Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos Guitarristas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Eu tenho umas quantas guitarras. 7, para ser mais exacto, se contarmos com o jazzbass.

    Tenho:

    Fender Telecaster Highway one
    fender jazbass highway one
    Fender stratocaster 50's Classic Player (a minha preferida)
    Epiphone Sheraton, modificada, de 1990
    Epiphone Les Paul Goldtop
    ESP 901
    Admira E1000

    Não toco muito hoje em dia, mas ainda pego nelas de vez em quando....

    Comentário


      #62
      Comprei a minha primeira guitarra há coisa de umas 3 semanas porque não quero morrer burro na área artistica e ainda não sei tocar praticamente nada. Com uns videos do youtube já faço uns 2ou3 acordes seguidos, mas o principal problema é a colocação correcta dos dedos nas cordas. A minha pretensão é tocar algo tipo isto: http://www.youtube.com/watch?v=MBvAvW6KQDk
      Após perguntar aos experts decidi comprar uma acústica (cordas de aço), acho o som melhor do que o das guitarras clássicas de cordas de nylon. tem um som mais agudo e refinado.

      Comentário


        #63
        Boas! Vou aproveitar o tópico e a existência de guitarristas no fórum para pedir um conselho.

        Eu já tive uma guitarra eléctrica há uns anos (uma Squier Strat da Fender preta), mas como deixei de dar-lhe muito uso, rapidamente "desfiz-me" dela. E agora estou a pensar "meter-me" com outra.
        A minha guitarra de eleição são as Les Paul e ando de olho em algumas há algum tempo e finalmente decidi-me a comprar uma, por serem um clássico e, não só por ser guitarra versátil, como serve para o tipo de coisas que gosto de tocar (com bastantes efeitos, uns por cima dos outros, às vezes).

        Há uns meses "descobri" a "versão low-cost", a Les Paul Special II, mas achei que podia comprar algo um patamar mais acima. Também cheguei a pesquisar as Les Paul Studio, mas não me inspiraram muita confiança. Decidi-me ficar pela versão Standard (infelizmente não tenho orçamento para a Custom) e ando indeciso entre dois modelos: um beige e um vermelho-cereja (preferia ainda uma preta ou, em sonhos, uma Custom dourada).
        A minha dúvida consiste no facto de ambas, apesar de praticamente iguais, terem diferenças em algumas das características técnicas, as quais não sei avaliar relativamente à qualidade/fiabilidade/construção, e esperava que me pudessem dar umas dicas. Então aqui vai:


        Epiphone - Les Paul Standard CR Cream
        EPIPHONE Les Paul Standard (Beige)

        Mahogany Body
        Carved Maple Top
        Set Mahogany Neck
        Rosewood Fingerboard
        Trapeze Inlays
        Scale: 629 mm
        Nut width: 43 mm
        2x Humbucker Pickups
        2x Volume, 2x Tone controls
        3 way switch
        Tune-O-Matic Bridge
        Stop Tailpiece
        Nickel Hardware


        Epiphone - Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
        EPIPHONE Les Paul Standard Ltd. (Candy Apple Red Metallic)

        Mahogany Body
        carved Mahogany Top
        Mahogany Neck
        Rosewood Fingerboard
        Trapez Inlays
        Scale: 24.75"
        Nut Width: 1.68"
        2x Gibson designed Alnico Humbucker Pickups
        Controls: 2 Volume, 2 Tone
        3-way Toggle Switch
        Tune-0-matic Bridge with Stop Tailpiece
        Grover tuners

        Pelo que percebi, a Vermelho-Cereja é toda em madeira de mogno (excepto a zona das escalas/trastos) e a Beige também, excepto o topo que é em madeira de carvalho. É muito "prejudicial" à qualidade haver demasiada diferença nas madeiras? Ou o facto de ser de carvalho na Beige nem é relevante?

        E relativamente aos Pickups? Fará muita diferença na captação do som, o facto dos da Vermelha serem diferentes?

        Ou será que estou a fazer tudo errado, deveria esquecer este modelo e partir para outro? :D
        Acho que estou um bocadinho perdido (e bem enferrujado nesta matéria)...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
          Boas! Vou aproveitar o tópico e a existência de guitarristas no fórum para pedir um conselho.

          Eu já tive uma guitarra eléctrica há uns anos (uma Squier Strat da Fender preta), mas como deixei de dar-lhe muito uso, rapidamente "desfiz-me" dela. E agora estou a pensar "meter-me" com outra.
          A minha guitarra de eleição são as Les Paul e ando de olho em algumas há algum tempo e finalmente decidi-me a comprar uma, por serem um clássico e, não só por ser guitarra versátil, como serve para o tipo de coisas que gosto de tocar (com bastantes efeitos, uns por cima dos outros, às vezes).

