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Air France: avião com 228 pessoas despenha-se. Maio 2011: 2.ª caixa negra localizada

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    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Onde leste isso?
    Desculpem, esqueci-me da fonte .

    Miles O'Brien - Uplinks - A Dark, Stormy Night over the Atlantic - True/Slant

    No airliners.net tb se fala disso.

    Comentário


      Originalmente Colocado por bond Ver Post
      Pelos vistos este A330 esteve envolvido num incidente em que uma das asas embateu na cauda de um A321 em 2006...

      Se a reparação dessa asa não foi feita em condições, pode muito bem ter-se partido em condições de extrema turbulência...
      Não acredito que a manutenção da AF pudesse negligenciar esta questão de que forma fosse. Mas erros ou problemas podem sempre acontecer.

      De facto, na história da aviação e de alguns dos seus acidentes, as causas dos mesmos estão alicerçadas em erros crassos de manutenção. Mas neste momento continuamos na especulação. E relativamente aos possíveis danos desse incidente, até podem ter sido insignificantes ao ponto de não colocarem a estrutura e a sua segurança em risco.

      Relativamente a algumas considerações ao tráfego aéreo e ao número de voos e passageiros diários, talvez algumas pessoas não tenham a ideia da enormíssima quantidade de voos que acontecem todos os dias por esse mundo fora e, consequentemente, com o enorme número de pessoas que todos os dias voam. Só para se ter uma ideia muito básica, algumas companhias fazem mais de 1000 voos por dia (a BA por exemplo) e, também a título de exemplo, a cada 5 segundos (se a minha memória não me falha) levanta, em todo o mundo, um 737. São apenas dois números mas que servem para se perceber que o tráfego aéreo envolve muitos voos e quantidades enormes de passageiros.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
        Então como é que é possível um avião (no caso deste monstro) cair em queda livre(supunhamos) sem uma explosão?

        Um avião consegue planar sem combustível, logo se houve uma falha enorme, "só" mesmo uma explosão seguido de despressurização e de seguida queda livre , nem quero imaginar.
        Não é nada assim. Um avião é um todo extremamente complexo. A falha/ausência de um factor pode acarretar a quedo do avião, especialmente se ocorrer a nível da fuselagem exterior. Há uns bons anos atrás um L-011 teve problemas no motor traseiro (este modelo tem três motores, um na retaguarda), saíram estilhaços que foram bater no leme, danificando-o. O resultado foi catastrófico pois os pilotos nunca mais o conseguiram controlar entrando em queda livre.
        Outro caso ocorreu no Uruguai há uns bons anos atrás com um avião a cair a pique sem qualquer explosão.

        Para quem tiver curiosidade neste site existem numerosos documentários que costumam dar no National Geographic Channel sobre acidentes aéreos:

        AirCrash Investigations Full Episodes

        Comentário


          Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post

          Relativamente a algumas considerações ao tráfego aéreo e ao número de voos e passageiros diários, talvez algumas pessoas não tenham a ideia da enormíssima quantidade de voos que acontecem todos os dias por esse mundo fora e, consequentemente, com o enorme número de pessoas que todos os dias voam. Só para se ter uma ideia muito básica, algumas companhias fazem mais de 1000 voos por dia (a BA por exemplo) e, também a título de exemplo, a cada 5 segundos (se a minha memória não me falha) levanta, em todo o mundo, um 737. São apenas dois números mas que servem para se perceber que o tráfego aéreo envolve muitos voos e quantidades enormes de passageiros.
          De facto penso que as pessoas não têm ideia da quantidade de aviões que estão no ar em determinada altura ou mesmo da quantidade de voos que existem diariamente.

          Para terem uma ideia dos aviões que estão no ar no norte da europa neste, podem ver aqui: Flygplan över Sverige LIVE!
          Isto é só uma pequena amostra.

          Comentário


            Algo de parecido passou-se com um DC 10, que se despenhou em Soux City. Nesse caso um problema com a qualidade dos materiais usados na construção da turbina, fez com que esta (a do motor traseiro) se desfizesse em pleno voo. Aí os estilhaços acabaram por por danificar as linhas dos sistemas hidraulicos (os 3), o que fez que o avião perdesse capacidade de manobra.

