Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão do Cidadão Obriga a votar na freguesia de residencia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    Uma vergonha tanto tempo depois do tal falado Simplex, o cartão do cidadão ainda não funciona, que bando de incompetentes que gastam milhões de Euros no Simplex e nada funciona.

    Por causa do Cartão de utente da SS, fui obrigado a tirar cartão de cidadão, resultado sempre que preciso de ir ao Centro de Saude, tenho de levar o cartão do cidadão e uma declaração da SS se pago ou não Taxas Moderadoras, Cartão + folha A4, simplex não? Hoje para votar apresento o cartão de eleitor e cartão do cidadão, não consta das listas, fui direito à Junta de freguesia, o sistema informatico em Lisboa, atribui outro numero de eleitor, e colocou-me a votar na mesma freguesia mas noutra mesa num local completamente diferente!!!

    Como eu, só na minha freguesia, havia dezenas de pessoas sem saber onde ir votar, por alteração apenas do local/mesa de voto, é o máximo da Incompetência este governo de Socrates.

    Ouvi 2 pessoas a dizer que já não iam procurar mais, simplesmente não votavam!

    È incrivel como a incompetência do Socrates priva os cidadãos de um direito de votar!!!
    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    E porque é que eu devia de ir ver o numero de eleitor, se eu tenho o cartão antigo em papel e não mudei de residência? Só porque tive a infelicidade de ter que tirar um CC, tenho de confirmar todos os dados mesmo aqueles que estão escritos eletronicamente e que não existem máquinas para ler o chip?

    Inclusivé nas ultimas legislativas já tinha CC, votei normalmente com o cartão do eleitor antigo!!!
    Houve actualizações recentes dos locais de voto através do código postal, ou seja, mesmo que não tenhas mudado de residência, os três últimos dígitos do CP é que ditam onde votas.

    Nos próprios locais de voto estavam disponíveis meios electrónicos para confirmar o local de voto. Também havia informação sobre como obter os dados via sms. Apesar de ser um dado habitualmente pedido não é necessário conhecer o nº de eleitor.

    Originalmente Colocado por Metro Ver Post
    O meu marido fez o cartão do cidadão com nova morada , quando foi ao portal o local de voto mantinha-se a antiga morada .
    Como ele sabia que era obrigado a votar na nova morada e que isto ia dar em pessegada nem foi votar.
    Por os vistos fez bem ou era mais um na confusão.
    (...)
    Depende... se o CC tiver sido feito há menos de 60 dias a freguesia de voto não muda visto que os cadernos eleitorais estão fechados. A actualização só é feita depois da sua reabertura.
    Editado pela última vez por MrsX; 24 January 2011, 08:47.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
      É tão simples como um José Sócrates votar na Covilhã...

      E de certeza que ele precisa de certificados de residência como qualquer cidadão.

      E quando digo ele, digo qualquer outro, o que não faltam é políticos a irem votar na terrinha de suposta origem, já o Barroso era em Valença ou lá o que era, o Guterres ali para os lados de Castelo Branco, etc.
      Nada de anormal nem de ilegal.

      Basta lembrar da deputada do PS que tinha residência oficial em Paris e por isso queria o pagamento integral das despesas de deslocação.

      O local de residência oficial não tem nada a haver com o sitio aonde moramos. A grande maioria dos deputados tem residência oficial fora de Lisboa embora morem em Lisboa.

      Agora o que não faz nenhum sentido é que com o Cartão do Cidadão um eleitor não possa já exercer o seu direito de voto em qualquer local de voto.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
        (...)

        Nos próprios locais de voto estavam disponíveis meios electrónicos para confirmar o local de voto. Também havia informação sobre como obter os dados via sms. Apesar de ser um dado habitualmente pedido não é necessário conhecer o nº de eleitor.


        (...).
        No caso do sítio onde votei, havia um computador disponível para umas 16 mesas de voto.

        Na altura em que estive lá, o site não funcionava, nem os sms. Houve muita gente que foi embora por causa disso.

        Ainda fui à mesa onde votei para as legislativas e as senhoras ainda andaram à procura do meu nome na lista, mas nada...

