Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transportes publicos deveriam ser gratuitos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    A discussão tem sido engraçada e proveitosa de assistir para quem trabalha diariamente no sector.. transportes gratuitos!? Não faz qualquer sentido... mas... O mais perto disso que conheço foi no Reino Unido, e apenas se aplicava aos cidadãos de terceira idade, e se apenas isso já deu dores de cabeça q.b. às operadoras.. imagino se fossem gratuitos na sua totalidade. O que está mal, e isso sim, é preciso mudar, é a maneira de ver o transporte na sua concepção e intermodalidade, desde a coordenação entre os vários meios passando pela bilhética...

    Mesmo assim, o sistema não é tão mau como o que aqui o pintam... mas...

    Desde 2004 que não se importam autocarros com mais de 12 anos.
    ...o nível e idade dos importados tem vindo a aumentar cada vez mais, no entanto, ainda este ano chegaram autocarros com mais de 12 anos de serviço.

    uma vez que os custos de exploração estão cobertos.
    ...não conheço o acordo de exploração da Fertagus ao promenor, mas parece-me que estavam isentos de taxas de utilização de via, assim como tinham direito a compensações caso o nº de passageiros não fosse o previsto (que acho que nunca chegou a ser atingido...)

    Ou então esse professor era tão futurista que já falava na nova fabrica que a EvoBus (Fabricante de autocarros Mercedes-Benz e Setra) abriu recentemente na Turquia por ter custos mais baixos que as fabricas alemãs!
    ..recentemente... já faz pelo menos uma década. A fábrica da Turquia tem uma gama própria de autocarros, mas sim, nada de significante veio da Turquia de importados... mas se já falarmos de Israel, o assunto muda de figura!

    Os unicos autocarros fabricados na Turquia que existem em Portugal, são novos têm o nome de Probus.
    E os BMC

    Se uma pessoa vai morar, por exemplo, para Mafra e quer transportes para Lisboa, é normal que tenha dificuldades.
    É?

    http://www.mafrense.pt/XlsHtml/ericeira_lisboa.pdf

    Até as 10h conto mais de 20 autocarros para Lisboa, não é por magia que aquela região tem crescido.. Mafra e Torres Vedras, para Lisboa, estão muito bem servidas...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Condutor-Xico
      A TST não tem autocarros com letras de matricula no meio de 1985! Tem de 95. (Vontade de falar mal). Desde 2004 que não se importam autocarros com mais de 12 anos. A maioria dos que têm chegado são de 1999.

      Errado. Os autocarros recentemente importados com nº de frota 616 e 621: Mercedes Benz O405N matrículas 23.GM.87 e 23.GM.73 são de 1996...

      Mas o que é que isto interessa? Como cliente da empresa, interessa-me apenas que seja transportado do sítio A para o sítio B, de acordo com os horários impostos, e em condições. Coisa que, especialmente no último ponto, deixa muito a desejar na margem sul.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        A linha de Sintra não tem seguranças, tem PSP.
        Tem privados também, Charon se bem me lembro.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
          Errado. Os autocarros recentemente importados com nº de frota 616 e 621: Mercedes Benz O405N matrículas 23.GM.87 e 23.GM.73 são de 1996...

          Mas o que é que isto interessa? Como cliente da empresa, interessa-me apenas que seja transportado do sítio A para o sítio B, de acordo com os horários impostos, e em condições. Coisa que, especialmente no último ponto, deixa muito a desejar na margem sul.
          Referia-me ás Mercedes Integro "brancas".

          Concordo que o que interessa é que as empresas façam os serviços que lhes compete, só não gosto ver difamar as empresas de transportes só porque sim, porque cai bem na opinião publica, sem causas concretas e acertadas.
          Editado pela última vez por CondutorXico; 08 December 2008, 21:20.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Condutor-Xico Ver Post
            Referia-me ás Mercedes Integro "brancas".

