Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viver em Lisboa ou no interior? Vantagens e desvantagens? Qual escolhiam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
    Sempre pode escolher a Herdade da Aroeira ou os Capuchos.
    Mais uma vez o fator localização pode ser preponderante. Para um casal que trabalhe em Lisboa e com filhos que estudam em Lisboa, Alvalade (que foi o exemplo dado no post a que respondeste) será provavelmente a escolha mais confortável.

    Pessoalmente até admito um dia morar na Aroeira, mas só depois da reforma.

    Comentário


      Moro em Lisboa num T2 alugado. Trabalho a 8Km de casa, distância que percorro diariamente de scooter, sem stresses de parquímetros ou de arranjar lugar para estacionar. A escola das crianças é à porta de casa, o que que não obriga a deslocações.

      Ao fim-de-semana e nalguns dias das férias (agora mais, por causa da crise) vou para uma casa rústica que ando a recuperar a 100 Km de Lisboa, onde recebo os amigos e dou umas patuscadas.

      Tento não me chatear muito e ir desfrutando a vida porque tal como as coisas estão não sei se chegarei vivo ou com saúde à idade da reforma, se ainda houver...
      Editado pela última vez por pjota; 04 July 2012, 15:16.

      Comentário


        Moro na Amadora e passo a vida a falar mal esta ultima e de Lisboa, mas a verdade é que quando fico muito tempo afastado começo a ter saudades

        Comentário


          Como referi morei os primeiros 31 anos da minha vida em Lisboa.

          Sempre fui para a primária a pé, inicialmente levavam-me depois ía sozinho.

          No ciclo apanhava um autocarro, também podia ir a pé mas eram uns 30 minutos.

          No Liceu ía a pé

          Na faculdade apanhava um autocarro ou ía a pé.

          O ginásio é a 4/5 minutos a pé e tinha um jardim a 2/3 minutos a pé para onde comecei a ir sozinho aos 5 anos (!!)

          No meu primeiro emprego (nas Torres das Amoreiras) ía a pé quando estava no escritório e ía a pé quando estava no cliente (Picoas).

          Quando casei fiquei os primeiros tempos a viver na mesma zona, tinha "Cresce" para a bébé a 2 minutos de casa a pé.

          Este exemplo todo só para tentar ilustrar que viver em Lisboa pode ser muito "conveniente".

          Comentário


            É creche, v7, creche! Já é a 2.ª vez que te dou na cabeça por causa disso, irra!

            Comentário


              Moro a 5 minutos de Lisboa e vou usar como termo de comparação uma santa terrinha do distrito de Viseu, que fica a 30-45 minutos dessa cidade.
              -Transportes públicos - Bem, na santa terrinha são... ridículos. Apenas há autocarros de 15 em 15 dias e só uma circulação de manhã e outra à tardinha. Não admira que muitas vezes passeiem o motorista. Pudera, assim toda a gente tem que ter carro, nem que seja um mata velhos. Só em tempo escolar é que andam mais cheios. Aqui, não. É certo que o tempo escolar enche mais o transporte mas comparar com aquilo, por favor. Tenho autocarros com bons intervalos de tempo (máximo de 1 hora) e isto para não falar no Metro que então perde-se um, daí a pouco vem outro. Introduzindo o ponto seguinte, a noite não é exclusiva do sr. Táxi.
              - Divertimentos - Lá resume-se a um café com mesa de snooker e matraquilhos que fica aberto até as tantas. Aqui temos bares, discotecas e festas (ainda ontem cruzei-me com dois a 5 minutos a pé), mesmo nos subúrbios. E para não falar em concertos. Aqui parecem cogumelos, comparado com lá.
              - Lojas - Lá temos o café, a padaria e a mercearia. Se quiser comprar carne, tenho de ir à vila. Se quero comprar roupa, tenho de ir lá. E para não falar dos shoppings. Lá não conheço nenhum. Aqui temos muitos.
              - Qualidade de vida - Lá a qualidade do ar é melhor. Não há criminalidade quase nenhuma. Mas compensa viver numa santa terrinha isolada por causa disso? E isto para não falar que és obrigado a ir pela AE e a pagar, senão levas o dobro do tempo.
              - Assistência médica - Cá tens montes de hospitais, alguns especializados. Lá, isto é mentira. Só há 1 e generalista.

