandar fora e comprar outra?

          Podes ter qualquer coisa na vizinhança do televisor que provoque isso. Outros aparelhos eléctricos, por exemplo. Transformadores e muito em especial altifalantes e colunas de som são belíssimos candidatos devido ao forte campo magnético que provocam.

          Dentro do televisor há um mecanismo de desmagnetização automático. É essencialmente uma bobina e um relé térmico como o Baiones mostrou.

          Admitindo que estas peças não estão avariadas, faz o seguinte:
          - Liga o televisor NO BOTÃO por 30 segundos;
          - Desliga o televisor NO BOTÃO por 1 hora;
          - Repete várias vezes.

          Este procedimento força o mecanismo de desmagnetização a actuar. Depois diz se melhorou.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
            Pode ser apenas uma pecita pequenina e barata que actua a bobine de desmagnetização...

            Isto :

            Pode ser a bobine de desmagnetização, e aí duvido que a arranjes...

            E até pode ser o tubo, mas isso é muito raro de acontecer...


            Quando ligas a TV não ouves um barulho semelhante a um "txxxxx" ?
            Eu acho que não, mas agora não consigo confirmar, só daqui uns dias que é quando lá volto!

            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Podes ter qualquer coisa na vizinhança do televisor que provoque isso. Outros aparelhos eléctricos, por exemplo. Transformadores e muito em especial altifalantes e colunas de som são belíssimos candidatos devido ao forte campo magnético que provocam.

            Dentro do televisor há um mecanismo de desmagnetização automático. É essencialmente uma bobina e um relé térmico como o Baiones mostrou.

            Admitindo que estas peças não estão avariadas, faz o seguinte:
            - Liga o televisor NO BOTÃO por 30 segundos;
            - Desliga o televisor NO BOTÃO por 1 hora;
            - Repete várias vezes.

            Este procedimento força o mecanismo de desmagnetização a actuar. Depois diz se melhorou.
            Ok. Como respondi ao Baiones, só daqui por uns dias é que lá vou voltar, por isso esta questão fica em standby.
            De qualquer forma, a TV só te um pequeno aquecedor lá ao pé, mas que nunca fica junto com a TV...

            Muito obrigado aos dois pela ajuda.
            Assim que tiver novidades, venho aqui relatar
            Editado pela última vez por blah; 11 February 2009, 14:53.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por blah Ver Post
              Eu acho que não, mas agora não consigo confirmar, só daqui uns dias que é quando lá volto!



              Ok. Como respondi ao Baiones, só daqui por uns dias é que lá vou voltar, por isso esta questão fica em standby.
              De qualquer forma, a TV só te um pequeno aquecedor lá ao pé, mas que nunca fica junto com a TV...

              Muito obrigado aos dois pela ajuda.
              Assim que tiver novidades, venho aqui relatar
              O tal "txxxx" pode ser ligeiro, tens de estar com atenção para ouvir .
              Pode ser acompanhado de uns pequenos estalidos...


              Mas convem ouvir com atenção, os barulhos que ouves podem ser a alta tensão a ligar, tens de tentar perceber e distinguir pelo som o que acontece, o que pode não ser facil...

              Comentário


                #67
                Eh lá!! Já vi que há por aqui quem saiba muito do tema... vou aproveitar também (já que no outro tópico não houve grande ajuda). No meu LCD aparecem duas zonas da imagem (uma na extremidade do ecrã, outra mais ao meio) com uns 5-8 cm de largura a toda a altura em que a imagem dá azulada vendo ao perto, aparecem umas linhas azuis que vão variando de intensidade. Quando está dar uma cena escura notam-se bem as barras. Se estiverem a passar cenas mais claras (um jogo de futebol, por ex) é dificil ver as barras.
                Outra coisa que acontece é, depois de estar umas 5 ou 6 horas ligado e aquecer, aparece, sempre no mesmo sítio, uma barra tb vertical a toda a altura com uns 10 cm de largura (aparece uns segundos, depois desaparece uns segundos e volta...), mas em que a imagem parece que fica completamente queimada... fica de uma só cor (ou com várias cores solidas as riscas) e não dá para ver nada nessa zona.
                Alguém tem alguma ideia sobre o que possa ser?
                Obrigado!