            Concordo que o que interessa é que as empresas façam os serviços que lhes compete, só não gosto ver difamar as empresas de transportes só porque sim, porque cai bem na opinião publica, sem causas concretas e acertadas.
            Ah, as Integros, está certo.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Desculpa lá mas não entento? que tamanho tens? eu ando de fertagus e acho confortavel dentro dos padrões do que ha de melhor em comboios urbanos, é evidente que este tipo de composição ferroviária é de nivel urbano se fosse para viagem longas aí este comboio já nao serve nem wc tem.




              O horario de setubal para lx tem a ver com o facto de nao haver gente suficiente para fazer comboios com intervalos de tempo menores.
              De setubal ate entrecampos é mais rapido com a TST?
              Não sou muito grande, tenho 1,80cm, mas é o suficiente p'ra que não viage minimamente confortavel nos bancos de 4 da fertagus

              Infelizmente tens razão, os horários da fertagus de hora a hora é por haver poucos clientes, mas secalhar tb há poucos devido aos horários
              Sim, de tst levo menos tempo que de Fertagus, isto se a IC2 não tiver um caus em tom de curiosidade, o fertagus Setúbal - Entrecampos leva cerca de 55minutos, o bus da TST leva 35 minutos até ao Oriente, depois mais cerca de 10/15 minutos até Campo Grande (que é onde saiu) por isso ainda fico a ganhar cerca de 15/20m visto q ainda tinha de apanhar metro até campo grande

              Cumprimentos

              Ps: Condutor-Xico a Fertagus não é mais cara que as outras, é o mesmo preço, pago o mesmo de TST que pagava de Fertagus... a diferença é 2€

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                Isto não é um abrigo ou paragem...

                É um expositor de publicidade...
                Bem mau por sinal...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ricardo Fig Ver Post


                  É?

                  http://www.mafrense.pt/XlsHtml/ericeira_lisboa.pdf

                  Até as 10h conto mais de 20 autocarros para Lisboa, não é por magia que aquela região tem crescido.. Mafra e Torres Vedras, para Lisboa, estão muito bem servidas...
                  Pois estão isso é verdade, mas na maioria das vezes(de TV pelo menos) o problema não é ir da cidade para LX, é ir dos arredores de Torres para Torres... mas mesmo assim são bem melhores que o que eu tenho aqui por alenquer, de uma terra perto da minha para Alenquer existem camionetas ás 7h15, 10h, 13h e nada mais

                  Comentário


                    #69
                    Gratuitos?

                    Gratuitos nunca são, alguém tem que os sustentar, mas se não forem os utilizadores vai ser quem?

                    Deviam sim fazer valer o preço que os bilhetes custam e para isso há muito a fazer na pontualidade, periodicidade, conforto e segurança.

                    Comentário


                      #70
                      TP gratuitos?


                      1º está provado que oferecer "coisas" não trás bons resultados, nomeadamente na estima dos materiais etc

                      2º o que nós pagamos hoje em dia por trajecto de TP não é o verdadeiro custo, no metro essa situação é ainda mais saliente, nem 50% pagamos.

                      3º Os TP em PT deviam sim era apostar na qualidade e confiança, ou seja cumprir horários (+ fiscalização das faixas de BUS), apertar o cerco aos automobilistas que se desloquem de carro para o centro da cidade (portagem), para que de facto se pudessem tornar eficientes. Também deveriam ter um segurança com maior frequência.

                      Comentário


                        #71
                        eu tenho 1.92m e até nao me queixo de haver menos espaço para as pernas nos comboios da fertagus... assim há maior probabilidade de vir sentado pq há mais bancos...

                        e para nao ficar apertado vejo lugares onde vá uma miuda gira que não seja muito grande e sento-me à frente dela... tá o problema do espaço resolvido.

                        Comentário


                          #72
                          Essa das portagens não me convence. As pontes sobre o Tejo em Lisboa têm as duas portagens e não é por isso que os carros deixam de vir para Lisboa.

                          Os portugueses até têm bons transportes na área metropolitana, simplesmente não os usam porque não querem; embora se desculpem com outros aspectos.

