Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Fim da Papelaria Fernandes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Vou tentar ser breve e conciso. Trabalhei lá 10 anos, entrei com 18 e saí com 28. Hoje com 30 anos não me arrependo da minha opção, que foi a saída. Esta minha atitude teve como base o meu prognóstico para esta casa centenária, o seu fim. Aconteceu 2 anos e tal depois. Mas mais que a minha experiência nessa casa (que me deu algum know-how pessoal e profissional) é a experiência familiar, pois é meus amigos, a minha mãe trabalhou lá 13 anos e foi também indeminizada numa altura de restruturação e de ainda "vacas gordas", levou 2.5x mês. O meu pai ainda lá está, com mais de 40 anos ao serviço daqueles, desculpem-me a expressão " Filhos de uma Grande P*ta"... Neste momento o meu pai sabe que recebe este mês mas depois nada levará sem ser a carta para o fundo de desemprego. Triste sina, e triste pagamento para quem deu quase meio século aquela casa.

    Com 10 anos daquela casa, e com as histórias que sempre ouvia e passei a presenciar, posso seguramente afirmar que quem passou pelas várias administrações após os anos 80, afundou e queimou o nome PAPELARIA FERNANDES, baseando-se numa política de baixos salários e péssimas condições de trabalho, os bom bons todos iam para os Doctores e Engenheiros que quando lá cegavam eram os senhores com a 4ª classe lhes ensinavam as coisas, sim porque a teoria é diferente da prática, esquecem-se é que um ordenado de 600€ é bem diferente de 1300 e 2500€, com telemóvel, carro e cartão de saúde à conta da casa. Nunca mas mesmo nunca cortaram no que havia "em grande" mesmo quando as contas se continuavam a afundar. 75 milhões de euros é o balanço final, e 400 trabalhadores a "xuxar no dedo" o funeral de tão grandiosa casa. Mas no meio disto tudo, pedem insolvência e passado uns meses abrem com outro nome. Fantástico.


    p.s. Muitas das coisas que aqui disseram posso garantir que são verdadeiras:

    - Pessoas à frente de departamentos sem formação para tal
    - Total desorganização
    - Antipatia (Apatia) quase geral
    - Abertura de lojas só por abrir sem qualquer prospeção de mercado


    etc,etc

    Comentário


      #32
      Por falar em Staples, tenho 3 relativamente perto de casa (Maia).

      Há uma na circunvalação, perto do NS. Há outra na via norte, ao lado da Makro e finalmente, ainda tenho outra logo a seguir ao Jumbo da Maia, na zona industrial.

      Parecem-me Staples a mais...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
        A minha mulher trabalhou na Papelaria Fernandes durante um ano.

        É IMPRESSIONANTE a quantidade de produtos de maior procura, sobretudo no segmento de arte, que a empresa PF deixou de representar em Portugal (nalguns casos, tinha mesmo o exclusivo) por incumprimento nos pagamentos a fornecedores.

        Aliás, de um modo geral é também impressionante a inabilidade da PF para apostar nos produtos mais atractivos. O que a mantinha era sobretudo o nome, principalmente junto da classe média-alta.

        Se existem exemplos de falência por incompetência ao mais alto nível, este é um deles. Só lamento pelos trabalhadores, que inevitavelmente são os únicos que sofrem.
        Tem piada, estava mesmo a lembrar-me de quem é que conheci que disse que trabalhou na PF... e agora já me recordei!
        Como é que anda por aí a vida nos trópicos?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
          Era o fim á muito esperado. As dificuldades não são de agora.
          As empresas arrastam-se até mais não na tentativa de sobreviver.
          Penso que é um erro, pois quando acabam por se apresentar á falência deixam uma data de gente pendurada. Não sei se é o caso mas normalmente é o que acontece.

          Comentário


            #35
            Infelizmente já previa que isto acontece-se


            A PF não se soube adaptar às novas leis de mercado. Além disso sempre passou uma imagem de ser mais cara do que as outras e ainda assim não acrescentar um valor que a diferencia-se para compensar...



            PS: Já fui cliente, aliás ainda tenho cartão de cliente. Lamento a fraca gestão

            Comentário


              #36
              Só tenho pena de quem vai ficar desempregado...

              Ao que parece, não era nada de especial, nem tentavam decentemente ter sucesso... enfim... os gestores portugueses...



