Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faculdade,reprovações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
    Pode ser normal, se o curso tiver daquele tipo de cadeiras logo no 1º ano em que são poucos os alunos que façam à primeira, como Analise Matemática e outras em que envolvem a Física.

    E também depende dos professores...há cadeiras em que nenhum aluno passa e não se entende porquê, porque por muito má que seja a cadeira, há sempre aquele aluno que aguenta.

    O semestre passado ninguém passou na 1ª Epoca de ECONOMIA, uma cadeira que não tem nada de especial! Ninguém em todos os cursos que foram a exame! E era fácil!

    E depois até criam as turmas virtuais à 3ª vez que repetes a cadeira, à La EST, não sei se fizeram isto em mais nenhuma escola...nem os professores concordam com isto.

    Mas não fizeste mesmo nenhuma cadeira?

    Fiz fisica e programação.Mas já reprovei,vou ver o que consigo fazer no 2º semestre.
    Vou ver o exame se aquilo está bem corrigido, depois de fazer dois exames diferentes sobre a mesma coisa tirar das duas vezes 9 é obra.
    Editado pela última vez por Israel; 04 March 2009, 19:28.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
      Mas eu já nem passar de ano posso! para o ano tenho mesmo de repetir.
      Pah é aquela sensação de fracasso depois de estudar.Reprovações lá não faltam, mas é de gente k tiro notas mesmo baixissimas e tá-se a ***** para aquilo, agora reprovar com 9's
      És de Bolonha?

      É que pelo menos aqui na EST, já não existe esse conceito de reprovação, é fazeres as cadeiras até acabares o curso. Desde que tenhas ECTS suficientes, podes ter cadeiras do ano seguinte.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
        És de Bolonha?

        É que pelo menos aqui na EST, já não existe esse conceito de reprovação, é fazeres as cadeiras até acabares o curso. Desde que tenhas ECTS suficientes, podes ter cadeiras do ano seguinte.

        no isep acho que há precedências [que faz todo o sentido, digo eu!]

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
          no isep acho que há precedências [que faz todo o sentido, digo eu!]
          Sim há, mas em 6 pude-me inscrever em 5,pah se eu no 2º semestre faço cadeiras que tem por base os fundamentos da electrotecnia é estúpido, porque eu sei aquilo, simplesmente não sei como fui desencantar dois 9's.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
            eu chumbei no 1º ano e no 2ºano também! Fiz em 2 anos, mais ou menos 1 semestre!

            O importante é não te deixares ir a baixo e não perder as esperanças.

            PS: e não ligues a "tias" e "tios", que têm um filho/a da tua idade a estudar letras e que passam sempre com 15 no mínimo, e que te estão sempre a perguntar pelas cadeiras para dizeres que chumbaste e o/a deles passou e que é muito inteligente. Faz como eu, pensa [enquanto nao tiveres coragem para dizer] que tu no fim tens o ego em baixo, mas emprego na boa onde quiseres e ele/a tem o ego em cima e lugar em quase lado nenhum...
            Basicamente é isso.

            Por acaso exceptuando um primo que até é de engenharias e já é formado com oferta de emprego lá fora, tudo o resto é só cursos desses.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
              Sim há, mas em 6 pude-me inscrever em 5,pah se eu no 2º semestre faço cadeiras que tem por base os fundamentos da electrotecnia é estúpido, porque eu sei aquilo, simplesmente não sei como fui desencantar dois 9's.
              claro que um tipo que sabe para 9,2 é quase igual a outro que sabe para 9,5.
              Mas na minha opinião a existência de precedências faz todo o sentido, porque um tipo que no meu caso, não consegue passar a mecânica 1 não faz sentido andar a inscrever-se a mecânica 2 e 3.
              Na minha opinião é o melhor que deve existir para acabar com as tangas de deixar para trás que depois faz-se! [falo por mim próprio]

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                És de Bolonha?

                É que pelo menos aqui na EST, já não existe esse conceito de reprovação, é fazeres as cadeiras até acabares o curso. Desde que tenhas ECTS suficientes, podes ter cadeiras do ano seguinte.

