Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RTP1 - Pai ensina filhos desde pequenos a jogar futebol

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    tinhas de ter começado cedo e jogar todos os dias... jogar 2 vezes por semana era como eu...
    Quando era puto era todos os dias, agora, velho (para futebolista e com outros afazeres) é que é só duas vezes por semana

    Passei ao lado de um grande carreira, pá!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
      LIC, o pai é empresário e ex-jogador de futebol (ou pelo menos praticante). Parou de jogar futebol devido a uma lesão no joelho.

      Agora a partir daqui qualquer um tira as suas conclusões...

      Está a incentivar os filhos a tornarem-se algo que ele nunca foi.

      Mas por acaso parece-me que os miúdos até gostam de jogar à bola... Mas é tudo demais e excessivo.
      Basicamente foi o que disse. Por ser empresário, que tem olho para o negócio. Penna é ir contra as ideias do Platini que é anti-exploração infantil.
      Não digo para os pais não jogarem com os miudos. Pelo contrário, mas lá está tudo na base da brincadeira, porque até andam numa escola que os ensina isso.
      Eu pelo menos vejo o futebol ou qualquer outro desporto entre pai e filho como actividade lúdica em que o unico rendimento é o afecto e a amizade. E o pormenor do exagero, não mostraram o que eles fazem na esola durante as aulas. O que também pode dizer muita coisa. Tudo bem 20 minutos de reportagem, mas davam 2 dpara a escola a ver até como é o rendimento deles.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Two Ver Post
        Sem querer estar a contrariar-te na minha opinião quer a escola quer o desporto não podem ser hierarquizados. Aliás até acho que são complementares. A prática do desporto faz parte da própria educação porque lhes incute valores de competitividade, de fraternidade de trabalho de equipa, etc. Esgota energias que possibilitam uma maior concentração nos tempos de trabalho escolares, e por aí fora.
        Os romanos já falavam em "mente sã em corpo são", e eu partilho dessa opinião.
        Fazes bem sim apesares de nao gostares de futebol , levares os teus filhos a jogar futebol.

        Hoje em dia é bom as crianças terem uma paixão por alguma coisa e fazerem desporto, aprendem a crescer para a vida e a nao ser tao vulneraveis á teias prejudiciais da nossa sociedade, como a droga e a vadiagem.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          Quando era puto era todos os dias, agora, velho (para futebolista e com outros afazeres) é que é só duas vezes por semana

          Passei ao lado de um grande carreira, pá!
          Qdo era puto conheci malta que jogava na rua mtuitissimo bem e passou ao lado de uma grande carreira, por falta de cabeça, por nao se aplicarem nos treinos, por começarem nos copos e nas noitadas em vez de irem treinar....o que nao faltava aqui em almada era casos desses de grandes habilidosos para o futebol mas sem cabeça, no entanto conheci um que andou comigo na escola aqui e tinha mta habilidade e tinha cabeça e trinha uma familia que o orientava no bom sentido... era puto e via-o a apanhar o autocarro ao fim da tarde para ir para lisboa treinar todos os dias , as vezes a chuver torrencialmente e com frio e chegava á casa á meia noite...é claro que isto de ir para lisboa todos os dias de noite é duro..era melhor ficar no sofá da sala... mas esse levava os treinos a serio e com a habilidade que tinha evoluio rapidamente, tou a falar do Figo

          Comentário


            #65
            Se é para jogarem no Benfica acho bem...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Qdo era puto conheci malta que jogava na rua mtuitissimo bem e passou ao lado de uma grande carreira, por falta de cabeça, por nao se aplicarem nos treinos, por começarem nos copos e nas noitadas em vez de irem treinar....o que nao faltava aqui em almada era casos desses de grandes habilidosos para o futebol mas sem cabeça, no entanto conheci um que andou comigo na escola aqui e tinha mta habilidade e tinha cabeça e trinha uma familia que o orientava no bom sentido... era puto e via-o a apanhar o autocarro ao fim da tarde para ir para lisboa treinar todos os dias , as vezes a chuver torrencialmente e com frio e chegava á casa á meia noite...é claro que isto de ir para lisboa todos os dias de noite é duro..era melhor ficar no sofá da sala... mas esse levava os treinos a serio e com a habilidade que tinha evoluio rapidamente, tou a falar do Figo
              Virtuosos com a bola há muitos o problema é a cabeça.
              Tens vários exemplos de bons jogadores que passaram ao lado de um boa carreira: Dani, por exemplo.
              O Figo parece saber o que quer e o que tem que fazer (pelo menos parece).