              Mas também... D. Beatriz ftw!!!!! Lá é que é!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                Que é isto?
                Googla por qrcode

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Em contrapartida, a zona de Odivelas/Loures não tem nada do género, e já se justificava! Já muitas vezes me perguntei, porquê?
                  Daqui a um mes já tens um perto de casa

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por capitão iglo Ver Post
                    Mas afinal o que é isto?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      O Joe Berardo qualquer dia tem de ir para a rua pedir esmola....

                      [editar] História

                      José (Joe) Berardo é um coleccionador compulsivo. Desde menino que juntava selos, caixas de fósforos ou postais de navios que atracavam na sua ilha. Hoje, o quinto homem mais rico de Portugal[carece de fontes?] , com uma fortuna estimada em 980 milhões de euros.
                      Aos 19 anos emigrou para África do Sul onde casou com Carolina Conceição de quem tem dois filhos, Renato e Cláudia.
                      Na década de 1980 chegou a Presidente do então Bank of Lisbon, agora Mercantile Bank Holdings do Grupo Caixa Geral de Depósitos [3].
                      Em 1989 disse que nunca regressaria a Portugal, facto que não se confirmou. O sentido pelos negócios nasceu em solo africano. Em poucos anos ergueu o grupo Egoli Consolidated Mines Limited. O grupo – que congregava diversas explorações mineiras de ouro e de extracção do ouro a partir de recuperação em areias auríferas – transformou-se numa das 1000 maiores empresas sul-africanas[carece de fontes?]. Foi também em 13-03-1985 que recebeu o grau de comendador pela Ordem do Infante D. Henrique entregue pelo então Presidente da República, general Ramalho Eanes[carece de fontes?]. Em 2004 recebeu a Grã-Cruz da mesma Ordem[carece de fontes?].

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        O Joe Berardo qualquer dia tem de ir para a rua pedir esmola....

                        [editar] História

                        José (Joe) Berardo é um coleccionador compulsivo. Desde menino que juntava selos, caixas de fósforos ou postais de navios que atracavam na sua ilha. Hoje, o quinto homem mais rico de Portugal[carece de fontes?] , com uma fortuna estimada em 980 milhões de euros.
                        Aos 19 anos emigrou para África do Sul onde casou com Carolina Conceição de quem tem dois filhos, Renato e Cláudia.
                        Na década de 1980 chegou a Presidente do então Bank of Lisbon, agora Mercantile Bank Holdings do Grupo Caixa Geral de Depósitos [3].
                        Em 1989 disse que nunca regressaria a Portugal, facto que não se confirmou. O sentido pelos negócios nasceu em solo africano. Em poucos anos ergueu o grupo Egoli Consolidated Mines Limited. O grupo – que congregava diversas explorações mineiras de ouro e de extracção do ouro a partir de recuperação em areias auríferas – transformou-se numa das 1000 maiores empresas sul-africanas[carece de fontes?]. Foi também em 13-03-1985 que recebeu o grau de comendador pela Ordem do Infante D. Henrique entregue pelo então Presidente da República, general Ramalho Eanes[carece de fontes?]. Em 2004 recebeu a Grã-Cruz da mesma Ordem[carece de fontes?].

                        Comentário


                          #42
                          Se o Berardo tivesse hoje que pagar o que deve (...) pelos seus desvairos, nomeadamente BCP, ficava a viver por debaixo da ponte.

                          Deve ter algum debaixo do colchão, mas acima de tudo uma grande compreensão por parte das autoridades financeiras.

                          E nos tais super projectos onde está envolvido, os sócios querem a toda a força metê-lo no olho da rua.

                          Eu se fosse a ele, ia registar-me no Centro de Emprego mais próximo...

                          Comentário


                            #43
                            Ainda ninguém comentou o meu post!?!? Devo ter sido tão explícito que ninguém me questiona nem desmente nada...estranho mas ok.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Mas afinal o que é isto?
                              Então mas tu não sabes?!?!?!?...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                Tem piada, estava mesmo a lembrar-me de quem é que conheci que disse que trabalhou na PF... e agora já me recordei!
                                Como é que anda por aí a vida nos trópicos?
                                Próspera QB. Espero e acredito que por aí nos "arredores do Pólo" (passe o exagero) também se esteja bem melhor do que nosso rectângulo natal.

                                Um abraço para ti e um beijo para a minha colega.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                  Ainda ninguém comentou o meu post!?!? Devo ter sido tão explícito que ninguém me questiona nem desmente nada...estranho mas ok.
                                  Estamos em sintonia (vê o meu post na 1ª página).