                          Eu vejo pelos meus colegas, ao me questionarem frequentemente, se eu tenho carro porquê que ando de TP, será que sou masoquista?!
                          Editado pela última vez por CondutorXico; 13 December 2008, 15:54.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                            Não sou muito grande, tenho 1,80cm, mas é o suficiente p'ra que não viage minimamente confortavel nos bancos de 4 da fertagus
                            Assunto mto discutivel, este formato de composição ferroviaria urbano assim como os seus bancos sao modelos standard e usados por varios paises até com medias de altura bem maiores que nós e foram aprovados por unanimidade.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Condutor-Xico Ver Post
                              Essa das portagens não me convence. As pontes sobre o Tejo em Lisboa têm as duas portagens e não é por isso que os carros deixam de vir para Lisboa.

                              Os portugueses até têm bons transportes na área metropolitana, simplesmente não os usam porque não querem; embora se desculpem com outros aspectos.

                              Eu vejo pelos meus colegas, ao me questionarem frequentemente, se eu tenho carro porquê que ando de TP, será que sou masoquista?!
                              porque ainda compensa vir de carro em certos casos!

                              Dentro de Lisboa só vai compensar andar de TP quando de facto os TP forem eficientes! enquanto existir transito a montes a impedir os autocarros de fazerem os horários e enquanto o metro for apenas o que existe, ninguém vai deixar o carro em casa, eu inclusive.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                porque ainda compensa vir de carro em certos casos!

                                Dentro de Lisboa só vai compensar andar de TP quando de facto os TP forem eficientes! enquanto existir transito a montes a impedir os autocarros de fazerem os horários e enquanto o metro for apenas o que existe, ninguém vai deixar o carro em casa, eu inclusive.
                                até parece pelo que aqui se fala que os transportes publicos andam á moscas

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  até parece pelo que aqui se fala que os transportes publicos andam á moscas
                                  Os TP neste momento nas horas de ponta estão a transportar todas as pessoas que neles cabem!

                                  a questão é que todo o potencial de possiveis clientes dos TP que andam ai fora (tal como eu) e que não os utilizam porque de facto existe todo um manancial de variáveis que não lhes serve.

                                  Horários que nunca são cumpridos (em França onde tive no verão os horários são cumpridos ao minuto praticamente), percursos (é preciso trocar muitas vezes de TP para chegar a um destino relativamente perto), transito á hora de ponta (devido a carros nos corredores BUS) etc.


                                  Enquanto para ir de 7 rios ao parque das nações de carro for 10/15mn e de TP´s for 3 ou 4x esse tempo, obrigar a andar a pé em distancias razoaveis,etc , não consigo conceber como é que alguém que tenha a condição para optar entre o carro e o TP, irá optar pelo TP.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post


                                    Enquanto para ir de 7 rios ao parque das nações de carro for 10/15mn e de TP´s for 3 ou 4x esse tempo, obrigar a andar a pé em distancias razoaveis,etc , não consigo conceber como é que alguém que tenha a condição para optar entre o carro e o TP, irá optar pelo TP.
                                    De Sete Rios ao parque da nações acho que ha comboios directos e tb ha metro. Até sao locais de facil acesso.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Metro? Dois transbordos um na baixa chiado e outro na alameda quase que dou a volta a lisboa. Até dou razão ao paulo quando ele diz que para muita gente compensa ir de carro para lisboa. Uma pessoa que more deste lado e que queira ir para a parte ocidental tem uma péssima articulação dos diferentes transportes bem como os elevados preços dos passes e o tempo de viagem...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        De Sete Rios ao parque da nações acho que ha comboios directos e tb ha metro. Até sao locais de facil acesso.
                                        Os comboios é que safam, mas o passe não dá!só metro e bus.

                                        metro é preciso mudar 2x de linha, demoras +- 40mn

                                        (80cents ou lá o que é, ou 1.15 +- nao sei se tiveres que comprar o cartao que um gajo está sempre a se esquecer em casa)


                                        de bus também há um, demoras 40/45mn se não houver muito transito.

                                        1,35€


                                        De carro ..hum....10mn

                                        que sejam 10km = 1€ em gasosa (e mesmo que seja mais 1€ em manutenção lol)

                                        Para quem já tem um carro, como é que há de compensar se existir possibilidade de alternativa?