          Há uns meses "descobri" a "versão low-cost", a Les Paul Special II, mas achei que podia comprar algo um patamar mais acima. Também cheguei a pesquisar as Les Paul Studio, mas não me inspiraram muita confiança. Decidi-me ficar pela versão Standard (infelizmente não tenho orçamento para a Custom) e ando indeciso entre dois modelos: um beige e um vermelho-cereja (preferia ainda uma preta ou, em sonhos, uma Custom dourada).
          A minha dúvida consiste no facto de ambas, apesar de praticamente iguais, terem diferenças em algumas das características técnicas, as quais não sei avaliar relativamente à qualidade/fiabilidade/construção, e esperava que me pudessem dar umas dicas. Então aqui vai:


          Epiphone - Les Paul Standard CR Cream
          EPIPHONE Les Paul Standard (Beige)

          Mahogany Body
          Carved Maple Top
          Set Mahogany Neck
          Rosewood Fingerboard
          Trapeze Inlays
          Scale: 629 mm
          Nut width: 43 mm
          2x Humbucker Pickups
          2x Volume, 2x Tone controls
          3 way switch
          Tune-O-Matic Bridge
          Stop Tailpiece
          Nickel Hardware


          Epiphone - Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
          EPIPHONE Les Paul Standard Ltd. (Candy Apple Red Metallic)

          Mahogany Body
          carved Mahogany Top
          Mahogany Neck
          Rosewood Fingerboard
          Trapez Inlays
          Scale: 24.75"
          Nut Width: 1.68"
          2x Gibson designed Alnico Humbucker Pickups
          Controls: 2 Volume, 2 Tone
          3-way Toggle Switch
          Tune-0-matic Bridge with Stop Tailpiece
          Grover tuners

          Pelo que percebi, a Vermelho-Cereja é toda em madeira de mogno (excepto a zona das escalas/trastos) e a Beige também, excepto o topo que é em madeira de carvalho. É muito "prejudicial" à qualidade haver demasiada diferença nas madeiras? Ou o facto de ser de carvalho na Beige nem é relevante?

          E relativamente aos Pickups? Fará muita diferença na captação do som, o facto dos da Vermelha serem diferentes?

          Ou será que estou a fazer tudo errado, deveria esquecer este modelo e partir para outro? :D
          Acho que estou um bocadinho perdido (e bem enferrujado nesta matéria)...
          Eu acho que fazes melhor em comprar uma epiphone de gama alta do que uma Gibson de gama baixa.

          A questão das madeiras e difícil de dizer. Vai haver uma diferença, mas será pequena a comparar com os pickups.

          Mudar os pickups também não é difícil por isso mesmo que compres a bege podes sempre comprar uns pickups melhores depois. Eu tenho uma epiphone goldtop e é uma guitarra espectacular, com acabamentos perfeitos. Possivelmente a Gibson é melhor, mas tendo em conta o preço não me parece que valha a pena.

          Comentário


            #65
            Tens uma goldtop? Uma Custom? Isso sim, era o meu sonho neste momento... Eu venero essa guitarra, nem sei explicar bem porquê.
            Em termos de pickups, o que é que te parece os da bege? Fará diferença significativa o facto de os da vermelha serem da própria Gibson, tendo em conta que a diferença de preços é mínima, ou é preferível apostar na bege e mais tarde comprar uns bons pickups?

            O único senão das Les Paul (que não me impede de gostar muito delas) é a excessiva dificuldade/complicação no caso de querer instalar uma whammy bar... Se bem que não é nada que um pedal de sustentação (ou um multi-efeitos, no meu caso) não possa resolver.
            Editado pela última vez por Oktober; 07 March 2011, 00:22.

            Comentário


              #66
              Eu que não sou guitarrista sou fa das Fender Jaguar, jazzmasters, mustang para Noisepop shoegaze dreampop punk/grunge do Kevin Patrick Shields, Kurt Cobain, e Billy Corgan , James iha,etc.
              Editado pela última vez por ; 07 March 2011, 00:27.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                O que é m multi-DI?

                Já agora, dos POD X3 que tens, tens qual?
                A versão base (vermelha) ou a versão Pro Guitar que custa 5 x mais?
                Antes de mais, sabes o que é uma DI? É um aparelho que transforma um som não balanceado num som balanceado com uma porrada de vantagens, elimina ruídos etc, imprescindivel se por para ligar a um PA. Multi DI são várias DI num aparelho só.

                O meu X3 é o normal, aquele que parece um feijão. O pro não custa 5x mais, custa quase o dobro, mas já tem coisas interessantes como FX loop e já tem saídas balanceadas (DI).
                Editado pela última vez por WildChild; 07 March 2011, 07:39.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                  Eu acho que fazes melhor em comprar uma epiphone de gama alta do que uma Gibson de gama baixa.

                  A questão das madeiras e difícil de dizer. Vai haver uma diferença, mas será pequena a comparar com os pickups.

