Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quimonda abre processo de falência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Se analisares bem, grande parte dos computadores e componentes de informatica das grandes marcas como HP, Logitech e outros, é feito na China.

    Tendo os equipamentos, a tecnologia e o know-how, faz-se o mesmo produto e com a mesma qualidade seja em Portugal, Alemanha ou na China.
    Tudo depende dos tecnicos que estiverem á frente dos departamentos e do nivel de controlo de qualidade imposto.
    Geralmente é assemblagem.

    Nem tudo é feito na china... especialmente o high end.

    Basta ver que os processadores, AMD e Intel o seu Frontend não é na china... as memorias high end não tem frontends na china... muito menos desenvolvimento.

    Só para vos dizer uma coisinha... se Portugal tivesse um FrontEnd (algo semelhante à fabrica de dresden) passaria a ter um indice tecnologico semelhante ao da França. Sim, França...
    Editado pela última vez por Taveirada; 13 February 2009, 13:14.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
      Geralmente é assemblagem.

      Nem tudo é feito na china... especialmente o high end.

      Basta ver que os processadores, AMD e Intel o seu Frontend não é na china... as memorias high end não tem frontends na china... muito menos desenvolvimento.

      Só para vos dizer uma coisinha... se Portugal tivesse um FrontEnd (algo semelhante à fabrica de dresden) passaria a ter um indice tecnologico semelhante ao da França. Sim, França...
      Para isso teria de se conseguir criar um cluster hi-tech, ligado a uma ou mais universidades, de forma a cativar e aglumerar varias empresas de alto nivel tecnologico, ou seja, um pequeno Silicon Valley.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Tendo os equipamentos, a tecnologia e o know-how, faz-se o mesmo produto e com a mesma qualidade seja em Portugal, Alemanha ou na China.
        Tudo depende dos tecnicos que estiverem á frente dos departamentos e do nivel de controlo de qualidade imposto.

        A meu ver, Alpiger, estás a cometer um erro comum que vejo muito na Gestão em Portugal.

        Neste rectângulo europeu, nas chefias de empresas, é costume pensar-se que qualquer trabalhador (excepto os de cargos mais altos, vá-se lá adivinhar...) pode ser imediatamente substituído mantendo os mesmos padrões da empresa.

        Isto é uma perspectiva, a meu ver, tremendamente errada. É, na minha óptica, uma das principais razões pelas quais a inovação e desenvolvimento (motor de competividade) das empresas em Portugal é medíocre: nunca ninguém valoriza o know-how que se adquire lentamente e com a experiência no ramo, fazendo rodar o pessoal técnico a uma velocidade alucinante - normalmente para poupar meia dúzia de euros.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Para isso teria de se conseguir criar um cluster hi-tech, ligado a uma ou mais universidades, de forma a cativar e aglumerar varias empresas de alto nivel tecnologico, ou seja, um pequeno Silicon Valley.
          Claro! ;)

          Isso era fantastico para Portugal e em especial para as universidades.
          Talvez um dia!

          Comentário


            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
            Taiwan não é nenhuma China, nem a Coreia do Sul.

            Mas compreendo o que dizes, mas é como já disseram, a Qimonda tem fama pela sua qualidade, mas lá está, o consumidor comum penso primeiro no preço.

            Além das % de fabricação de componentes informáticos feitos na China que já andaram aqui pelo fórum, falei de uma reportagem que vi feita a uma destas fábricas "hi-tek" que existem na china.

            Enormes, muitos trabalhadores, muita tecnologia, muita produção...


            Por exemplo, já comprei várias motherboards da ASUS, tanto de entrada como de topo e vieram... da China.

            Comentário


              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
              Além das % de fabricação de componentes informáticos feitos na China que já andaram aqui pelo fórum, falei de uma reportagem que vi feita a uma destas fábricas "hi-tek" que existem na china.

              Enormes, muitos trabalhadores, muita tecnologia, muita produção...


              Por exemplo, já comprei várias motherboards da ASUS, tanto de entrada como de topo e vieram... da China.
              O chipset não é feito na china... só a assemblagem.

              Para além de que não queiras comparar o que é um frontend de processadores ou de memorias com uma empresa de Logica...
              O nivel tecnologico é muito mais baixo.

              Já agora:

              dresden:


              Porto:



              Esta foto já é antiga... nem sequer existe a paragem de metro, nem o edificio da itarion, nem o mais recente modulo de produção.
              Editado pela última vez por Taveirada; 13 February 2009, 13:30.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                A meu ver, Alpiger, estás a cometer um erro comum que vejo muito na Gestão em Portugal.

                Neste rectângulo europeu, nas chefias de empresas, é costume pensar-se que qualquer trabalhador (excepto os de cargos mais altos, vá-se lá adivinhar...) pode ser imediatamente substituído mantendo os mesmos padrões da empresa.