        Felizmente, o site voltou a funcionar e por telefone, alguém que estava em casa arranjou o meu nr de eleitor e lá pude ir à mesa de voto correcta (que tinha mudado, em relação às legislativas).

        Ou seja, sem número de eleitor, não conseguia votar.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Real Ver Post
          No caso do sítio onde votei, havia um computador disponível para umas 16 mesas de voto.

          Na altura em que estive lá, o site não funcionava, nem os sms. Houve muita gente que foi embora por causa disso.

          Ainda fui à mesa onde votei para as legislativas e as senhoras ainda andaram à procura do meu nome na lista, mas nada...

          Felizmente, o site voltou a funcionar e por telefone, alguém que estava em casa arranjou o meu nr de eleitor e lá pude ir à mesa de voto correcta (que tinha mudado, em relação às legislativas).

          Ou seja, sem número de eleitor, não conseguia votar.
          Como sabia o meu nº, disse-o, mas quem estava na mesa disse que caso não soubesse não havia problema.

          Em relação ao site e sms, como não precisei, não sabia se estavam ou não a funcionar. Podia também ter havido um maior alerta relativamente à necessidade das pessoas confirmarem o local de voto.

          Mas diga-se em abono da verdade que gostamos muito de deixar as coisas para a última... se a maioria das pessoas tivesse confirmado o local de voto na semana anterior, muitas destas confusões não teriam surgido.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            Como sabia o meu nº, disse-o, mas quem estava na mesa disse que caso não soubesse não havia problema.

            Em relação ao site e sms, como não precisei, não sabia se estavam ou não a funcionar. Podia também ter havido um maior alerta relativamente à necessidade das pessoas confirmarem o local de voto.

            Mas diga-se em abono da verdade que gostamos muito de deixar as coisas para a última... se a maioria das pessoas tivesse confirmado o local de voto na semana anterior, muitas destas confusões não teriam surgido.
            No meu caso, não confirmei porque pensei que me mantinham o mesmo nº de eleitor.
            Já no caso do meu irmão, o nº é o mesmo e tem o cc.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
              Não. Mas se eu em casa descobri o meu numero, qual era a dificuldade de fazerem o mesmo nas mesas de voto ?




              Apenas passados 60 dias o sistema assume a nova morada.
              Se está no portal a antiga morada, é nessa que vota.

              A dificuldade era não haver computadores nas mesas de voto, dificil?

              Eu desloquei-me à Junta e estavam com muitas dificuldades em aceder ao site, devido provavelmente a haver muitos acessos em simultaneo.

              O problema fui tudo menos Pontual, nunca tinha visto eleições assim, as pessoas desorientadas sem poderem votar! E devido à dificuldade a desistirem!

              Comentário


                #67
                Voto desde 1983 (e acompanho os meus pais desde 1975) e nunca assisti a uma desorganização como a de ontem.

                Comentário


                  #68
                  Usamos nas mesas de voto tecnologia da era da invenção da escrita:
                  #Lista em papel organizada por nº de eleitor
                  #lapis

                  Que tal ter um computador (maganhães por ex.) ligado á base de dados?
                  È DIFICIL
                  Editado pela última vez por lufra; 24 January 2011, 11:11.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                    Usamos nas mesas de voto tecnologia da era da invenção da escrita:
                    #Lista em papel organizada por nº de eleitor
                    #lapis

                    Que tar ter um computador (maganhães por ex.) ligado á base de dados?
                    È DIFICIL
                    Como é que é possível quererem agregar toda a informação pessoal dum chip do Cartão de Cidadão e depois nem haver um simples leitor para ler a informação nele contida?

                    Comentário


                      #70
                      Se ao menos tivessem feito publicidade durante a semana para que toda a gente fosse ao site portaldoeleitor confirmar o seu número de eleitor e mesa de voto, já tinha sido muito bom, mas nem disso se lembraram.

                      Mas o que deviam ter feito quando fizeram o CC era colocar lá o nº de eleitor, ou pelo menos inclui-lo na carta que entregam juntamente com o CC.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Se ao menos tivessem feito publicidade durante a semana para que toda a gente fosse ao site portaldoeleitor confirmar o seu número de eleitor e mesa de voto, já tinha sido muito bom, mas nem disso se lembraram.