            Desse acidente sairam uma série de directivas relativamente a premissas de construção dos aviões, nomeadamente a localização de algumas partes dos sistemas hidraulicos.

            Resta dizer que a tripulação, com a ajuda de um instrutor deste tipo de avião (que por acaso ia a bordo), conseguiram manobrar o avião sem leme de direcção, usando apenas os reguladores de potência dos motores. Um feito na história da aviação que acabou com uma aterragem muito atribulada e com o avião a desfazer-se em cambalhotas pela pista fora. No entanto, e apesar de muitas mortes, ainda se salvaram muitos passageiros, pelo que esse dia fica indelevelmente marcado nestas questões aeronauticas. Aliás, o comandante foi considerado herói nacional.

            Comentário


              isso não é muito impressionante, comparando com a quantidade de carros que há :P

              Comentário


                Originalmente Colocado por bond Ver Post
                De facto penso que as pessoas não têm ideia da quantidade de aviões que estão no ar em determinada altura ou mesmo da quantidade de voos que existem diariamente.

                Para terem uma ideia dos aviões que estão no ar no norte da europa neste, podem ver aqui: Flygplan över Sverige LIVE!
                Isto é só uma pequena amostra.
                Nem mais! Se não me engano, também a título de exemplo, o ano passado a TAP transportou 6 milhões de passageiros. Assim, de forma um bocado limitada, é o mesmo que dizer praticamente dois terços da população portuguesa (sim, eu sei. Eles não transportaram só portugueses). Mas dá para ver que uma companhia "pequena" como a nossa, transporta tanta gente. Agora imagine-se aquelas companhias tipo Air France, British, Lufthansa, Emirates, as companhias asiáticas, as americanas, etc. Enfim, uma enormidade de pessoas a voarem todos os dias.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                  isso não é muito impressionante, comparando com a quantidade de carros que há :P
                  Se pensares que a maioria dos carros anda com uma pessoa e os aviões tipo 737 ou A320 (os mais comuns e numerosos) levam, em média 150 pessoas...não é preciso dizer muito.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    isso não é muito impressionante, comparando com a quantidade de carros que há :P
                    Ok, pega lá um link para abrires no google earth e mostra todos os avioes no ar nos EUA...

                    http://fboweb.com/antest/ge/geALLFLIGHTS.kmz

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                      Se pensares que a maioria dos carros anda com uma pessoa e os aviões tipo 737 ou A320 (os mais comuns e numerosos) levam, em média 150 pessoas...não é preciso dizer muito.
                      Pois não...continua a ser muitos milhares de vezes mais gente de carro que de avião!!

                      Comentário


                        uma avaria num avião é sempre mais grave do que num carro.

                        Num carro se ficamos sem combustível encostamos à berma.

                        Num avião morre toda a gente.

                        Mal feito fôra que houvesse tantos acidentes no ar como em terra. Mesmo do ponto de vista da percentagem dos voos. Significaria que teriamos acidentes todos os dias.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                          Nem mais! Se não me engano, também a título de exemplo, o ano passado a TAP transportou 6 milhões de passageiros. Assim, de forma um bocado limitada, é o mesmo que dizer praticamente dois terços da população portuguesa (sim, eu sei. Eles não transportaram só portugueses). Mas dá para ver que uma companhia "pequena" como a nossa, transporta tanta gente. Agora imagine-se aquelas companhias tipo Air France, British, Lufthansa, Emirates, as companhias asiáticas, as americanas, etc. Enfim, uma enormidade de pessoas a voarem todos os dias.
                          A BA não transporta tantos passageiros como as demais ai representadas, cerca de 33 milhões comparado com mais de 70 milhoes da AF+KL e LH por exemplo.



                          Cumps

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                            Relativamente a algumas considerações ao tráfego aéreo e ao número de voos e passageiros diários, talvez algumas pessoas não tenham a ideia da enormíssima quantidade de voos que acontecem todos os dias por esse mundo fora e, consequentemente, com o enorme número de pessoas que todos os dias voam. Só para se ter uma ideia muito básica, algumas companhias fazem mais de 1000 voos por dia (a BA por exemplo) e, também a título de exemplo, a cada 5 segundos (se a minha memória não me falha) levanta, em todo o mundo, um 737. São apenas dois números mas que servem para se perceber que o tráfego aéreo envolve muitos voos e quantidades enormes de passageiros.


