Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão do Cidadão Obriga a votar na freguesia de residencia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por bond Ver Post
    Bom, vamos ver se nos entendemos.
    Eu tenho o direito de votar lá se achar que o devo fazer.
    Não imponho nada como não impunha se votasse na maia.
    O meu voto vai para onde eu achar que deve ir. É a minha decisão.
    Portanto se acho que a minha freguesia onde cresci precisa do meu voto, eu vou votar lá.
    Neste momento não acho que o meu voto faça alguma diferença na maia. Aliás para mim a maia ta a ser bem governada por isso não me preocupa nada votar noutro sitio.
    Quando achar que devo votar na maia, voto.

    Nem mais, eu por exemplo tenho mais "propriedades" na terra onde nasci do que na que resido. Também tenho mais família onde nasci, as quais quero que tenham as melhores condições de vida......
    Tenho também familiares nas listas de voto da terra.
    Enquanto que o meu voto na terra onde nasci vale sensivelmente 0,2%.
    Na onde vivo vale muitas vezes menos.
    Porque raio nao poderei continuar a votar lá......não era um dado adquirido....podem alterar assim sem mais nem menos, só porque apareceu o cartão do cidadão?
    E quem não tem o cartão do cidadão?? vai votar como antigamente.....

    Penso que a pessoa poderia escolher, ok ficava automaticamente na de residência mas poderia ser posteriormente alterada.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por bond Ver Post
      Bom, vamos ver se nos entendemos.
      Eu tenho o direito de votar lá se achar que o devo fazer.
      Não imponho nada como não impunha se votasse na maia.
      O meu voto vai para onde eu achar que deve ir. É a minha decisão.
      Portanto se acho que a minha freguesia onde cresci precisa do meu voto, eu vou votar lá.
      Neste momento não acho que o meu voto faça alguma diferença na maia. Aliás para mim a maia ta a ser bem governada por isso não me preocupa nada votar noutro sitio.
      Quando achar que devo votar na maia, voto.
      Neste momento ainda tens o direito de fazeres o que queres. Mas isso não implica que seja a opção correcta.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
        Nem mais, eu por exemplo tenho mais "propriedades" na terra onde nasci do que na que resido. Também tenho mais família onde nasci, as quais quero que tenham as melhores condições de vida......
        Tenho também familiares nas listas de voto da terra.
        Enquanto que o meu voto na terra onde nasci vale sensivelmente 0,2%.
        Na onde vivo vale muitas vezes menos.
        Porque raio nao poderei continuar a votar lá......não era um dado adquirido....podem alterar assim sem mais nem menos, só porque apareceu o cartão do cidadão?
        E quem não tem o cartão do cidadão?? vai votar como antigamente.....

        Penso que a pessoa poderia escolher, ok ficava automaticamente na de residência mas poderia ser posteriormente alterada.
        Nada foi alterado, a lei já te obrigava a votar na freguesia de residência. Simplesmente antigamente não conseguiam garantir a aplicação da lei, e com o novo cartão do cidadão já conseguem.

        E como ate' agora cada um fazia o que lhe apetecia, e deixou de poder fazer, aqui d'el-rei que "os nossos direitos"...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Real Ver Post
          Eu sou da opinião que não. Tudo o que invocas são razões afectivas e eu percebo-as.

          Mas se tu tivesses direito a ir votar à tua terra, eu também poderia ir votar a Faro, se me apetecesse, não era? E qualquer pessoa poderia escolher onde é que o seu voto contaria.

          Agora, porque é que a minha vontade há de contar para Faro? Eu não moro lá, não uso os serviços, não gasto lá o meu dinheiro... Porque razão é que deverei influenciar as decisões locais?
          Não é isso......não é poder escolher qualquer uma......mas poder manter a que tinha.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
            Não é isso......não é poder escolher qualquer uma......mas poder manter a que tinha.
            Tu só mantiveste a que tinhas, porque não actualizaste os teus dados na junta de freguesia da tua área de residência, que é onde deves votar.

            Eu nunca votei pois ainda estou recenseado na minha freguesia na Madeira. Já devia ter mudado toda a documentação a partir do momento que me estabeleci definitavamente aqui, na Maia, há quase 3 anos... Não o fiz por preguiça. Tenho estado à espera do CDC para actualizar logo tudo de uma vez.

            Como o meu BI caduca daqui a 3 meses, nas próximas eleições já devo poder votar na Maia.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Synd Ver Post
              Porque são portugueses. Podem deixar de o ser, por opção, assumindo outra nacionalidade ao fim dos anos que a legislação desse pais permitir.

