Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Na SIC - Desemprego leva a apostar no estrangeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Eu também emigrei por questões familiares.

    Quando cá cheguei comecei logo num curso nocturno de francês para desenferrujar.

    Passado um mês de papo para o ar (que me soube muito bem) comecei a procurar emprego. Seis meses depois comecei a procurar trabalho. Entretanto ia olhando para as árvores para ver encontrava euros mas nunca encontrei um cêntimo sequer. A teoria de que o dinheiro cresce nas árvores no estrangeiro caiu por terra

    Passado um ano tive uma proposta de trabalho a meio-tempo (e apenas por 5 meses) para fazer entregas. Aceitei logo.

    3 meses depois tive outra proposta de outra empresa para o mesmo tipo de serviço, a menos de meio-tempo, a qual eu aceitei.

    Palavra puxa palavra, conhecem-se pessoas do meio e no final dos 5 meses tinha 3 propostas para pensar.

    Fiz a entrevista final pelo telefone (estava em Portugal de férias ) e estou nesta empresa desde Agosto com contracto a termo incerto e mais todas as regalias legais.

    Entretanto ouvi dizer que no estrangeiro basta dar um pontapé numa pedra e o dinheiro aparece. Esta teoria ainda não experimentei.

    Depois digo-vos se é verdade.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
      Eu também emigrei por questões familiares.

      Quando cá cheguei comecei logo num curso nocturno de francês para desenferrujar.

      Passado um mês de papo para o ar (que me soube muito bem) comecei a procurar emprego. Seis meses depois comecei a procurar trabalho. Entretanto ia olhando para as árvores para ver encontrava euros mas nunca encontrei um cêntimo sequer. A teoria de que o dinheiro cresce nas árvores no estrangeiro caiu por terra

      Passado um ano tive uma proposta de trabalho a meio-tempo (e apenas por 5 meses) para fazer entregas. Aceitei logo.

      3 meses depois tive outra proposta de outra empresa para o mesmo tipo de serviço, a menos de meio-tempo, a qual eu aceitei.

      Palavra puxa palavra, conhecem-se pessoas do meio e no final dos 5 meses tinha 3 propostas para pensar.

      Fiz a entrevista final pelo telefone (estava em Portugal de férias ) e estou nesta empresa desde Agosto com contracto a termo incerto e mais todas as regalias legais.

      Entretanto ouvi dizer que no estrangeiro basta dar um pontapé numa pedra e o dinheiro aparece. Esta teoria ainda não experimentei.

      Depois digo-vos se é verdade.
      A minha avó disse logo que eu ia para a terra do dinheiro

      P.S. Ainda não tropecei em nenhum pedra dessas..

      Comentário


        #93
        Na maior parte das vezes, quem vai á aventura acaba por fazer o mesmo que os africanos e os de leste fazem por cá, ou seja, aquilo que os outros não querem fazer.

        As historias do chegar, ver e vencer não passam disso mesmo.
        O que acontece é chegar, sofrer, sofrer e só depois vencer.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Na maior parte das vezes, quem vai á aventura acaba por fazer o mesmo que os africanos e os de leste fazem por cá, ou seja, aquilo que os outros não querem fazer.

          As historias do chegar, ver e vencer não passam disso mesmo.
          O que acontece é chegar, sofrer, sofrer e só depois vencer.
          O caso de que já falei aqui foi um exemplo disso, o meu amigo tirou 15 dias de férias e ao fim de uma semana voltou para cá, tratou de tudo, pegou na família e voltou para o UK.

          Até porque não tinha condições, com o que ganhava cá, de ir para lá a aventura e andar um ano à procura de trabalho

          Comentário


            #95
            Para dar mais um exemplo, com a experiência que ganhei em 2 anos fora numa área muito técnica que muito pouca gente domina em Pt, podia voltar para aí a ganhar o mesmo que ganho na Irlanda (tendo em conta o custo de vida muito mais alto na Irlanda, teoricamente era muito bom, pensava a empresa que me contactou), sabem qual foi a minha resposta... pois, já devem ter imaginado



            Para ganhar o mesmo não volto para Pt... porque há coisas que o dinheiro não paga (meritocracia, responsabilização, respeito, liderança, ajuda ao colaborador, oportunidades de "enriquecimento" pessoal e profissional, etc.)