              Também deves conhecer um sr. que no Verão costumava andar na Costa a dar toques da bola, não quer dizer que seja tivesse sido bom jogador.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Virtuosos com a bola há muitos o problema é a cabeça.
                Tens vários exemplos de bons jogadores que passaram ao lado de um boa carreira: Dani, por exemplo.
                O Figo parece saber o que quer e o que tem que fazer (pelo menos parece).

                Também deves conhecer um sr. que no Verão costumava andar na Costa a dar toques da bola, não quer dizer que seja tivesse sido bom jogador.
                esse senhor da costa era só artista dos toques nao era futebolista.

                mas lembro-me na escola os jogos que se faziam qdo nao havia aulas, havia lá tipos fantasticos a jogar futebol, o figo era um deles o amaral que jogou no benfica e sporting em puto era o maximo a jogar entre outros....éra giro malta de 13anos com um talento estrondoso na forma como dominavam uma bola e corriam com ela dominada sem olhar para a bola mas de cabeça levantada , e jogavamos no alcatrão em ringues que haviam aqui pela cidade e na escola. Eu tambem jogava mas nunca tive mta habilidade para jogar futebol e depois ao lado destes gajos quer dizer...

                Comentário


                  #68
                  ..."falhaste nao e assim, ta a encher!" Mas que e isto? A crianças que mal caminham? (desculpem mas nao consigo por acentos nas palavras)

                  Comentário


                    #69
                    Para mim o que está aqui em causa, não é a prática do desporto, que acho bem que seja incutida e ter uma vida mais saudável que de todo o modo é valorizável.
                    Mas sim a uma obsessão criada pelo pai, que pode ter transtornos futuros nos filhos, (tal como a fustração, inseguranças, etc... por não singrarem neste mundo), exigencias impostas a uma criança no deve permanecer a livre escolha de praticarem o que gostam e não por imposição próprios pais como citado neste exemplo.
                    Estar a criar espectativas futuras numa criança em que psicológicamente não está ciente do que quer da vida, no meu entender, só poderá derivar alguns factores causais perturbantes.
                    Editado pela última vez por nunomplopes; 14 May 2009, 05:22.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Virtuosos com a bola há muitos o problema é a cabeça.
                      Tens vários exemplos de bons jogadores que passaram ao lado de um boa carreira: Dani, por exemplo.
                      O Figo parece saber o que quer e o que tem que fazer (pelo menos parece).

                      Também deves conhecer um sr. que no Verão costumava andar na Costa a dar toques da bola, não quer dizer que seja tivesse sido bom jogador.
                      "O Figo parece saber o que quer e o que tem que fazer (pelo menos parece)."

                      O Figo como jogador profissional duvido que ainda esteja na fase dos " pelo menos parece".

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                        Para mim o que está aqui em causa, não é a prática do desporto, que acho bem que seja incutida e ter uma vida mais saudável que de todo o modo é valorizável.
                        Mas sim a uma obsessão criada pelo pai, que pode ter transtornos futuros nos filhos, (tal como a fustração, inseguranças, etc... por não singrarem neste mundo), exigencias impostas a uma criança no deve permanecer a livre escolha de praticarem o que gostam e não por imposição próprios pais como citado neste exemplo.
                        Estar a criar espectativas futuras numa criança em que psicológicamente não está ciente do que quer da vida, no meu entender, só poderá derivar alguns factores causais perturbantes.
                        "Mas sim a uma obsessão criada pelo pai", penso que foi isto que a televisão quiz transmitir.
                        Numa sociedade cada vez mais individualista e tecnológica, meter um miudo a praticar desportos colectivos, a mexer-se comparando com alguns que nem vêm a luz do sol ao fim de semana por causa do vício dos video-jogos...a enfardar, a jogar, a enfardar, a jogar... cada um faz a leitura que quiser, acho que nem é preciso ter talento, é preciso é que se mexa!!
                        O futuro..ninguém o sabe!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                          resta saber se um puto daquela idade, completamente influenciado e manipulado pelos objectivos do pai - não esquecer que o pai é empresário de futebol e ex-jogador profissional lesionado em início de carreira - terá sonhos próprios.



