Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal visto de Espanha -SIMPLESMENTE ARRASADOR.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Em Portugal trabalhei com alemães e aqui é um pouco de todo o mundo. E em qualidade de trabalho não deixamos nada a dever aos nossos colegas europeus.

    Mas a quem está assim tão mal se emigrar, e vir que não é como dizem "lá fora é que é", começarem a sentir falta daquilo que temos em Portugal.. Vão ver que não estamos assim tão mal.. E se temos salários mais baixos também não temos produtos tão caros como cá fora.
    Mas bens de primeira necessidade são relativamente ao mesmo preço.
    Mesmo nos outros, como é um automóvel, é uma diferença superior a um ano inteiro de salário.

    É certo que há bons trabalhadores, mas o conjunto global é que está mal: injustiças sociais e salariais dentro da mesma empresa, chefias incompetentes, falta de planeamento, a juntar à falta de fiscalização nada contribuem para que as coisas melhorem.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
      Mas bens de primeira necessidade são relativamente ao mesmo preço.
      Mesmo nos outros, como é um automóvel, é uma diferença superior a um ano inteiro de salário.

      É certo que há bons trabalhadores, mas o conjunto global é que está mal: injustiças sociais e salariais dentro da mesma empresa, chefias incompetentes, falta de planeamento, a juntar à falta de fiscalização nada contribuem para que as coisas melhorem.
      Aqui na Suíça (até vivo no lado Francês) a casa onde tou, um t3 minimamente confortável custa 1200€/mês, comida no supermercado +/- ao dobro do preço, transportes públicos dobro do preço. Se quiseres ter um luxo como ir ao restaurante não comes em lado nenhum por menos de 15/20€.

      Claro que se vive melhor, se o salário corresponder poupa-se muito mais dinheiro. Eu ganho uma ninharia e em Portugal não estaria a poupar mais que aqui, mas não sou um emigrante propriamente dito.

      Só acho que todos os que falam mal de Portugal deviam ver como é mudar para um país melhor como eles dizem.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        Aqui na Suíça (até vivo no lado Francês) a casa onde tou, um t3 minimamente confortável custa 1200€/mês, comida no supermercado +/- ao dobro do preço, transportes públicos dobro do preço. Se quiseres ter um luxo como ir ao restaurante não comes em lado nenhum por menos de 15/20€.

        Claro que se vive melhor, se o salário corresponder poupa-se muito mais dinheiro. Eu ganho uma ninharia e em Portugal não estaria a poupar mais que aqui, mas não sou um emigrante propriamente dito.

        Só acho que todos os que falam mal de Portugal deviam ver como é mudar para um país melhor como eles dizem.
        a todos estes teus patricios que "falam de cor", eu não os colocava na Suissa, (!!!)ou na Europa..........

        .........colocava-os no Brasil, ou em Africa, ou na Colombia ou na Venezuela, (já para não falar de outros!!!)

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          o desenvolvimento de Portugal, ou não!!!, depende de nós portugueses, e da nossa atitude perante nós proprios, em primeiro lugar, mas que faz cada um de nós diariamente???
          Antes da actual histeria nacional com a produtividade (imagem que tristemente exportamos e influencia o modo como os Portugueses são vistos no estrangeiro), a maneira como fazemos as coisas era muito apreciada e as palavras - baixa produtividade - nunca combinaram com - Português - por esse mundo fora.


          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          Cospe no prato onde come, seja no "prato" publico, ou no "privado", critica tudo e todos, desde governantes, chefes, politicos, patroes, colegas de trabalho,....só vê defeitos á sua volta, (mas não vê o seus!!!)
          É uma atitude que vejo muito por cá, cuspir no prato onde se come...

          Mas tb vejo gente que trabalha todos os dias, muito, para sustentar essa gente mal agradecida, gente que confunde de propósito e intencionalmente o apontar do que esta mal, com aquilo que fazem todos os dias, apontar a baixa produtividade como a causa de quase todo, justificar com o injustificável os baixos vencimentos, ocultando desta forma sua incompetencia e gula.