                  Mudar os pickups também não é difícil por isso mesmo que compres a bege podes sempre comprar uns pickups melhores depois. Eu tenho uma epiphone goldtop e é uma guitarra espectacular, com acabamentos perfeitos. Possivelmente a Gibson é melhor, mas tendo em conta o preço não me parece que valha a pena.
                  Sou da mesma opinião.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                    Boas! Vou aproveitar o tópico e a existência de guitarristas no fórum para pedir um conselho.

                    Eu já tive uma guitarra eléctrica há uns anos (uma Squier Strat da Fender preta), mas como deixei de dar-lhe muito uso, rapidamente "desfiz-me" dela. E agora estou a pensar "meter-me" com outra.
                    A minha guitarra de eleição são as Les Paul e ando de olho em algumas há algum tempo e finalmente decidi-me a comprar uma, por serem um clássico e, não só por ser guitarra versátil, como serve para o tipo de coisas que gosto de tocar (com bastantes efeitos, uns por cima dos outros, às vezes).

                    Há uns meses "descobri" a "versão low-cost", a Les Paul Special II, mas achei que podia comprar algo um patamar mais acima. Também cheguei a pesquisar as Les Paul Studio, mas não me inspiraram muita confiança. Decidi-me ficar pela versão Standard (infelizmente não tenho orçamento para a Custom) e ando indeciso entre dois modelos: um beige e um vermelho-cereja (preferia ainda uma preta ou, em sonhos, uma Custom dourada).
                    A minha dúvida consiste no facto de ambas, apesar de praticamente iguais, terem diferenças em algumas das características técnicas, as quais não sei avaliar relativamente à qualidade/fiabilidade/construção, e esperava que me pudessem dar umas dicas. Então aqui vai:


                    Epiphone - Les Paul Standard CR Cream
                    EPIPHONE Les Paul Standard (Beige)

                    Mahogany Body
                    Carved Maple Top
                    Set Mahogany Neck
                    Rosewood Fingerboard
                    Trapeze Inlays
                    Scale: 629 mm
                    Nut width: 43 mm
                    2x Humbucker Pickups
                    2x Volume, 2x Tone controls
                    3 way switch
                    Tune-O-Matic Bridge
                    Stop Tailpiece
                    Nickel Hardware


                    Epiphone - Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
                    EPIPHONE Les Paul Standard Ltd. (Candy Apple Red Metallic)

                    Mahogany Body
                    carved Mahogany Top
                    Mahogany Neck
                    Rosewood Fingerboard
                    Trapez Inlays
                    Scale: 24.75"
                    Nut Width: 1.68"
                    2x Gibson designed Alnico Humbucker Pickups
                    Controls: 2 Volume, 2 Tone
                    3-way Toggle Switch
                    Tune-0-matic Bridge with Stop Tailpiece
                    Grover tuners

                    Pelo que percebi, a Vermelho-Cereja é toda em madeira de mogno (excepto a zona das escalas/trastos) e a Beige também, excepto o topo que é em madeira de carvalho. É muito "prejudicial" à qualidade haver demasiada diferença nas madeiras? Ou o facto de ser de carvalho na Beige nem é relevante?

                    E relativamente aos Pickups? Fará muita diferença na captação do som, o facto dos da Vermelha serem diferentes?

                    Ou será que estou a fazer tudo errado, deveria esquecer este modelo e partir para outro? :D
                    Acho que estou um bocadinho perdido (e bem enferrujado nesta matéria)...
                    Não sendo eu qualquer tipo de expert na matéria, comprei há uns meses a minha guitarra elétrica, por valores semelhantes aos que essas guitarras custam, e por isso pergunto-te, a guitarra tem mesmo de ser uma Gibson ou afiliadas? Ou basta ser um modelo do tipo Les Paul?

                    É que se bastar ser um modelo tipo LP, sugiro que vejas também as Vintage. Na altura que comprei, também queria um modelo LP, vi muitas Epiphone e coisas do género, mas no final optei por uma dessa marca.

                    Segundo percebi por pesquisa na internet e por perguntar nas lojas (pessoas que trabalham mesmo com os instrumentos, nada de vendedores sem informação) os modelos Vintage V100 têm a melhor relação preço/qualidade nessa gama de preços. Por palavras próprias de um dos funcionários da loja, só o hardware (pickups) valiam o preço da guitarra...

                    O maior defeito que vejo na guitarra é mesmo o peso, é em madeira maciça, mas nada que não se aguente bem. As guitarras são feitas no UK, mas se mesmo assim quiseres algo "made in china" vai para as Gibson/Epiphone.

