Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como vai ser o mercado de trabalho no futuro ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como vai ser o mercado de trabalho no futuro ?

    É interessante verificar qual o contributo da actual conjectura para uma futuro estruturação do mercado de trabalho.

    O tecido Empresarial e o Estado português são uma massa adiposa, sem grande racionalidade. É o que temos, dirão alguns, mas podemos ter melhor. Aliás, não sou o único neste fórum a apregoar reformas urgentes e profundas nos modelos de trabalho, tendo em vista a competitividade. Há muitos anos, diga-se.

    Durante os próximos tempos, muita coisa vai acontecer, sendo a consequência mais directa a dispensa de pessoas do mercado de trabalho, engrossando as estatísticas do Desemprego. Mais, vamos ter de nos habituar a ver que o Desemprego irá afectar a classe média de um modo virulento.

    Vamos ter novos paradigmas e gostava de os discutir aqui. Como vais ser o futuro e como poderemos gerir a mudança?

    #2
    Diria que no futuro vai haver mais mobilidade, vai ser fácil despedir e consequentemente mais fácil empregar.

    As pessoas terão que se adaptar a alguma incerteza e nomeadamente vão ter que poupar, para quando não tiverem trabalho, ou para essa eventualidade.

    Comentário


      #3
      Sou um previligiado por enquanto tenho dois, mas prevejo muitas dificuldades.

      Vejo-me com facilidades mais de 6 meses sem conseguir um trabalho.


      Ao contrário do V7 prevejo que será muito mais dificil empregar e o despedimento a ser cada vez mais facilitado.

      A conjectura vai levar o investimento estrangeiro a colocar cada vez mais o páis na "cauda" da Europa.

      Comentário


        #4
        De uma forma geral isso pode ser antecipado em:
        Em termos nacionais, não estou a ver que se dê esse salto nas próximas 4 décadas.

        Comentário


          #5
          O que me parece é que a tecnologia ( na comunicação )em vez de aliviar a carga, aumenta.
          Obriga a trabalhar mais e em qq lado.

          Comentário


            #6
            Organizações mais pequenas, melhor remuneração do trabalho, complementaridade e subsidiaridade nos projectos, maior mobilidade em termos de emprego e geográfica. Novas oportunidades, racionalidade na gestão.

            Gerir a transição é que vai ser complicado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
              De uma forma geral isso pode ser antecipado em:
              Em termos nacionais, não estou a ver que se dê esse salto nas próximas 4 décadas.
              Bem, isso é uma completa revolução ideológica, de mentalidades, que nem o nosso povo está capacitado para realizar, no seu geral, nem a nossa classe empresarial, integrada no povo que somos, está para aí virada!

              Por cá, e nas próximas tais quatro décadas, é mais na linha TiTTyTainmenT já falada noutro tópico.

              Comentário


                #8
                pelo menos nos tempo mais proximos, o desequilibrio da oferta em alguns sectores não vai fazer com que a facilidade da contratação aumente.


                quanto ao desemprego, veio para ficar, e como em PT as reformas são sempre muito lentas, ninguém sabe por quanto tempo.


                cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Epá, vai demorar muitos antes que mude alguma coisa em PT. E, o que mudar, será ao sabor dos ciclos economicos...

                  Não será fácil prever.

                  Espero é que resulte numa melhoria da qualidade dos produtos/serviços, numa eficiência cada vez maior, com informação cada vez mais transparente.

                  Comentário


                    #10
                    ... Civilização ou Barbárie

                    A Humanidade vive a mais grave crise da sua existência e o perigo de uma nova barbárie é real, podendo mesmo pôr em risco a sua sobrevivência. O Deus mercado capitalista Todo Poderoso, longe de regular as relações entre os homens, distorce-as, acentua a desarmonia, as diferenças sociais, provoca cada vez maiores desigualdades, acentua a concentração e a centralização da riqueza.

                    Nunca a Humanidade teve tanta capacidade de produção e produziu tanto efectivamente, e querem fazer-nos crer que é necessário diminuir os direitos sociais, que as políticas neoliberais são uma inevitabilidade.

                    É falso! São hoje verdades consabidas que não há capitalismo de rosto humano e que só uma rehumanização das sociedades inverterá o actual percurso para uma nova barbárie.

                    Esse novo humanismo, adequado às novas realidades só será possível quando as massas trabalhadoras decidirem assumir o seu lugar, o de sujeito da História. É pela luta, como o estão a comprovar os povos da América Latina, que se faz o caminho, é caminhando...
                    http://odiario.info/b2lhart_imp.php?p=238&more=1&c=1

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Bem, isso é uma completa revolução ideológica, de mentalidades, que nem o nosso povo está capacitado para realizar, no seu geral, nem a nossa classe empresarial, integrada no povo que somos, está para aí virada!

                      Por cá, e nas próximas tais quatro décadas, é mais na linha TiTTyTainmenT já falada noutro tópico.
                      Pois, há já algumas novas mentalidades a surgir no horizonte, principalmente entre a nova gente que opta por complementar a sua formação académica .

