Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quimonda abre processo de falência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    O problema do governo é ter tentado resolver a situação, falhou por motivos que lhe são alheios e então critica-se o excesso de optimismo.

    Se não tivesse tentado nada e ficado à espera para ver, quais seriam as críticas?

    Comentário


      #92
      E a Itarion solar? Sendo relacionada com a Qimonda, que futuro lhe resta?

      Comentário


        #93
        Eu acredito que de uma forma ou outra, a situação da Qimonda Portugal vai ficar resolvida de um modo favorável aos trabalhadores!


        É uma catástrofe colocar neste momento + 2000 desempregados em Portugal



        Consequências:

        * Aumento da criminalidade
        * Grande aumento da despesa pública
        * Aumento da depressão e falta de confiança colectiva
        * Revalidação dos baixos ordenados que se praticam em Portugal devido ao aumento de procura face à oferta



        Esperemos mesmo que isto se resolva

        Comentário


          #94
          Penso que estas empresas ( deste sector em particular) sofrem da ilusão de que o negócio iria ser altamente lucrativo eternamente idependentemente da boa ou má gestão ( tal qual as petrolíferas). Agora como dá menos lucros, vêm com histórias de que, há e tal dá prejuízo e tal vamos despedir. Tudo para sacar cobres aos governos apavorados com os despedimentos.

          Eu não acredito que a qimonda esteja a dar prejuizo. Acredito que os acionistas queiram continuar a encher os bolsos como enchiam antes da crise.

          Comentário


            #95
            Não está a dar prejuízo? Hello????

            Com memórias a vender-se abaixo do custo de produção?

            Infelizmente Neoxic, dão e bastante prejuízo.

            O problema é que toda a industria está a ser sustentada artificialmente:
            Coreia subsidia Samsung e Hynix;
            Taiwan subsidia Promos, Powerchip e Nanya.

            etc etc.

            E a oferta é muito superior à procura.

            Se a qimonda falir o mercado começa a regular-se.

            É que há muito mais coisas em jogo. 1 terço da produção da Winbond tem como cliente a Qimonda.

            Ou seja caindo 1, acaba por cair mais um ou outro.

            Claro que ninguem quer ser o primeiro a cair

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Echos Ver Post
              Eu acredito que de uma forma ou outra, a situação da Qimonda Portugal vai ficar resolvida de um modo favorável aos trabalhadores!


              É uma catástrofe colocar neste momento + 2000 desempregados em Portugal



              Consequências:

              * Aumento da criminalidade
              * Grande aumento da despesa pública
              * Aumento da depressão e falta de confiança colectiva
              * Revalidação dos baixos ordenados que se praticam em Portugal devido ao aumento de procura face à oferta



              Esperemos mesmo que isto se resolva
              Estas multinacionais se optarem por mudar de país nao ha nada que se possa fazer...mas realmente é uma tragedia.

              Estas fabricas sao bombas relogio uma pessoa nunca sabe quando podem fechar

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Estas multinacionais se optarem por mudar de país nao ha nada que se possa fazer...mas realmente é uma tragedia.

                Estas fabricas sao bombas relogio uma pessoa nunca sabe quando podem fechar
                Este tipo de fábricas não deslocalizam assim de um dia para o outro, a mão de obra é bastante especializada e é necessário investir muito em formação no caso de uma deslocalização. Não estamos a falar das tradicionais têxteis com médias de formação a rondar a 4ª classe.

                O problema aqui não é esse mas sim aquele que já foi falado aí atrás - demasiados players no sector que criam excedente de produção e tem que vender abaixo do custo de produção.

                A mim parece-me que esta situação pouco tem a ver com a actual crise, foi acentuada por uma diminuição no consumo, mas o que está a acontecer agora iria acontecer mais tarde ou mais cedo, é o mercado a auto-regular-se.

                Talvez a solução para a quimonda PT seja mesmo o investimento noutras áreas, principalmente naquela fábrica irmã de painéis solares já que a área de desenvolvimento deles está saturada.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                  Não está a dar prejuízo? Hello????

                  Com memórias a vender-se abaixo do custo de produção?

