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Air France: avião com 228 pessoas despenha-se. Maio 2011: 2.ª caixa negra localizada

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    Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
    O que acontece se o piloto automático está ligado e, por exemplo, os pilotos desmaiarem?
    O avião fica em automático até ficar sem combustível? É um bocado assustador pensar nisto

    ya e se o piloto tivesse bem programado a queda seria ai na europa tipo holanda belgica ali para o canal da mancha

    Comentário


      Originalmente Colocado por ToyotistaAbuTrE Ver Post
      Eu costumo dizer:

      - É muito pouco provável um avião ter problemas (que poderão originar uma queda)
      - Eu já tive numa situação dessas
      - Segundo as probabilidades, vai ser muito difícil morrer duma queda de avião...

      Mesmo assim quanto menos andar melhor...

      Nem quero imaginar o que foi lá dentro do avião antes da queda...
      Peço desculpa mas as probabilidades são as mesmas, desde que continue a usar o avião com a mesma frequência.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
        Como não me apetece googlar .

        O que provoca tal efeito? A tal protecção (não em recordo o nome) que a terra tem em volta dela, para manter a rota?

        Se os pilotos sabem esses riscos, porquê voar tão alto?

        Porquê que os pilotos não abortaram a viagem e deram meia-volta?

        Uma tempestade, será fácil de ver, penso eu...

        acima de tudo poupança de combustivel, e a probalidade de apanharem menos turbulencia e tempestades

        Comentário


          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
          ya e se o piloto tivesse bem programado a queda seria ai na europa tipo holanda belgica ali para o canal da mancha
          Não é tão linear. O ia levar ao black out dos pilotos de certo interferiria com a rota do avião ( p.ex danos estruturais que conduziriam à despressurização).

          Comentário


            Originalmente Colocado por aviatorboy Ver Post
            Fica a voar até ao destino e depois fica as voltas por cima do destinho até finalmente cair... Mas isso é quase impossivel acontecer
            Pois é quase... mas já aconteceu:

            Helios Airways Flight 522 - Wikipedia, the free encyclopedia

            só caiu quando ficou sem combustível...

            Comentário


              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
              o concorde era o unico avião comercial que não apanhava tempestades
              voava em fl500

              aviões com os gulfstream e global express fazem o mesmo
              O concorde voava normalmente a FL600...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                Como não me apetece googlar .

                O que provoca tal efeito? A tal protecção (não em recordo o nome) que a terra tem em volta dela, para manter a rota?

                Se os pilotos sabem esses riscos, porquê voar tão alto?

                Porquê que os pilotos não abortaram a viagem e deram meia-volta?

                Uma tempestade, será fácil de ver, penso eu...
                À noite as coisas mudam de figura...
                É muito fácil entrarmos num CB se não tivermos radar a funcionar.
                Se se confirma que tiveram um problema com o sistema eléctrico, lá se vai o radar e todos os instrumentos uns atrás dos outros e não vale de nada a RAT entrar em funcionamento porque se o sistema eléctrico estiver queimado nada vai fazer com que volte a funcionar...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por aviatorboy Ver Post
                  Fica a voar até ao destino e depois fica as voltas por cima do destinho até finalmente cair... Mas isso é quase impossivel acontecer
                  Aconteceu com o 737 da Helios...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por aviatorboy Ver Post
                    Fica a voar até ao destino e depois fica as voltas por cima do destinho até finalmente cair... Mas isso é quase impossivel acontecer
                    Penso que actualmente (e actualmente nos dia de hoje) um avião consegue aterrar sozinho.

                    Pelo li, essa função esta disponivel para colocar um avião no chão quando as condições são muito adversas e os pilotos não vêm a "ponta de um corno".

                    Agora, parece-me dificil que o piloto automatico tivesse programado para viajar e no fim aterrar. Talvez fosse necessário activar outros sistemas (como colocar as coordenadas e outras informações)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por bond Ver Post
                      O concorde voava normalmente a FL600...
                      FL600 era o máx. do concorde, este voava normalmente a FL560.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por bond Ver Post
                        Custos...
                        Só para a frota da American Airlines são precisos $6.000.000.000...
                        Por isso a coisa não é somente arranjar um gps e por lá...
                        Não é só monetária a razão pela qual o GPS não é utilizado (tirando fins recreativos) e nem sequer permitido oficialmente como mecanismo de navegação em qualquer avião civil.