          Gente que vive do trabalho dos outros, mas acham que só eles criam riqueza, tal como as carraças que viajam velozes nos quadris de um cavalo, alimentando-se e enfraquecendo-o e ainda assim reclamando da chuva que cai ou da velocidade do galope não ser rápida o bastante.



          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          e quando olha para fora do seu País só vê paraisos (!!!) e enquanto CADA portugues não MUDAR a sua atitude, vamos continuar na mesma, e a ter estes topicos e posts bem reveladores do que somos!.

          Comentário


            #65
            deleted

            Comentário


              #66
              O engraçado é que a Espanha tem a maior taxa de desemprego da União Europeia.

              Comentário


                #67
                deleted

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                  Julgo que se poderá incluir todas.
                  Não tenho essa noção de perfeiçao dos colegas alemães... e já vão uns anitos.

                  Com isto não quero dizer que somos piores ou melhores, simplesmente não somos tão maus como tentam dizer, e os outros não são tão bons como, também, dizem.
                  Mais uma vez, e má publicidade que nós fazemos de nós próprios é incrivel... Smpre uns coitadinhos e maus em tudo. Não percebo esta mentalidade.

                  Comentário


                    #69
                    Há pessoal que ainda não aprendeu...defende quem faz e o que se faz aqui neste rectângulo como se não houvesse amanhã. É que uma coisa é ser nacionalista, outra é não ver a realidade e não saber interpretar factos concretos e que só um "falso cego" ( o que vê mas nega ) consegue.

                    Comentário


                      #70
                      Uma vez ouvi a comparação entre os portugueses e os americanos (poderia ser qualquer outro).

                      Quando um americano vê alguêm a deslocar-se de limusina, admira e trabalha para chegar aquele nível. O português tem inveja...

                      É isso mesmo que somos... Fartamo-nos de dizer que lá fora é que é bom, que aqui não presta... mas não fazemos nada para nos melhorarmos... começando a nível individual, pois isso reflecte-se depois no colectivo.

                      Cá, em caso de alguma dificuldade esperamos sempre pelo D. Sebastião, que é normalmente o governo, para nos resolver os problemas... não sabemos começar de novo, lutar por melhores condições... E isso implica estudar, aprender mais a fundo o nosso oficio... Aprender outro oficio, se o primeiro falhar.... Temos de estar preparados para tudo...

                      O texto espanhol é muito verdadeiro. Para onde foram os fundos comunitários? O Dr. Cavaco Silva, PM na altura do grande bolo, não terá feito um bom trabalho.
                      Certo que as auto-estradas foram importantes. Mas e a formação.. que palhaçada foi aquela dos cursos da CEE?

                      O texto fala também nos nossos empresários... Que foto tão bem tirada. São os chico-espertos que, seja por herança familiar ou por outra qualquer via, conseguem formar uma empresa, não estando minimamente preparados para tal.
                      É constrangedora a falta de formação do grosso do empresariado português. Sinto, no entanto, que está a mudar para bem melhor.

                      Mas, continua-se a apostar nos salários baixos e na baixa formação (quantos não têm de esconder as licenciaturas e mestrados para arranjar emprego). E mesmo para as tarefas que exigem menos habilitações, não há uma aposta na formação. Isso teria reflexos positivos não só para o empregado, mas também na sua produtividade...Aquela que dizem que temos baixa... porque será?

                      Deixo aqui a reflexão.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                        Mas bens de primeira necessidade são relativamente ao mesmo preço.
                        Mesmo nos outros, como é um automóvel, é uma diferença superior a um ano inteiro de salário.

                        É certo que há bons trabalhadores, mas o conjunto global é que está mal: injustiças sociais e salariais dentro da mesma empresa, chefias incompetentes, falta de planeamento, a juntar à falta de fiscalização nada contribuem para que as coisas melhorem.
                        Essas são as duas principais diferenças, mas há outras que tb condicionam o nosso desenvolvimento económico.