              Comentário


                Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                Moro a 5 minutos de Lisboa e vou usar como termo de comparação uma santa terrinha do distrito de Viseu, que fica a 30-45 minutos dessa cidade.
                -Transportes públicos - Bem, na santa terrinha são... ridículos. Apenas há autocarros de 15 em 15 dias e só uma circulação de manhã e outra à tardinha. Não admira que muitas vezes passeiem o motorista. Pudera, assim toda a gente tem que ter carro, nem que seja um mata velhos. Só em tempo escolar é que andam mais cheios. Aqui, não. É certo que o tempo escolar enche mais o transporte mas comparar com aquilo, por favor. Tenho autocarros com bons intervalos de tempo (máximo de 1 hora) e isto para não falar no Metro que então perde-se um, daí a pouco vem outro. Introduzindo o ponto seguinte, a noite não é exclusiva do sr. Táxi.
                - Divertimentos - Lá resume-se a um café com mesa de snooker e matraquilhos que fica aberto até as tantas. Aqui temos bares, discotecas e festas (ainda ontem cruzei-me com dois a 5 minutos a pé), mesmo nos subúrbios. E para não falar em concertos. Aqui parecem cogumelos, comparado com lá.
                - Lojas - Lá temos o café, a padaria e a mercearia. Se quiser comprar carne, tenho de ir à vila. Se quero comprar roupa, tenho de ir lá. E para não falar dos shoppings. Lá não conheço nenhum. Aqui temos muitos.
                - Qualidade de vida - Lá a qualidade do ar é melhor. Não há criminalidade quase nenhuma. Mas compensa viver numa santa terrinha isolada por causa disso? E isto para não falar que és obrigado a ir pela AE e a pagar, senão levas o dobro do tempo.
                - Assistência médica - Cá tens montes de hospitais, alguns especializados. Lá, isto é mentira. Só há 1 e generalista.
                Mas estás a comparar uma aldeia que fica a mais de meia hora de uma capital de distrito com Lisboa?

                Isto é que acho que é o problema de muita gente que vive em Lisboa e arredores. Como os pais eram de uma terreola, tendem a usar essa terreola como referência para o resto do país fora de Lisboa.

                Estamos a comparar capitais de distrito, não estamos a comparar aldeias com cidades, ok?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Mas estás a comparar uma aldeia que fica a mais de meia hora de uma capital de distrito com Lisboa?

                  Isto é que acho que é o problema de muita gente que vive em Lisboa e arredores. Como os pais eram de uma terreola, tendem a usar essa terreola como referência para o resto do país fora de Lisboa.

                  Estamos a comparar capitais de distrito, não estamos a comparar aldeias com cidades, ok?
                  Mas as aldeias são a verdadeira essência do interior.
                  Mas eu também não saio da AML para viver

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                    Mas as aldeias são a verdadeira essência do interior.
                    Mas eu também não saio da AML para viver
                    Como é que é?!?

                    Comentário


                      Hoje vim ao trabalho do meu marido, detestaria viver e trabalhar em Lisboa, há demasiados malucos na estrada.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                        Mas as aldeias são a verdadeira essência do interior.
                        Mas eu também não saio da AML para viver
                        Por acaso fiz confusão no meu post anterior, pensei que estava no tópico do estudo da DECO sobre as capitais de distrito, e só agora reparei que era outro tópico. Por isso retiro a parte de estarmos a comparar capitais de distrito. Podemos comparar o que quisermos.

                        Já não serve é generalizar todo o interior a partir de uma aldeia. O interior é muito diverso, há localidades para todos os tamanhos e feitios, excepto metrópoles.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          Por acaso fiz confusão no meu post anterior, pensei que estava no tópico do estudo da DECO sobre as capitais de distrito, e só agora reparei que era outro tópico. Por isso retiro a parte de estarmos a comparar capitais de distrito. Podemos comparar o que quisermos.

                          Já não serve é generalizar todo o interior a partir de uma aldeia. O interior é muito diverso, há localidades para todos os tamanhos e feitios, excepto metrópoles.
                          Lá está. Estou habituado à metrópole, iria ressentir-me muito.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                            Lá está. Estou habituado à metrópole, iria ressentir-me muito.
                            E se estivesses habituado a Nova Iorque ou Londres provavelmente ias-te ressentir se fosses para Lisboa.
                            Lisboa à escala mundial é uma cidade de média dimensão. Por isso, tudo é relativo.

                            Comentário


                              Se me falassem para ir morar em algum lugar de portugal escolheria lisboa pois estive ai a 1 mês atrás e gostei da cidade estou acostumado com capital também.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                E se estivesses habituado a Nova Iorque ou Londres provavelmente ias-te ressentir se fosses para Lisboa.
                                Lisboa à escala mundial é uma cidade de média dimensão. Por isso, tudo é relativo.
                                Esse comentário parece o de alguém que diz mal por dor de cotovelo, inveja ou algo assim.

                                Lisboa ao pé de Toquio, New York, São Paulo, etc. é muito mais pequena, mas isso deve ser bom para quem defende meios mais pequenos, não ?