              Explica-me la' porque e' que eu hei-de votar para as eleições holandesas se nem sei que partidos existem? Se daqui a 10 anos continuar por cá, e me identificar com o pais e a politica local, então ai' provavelmente mudo a minha nacionalidade e passo a votar cá!
              Não sabes, porque não te interessaste por isso. Mas se calhar devias, pois são as decisões dos holandeses que te irão afectar, em última análise.

              Comentário


                #37
                Não estou a perceber, por norma o cartão de eleitor é retirado na freguesia onde residem e que consta no BI.
                Se no BI estiver Lx e o meu cartão de eleitor for da Amadora, por principio não deveria poder votar sem regularizar a situação.

                É obvio que sendo todos no mesmo cartão, passou tudo a ser actualizado e Muito bem.
                Das primeiras coisas que fiz quando mudei de casa foi mudar BI e cartão de eleitor (alem de carta, etc, etc), pois quero votar para o presidente da junta onde resido, bem como para o presidente da CM onde resido e não para outro lado qq.

                Para quem não está satisfeito é simples, dar como morada de residência onde querem votar

                Comentário


                  #38
                  Acabei de abrir a minha caixa de correio e recebi uma carta da Direcção Geral de Administração Interna, no inicio fiquei um pouco assustado. Mas o assunto é mesmo este de que aqui se fala. Diz respeito ao Recenseamento Eleitoral.
                  Ora bem eu votava na Baixa da Banheira e este ano vou começar a votar na freguesia da Mina (Amadora).

                  Concordo perfeitamente com o cruzamento de dados.

                  Embora também tenha fortes laços familiares na zona onde residia.

                  Desde já posso afirmar que estou bastante satisfeito com a CM da Amadora e Junta de Freguesia da Mina. Salvo erro é PS

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por SaxoPT Ver Post
                    Desde já posso afirmar que estou bastante satisfeito com a CM da Amadora e Junta de Freguesia da Mina. Salvo erro é PS
                    A CM é, a JF há uns anos creio que era do PC, agora não sei... já não voto lá
                    Editado pela última vez por Valium; 31 March 2009, 23:06.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por SaxoPT Ver Post
                      Acabei de abrir a minha caixa de correio e recebi uma carta da Direcção Geral de Administração Interna, no inicio fiquei um pouco assustado. Mas o assunto é mesmo este de que aqui se fala. Diz respeito ao Recenseamento Eleitoral.
                      Ora bem eu votava na Baixa da Banheira e este ano vou começar a votar na freguesia da Mina (Amadora).

                      Concordo perfeitamente com o cruzamento de dados.
                      Será curioso nas próximas eleições ver que alguns cidadãos nunca chegaram a receber tal carta
                      Editado pela última vez por Andre; 31 March 2009, 23:19.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                        Será curioso nas próximas eleições ver que alguns cidadãos nunca chegarão a receber tal carta

                        Se é pela história dos politicos, qq cidadão o pode fazer é manter a sua residência oficial no local de origem, apesar de ter casa e trabalhar por ex. em Lx.

                        Comentário


                          #42
                          A mim surgiu-me uma dúvida. Até há bem pouco tempo pensava que, para eleições como as presidenciais (que elegem um representante nacional e é indiferente de que zona do país vinha o voto), quem tinha o cartão do cidadão podia votar onde lhe desse mais jeito...
                          Não sei onde ouvi (ou mesmo se ouvi)...mas se calhar era porque fazia sentido.

                          Mas pelos vistos não é assim, e eu gostaria de saber se há alguma maneira de não ter que ir votar à minha freguesia natal, que ainda fica a uma distância considerável. Dificilmente me posso dar ao luxo de "tirar o dia para ir votar", e ninguém do governo me subsidia a passagem pelas ex-SCUTs...

                          Comentário


                            #43
                            ^^^^^^^^^^^^^^^^
                            Ninguém mais esclarecido?
                            Obrigado

                            Comentário


                              #44
                              Acho que o local de voto é independente do tipo de eleição. Se estás inscrito numa determinda mesa, é lá que tens (deves) votar. Digo eu.

                              Comentário


                                #45
                                Quando vais votar entregas o Cartão de Eleitor/CdC ao Presidente da Mesa Eleitoral, porquê? Para que ele comunique os dados do cartão ao membros da mesa que irão registar a tua qualidade de votante nas listagens resultantes do recenseamento.

                                Assim tens de votar sempre na localidade onde está recenseado, pois só lá poderão conferir a tua qualidade de cidadão eleitor.