                Comentário


                  #68
                  Sorry, sou do tempo da pedra!

                  De ecrãs LCD não percebo muito (verdade se diga que nunca me debrucei sobre o assunto).

                  Comentário


                    #69
                    Viva,

                    Vou aproveitar este tópico

                    Estou com um problema numa TV CRT (Thomson) que começou a dar uns "estalos" e depois passava. Com o tempo foi aumentando, mas não era sempre que se ligava.
                    Agora ontem começou com esses estalos, e desligava-se e voltava-se a ligar (sozinha) isto assim durante uns minutos.
                    Hoje de manhã continuava com os estalos, mas deixou de dar o som, porque diminui sozinho, eu com o comando, não consigo aumentar, aparece no ecrã a barra da indicação do som no mínimo, mas não consigo aumentar.
                    E passado, mais uns minutos desligou-se e agora não liga, e de vez enquanto ouve se os estalos.

                    Será problema no transformador de linhas?
                    Como se descarrega o cinescópio em segurança?

                    Obg.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                      Viva,

                      Vou aproveitar este tópico

                      Estou com um problema numa TV CRT (Thomson) que começou a dar uns "estalos" e depois passava. Com o tempo foi aumentando, mas não era sempre que se ligava.
                      Agora ontem começou com esses estalos, e desligava-se e voltava-se a ligar (sozinha) isto assim durante uns minutos.
                      Hoje de manhã continuava com os estalos, mas deixou de dar o som, porque diminui sozinho, eu com o comando, não consigo aumentar, aparece no ecrã a barra da indicação do som no mínimo, mas não consigo aumentar.
                      E passado, mais uns minutos desligou-se e agora não liga, e de vez enquanto ouve se os estalos.

                      Será problema no transformador de linhas?
                      Como se descarrega o cinescópio em segurança?

                      Obg.


                      A minha resposta primeira é:

                      - Se não sabes de electricidade e electrónica, não te metas nisso;

                      A segunda resposta é:

                      - Se sabes de electricidade e electrónica: Sci.Electronics.Repair FAQ: Home Page

                      MUITA ATENÇÃO À TUA SEGURANÇA!

                      O problema poderá estar de facto no transformador de linhas, mas pode até ser tão simples como uma soldadura partida. Chato é que andaste a deixar isso agravar...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        A minha resposta primeira é:

                        - Se não sabes de electricidade e electrónica, não te metas nisso;

                        A segunda resposta é:

                        - Se sabes de electricidade e electrónica: Sci.Electronics.Repair FAQ: Home Page

                        MUITA ATENÇÃO À TUA SEGURANÇA!

                        O problema poderá estar de facto no transformador de linhas, mas pode até ser tão simples como uma soldadura partida. Chato é que andaste a deixar isso agravar...
                        Viva,

                        Tenho alguns conhecimentos da area

                        No passado já ouvi falar que para descarregar o cinescópio, utilizavam uma chave de fendas em conctato com,... (penso o chassi da TV) mas nao tenho a certeza.
                        Queria tirar a chupeta e fora e depois tentar dar uma "secadela", e ver o estado dela.

                        Mas há assim uma forma de descarregar o cinescópio em segurança?

                        Já agora aproveito e falo do problema que tenho em outra TV CRT
                        Esta é o problema das cores "maradas", tem haver com a bobine de desmagnetização! No Inicio ainda conseguir com um iman andar a volta do ecrã e as cores ficaram quase no trinco, mas passado uns dias voltou ao mesmo.
                        Qual sera o problema?

                        Gracias.



                        Obg.

                        Comentário


                          #72
                          como já disseram acho que não vale a pena arranjar estas TVs velhas

                          Eu por acaso tenho uma na minha sala, um grande caixote, e está também a dar as últimas

                          às vezes só dá imagem com pancada

                          fica preta, perde as cores

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                            Viva,

                            Tenho alguns conhecimentos da area

                            No passado já ouvi falar que para descarregar o cinescópio, utilizavam uma chave de fendas em conctato com,... (penso o chassi da TV) mas nao tenho a certeza.
                            Queria tirar a chupeta e fora e depois tentar dar uma "secadela", e ver o estado dela.