                                        Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                                        Metro? Dois transbordos um na baixa chiado e outro na alameda quase que dou a volta a lisboa. Até dou razão ao paulo quando ele diz que para muita gente compensa ir de carro para lisboa. Uma pessoa que more deste lado e que queira ir para a parte ocidental tem uma péssima articulação dos diferentes transportes bem como os elevados preços dos passes e o tempo de viagem...
                                        o preço dos passes nem acho caro, nem acho caro o preço dos bilhetes individuais, mas se formos atentar á relação preço vs tempo vs qualidade vs conforto e o compararmos ao carro, então vai tudo por água abaixo.


                                        se o carro demorasse 10mn e os TP demorassem 20 era razoavel.

                                        demorarem 4 ou 5x mais é repelente numa sociedade cada vez mais com menos tempo!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post

                                          Enquanto para ir de 7 rios ao parque das nações de carro for 10/15mn e de TP´s for 3 ou 4x esse tempo, obrigar a andar a pé em distancias razoaveis,etc , não consigo conceber como é que alguém que tenha a condição para optar entre o carro e o TP, irá optar pelo TP.
                                          mau exemplo... tens comboios directos que te metem lá mais depressa do que de carro. e no TP é ao contrário... na hora de ponta chegas smp mais depressa pq há mais comboios.. e esses 10 minutos de 7 rios ao parque das nações são muito optimistas.. lol


                                          para dar um exemplo bom de um percurso que demora muito tempo podias dar por exemplo para ir para alfragide ou tagus park e afins, vindo de lisboa... são zonas onde trabalham multidões e os TP para essa zona são muito escassos...


                                          e de metro qdo o prolongamento da linha vermelha estiver pronto reduzes o tempo de viagem para metade...
                                          Editado pela última vez por smdx; 14 December 2008, 13:06.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                            mau exemplo... tens comboios directos que te metem lá mais depressa do que de carro. e no TP é ao contrário... na hora de ponta chegas smp mais depressa pq há mais comboios.. e esses 10 minutos de 7 rios ao parque das nações são muito optimistas.. lol


                                            para dar um exemplo bom de um percurso que demora muito tempo podias dar por exemplo para ir para alfragide ou tagus park e afins, vindo de lisboa... são zonas onde trabalham multidões e os TP para essa zona são muito escassos...


                                            e de metro qdo o prolongamento da linha vermelha estiver pronto reduzes o tempo de viagem para metade...
                                            pois, mas os comboios não entram no Passe (a maioria das pessoas que usa os TP é passe). mas sim, eu sempre que fui para os parque das nações de TP foi 70% das vezes de comboio vindo de 7 rios , bem mais rápido, confortável etc.


                                            Quanto ao tagus park sim, eu já tinha falado nisso. Conheço uma pessoa que vive em almada e trabalha no tagus park, vai de TP e demora 2.30h

                                            Comentário


                                              #82
                                              não entram no passe? depende do passe que tiveres né? podes é estar a falar do L123 e afins... isso já não sei.

                                              eu venho de fertagus e posso comprar na boa um passe fertagus + CP até ao oriente... aliás, quem mora na margem sul e trabalha no oriente faz tudo isso. em roma-areeiro na direcção da margem sul, nem se precisa de trocar de plataforma.

                                              mas pronto. eu só ando a pé e de fertagus em ambos os lados, pelo que as vezes que me atraso é residual. sei sempre a hora a que chego, enquanto que de carro é outra história...

                                              continua é a haver muito comodismo na utilização do carro e contra isso os TP pouco podem fazer.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                                não entram no passe? depende do passe que tiveres né? podes é estar a falar do L123 e afins... isso já não sei.

                                                eu venho de fertagus e posso comprar na boa um passe fertagus + CP até ao oriente... aliás, quem mora na margem sul e trabalha no oriente faz tudo isso. em roma-areeiro na direcção da margem sul, nem se precisa de trocar de plataforma.

                                                mas pronto. eu só ando a pé e de fertagus em ambos os lados, pelo que as vezes que me atraso é residual. sei sempre a hora a que chego, enquanto que de carro é outra história...