                            Ainda assim o número de pessoas transportadas por avião é insignificante comparado ao número das que utilizam carro/autocarro/comboio etc.
                            Só como estimativa "caseira", apenas o Metro do Porto transporta cerca de 5 vezes mais passageiros do que a TAP

                            EDIT: Já agora o Metro do Porto transporta cerca do dobro dos passageiros da British....

                            EDIT2: Apenas mais uma comparação estúpida... há cerca de 1.5x mais gente a passar pela ponte 25 de abril todos os dias do que em todo o tráfego aéreo da América Latina.
                            .
                            .
                            Editado pela última vez por Porco; 04 June 2009, 13:14.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              A questão que eu acho e que penso ser a ideia do Corleone, é que não apresentaram alguém (ou um painel de especialistas) que com pés e cabeça, de forma clara e inequívoca clarificassem:

                              Como funciona a aeronave e como reage face a condições atmosféricas adversas.
                              Como se processam as comunicações
                              Como está protegida e concebida a aeronave para fazer face á "teoria" do raio
                              Como funciona a localização em tempo real de uma aeronave estando fora do alcance dos radares - o que sucede quando cruza uma extensão grande de oceano
                              Como funcionam as Caixas Negras

                              Estes aspectos até podem parecer simples para quem não sendo especialista em aeronautica ou um simples cuirioso, sabe como procurar informação, mas a ideia que a comunicação social transmite no que toca a dados não revelados da AF, de Raios, dos dados transmitidos e que na maioria das pessoas é "chinês" acaba por criar uma tremenda confusão.

                              Eles foram dando noticias nos ultimos 4 dias, sem fazer um apanhado ou compliação - dai o especial interesse no tal especialista ou painel de especialistas - o que de forma desordenada e difusa cria confusão e receios alem de ser terreno fértil para especulações.

                              Bastava fazer um especial informação compilar a info e dizer ás pessoas que uma aeronave não cai desde 1967 por causa unica e exclusiva de um raio, não cai somente devido a uma tempestade, não cai só porque faltou a energia, não cai, porque saiu dos radares, não cai só porque despressuriza gradualmente, etc, etc.

                              Têm de saber explicar que cai devido a uma conjugação de factores que no seu todo se revestem de uma gravidade tal que leva á perda do aparelho por parte do piloto.
                              Nem mais, Excalibur.

                              É isto mesmo.

                              Obrigado.

                              Cpts.,

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                Pois, é o mal deste país ... anda cheio de pseudo-intelectuais ... não te stresses .

                                Abraço,
                                McDriver
                                Que queres dizer com esta afirmação?

                                Cpts.,

                                Comentário


                                  Parece surgir agora mais um elemento que pode (ou não) ajudar na investigação deste trágico acidente.

                                  Um comandante da Air Comet diz ter observado na zona, e à hora que o AF447 "desapareceu", um "clarão" de luz branca que depois se precipitou na vertical em sentido descendente, tendo ele observado a sua "separação" em 6 partes distintas.

                                  Aqui fica o link (desculpem o facto de estar em francês):
                                  AF447: la piste de la bombe bord ractive? - Actu24.be - c

                                  Comentário


                                    Na TVI há pouco vi um rodapé que dizia haver tubarões na zona...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                      Parece surgir agora mais um elemento que pode (ou não) ajudar na investigação deste trágico acidente.

                                      Um comandante da Air Comet diz ter observado na zona, e à hora que o AF447 "desapareceu", um "clarão" de luz branca que depois se precipitou na vertical em sentido descendente, tendo ele observado a sua "separação" em 6 partes distintas.