                Ainda bem que falas nisso que eu tenho de ir à secretaria da minha escola informar-me melhor sobre isso.
                Eu tou no 2º ano e tenho 60 créditos (total das cadeiras que tenho este ano) mas acho que o limite de inscrição é de 100 créditos, logo eu posso inscrever-me a cadeiras do 3º até encher os 100 créditos, certo?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                  Basicamente é isso.

                  Por acaso exceptuando um primo que até é de engenharias e já é formado com oferta de emprego lá fora, tudo o resto é só cursos desses.
                  acredita que eu sei bem o que isso é, com a minha prima [da minha idade] que desde o 5º ano nunca tirou positiva a matemática e eu mantive sempre o low profile para os pais dela não lhe darem na cabeça. Ela tirou o curso de professora de inglês eu fui para engªmeânica e estes 8 anos da minha vida têm sido muito tortuosos para o meu espírito, por causa de perguntas e de bocas foleiras em relação ao curso.
                  No final do meu curso, como já tenho sitio para ir trabalhar e tudo, já sei que foi "sorte", nunca ninguém se vai lembrar dos 8 anos e meio de sofrimento, dor, lágrimas e sangue que tive que ultrapassar!
                  Mas não se preocupem que eu mantenho o meu "nível" e não desço ao dos outros...

                  Comentário


                    #39
                    São raros os alunos que na passagem do secundário para o ensino superior não sentem as diferenças e que tal não reflecte nas suas notas.

                    No secundário tive médias altas (17/18) e quando entrei para a faculdade andei durante algum tempo a bater com a cabeça nas paredes. Estava habituado a ter sempre boas notas e de um momento para o outro ficava-me por 13/14 misturado com um 10 ou 11 e um 15 ou 16. Isto nos dois primeiros anos de faculdade.

                    Depois surgem as cadeiras mais interessantes, por vezes uma maior valorização da nota sem ser por testes e também uma maior adaptação às exigências e melhores métodos de estudo. Nessa altura as minha notas mais baixas eram 14/15 e tirava com "relativa" facilidade 16/17 e alguns 18's.

                    Serve isto para exemplificar que é perfeitamente normal que te sintas um pouco desnorteado com os teus resultados. Sempre ouvi dizer que nos cursos de Fisica's, Matemáticas e Engenharias, a chacina é grande.

                    Tens que ter disciplina de estudo e ao mesmo tempo alguma leveza de espirito. É como andar na corda, equilibrio acima de tudo.

                    Nem uma grande média é garantia de um grande futuro, nem uma média baixa é sinónimo de não passares da cepa torta.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                      acredita que eu sei bem o que isso é, com a minha prima [da minha idade] que desde o 5º ano nunca tirou positiva a matemática e eu mantive sempre o low profile para os pais dela não lhe darem na cabeça. Ela tirou o curso de professora de inglês eu fui para engªmeânica e estes 8 anos da minha vida têm sido muito tortuosos para o meu espírito, por causa de perguntas e de bocas foleiras em relação ao curso.
                      No final do meu curso, como já tenho sitio para ir trabalhar e tudo, já sei que foi "sorte", nunca ninguém se vai lembrar dos 8 anos e meio de sofrimento, dor, lágrimas e sangue que tive que ultrapassar!
                      Mas não se preocupem que eu mantenho o meu "nível" e não desço ao dos outros...
                      Pois...tenho uma prima que vai fazer 23 anos, o curso dela é de Bolonha, segundo os pais os estudos correm bem, se ela acabar este ano já sei que vou ouvir...porque ela acabou o curso na idade certa,bla bla (ela por acaso tal com eu ainda ficou um ano a repetir a matemática do 12º, e não foi logo pra faculdade, por isso se acabar com a idade certa foi por causa de Bolonha mesmo). E de nada vai valer argumentar que o curso dela, que é qualquer coisa esquisita que nem sei o nome, não irá dar nada.

                      E se formos a ver, se há quem passe logo nas engenharias, nenhuma desculpa serve.

                      Comentário


                        #41
                        no ist antes de bolonha havia precedências para tudo... basicamente se chumbavas a algebra no 1º semestre do 1ºano já não conseguias acabar o curso em 5 anos...