                                  Na PF, salvo raras excepções, o critério na atribuição de cargos de responsabilidade são as simpatias, não a competência, o que resulta numa hierarquia cheia de imbecis.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                    Então mas tu não sabes?!?!?!?...

                                    Sei que é um codigo usado nas fabricas como o codigo de barras, mas nao tou a ver é o que tem a ver com o que se estava a falar no topico.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                      Ainda ninguém comentou o meu post!?!? Devo ter sido tão explícito que ninguém me questiona nem desmente nada...estranho mas ok.


                                      Eu acreditei naquilo que disseste!


                                      É de lamentar, mas infelizmente não me surpreende! Essa "Casa" sempre passou uma imagem de incompetência grosseira, nomeadamente no atendimento a público e gestão de prazos e até na visão estratégica

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Sei que é um codigo usado nas fabricas como o codigo de barras, mas nao tou a ver é o que tem a ver com o que se estava a falar no topico.
                                        Tem a ver que, eu, já tinha reparado no avatar do mundano e ontem lembrou-me de lhe responder.

                                        Desde que não se desconverse e que se continue dentro do tema do tópico (regra de etiqueta que muitos parecem desconhecer) não estou a ver o problema.

                                        Mas já agora, para não te sentires excluído:

                                        The Kaywa Reader

                                        qrcode.png

                                        Desculpem o off tópic.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                          Ainda ninguém comentou o meu post!?!? Devo ter sido tão explícito que ninguém me questiona nem desmente nada...estranho mas ok.
                                          É embaraçoso demais para muita gente e é algo do qual já tinha falado por aqui há uns meses.

                                          Mas o grave não é uma empresa nacional "funcionar" assim, o grave é bastantes empresas, mais do que seria aceitável, funcionarem assim, culpando depois, tudo a sua volta estado, colaboradores, sindicatos, o ordenado mínimo, etc, etc... e acharem que estão bem.

                                          E pior em vez de ouvirem quem os avisava, mataram o mensageiro acusando-o de ser vermelho, amarelo e azul...

                                          Não será a ultima, infelizmente.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                            Próspera QB. Espero e acredito que por aí nos "arredores do Pólo" (passe o exagero) também se esteja bem melhor do que nosso rectângulo natal.

                                            Um abraço para ti e um beijo para a minha colega.
                                            Está dado. Abraços.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Felizmente, esta crise vai permitir separar o trigo do joio, no que se refere à gestão das empresas em Portugal.

                                              Está mais que visto que não é possível manter uma gestão despreocupada e irresponsável, com vista a maximizar o lucro das empresas.
                                              Muitas empresas são estupidamente mal geridas, e que só se mantêm em funcionamento por:
                                              - Área de negócio não muito afectada pela crise
                                              - Clientes ou contas regulares, que vão permitindo sobreviver
                                              - Lucros de exercicios anteriores que vão sendo utilizados neste momento mais dificil
                                              - Capital dos sócios para cobrir prejuízos
                                              - Não cumprimentos das obrigações, dificultando o funcionamento de outras empresas relacionadas
                                              - Exploração dos funcionários

                                              Estamos num momento em que os erros de gestão pagam-se caro, em que os custos não controlados podem deitar abaixo uma empresa num ápice.

                                              A Papelaria Fernandes é um exemplo, mas muitos mais vão acontecer durante este ano....

                                              Ou os patrões, directores, gestores e demais funcionários se mentalizam que temos de lutar para o mesmo objectivo, ou nunca mais sairemos deste marasmo...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                É embaraçoso demais para muita gente e é algo do qual já tinha falado por aqui há uns meses.

                                                Mas o grave não é uma empresa nacional "funcionar" assim, o grave é bastantes empresas, mais do que seria aceitável, funcionarem assim, culpando depois, tudo a sua volta estado, colaboradores, sindicatos, o ordenado mínimo, etc, etc... e acharem que estão bem.

                                                E pior em vez de ouvirem quem os avisava, mataram o mensageiro acusando-o de ser vermelho, amarelo e azul...

                                                Não será a ultima, infelizmente.

                                                O que me custa são as milhares de pessoas, que estão e irão sofrer com o fecho das empresas. Muitas delas já com idades complicadas para serem inseridas em empresas alternativas...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                  O que me custa são as milhares de pessoas, que estão e irão sofrer com o fecho das empresas. Muitas delas já com idades complicadas para serem inseridas em empresas alternativas...
                                                  Esta é a parte mais complexa da questão. As pessoas.