                    Dá uma vista de olhos, tens aqui link para o site da marca e 2 para uma loja online que usaste no teu post, modelo em preto e gold top:

                    Fabricante:
                    Vintage Guitars from John Hornby Skewes – Vintage Electric Guitar Range

                    Gold Top:
                    Vintage - Standard Series V100GT Gold Top : Electric guitars

                    Preto:
                    Vintage - Standard Series V100BLK Gloss Black : Electric guitars

                    Já agora, a minha é o modelo em preto mas com o hardware em dourado. Não a encontrei nesse site, mas é pouco mais cara que a preta "normal" e fica muito melhor!

                    EDIT: encontrei uma foto de uma igual à minha, Vintage V100BB:
                    http://www.musik-schmidt.de/images/p...BB-Black_2.jpg
                    Editado pela última vez por Vash; 07 March 2011, 11:39.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                      Tens uma goldtop? Uma Custom? Isso sim, era o meu sonho neste momento... Eu venero essa guitarra, nem sei explicar bem porquê.
                      Não é essa que estás a pensar, é a versão com os P-90 (single coils). Basicamente é mais ou menos a guitarra que o Les Paul originalmente criou.

                      Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                      Em termos de pickups, o que é que te parece os da bege? Fará diferença significativa o facto de os da vermelha serem da própria Gibson, tendo em conta que a diferença de preços é mínima, ou é preferível apostar na bege e mais tarde comprar uns bons pickups?
                      Não conheço esses pickups e todas as minhas guitarras têm single coils, por isso acho que não te posso ajudar muito. Eu provavelmente acabava por substituir qualquer um deles.
                      Editado pela última vez por NunoMF; 07 March 2011, 14:54.

                      Comentário


                        #71
                        bem, pelo que ouço os pickups gibson e epiphone não são dos melhores(mesmo os das guitarras high end). nunca tive oportunidade de experimentar.

                        de qualquer modo ou tenho uma epiphone g-310 e mesmo antes de saber estes "mitos" sempre me dei conta que a pior parte da guitarra eram os pick ups... então meti uns seymour duncan

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                          bem, pelo que ouço os pickups gibson e epiphone não são dos melhores(mesmo os das guitarras high end). nunca tive oportunidade de experimentar.

                          de qualquer modo ou tenho uma epiphone g-310 e mesmo antes de saber estes "mitos" sempre me dei conta que a pior parte da guitarra eram os pick ups... então meti uns seymour duncan
                          Temos de ver as coisas nesta perspectiva, Gibson e Fender se forem comparadas ao hardware de PRS, Suhr, Schecter, Ibanez, Jackson etc, perdem!

                          Tanto Gibson como Fender são guitarras com história e a história delas diz muita coisa.

                          A tecnologia de hoje em dia permite fazer pickups muito melhores que há 50 anos, mas se quiser-mos soar a Clapton, ou Hendrix os pickups actuais não conseguem (na realidade até conseguem), verdade que há muitos pickups réplicas, os vintage da Fender etc a custo normal, mas os pickups originais (se conseguir-mos encontrar) valem bastante dinheiro. Eles dizem que são iguais, no entanto o guitarrista está disposto a pagar mais pelo original mesmo sem haver diferença de som. O valor está na quantidade que estamos dispostos a dar.

                          O dilema é o seguinte, os pickups actuais são superiores aos da Gibson e Fender? São! Fazem o som vintage? Não! (excepto as réplicas).

                          Tudo se resume se queremos uma guitarra para tocar BB King ou Kerry King. Não são superiores ou inferiores, são diferentes.

                          PS- Eu prefiro Kerry King

                          Comentário


                            #73
                            boas caros guitarristas,

                            bem eu queria uma pedaleira barata para me divertir um pouco, nada de serio.

                            encontrei esta que achei bastante interessante e barata (55€): DIGITECH RP55 GUITAR MULTI-EFFECTS PROCESSOR


                            o que acham? aconselham?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por affmde Ver Post
                              boas caros guitarristas,

                              bem eu queria uma pedaleira barata para me divertir um pouco, nada de serio.

                              encontrei esta que achei bastante interessante e barata (55€): DIGITECH RP55 GUITAR MULTI-EFFECTS PROCESSOR


                              o que acham? aconselham?
                              não conheço essa pedaleira em particular, mas eu pessoalmente não gosto muito de pedaleiras, prefiro ter cada efeito independente(meramente pessoal).

                              só costumam haver 2 defeitos nas pedaleiras mais baratas(pelo menos das poucas que experimentei). os efeitos são um pouco "plastificados" nem sequer conseguindo fazer um overdrive decente
                              e a mudança entre efeitos não é instantânea, carregas e tens um corte de som na mudança.

                              neste caso em particular, não gosto de ter só pedais. nestes casos normalmente tens os presets guardados e os pedais saltam de um preset para outro sequencialmente o que às vezes não dá jeito estar a carregar 3 ou 4 vezes porque estavas com distorção e delay e a seguir querias tirar a distorção e meter modulation(por exemplo)

                              como tudo, nada como experimentares. ires a uma loja e pedir para experimentar

                              Comentário


                                #75
                                ok brigado pelas dicas.