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Para dar mais um exemplo, com a experiência que ganhei em 2 anos fora numa área muito técnica que muito pouca gente domina em Pt, podia voltar para aí a ganhar o mesmo que ganho na Irlanda (tendo em conta o custo de vida muito mais alto na Irlanda, teoricamente era muito bom, pensava a empresa que me contactou), sabem qual foi a minha resposta... pois, já devem ter imaginado



              Para ganhar o mesmo não volto para Pt... porque há coisas que o dinheiro não paga (meritocracia, responsabilização, respeito, liderança, ajuda ao colaborador, oportunidades de "enriquecimento" pessoal e profissional, etc.)
              E também muita gaja boa que até gostam de latinos e tudo...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                E também muita gaja boa que até gostam de latinos e tudo...




                chiiiiiiuuu, fala baixinho!!! A minha namorada chega para a semana para viver comigo, não queremos que esses boatos se espalhem...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Isto de viver sozinho em casa dos pais..
                  Como não sabes interpretar as coisas eu explico melhor para ver se entendes uma coisa:

                  Sair de casa dos meus pais para ir morar sozinho, era complicado, mas como n moro sozinho, a história é diferente. Partilhar apartamentos com amigos apenas em último recurso.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    O que eu me pergunto mais é porque é que a maioria das pessoas só diz que sai de Portugal por causa de dinheiro? Isso é meio caminho andado para voltar passado 1 mês, pelo menos é assim eu que penso agora que o dinheiro não é o mais importante.

                    Vejo pessoas da minha idade (sem serem casados e com filhos) que pensam assim, para mim isso é ver muito ao perto.

                    Depois há sempre aqueles que dizem "ah e tal, mas em Portugal há sol". Não sei se será um pouco de inveja ou falta de coragem.

                    O que é certo é que eu parti pela experiência, com um salário baixo e vejo as outras pessoas mais preocupadas com isso do que eu! Há sempre aquele intimo de tentar pensar que os outros estão mal para validar as nossas opções.

                    Devemos pensar mais em nós e menos nos outros!
                    Estou-me pouco borrifando para quem emigra. Se querem força e que tenham toda a sorte do mundo, na minha perspectiva pessoal, não emigrava, pois não passo mal, aliando ao facto que aqui além de não passar mal, consigo juntar os amigos e família, algo de muito importante para mim.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Cada pessoa tem os seus motivos e todos são válidos. O que critico é quem está de fora e gosta de ditar as suas leis, sem nunca ter passado por essa situação.

                      Nisto do que toca ao estrangeiro há aquela ideia que vai-se para fora meia dúzia de anos e volta-se rico, depois conta-se que os salários não são assim tão altos quanto isso e que o "ir para fora" é bem mais que dinheiro (pelo menos para a maioria das pessoas com curso superior), aí essas pessoas até parece que ficam felizes por nunca terem alterado o seu mundo.

                      Pessoalmente, eu nunca tinha feito Erasmus e tinha pena, portanto decidi-me lançar numa oportunidade que achei ser uma pena desperdiçar. Passado mais de meio ano só tenho bem a dizer da opção que fiz. Quero voltar a Portugal, não sei se daqui a uns meses ou se daqui a uns anos, mas esta experiência ninguém me tira! E o valor que retiro é muito mais elevado que uns euros na conta.

                      Depois há aqueles que gostavam de ir, mas nunca tiveram coragem, então tentam inferiorizar quem toma essa opção! "eu não vou, mas também não quero que vás!"
                      Aqui concordo contigo, pois quem julga que vai enriquecer só pelo facto de emigrarem "tirem o cavalinho da chuva". Em relação a outros aspectos extra-monetários, sim será concerteza uma muito boa experiência.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                        Estou-me pouco borrifando para quem emigra. Se querem força e que tenham toda a sorte do mundo, na minha perspectiva pessoal, não emigrava, pois não passo mal, aliando ao facto que aqui além de não passar mal, consigo juntar os amigos e família, algo de muito importante para mim.
                        Muitos que emigram também não passam (não passariam) mal, mas há pessoas que querem mais (não só em termos monetários, como culturais, desenvolvimento profissional e outras razões já aqui expostas), e o facto de se emigrar pode abrir muitas portas (se as soubermos aproveitar...).