                  Infelizmente Neoxic, dão e bastante prejuízo.
                  Li com atenção o que escreveste relativamente à concorrência mas como deves saber melhor que eu, há inúmeros estratagemas contabilísticos para se aferir se um produto dá ou não prejuízo. Tem tudo a ver com planos de amortizações dividendos etc que podem variar à vontade deles.

                  Eu penso que neste momento é possível fabricar mais barato noutros países e como tal, os investidores decidem inviabilizar esta empresa na europa para investir noutro lado com exactamente o mesmo know how. Porque o maior activo de uma empresa tecnológica é o saber fazer. Eles estão-se nas tintas para maquinaria e empregados.

                  Neste momento não acredito em financeiros mesmo que auditados pelas mais "sérias empresas de auditoria". Tudo uma cambada de especuladores que tentam manipular tudo e todos.

                  Se o sector dos semicondutores não dá dinheiro, alguém me explique qual o sector que dá dinheiro porque estamos a falar do sector que vende produtos altamente sofisticados em que as barreiras à entrada são monstruosas. Eu continuoa a achar que a realidade é que os lucros não são os esperados e como tal, talvez haja sectores melhores para enterrar capital. Sempre foi assim.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                    Li com atenção o que escreveste relativamente à concorrência mas como deves saber melhor que eu, há inúmeros estratagemas contabilísticos para se aferir se um produto dá ou não prejuízo. Tem tudo a ver com planos de amortizações dividendos etc que podem variar à vontade deles.

                    Eu penso que neste momento é possível fabricar mais barato noutros países e como tal, os investidores decidem inviabilizar esta empresa na europa para investir noutro lado com exactamente o mesmo know how. Porque o maior activo de uma empresa tecnológica é o saber fazer. Eles estão-se nas tintas para maquinaria e empregados.

                    Neste momento não acredito em financeiros mesmo que auditados pelas mais "sérias empresas de auditoria". Tudo uma cambada de especuladores que tentam manipular tudo e todos.

                    Se o sector dos semicondutores não dá dinheiro, alguém me explique qual o sector que dá dinheiro porque estamos a falar do sector que vende produtos altamente sofisticados em que as barreiras à entrada são monstruosas. Eu continuoa a achar que a realidade é que os lucros não são os esperados e como tal, talvez haja sectores melhores para enterrar capital. Sempre foi assim.
                    Não.

                    Nem imaginas quanto custa uma memoria à saída de uma empresa... não é 20€... muitas vezes nem chega a 1€!

                    Comentário


                      A quimonda estava a fabricar memorias a 0.80€ saida de fabrica e a vender a 0.72€ ...

                      Belo negocio ...


                      Não concordo com a nacionalização da empresa ... pois já está visto que nao é um projecto viavel. A concorrência Asiática e Africana faz com que o valor de venda tenha de ser muito baixo ... inviabilizando qualquer esperança de sucesso da quimonda.
                      A menos que os trabalhadores concordem com cortes salariais de 50/60 % ...

                      É transformar aquilo num shoping da Sonae ...
                      Editado pela última vez por Duratorq; 27 January 2009, 11:43.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                        A quimonda estava a fabricar memorias a 0.80€ saida de fabrica e a vender a 0.72€ ...

                        Belo negocio ...
                        É possivel, infelizmente existiram peripecias iniciadas por outras empresas que fizeram isto acontecer!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          É possivel, infelizmente existiram peripecias iniciadas por outras empresas que fizeram isto acontecer!
                          Africana?

                          Comentário


                            Eu até gostava de ter razão. Porque sendo assim, com dizem os "entendidos" tudo aponta para que o encerramento seja a melhor opção.

                            Não podemos fabricar semicondutores, não podemos fabricar carros, não podemos fabricar zé povinhos de porcelana, não podemos fabricar telecomandos para TVs ( philips) não podemos fabricar sapatos...

                            Ó melhor mesmo é parar tudo e fechar de vez o país...

                            Comentário


                              Africana em termos de mão de obra barata ...

                              Já existem planos da Intel sair da Irlanda e passar para Marrocos , entre outras empresas tecnológicas

                              A philips tá a despedir pessoal na Europa e comprar terrenos em africa .. Não é dificil adivinhar o que vai acontecer...

                              A Samsung nao deve demorar a seguir o mesmo caminho ...

