Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que a crise está a servir de desculpa para os despedimentos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    deleted

    Comentário


      O mal é que a classe patronal e muito mal vista aos olhos dos idealistas de esquerda. Nem todos os patroes sao belmiros de azevedo ou americos amorim. Existe empresas que estão a fechar e ate agora não fecharam devido a empréstimos, pedidos pelos patrões para poderem pagar os ordenados aos empregados ( ha mas estes e má gestão, falam tu e muitos como tu).
      Como o bj40 falou muitas empresas não pagam as outras e essas por culpa das outras não tem dinheiro para pagar. Isto de ser patrão é muito bonito mas por fora, pois quem não é não sabe as dores de cabeça e a ginástica financeira que é necessária para fazer rolar uma empresa. Volto a repetir há empresas com milhões de facturamento no final do ano mas que desses milhões não recebem nem 1/4. ( e agora pergunto-te eras tu capaz de te endividares e muito, de perderes tudo o que tens para poderes pagar os ordenados ou aumentos de ordenados mandados pelo governo??) repara que muitos desses patrões fazem isso (apesar de reconhecer que alguns estão-se nas tintas para os trabalhadores).
      Nem todas as empresas sofrem de má gestão sofrem muitas vezes da má gestão do seus clientes.

      Comentário


        deleted

        Comentário


          Originalmente Colocado por primus Ver Post
          Pronto já vi que contigo não dá para falar pois não estas por dentro de muita coisa.
          Compara o preço de uma chapa de aço em Portugal em Espanha e na Alemanha por exemplo.
          Então, se queres discutir factos concretos, diz-me qual é a diferença de preços (em percentagem) dessa chapa de aço, em Portugal, Espanha e Alemanha.

          Originalmente Colocado por -
          A partir do momento que achas que se resume ao custo da mão de obra acho que não es a melhor pessoa para criticar ou falar sobre gestão.
          Desde quando é que eu acho isso? Antes pelo contrário! Quem dá uma grande importância ao factor salário são os empresários que dizem que vai tudo para o desemprego por causa de um aumento de... 24 euros.

          Mas dito isto, pergunto-me és empresário ou "empregado"?
          O que cada um de nós faz ou deixa de fazer é irrelevante para as discussões. Os factos não se alteram por aquilo que nós somos ou fazemos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por - Ver Post
            Então e ter salários mínimos fixados e o resto ser o "mercado a funcionar" já não interessa?

            ahh e tal coiso!
            Aí eu estava a falar do quê mesmo?

            Ah...(in)competência de gestores e a sua implicação na produtividade



            Certo............................................. ......

            Comentário


              isto tudo por causa de 24€!!!!!!!

              quantos de voçês ganham o SMN!?!?!?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Mephisto Ver Post
                isto tudo por causa de 24€!!!!!!!

                quantos de voçês ganham o SMN!?!?!?
                O que é que isso interessa?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Então, se queres discutir factos concretos, diz-me qual é a diferença de preços (em percentagem) dessa chapa de aço, em Portugal, Espanha e Alemanha.

                  Desde quando é que eu acho isso? Antes pelo contrário! Quem dá uma grande importância ao factor salário são os empresários que dizem que vai tudo para o desemprego por causa de um aumento de... 24 euros.

                  O que cada um de nós faz ou deixa de fazer é irrelevante para as discussões. Os factos não se alteram por aquilo que nós somos ou fazemos.

                  A diferença está num post anterior (o que dava para comprar). Eu por norma antes de falar de um assunto gosto de estar bem informado e aprender o que não sei, depois disso tenho a minha opinião como tu tens a tua. Se achas que todas as empresas vivem bem e que podem até pagar mais dos que os 24 euros é a tua opinião.
                  Atenção que não são todos os empresários que não podem pagar os 24 euros, mas são muitos. Por exemplo na empresa onde trabalho trabalham mais de 50 funcionários e nenhum deles recebe o ordenado mínimo o que recebe menos recebe 550 euros + horas extra.
                  Agora se estamos afundados numa crise financeira onde tudo constantemente flutua achas que esta medida é boa?
                  Repara que com a crise o governo veio logo apoiar a banca mas a banca todos os dias tem milhões de lucro e as empresas não precisam de ser apoiadas? ( sei que este assunto da banca não e tao linear como o que falei pois pode levar um pais a bancarrota).
                  Para a agricultura existe um sem numero de benefícios ora seja porque chove ou porque faz sol (sei que já foi mais). Porque não existirem benefícios para quando a matéria prima útil das pequenas e medias empresas flutua?
                  Raramente se vê empresários a reivindicar isto pois quando uma empresa fecha e sempre por má gestão .
                  As PME são o motor de um país mas em Portugal são sempre as mais sacrificadas.
                  Isto e a minha opinião um abraço.