                                      Aqui fica o link (desculpem o facto de estar em francês):
                                      AF447: la piste de la bombe bord ractive? - Actu24.be - c


                                      Interessante. Cada vez mais incluo a hipótese de um rebentamento qualquer a bordo, talvez não fosse de grande dimensão, mas não é preciso muito para derrubar um avião. Diria eu que já considerei a hipótese de uma explosão ser 0%, agora considero ser de uns 20%

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                        Na TVI há pouco vi um rodapé que dizia haver tubarões na zona...
                                        Isso já faz parte do sensacionalismo tradicional da TVI

                                        "Os tubarões podem dificultar as operações de busca ao avião da Air France que se despenhou em pleno Oceano Atlântico. De acordo com o Instituto Ecológico do Rio de Janeiro, citado pelo jornal «O Globo», o local onde o avião terá caído é rota de tubarões especialistas em naufrágios.
                                        As espécies galha-branca oceânico e tubarão azul são as mais frequentes naquela área e investigam qualquer movimento abrupto, bem como alterações da composição da água, como é o caso de combustíveis"
                                        Fonte: IOL.

                                        Ou seja, mais um título sensacionalista que quando se faz click transforma-se numa notícia banal.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                          Na TVI há pouco vi um rodapé que dizia haver tubarões na zona...
                                          Desculpem o of topic mas...olhando á estação que o diz, será que a Manuela Moura Guedes está de férias (em algum cruzeiro) para aquelas bandas?! Só assim me ocorre a questão "tubarões".

                                          Mais a sério, com o que de chocante isto possa ter, caso existam tubarões nessa zona, neste momento isso não sendo irrelevante, em nada vem mudar a situação no que aos corpos diz respeito, pois não estamos perante uma situação com sobreviventes. Aí sim, o factor "tubarões" teria o seu impacto.

                                          Neste momento nem se sabe se encontrarão corpos ou o que resta dos mesmos. Por isso, estar a falar em tubarões é mais um fait divers com a chancela "sangrenta" da TVI...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                            Isso já faz parte do sensacionalismo tradicional da TVI

                                            "Os tubarões podem dificultar as operações de busca ao avião da Air France que se despenhou em pleno Oceano Atlântico. De acordo com o Instituto Ecológico do Rio de Janeiro, citado pelo jornal «O Globo», o local onde o avião terá caído é rota de tubarões especialistas em naufrágios.
                                            As espécies galha-branca oceânico e tubarão azul são as mais frequentes naquela área e investigam qualquer movimento abrupto, bem como alterações da composição da água, como é o caso de combustíveis"
                                            Fonte: IOL.

                                            Ou seja, mais um título sensacionalista que quando se faz click transforma-se numa notícia banal.
                                            Não é tão banal assim... Deve ser muito difícil para as famílias das vítimas supor que os seus ente queridos possam ter sido comidos por tubarões.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                              Não é tão banal assim... Deve ser muito difícil para as famílias das vítimas supor que os seus ente queridos possam ter sido comidos por tubarões.
                                              Dizer que há tubarões no Atlântico não é banal??? O que não é certo é divulgar estas notícias sensacionalistas, essas sim podem causar dor aos familiares. Mas quem é que não sabe que há tubarões no oceano?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                Dizer que há tubarões no Atlântico não é banal??? O que não é certo é divulgar estas notícias sensacionalistas, essas sim podem causar dor aos familiares. Mas quem é que não sabe que há tubarões no oceano?
                                                Por acaso fo´só um rodapé, nada de especial. Eu é que achei especialmente cruel que os corpos possam ter sido comidos pelos tubarões. Lembrei-me do que sentiria se fosse um familiar meu...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                  Parece surgir agora mais um elemento que pode (ou não) ajudar na investigação deste trágico acidente.

                                                  Um comandante da Air Comet diz ter observado na zona, e à hora que o AF447 "desapareceu", um "clarão" de luz branca que depois se precipitou na vertical em sentido descendente, tendo ele observado a sua "separação" em 6 partes distintas.

                                                  Aqui fica o link (desculpem o facto de estar em francês):
                                                  AF447: la piste de la bombe bord ractive? - Actu24.be - c
                                                  [QUOTE]
                                                  Publié le 04/06/2009 à 14:47 Le Point.fr
                                                  VOL RIO-PARIS
                                                  Un pilote a vu un "éclat intense" vers la zone du crash

                                                  © AFP
                                                  Editado pela última vez por Excalibur; 04 June 2009, 14:02.