                        agora com bolonha não sei se as precedências continuam, mas suponho que sim...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                          no ist antes de bolonha havia precedências para tudo... basicamente se chumbavas a algebra no 1º semestre do 1ºano já não conseguias acabar o curso em 5 anos...

                          agora com bolonha não sei se as precedências continuam, mas suponho que sim...
                          De qualquer forma é dificil fazer as 5 cadeiras...eu entendo que eles metam limites...uma pessoa chateia-se se lhe falta só mais uma cadeira para o semestre, e sabe logo que tem pelo mais um ano para ficar...mas a verdade é que entre trabalhos, apresentações e isso cai na realidade e vê que não ia conseguir.

                          E claro que há aquelas excepções, como uma colega que fez o curso logo em 3 anos, seguidinho. 5 cadeiras no 1º semestre e 7 no 2º, porque como só tinha cadeiras do 3º no 1º semestre, deram-lhe essa excepção. E ela pelos vistos mereceu.

                          Comentário


                            #43
                            O meu medo é que para o ano quando for repetir eu não consiga fazer tudo,apesar que eu também vou ver como me corre o 2º semestre, vai ser como uma espécie de teste, a ver se já me adaptei melhor ou não.
                            Mas já deu para ver que em eng electrotecnica que é a minha, não é nada do outro mundo reprovar.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                              O meu medo é que para o ano quando for repetir eu não consiga fazer tudo,apesar que eu também vou ver como me corre o 2º semestre, vai ser como uma espécie de teste, a ver se já me adaptei melhor ou não.
                              Mas já deu para ver que em eng electrotecnica que é a minha, não é nada do outro mundo reprovar.

                              tem calma. Tens 18 ou 19 anos não? Ainda te restam muitos anos. Para espaireceres vai até ao departamente de química e aproveita!

                              Comentário


                                #45
                                Ter (muito) medo só prejudica.

                                É bom ter algum para te fazer estudar, mas se for em demasia vais para os exames só fazes é asneira.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                  tem calma. Tens 18 ou 19 anos não? Ainda te restam muitos anos. Para espaireceres vai até ao departamente de química e aproveita!
                                  Ou ao de Eng. do Ambiente.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Keyser_Soze Ver Post
                                    Ou ao de Eng. do Ambiente.
                                    eu fui para química! e já lá vão 6 anos e meio!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                      eu fui para química! e já lá vão 6 anos e meio!

                                      Já começou o 2º semestre,queria ver se fazia algumas cadeiras deste semestre, mesmo que vá reprovar,parece que este mal nas eng's é comum.
                                      E não é o fim do mundo nem significa que nunca mais faça isto.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Um amigo meu passou este ano para o 2º ano.

                                        Entrou ao mesmo tempo que eu e estou no 4º e último ano do meu curso.

                                        Portanto, estás na média!


                                        Vais ver que quando te habituares ao ritmo e ao estudo a sério, vais começar a sentir-te melhor e a tirar boas notas (ou seja, passar!).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                          Já começou o 2º semestre,queria ver se fazia algumas cadeiras deste semestre, mesmo que vá reprovar,parece que este mal nas eng's é comum.
                                          E não é o fim do mundo nem significa que nunca mais faça isto.
                                          acredita que isso não é o fim do mundo.
                                          Eu sei que para muitas pessoas, por vários motivos [financeiros, pessoais, familiares, etc] é complicado chumbar um ano.
                                          Eu felizmente [talvez por ter 2 irmãos que passaram pelo mesmo curso e sentiram na pele o que custou tudo] tenhos uns pais que sempre me compreenderam e apoiaram e assim as coisas custaram menos, apesar dos esforços financeiros que eles sempre fizeram para nos ter a estudar.
                                          Também ter arranjado uma namorada "acalmou-me" em todos os sentidos[não sejam assim] e me conduziu para um caminho mais direitinho nos estudos e na vida.
                                          Ela estava em engª Química e passava pelo mesmo que eu, e depois de nos conhecer-mos, os nossos cursos andaram sobre rodas!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                            acredita que isso não é o fim do mundo.
                                            Eu sei que para muitas pessoas, por vários motivos [financeiros, pessoais, familiares, etc] é complicado chumbar um ano.
                                            Eu felizmente [talvez por ter 2 irmãos que passaram pelo mesmo curso e sentiram na pele o que custou tudo] tenhos uns pais que sempre me compreenderam e apoiaram e assim as coisas custaram menos, apesar dos esforços financeiros que eles sempre fizeram para nos ter a estudar.
                                            Também ter arranjado uma namorada "acalmou-me" em todos os sentidos[não sejam assim] e me conduziu para um caminho mais direitinho nos estudos e na vida.
                                            Ela estava em engª Química e passava pelo mesmo que eu, e depois de nos conhecer-mos, os nossos cursos andaram sobre rodas!