                              Se fosse gestor numa dessas empresas fazia o mesmo ...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                Eu até gostava de ter razão. Porque sendo assim, com dizem os "entendidos" tudo aponta para que o encerramento seja a melhor opção.

                                Não podemos fabricar semicondutores, não podemos fabricar carros, não podemos fabricar zé povinhos de porcelana, não podemos fabricar telecomandos para TVs ( philips) não podemos fabricar sapatos...

                                Ó melhor mesmo é parar tudo e fechar de vez o país...
                                Isso é um problema da Europa...

                                Sinceramente... a globalização é muito bonito, mas é se as regras são as mesmas para todos!
                                Nós temos que cumprir ISO's, normas de higiene e segurança... etc etc... lá fora não tem nada disso! Isto custa muito dinheiro! Fechemos as fronteiras ou coloquemos taxas altissimas! A produção tem que ficar na europa e EUA que são os dois mercados mais semelhantes. Todos os outros não temos hipoteses!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                  Africana em termos de mão de obra barata ...

                                  Já existem planos da Intel sair da Irlanda e passar para Marrocos , entre outras empresas tecnológicas

                                  A philips tá a despedir pessoal na Europa e comprar terrenos em africa .. Não é dificil adivinhar o que vai acontecer...

                                  A Samsung nao deve demorar a seguir o mesmo caminho ...

                                  Se fosse gestor numa dessas empresas fazia o mesmo ...
                                  Da experiencia que tenho a mão de obra barata é boa para materiais low end ou de alto volume. Para materiais high end de qualidade maxima, nada como europa e EUA para produzir. Temos uma preocupação que nos outros continentes não tem.
                                  Mas isto tem que se juntar ao post anterior... senão nunca teremos igualidade!
                                  FAIR TRADE!

                                  Comentário


                                    Bem... tenho visto algumas noticias e só vejo é politica! :S

                                    Então agora a qimonda deu lucro o ano passado? (PCP)
                                    Então o estado devia nacionalizar a QPT? (BE)

                                    Bem, se alguém tinha duvidas em votar nestes dois, por favor não votem, com estas duas frases demonstram incompetencia e completo desconhecimento da realidade da Qimonda.
                                    A Qimonda teve 1 Trimestre com lucro (que me lembre), nunca teve um ano!
                                    A QPT nacionalizada resolvia tantos problemas como não fazer nada (a não ser aumentar os problemas para o estado)! A empresa não vive sozinha! O capital humano é impressionante, mas não faz milagres! Sem material não há vendas!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                      Eu até gostava de ter razão. Porque sendo assim, com dizem os "entendidos" tudo aponta para que o encerramento seja a melhor opção.

                                      Não podemos fabricar semicondutores, não podemos fabricar carros, não podemos fabricar zé povinhos de porcelana, não podemos fabricar telecomandos para TVs ( philips) não podemos fabricar sapatos...

                                      Ó melhor mesmo é parar tudo e fechar de vez o país...
                                      E eu que estive para ir para lá trabalhar....

                                      O país está muito mau, estou a ver que não deve ser este ano que irei voltar....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                        Isso é um problema da Europa...

                                        Sinceramente... a globalização é muito bonito, mas é se as regras são as mesmas para todos!
                                        Nós temos que cumprir ISO's, normas de higiene e segurança... etc etc... lá fora não tem nada disso! Isto custa muito dinheiro! Fechemos as fronteiras ou coloquemos taxas altissimas! A produção tem que ficar na europa e EUA que são os dois mercados mais semelhantes. Todos os outros não temos hipoteses!
                                        Esta é a grande verdade, nua, crua e violenta. A globalização é nivelar por baixo. E por tudo aquilo que foi dito, sinceramente não estou a ver nenhum investidor privado a entrar na Qimonda. Confirmando-se o cenário de excesso de oferta face à procura e de preços de venda abaixo do preço de custo, não vejo grande saída.

                                        Contudo, é total disparate o que tem sido dito face à grandeza da Qimonda. Neste momento NÃO é o maior exportador nacional (é a Petrogal) e nem de perto nem de longe pesa 5% do PIB português. Pesa pouco mais do que 3,5% das exportações e tendo em conta que tem um valor acrescentado baixo (exporta muito mas importa muito também), o peso no PIB é bem abaixo desses 3,5%. A situação mais crítica para mim é, sem dúvida, ao nível do emprego.
                                        Atenção que isto não é para desvalorizar a importância da Qimonda, de maneira nenhuma, mas têm sido ditos muitos disparates.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                          E eu que estive para ir para lá trabalhar....