                        A principal razão é sobretudo estratégica. O GPS é uma tecnologia militar detida e controlada pela Força Aérea dos USA. Eles tem o poder de pura e simplesmente parar a emissão de sinais dos satélites de um momento para o outro, sem necessidade de nenhuma explicação adicional.

                        Comentário


                          Nem consigo imaginar as emoções que todos os tripulantes do avião estavam a ter na altura que o avião se despenhou e até mesmo no embate com o mar .

                          Por filmes, lá se consegue ter uma ideia, mas o facto de imaginá-la aterroriza-me...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por grandeurso Ver Post
                            Pois é quase... mas já aconteceu:

                            Helios Airways Flight 522 - Wikipedia, the free encyclopedia

                            só caiu quando ficou sem combustível...
                            Exacto.

                            Têm aqui os links sobre o documentário do acidente do Voo Helios 522:

                            YouTube - Helios Airways Flight 522 - Ghost Plane - Part 1

                            YouTube - Helios Airways Flight 522 - Ghost Plane - Part 2

                            YouTube - Helios Airways Flight 522 - Ghost Plane - Part 3

                            YouTube - Helios Airways Flight 522 - Ghost Plane - Part 4

                            YouTube - Helios Airways Flight 522 - Ghost Plane - Part 5

                            Comentário


                              E já agora, nesse voo da helios também surgiram histórias de sms mandadas a familiares por parte de passageiros a comunicarem que iam morrer, que estavam a morrerem congelados etc... Veio a descobrir-se que era mentira, os passageiros não tiveram noção do que lhes estava a acontecer e quando acabou o oxigénio das máscaras de emergência perderam a consciência...

                              Comentário


                                Epah...não sei se sou só eu, mas vcs começam a usar CB, RAFs e FL (Flight Level??) e deixo de perceber o que se está para aqui a escrever

                                GPS ainda percebo, agora o resto...

                                Abraço!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                  Penso que actualmente (e actualmente nos dia de hoje) um avião consegue aterrar sozinho.

                                  Pelo li, essa função esta disponivel para colocar um avião no chão quando as condições são muito adversas e os pilotos não vêm a "ponta de um corno".
                                  Mas para isso é preciso haver lá alguém no cockpit para pressionar os botõezinhos do auto-land durante a aproximação , se os pilotos estiverem mortos ou desmaiados, nada feito.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                    Nem consigo imaginar as emoções que todos os tripulantes do avião estavam a ter na altura que o avião se despenhou e até mesmo no embate com o mar .

                                    Por filmes, lá se consegue ter uma ideia, mas o facto de imaginá-la aterroriza-me...
                                    eu espero nunca conseguir imaginar semelhante coisa... Deve ser mesmo aterrorizador!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                      Penso que actualmente (e actualmente nos dia de hoje) um avião consegue aterrar sozinho.

                                      Pelo li, essa função esta disponivel para colocar um avião no chão quando as condições são muito adversas e os pilotos não vêm a "ponta de um corno".

                                      Agora, parece-me dificil que o piloto automatico tivesse programado para viajar e no fim aterrar. Talvez fosse necessário activar outros sistemas (como colocar as coordenadas e outras informações)

                                      mas a aterragem automatica só funciona em certas pistas e tem de ser programado quando se esta quase no destino

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                        Epah...não sei se sou só eu, mas vcs começam a usar CB, RAFs e FL (Flight Level??) e deixo de perceber o que se está para aqui a escrever

                                        GPS ainda percebo, agora o resto...

                                        Abraço!
                                        FL- Flight Level- altitude do avião em centenas de pés
                                        CB- "Os cumulonimbus são nuvens convectivas de trovoada que se desenvolvem verticalmente até grandes altitudes, com a forma de montanhas, torres ou de gigantescas couve-flores. Têm uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 29 km de altitude podendo até ter quase 3 vezes a altura do monte Everest, sendo a média entre 9 e 12 km. O topo é caracterizado pela chamada "bigorna": uma expansão horizontal devida aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro. São formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo." in wikipedia

                                        RAF's

                                        Comentário


                                          RAT - Ram Air Turbine

                                          É tipo um gerador eléctrico que fornece energia ao avião.
                                          Exemplo:

                                          Comentário


                                            Obrigado pela paciência Bond Essa do RAT foi uma novidade completa para mim!