                        Cada um com as suas razões e condições/condicionantes. As pessoas têm é de avaliar a realidade profissional do país para onde pretendem emigrar. No meu caso como domino bem o inglês e o RU tem falta de mão de obra na minha área, não tive grandes problemas em tomar a decisão de sair. Em termos futuros, não me vejo a voltar a Portugal, estou bem profissionalmente, estou bem socialmente e estou contente com as condições que tenho aqui.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                          Como não sabes interpretar as coisas eu explico melhor para ver se entendes uma coisa:

                          Sair de casa dos meus pais para ir morar sozinho, era complicado, mas como n moro sozinho, a história é diferente. Partilhar apartamentos com amigos apenas em último recurso.
                          E quem disse que eu não percebi? Só acho que dizer que não se partilha casa por causa da independência e depois morar em casa dos pais não é muito congruente. Onde está a independência de morar em casa dos pais? Olha eu partilho casa por ser mais barato e por achar um desperdício de dinheiro pagar quase o dobro e chegar a casa e não ter lá ninguém. Mas se pudesse também morava sozinho.

                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                          Estou-me pouco borrifando para quem emigra. Se querem força e que tenham toda a sorte do mundo, na minha perspectiva pessoal, não emigrava, pois não passo mal, aliando ao facto que aqui além de não passar mal, consigo juntar os amigos e família, algo de muito importante para mim.
                          Nisso estamos em concordância, também me estou a borrifar para os outros que não eu ou de quem gosto. Que todos fossem assim..

                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                          Aqui concordo contigo, pois quem julga que vai enriquecer só pelo facto de emigrarem "tirem o cavalinho da chuva". Em relação a outros aspectos extra-monetários, sim será concerteza uma muito boa experiência.
                          Cada um procura no estrangeiro (e no país de origem) aquilo que mais dá valor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            O que eu me pergunto mais é porque é que a maioria das pessoas só diz que sai de Portugal por causa de dinheiro? Isso é meio caminho andado para voltar passado 1 mês, pelo menos é assim eu que penso agora que o dinheiro não é o mais importante.

                            Vejo pessoas da minha idade (sem serem casados e com filhos) que pensam assim, para mim isso é ver muito ao perto.

                            Depois há sempre aqueles que dizem "ah e tal, mas em Portugal há sol". Não sei se será um pouco de inveja ou falta de coragem.

                            O que é certo é que eu parti pela experiência, com um salário baixo e vejo as outras pessoas mais preocupadas com isso do que eu! Há sempre aquele intimo de tentar pensar que os outros estão mal para validar as nossas opções.

                            Devemos pensar mais em nós e menos nos outros!
                            O dinheiro não é a motivação principal, mas para mim, se eu for lá para fora um dia, gostava de manter o nível de vida e de conforto que tenho cá por Portugal. Chamem-me comodista, mas há coisas que eu não abdico. Por isso é que eu tirei uns tempos para ficar por cá a ganhar experiência, e depois logo vejo.

                            E sim, o sol é daquelas coisas importantes na vida. Dos ingleses que eu falei, o que me contavam é que quando chegava o Outono/Inverno ficava tudo com a neura. Isso era um conceito que para mim era completamente desconhecido. Por alguma razão quando se reformam querem sair dali e vêm cá todos bater com os costados. Chama-lhes burros.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              O dinheiro não é a motivação principal, mas para mim, se eu for lá para fora um dia, gostava de manter o nível de vida e de conforto que tenho cá por Portugal. Chamem-me comodista, mas há coisas que eu não abdico. Por isso é que eu tirei uns tempos para ficar por cá a ganhar experiência, e depois logo vejo.