                  Comentário


                    em vez de termos 4 "chefes" para 20 trabalhadores, se calhar bastavam 3, logo ai a empresa poupa bastante e pode dar um aumento condigno a quem trabalha. Um funcionário contente, é um funcionário que produz mais e melhor (a meu ver).
                    O problema é que em cá a maior parte das empresas não apostam na formação dos funcionários nem na modernização de serviços e procedimentos, por isso é que se diz que (lá fora se produz mais)

                    Comentário


                      e sim, também acho que as empresas são sobcarregadas com impostos!!!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Mephisto Ver Post
                        em vez de termos 4 "chefes" para 20 trabalhadores, se calhar bastavam 3, logo ai a empresa poupa bastante e pode dar um aumento condigno a quem trabalha. Um funcionário contente, é um funcionário que produz mais e melhor (a meu ver).
                        O problema é que em cá a maior parte das empresas não apostam na formação dos funcionários nem na modernização de serviços e procedimentos, por isso é que se diz que (lá fora se produz mais)
                        Focaste aqui um ponto importante...

                        Nem sempre o dinheiro deixa um funcionário contente e motivado... há outras (pequenas) coisas que motivam e muito, mas muitos gestores/empresários/patrões/chefes não sabem ou não querem saber.

                        A produtividade de um funcionário motivado é muito maior, mesmo que trabalhe menos horas e receba menos.

                        Comentário


                          ai passa também a modernização dos serviços em que os mesmos 20funcionários em vez de produzirem 50, produzem 75.... por exemplo!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Mephisto Ver Post
                            ai passa também a modernização dos serviços em que os mesmos 20funcionários em vez de produzirem 50, produzem 75.... por exemplo!
                            E a maior parte das vezes, não precisas de modernização nenhuma basta uma optimização de processos, e tudo fica melhor.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Isso são desculpas. Os impostos estão na média da UE e a matéria prima custa mais ou menos o mesmo.

                              Só um exemplo: as empresas Suecas pagam salários 2x ou 3x superiores, pagam mais impostos, descontam mais para a segurança social, têm combustíveis mais caros, e, são competitivas

                              Onde está a diferença? Na gestão!
                              Que mania com os gestores...são culpados de tudo

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                Que mania com os gestores...são culpados de tudo
                                São os bodes "respiratórios"

                                Comentário


                                  deleted

                                  Comentário


                                    deleted

                                    Comentário


                                      deleted

                                      Comentário


                                        Quem foi que ameaçou despedir:
                                        Pequenas empresas, na sua maioria pequenos negócios de bairro como pequenas botiques, cafés, mercearias, pequenos gabinetes de contabilidade, advogados, mediadores de seguros, empreiteiros, e estes empresários raramente tem mercedes e bmw, se tiverem uma toyota hayace da idade da pedra é uma sorte.

                                        O dinheiro das vendas, aonde é que gastam?
                                        - Nos empregados, um dos principais, se não o principal custo que vai aumentar 5%.
                                        - Na gasolina da carrinha, nos juros dos empréstimos, e no leasing que tem aumentado e muito ultimamente.
                                        - Na água, luz telefone...

                                        E quais são as espectativas em relação às vendas:
                                        - Que os seus clientes tenham algumas despesas a aumentar muito, porque eles também pagam empréstimos, para a casa e o carro, e também gastam gasolina e gás,que vai absorver boa parte deste aumento.
                                        - Que o seu numero de clientes diminua, porque há cada vez mais negócios destes a abrir, mais concorrencia.
                                        - Que o seu mercado se mantanha, porque estas empresas normalmente abrangem uma área geográfica limitada aos seu vizinhos.

                                        E o que eles precisam:
                                        De aumentar o dinheiro gerado pelas vendas, com os clientes que já há ou ainda menos, que cada vez gastam menos porque cada vez há menos dinheiro.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                                          Estavas a falar de Mercados a funcionar......só para o que interessa.

                                          Sacanas dos gestores, escumalha que só sabe explorar...
                                          CORRECÇÃO:

                                          Sacanas dos gestores, escumalha que faz pior que os seus congéneres europeus, mas recebe o dobro por uma gestão com nem metade da qualidade...