                                            Comentário


                                              Obrigado Bond, já fiquei esclarecido em relação a algumas siglas

                                              Quanto ao assunto do tópico, os meus sentimentos para as famílias das vitimas

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                Obrigado pela paciência Bond Essa do RAT foi uma novidade completa para mim!
                                                Pena que se confirmar que houve um curto circuito a RAT não faz nenhum efeito uma vez que os circuitos estão queimados, logo a energia não chega a lado nenhum...

                                                Comentário


                                                  Não pondo de parte a seriedade do assunto que está aqui a ser discutido, gostaria de enaltecer as boas surpresas relacionadas com conhecimentos e explicações técnicas que temos visto por aqui! Continuem!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                                    Pena que se confirmar que houve um curto circuito a RAT não faz nenhum efeito uma vez que os circuitos estão queimados, logo a energia não chega a lado nenhum...
                                                    Nao quero contrariar as tuas afirmações tanto mais que eu sou um curioso e não um expert em aviões, mas a RAT na funcionaria no caso de o curto circuito afectar todos os sistemas electricos do avião. Ora um 330 pode ter até 3 circuitos electricos em paralelo. Ora se falha o principal, entra em funcionamento o gerador auxiliar e activa a RAT.

                                                    De forma que tudo me parece muito estranho. Fala-se de uma tempestade fortissima na zona. Ora 30 min antes um B744 da LH passou na zona (linha do Equador) e nada reportou. Nada reportou tb um MD11 tb da LH que passou 2 horas depois a sul da suposta rota.

                                                    Este caso faz me lembrar a queda do B747 da TWA que rebentou em pleno voo, salvo erro por gases acumulados nos tanqes.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                                      Não serve de nada devido às nuvens...
                                                      Também têm de saber aonde procurar para direccionar o satélite...
                                                      É como procurar uma agulha no palheiro...
                                                      Olha que não.....os satelites espiões captam não apenas o espectro visivel, bem como o invisivel,que dá muita mais informação, por exemplo em infravermelho o que lhes permite ver quase tudo o que querem, seja dia ou noite ,esteja chuva ou nuvens.....e mesmo que não o vejam em directo, estão em permamente gravação.....

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                                        Nao quero contrariar as tuas afirmações tanto mais que eu sou um curioso e não um expert em aviões, mas a RAT na funcionaria no caso de o curto circuito afectar todos os sistemas electricos do avião. Ora um 330 pode ter até 3 circuitos electricos em paralelo. Ora se falha o principal, entra em funcionamento o gerador auxiliar e activa a RAT.

                                                        De forma que tudo me parece muito estranho. Fala-se de uma tempestade fortissima na zona. Ora 30 min antes um B744 da LH passou na zona (linha do Equador) e nada reportou. Nada reportou tb um MD11 tb da LH que passou 2 horas depois a sul da suposta rota.

                                                        Este caso faz me lembrar a queda do B747 da TWA que rebentou em pleno voo, salvo erro por gases acumulados nos tanqes.
                                                        Não é impossível uma falha eléctrica completa...
                                                        Acho que li em qualquer sitio reports por parte da TAP em que existia turbulência naquela zona...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                                          Olha que não.....os satelites espiões captam não apenas o espectro visivel, bem como o invisivel,que dá muita mais informação, por exemplo em infravermelho o que lhes permite ver quase tudo o que querem, seja dia ou noite ,esteja chuva ou nuvens.....e mesmo que não o vejam em directo, estão em permamente gravação.....
                                                          Penso que mesmo os infravermelhos de nada servem se as tempestades forem persistentes...

                                                          Vê este exemplo de infravermelhos a ver as nuvens...

                                                          The Infrared Channel: Clouds on IR Imagery

                                                          Comentário


                                                            Entretanto, deixo aqui uma entrevista publicada no site brasileiro www.terra.com.br

                                                            (Link completo para a notícia)


                                                            Segunda, 1 de junho de 2009, 10h02 Atualizada às 11h59

                                                            Avião pode ter desintegrado, diz especialista

                                                            Diego Salmen

                                                            Em entrevista a Terra Magazine, o comandante Carlos Camacho, diretor de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), fala sobre as prováveis causas do desaparecimento do vôo AF-447 na madrugada desta segunda-feira, 1. Para ele, é "muito difícil" que um Airbus 330 - o modelo da aeronave desparecida - tenha caído.
                                                            - Você pode especular: ele desintegrou em vôo? Se desintegrou, não tem sinal, não tem comunicação, não tem transponder, não tem nada. A probabilidade de isso ter acontecido começa a ficar grande, em função dos dados que estão chegando e dos dados que não estão chegando.