                              E sim, o sol é daquelas coisas importantes na vida. Dos ingleses que eu falei, o que me contavam é que quando chegava o Outono/Inverno ficava tudo com a neura. Isso era um conceito que para mim era completamente desconhecido. Por alguma razão quando se reformam querem sair dali e vêm cá todos bater com os costados. Chama-lhes burros.
                              Dificilmente irás perder nível de vida, quanto muito mantém. O valor virá depois pela experiência. Mas cada caso é um caso e ninguém sabe o futuro!

                              Os ingleses vêm para cá não apenas pelo sol, mas pelo sol ter um custo baixo.. Mas sem duvida que temos um país com condições naturais magníficas para viver, mas o sol só alimenta as plantas

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Dificilmente irás perder nível de vida, quanto muito mantém. O valor virá depois pela experiência. Mas cada caso é um caso e ninguém sabe o futuro!

                                Os ingleses vêm para cá não apenas pelo sol, mas pelo sol ter um custo baixo.. Mas sem duvida que temos um país com condições naturais magníficas para viver, mas o sol só alimenta as plantas
                                E mesmo assim....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post




                                  chiiiiiiuuu, fala baixinho!!! A minha namorada chega para a semana para viver comigo, não queremos que esses boatos se espalhem...
                                  Pah... desculpa lá Rasec...

                                  Comentário


                                    Ainda me falta um ano para acabar o curso superior (na área sócio-economica) mas tou com baixas expectativas em arranjar um emprego em condições, vejo tb pelas experiências negativas de colegas meus que já acabaram o curso onde são confrontados com a escassez de oportunidades (basta dizer que moro no Porto ), por isso emigrar deve fazer parte dos meus planos. Infelizmente não só eu mas muitos outros da minha geração.

                                    Por enquanto gostei de ler gente a dizer bem de erasmus porque parece que a Europa de Leste vai apanhar com mais um Tuga no proximo ano.

                                    Comentário


                                      Tanta complicação com a emigração

                                      Assim nunca vão a lado nenhum!!

                                      Até parece que uma pessoa vem passar horrores quando emigra....claro que se for à aventura será possível...

                                      Faço a minha vida tal e qual como fazia em Portugal....neste momento até estou a ouvir a Nova Era

                                      Em relação à família, uns sofrem mais que outros...

                                      Estou tão integrado aqui como quando estava em Portugal. Lá também não vivia na minha "terra", saí em busca de oportunidades...

                                      Saí da minha "terra", mudei-me para 450km's a sul, depois para 300 km's a norte, e depois para cá.....No big deal.....
                                      Gosto da sensação de me mudar para um sítio que não conheço...

                                      Quando vim, já tinha trabalho certo, e onde ficar até ter casa...mas nunca tinha cá vindo...antes tinha andado a investigar outra possibilidade noutro país, e fui lá uns dias para "inspeccionar"...

                                      Chegar ao Aeropuerto Sur com 30kg's de bagagem, alugar um carro, pegar num mapa e ir à procura da minha nova "casa", sozinho!
                                      É um desafio! Gosto de desafios! Obviamente é mais fácil se ficar lá na minha "terra" para sempre, a fazer o mesmo, com a mesmas pessoas. MUITO mais fácil...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                        Tanta complicação com a emigração

                                        Assim nunca vão a lado nenhum!!

                                        Até parece que uma pessoa vem passar horrores quando emigra....claro que se for à aventura será possível...

                                        Faço a minha vida tal e qual como fazia em Portugal....neste momento até estou a ouvir a Nova Era

                                        Em relação à família, uns sofrem mais que outros...

                                        Estou tão integrado aqui como quando estava em Portugal. Lá também não vivia na minha "terra", saí em busca de oportunidades...

                                        Saí da minha "terra", mudei-me para 450km's a sul, depois para 300 km's a norte, e depois para cá.....No big deal.....
                                        Gosto da sensação de me mudar para um sítio que não conheço...

                                        Quando vim, já tinha trabalho certo, e onde ficar até ter casa...mas nunca tinha cá vindo...antes tinha andado a investigar outra possibilidade noutro país, e fui lá uns dias para "inspeccionar"...