                        Mas o que deviam ter feito quando fizeram o CC era colocar lá o nº de eleitor, ou pelo menos inclui-lo na carta que entregam juntamente com o CC.
                        Incluir o nº de leitor no CC seria muito complicado, se não impossível. Isto porque, nos moldes em que actualmente as coisas funcionam, o nº de eleitor muda consoante o local de recenseamento. Para que o nº constasse no cartão teria que ser único e inalterável, o que obrigaria a toda uma reorganização dos cadernos eleitorais e do recenseamento.

                        Quanto à carta que entregam com o CC... qual carta? A carta para levantamento do CC, que tem os códigos? Para isso mais vale cada um guardar o comprovativo de pedido inicial que lhe deram quando tratou do CC, que contém todos os dados.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Incluir o nº de leitor no CC seria muito complicado, se não impossível. Isto porque, nos moldes em que actualmente as coisas funcionam, o nº de eleitor muda consoante o local de recenseamento. Para que o nº constasse no cartão teria que ser único e inalterável, o que obrigaria a toda uma reorganização dos cadernos eleitorais e do recenseamento.
                          Não sei como isso funciona mas posso constatar que o meu (tenho 45 anos) nunca mudou e o da minha irmã (58 anos) mudou pela primeira vez este ano. Ambos temos Cartão de Cidadão. Vá-se lá perceber porque é que o número dela mudou este ano ?!
                          Editado pela última vez por Jbranco; 24 January 2011, 12:11.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Não sei como isso funciona mas posso constatar que o meu (tenho 45 anos) nunca mudou e o da minha irmã (58 anos) mudou pela primeira vez este ano. Ambos temos Cartão de Cidadão. Vá-se lá perceber porque é que o número de eleitor dela mudou pela primeira vez este ano e o meu não?!
                            Pois olha... o meu já mudou 3 vezes e vai mudar uma 4ª . Isto porque consoante ia mudando de concelho de residência ia fazendo o recenseamento na freguesia onde morava.

                            Por acaso não terá havido alteração dos 3 últimos dígitos na morada dela? É que o nº de eleitor está a ser actualizado consonte a morada, nomeadamente o CP. (se bem que já soube de casos em que o nº de uma pessoa foi actualizado e o do conjuge não).

                            Comentário


                              #74
                              O numero de eleitor é algo que devia ser apenas de informação interna dos serviços.
                              Os eleitores devia ser identificados pelo numero de cidadão, ao qual corresponderia um numero de eleitor, que iria estar ligado a uma certa mesa eleitoral.
                              E assim qualquer eleitor poderia votar em qualquer mesa de voto no pais, pois sabia que o seu voto iria ser redireccionado para a sua freguesia.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Hoje para votar apresento o cartão de eleitor e cartão do cidadão, não consta das listas, fui direito à Junta de freguesia, o sistema informatico em Lisboa, atribui outro numero de eleitor, e colocou-me a votar na mesma freguesia mas noutra mesa num local completamente diferente!!!
                                Aconteceu-me o mesmo e o pior é que me colocaram numa freguesia vizinha. Ou seja mudaram para uma freguesia que eu não habito.. Enfim.. Estava era com vontade de não votar sequer, mas como aconteceu o mesmo à minha irmã e fomos os 2 juntos lá fomos à freguesia vizinha...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Pois olha... o meu já mudou 3 vezes e vai mudar uma 4ª . Isto porque consoante ia mudando de concelho de residência ia fazendo o recenseamento na freguesia onde morava.