                                Comentário


                                  Lisboa é uma cidade que compensa viver principalmente em dois casos:
                                  - Quando se é de Lisboa (e por afinidade à família e ao hábito continua-se a viver lá)
                                  - Quando se sai da cidade natal para ir para Lisboa e em termos salariais valer a pena

                                  Fora isso não se justifica. Os principais factores negativos na minha opinião são:
                                  - Confusão no trânsito
                                  - Preços das habitações
                                  - Preços da educação (infantários/creches principalmente)

                                  Troquei Lisboa pelo Porto para um emprego equivalente tendo inclusive aumentado o salário e reduzido os custos

                                  Comentário


                                    Atualmente moro em Lisboa, mas se pudesse ia-me embora e instalava-me em Viana do Castelo. Adoro a cidade. Está bem desenvolvida. Se não tem de tudo, anda perto disso.

                                    Praias, campo, serra, infraestruturas, lazer, paz e sossego tudo ali perto.

                                    Algo que aparecesse mais complexo, de VC ao Porto são 30 a 40 minutos, mas aqui haveria o problemas das scuts...

                                    Nível de custo de vida mais baixo do que o de Lisboa, e na habitação uma diferença bem significativa.

                                    Se aparecesse a oportunidade e as condições fossem favoráveis, não pensava duas vezes.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Esse comentário parece o de alguém que diz mal por dor de cotovelo, inveja ou algo assim.
                                      Que ideia! Aposto que em Londres as 3 e 4 da manhã as pessoas que vês na rua são todas pessoas de bem! Em Lisboa é que são prostitutas e seus clientes.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                        Lisboa é uma cidade que compensa viver principalmente em dois casos:
                                        - Quando se é de Lisboa (e por afinidade à família e ao hábito continua-se a viver lá)
                                        - Quando se sai da cidade natal para ir para Lisboa e em termos salariais valer a pena

                                        Fora isso não se justifica. Os principais factores negativos na minha opinião são:
                                        - Confusão no trânsito
                                        - Preços das habitações
                                        - Preços da educação (infantários/creches principalmente)

                                        Troquei Lisboa pelo Porto para um emprego equivalente tendo inclusive aumentado o salário e reduzido os custos
                                        Se vieres para a zona suburbana tipo 5 minutos da capital arranjas casas com preços em conta

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                                          Se vieres para a zona suburbana tipo 5 minutos da capital arranjas casas com preços em conta
                                          Como em todo o lado depende da zona suburbana e do tipo de casa, mas de uma forma geral há uma diferença nos preços (que já foi maior). Em Lisboa pagava 550€ por um T2 com 15 anos de uso sem garagem, no Porto pago 500€ por um T2 a estrear com bons acabamentos numa zona cara com garagem.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MikeOne96 Ver Post
                                            Se vieres para a zona suburbana tipo 5 minutos da capital arranjas casas com preços em conta

                                            O que é que são 5 minutos da Capital?

                                            Comentário


                                              Morar na capital

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                                Conheço uma quantas moradias que vão ao encontro do teu gosto na linha de Cascais.A não ser que para ti Cascais/Estoril seja muito longe.
                                                Eu sei que há, mas não são muitas, ainda para mais quando comparadas com as que têm pouco terreno/privacidade

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Eu sei que há, mas não são muitas, ainda para mais quando comparadas com as que têm pouco terreno/privacidade
                                                  mas fazer a A5 todos os dias é um inferno.

                                                  preferia uma cobertura qualquer em lisboa....

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Como referi morei os primeiros 31 anos da minha vida em Lisboa.

                                                    Sempre fui para a primária a pé, inicialmente levavam-me depois ía sozinho.

                                                    No ciclo apanhava um autocarro, também podia ir a pé mas eram uns 30 minutos.

                                                    No Liceu ía a pé

                                                    Na faculdade apanhava um autocarro ou ía a pé.

                                                    O ginásio é a 4/5 minutos a pé e tinha um jardim a 2/3 minutos a pé para onde comecei a ir sozinho aos 5 anos (!!)

                                                    No meu primeiro emprego (nas Torres das Amoreiras) ía a pé quando estava no escritório e ía a pé quando estava no cliente (Picoas).

                                                    Quando casei fiquei os primeiros tempos a viver na mesma zona, tinha "Cresce" para a bébé a 2 minutos de casa a pé.

                                                    Este exemplo todo só para tentar ilustrar que viver em Lisboa pode ser muito "conveniente".
                                                    Quando deixaste de levar porrada do gordo?

                                                    Creche!