                                ja agora, imaginemos que me decido por comprar esta (como e so mesmo para me divertir um pouco a explorar e inventar). Normalmente e preciso comprar um cabo à parte nao e?

                                e já agora isto da pa qualquer guitarra?

                                Comentário


                                  #76
                                  tens guitarra eléctrica à pouco tempo não tens?

                                  como estás de aprendizagem propriamente dita?

                                  Comentário


                                    #77
                                    tenho guitarra electrica à cerce de um ano (já toco vai fazer 3), mas como estou a estudar fora à dois anos so toco na chicha durante o fim de semana.

                                    Posso dizer que até já me ajeito bem a tocar.

                                    Mas não tenho muita experiencia nisto de efeitos e pedais. Até agora apenas me limitei a ligar a minha ao amp e tocar lol

                                    Comentário


                                      #78
                                      já não é mau.

                                      vais precisar de mais um jack, de modo a que ligas a guitar ao centro de efeitos e o outro jack vai daí para o amp.

                                      algumas pedaleiras trazem transformador de tomada eléctrica, os que não têem é possível comprar à parte(o que é sempre bom) dado que estas coisas comem literalmente pilhas.

                                      mas sinceramente, para pedaleira e para explorar e brincar 55€ é muito curto

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                        já não é mau.

                                        vais precisar de mais um jack, de modo a que ligas a guitar ao centro de efeitos e o outro jack vai daí para o amp.

                                        algumas pedaleiras trazem transformador de tomada eléctrica, os que não têem é possível comprar à parte(o que é sempre bom) dado que estas coisas comem literalmente pilhas.

                                        mas sinceramente, para pedaleira e para explorar e brincar 55€ é muito curto
                                        Desculpa agora deixas te me na duvida lol. Quando dizes curto, tas te a referir ao preço (bom!) ou há qualidade do material (o que significa caro)? lool

                                        Comentário


                                          #80
                                          é curto em €, até pode ser engraçado de inicio, mas facilmente te vais fartar e achar que foi € mal empregue e não vais descansar enquanto não fores buscar algo mais caro lol

                                          Comentário


                                            #81
                                            O meu conselho aos candidatos a guitarristas amadores ou profissionais:

                                            - Vao estudar musica a serio, nao com quem pensa que sabe, mas sim com quem tenha formacao especializada em ensino de musica. Torna-se tudo mais facil: desde a leitura a' execucao...

                                            Nada da' mais prazer que olhar para uma partitura, e transformar o que se le em som, mesmo que se desconheca essa musica.

                                            Para quem pensa que saca de ouvido uma musica, e que a interpreta na perfeicao...gostava que pudessem comparar o que tocam com a partitura original.

                                            Alias, quem saca sons de ouvido e os repruduz, mas nao sabe porque o faz, nao e' musico.

                                            Perguntem a um arranjador musical qual e' a dificuldade de escrever na pauta o que ouve, seja guitarra, bateria, orgao, ou que que quer que seja: Zero dificuldade.

                                            Era bom nascer ensinado, nao era ?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Saudações caros guitarristas,

                                              Desconhecia por completo este tópico.

                                              Sou guitarrista vai fazer 3 anos lá para o Verão. Comecei tarde (17 anos), visto que desde pequeno sempre chateei os meus pais a comprar-me uma guitarra eléctrica, porque era realmente o que queria.

                                              Pratico sempre que posso, ainda que a vida universitária me ocupe bastante tempo, mas ainda alimento o bichinho de um dia poder viver exclusivamente da música, por muito irrisório que possa parecer.

                                              Estive a ler o tópico por alto, e reparei na dúvida de um user acerca das Epiphone. Pelo preço que custam, haverá sempre possibilidades muito melhores. As Special e as Studio são para esquecer; já as Standard pelo que custam, são também uma má compra. Dentro das LP, as Vintage são a escolha mais acertada. As V100 custam cerca de 250 euros, e são de qualidade semelhante (ou mesmo superior) às Standard, que custam quase o dobro.

                                              Qualquer dúvida que possa surgir disponham, e estarei receptivo a ajudar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                os inputs e outputs destes pedais/pedaleiras são tipo "universais" nao e?

                                                Não há o risco de comprar um e depois olha... afinal o meu cabo não cabe? lol

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por affmde Ver Post
                                                  os inputs e outputs destes pedais/pedaleiras são tipo "universais" nao e?

                                                  Não há o risco de comprar um e depois olha... afinal o meu cabo não cabe? lol
                                                  não te preocupes. tudo o que transporte sinal "de guitarra" é o jack 6.5 mono.