                        Chama-se falta de visão a capacidade para antecipar o futuro e de se preparar para ele, misturado com a maneira provinciana e antiquada de se achar mais do que quem trabalha (falta de educação), medo de competir com as capacidades inatas ou aprendidas da "plebe" (inveja e mesquinhez).

                        Acho sempre graça a quem diz que somos mal agradecidos, porque ainda não estamos tão mal como na América do Sul ou em África e nos fartamos de reclamar.

                        Devíamos talvez deixar isto chegar ao nível mais baixo antes de poder reclamar?

                        Actualmente as pessoas tem modelos de comparação reais que podem usar e mais importante, tem o conhecimento, de que aquilo que se afirmava sobre os países mais ricos, não passavam de mentiras descaradas, criadas apenas para nos explorar ainda mais.

                        Comentário


                          #72
                          Todos sabemos que hoje em dia, por diversos factores, as coisas não têm sido tão fáceis como antigamente, mas contudo antigamente também não eram fáceis só que hoje as dificuldade circulam mais depressa e não temos tempo de sair de uma para entrar noutra.

                          Eu trabalhava numa empresa como desenhador industrial, nunca disse "Não consigo fazer" fazia de tudo um pouco, desenho 3D, fichas de produção, fichas de embalagem, catálogos, fichas de conjunto do produto, cheguei a fazer o site, entre outras coisas mais. Salário: €530 já com subsidio de alimentação incluido.

                          Chegava ao fim do mês com cento e tal Euros que desapareciam quando vinha uma troca de pneus ou mudança de óleo, por semana fazia 600km para ir trabalhar e nunca tive ajudas para nada, fui operado a um tumor e nunca ninguém na empresa perguntou se precisava de alguma coisa, fui trabalhar um mês antes do que o previsto, pois como era o unico a fazer esse trabalho era preciso lá.

                          Falei com o patrão a ver se não me podia dar uma pequena ajuda financeira nem que fossem €40, já que um colega que tinha entrado há 3 meses tinha tudo pago, salário, transporte e portagens, tudo mesmo.

                          Fiquei farto dessa vida, de me sugarem os conhecimentos e sabendo eu que poderia fazer algo patra mim, soube então de um projecto de incentivo ao próprio emprego, candidatei-me através de uma assossiação bastante conhecida e certificada, tinha umas economias e fui em frente, tinha capacidades profissionais e conhecimentos e tentei criar uma empresa de fabrico de moldes, com despesas do projecto mais rendas e gastos totabilizou cerca de €10.000, dinheiro que tinha de parte e outro tive de pedir emprestado. No final nada foi aprovado porque não havia dinheiro, contudo 2 meses depois soube que foram aprovados cafés e pastelarias, enfim que tinha tudo a haver com itens como inovação e tecnologia.

                          Não desisti, fui em frente na mesma mas com um saldo bastante negativo, hoje depois de 1 ano podsso dizer que apoios há mas é para quem não precisa, nunca mais procurei apoios, só precisava era de um espaço mais barato para poder trabalhar, não há, custa ver antigas instalações de empresas já falidas há muitos anos em condições devolutas quando as camaras/juntas poderiam requalificar essas instalações e arrendar ou vender por preços mais baratos, como estão a fazer em Espanha com as casas, não, neste pais é cada um por si e quando ainda temos a agravante de encontrar-mos aldraboes no caminho as coisas ainda se tornam mais dificeis...

                          Estou a analisar o mercado em Espanha, ver se há a possibilidade de mudar a empresa para lá, sei que há uns apoios a nivel administrativo e de gestão, espaços a custos mais baixos do que a média do mercado, muito atrativo sem duvida.

                          Neste momento estou a desenvolver dois projectos inovadores com custos totalmente suportados por mim, sei que há apoios mas não os fui pedir pois além de perder tempo com essa brincadeira iria perder dinheiro, dinheiro esse que dava para avançar com os projectos mais lentamente, mas posso dizer que tenho um quase completo e o outro ainda em fase de ensaios técnicos, felizmente ainda há pessoas que facultam equipamento a custo zero, senão estava mesmo lixado e tinha de avançar bem mais lentamente.