                                          Isto é um FACTO. Ou esta parte não era para dizer?


                                          PS: já referi aí num post que a culpa é de todos...o problema é que tentam constantemente dar a ideia que o trabalhador é que é o único culpado...porque é calão.
                                          Editado pela última vez por apagdo; 30 October 2008, 15:09.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por primus Ver Post
                                            A diferença está num post anterior (o que dava para comprar). Eu por norma antes de falar de um assunto gosto de estar bem informado e aprender o que não sei, depois disso tenho a minha opinião como tu tens a tua.
                                            Estás a referir-te a isto?

                                            Depois disso dá-me a diferença do mais ou menos mesmo preço do custo da matéria prima, posso te dizer que em umas toneladas de chapa da para comprar mais umas toneladas
                                            É que isto é muito vago e não me diz nada. Eu gostava era de saber a diferença exacta entre o custo do aço em Portugal, na Espanha e na Alemanha. Já não é a primeira vez que, ao analisar os factos reais, descubro que afinal a realidade é bem diferente daquilo que se escreve por aqui. Daí querer saber valores exactos.


                                            Acho que deviam fazer uma petição qualquer para prender os empresários e penhorarem os seus bem, uma reforma agrária mais abrangente talvez...
                                            Essa é a tua opinião. Eu não penso nada disso, aliás, há muito que defendo neste fórum que o principal problema do País é a existência de poucos empresários a sério. Deviam ser muitos mais...

                                            Mas não confundas empresário com "dono de empresa". São conceitos diferentes. As pessoas que se limitam a fazer o mesmo, da mesma maneira, e competem com outros baixando os preços, não são verdadeiramente empresários...

                                            Comentário


                                              Relativamente ao preço do aço...

                                              Retirado de http://www.thesteelindex.com/

                                              precos_aco.jpg

                                              Comentário


                                                deleted
                                                Editado pela última vez por ; 30 October 2008, 15:34.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                  Tenta constantemente mas não é aqui, que há o culto da protecção do "coitadinho", e mete-se a culpa toda numa só figura, mas pronto...é assim

                                                  Mas falar é fácil...e criticar de fora muito mais

                                                  edit: Tens como quantificar esses factos (essa eficácia de 50%,etc..) não estou a dizer que não há problemas mas falas com tantas certezas e factos e bases e tal...e dados concretos...
                                                  Deixo-te aqui um pequeno excerto...e pasme-se...com dados concretos!!!....Amanhã terei tempo para mais...hoje já vai ser difícil...

                                                  Este estudo prova as ideias retrógradas de alguns gestores portugueses....na Europa usam-se computadores...aqui ainda se trabalha com máquinas de escrever...

                                                  Mas podes sempre continuar a meter a cabeça na areia...

                                                  Quando um gestor português não usa ferramentas a sério na gestão da sua empresa...como esperas que a sua eficácia seja elevada?



                                                  Contraste marcante

                                                  A distância face a um "novo modelo de gestão" pode ser medida pelo contraste com as tendências mundiais - o uso médio de ferramentas de gestão distintas é, apenas, de 4,3 entre os executivos das empresas nacionais, enquanto que, à escala internacional, já abarca 16,1!
                                                  Por outro lado, enquanto que os executivos internacionais se viram, cada vez mais, para ferramentas como o "benchmarking" (método comparativo), o CRM (gestão da relação com o cliente) ou o "Knowledge Management" (gestão do conhecimento), o peso do seu uso em Portugal, nas empresas de capital nacional, é insuficiente ou mesmo nulo. "Existe, de facto, um 'gap' na entrada das ferramentas de gestão", reconhece Pedro Romão de Figueiredo, que criou em 2002 a AMG, integrada no grupo Total Performance Scorecard, liderado por Hubert Rampersad, autor de um livro com o mesmo título ("Total Performance Scorecard - Redifining Management to Achieve Performance and Integrity", com tradução em português no Brasil como "Scorecard para performance total").
                                                  Mas num ponto acompanhamos as tendências mundiais - o desencanto com a reengenharia (inventada pelo professor de computação do MIT, Michael Hammer, em 1993, que, então a Janelanaweb.com entrevistou). Esta não motivou mais de 22% dos respondentes da amostra, quatro pontos percentuais menos do que no ano passado.