                          Se algo havia para dizer fica dito.

                          A educação de um filho e a sua formação para a vida não tem de passar por uma influenciação como a que foi visível na reportagem.

                          Definir linhas guia, acompanhar a educação e formação, mas não influenciar.

                          Estas devem ser as premissas base.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                            resta saber se um puto daquela idade, completamente influenciado e manipulado pelos objectivos do pai - não esquecer que o pai é empresário de futebol e ex-jogador profissional lesionado em início de carreira - terá sonhos próprios.
                            Eu por acaso não gosto do termo influenciado, porque tem uma conotação negativa, drogas,crimes,etc..percebes?
                            O miudo agora está a crescer, depois fará uma retropecção das atitudes do pai, e poderá escolher outro empresário que o represente e até mesmo ir para outro clube.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Qdo era puto conheci malta que jogava na rua mtuitissimo bem e passou ao lado de uma grande carreira, por falta de cabeça, por nao se aplicarem nos treinos, por começarem nos copos e nas noitadas em vez de irem treinar....o que nao faltava aqui em almada era casos desses de grandes habilidosos para o futebol mas sem cabeça, no entanto conheci um que andou comigo na escola aqui e tinha mta habilidade e tinha cabeça e trinha uma familia que o orientava no bom sentido... era puto e via-o a apanhar o autocarro ao fim da tarde para ir para lisboa treinar todos os dias , as vezes a chuver torrencialmente e com frio e chegava á casa á meia noite...é claro que isto de ir para lisboa todos os dias de noite é duro..era melhor ficar no sofá da sala... mas esse levava os treinos a serio e com a habilidade que tinha evoluio rapidamente, tou a falar do Figo
                              Tens uma certa razão. Por acaso, tenho um colega de trabalho que foi capitão de equipa dos iniciados do Sporting, era médio centro e tinha um colega de equipa que até era o Figo.

                              Hoje o Figo é o que todos nós sabemos, esse meu colega penso que nunca chegou a jogar nos séniores.

                              Mas jogamos de vez em quando umas futeboladas e vê-se que a habilidade está lá, faltou trabalhá-la.


                              Agora estes miúdos da reportagem é claramente um exagero! O pai, quase que á força, tenta que os filhos sejam aquilo que ele não conseguiu ser.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                Para mim o que está aqui em causa, não é a prática do desporto, que acho bem que seja incutida e ter uma vida mais saudável que de todo o modo é valorizável.
                                Mas sim a uma obsessão criada pelo pai, que pode ter transtornos futuros nos filhos, (tal como a fustração, inseguranças, etc... por não singrarem neste mundo), exigencias impostas a uma criança no deve permanecer a livre escolha de praticarem o que gostam e não por imposição próprios pais como citado neste exemplo.
                                Estar a criar espectativas futuras numa criança em que psicológicamente não está ciente do que quer da vida, no meu entender, só poderá derivar alguns factores causais perturbantes.

                                Não concordo nada com isso.
                                Os putos desde de mto pequenos tem de ser educados a terem regras segundo os pais e nao serem eles a escolher... alem disso nao acredito que os putos nao gostem de jogar.

                                Aos 4 anos fazem desporto porque os pais querem, vao para o infantario porque os pais querem, aos 5-6 vao para a escola porque os pais querem.
                                Os putos nao podem fazer só o que querem,tem de ter obrigações e regras o que é bem diferente e quanto mais regras e o obrigações tiverem de pequenos melhor, mais responsaveis se tornam em adultos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Conheci de vista esse pai de vista, no Tenente Valdez da Pontinha, só se preocupava em arranjar contratos para os filhos, claro as pessoas à volta faziam uma cara de "Duh".

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Parabens , tens crianças normais e com bom gosto...tu é que és diferente... onde já se viu um homem que nao gosta de futebol

                                    o meu pai por exemplo compra um jornal desportivo 365dias por ano...alias 364 porque no dia de natal nao ha jornal desportivo, toda a gente na minha familia respira futebol
                                    Os verdadeiros "machos" percebem todos de futebol ás paletes...