                                                continua é a haver muito comodismo na utilização do carro e contra isso os TP pouco podem fazer.
                                                o exemplo era de 7 rios para o parque das nações, isto porque vivi lá e a minha miuda no outro sitio! não ia comprar passe de comboio para atravessar 3 estações.....se ao menos o passe se vendesse consoante o trajecto em estações talvez ficasse nuns 10€ e compensasse, mas pagar 30€ por isso + 30€ pelo metro mas nao sei quanto pelo bus , upa upa

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  A CP tem passes sim, passe social a partir do L1, passe da própria CP e combinados CP/Metro, CP/Carris
                                                  Um L1 creio que custa 34€, metade para jovens até aos 18 e pessoas acima dos 65. O L1 dá para a Carris, metro, Rodoviaria de Lisboa, Lisboa Transportes, CP, e Transtejo. Não me parece que seja caro. Para quem não usa todas estas operadoras pode comprar combinados entre 2 ou 3 transportadoras.


                                                  Quanto aos autocarros não cumprirem o horário por causa do trânsito, acontece em dias excepcionais quando o trânsito ultrapassa o normal, por exemplo quando chove e coincide haver futebol!

                                                  O trânsito em Lisboa existe já à mais de duas décadas, não é de agora, e as operadoras, ao longo do tempo ajustam os horários ao tráfego normal, e ao fluxo de passageiros. Essa do não cumprirem os horários todos os dias não é verdade. Exemplo, á hora de ponta a 742 demora cerca de uma hora e meia dum terminal ao outro, mas normalmente circula dentro do horário, o horário já prevê que os autocarros apanhem trânsito em determinado sítio e que demorem aquele tempo. No entanto chega a haver uma cadência de 7 minutos entre cada autocarro. O que se faz com 24 autocarros a circular nessa carreira à hora de ponta.
                                                  Editado pela última vez por CondutorXico; 14 December 2008, 19:07.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Condutor-Xico Ver Post
                                                    A CP tem passes sim, passe social a partir do L1, passe da própria CP e combinados CP/Metro, CP/Carris
                                                    Um L1 creio que custa 34€, metade para jovens até aos 18 e pessoas acima dos 65. O L1 dá para a Carris, metro, Rodoviaria de Lisboa, Lisboa Transportes, CP, e Transtejo. Não me parece que seja caro. Para quem não usa todas estas operadoras pode comprar combinados entre 2 ou 3 transportadoras.


                                                    Quanto aos autocarros não cumprirem o horário por causa do trânsito, acontece em dias excepcionais quando o trânsito ultrapassa o normal, por exemplo quando chove e coincide haver futebol!

                                                    O trânsito em Lisboa existe já à mais de duas décadas, não é de agora, e as operadoras, ao longo do tempo ajustam os horários ao tráfego normal, e ao fluxo de passageiros. Essa do não cumprirem os horários todos os dias não é verdade. Exemplo, á hora de ponta a 742 demora cerca de uma hora e meia dum terminal ao outro, mas normalmente circula dentro do horário, o horário já prevê que os autocarros apanhem trânsito em determinado sítio e que demorem aquele tempo. No entanto chega a haver uma cadência de 7 minutos entre cada autocarro. O que se faz com 24 autocarros a circular nessa carreira à hora de ponta.
                                                    Pelo menos há 5 anos quando eu andava de bus frequentemente era essa a situação que eu vivia, hoje em dia só ando esporadicamente de metro, de bus nunca, comboio algumas vezes.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                      pois, mas os comboios não entram no Passe (a maioria das pessoas que usa os TP é passe). mas sim, eu sempre que fui para os parque das nações de TP foi 70% das vezes de comboio vindo de 7 rios , bem mais rápido, confortável etc.


