Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que a vida está mesmo assim tão cara ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    andei uma temporada a tomar o pq almoço de sábado numa pastelaria .....

    lá encontrava sempre uma casal com os seus dois filhos pequenos... o homem sei que é funcionário da câmara (cantoneiro ou similar) ela não sei que emprego terá, mas de certeza não ganhará mais que o marido ....

    nada de estranho... pois não....


    a certo dia ouvi dizer, às empregadas da pastelaria que eles se tinham queixado da conta.... mais de 80 euros

    ... ou seja vão lá... pagam quando tiverem dinheiro....


    há muita gente a viver, a gozar luxos que um dia pagará....

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Eu conheço algumas pessoas que saiem de casa para tomar o pequeno almoço no café da base do prédio... 4 pessoas todos os dias...
      saem

      Comentário


        #33
        Eu so janto em casa, noemalmente como sempre fora.
        Ate porque é uma excelente oportunidade para socializar, e quanto negocios ja eu fiz no café
        Se tiver que apertar o cionto certamente não sera por aqui.

        alem disso se niguem comer fora que fazemos as pasteliarias ? fecham a porta?

        Comentário


          #34
          Eu na minha empresa, não pago pequeno almoço, o almoço com direito a repetir, pago 1,15€

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            E o mais engraçado é que somos capazes de acompanhar uma pessoa a comprar o jornal diário, depois a acender um cigarro, depois a tomar o pequeno almoço na pastelaria, enquanto se queixa ao mesmo tempo que cada vez tem mais mês no fim do dinheiro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
              Eu na minha empresa, não pago pequeno almoço, o almoço com direito a repetir, pago 1,15€
              Considera-te um sortudo...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                O problema é a injustiça social que as políticas fiscais destes governos (laranjas e rosas) têm provocado, taxando mais onerosamente as pessoas que têm menores rendimentos. Desculpem-me mas uma pessoa que ganhe o salário mínimo pagar 11% de IRS acho um abuso! Além do IVA a 20% e outros tipos de impostos que incidem especialmente sobre as pessoas com menores rendimentos.

                Há dias fui à Segurança Social (portuguesa) tratar de uns assuntos e vi a fila para os subsídios de desemprego e rendimento mínimo a chegarem à porta; à saída, fui dar um passeio de fim de dia pela Foz do Douro e vi numa só tarde 5 Porsche Cayenne! Óbvio que alguma coisa se passa de muito errado por aqui!
                si de facto on cayeene não é um verdadeiro porsche

                CAda um que faça pela vida e deixe-se de lamentações

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                  Considera-te um sortudo...
                  Sortudo? Se fosse sortudo não precisava de trabalhar
                  Mas é verdade, os pequenos almoços nos cafés estão muito caros, vale mais comer em casa. Quem pode, que aproveite, quem não pode, resta-lhe a bela da sandes em casa e mesmo assim, tomaram muitos ter essa opção.

                  Onde eu trabalho, há mais preocupações sociais, mas a empresa é sueca, logo já se pode notar as diferenças.
                  Posso não ganhar balúrdios, mas tenho imensas regalias sociais.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                    Sortudo? Se fosse sortudo não precisava de trabalhar
                    Mas é verdade, os pequenos almoços nos cafés estão muito caros, vale mais comer em casa. Quem pode, que aproveite, quem não pode, resta-lhe a bela da sandes em casa e mesmo assim, tomaram muitos ter essa opção.

                    Onde eu trabalho, há mais preocupações sociais, mas a empresa é sueca, logo já se pode notar as diferenças.
                    Posso não ganhar balúrdios, mas tenho imensas regalias sociais.
                    Olha que muitas vezes essas pequenas coisas custam pouco às empresas, e sabem melhor que um aumento de 50€...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                      De facto a vida está caríssima. E vou dar um exemplo semlhante ao do que o Baiones deu:

                      Quando andava no secundário, levava 600$ para a escola. Esse dinheiro era para o pequeno-almoço e almoço. Tomava a pequeno-almoço num café, e almoçava ora num café (pizzas, hamburgueres...) ora num restaurante (refeições económicas). No meu último ano de faculdade, pagava 2€ por uma senha, e deixava não menos de 1.50€ para o pequeno almoço (almoço e pequeno-almoço na faculdade). Ou seja, pelo mesmo "pacote" passei a gastar mais 0.75€. E na faculdade não falo de uma ou outra refeição fora, porque aí ficavam 5€. Nem conto com o € que juntava no secundário.