                                    Não tenho problemas em dizer que nem o nome dos jogadores das principais equipas eu sei, e não me preocupa minimamente.
                                    Os meus colegas de trabalho olham-me surpreendidos, não compreendem como tal coisa é possivel.

                                    Quanto ao meu filho, tentei incutir-lhe o gosto pelas corridas de automóveis, levei-o a tudo o que é evento, mas da parte dele não nasce qualquer paixão por aquilo, gosta e tal, mas a maior parte das vezes vai para passear e estar comigo. Por isso quando não lhe apetece não o forço a vir.
                                    No entanto comecei a puxa-lo para o Btt, gosta muito de pedalar comigo fora de estrada e já sonha em fazer provas de Btt com muitos ciclistas.
                                    Além do contacto com a natureza e da pratica de desporto, é uma boa forma de se afastar das horas excessivas de Tv e jogos da PlayStation.
                                    Editado pela última vez por Evolution6; 14 May 2009, 10:07.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Não te confundas...
                                      Nenhum jogador começa uma carreira aos 15anos ou ja adulto...isso +e impossivel.

                                      Agora no brasil a realidade é outra há mto jogadores de rua, e como a rua nao dá dinheiro tem de trabalhar e o liedson teve de trabalhar at´ir para um clube mas ele ja jogava desde os 6anos de idade.
                                      Mtos grandes jogadores era jogadores de rua, no brasil é normal e a rua é a escolas de futebol como cá um clube mas cá casos do Figo, Ronaldo, Futre , Nani etc etc , começaram por ser jogadores de rua.

                                      Diz-me por favor, porque tenho muita curiosidade: que experiência tens de treino? Para dizeres que é impossível, diria que nenhuma.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por blah Ver Post
                                        Tentam ajudar os filhos a alcançarem os sonhos de quem?
                                        Será que os miúdos sabem o que querem fazer com 2 anos?
                                        Já expliquei uns posts atrás. Não deves ter lido, mas volto a dizer.

                                        Em Portugal, os jovens (sobretudo rapazes) têm um sonho de se tornarem profissionais de futebol. A percentagem dos que têm esse sonho é muito elevada. Se eles têm consciência disso nessa idade? Claro que não. Mas a própria sociedade influencia os jovens. Fala-se de frustrações no futuro, mas quem não as tem? Não é só no futebol! E aqueles que por 1 segundo não vão aos Jogos Olímpicos e depois nunca mais o conseguem? Suicidam-se? Não! Dão a volta. E essa capacidade de lidar com as adversidades é também cimentada no futebol (nos bons clubes claro está). Hoje em dia não necessidade de abdicar da escola (até ao 12º) por causa do futebol. Aliás as academias cooperam e muito com a escola. As crianças irão crescer e começar a receber mais informação do que o futebol. E sendo o pai profissional do desporto acredito que não colocará barreiras a essa informação.

                                        Como já disseram, o mais importante é o pai não viver os sonhos pessoais através dos filhos.

                                        Mas nos EUA, o mesmo se passa com o Basquetebol e Basebol. Em outros países, outras realidades. A sociedade influencia e muito os sonhos dos jovens.

                                        Eu sou portista porque o meu pai e avô são portistas e porque nasci numa época de ouro do FCP. Porque poderia muito bem ser do Benfica ou do Sporting. Nenhuma criança com 4 anos pega no jornal para analisar plantéis, histórias e figuras mais sonantes de cada clube.

                                        Comentário


                                          #80
                                          É o tipico portugues bimbo

                                          Os putos ainda vão acabar a fazer uma brilhante carreira como caixas da worten. Saloiada.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Dois pontos:

                                            Um, o desporto faz bem e num contexto normal a pratica de um desporto em equipa incute valores práticos e sociais.

                                            Dois, a fixação de um pai na pratica do futebol é apenas o resultado da baixa instrução tão normal neste país, verdadeiramente lamentável.