                                Comentário


                                  #46
                                  Lá está, o que eu penso que faria sentido era haver listagens informatizadas a nível nacional (pelo menos para as eleições em que é indiferente de onde vêm os votos).

                                  Desta forma evitava-se "obrigar" as pessoas a atravessar meio país para um procedimento de 5 minutos, gastar gasolina, portagens, ou transportes...para além de um dia quase inteiro...

                                  Mas se calhar sou só eu...ou então o abstencionismo deve fazer jeito a alguém.
                                  Burocracia, para que te quero!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                    Lá está, o que eu penso que faria sentido era haver listagens informatizadas a nível nacional (pelo menos para as eleições em que é indiferente de onde vêm os votos).

                                    Desta forma evitava-se "obrigar" as pessoas a atravessar meio país para um procedimento de 5 minutos, gastar gasolina, portagens, ou transportes...para além de um dia quase inteiro...

                                    Mas se calhar sou só eu...ou então o abstencionismo deve fazer jeito a alguém.
                                    Burocracia, para que te quero!
                                    Este é só mais um incentivo para manter a morada actualizada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                      Este é só mais um incentivo para manter a morada actualizada.
                                      Nas autárquicas ou algo semelhante até acredito que sim, agora nestas, não faz muito sentido.

                                      Então e as pessoas que, por um motivo ou por outro têm que estar longe de casa? Estudantes, ou mesmo pessoas que trabalham muito longe da sua morada "mais" fixa, que vivem num quarto alugado ou algo semelhante têm sempre que fazer esta viagem inútil...e para muitos pode representar 50 ou 60€ em viagem e o dia todo perdido nesta "brincadeira"...

                                      Tudo seria muito mais simples se houvesse uma base nacional dos eleitores...um tipo ia votar onde lhe apetecia...

                                      EDIT: Aliás, mesmo em eleições como as autárquicas, havendo um sistema informático bem implementado, um indivíduo que por acaso tivesse que estar longe de casa, votaria em qualquer assembleia de voto e o seu voto seria automaticamente contabilizado na sua freguesia de registo. Mas pronto, Portugal...está tudo dito.
                                      Editado pela última vez por MrBrown; 11 January 2011, 11:37.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Pois. O ideal seria isso. Mas infelizmente ainda não chegamos a esse nível de tecnologia, para votar.

                                        Sabes que ligar computadores numa rede, é uma coisa muito complicada.....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                          Este é só mais um incentivo para manter a morada actualizada.
                                          Estás sempre em casa? O problema aqui não é manter a morada actualizada, é sim com o pessoal que está deslocado pelos mais variados motivos e tem mais do que uma morada.

                                          Eu mais uma vez não vou poder votar porque estou a trabalhar e a minha "morada profissional" é diferente da minha residência. Não te esqueças que ao mudares a morada há um conjunto grande de implicações, inclusivamente nos regimes legais de união de facto, só para dar um exemplo.

                                          Em última análise é até um desincentivo ao turismo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Uma vergonha tanto tempo depois do tal falado Simplex, o cartão do cidadão ainda não funciona, que bando de incompetentes que gastam milhões de Euros no Simplex e nada funciona.

                                            Por causa do Cartão de utente da SS, fui obrigado a tirar cartão de cidadão, resultado sempre que preciso de ir ao Centro de Saude, tenho de levar o cartão do cidadão e uma declaração da SS se pago ou não Taxas Moderadoras, Cartão + folha A4, simplex não? Hoje para votar apresento o cartão de eleitor e cartão do cidadão, não consta das listas, fui direito à Junta de freguesia, o sistema informatico em Lisboa, atribui outro numero de eleitor, e colocou-me a votar na mesma freguesia mas noutra mesa num local completamente diferente!!!

                                            Como eu, só na minha freguesia, havia dezenas de pessoas sem saber onde ir votar, por alteração apenas do local/mesa de voto, é o máximo da Incompetência este governo de Socrates.

                                            Ouvi 2 pessoas a dizer que já não iam procurar mais, simplesmente não votavam!

                                            È incrivel como a incompetência do Socrates priva os cidadãos de um direito de votar!!!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                              Uma vergonha tanto tempo depois do tal falado Simplex, o cartão do cidadão ainda não funciona, que bando de incompetentes que gastam milhões de Euros no Simplex e nada funciona.