                                        Chegar ao Aeropuerto Sur com 30kg's de bagagem, alugar um carro, pegar num mapa e ir à procura da minha nova "casa", sozinho!
                                        É um desafio! Gosto de desafios! Obviamente é mais fácil se ficar lá na minha "terra" para sempre, a fazer o mesmo, com a mesmas pessoas. MUITO mais fácil...
                                        Já tive convites para ir para a china a ganhar 3mil euros mês, rejeitei pois era um país que não me cativa em nada, e achei 3mil euros pouco para o sitio que era, durante 2 anos, vir a portugal uma vez por mês apenas um fim de semana.

                                        Agora onde estou, tenho sempre a possibilidade de ir para o estrangeiro temporariamente, quando digo temporariamente, nunca seria mais de um mês. Tive para ir para a Islândia durante 2 semanas, o que achei fantástico, mas infelizmente acabou por não se concretizar, pois quando o convite chegou, foi tarde demais, já havia sido preenchido as vagas por espanhóis e italianos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                          Já tive convites para ir para a china a ganhar 3mil euros mês, rejeitei pois era um país que não me cativa em nada, e achei 3mil euros pouco para o sitio que era, durante 2 anos, vir a portugal uma vez por mês apenas um fim de semana.

                                          Agora onde estou, tenho sempre a possibilidade de ir para o estrangeiro temporariamente, quando digo temporariamente, nunca seria mais de um mês. Tive para ir para a Islândia durante 2 semanas, o que achei fantástico, mas infelizmente acabou por não se concretizar, pois quando o convite chegou, foi tarde demais, já havia sido preenchido as vagas por espanhóis e italianos.



                                          Um fim de semana por mês em Portugal?

                                          Nada mau

                                          Os 3000 não sei se são suficientes ou não...mas, se fosse eu, estudava a oferta, informava-me sobre o custo de vida lá. Se fosse suficiente para ter um nível de vida igual ao que tenho, provavelmente aceitava....

                                          Viver na China deve ser uma experiência fascinante e enriquecedora, MESMO!! Claro que, obviamente, terá coisas más também...mas se formos com uma atitude positiva, tudo (ou quase) se consegue

                                          Eu já pensei nessa possibilidade (China)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post


                                            Um fim de semana por mês em Portugal?

                                            Nada mau

                                            Os 3000 não sei se são suficientes ou não...mas, se fosse eu, estudava a oferta, informava-me sobre o custo de vida lá. Se fosse suficiente para ter um nível de vida igual ao que tenho, provavelmente aceitava....

                                            Viver na China deve ser uma experiência fascinante e enriquecedora, MESMO!! Claro que, obviamente, terá coisas más também...mas se formos com uma atitude positiva, tudo (ou quase) se consegue

                                            Eu já pensei nessa possibilidade (China)
                                            3000 para viver em Shangai não chegam, mas para outras partes dá perfeitamente...
                                            Estive uma semana em Zhengzhou e pelo que vi dava para viver lá com 3000 na boa e sobrava muito...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                              3000 para viver em Shangai não chegam, mas para outras partes dá perfeitamente...
                                              Estive uma semana em Zhengzhou e pelo que vi dava para viver lá com 3000 na boa e sobrava muito...

                                              Eu, há uns tempos, pesquisei algo (muito pouco mesmo) sobre Shenzhen, no sul...

                                              Foi a tua primeira viagem à China?


                                              Quais as 5 coisas que mais gostaste e quais as 5 que menos gostaste?

                                              Quais achas que seriam as 5 maiores adversidades de fosses viver para lá (fora o estar longe da família, etc..)?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post


                                                Um fim de semana por mês em Portugal?

                                                Nada mau

                                                Os 3000 não sei se são suficientes ou não...mas, se fosse eu, estudava a oferta, informava-me sobre o custo de vida lá. Se fosse suficiente para ter um nível de vida igual ao que tenho, provavelmente aceitava....