                      O custo de vida aumentou, e ao contrário do que Sócrates (não o filósofo) diz, os salários não acompanharam esse aumento.

                      Depois temos as diferentes "classes" económicas da sociedade:

                      - Temos os ricos, que compram Jaguares, Audis e Mercedes, vão deixar os filhos no colégio privado, e depois dirigem-se para o seu trabalho, enquanto a empregada limpa e arruma a casa, e a esposa trata das férias para todos. Para estes a crise está apenas presente nas notícias que passam no plasma gigante da sala de jantar...

                      - Temos os que vivem bem (razoavelmente), que vão a um stand levar o seu velhinho para abate e saem de lá com um bom carro, mas com um empréstimo que nem ele sabe quando acaba. Deixa os filhos na escola e siga para o trabalho, depois vai a mãe buscar. Não fazem muitas contas à vida, mas também não entram em loucuras de viagens ao Dubai. Férias é para destinos baratos e poucas vezes.

                      - Temos os que sobrevivem, que vão a um stand procurar um carro jeitoso, para substituir a sucata que passa a vida no mecânico. O filho vai para a escola, enquanto que os pais no próprio trabalho vão pensando como vão pagar as contas, e o que vão ter de prescindir no mês. Nos hipermercados compram o essencial e marca branca sempre que possível.

                      - Temos os que vão morrendo lentamente, em que a crise pouca diferença faz. Não têm nem tecto nem comida, o estado continua indiferente, e mendigar fica mais difícil.


                      Como o Zix falou aqui, vemos sempre os shoppings cheios. O problema é que poucas sacas se vêem. Vemos todas (mendigos não é frequente) no shopping. Uns compram, outros ponderam e outros passeiam. E isso, e o café acaba por ser o seu "entretenimento". Muitas pessoas vão para o shopping passear, ou para uma esplanada comer um gelado/beber café, porque outras opções são demasiado caras. Isso é notório da crise que atravessámos.
                      "Caríssima...para pequenos luchos (salvo excepções)."

                      Vá, esquece lá o fcp por uns minutos...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                        Por estranho que possa parecer, as assimetrias económicas deste país devem-se muito mais às deficientes políticas de educação e baixo grau de instrução dos portugueses, do que aos impostos directos e indirectos.
                        Isso é outro tema! Subscrevo integralmente aquilo que tu dizes! Aliás, aqui há dias, um amigo meu economista que trabalha com a OCDE enviou-me um estudo a correlacionar o nível socio-económico das famílias e a frequência do ensino superior; chegou à conclusão que o grau de dificuldade de acesso e de empregabilidade do curso é directamente proporcional ao nível sócio-económico da pessoa.

                        Estavamos a falar sobre o poder de compra das pessoas e o factor fiscal penaliza gravemente quem tem menos rendimentos; é extremamente injusto!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                          Eu tomo o pequeno almoço em casa, nunca percebi muito o ir tomar o pequeno almoço fora.
                          Eu tomo sempre o pequeno almoço em casa por norma...mas adoro tomar fora se tiver de ferias ou for para a praia...e aí é tosta mista e um galão com um bica dupla e um uma garrafa de agua e numa esplanada num sitio agradavel.

                          Comentário


                            #43
                            Mais um tópico sobre sobre generalizações..

                            Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                            De facto a vida está caríssima. E vou dar um exemplo semlhante ao do que o Baiones deu:

                            Quando andava no secundário, levava 600$ para a escola. Esse dinheiro era para o pequeno-almoço e almoço. Tomava a pequeno-almoço num café, e almoçava ora num café (pizzas, hamburgueres...) ora num restaurante (refeições económicas). No meu último ano de faculdade, pagava 2€ por uma senha, e deixava não menos de 1.50€ para o pequeno almoço (almoço e pequeno-almoço na faculdade). Ou seja, pelo mesmo "pacote" passei a gastar mais 0.75€. E na faculdade não falo de uma ou outra refeição fora, porque aí ficavam 5€. Nem conto com o € que juntava no secundário.

                            O custo de vida aumentou, e ao contrário do que Sócrates (não o filósofo) diz, os salários não acompanharam esse aumento.

                            Depois temos as diferentes "classes" económicas da sociedade:

                            - Temos os ricos, que compram Jaguares, Audis e Mercedes, vão deixar os filhos no colégio privado, e depois dirigem-se para o seu trabalho, enquanto a empregada limpa e arruma a casa, e a esposa trata das férias para todos. Para estes a crise está apenas presente nas notícias que passam no plasma gigante da sala de jantar...