                                                  Quanto ao resto, desde o princípio (já são uns anitos...) que se tem vindo a alertar as pessoas que é preciso mudar a mentalidade e sair do imobilismo dos tais direitos e garantias que alguns apregoam como inquestionáveis, a apregoar modelos de intervenção que infelizmente deram provas de desastrosos.

                                                  O resultado está à vista.

                                                  O mar está cada vez mais vermelho...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                    O que me custa são as milhares de pessoas, que estão e irão sofrer com o fecho das empresas. Muitas delas já com idades complicadas para serem inseridas em empresas alternativas...
                                                    Um qq administrador disse a uma das Tv, que nenhum dos 400 trabalhadores (?) seria dispensado... mas pelos vistos não é bem assim.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                      O que me custa são as milhares de pessoas, que estão e irão sofrer com o fecho das empresas. Muitas delas já com idades complicadas para serem inseridas em empresas alternativas...
                                                      A mim também, mas quem gere desta maneira criminosa, não tem em conta as pessoas, nem os seus direitos elementares, vivem num mundo de luxos e previlegios incomportaveis, mas culpam os outros da sua soberba, porque afinal nunca chega e há sempre a mesma velha k7, a da fraca produtividade, a do povo, a da falta de maneiras, as cores, os passarinhos, o alinhamento dos planetas, dos designios dos deuses, para justificar a velha e tacanha maneira de viver.

                                                      Achar que o direito a estabilidade na vida, especialmente como referes, em idades em que já são velhos para trabalhar e demasiado novos para se reformarem, o direito a um vencimento decente, a um futuro, são imobilismo e privilégios e desta maneira culpa-se quem trabalha.

                                                      Quem trabalha, é quem acaba a pagar os erros da ganancia alheia.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Um qq administrador disse a uma das Tv, que nenhum dos 400 trabalhadores (?) seria dispensado... mas pelos vistos não é bem assim.
                                                        Temos de ser racionais acima de tudo, afinal há agora esta crise, que veio piorar a já difícil situação de muitas empresas e cidadãos.

                                                        O que temos de garantir é que quem despede, o faz de maneira racional e porque não tem outra alternativa.

                                                        Não porque se quer aproveitar da situação.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                          Temos de ser racionais acima de tudo, afinal há agora esta crise, que veio piorar a já difícil situação de muitas empresas e cidadãos.

                                                          O que temos de garantir é que quem despede, o faz de maneira racional e porque não tem outra alternativa.

                                                          Não porque se quer aproveitar da situação.
                                                          O meu comentário vem no seguimento do que foi dito pelo sr. na televisão e o que foi dito pelo user, sobre o despedimento do seu pai.

                                                          Se é absolutamente necessário ou não para a saúda da empresa, eu não sei, mas o tal administrador disse que não estavam em causa postos de trabalho

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            O meu comentário vem no seguimento do que foi dito pelo sr. na televisão e o que foi dito pelo user, sobre o despedimento do seu pai.

                                                            Se é absolutamente necessário ou não para a saúda da empresa, eu não sei, mas o tal administrador disse que não estavam em causa postos de trabalho
                                                            Bem esperemos para ver.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                              A mim também, mas quem gere desta maneira criminosa, não tem em conta as pessoas, nem os seus direitos elementares, vivem num mundo de luxos e previlegios incomportaveis, mas culpam os outros da sua soberba, porque afinal nunca chega e há sempre a mesma velha k7, a da fraca produtividade, a do povo, a da falta de maneiras, as cores, os passarinhos, o alinhamento dos planetas, dos designios dos deuses, para justificar a velha e tacanha maneira de viver.

                                                              Achar que o direito a estabilidade na vida, especialmente como referes, em idades em que já são velhos para trabalhar e demasiado novos para se reformarem, o direito a um vencimento decente, a um futuro, são imobilismo e privilégios e desta maneira culpa-se quem trabalha.
                                                              A questão é que não é preciso haver gestão criminosa para as coisas correrem mal.

                                                              Quem trabalha, é quem acaba a pagar os erros da ganancia alheia.
                                                              Quem trabalha por conta de outrem.. parra os erros de outrem. Se não lhe agrada... todos sabemos qual é a solução.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X