                          A seguir vem a parte mais penosa, a patenteação, muito dinheiro para depois poderem vir a roubar a ideia e sem meio de me defender, estou a ponderar se gasto esse dinheiro que ainda não tenho...

                          Apoios? Tanto se fala mas os apoios é para os Boys deles, trabalho? É para os Boys deles, "Job for the Boys"

                          É a triste realidade de um pais de corruptos para corruptos, generalizando.

                          Como disseram antes, o que faz os politicos serem assim é a população, enquando houver a filosofia dos 3 F´s o portugues está feliz.

                          Desculpem ter sido tão extenso e os erros, mas tinha de desabafar nesta pequena pausa no trabalho.

                          Abraço e se puderem façam algo por vós, porque ninguém o fará
                          Editado pela última vez por Stratos; 08 December 2008, 11:56.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                            Todos sabemos que hoje em dia, por diversos factores, as coisas não têm sido tão fáceis como antigamente, mas contudo antigamente também não eram fáceis só que hoje as dificuldade circulam mais depressa e não temos tempo de sair de uma para entrar noutra.

                            Eu trabalhava numa empresa como desenhador industrial, nunca disse "Não consigo fazer" fazia de tudo um pouco, desenho 3D, fichas de produção, fichas de embalagem, catálogos, fichas de conjunto do produto, cheguei a fazer o site, entre outras coisas mais. Salário: €530 já com subsidio de alimentação incluido.

                            Chegava ao fim do mês com cento e tal Euros que desapareciam quando vinha uma troca de pneus ou mudança de óleo, por semana fazia 600km para ir trabalhar e nunca tive ajudas para nada, fui operado a um tumor e nunca ninguém na empresa perguntou se precisava de alguma coisa, fui trabalhar um mês antes do que o previsto, pois como era o unico a fazer esse trabalho era preciso lá.

                            Falei com o patrão a ver se não me podia dar uma pequena ajuda financeira nem que fossem €40, já que um colega que tinha entrado há 3 meses tinha tudo pago, salário, transporte e portagens, tudo mesmo.

                            Fiquei farto dessa vida, de me sugarem os conhecimentos e sabendo eu que poderia fazer algo para mim, soube então de um projecto de incentivo ao próprio emprego, candidatei-me através de uma assossiação bastante conhecida e certificada, tinha umas economias e fui em frente, tinha capacidades profissionais e conhecimentos e tentei criar uma empresa de fabrico de moldes, com despesas do projecto mais rendas e gastos totabilizou cerca de €10.000, dinheiro que tinha de parte e outro tive de pedir emprestado. No final nada foi aprovado porque não havia dinheiro, contudo 2 meses depois soube que foram aprovados cafés e pastelarias, enfim que tinha tudo a haver com itens como inovação e tecnologia.

                            Não desisti, fui em frente na mesma mas com um saldo bastante negativo, hoje depois de 1 ano podsso dizer que apoios há mas é para quem não precisa, nunca mais procurei apoios, só precisava era de um espaço mais barato para poder trabalhar, não há, custa ver antigas instalações de empresas já falidas há muitos anos em condições devolutas quando as camaras/juntas poderiam requalificar essas instalações e arrendar ou vender por preços mais baratos, como estão a fazer em Espanha com as casas, não, neste pais é cada um por si e quando ainda temos a agravante de encontrar-mos aldraboes no caminho as coisas ainda se tornam mais dificeis...

                            Estou a analisar o mercado em Espanha, ver se há a possibilidade de mudar a empresa para lá, sei que há uns apoios a nivel administrativo e de gestão, espaços a custos mais baixos do que a média do mercado, muito atrativo sem duvida.

                            Neste momento estou a desenvolver dois projectos inovadores com custos totalmente suportados por mim, sei que há apoios mas não os fui pedir pois além de perder tempo com essa brincadeira iria perder dinheiro, dinheiro esse que dava para avançar com os projectos mais lentamente, mas posso dizer que tenho um quase completo e o outro ainda em fase de ensaios técnicos, felizmente ainda há pessoas que facultam equipamento a custo zero, senão estava mesmo lixado e tinha de avançar bem mais lentamente.