                                                  se trabalhares com mesas de mistura e sistemas de amplificação é que te poderás cruzar com estes





                                                  de resto se não saíres do sistema guitarra-fx-amp não tens problemas

                                                  (obviamente que como sinal eléctrico que é, permite sempre umas conversões manhosas )

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por PedroRW Ver Post
                                                    O meu conselho aos candidatos a guitarristas amadores ou profissionais:

                                                    - Vao estudar musica a serio, nao com quem pensa que sabe, mas sim com quem tenha formacao especializada em ensino de musica. Torna-se tudo mais facil: desde a leitura a' execucao...

                                                    Nada da' mais prazer que olhar para uma partitura, e transformar o que se le em som, mesmo que se desconheca essa musica.

                                                    Para quem pensa que saca de ouvido uma musica, e que a interpreta na perfeicao...gostava que pudessem comparar o que tocam com a partitura original.

                                                    Alias, quem saca sons de ouvido e os repruduz, mas nao sabe porque o faz, nao e' musico.

                                                    Perguntem a um arranjador musical qual e' a dificuldade de escrever na pauta o que ouve, seja guitarra, bateria, orgao, ou que que quer que seja: Zero dificuldade.

                                                    Era bom nascer ensinado, nao era ?
                                                    Ora bem, discordo praticamente de tudo o que disseste.

                                                    Se a formação musical é importante? É sim, é um bom complemento para qualquer pessoa que queira dominar um instrumento.

                                                    É mesmo preciso gastar rios de dinheiro numa academia e ter professores altamente qualificados para me tornar um bom músico? A resposta é não. Como em quase tudo na vida, o mais importante é o esforço e dedicação. Eu tive aulas com um professor particular cerca de 8 meses. Ajudou-me bastante, porque não tinha conhecimentos nenhuns do instrumento em causa. Hoje, quase 2 anos depois, sinto que apesar de não ter tido aulas, a minha evolução foi constante, porque soube seleccionar informação teórica que encontrei em sites, e pratiquei, pratiquei, pratiquei...

                                                    Recorro a tablaturas, nunca a partituras, porque a minha cabeça funciona melhor com números. Ainda assim, apenas recorro a tablaturas quando quero explorar peças mais complicadas, ex. malmsteen, petrucci, entre outros. O mais importante mesmo é desenvolver o ouvido. Quando oiço uma música nova, imediatamente estou a pensar que acordes estou a ouvir; e se tiver a guitarra na mão, rapidamente os descubro.

                                                    Resumindo, é possível ser-se um excelente guitarrista sem nunca pegar em partituras. Para quem tem vontade de começar, procurem um professor particular que tenha alguma experiência de ensino, e que não vos exturca muitos €, pois esses € podem ser canalizados para a compra de um instrumento de alguma qualidade. Quando sentirem que já têm o que precisam para evoluir, desistam das aulas e comecem a pesquisar na net, ver vídeos, perceber um pouco a teoria. Mas, acima de tudo, pratiquem.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por printemps Ver Post
                                                      Ora bem, discordo praticamente de tudo o que disseste.

                                                      Se a formação musical é importante? É sim, é um bom complemento para qualquer pessoa que queira dominar um instrumento.

                                                      É mesmo preciso gastar rios de dinheiro numa academia e ter professores altamente qualificados para me tornar um bom músico? A resposta é não. Como em quase tudo na vida, o mais importante é o esforço e dedicação. Eu tive aulas com um professor particular cerca de 8 meses. Ajudou-me bastante, porque não tinha conhecimentos nenhuns do instrumento em causa. Hoje, quase 2 anos depois, sinto que apesar de não ter tido aulas, a minha evolução foi constante, porque soube seleccionar informação teórica que encontrei em sites, e pratiquei, pratiquei, pratiquei...

                                                      Recorro a tablaturas, nunca a partituras, porque a minha cabeça funciona melhor com números. Ainda assim, apenas recorro a tablaturas quando quero explorar peças mais complicadas, ex. malmsteen, petrucci, entre outros. O mais importante mesmo é desenvolver o ouvido. Quando oiço uma música nova, imediatamente estou a pensar que acordes estou a ouvir; e se tiver a guitarra na mão, rapidamente os descubro.

                                                      Resumindo, é possível ser-se um excelente guitarrista sem nunca pegar em partituras. Para quem tem vontade de começar, procurem um professor particular que tenha alguma experiência de ensino, e que não vos exturca muitos €, pois esses € podem ser canalizados para a compra de um instrumento de alguma qualidade. Quando sentirem que já têm o que precisam para evoluir, desistam das aulas e comecem a pesquisar na net, ver vídeos, perceber um pouco a teoria. Mas, acima de tudo, pratiquem.

                                                      Discordas em tudo, mas deste-me razao.

                                                      Eu nao disse que era preciso gastar rios de dinheiro, com pessoal altamente qualificadas. Dou um exemplo: eu pago 38 euros/mes, 1 vez por semana, 30 minutos teoria e 45 minutos pratica. O professor e' um aluno universitario, a concluir o ultimo semestre em especializacao de musica. Simples.