                                                    Viver em Lisboa no estado actual da oportunidade do edificado (ocupação e conservação) seria o que devia fazer mais sentido. Faltam condições de vária ordem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                      Como em todo o lado depende da zona suburbana e do tipo de casa, mas de uma forma geral há uma diferença nos preços (que já foi maior). Em Lisboa pagava 550€ por um T2 com 15 anos de uso sem garagem, no Porto pago 500€ por um T2 a estrear com bons acabamentos numa zona cara com garagem.
                                                      500€ por um T2 no Porto numa "zona cara"? Quando morei aí há cerca de 10 anos pagava 500 por um T1 numa zona "meio-cara" (Praça da Galiza) e tenho neste momento um T2 arrendado por 750 euros noutra zona "meio-cara". Em zonas caras conheço T2 que se chegam perto dos 1000 euros por mês. O que é que para ti é uma zona cara?

                                                      Comentário


                                                        Já nem me recordo se participei em tempos neste tópico. Corro o risco de ter mudado de ideias...

                                                        Tenho a dizer que ainda bem que não gostamos todos do mesmo, basicamente.

                                                        Eu, citadino me confesso. Nasci e cresci no concelho de Loures mas toda a minha vida social depressa se desenvolveu em Lisboa. Adoro a cidade, porque entendo que a conheço bem também. Existem algumas desvantagens que podem ser minimizadas, mas em geral, para mim, na oportunidade real que existe actualmente, ou seja, na fase de ciclo em que encontra o edificado na cidade, não faz para mim sentido que um jovem tenha como 1º objectivo morar fora do centro de Lx se trabalha no centro de Lx. E eu julgo que as razões económicas serão também forçosamente um factor poderoso da mudança de mentalidades.

                                                        Sob ponto de vista do investimento em si, qualidade de vida familiar, tempo, dinheiro e ambiente gastos em movimentos pendulares, agenda cultural, desportiva, social, lúdica incomparavelmente mais acessível, etc.

                                                        Esta é uma equação complexa sem dúvida e cujas soluções para a mesma terão sempre algo de muito pessoal.


                                                        rewind...

                                                        A minha namorada trabalha na Quinta da Fonte. Se trabalhasse fora de Lisboa como ela, provavelmente nada do que disse faria para mim sentido.

                                                        Comentário


                                                          Penso da mesma maneira que tu AMGFan. Mas mesmo trabalhando no centro de Lisboa, e principalmente para alguém com rendimentos baixos a médios encontrar casa também no centro de Lisboa acho um pouco difícil.

                                                          Normalmente resta os subúrbios de Lisboa em que o preço por m2 não será tão alto. E aqui temos subúrbios e subúrbios, e alguns a meu ver (também porque quase sempre por cá vivi) até são bem porreiros...têm a desvantagem da maior deslocação nos movimentos pendulares da semana, mas têm outras vantagens depois.

                                                          Quinta da fonte sitio ideal para trabalhar e viver por perto

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                            Lisboa é uma cidade que compensa viver principalmente em dois casos:
                                                            - Quando se é de Lisboa (e por afinidade à família e ao hábito continua-se a viver lá)
                                                            - Quando se sai da cidade natal para ir para Lisboa e em termos salariais valer a pena

                                                            Fora isso não se justifica. Os principais factores negativos na minha opinião são:
                                                            - Confusão no trânsito
                                                            - Preços das habitações
                                                            - Preços da educação (infantários/creches principalmente)

                                                            Troquei Lisboa pelo Porto para um emprego equivalente tendo inclusive aumentado o salário e reduzido os custos
                                                            Então para ti a vida resume-se a ter um bom emprego e ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa? De preferência em pouco tempo e por pouco dinheiro e, a caminho, deixando os putos na creche?
                                                            E se pelo caminho quiseres ir a um museu? Ver um concerto? Jantar num bom restaurante?
                                                            Não se pode por a discussão Lisboa vs Interior apenas em termos de custo de vida ou "reboliço". É demasiado simplista e, claro que Lisboa perde nesses aspectos. O que cada um mais valoriza numa cidade e o estilo de vida que pretende adoptar é que determinarão se Lisboa é ou não uma boa opção. Quem quer calma e sossego (acredito que seja o teu caso), é perfeitamente compreensível que não ache piada a Lisboa. A mim não me faz confusão e até gosto da agitação das grandes cidades.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                              500€ por um T2 no Porto numa "zona cara"? Quando morei aí há cerca de 10 anos pagava 500 por um T1 numa zona "meio-cara" (Praça da Galiza) e tenho neste momento um T2 arrendado por 750 euros noutra zona "meio-cara". Em zonas caras conheço T2 que se chegam perto dos 1000 euros por mês. O que é que para ti é uma zona cara?
                                                              O T2 em Lisboa a 550 também me parece muita fruta

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X