                                                      Quanto ao tagus park sim, eu já tinha falado nisso. Conheço uma pessoa que vive em almada e trabalha no tagus park, vai de TP e demora 2.30h
                                                      Ir até paragem Almada (Avª D Nuno Álvares Pereira, Fte 3) ARPCA (TST) (123 m)
                                                      Apanhar carreira 124 - CACILHAS - COSTA DE CAPARICA (TST)
                                                      Sair na paragem Pragal (Avª Torrado Silva) Pragal Est
                                                      Ir até estação Pragal (Fertagus) (76 m)
                                                      Apanhar linha Coina - Roma-Areeiro (Fertagus) (às 7:49)
                                                      Sair na estação Sete Rios
                                                      Apanhar linha Oriente - Mira Sintra-Meleças (CP) (às 8:02)
                                                      Sair na estação Agualva-Cacém
                                                      Ir até paragem Av. Bons Amigos, 25A (Estação) (Vimeca) (375 m)
                                                      Apanhar carreira 112 - Belas (Av. Gen. Humb. Delgado) - Oeiras (Est (Vimeca) (às 8:29)
                                                      Sair na paragem Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 19 - Seg. Social
                                                      Ir a pé até ao destino (257 m)

                                                      Transbordos: 3
                                                      Tempo total: 77 min.
                                                      Tempo de espera: 10 min.

                                                      Basicamente é apanhar o comboio ou a camioneta até 7 Rios, depois ir até ao Cacém de comboio e finalmente apanhar a camioneta até ao Tagus.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Ir até paragem Almada (Avª D Nuno Álvares Pereira, Fte 3) ARPCA (TST) (123 m)
                                                        Apanhar carreira 124 - CACILHAS - COSTA DE CAPARICA (TST)
                                                        Sair na paragem Pragal (Avª Torrado Silva) Pragal Est
                                                        Ir até estação Pragal (Fertagus) (76 m)
                                                        Apanhar linha Coina - Roma-Areeiro (Fertagus) (às 7:49)
                                                        Sair na estação Sete Rios
                                                        Apanhar linha Oriente - Mira Sintra-Meleças (CP) (às 8:02)
                                                        Sair na estação Agualva-Cacém
                                                        Ir até paragem Av. Bons Amigos, 25A (Estação) (Vimeca) (375 m)
                                                        Apanhar carreira 112 - Belas (Av. Gen. Humb. Delgado) - Oeiras (Est (Vimeca) (às 8:29)
                                                        Sair na paragem Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 19 - Seg. Social
                                                        Ir a pé até ao destino (257 m)

                                                        Transbordos: 3
                                                        Tempo total: 77 min.
                                                        Tempo de espera: 10 min.

                                                        Basicamente é apanhar o comboio ou a camioneta até 7 Rios, depois ir até ao Cacém de comboio e finalmente apanhar a camioneta até ao Tagus.
                                                        loooool

                                                        eu não ponho em causa que a pessoa demora 2.30h, nunca lhe perguntei que percurso faz mas esta semana posso perguntar e meter aqui!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Aleluia!!!

                                                          Bilhetes do Metro de Lisboa já podem ser comprados com cartão contactless ou smathphone

                                                          ​Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/empr...-ou-smathphone

                                                          A única medida que fica a faltar é um cap tal como existe em Londres, ou seja, se a pessoa usar o equivalente a 6 euros (o preço do bilhete de 24 horas), o sistema deixar de cobrar por já ter atingido o limite. Isso sim iria ser um grandíssimo plus!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Desde que funcione com o clássico cartão MB para mim já serve bem. Andar com moedinhas é que nao.

                                                            EDIT Joseba nao tinha percebido o que era realmente. Basta encostar directamente no validador, deixa de ser necessário ir à maquinazinha.

                                                            Daí eles terem mudado os validadores então. Agora são uns mais fancy.
                                                            Editado pela última vez por EscapeLivre; 28 June 2023, 15:20.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                                                              Aleluia!!!

                                                              Bilhetes do Metro de Lisboa já podem ser comprados com cartão contactless ou smathphone

                                                              ​Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/empr...-ou-smathphone

                                                              A única medida que fica a faltar é um cap tal como existe em Londres, ou seja, se a pessoa usar o equivalente a 6 euros (o preço do bilhete de 24 horas), o sistema deixar de cobrar por já ter atingido o limite. Isso sim iria ser um grandíssimo plus!
                                                              Devia era ser o utilizador a definir o cap...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X