                                                      Afinal, sempre precisaste que um professor te desse "inicio ao caminho". Foui pouco tempo, mas penso que te tenha sido muito util. E obviamente que nao e' o professor que vai aprender por nos; temos que ter muita dedicacao e pratica como dizes ter feito.

                                                      Insisto no mesmo: se soubesses ler uma partitura 9e nunca e' tarde para isso) ias ver a diferenca com que se entendem e se assimilam as coisas. E dou-te toda a razao: o ouvido e' peca fundamental.

                                                      E falaste noutra coisa: acordes. O que sao acordes ? sao combinacoes de notas musicais, certo ? Quantas pessoas fazem acordes com perfeicao e boa sonoridade, mas se lhe perguntares se ele fez um Mi ou um Re...nao sabe. Sabe fazer acordes, sabe conjuga-los mas nao os conhece...so' de ouvido. Desculpa mas isto nao e' um bom musico. Pode ser um bom executante, mas musico nao.

                                                      Eu sei do que estou a falar. Mas nao quero tirar o incentivo a ninguem. Com ou sem nocoes basicas de musica, com ou sem professor, com partitura ou ouvido, so' desejo que todos tenham sucesso e alcansem o maximo possivel.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por PedroRW Ver Post
                                                        Discordas em tudo, mas deste-me razao.

                                                        Eu nao disse que era preciso gastar rios de dinheiro, com pessoal altamente qualificadas. Dou um exemplo: eu pago 38 euros/mes, 1 vez por semana, 30 minutos teoria e 45 minutos pratica. O professor e' um aluno universitario, a concluir o ultimo semestre em especializacao de musica. Simples.

                                                        Afinal, sempre precisaste que um professor te desse "inicio ao caminho". Foui pouco tempo, mas penso que te tenha sido muito util. E obviamente que nao e' o professor que vai aprender por nos; temos que ter muita dedicacao e pratica como dizes ter feito.

                                                        Insisto no mesmo: se soubesses ler uma partitura 9e nunca e' tarde para isso) ias ver a diferenca com que se entendem e se assimilam as coisas. E dou-te toda a razao: o ouvido e' peca fundamental.

                                                        E falaste noutra coisa: acordes. O que sao acordes ? sao combinacoes de notas musicais, certo ? Quantas pessoas fazem acordes com perfeicao e boa sonoridade, mas se lhe perguntares se ele fez um Mi ou um Re...nao sabe. Sabe fazer acordes, sabe conjuga-los mas nao os conhece...so' de ouvido. Desculpa mas isto nao e' um bom musico. Pode ser um bom executante, mas musico nao.

                                                        Eu sei do que estou a falar. Mas nao quero tirar o incentivo a ninguem. Com ou sem nocoes basicas de musica, com ou sem professor, com partitura ou ouvido, so' desejo que todos tenham sucesso e alcansem o maximo possivel.
                                                        Agora concordo com tudo o que disseste.

                                                        Focaste um ponto essencial, bem mais importante do que ler qualquer partitura; é saber o que se toca. É importante chamar as coisas pelos nomes, saber o nome dos acordes e ter noções do campo harmónico. No fundo, trata-se de fazer um "encaixe" do que se aprende. Não interessa absolutamente nada conhecer-se as 5 posições da escala pentatónica se não se souber aplicá-las.

                                                        Das duas uma, ou não te explicaste bem no post anterior, ou eu entendi tudo ao contrário.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por printemps Ver Post
                                                          Agora concordo com tudo o que disseste.

                                                          Focaste um ponto essencial, bem mais importante do que ler qualquer partitura; é saber o que se toca. É importante chamar as coisas pelos nomes, saber o nome dos acordes e ter noções do campo harmónico. No fundo, trata-se de fazer um "encaixe" do que se aprende. Não interessa absolutamente nada conhecer-se as 5 posições da escala pentatónica se não se souber aplicá-las.

                                                          Das duas uma, ou não te explicaste bem no post anterior, ou eu entendi tudo ao contrário.

                                                          Isso e' o menos importante. O importante e' que haja entendimento e consenso.

                                                          No que a musica a mim me toca, e' muito simples. Durante muitos anos pensei que conseguiria tocar um instrumento, apenas tentando ser um auto didata. E entao ora pegava, ora deixava. A motivacao desaparecia depressa demais.

                                                          So' mais recentemente, e como tenho um estudio musical, cheguei a' conclusao que era impossivel tirar partido dele, sem formacao musical. Ha' coisas que aparentemente eram de uma complexidade extrema, e que agora vejo que sao do mais evidente que se possa imaginar. As questoes que me ultrapassavam estavam "no como e no porque". So' com resposta a estas perguntas, e' que me foi possivel dar um passo em frente.