                Isto é uma perspectiva, a meu ver, tremendamente errada. É, na minha óptica, uma das principais razões pelas quais a inovação e desenvolvimento (motor de competividade) das empresas em Portugal é medíocre: nunca ninguém valoriza o know-how que se adquire lentamente e com a experiência no ramo, fazendo rodar o pessoal técnico a uma velocidade alucinante - normalmente para poupar meia dúzia de euros.
                Desculpa mas não percebi o que isso tem a haver com o que eu disse.

                Eu disse que qualquer produto pode ser fabricado nas mesmas condições e com a mesma qualidade seja em Portugal, Alemanha ou China, desde que tenham todos as mesmas condições.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Desculpa mas não percebi o que isso tem a haver com o que eu disse.

                  Eu disse que qualquer produto pode ser fabricado nas mesmas condições e com a mesma qualidade seja em Portugal, Alemanha ou China, desde que tenham todos as mesmas condições.

                  A ver se explico melhor:

                  O que tem a ver é que se mudas de uma assentada todos os obreiros (porque os operários não vão daqui para a China), os chefes de linha (que também não vão para a China), a maioria dos engenheiros de produção, os product testers, os engenheiros de desenvolvimento... o produto não sai igual!

                  Demora ANOS a obter o mesmo nível de qualidade no produto! Não estamos a falar de fazer velinhas de cheiro p/ a loja dos 300!

                  Não basta as máquinas e os relatórios mudarem de mãos para o produto ser igual. O know-how e a sensibilidade adquirida fazem toda a diferença

                  Comentário


                    Não esquecer que na qimonda trabalha muita gente que ganhou experiencia na antiga Texas Instruments...

                    Comentário


                      IBM/Lenovo. Este é um dos casos em que qualidade rima com China.

                      Os Chineses são a fábrica do mundo moderno. Não há como fugir.

                      O design, tecnologia, know-how existirão na sua grande maioria nos EUA e Europa mas tudo o resto é transferido para fora.

                      Um exemplo verídico: O pai de um amigo meu mandou fabricar um produto na china para ver como ficava e mandou sem custos.

                      Resultado: produto 100% idêntico, qualidade identica e preço 5x mais baixo.


                      Ainda acreditam que não são uma ameaça?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                        IBM/Lenovo. Este é um dos casos em que qualidade rima com China.

                        Os Chineses são a fábrica do mundo moderno. Não há como fugir.

                        O design, tecnologia, know-how existirão na sua grande maioria nos EUA e Europa mas tudo o resto é transferido para fora.

                        Um exemplo verídico: O pai de um amigo meu mandou fabricar um produto na china para ver como ficava e mandou sem custos.

                        Resultado: produto 100% idêntico, qualidade identica e preço 5x mais baixo.


                        Ainda acreditam que não são uma ameaça?
                        Só uma coisa... os produtos que a qimonda faz não é um produto qualquer.
                        Mesmo dentro dos semi-condutores, as memorias e os processadores estão num nivel muito superior.
                        A Lenovo é mais um assembler, não tem nada de inovador! A Lenovo e os gajos que fazem os magalhães são a mesma coisa!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          Só uma coisa... os produtos que a qimonda faz não é um produto qualquer.
                          Mesmo dentro dos semi-condutores, as memorias e os processadores estão num nivel muito superior.
                          A Lenovo é mais um assembler, não tem nada de inovador! A Lenovo e os gajos que fazem os magalhães são a mesma coisa!
                          Correcto!!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            Só uma coisa... os produtos que a qimonda faz não é um produto qualquer.
                            Mesmo dentro dos semi-condutores, as memorias e os processadores estão num nivel muito superior.
                            A Lenovo é mais um assembler, não tem nada de inovador! A Lenovo e os gajos que fazem os magalhães são a mesma coisa!

                            Foi o que eu disse. A fábrica muda-se mas o desenvolvimento mantem-se, apesar de se estar a assistir hoje em dia à criação de know-how chinês.A qualidade é idêntica à fabricada cá por um preço inferior!

                            Tens como exemplo de criação de know-how em mercados tecnológicos a Huawei. Esta é inteiramente chinesa e é praticamente lider no mercado em que actua. 100% chinesa.

                            Comentário


                              qimonda out! Culpa? do goveerno alemão.
                              Pelo que disse agora nas noticias na rádio o senhor "fim da crise" manuel pinho.

                              Comentário


                                Como é que está a situação, vai mesmo fechar?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                  Como é que está a situação, vai mesmo fechar?

                                  A situação está complicada!
                                  Espero que façam alguma coisa os governos e a UE para segurar uma empresa de alta tecnologia que ainda existe na Europa!
                                  Há que ter esperança.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                    A situação está complicada!
                                    Espero que façam alguma coisa os governos e a UE para segurar uma empresa de alta tecnologia que ainda existe na Europa!
                                    Há que ter esperança.
                                    E eu que ainda pensei há bem pouco tempo ir trabalhar prai.

                                    Adorava ir pra Vila do Conde....

                                    Enfim, vamos todos esperar pelo melhor.

                                    Abraço.