                                          O país está muito mau, estou a ver que não deve ser este ano que irei voltar....
                                          No teu lugar deixava-me ficar onde estás

                                          Comentário


                                            Correcção.

                                            Exporta 5% a nivel nacional.

                                            1.6% do Pib é a qimonda.

                                            Quanto ao valor acrescentado, posso desde já dizer que é muito e o estado ganha sempre.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                              Correcção.

                                              Exporta 5% a nivel nacional.

                                              1.6% do Pib é a qimonda.

                                              Quanto ao valor acrescentado, posso desde já dizer que é muito e o estado ganha sempre.
                                              Correcção: NÃO exporta 5% a nível nacional. Garanto-te! No período Jan-Out de 2008 valeu 3,6% das exportações nacionais de bens. Em 2007 é que andou perto (mas não chegou) dos 5%.

                                              Quanto ao valor acrescentado, esses 1.6% do PIB estão dentro daquilo que eu esperava. Eu apenas falei contra os 5% do PIB que se tem falado. 5% da exportações (que nem é verdade) é uma coisa, 5% do PIB é outra bem diferente.

                                              Comentário


                                                ironic mode on:

                                                Hey com caraças,é só entendidos na matéria,eu que trabalho lá,não disponho de 50% da vossa informação!





                                                ironic mode off:

                                                Agora mais a sério,aquilo anda mesmo muito mal,ontem a produção esteve praticamente parada,chegando mesmo ao ponto de ocuparem grande parte dos funcionários com formações,eu incluído obviamente! Já se fala que estão a pensar suspender a produção e colocar a empresa num regime lay-off,o pessoal temporário (antiga randstad,actual Kelly Services) já foram todos mandados embora,agora ao que parece irá ser a vez do pessoal com contrato a termo da Qimonda,restando mesmo só os efectivos. A empresa está por um fio.
                                                Editado pela última vez por RICTD; 28 January 2009, 06:53.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                  No teu lugar deixava-me ficar onde estás
                                                  É o que deverei mesmo fazer... Embora o objectivo seja voltar a Portugal. Mas já estou a ver que pode não ser tão cedo quanto queria...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por RIC_TD Ver Post
                                                    ironic mode on:

                                                    Hey com caraças,é só entendidos na matéria,eu que trabalho lá,não disponho de 50% da vossa informação!





                                                    ironic mode off:

                                                    Agora mais a sério,aquilo anda mesmo muito mal,ontem a produção esteve praticamente parada,chegando mesmo ao ponto de ocuparem grande parte dos funcionários com formações,eu incluído obviamente! Já se fala que estão a pensar suspender a produção e colocar a empresa num regime lay-off,o pessoal temporário (antiga randstad,actual Kelly Services) já foram todos mandados embora,agora ao que parece irá ser a vez do pessoal com contrato a termo da Qimonda,restando mesmo só os efectivos. A empresa está por um fio.

                                                    Boa sorte para todos aí. Pode ser que a empresa se aguente nestes tempos instáveis. No entanto seria prudente começarem a enviar CVs...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                      Boa sorte para todos aí. Pode ser que a empresa se aguente nestes tempos instáveis. No entanto seria prudente começarem a enviar CVs...
                                                      Se não surgir rapidamente um investidor,a partir de Março a empresa vai ficar sem $ para pagar aos funcionários. A situação é bastante crítica,mas no entanto a vida continua,felizmente pra mim saindo dali já tenho para onde ir. Obgd pelo apoio.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por RIC_TD Ver Post
                                                        ironic mode on:

                                                        Hey com caraças,é só entendidos na matéria,eu que trabalho lá,não disponho de 50% da vossa informação!