                            Mas há assim uma forma de descarregar o cinescópio em segurança?

                            Já agora aproveito e falo do problema que tenho em outra TV CRT
                            Esta é o problema das cores "maradas", tem haver com a bobine de desmagnetização! No Inicio ainda conseguir com um iman andar a volta do ecrã e as cores ficaram quase no trinco, mas passado uns dias voltou ao mesmo.
                            Qual sera o problema?

                            Gracias.



                            Obg.


                            Não assumas que o problema é imediatamente do cinescópio, nem vás lá chafurdar se não tiveres necessidade disso. Os 25kV não vêm ter contigo sozinhos se deixares a "ventosa" em paz.

                            Começa por abrir o televisor e ligá-lo numa sala às escuras. Em princípio vais conseguir ver uma faísca quando ouves os estalos.



                            Quanto à magnetização da outra TV, sim, o problema pode estar na bobina de desmagnetização. Esta bobina é alimentada quando de cada vez que se liga a TV (ligar mesmo, não é sair de standby). Normalmente há um mecanismo qualquer temporizador (vulgarmente um PTC) que alimenta a bobina por uns segundos. A chatice deve andar algures por aí...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Não assumas que o problema é imediatamente do cinescópio, nem vás lá chafurdar se não tiveres necessidade disso. Os 25kV não vêm ter contigo sozinhos se deixares a "ventosa" em paz.

                              Começa por abrir o televisor e ligá-lo numa sala às escuras. Em princípio vais conseguir ver uma faísca quando ouves os estalos.



                              Quanto à magnetização da outra TV, sim, o problema pode estar na bobina de desmagnetização. Esta bobina é alimentada quando de cada vez que se liga a TV (ligar mesmo, não é sair de standby). Normalmente há um mecanismo qualquer temporizador (vulgarmente um PTC) que alimenta a bobina por uns segundos. A chatice deve andar algures por aí...
                              Muito Obrigado ClioII pelas dicas

                              Comentário


                                #75
                                A minha tv lcd toshiba de vez em quando fica com o ecrã negro e com o nome do canal a "passear", como se fosse um protetor de ecrã... não sei como resolver isso.

                                Comentário


                                  #76
                                  Boas

                                  Estive a ler o tópico todo mas não consigo tirar grandes conclusões do que se poderá passar com um CRT Sanyo. Já tem uns valentes anos e pouco depois de acabar a garantia, começou com um sintoma:
                                  Em certos canais, mais na TVI, fazia uma espécie de reset; desligava e voltava logo a ligar. Cheguei a encontrar um tópico aqui com o mesmo caso no mesmo modelo e outro colega que activou a garantia disse que se tratava de uma placa. Não foi arranjado e a questão não piorou.

                                  Mais recentemente, por vezes notava certas cores "dissolvidas" mas pouco se notava e em total silêncio ouvia-se uma zoada como por vezes se ouve nos postes de electricidade. Descrevo estas avarias na esperança de poder ajudar a entender o que se passa.

                                  Agora o problema crítico: de há uns meses para cá só ligava à 2.ª ou 3.ª vez. Isto é, liga-se, faz a desmagnetização, ouve-se o canal mas na altura de aparecer a imagem, dá um estalo e entra em stand-by. Depois, começou a ligar só depois de uns minutos a tentar e agora já nem liga, nem que esteja 1h a tentar. O sintoma é o mesmo: faz a desmagnetização, ouve-se o som mas na altura de aparecer a imagem, dá um estalo e entra em stand-by.

                                  Valerá a pena arranjar? Os reparadores que conheço é do género: se a reparação for menos de 100 euros, avançam automaticamente, até pode ser uma reparação de 1 euro. Se for mais é que perguntam se é para arranjar ou não.
                                  Ainda existem reparadores que dêem orçamento com opção de avançar ou não, independentemente do custo?