                            - Temos os que vivem bem (razoavelmente), que vão a um stand levar o seu velhinho para abate e saem de lá com um bom carro, mas com um empréstimo que nem ele sabe quando acaba. Deixa os filhos na escola e siga para o trabalho, depois vai a mãe buscar. Não fazem muitas contas à vida, mas também não entram em loucuras de viagens ao Dubai. Férias é para destinos baratos e poucas vezes.

                            - Temos os que sobrevivem, que vão a um stand procurar um carro jeitoso, para substituir a sucata que passa a vida no mecânico. O filho vai para a escola, enquanto que os pais no próprio trabalho vão pensando como vão pagar as contas, e o que vão ter de prescindir no mês. Nos hipermercados compram o essencial e marca branca sempre que possível.

                            - Temos os que vão morrendo lentamente, em que a crise pouca diferença faz. Não têm nem tecto nem comida, o estado continua indiferente, e mendigar fica mais difícil.


                            Como o Zix falou aqui, vemos sempre os shoppings cheios. O problema é que poucas sacas se vêem. Vemos todas (mendigos não é frequente) no shopping. Uns compram, outros ponderam e outros passeiam. E isso, e o café acaba por ser o seu "entretenimento". Muitas pessoas vão para o shopping passear, ou para uma esplanada comer um gelado/beber café, porque outras opções são demasiado caras. Isso é notório da crise que atravessámos.
                            Felizmente por aqui vai-se vivendo. Fazemos férias todos os anos, temos carros, e algumas casas. Nenhuma delas tem luxos, são casas completamente normais.
                            Nunca andei em colégios privados, nem o meu irmão. Como quase sempre em casa também.

                            Não entendo essas generalizações sinceramente.
                            Quem tem dinheiro, tem dinheiro e faz o que quer dele. Quem não tem, não tem.
                            Editado pela última vez por Indigo; 28 November 2008, 14:06.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                              Mais um tópico sobre sobre generalizações..



                              Felizmente por aqui vai-se vivendo. Fazemos férias todos os anos, temos carros, e algumas casas. Nenhuma delas tem luxos, são casas completamente normais.
                              Nunca andei em colégios privados, nem o meu irmão. Como quase sempre em casa também.

                              Não entendo essas generalizações sinceramente.
                              Quem tem dinheiro, tem dinheiro e faz o que quer dele. Quem não tem, não tem.
                              Não é generalização .

                              Tanto quem tem dinheiro, como quem não tem, está descrito nas diversas caracterizações que ele colocou .

                              Comentário


                                #45
                                Basta olhar para as contas da electricidade, gaz, água e supermercado para perceber que a vida tem estado a ficar rápidamente mais cara.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                  Não é generalização .

                                  Tanto quem tem dinheiro, como quem não tem, está descrito nas diversas caracterizações que ele colocou .
                                  Não, é descrita uma classe media que até vai vivendo bem mas que poupa nas férias.
                                  Mas que raio. Agora por vocês não gostarem de viajar, há ainda felizmente quem goste de o fazer e que guarde parte do orçamento familiar para o fazer.

                                  E compreendam uma coisa, as pessoas gastam o € como querem e bem entendem.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não é a vida que está cara, somos nós que ganhamos pouco..

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ontem não tinha a minha senhora em casa para fazer o jantar (casa um homem para isto!) e lá tive de ir jantar com o filho à Portugália das Amoreiras (moro nessa zona)

                                      Conta:

                                      2 Imperial: 2.60
                                      2 Nestea: 3.40
                                      1 Gambas "Al Ajillo": 8.25
                                      2 Bifes da Vazia: 23.90
                                      2 Ovos Estrelado: 1.70
                                      1 Pão: 0.60
                                      1 Café: 0.90

                                      Total : 41.35

                                      41.35 por dois janteres numa cervejaria vulgarissima e a vida não está cara?!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                        Não, é descrita uma classe media que até vai vivendo bem mas que poupa nas férias.
                                        Mas que raio. Agora por vocês não gostarem de viajar, há ainda felizmente quem goste de o fazer e que guarde parte do orçamento familiar para o fazer.

                                        E compreendam uma coisa, as pessoas gastam o € como querem e bem entendem.
                                        Mas esses que não precisam de poupar nas férias, são os que ele referiu como ricos...

                                        Estão lá contemplados também...



                                        É que não ha um intermedio entre uma classe media, que tem de poupar, e os ricos, que estão mesmo á vontade...