                                                  http://www.janelanaweb.com/manageme/perfil.html






                                                  EDIT: aproveito para dizer MAIS UMA VEZ que eu não acho que a culpa seja EXCLUSIVAMENTE dos empresários. Já o disse mais que uma vez. Não acho que uma classe tenha mais ou menos culpa que as restantes.
                                                  Editado pela última vez por apagdo; 30 October 2008, 16:22.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por primus Ver Post
                                                    O mal é que a classe patronal e muito mal vista aos olhos dos idealistas de esquerda. Nem todos os patroes sao belmiros de azevedo ou americos amorim. Existe empresas que estão a fechar e ate agora não fecharam devido a empréstimos, pedidos pelos patrões para poderem pagar os ordenados aos empregados ( ha mas estes e má gestão, falam tu e muitos como tu).
                                                    Como o bj40 falou muitas empresas não pagam as outras e essas por culpa das outras não tem dinheiro para pagar. Isto de ser patrão é muito bonito mas por fora, pois quem não é não sabe as dores de cabeça e a ginástica financeira que é necessária para fazer rolar uma empresa. Volto a repetir há empresas com milhões de facturamento no final do ano mas que desses milhões não recebem nem 1/4. ( e agora pergunto-te eras tu capaz de te endividares e muito, de perderes tudo o que tens para poderes pagar os ordenados ou aumentos de ordenados mandados pelo governo??) repara que muitos desses patrões fazem isso (apesar de reconhecer que alguns estão-se nas tintas para os trabalhadores).
                                                    Nem todas as empresas sofrem de má gestão sofrem muitas vezes da má gestão do seus clientes.
                                                    Há tempos, (e aconteceu apenas uma vez, um mes), não haviaos 2000 mil contos necessários para pagar os ordenados da firma do meu pai, bem, o carro dele valia 3000cts na altura, o que ele fez? Vendeu o carro. Façam-me um favor, nao metem os patrões todos no mesmo saco. Tal como há aqui gente que não gosta de veros FP's todos no mesmo saco.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                                      Há tempos, (e aconteceu apenas uma vez, um mes), não haviaos 2000 mil contos necessários para pagar os ordenados da firma do meu pai, bem, o carro dele valia 3000cts na altura, o que ele fez? Vendeu o carro. Façam-me um favor, nao metem os patrões todos no mesmo saco. Tal como há aqui gente que não gosta de veros FP's todos no mesmo saco.
                                                      Logicamente que não!!

                                                      Portugal tem belíssimos gestores!

                                                      Infelizmente são é poucos...

                                                      Comentário


                                                        Já antes me tinha parecido, mas agora tenho a certeza , não estarão a confundir gestores com empresários/patrões/donos de empresas?!

                                                        Quanto ao texto que aí meteste Bruno, toda a razão. Eu vejo isso correntemente, as nossas empresas continuam a trabalhar no tempo da máquina de escrever...e investimetos em ferramentas de Business Inteligence, CRM, mesmo outras mais básicas de gestão corrente é coisa que não entendem sequer a mais-valia...quanto mais estarem dispostos a investir

                                                        Esses números e esse diferencial são um incentivo ao meu trabalho Acho que sim, devemos aproximarmo-nos da média europeia...toca a comprar

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                          Já antes me tinha parecido, mas agora tenho a certeza , não estarão a confundir gestores com empresários/patrões/donos de empresas?!

                                                          Quanto ao texto que aí meteste Bruno, toda a razão. Eu vejo isso correntemente, as nossas empresas continuam a trabalhar no tempo da máquina de escrever...e investimetos em ferramentas de Business Inteligence, CRM, mesmo outras mais básicas de gestão corrente é coisa que não entendem sequer a mais-valia...quanto mais estarem dispostos a investir

                                                          Esses números e esse diferencial são um incentivo ao meu trabalho Acho que sim, devemos aproximarmo-nos da média europeia...toca a comprar
                                                          De facto...............mea culpa................

                                                          Refiro-me mais a empresários....gestores dos bons felizmente até são alguns!!

                                                          Comentário


                                                            Nas PME o gestor é, normalmente, a figura do próprio empresário. Numa empresa de 4 pessoas, por exemplo, queriam o quê? Um gestor, um empresário, um contabilista e um operário? Não dá, claro. Há um gestor/empresário/contabilista/operário + 3 operários.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                              Nas PME o gestor é, normalmente, a figura do próprio empresário. Numa empresa de 4 pessoas, por exemplo, queriam o quê? Um gestor, um empresário, um contabilista e um operário? Não dá, claro. Há um gestor/empresário/contabilista/operário + 3 operários.
                                                              Às vezes, para abrir um buraco na estrada, tens 9 engenheiros e 1 que trabalha...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X