                                                        ironic mode off:

                                                        Agora mais a sério,aquilo anda mesmo muito mal,ontem a produção esteve praticamente parada,chegando mesmo ao ponto de ocuparem grande parte dos funcionários com formações,eu incluído obviamente! Já se fala que estão a pensar suspender a produção e colocar a empresa num regime lay-off,o pessoal temporário (antiga randstad,actual Kelly Services) já foram todos mandados embora,agora ao que parece irá ser a vez do pessoal com contrato a termo da Qimonda,restando mesmo só os efectivos. A empresa está por um fio.
                                                        Viva,

                                                        Vamos ter calma,.... a esperança é a ultima a morrer!!
                                                        Vamos esperar pelas noticias da próxima semana que vai estar cá o responsável nomeado pelo tribunal!

                                                        Comentário


                                                          Infelizmente a coisa parece estar mesmo negra, hoje de manhã ouvira na rádio, e os jornais Portugueses já fazem eco das noticias provenientes da Alemanha.



                                                          Qimonda só tem dinheiro para salários até Março

                                                          00h30m

                                                          ANA TROCADO MARQUES
                                                          Se a Qimonda não encontrar um grande investidor até 1 de Abril, a multinacional alemã será obrigada a fechar portas. O dinheiro para salários e fornecedores só chega até ao final de Março. Foi este o recado que o administrador de insolvência, Michael Jaffé, deixou, esta segunda-feira, aos trabalhadores da fábrica de Munique.
                                                          Jaffé já tinha admitido que só com um "investidor potente" a multinacional alemã, que na sexta-feira se apresentou à insolvência, poderia sobreviver. Agora, contou, ao JN, Bernhard Fisher, membro da comissão de trabalhadores da unidade da Qimonda, em Dresden (a fábrica-mãe, no estado alemão da Saxónia), a mensagem é clara: o dinheiro só chega até ao final de Março, pelo que se esse investidor não chegar, a multinacional de semicondutores, que emprega cerca de 12 mil trabalhadores, dos quais 1700 na unidade portuguesa, em Vila do Conde, irá mesmo fechar as portas.
                                                          Em Dresden, ontem houve três assembleias de trabalhadores. O ambiente é cada vez pior, descreve Bernhard. "Pela primeira vez, os fornecedores e todos os trabalhadores começam a perceber que a situação é realmente muito grave", explica o membro da comissão de trabalhadores, já descrente no aparecimento "milagroso" de um grande investidor.
                                                          Em Portugal, o clima na fábrica vila-condense também é tenso. A produção, conforme o JN ontem noticiou, já foi reduzida em 75% - de 14 para quatro milhões de chips por semana - e, a partir de amanhã, teme-se que, com o plano de produção semanal cumprido, a empresa comece a enviar trabalhadores para casa ao abrigo do "lay-off".
                                                          Anteontem, ao final do dia, foram dispensados mais 100 subcontratados da Critical Software e da Novabase.
                                                          O ministro da Economia acredita na salvação da empresa que, em 2007, foi o maior exportador nacional e tem, em Portugal, a maior fábrica de montagem e teste de memórias da Europa. Anteontem à noite, no programa "Prós e Contras" da RTP, Manuel Pinho anunciou que, na próxima segunda-feira estará, em Portugal, Michael Jaffé, para se reunir com os trabalhadores e com o Governo, na busca de uma solução para a multinacional alemã.

                                                          O Governo, acrescentou, "está disponível para colaborar numa solução que salve a Qimonda".




                                                          esta página foi:

                                                          Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.






                                                          Comentário


                                                            O Sócrates garantiu que tudo fará para salvar a empresa..mesmo que seja um esforço inútil. Ou seja, poderá vir a enterrar ali umas dezenas de milhões de euros que rapidamente são transferidos para a Alemanha e a Qimonda fecha na mesma...vai ficar caro!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                              O Sócrates garantiu que tudo fará para salvar a empresa..mesmo que seja um esforço inútil. Ou seja, poderá vir a enterrar ali umas dezenas de milhões de euros que rapidamente são transferidos para a Alemanha e a Qimonda fecha na mesma...vai ficar caro!
                                                              Achas?
                                                              Achas que se vir que o esforço é inutil o estado dá dinheiro!?

                                                              A questão no meio disto tudo é que por causa de ser uma bandeira deste governo parece que o pessoal quer que a Qimonda feche... vos garanto que ainda vai haver muita gente a levar bofetadas de luva branca!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X