                                    Comentário


                                      Eu não comentei a situação actual da Qimonda, mas para mim desde o inicio que o resultado final é evidente. Julgo que os próprios funcionários devem saber disso.
                                      É muito mau...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                        Tens como exemplo de criação de know-how em mercados tecnológicos a Huawei. Esta é inteiramente chinesa e é praticamente lider no mercado em que actua. 100% chinesa.
                                        A Huawei começou por montar material para a Cisco...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                          Eu não comentei a situação actual da Qimonda, mas para mim desde o inicio que o resultado final é evidente. Julgo que os próprios funcionários devem saber disso.
                                          É muito mau...
                                          aí está o opinião realista! Pelos meus colegas que falei que lá trabalham a situação desde início da "bomba" que era quase impossivel pensar na salvação da fábrica. Mas pelo que o ministro "acabou crise" da economia falou ontém na RR a culpa foi do governo alemão que não quis salvar o grupo qimonda! Ao ponto que a política chega...

                                          Comentário


                                            Se vocês virem há outra companhia quase a declarar falência:

                                            ProMos de Taiwan. Só não o fará se for ajudada.

                                            E ainda pior a Infineon (que não é fabricante de memórias mas semicondutores) vai no 8º trimestre (2 anos) de prejuízos.

                                            Quanto à culpa ser do Governo alemão, até entendo. Eles não devem achar viável o projecto e preferem que as leis naturais actuem. Investir milhoes para fechar a meio do ano é adiar o inevitável.

                                            São opções

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                              Se vocês virem há outra companhia quase a declarar falência:

                                              ProMos de Taiwan. Só não o fará se for ajudada.

                                              E ainda pior a Infineon (que não é fabricante de memórias mas semicondutores) vai no 8º trimestre (2 anos) de prejuízos.

                                              Quanto à culpa ser do Governo alemão, até entendo. Eles não devem achar viável o projecto e preferem que as leis naturais actuem. Investir milhoes para fechar a meio do ano é adiar o inevitável.

                                              São opções
                                              opção se calhar mais "sensata" e menos "humanista" ao contrário do que é feito por exemplo em Portugal.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                                opção se calhar mais "sensata" e menos "humanista" ao contrário do que é feito por exemplo em Portugal.
                                                isto é tudo muito hipotético estar a dizer que a empresa não tem viabilidade!
                                                Depende da tecnologia que tenha, e neste momento até acredito que tenha essa tecnologia para ficar em vantagem em relação aos concorrentes!
                                                Agora precisa é de um emporrao para conseguir concluir e por a produzir a nova tecnologia.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                                  aí está o opinião realista! Pelos meus colegas que falei que lá trabalham a situação desde início da "bomba" que era quase impossivel pensar na salvação da fábrica. Mas pelo que o ministro "acabou crise" da economia falou ontém na RR a culpa foi do governo alemão que não quis salvar o grupo qimonda! Ao ponto que a política chega...
                                                  Esse ministro muito gosta de fazer o choradinho... "a culpa é dos alemães, nós fizemos tudo. Eles até elogiaram o governo português..."

                                                  Pergunto eu, porque não ajudam a qimonda na Alemanha?! Certamente que haverá algum motivo forte, contudo, nas palavras do ministro, os alemães não tiverem interesse...

                                                  Será que ele acha que todos os portugueses são estúpidos?!
                                                  Eu não me acho.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post

                                                    Pergunto eu, porque não ajudam a qimonda na Alemanha?! Certamente que haverá algum motivo forte,
                                                    Há. Porque se ajudam a quimonde, a seguir aparecem logo uns quantos a pedir ajudas...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                      Há. Porque se ajudam a quimonde, a seguir aparecem logo uns quantos a pedir ajudas...
                                                      Não sei se será esse o motivo principal, pelo que tenho lido a questão é a nível fundamental, ou seja, nas actuais condições a empresa não é viável e eles não querem queimar dinheiro, como pelos vistos o governo português quer fazer...

                                                      Comentário


                                                        não havia uma empresa alemã interessada em comprar a Qimonda? ficou tudo em águas de bacalhau?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                          Não sei se será esse o motivo principal, pelo que tenho lido a questão é a nível fundamental, ou seja, nas actuais condições a empresa não é viável e eles não querem queimar dinheiro, como pelos vistos o governo português quer fazer...
                                                          quer fazer, e já fez com o BPN...
                                                          Quem tem razão nisto tudo é a manela, "deitar dinheiro para cima dos problemas não os resolve"

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                                            quer fazer, e já fez com o BPN...
                                                            Quem tem razão nisto tudo é a manela, "deitar dinheiro para cima dos problemas não os resolve"
                                                            Vocês não sabem de certeza, mas estamos a falar da empresa com maior tecnologia em Portugal!!!
                                                            Se já não conseguimos manter estas empresa, não sei o que será portugal daqui a uns tempos!!!
                                                            Mais vela por um anuncio " Aluga-se para ferias todo o ano"!!!!

                                                            Comentário


                                                              Já que são tão críticos, o que fariam se estivessem no Governo a fim de acabar com este problema da Quimonda?

                                                              Cumprimentos,

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X