                                                Viver na China deve ser uma experiência fascinante e enriquecedora, MESMO!! Claro que, obviamente, terá coisas más também...mas se formos com uma atitude positiva, tudo (ou quase) se consegue

                                                Eu já pensei nessa possibilidade (China)
                                                Quanto ao custo de vida não sei. Tenho um primo afastado ( luso-frances) que foi trabalhar para lá atraves duma empresa francesa. Sei que arranjou lá uma namorada chinesa, diz que os chineses são desconfiados quanto a estrangeiros e a internet é "controlada" pelo Governo...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                  Quanto ao custo de vida não sei. Tenho um primo afastado ( luso-frances) que foi trabalhar para lá atraves duma empresa francesa. Sei que arranjou lá uma namorada chinesa, diz que os chineses são desconfiados quanto a estrangeiros e a internet é "controlada" pelo Governo...

                                                  Isso é que ia ser pior, se calhar....

                                                  Será que bloqueiam o AHO?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                    Isso é que ia ser pior, se calhar....

                                                    Será que bloqueiam o AHO?
                                                    Acho que Youtube é mesmo para esquecer. Para todos os efeitos, a China continua a ser uma ditadura...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                      Dificilmente irás perder nível de vida, quanto muito mantém. O valor virá depois pela experiência. Mas cada caso é um caso e ninguém sabe o futuro!

                                                      Os ingleses vêm para cá não apenas pelo sol, mas pelo sol ter um custo baixo.. Mas sem duvida que temos um país com condições naturais magníficas para viver, mas o sol só alimenta as plantas
                                                      Para um emprego na Irlanda, há um ano, pedi ligeiramente mais (+20%) do que ganho actualmente cá em Portugal e eles torceram o nariz. Duvido que agora, com conjuntura económica actual, eles abram os cordões à bolsa...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Acho que Youtube é mesmo para esquecer. Para todos os efeitos, a China continua a ser uma ditadura...

                                                        eh, pah, isso ja piora a coisa...sou um bocado internetodependente.....
                                                        mas, mesmo assim, se calhar arriscava

                                                        alem disso deve haver modo de contornar isso

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                          Eu, há uns tempos, pesquisei algo (muito pouco mesmo) sobre Shenzhen, no sul...

                                                          Foi a tua primeira viagem à China?


                                                          Quais as 5 coisas que mais gostaste e quais as 5 que menos gostaste?

                                                          Quais achas que seriam as 5 maiores adversidades de fosses viver para lá (fora o estar longe da família, etc..)?
                                                          Sim foi a primeira vez na China.

                                                          Gostei:
                                                          Comida
                                                          Pessoas simples e afáveis(maior parte)
                                                          Grandeza das construções(eles são muitos)
                                                          Ligações aéreas pontuais e com aviões modernos
                                                          Grande apetência para as novidades tecnológicas(telemóveis então...)
                                                          Muitas chinesas lindas, mas lindas mesmo...

                                                          Não Gostei:
                                                          Transito caótico (não cumprem as regras na maior parte das vezes)
                                                          À noite os motociclos não são obrigados a ter o farol ligado
                                                          Limpeza das ruas
                                                          Desconfiança de algumas pessoas
                                                          Muita gente ainda não fala inglês
                                                          Controlo do "partido"

                                                          Quanto às adversidades, penso que a língua seria uma barreira no dia a dia.
                                                          Se formos a um restaurante, talvez alguém lá fale inglês, o mais certo é não falar...
                                                          O mesmo se pode dizer das lojas(já agora vi sapatos feitos em Portugal num dos shoppings)

                                                          Por outro lado nos bancos já falam inglês, pelo menos o oficial de serviço fala.
                                                          Às vezes é preciso ter cuidado com o "partido" (fotografar locais proibidos ou sensíveis, etc)
                                                          Os tipos têm muito respeito pelos militares...

                                                          Comentário


                                                            Obrigado

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                              Para um emprego na Irlanda, há um ano, pedi ligeiramente mais (+20%) do que ganho actualmente cá em Portugal e eles torceram o nariz. Duvido que agora, com conjuntura económica actual, eles abram os cordões à bolsa...
                                                              Depende do que se ganha cá, mas se não te pagaram +20% (tão pouco) nesse caso acho que fizeste a opção correcta!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X