                      Mas ainda temos, lamentavelmente, algumas pessoas presas a velhos valores ideológicos e velhas teorias económicas, mas como eu e muitos, temos defendido, não é para a esquerda, nem para a direita, o caminho é sempre em frente.


                      Comentário


                        #12
                        De futuro, para trabalhar vamos ter de ir para a praça principal da terriola como faziam os nossos avós e bisavós a ver se algum patrão aparece e nos escolhe para ir trabalhar naquele dia!

                        Comentário


                          #13
                          Uma vez que as dívidas que as famílias e o estado contraíram nas últimas décadas têm que ser pagas ao estrangeiro, eu diria que vamos ter que trabalhar cada vez mais, e receber cada vez menos (em termos relativos)

                          Os poucos que vão tendo trabalho têm que alimentar o estado, alimentar os que não têm trabalho, e pagar as dívidas ao estrangeiro. Não tenham dúvidas que o futuro é negro...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                            De futuro, para trabalhar vamos ter de ir para a praça principal da terriola como faziam os nossos avós e bisavós a ver se algum patrão aparece e nos escolhe para ir trabalhar naquele dia!
                            Isso é que muita gente gostaria.

                            Comentário


                              #15
                              Sinceramente, acho que o mercado de trabalho vai ser controlado pelo estado e vamos entrar numa fase de "pleno emprego"....

                              Ja esteve mais longe.
                              Depois não digam que eu não avisei...

                              Comentário


                                #16
                                as pessoas vão-se ter de habituar a trabalhar em qq parte do globo... simples.
                                Globalização no trabalho está a chegar.

                                A formação é extremamente importante, o inglês por exemplo é básico, mas dominar 3 ou 4 línguas vai ser importante!
                                Ter experiência diversificada é tb altamente valorizado pelas empresas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                  Sinceramente, acho que o mercado de trabalho vai ser controlado pelo estado e vamos entrar numa fase de "pleno emprego"....

                                  Ja esteve mais longe.
                                  Depois não digam que eu não avisei...
                                  Pois, pior a emenda que o soneto, já tivemos disso, não havia desemprego, mas tb não havia mais nada.

                                  A idade media era lixada....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                    Pois, pior a emenda que o soneto, já tivemos disso, não havia desemprego, mas tb não havia mais nada.

                                    A idade media era lixada....
                                    Tivemos uma versão muito soft disso no Estado novo e muitos dos nossos "colegas europeus" tiveram isso até há 20 anos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      as pessoas vão-se ter de habituar a trabalhar em qq parte do globo... simples.
                                      Globalização no trabalho está a chegar.

                                      A formação é extremamente importante, o inglês por exemplo é básico, mas dominar 3 ou 4 línguas vai ser importante!
                                      Ter experiência diversificada é tb altamente valorizado pelas empresas.
                                      Exactamente!
                                      Só que além disso, como a oferta é cada vez mais, elas querem pagar cada vez menos. E querem cada vez mais lucros.

                                      As pessoas Começam a sentir se revoltadas por ver lucros astronómicos. Não é pecado ter lucros grandes. Mas para isto ser socialmente sustentável, para não começar a haver tensões, não acho que se possa pensar que o "lucro é meu e não te dou mais nada. Se não queres há quem queira."
                                      Editado pela última vez por Zix; 26 February 2009, 21:02.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        as pessoas vão-se ter de habituar a trabalhar em qq parte do globo... simples.
                                        Globalização no trabalho está a chegar.

                                        A formação é extremamente importante, o inglês por exemplo é básico, mas dominar 3 ou 4 línguas vai ser importante!
                                        Ter experiência diversificada é tb altamente valorizado pelas empresas.
                                        Isso é daqui a uns 30 ou 40 anos...Até vamos ter todos os países isolados e muito proteccionistas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                          Isso é daqui a uns 30 ou 40 anos...Até vamos ter todos os países isolados e muito proteccionistas
                                          Não me parece...
                                          A realidade é mesmo essa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                            as pessoas vão-se ter de habituar a trabalhar em qq parte do globo... simples.
                                            Globalização no trabalho está a chegar.

                                            A formação é extremamente importante, o inglês por exemplo é básico, mas dominar 3 ou 4 línguas vai ser importante!
                                            Ter experiência diversificada é tb altamente valorizado pelas empresas.
                                            Quem mora actualmente no interior como é o meu caso não tem possibilidade de ter formação complementar, para aprender novas competencias, pois não a há, ou aquela que existe não beneficia quem está empregado.

                                            Acho que o futuro tem de passar pela redução do horário de trabalho e redução da respectiva remuneração e no horário que sobra tem de existir verdadeiros cursos de formação subsidiados pelo estado e não as palhaçadas que existem hoje em dia, onde ninguém aprende absolutamente nada!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                              Não me parece...
                                              A realidade é mesmo essa.
                                              Concordava se me tivesses dito isso no verão 2007, vá até fim 2007.