                                              Por causa do Cartão de utente da SS, fui obrigado a tirar cartão de cidadão, resultado sempre que preciso de ir ao Centro de Saude, tenho de levar o cartão do cidadão e uma declaração da SS se pago ou não Taxas Moderadoras, Cartão + folha A4, simplex não? Hoje para votar apresento o cartão de eleitor e cartão do cidadão, não consta das listas, fui direito à Junta de freguesia, o sistema informatico em Lisboa, atribui outro numero de eleitor, e colocou-me a votar na mesma freguesia mas noutra mesa num local completamente diferente!!!

                                              Como eu, só na minha freguesia, havia dezenas de pessoas sem saber onde ir votar, por alteração apenas do local/mesa de voto, é o máximo da Incompetência este governo de Socrates.

                                              Ouvi 2 pessoas a dizer que já não iam procurar mais, simplesmente não votavam!

                                              È incrivel como a incompetência do Socrates priva os cidadãos de um direito de votar!!!
                                              Nem mais! Tanto inventou, tanto quis pavonear o Plano Tecnológico que hoje deu nisto! Bela evolução, sim Sr.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Pode ser que ajude no voto pela net .

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Incompetentes

                                                  Cambada de incompetentes!!!
                                                  È inadmissivel isto que aconteceu com os cartões de cidadão e numero de eleitor, num pais em que o palhaço, que me desculpem os verdadeiros palhaço, do primeiro ministro enche a boca de tecnologia, andena convencer-nos que vende tecnologia, e depois usamos internamente um sistema eleitoral de à cinquenta anos, e quando se introduz uma ponta de modernidade dê esta barraca indigna de uma república das bananas.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não entendo o stress ...

                                                    No portal do eleitor, podíamos ver o nosso numero de eleitor e a freguesia.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                                      Não entendo o stress ...

                                                      No portal do eleitor, podíamos ver o nosso numero de eleitor e a freguesia.

                                                      E porque é que eu devia de ir ver o numero de eleitor, se eu tenho o cartão antigo em papel e não mudei de residência? Só porque tive a infelicidade de ter que tirar um CC, tenho de confirmar todos os dados mesmo aqueles que estão escritos eletronicamente e que não existem máquinas para ler o chip?

                                                      Inclusivé nas ultimas legislativas já tinha CC, votei normalmente com o cartão do eleitor antigo!!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                                        Não entendo o stress ...

                                                        No portal do eleitor, podíamos ver o nosso numero de eleitor e a freguesia.
                                                        E toda a população é assim para a frentex com acessos à internet...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                                          Não entendo o stress ...

                                                          No portal do eleitor, podíamos ver o nosso numero de eleitor e a freguesia.
                                                          O meu marido fez o cartão do cidadão com nova morada , quando foi ao portal o local de voto mantinha-se a antiga morada .
                                                          Como ele sabia que era obrigado a votar na nova morada e que isto ia dar em pessegada nem foi votar.
                                                          Por os vistos fez bem ou era mais um na confusão.

                                                          O governo podia aproveitar para fazer um investimento sério em equipamento de suporte ao cartão do cidadão nos serviços todos da administração publica e começar a pensar já em permitir os eleitores votar on line.
                                                          Gasta-se tantos milhoes mal gastos que ninguém ficaria escandalizado que o dinheiro fosse bem gasto .
                                                          Editado pela última vez por Metro; 24 January 2011, 00:23.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            No meu caso tive de ir votar a uma nova mesa de voto, porque tenho o cartão do cidadão e o número foi mudado automaticamente, mas eu não mudei de residência.
                                                            Já no caso do meu irmão, que também já tem o cc, conseguiu votar na mesma mesa de voto.
                                                            Algo de estranho se passou.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                              E toda a população é assim para a frentex com acessos à internet...
                                                              Não. Mas se eu em casa descobri o meu numero, qual era a dificuldade de fazerem o mesmo nas mesas de voto ?


                                                              Originalmente Colocado por Metro Ver Post
                                                              O meu marido fez o cartão do cidadão com nova morada , quando foi ao portal o local de voto mantinha-se a antiga morada .
                                                              Como ele sabia que era obrigado a votar na nova morada e que isto ia dar em pessegada nem foi votar.
                                                              Por os vistos fez bem ou era mais um na confusão.

                                                              O governo podia aproveitar para fazer um investimento sério em equipamento de suporte ao cartão do cidadão nos serviços todos da administração publica e começar a pensar já em permitir os eleitores votar on line.
                                                              Gasta-se tantos milhoes mal gastos que ninguém ficaria escandalizado que o dinheiro fosse bem gasto .
                                                              Apenas passados 60 dias o sistema assume a nova morada.
                                                              Se está no portal a antiga morada, é nessa que vota.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X