                                                          E entao comecei ( e ainda ando ) com aulas de piano (teoria e pratica). Felizmente, tambem posso praticar em casa porque tenho piano. E sao os conhecimentos que tenho, que me levaram a dar o conselho que dei.

                                                          Como esta coisa da musica e' viciante, e como tambem tenho viola acustica, tentei aplicar esses conhecimentos a' viola...e agora ando tambem com o "bichinho" da viola. Foi isso que me fez vir a este topico...gosto de ver as opinioes dos outros.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por TurboMan Ver Post
                                                            Comprei a minha primeira guitarra há coisa de umas 3 semanas porque não quero morrer burro na área artistica e ainda não sei tocar praticamente nada. Com uns videos do youtube já faço uns 2ou3 acordes seguidos, mas o principal problema é a colocação correcta dos dedos nas cordas. A minha pretensão é tocar algo tipo isto: http://www.youtube.com/watch?v=MBvAvW6KQDk
                                                            Após perguntar aos experts decidi comprar uma acústica (cordas de aço), acho o som melhor do que o das guitarras clássicas de cordas de nylon. tem um som mais agudo e refinado.

                                                            Um conselho que te dou por quem já passou por isso.


                                                            Não desistas a primeira dificuldade.


                                                            Toco a relativamente pouco tempo, acho que fez agora 1 ano, e de inicio também me atrapalhava toco com uma simples passagem do Do para o Ré, por exemplo.

                                                            Arranja uma musica fácil que gostes (por exemplo a "Here without you" dos 3 doors down é uma musica relativamente fácil), e pratica até conseguires que os dedos fiquem sempre no sitio certo, depois é que se pratica o projecção do som.
                                                            O mais importante é mesmo a posição dos dedos, para não criares nenhum vicio.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por PedroRW Ver Post
                                                              Discordas em tudo, mas deste-me razao.

                                                              Eu nao disse que era preciso gastar rios de dinheiro, com pessoal altamente qualificadas. Dou um exemplo: eu pago 38 euros/mes, 1 vez por semana, 30 minutos teoria e 45 minutos pratica. O professor e' um aluno universitario, a concluir o ultimo semestre em especializacao de musica. Simples.

                                                              Afinal, sempre precisaste que um professor te desse "inicio ao caminho". Foui pouco tempo, mas penso que te tenha sido muito util. E obviamente que nao e' o professor que vai aprender por nos; temos que ter muita dedicacao e pratica como dizes ter feito.

                                                              Insisto no mesmo: se soubesses ler uma partitura 9e nunca e' tarde para isso) ias ver a diferenca com que se entendem e se assimilam as coisas. E dou-te toda a razao: o ouvido e' peca fundamental.

                                                              E falaste noutra coisa: acordes. O que sao acordes ? sao combinacoes de notas musicais, certo ? Quantas pessoas fazem acordes com perfeicao e boa sonoridade, mas se lhe perguntares se ele fez um Mi ou um Re...nao sabe. Sabe fazer acordes, sabe conjuga-los mas nao os conhece...so' de ouvido. Desculpa mas isto nao e' um bom musico. Pode ser um bom executante, mas musico nao.

                                                              Eu sei do que estou a falar. Mas nao quero tirar o incentivo a ninguem. Com ou sem nocoes basicas de musica, com ou sem professor, com partitura ou ouvido, so' desejo que todos tenham sucesso e alcansem o maximo possivel.
                                                              O conhecimento teórico da musica também tem as suas desvantagens, embora eu estude e me esforce para aprender cada vez mais. Sei de guitarristas que se ensinar os acordes, depois aplica-los numa musica, ou em várias, ele sabe a teoria, basta dizer os acordes e está a tocar a musica, mas se não disser os acordes não consegue tira-los sozinho... Conheço guitarristas que nunca tiveram aulas, foram inteiramente auto-didactas, descobriram acordes sozinhos, retiraram nota a nota por ouvido, hoje em dia fazem improvisos espectaculares (muito originais) sem sequer fazerem ideia do que estão a tocar, e com muito mais facilidade, tudo por ouvido. Bem normalmente chegam a um ponto e empancam, e precisam de teoria para evoluir. Eu acho que é preciso um pouco de tudo.

                                                              Outra coisa, um musico sem influências é original, se souber musica, fazer escalas, vai ter tendencias a compor nessas escalas, há inumeros exemplos de originalidade no mundo da musica de musicos que começaram sem teoria e fizeram obras excepcionais, como Marty Friedman, Slash, Elvis Presley ou até Beethoven que era praticamente surdo e não ouvia obras dos outros.

                                                              É apenas a minha opinião, sem querer mostrar que estou certo ou errado, todos temos a nossa razão
                                                              Editado pela última vez por WildChild; 24 April 2011, 11:25.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X