                                            A mim foi ao contrário lol, foi uma enfermeira que me fo*** a vida, e talvez também este 1º ano de fac.E eu apesar de novo trabalho desde os 17, sou eu que pago os meus estudos, não é pelo dinheiro, é por não estar habituado a estudar e reprovar, mas pelos vistos é normal.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                              A mim foi ao contrário lol, foi uma enfermeira que me fo*** a vida, e talvez também este 1º ano de fac.E eu apesar de novo trabalho desde os 17, sou eu que pago os meus estudos, não é pelo dinheiro, é por não estar habituado a estudar e reprovar, mas pelos vistos é normal.
                                              enfermeiras e médicas... No comments!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Entrei com uma média muito boa em engenharia e no 1º ano correu tudo bem, o 2º é que foi pior. Era muitas cadeiras difíceis e para quem queria fazer tudo logo à primeira, na 1ª fase, era puxado. Então se não fosse um gajo certinho ainda pior

                                                Depois o 3º melhorou e o 4º e 5º foi a andar bem atrás do prejuízo. No fim do curso ainda fiz 2 melhorias para ficar com a média que queria

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Eu não diria que é normal, mas antes que é "habitual".

                                                  A culpa não é dos alunos, a culpa é de quem, nas últimas décadas, andou a promover o facilitismo no ensino secundário. Os alunos não estão habituados a trabalhar e estudar a sério e depois é o que se vê...

                                                  Quanto a ti, não desesperes... volta à luta e procura novos métodos de estudo e trabalho. Tudo aquilo que fazias no secundário tem que ser repensado, principalmente a gestão do tempo...
                                                  X2.

                                                  Eu no secundário não fazia nada. E a minha reforma até é a antes desta. Que esta ainda é mais cag@d@. Depois claro que no Superior muita malta "se espeta". Eu inclusivé admito. Este ano já tudo está a correr melhor, ainda assim só posso "perder" 10 créditos este semestre senão chumbo :S
                                                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 04 March 2009, 21:51.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    Fiz fisica e programação.Mas já reprovei,vou ver o que consigo fazer no 2º semestre.
                                                    Vou ver o exame se aquilo está bem corrigido, depois de fazer dois exames diferentes sobre a mesma coisa tirar das duas vezes 9 é obra.
                                                    Fazes bem em ir rever, também ando lá e já me aconteceu numa frequência com duas perguntas terem-se esquecido de lançar a nota da segunda, sendo que valiam 10 valores cada. Fui lá e eles lá puseram a nota da pergunta que faltava...

                                                    Obra bem, tive que ir a recurso desse mesmo exame e o que aconteceu? Fizeram a mesma coisa, na pauta não tenho nota à uma das perguntas...

                                                    Amanha lá vou em outra vez, para reporem o que é devido

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Oh pá! Eu diria que é normalíssimo (*)! E quem diz o contrário não sabe o que é uma faculdade de engenharia...
                                                      Há cá users do fórum, que são meus colegas na Feup, que andaram no Isep, e todos compreendemos essa realidade. O objectivo é sempre fazer o curso em 5 anos, mas há sempre qualquer coisa que falha, ou se reprova, ou a nota não é a desejada.

                                                      Vou-te dar o exemplo da minha história (que não é exemplo nenhum), a ver se levantas a cabeça, pois aposto que nesta altura é disso que precisas.