                                              Pelo que tenho lido e isso, esta crise veio para ficar e com ela medidas proteccionistas e uma verdadeira depressão, com ausência de crescimento.

                                              Espero estar enganado, mas nos proximos 20 anos não estou a ver isso a acontecer, não com as medidas que estão a ser tomadas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                Exactamente!
                                                Só que além disso, como a oferta é cada vez mais, elas querem pagar cada vez menos. E querem cada vez mais lucros.

                                                As pessoas Começam a sentir se revoltadas por ver lucros astronómicos. Não é pecado ter lucros grandes. Mas para isto ser socialmente sustentável, para não começar a haver tensões, não acho que se possa pensar que o "lucro é meu e não te dou mais nada. Se não queres há quem queira."
                                                O cerne da questão.

                                                Mas infelizmente o mundo é muito desigual e muito grande.

                                                E até chegarmos a esse ponto de equilíbrio laboral vão demorar muitos séculos, isto é, se entretanto não se encontrar numa colónia lunar ou marciana, uma fonte de trabalho baratuxa o que desequilibra tudo, já sabemos em favor de quem...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não há receitas universais. Cada país, cada região, cada pessoa deverá aproveitar as oportunidades que lhes surjam.

                                                  Em Portugal por exemplo, o interior está desertificado. Há um potencial enorme a aproveitar de novas oportunidades. Para micro e pequenas empresas, num conjunto alargado de áreas a abranger diversos sectores.

                                                  Ainda há umas semanas fui passar uns dias a casa de uns amigos na zona do Douro e fiquei impressionado com as diversas oportunidades que me pareciam possíveis, onde o nível de vida é incrivelmente barato, os investimentos baixos potenciam qualquer coisa que se queira fazer.

                                                  Estamos à espera de quê?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                    Quem mora actualmente no interior como é o meu caso não tem possibilidade de ter formação complementar, para aprender novas competencias, pois não a há, ou aquela que existe não beneficia quem está empregado.

                                                    Acho que o futuro tem de passar pela redução do horário de trabalho e redução da respectiva remuneração e no horário que sobra tem de existir verdadeiros cursos de formação subsidiados pelo estado e não as palhaçadas que existem hoje em dia, onde ninguém aprende absolutamente nada!
                                                    Poderá passar por saires da tua zona... caso não te encontres contente com a tua situação

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esta pergunta é tão genérica que deve ser particularizada por cada um.

                                                      No meu caso e falo das TI (tecnologias de informação) ainda vejo muito poucas empresas a apostar em departamentos de qualidade.

                                                      Isto é essencial para óptimos time to market.

                                                      Numa visão ideal, as empresas dispensariam os mais fracos recompensado os mais aptos.

                                                      Eu estranho andar a procurar vagas e muito raro o anuncio que pede pessoas com 10 anos de experiencia.

                                                      Vagas na área de qualidade (que aumenta a qualidade do produto de acordo com a necessidade do cliente) também são escassas.

                                                      Ou as empresas mudam muito ou isto vai ser mau.

                                                      A alert já começou e acho bem. Uma empresa que já vai com 600..700 colaboradores.

                                                      Começou com 1 abordagem inovadora tendo 1 produto unico.

                                                      Agora tem de melhorar a sua qualidade (ciclos de lançamentos mais curtos possiveis).

                                                      A mobicomp (comprada pela microsoft) segue o mesmo caminho.

                                                      Além disso as empresas de outsourcing começam a crescer pq nenhuma empresa quer 1 recurso interno de TI.

                                                      Apenas querem projectos chave na mão. O que se entende

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        Poderá passar por saires da tua zona... caso não te encontres contente com a tua situação
                                                        No meu caso tenho emprego, portanto por enquanto sair está fora de hipótese, mas se quiser formação não tenho oportunidade de a ter e acho que foi um erro para este País concentrar tudo em alguns pólos de desenvolvimento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há uma nova realidade a que temos que nos ir habituando e adaptando:

                                                          A 1ª é que vamos cada vez mais ter que "emigrar", não nos moldes da decada de 60 e 70, mas o nosso mercado de trabalho é no...mundo!!!

                                                          A 2ª é que teremos que ser tão bons e tao qualificados, quanto os "outros".

                                                          E no nosso "burgo" vamos ter cada vez mais concorrencia interna e externa para o mesmo posto de trabalho.

                                                          E mesmo na "fortaleza" que muitos acham inatacavel, quando a excelencia começar a ser exigida (ainda que as exigencias venham da UE.) muitos vão ter que mostrar o que realmente valem sem o proteccionismo "habitual" porque só os melhores sobreviverão (!!!)
                                                          E mesmo aqui, acabou-se o emprego para toda a vida.

                                                          è a lei natural da vida....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                            Numa visão ideal, as empresas dispensariam os mais fracos recompensado os mais aptos.

                                                            Eu estranho andar a procurar vagas e muito raro o anuncio que pede pessoas com 10 anos de experiencia.
                                                            Competencias e Experiencia, não têm que estar juntas.....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X