                                                  Comentário


                                                    "tubarões especialistas em naufrágios"

                                                    Enfim.

                                                    A mim, que sou um leigo na matéria, parece-me que andam a esconder demasiada informação e a lançar muita contra-informação. Os familiares das vitimas mereciam mais respeito.
                                                    Editado pela última vez por Ment0r; 04 June 2009, 14:05.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Por acaso fo´só um rodapé, nada de especial. Eu é que achei especialmente cruel que os corpos possam ter sido comidos pelos tubarões. Lembrei-me do que sentiria se fosse um familiar meu...

                                                      Quando o avião (ou o que restava dele) embateu na água à velocidade que ia, deixou de haver corpos, quando muito restos de corpos...

                                                      Comentário


                                                        Impressão minha ou há dificuldade em colocar post's como deve ser ?

                                                        A ver se consigo colocar o que pretendia no post anterior



                                                        EDit - Já vi que não

                                                        Comentário


                                                          Duplicado

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por grandeurso Ver Post
                                                            Quando o avião (ou o que restava dele) embateu na água à velocidade que ia, deixou de haver corpos, quando muito restos de corpos...
                                                            Não sabemos.

                                                            Comentário


                                                              Baseado no sistema ACARS as mensagens (mencionadas ontem e colocadas uns posts atrás) geradas e que foram enviadas e recepcionadas pela AF permitem que o Telegraph publique esta noticia.


                                                              Air France pilots battled for up to 15 minutes to save the doomed flight that went missing over the Atlantic this week, electronic messages emitted by the aircraft have revealed.



                                                              Details have emerged of the moments leading up to the disappearance of flight AF 447 with 228 people on-board, with error messages reportedly suggesting the plane was flying too slowly and that two key computers malfunctioned.



                                                              Flight data messages provided by an Air France source show the precise chronology of events of flight AF 447 before it plummeted into the sea 400 miles off Brazil on Monday.



                                                              These indicate that the pilot reported hitting tropical turbulence at 3am (BST), shortly before reaching Senegalese airspace. It said the plane had passed through tall, dense cumulonimbus thunderclouds.




                                                              At this stage, according to a source close to the investigation cited by Le Monde, the Airbus A330-200's speed was "erroneous" - either too fast or too slow.



                                                              Each plane has an optimal speed when passing through difficult weather conditions, which for unknown reasons, had not been reached by flight AF 447.



                                                              Airbus is expected to issue recommendations today to all operators of the A330 model to maintain appropriate thrust levels to steady the plane's flight path in storms.


                                                              At 3.10am, the messages show the pilot was presented with a series of major failures over a four-minute period before catastrophe struck, according to automatic data signals cited by the Sao Paulo newspaper, le Jornal da Tarde.


                                                              At this time, the automatic pilot was disconnected – either by the pilot or by the plane's inbuilt security system, which flips to manual after detecting a serious error.


                                                              It is unclear whether the pilot wanted to manually change course to avoid a dangerous cloud zone – an extremely difficult manoeuvre at such high altitude.


                                                              At the same moment, another message indicates that the "fly-by-wire" electronic flight system which controls the wing and tail flaps shifted to "alternative law" – an emergency backup system engaged after multiple electricity failures.



                                                              This system enables the plane to continue functioning on minimum energy but reduces flight stability. An alarm would have sounded to alert the cabin crew to this.


                                                              Two minutes later, another message indicates that two essential computers providing vital information on altitude, speed and flight direction ceased functioning correctly.




                                                              Two new messages at 3.13am report electricity breakdowns in the principal and auxiliary flight computers.


                                                              At 3.14am, a final message reads "cabin in vertical speed", suggesting a sudden loss of cabin pressure, either the cause or the consequence of the plane breaking up in mid-air.




                                                              Despite the precise details, sources close to the investigation contested the chronology and denied that the two computers providing altitude, speed and directional data malfunctioned.


                                                              The suggestion that the pilot gradually lost control of the plane appears to counter reports that the plane exploded in mid-air.
                                                              Artigo completo
                                                              Air France pilots battled for 15 minutes to save doomed flight AF 447

                                                              Comentário

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