                                        A verdade é que hoje em dia não é preciso ter uma quinta no alentejo, dois ferraris, um avião particular, uma casa em lisboa e uma vivenda na quinta da marinha, para ser rico .

                                        Hoje em dia rico é aquele que consegue viver despreocupado, fazer férias em viagem, mesmo que ande de Astra, e não estando individado até ao pescoço .


                                        Penso que foi isso que ele quiz dizer, com o qual eu concordo .

                                        Comentário


                                          #50
                                          Se comer aqui na "cantina" fica-me entre 12/15euros, isto com sopa, prato e algo para sobremesa, sem bebida que e' algua 'a borlix.

                                          Como ganho salario portugues la tenho de ir almocar a casa, faco todas as refeicoes em casa e poupa-se algum dinheiro com isso.

                                          Se ganhasse um salario digno aqui do pais era bem capaz de pelo menos o almoco ser por aqui, nao me ia pesar muito na carteira.

                                          Ou seja, nao sou eu que vou pagar a conta do pequeno-almoco aos outros por isso tou-me a c#$%@ se ha quem tome o pequeno-almoco fora todos os dias, tenha possibilidades ou nao.

                                          Cada um faz a vida de acordo com a sua ideologia/dinheiro e os erros cada um paga os seus.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            Ontem não tinha a minha senhora em casa para fazer o jantar (casa um homem para isto!) e lá tive de ir jantar com o filho à Portugália das Amoreiras (moro nessa zona)

                                            Conta:

                                            2 Imperial: 2.60
                                            2 Nestea: 3.40
                                            1 Gambas "Al Ajillo": 8.25
                                            2 Bifes da Vazia: 23.90
                                            2 Ovos Estrelado: 1.70
                                            1 Pão: 0.60
                                            1 Café: 0.90

                                            Total : 41.35

                                            41.35 por dois janteres numa cervejaria vulgarissima e a vida não está cara?!
                                            PHONE-IX!!!

                                            Careiros...

                                            Agora sei porque é que nunca fui à Portugália...

                                            Ao menos ficaste satisfeito com o jantar?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                              Ao menos ficaste satisfeito com o jantar?
                                              Não me trataram mal mas o que eu comi não justifica o preço cobrado. É preciso vêr que só pelo café paguei 180 escudos!

                                              É uma roubalheira mas como isto agora anda tudo a roubar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Não me trataram mal mas o que eu comi não justifica o preço cobrado. É preciso vêr que só pelo café paguei 180 escudos!

                                                É uma roubalheira mas como isto agora anda tudo a roubar.
                                                E pensas lá voltar ?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  E pensas lá voltar ?
                                                  Quando estou em casa e não me apetece "pegar" no carro não tenho muitos mais sítios onde comer perto e mais barato, portanto... Sim, vou lá de vez em quando e certamente que esta não foi a última vez.

                                                  Há lá uns sítios um pouco mais em conta mas são do tipo comida a peso...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Quando estou em casa e não me apetece "pegar" no carro não tenho muitos mais sítios onde comer perto e mais barato, portanto... Sim, vou lá de vez em quando e certamente que esta não foi a última vez.

                                                    Há lá uns sítios um pouco mais em conta mas são do tipo comida a peso...
                                                    Então não está assim tão caro .


                                                    Se realmente estivésse caro, para o teu bolso, até aprendias a cozinhar!!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A vida está cara apenas para pequenos luxos...

                                                      Já agora, 10 euros por refeição c/ pessoa é um preço normalíssimo...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                        Então não está assim tão caro .


                                                        Se realmente estivésse caro, para o teu bolso, até aprendias a cozinhar!!
                                                        Agora é que me lixaste!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Agora é que me lixaste!
                                                          Confesso que fiquei receoso que caísse mal o que disse, mas afinal percebêste que não era nenhum "ataque".

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            deleted

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                              Só o facto de apelidares a Portugália de "cervejaria vulgarissima" mostra que não estás (o que é bom por um lado e mau por outro) muito proximo da realidade da maioria.
                                                              Palavra que agora não percebi. A Portugália é (e sempre foi) uma cervejaria "popular". Uma cervejaria "fina" é por exemplo o Ramiro na Almirante Reis.

                                                              Parece-me que não sou eu que estou afastado da realidade.

                                                              Edit: Trata-se de comer um bife num corredor do Centro Comercial Amoreiras. Se isto é luxo...
                                                              Editado pela última vez por Jbranco; 28 November 2008, 16:05.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X