                                                      Eu sempre fui um aluno jeitoso, aínda antes desta última reforma do ensino secundário (que diga-se de passagem dificulta no dia-a-dia mas nos exames parece o preço certo em euros) andava por lá eu com média sempre ligeiramente acima de 18/19...Eventualmente a minha vida deu voltas e mais voltas e acabei em Mecânica na Feup, demorei a perceber o que queria, mas no final fiquei convicto. Por isso espero que estejas também convicto do que queres, porque isso é importante (como vais ver mais à frente).

                                                      Para piorar a situação a abrir o curso havia umas cadeiras de chacha (que valem 1 crédito cada) que foram limpas com alta nota sem pegar numa folha...
                                                      Depois...depois é que veio o bem bom...no meu primeiro exame "a sério", se não me engano tirei 4 ou 6...a verdade é que não estudava...e melhor aínda, as cadeiras eram genuinamente difíceis. Estava tramado. Eu bem que tinha ouvido os relatos de colegas mais velhos que diziam "ui...nunca mais saio daqui, etc etc...", mas estava convicto de que isso não se aplicava a mim.
                                                      No segundo semestre, estudei, estudei, e reprovei a duas cadeiras com 8 (passava-se com 8,5) e 9...Foi o descalabro, comecei a duvidar das minhas capacidades, não conseguia pensar noutra coisa a não ser numa forma de organizar a "situação"...no primeiro mês de férias tinha que ir para a cama muito cansado, se não ficava a remoer aquilo e a auto-criticar-me e nem dormia bem.
                                                      Os motivos para este "insucesso" são tão variados quanto os casos (as enferemeiras estão em quase todos, e as médicas também, e as nutricionistas, e as de letras são aínda mais malucas, mas isso não interessa), cada um tem os seus. Já vi de tudo, desde uma desmotivação tal que leva a não fazer uma única cadeira num semestre, a cadeiras com taxas de aprovação abaixo dos 20%, o pessoal não mora com os pais... Por isso digo que é normalíssimo, sim, normalíssimo,(*) mas não justificável. Possívelmente reprovou muita gente, não te deixes levar no reconfortante "ah...tanta gente que reprovou".

                                                      No fundo, no fundo, o que falhou?
                                                      Estudar? Pensas que te esforçaste? Desculpa ser assim directo, mas se não passaste, não fizeste o suficiente, é assim, puro e duro. Se houve pelo menos uma pessoa a passar, esse aluno mostrou que não era impossível, por isso tu devias ter conseguido. E quanto a morrer na praia, se soubesses a quantidade de 9 e 8 que aparecem em pautas mas que correspondem a 7 ou mesmo 6...para efeitos práticos é o mesmo.
                                                      Tens que estudar mais, ou melhor (provavelmente esta segunda hipótese), esforçar-te mais...leste quando disse que esperava que estivesses convicto daquilo que queres? Pois bem, se estás convicto que queres fazer o curso, tens que te esforçar, porque se te esforçares vais (não posso dizer de certeza absoluta, mas o simples facto de teres escrito o que escreveste dá-me uma ideia) conseguir. E cada cadeira bem feita vai-te dar aínda mais alento, e estudar vai tornar-se mais fácil (não muito...mas vai), é um ciclo motivante. Mete isto na cabeça, se não te esforças, e eu acredito que tu pensas que te esforças, se não te superas, não vais lá.
                                                      Tenho um amigo que quando tem que fazer sacrifício para estudar pensa em porsches...é o factor motivante dele, arranja um que te valha, se calhar funciona! Esse mesmo amigo também me disse para pensar "um semestre de cada vez", numa das vezes em que eu estava "a bater mal" com a ideia de ter cadeiras em atraso (no plural é do piorio), e é um optimo conselho! Deves estar agora a fazer contas e mais contas sobre como vai ser para agora recuperares o que tens em atraso, etc etc...esquece! Olha para este novo semestre e dá-lhe com a alma, como se diz. Mas não digas "agora é que vai ser", faz acontecer! Vais ver que cada vez que te aperceberes que dominas um assunto te vais sentir melhor e mais confiante, persegue essa sensação, faz os sacrifícios que tiveres que fazer por ela, porque vale a pena!