                                            Ainda se ele optasse por um outro desporto, como o golfe por exemplo, conseguia entender, mas futebol?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                              Dois pontos:

                                              Um, o desporto faz bem e num contexto normal a pratica de um desporto em equipa incute valores práticos e sociais.

                                              Dois, a fixação de um pai na pratica do futebol é apenas o resultado da baixa instrução tão normal neste país, verdadeiramente lamentável.

                                              Ainda se ele optasse por um outro desporto, como o golfe por exemplo, conseguia entender, mas futebol?





                                              Quanto ao caso, acho descabida qualquer "fixação" de um pai pelo futuro do filho. O mesmo se aplica aos milhares de estudantes, que vão para os cursos que os pais tanto querem e depois são completamente frustrados.

                                              Uma ressalva no entanto para o bem que o desporto e todas as actividades extra-curriculares podem fazer ao desenvolvimento de uma criança/jovem.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                                                "O Figo parece saber o que quer e o que tem que fazer (pelo menos parece)."

                                                O Figo como jogador profissional duvido que ainda esteja na fase dos " pelo menos parece".
                                                Eu não conheço os contratos que fez, valores, etc., pelo menos parece do que é público que geriu correctamente a carreira.

                                                É óbvio que o desporto faz bem e tal como aqueles dois, milhares de muitos outros míudos praticam desporto nas escolas dos clubes.
                                                E o que joga à frente parece ter efectivamente jeito para aquilo...
                                                Editado pela última vez por Valium; 14 May 2009, 13:04.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Parabens , tens crianças normais e com bom gosto...tu é que és diferente... onde já se viu um homem que nao gosta de futebol

                                                  o meu pai por exemplo compra um jornal desportivo 365dias por ano...alias 364 porque no dia de natal nao ha jornal desportivo, toda a gente na minha familia respira futebol
                                                  Eu também não aprecio futebol e depois? No meu caso foi ao contrário, o meu pai era fã da bola mas o filho saiu a gostar mais de carros do que futebol.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                    Diz-me por favor, porque tenho muita curiosidade: que experiência tens de treino? Para dizeres que é impossível, diria que nenhuma.
                                                    Joguei futebol até aos juniores, joguei futebol de sala (o futsal de hoje em dia) vejo futebol com regularidade desde sempre na tv e no estadio vi mto futebol pois fui 10anos socio que um grande da capital, conheci jogadores de futebol, "leio" todos os dias (ou quase todos)o Record(as vezes na diagonal) o o meu pai foi "olheiro" de um clube e esteve ligado a esse clube e eu acampanhava-o sempre no nesse trajecto onde conhecia jogadores e o ambiente do treino e balneário.

                                                    A acredita que nunca vi nem sei de nenhum jogadores que comece a jogar de um dia para o outro, todos sem falta tem começar em crianças com 6-7anos para poderem ser alguem no futebol.

                                                    Mas entao afinal o que duvidas?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                      Dois pontos:

                                                      Um, o desporto faz bem e num contexto normal a pratica de um desporto em equipa incute valores práticos e sociais.

                                                      Dois, a fixação de um pai na pratica do futebol é apenas o resultado da baixa instrução tão normal neste país, verdadeiramente lamentável.

                                                      Ainda se ele optasse por um outro desporto, como o golfe por exemplo, conseguia entender, mas futebol?
                                                      tens mt piada tens tens...

                                                      golfe é o "desporto" dos velhos ricos

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                        Eu também não aprecio futebol e depois? No meu caso foi ao contrário, o meu pai era fã da bola mas o filho saiu a gostar mais de carros do que futebol.
                                                        e eu tb gosto de carros... e entao o que tens uma coisa a ver com a outra? em puto fazias corridas de carros nos intervalos das aulas ou jogavas futebol?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          tens mt piada tens tens...

                                                          golfe é o "desporto" dos velhos ricos
                                                          Gostava de te ver a dar umas tacadas...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                            Gostava de te ver a dar umas tacadas...


                                                            Desculpem mas esta afirmação bem analisada tem piada!

                                                            O Nthor tem toda a razão na analise que fez...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post


                                                              Desculpem mas esta afirmação bem analisada tem piada!

                                                              O Nthor tem toda a razão na analise que fez...


                                                              Não seria um cenário nada agradável de se ver...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X