                            A seguir vem a parte mais penosa, a patenteação, muito dinheiro para depois poderem vir a roubar a ideia e sem meio de me defender, estou a ponderar se gasto esse dinheiro que ainda não tenho...

                            Apoios? Tanto se fala mas os apoios é para os Boys deles, trabalho? É para os Boys deles, "Job for the Boys"

                            É a triste realidade de um pais de corruptos para corruptos, generalizando.

                            Como disseram antes, o que faz os politicos serem assim é a população, enquando houver a filosofia dos 3 F´s o portugues está feliz.

                            Desculpem ter sido tão extenso e os erros, mas tinha de desabafar nesta pequena pausa no trabalho.

                            Abraço e se puderem façam algo por vós, porque ninguém o fará

                            A negrito

                            Esta é a infeliz realidade de quem quer desenvolver algo em Portugal, e se o resto vos parece exagerado no relato do Stratos ... tentem e depois dêem noticias.

                            Por exemplo uma empresa que neste momento quer desenvolver um projecto que criará até 20 postos de trabalho, precisa de instalações, e financiamento, contudo as portas vão-se fechando porque está ligado ao sector industrial, e nesse, em Portugal ninguém aposta ... já se fosse turismo ...

                            Comentário


                              #74
                              Não obstante do estado lastimoso em que Portugal se encontra e de tudo de mal que se possa dizer esse texto vale o que vale. Milhares de versões diferentes de "Portugal visto de Espanha" poderiam ser escritos, assim como também poderia ser escrito um intitulado: "Espanha vista de Portugal"!

                              É verdade que Portugal nunca conseguiu níveis de desenvolvimento sequer comparáveis com a maior parte dos países da Europa Ocidental e provavelmente também não o conseguirá nas próximas décadas mas por amor de Deus, Espanha não é propriamente um exemplo perfeito, aliás, muito longe disso. Tal como o crescimento Português do fim dos anos 90 era "estranho" e insustentável, já há muito que o destino económico Espanhol estava traçado pois também o seu desenvolvimento era milagroso... Há aspectos que parecem ter sido tirados a papel químico de Portugal, tal como o excesso de habitações construídas, desenvolvimento apoiado na construção, muitos imigrantes e trabalho clandestino, etc etc.

                              Por ultimo só queria alertar que quer queiramos quer não, não raras vezes Portugal é apontado por conceituadas organizações como um país de 3º Mundo quando analisados diversos parâmetros e a isso não podemos fugir, mesmo que seja mais fácil assobiar para o lado e dizer "Oh isso são calunias". Essa história dos produtos de luxo (péssima distribuição de riqueza) é um bom exemplo.....

                              No entanto chega de comparações.... Pelo menos destas que não servem para nada e não resolvem problema nenhum. Se querem comparar Portugal com algum país peguem em exemplos concretos, realistas e razoáveis e que sirvam para poder servir de base ou modelo para serem implantados no nosso país. Agora exemplos vagos e do tipo: "Espanha vive muito melhor que nós" nunca vão ser úteis. Deveria-se era tentar perceber porque é que isso acontece, quais foram as boas apostas Espanholas e perceber até que ponto poderiam ser aplicadas cá.

                              Comentário


                                #75
                                Outra coisa que nunca devemos esquecer..... Portugal já "mandou" no Mundo, dominou quem quis como quis e formou um grande e vasto império, tudo a partir deste pequeno rectângulo. E hoje? Pois...

                                Não esquecer também que em Julho (ou agosto?) o petróleo estava a 150 Dlrs e era certo que hoje estaria a 2xx Dlrs. Que é que isto tem a ver com Portugal e Espanha???? É fácil, nada é eterno e o que hoje é preto amanhã é branco, tudo muda...