                                                      Uma última nota. Fizeste Física, não foi? Pelo que me dizem os meus colegas é a cadeira mais difícil do semestre, se não estou em erro...Decerto que és um tipo inteligente, e pronto, aconteceu...já sabes as consequências (tens que fazer para o ano), agora preocupa-te em fazer este semestre todo direitinho, e não duvides que se te esforçares podes conseguir. Para o ano vingas-te. Não cometas o erro de te inscrever a 7 ou 8 cadeiras num semestre (tenho aquela sensação que este conselho vai ser ignorado, como eu ignorei quando uma professora mo deu).

                                                      Ah...e as tuas namoradas de saúde e letras (e provavelmente qualquer curso que te lembres) vão ter sempre notas melhores que as tuas, e os problemas delas (que para elas são sempre muito complicados) vão parecer coisas pequeninas à beira dos teus...Mas tu andas em Engenharia, e isso é o que interessa.

                                                      Desculpem o enormíssimo testamento, mas quando fui eu, bem que precisava de que alguem me tivesse dito umas coisas destas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Obrigado pelo teu testumunho Mr Brown

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                          Obrigado pelo teu testumunho Mr Brown
                                                          Tópico "Reprovados Anónimos"? Bolas...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                                            Oh pá! Eu diria que é normalíssimo (*)! E quem diz o contrário não sabe o que é uma faculdade de engenharia...
                                                            Há cá users do fórum, que são meus colegas na Feup, que andaram no Isep, e todos compreendemos essa realidade. O objectivo é sempre fazer o curso em 5 anos, mas há sempre qualquer coisa que falha, ou se reprova, ou a nota não é a desejada.

                                                            Vou-te dar o exemplo da minha história (que não é exemplo nenhum), a ver se levantas a cabeça, pois aposto que nesta altura é disso que precisas.

                                                            Eu sempre fui um aluno jeitoso, aínda antes desta última reforma do ensino secundário (que diga-se de passagem dificulta no dia-a-dia mas nos exames parece o preço certo em euros) andava por lá eu com média sempre ligeiramente acima de 18/19...Eventualmente a minha vida deu voltas e mais voltas e acabei em Mecânica na Feup, demorei a perceber o que queria, mas no final fiquei convicto. Por isso espero que estejas também convicto do que queres, porque isso é importante (como vais ver mais à frente).

                                                            Para piorar a situação a abrir o curso havia umas cadeiras de chacha (que valem 1 crédito cada) que foram limpas com alta nota sem pegar numa folha...
                                                            Depois...depois é que veio o bem bom...no meu primeiro exame "a sério", se não me engano tirei 4 ou 6...a verdade é que não estudava...e melhor aínda, as cadeiras eram genuinamente difíceis. Estava tramado. Eu bem que tinha ouvido os relatos de colegas mais velhos que diziam "ui...nunca mais saio daqui, etc etc...", mas estava convicto de que isso não se aplicava a mim.
                                                            No segundo semestre, estudei, estudei, e reprovei a duas cadeiras com 8 (passava-se com 8,5) e 9...Foi o descalabro, comecei a duvidar das minhas capacidades, não conseguia pensar noutra coisa a não ser numa forma de organizar a "situação"...no primeiro mês de férias tinha que ir para a cama muito cansado, se não ficava a remoer aquilo e a auto-criticar-me e nem dormia bem.
                                                            Os motivos para este "insucesso" são tão variados quanto os casos (as enferemeiras estão em quase todos, e as médicas também, e as nutricionistas, e as de letras são aínda mais malucas, mas isso não interessa), cada um tem os seus. Já vi de tudo, desde uma desmotivação tal que leva a não fazer uma única cadeira num semestre, a cadeiras com taxas de aprovação abaixo dos 20%, o pessoal não mora com os pais... Por isso digo que é normalíssimo, sim, normalíssimo,(*) mas não justificável. Possívelmente reprovou muita gente, não te deixes levar no reconfortante "ah...tanta gente que reprovou".