                                  Obrigado.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Desliga principalmente na TVI? Meu Deus, perfeito, diz-me quanto queres por ela, dou tudo o que for preciso

                                    Era o início de uma nova vida em casa não ter de ouvir esse nojo!

                                    Quanto aos reparadores, penso que existem sim, inclusive nas grandes superfícies comerciais penso que não reparam sem antes avançarem com um orçamento.. senão deixas lá a televisão, o gajo liga-te a dizer que já compôs e que são 100€, tu mudas o teu nome para Paco Nassa, mudas-te para a Venezuela, fazes família lá e nunca mais apareces na loja

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                      Boas

                                      Estive a ler o tópico todo mas não consigo tirar grandes conclusões do que se poderá passar com um CRT Sanyo. Já tem uns valentes anos e pouco depois de acabar a garantia, começou com um sintoma:
                                      Em certos canais, mais na TVI, fazia uma espécie de reset; desligava e voltava logo a ligar. Cheguei a encontrar um tópico aqui com o mesmo caso no mesmo modelo e outro colega que activou a garantia disse que se tratava de uma placa. Não foi arranjado e a questão não piorou.

                                      Mais recentemente, por vezes notava certas cores "dissolvidas" mas pouco se notava e em total silêncio ouvia-se uma zoada como por vezes se ouve nos postes de electricidade. Descrevo estas avarias na esperança de poder ajudar a entender o que se passa.

                                      Agora o problema crítico: de há uns meses para cá só ligava à 2.ª ou 3.ª vez. Isto é, liga-se, faz a desmagnetização, ouve-se o canal mas na altura de aparecer a imagem, dá um estalo e entra em stand-by. Depois, começou a ligar só depois de uns minutos a tentar e agora já nem liga, nem que esteja 1h a tentar. O sintoma é o mesmo: faz a desmagnetização, ouve-se o som mas na altura de aparecer a imagem, dá um estalo e entra em stand-by.

                                      Valerá a pena arranjar? Os reparadores que conheço é do género: se a reparação for menos de 100 euros, avançam automaticamente, até pode ser uma reparação de 1 euro. Se for mais é que perguntam se é para arranjar ou não.
                                      Ainda existem reparadores que dêem orçamento com opção de avançar ou não, independentemente do custo?

                                      Obrigado.


                                      Pode ser muita coisa por essa descrição, provavelmente relacionado com a alta tensão (daí o estalo, normalmente significa faísca algures).

                                      Há reparadores que cobram um X por orçamento (exemplo: 30€) que depois descontam caso avances para a reparação.

                                      Comentário


                                        #79
                                        olha...um bom tópico !!! talvez alguém perceba de electrónica

                                        a minha TV CRT antiga também está com problemas

                                        tem imagem, mas volta e meia perde a luminuzidade e cor, isto é, fica completamente escura.....mas se lhe der umas valentes pancadas volta a dar imagem e cor

                                        alguém sabe do que poderá ser ?
                                        Editado pela última vez por Altar; 31 March 2014, 13:36.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                          olha...um bom tópico !!! talvez alguém perceba de electrónica

                                          a minha TV CRT antiga também está com problemas

                                          tem imagem, mas volta e meia perde a luminuzidade e cor, isto é, fica completamente escura.....mas se lhe der umas valentes pancadas volta a dar imagem e cor

                                          alguém sabe do que poderá ser ?
                                          Solda fria.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Solda fria.
                                            solda fria ?!

                                            podes ser mais especifico ? explicar um pouco melhor ?

                                            isso é barato ?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                              solda fria ?!

                                              podes ser mais especifico ? explicar um pouco melhor ?

                                              isso é barato ?

                                              Em princípio, não deverá ser complicado para um reparador experiente.
                                              Há soldaduras que tendem a partir-se ao longo do tempo, normalmente porque de origem já não são muito boas ("soldas frias") ou por outra razão qualquer.
                                              Os técnicos normalmente já sabem onde andam os principais suspeitos, e o que fazem é refazer essas soldaduras.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X