                                  Por acaso não terá havido alteração dos 3 últimos dígitos na morada dela? É que o nº de eleitor está a ser actualizado consonte a morada, nomeadamente o CP. (se bem que já soube de casos em que o nº de uma pessoa foi actualizado e o do conjuge não).
                                  Tanto eu como ela, algures durante os últimos 20 mudamos de freguesia (mas não de Concelho) e o número manteve-se. Este ano sem ela mudar de residência (nem a morada sofrer alteração de CP) o número dela subitamente alterou-se e o local de voto idem.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Tanto eu como ela, algures durante os últimos 20 mudamos de freguesia (mas não de Concelho) e o número manteve-se. Este ano sem ela mudar de residência (nem a morada sofrer alteração de CP) o número dela subitamente alterou-se e o local de voto idem.
                                    Estranho.... e há quanto tempo fizeram o CC?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Os Srs. tratam disso, os estrategas, devem comer gelados com a testa!
                                      Todos nós quando tratamos do BI/CC não recebemos um número? O dito BI/CC não tem a morada??????? È preciso mais alguma coisa?????

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        O numero de eleitor é algo que devia ser apenas de informação interna dos serviços.
                                        Os eleitores devia ser identificados pelo numero de cidadão, ao qual corresponderia um numero de eleitor, que iria estar ligado a uma certa mesa eleitoral.
                                        E assim qualquer eleitor poderia votar em qualquer mesa de voto no pais, pois sabia que o seu voto iria ser redireccionado para a sua freguesia.
                                        Nem mais.
                                        E se quiser votar a partir da casa idem.


                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Tanto eu como ela, algures durante os últimos 20 mudamos de freguesia (mas não de Concelho) e o número manteve-se. Este ano sem ela mudar de residência (nem a morada sofrer alteração de CP) o número dela subitamente alterou-se e o local de voto idem.
                                        Não terá havido actualização de listas eleitorais, e daí os números terem alterado?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Incluir o nº de leitor no CC seria muito complicado, se não impossível. Isto porque, nos moldes em que actualmente as coisas funcionam, o nº de eleitor muda consoante o local de recenseamento. Para que o nº constasse no cartão teria que ser único e inalterável, o que obrigaria a toda uma reorganização dos cadernos eleitorais e do recenseamento.

                                          Quanto à carta que entregam com o CC... qual carta? A carta para levantamento do CC, que tem os códigos? Para isso mais vale cada um guardar o comprovativo de pedido inicial que lhe deram quando tratou do CC, que contém todos os dados.
                                          Sim, essa carta. Mas o melhor era mesmo terem mudado todo o sistema de recenseamento eleitoral quando introduziram o CC.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Agora resta resolver esta trapalhada eficazmente, que nunca mais se repita em novas eleições, porque se for noutras eleições, legislativas ou autarquicas quase de certeza dá direito a repetição do acto, porque o problema foi com muitos milhares de pessoas, que no caso de eleições por circulo de residência pode ter influência no resultado.


                                            Até agora não ouvi uma palavra dos Senhores do Serviço Nacional de Eleições, estarei distraido ou esqueçeram-se de falar no momento oportuno?
                                            Editado pela última vez por VitorPatricio; 24 January 2011, 16:07.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Se fosse um qualquer acontecimento positivo nem que fosse em 0,001% de qualquer coisa, já os palhaços do governo e do ps e alguns boys se tinham desdobrado em conferências, entrevistas e aparições na tv.
                                              Como é uma barracada incomprensivel e inaceitavel vão abrir um inquerito, do qual nunca haverá conclusões.
                                              Editado pela última vez por lufra; 24 January 2011, 16:48.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Já fez 24 horas que fecharam as urnas, e da estrondosa barraca que foi a saga dos CC e dos nº de eleitor, não sabemos mais nada, nada aconteceu, e pior nada foi noticiado. Para a maioria dos jornais a noticia estava num cantinho de uma qualquer página perdida no interior. Nos noticários das 20 horas não ouvi qualquer referência ao caso. Se fosse no tempo em que o Santana Lopes era primeiro ministro isto dava garantidamente quinze dias de abertura dos telejornais, e uma semana de primeira página nos jornais.
                                                Esta é a grande diferença, que fez do Santana Lopes tão mau e faz deste INCOMPETENTE ALDRABÃO que temos agora, tão bom!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                                  Não. Mas se eu em casa descobri o meu numero, qual era a dificuldade de fazerem o mesmo nas mesas de voto ?
                                                  Na minha havia. Duas senhoras agarradas a dois portáteis... a atender uma multidão!
                                                  Era um extremo estrangulamento no acesso às inúmeras mesas de voto disponíveis.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X