                                                            No fundo, no fundo, o que falhou?
                                                            Estudar? Pensas que te esforçaste? Desculpa ser assim directo, mas se não passaste, não fizeste o suficiente, é assim, puro e duro. Se houve pelo menos uma pessoa a passar, esse aluno mostrou que não era impossível, por isso tu devias ter conseguido. E quanto a morrer na praia, se soubesses a quantidade de 9 e 8 que aparecem em pautas mas que correspondem a 7 ou mesmo 6...para efeitos práticos é o mesmo.
                                                            Tens que estudar mais, ou melhor (provavelmente esta segunda hipótese), esforçar-te mais...leste quando disse que esperava que estivesses convicto daquilo que queres? Pois bem, se estás convicto que queres fazer o curso, tens que te esforçar, porque se te esforçares vais (não posso dizer de certeza absoluta, mas o simples facto de teres escrito o que escreveste dá-me uma ideia) conseguir. E cada cadeira bem feita vai-te dar aínda mais alento, e estudar vai tornar-se mais fácil (não muito...mas vai), é um ciclo motivante. Mete isto na cabeça, se não te esforças, e eu acredito que tu pensas que te esforças, se não te superas, não vais lá.
                                                            Tenho um amigo que quando tem que fazer sacrifício para estudar pensa em porsches...é o factor motivante dele, arranja um que te valha, se calhar funciona! Esse mesmo amigo também me disse para pensar "um semestre de cada vez", numa das vezes em que eu estava "a bater mal" com a ideia de ter cadeiras em atraso (no plural é do piorio), e é um optimo conselho! Deves estar agora a fazer contas e mais contas sobre como vai ser para agora recuperares o que tens em atraso, etc etc...esquece! Olha para este novo semestre e dá-lhe com a alma, como se diz. Mas não digas "agora é que vai ser", faz acontecer! Vais ver que cada vez que te aperceberes que dominas um assunto te vais sentir melhor e mais confiante, persegue essa sensação, faz os sacrifícios que tiveres que fazer por ela, porque vale a pena!

                                                            Uma última nota. Fizeste Física, não foi? Pelo que me dizem os meus colegas é a cadeira mais difícil do semestre, se não estou em erro...Decerto que és um tipo inteligente, e pronto, aconteceu...já sabes as consequências (tens que fazer para o ano), agora preocupa-te em fazer este semestre todo direitinho, e não duvides que se te esforçares podes conseguir. Para o ano vingas-te. Não cometas o erro de te inscrever a 7 ou 8 cadeiras num semestre (tenho aquela sensação que este conselho vai ser ignorado, como eu ignorei quando uma professora mo deu).

                                                            Ah...e as tuas namoradas de saúde e letras (e provavelmente qualquer curso que te lembres) vão ter sempre notas melhores que as tuas, e os problemas delas (que para elas são sempre muito complicados) vão parecer coisas pequeninas à beira dos teus...Mas tu andas em Engenharia, e isso é o que interessa.

                                                            Desculpem o enormíssimo testamento, mas quando fui eu, bem que precisava de que alguem me tivesse dito umas coisas destas.

                                                            COmeçaste bem, eu sai do secundario, ora bem isto vai ser pa se limpar em 5 anos que até já tneho emprego á minha espera e tudo,quem reprova é porque não estuda e tal.
                                                            COmeço eu a estudar e a ver só 9's na pauta é aquela sensação de me sentir burro, como tu dizes uma pessoa começa a duvidar das capacidades, eu até já pensei se estou cá a fazer alguma coisa.

                                                            Um semestre de cada vez,eu reprovei a uma cadeira que é fundamentos da electrotecnia que é a base de duas cadeiras do 2º semestre, em que se deduz que já sabes aquilo e ensinam mais,ora bem eu reprovei com 9,e eu sei o funcionamento dos circuitos e componentes.Pode ser que ajude a faze-las e ajude a saber mais para o ano quando repetir.Eu duvidei que já pensei que no 2º semestre mais valia nem ir.Mas já vi que tenho é de me esforçar ainda mais.

                                                            Sim fiz fisica, e sim houveram muitas reprovações, tantas que até vão fazer uma epoca especial de exames apra fisica.
                                                            Vou ver como me corre o 2º semestre, ao menos já levei com o choque do 1º semestre. E muito obrigado pelo texto.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Já agora como é que se muda o nome do tópico? para CHumbados anónimos!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X