                                E já agora.... Espanha até podia ser o melhor país do Mundo e blá blá blá mas falando por mim, obrigado a todos os que durante séculos lutaram para que hoje Portugal seja independente, livre e com costumes, tradições, hino e bandeira própria.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  Não obstante do estado lastimoso em que Portugal se encontra e de tudo de mal que se possa dizer esse texto vale o que vale. Milhares de versões diferentes de "Portugal visto de Espanha" poderiam ser escritos, assim como também poderia ser escrito um intitulado: "Espanha vista de Portugal"!

                                  É verdade que Portugal nunca conseguiu níveis de desenvolvimento sequer comparáveis com a maior parte dos países da Europa Ocidental e provavelmente também não o conseguirá nas próximas décadas mas por amor de Deus, Espanha não é propriamente um exemplo perfeito, aliás, muito longe disso. Tal como o crescimento Português do fim dos anos 90 era "estranho" e insustentável, já há muito que o destino económico Espanhol estava traçado pois também o seu desenvolvimento era milagroso... Há aspectos que parecem ter sido tirados a papel químico de Portugal, tal como o excesso de habitações construídas, desenvolvimento apoiado na construção, muitos imigrantes e trabalho clandestino, etc etc.

                                  Por ultimo só queria alertar que quer queiramos quer não, não raras vezes Portugal é apontado por conceituadas organizações como um país de 3º Mundo quando analisados diversos parâmetros e a isso não podemos fugir, mesmo que seja mais fácil assobiar para o lado e dizer "Oh isso são calunias". Essa história dos produtos de luxo (péssima distribuição de riqueza) é um bom exemplo.....

                                  No entanto chega de comparações.... Pelo menos destas que não servem para nada e não resolvem problema nenhum. Se querem comparar Portugal com algum país peguem em exemplos concretos, realistas e razoáveis e que sirvam para poder servir de base ou modelo para serem implantados no nosso país. Agora exemplos vagos e do tipo: "Espanha vive muito melhor que nós" nunca vão ser úteis. Deveria-se era tentar perceber porque é que isso acontece, quais foram as boas apostas Espanholas e perceber até que ponto poderiam ser aplicadas cá.
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  Outra coisa que nunca devemos esquecer..... Portugal já "mandou" no Mundo, dominou quem quis como quis e formou um grande e vasto império, tudo a partir deste pequeno rectângulo. E hoje? Pois...

                                  Não esquecer também que em Julho (ou agosto?) o petróleo estava a 150 Dlrs e era certo que hoje estaria a 2xx Dlrs. Que é que isto tem a ver com Portugal e Espanha???? É fácil, nada é eterno e o que hoje é preto amanhã é branco, tudo muda...

                                  E já agora.... Espanha até podia ser o melhor país do Mundo e blá blá blá mas falando por mim, obrigado a todos os que durante séculos lutaram para que hoje Portugal seja independente, livre e com costumes, tradições, hino e bandeira própria.

                                  Concordo que Portugal se deva comparar com paises que fazem melhor, e que são melhores, mas não para doptar a sua bandeira ou identidade - como amiúde por aqui é dito - mas para perceber o que deve fazer para mudar e ser melhor.
                                  Portugal tem dentro de fronteiras tudo o que necessita para mudar, a prova é que temos pessoal altamente qualificado que é cobiçado além fronteiras.

                                  O que nos falta a nós portugueses é a força e vontade para começar a mudar ... e mudar é na forma como deixam governar e gerir o pais, é na forma como deixam tratar o ensino e a formação, é na forma como deixam desconsiderar os sectores produtivos e criativos do pais.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Não tomem as comparações como algo de bicho de sete cabeças, é o que se deve fazer quando queremos evoluir.

                                    Acontece com os carros acontece connosco em todo o lado.

                                    Mas penso que temos capacidade de fazer as coisas sem sermos constantemente comparados e a isso chama-se inovação, felizmente temos portugueses a vingar no Mundo com inovação, infelizmente para o pais eles estão noutros paises, no fundo eles fizeram o que muitos de nós deve fazer, se queremos evoluir temos de sair do buraco e ir em frente, sair do pais e explorar o Mundo como fizeram os nossos há 5 e mais gerações atrás.

                                    Abraços

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X