                                                            Confira a entrevista:
                                                            Terra Magazine - O avião sumiu às 3h00. Esse tipo de demora para encontrar o avião é esperado?
                                                            Comandante Camacho - Não, é muito tempo de demora. Inclusive a própria AIr France está assumindo o avião como desaparecido. O nível de combustível com que ele sumiu seria suficiente para ele ir até a França, ir para uma alternativa e ainda voar mais meia-hora. Então somando todos esses tempos, já ultrapassou e muito o tempo de vôo. O fuel time on board, o tempo de combustível que ele tem a bordo, não dá mais. Mesmo que ele tivesse reduzido, economizando combustível, ele já teria ultrapassado todos as possibilidades de combustível a bordo a ser queimado.
                                                            Os controladores franceses detectaram o desaparecimento antes do Brasil?
                                                            Dificilmente, porque na verdade é o seguinte: ele desapareceu por volta das 3h00. Ele decolou às 19h00, e daí até às 00h00 são cinco horas. Mais três horas, são oito horas de vôo. Com oito horas de vôo, se ele estivesse voando a uma média de 700 a 800km, seriam aproximadamente 6.400 km, ele estaria muito, muito distante do controle do espaço aéreo brasileiro. Já deveria ter passado pelo controle do espaço aéreo Ilha do Sal, e aí estaria em contato com o Marrocos ou coisa que o valha. Nem a Ilha do Sal nem o controle marroquino reportaram contato com esse avião. Se o comandante tivesse decidido por algum motivo retornar ao Brasil, ele teria pousado no Brasil há horas. Se ele tivesse caído próximo do Brasil, ele seria visto, acompanhado...
                                                            Sim...
                                                            Tem um fato muito importante: existe um equipamento a bordo chamado ELT (Equipamento de Localização de Emergência, em português). A partir do momento que algo tenha acontecido com o avião, que ele tenha pousado na água ou coisa assim, ele entra em funcionamento e fica emitindo um sinal o tempo todo, que é pego por um satélite. Aí o satélite teria pego essa posição da aeronave e já teria mandado aos órgãos controladores de tráfego aéreo e aí já saberia onde ele está, mas ninguém sabe nada desse avião. Você pode especular: ele desintegrou em vôo? A França já está trabalhando com isso, dizendo que ele pode ter pego um raio e desintegrado em vôo. Se desintegrou em vôo, não tem nada que fazer. Não tem sinal, não tem comunicação, não tem transponder, não tem nada. A probabilidade de isso ter acontecido começa a ficar grande, em função dos dados que estão chegando e dos dados que não estão chegando.
                                                            A região do desaparecimento tem um histórico de problemas?
                                                            Não é necessariamente um histórico de problemas, mas tem turbulências. E quando tem, é de moderada a pesada. Todos os pilotos e as empresas aéreas conhecem as turbulências dessa região, são velhas conhecidas. Mas nada que desintegre um avião.
                                                            E quanto ao modelo do avião, um Airbus A330?
                                                            É um avião muito bom. Uma vez, um modelo desse teve de pousar sem combustível num vôo entre o Canadá e a Europa. Ele estava fazendo a travessia, e por uma falha de manutenção, o combustível foi jogado fora durante o vôo. Aí os pilotos se enganaram, iniciaram uma transferência de combustível e jogaram para fora o pouco de combustível que eles ainda tinham em direção à água. Aí eles decidiram pousar numa ilha, onde havia uma base aérea. Eles fizeram o pouso com certo grau de sucesso. Quebrou o avião, trem de pouso, etc, mas o pouso foi feito sem nenhuma vítima e não houve perda total do avião. Mesmo sem combustível, ele voa muito tempo ainda. Ele ainda tem um gerador especial que, se todo o sistema elétrico do avião cair, o gerador cai para fora do avião e alimenta a aeronave com energia elétrica e pneumática. Dificilmente um avião desse tamanho cai, porque ele tem esse dispositivo, que é chamado de Fullbinder (RET). É muito difícil esse avião cair.

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                                                              Folha Online - Cotidiano - Avião da TAM avistou supostos destroços do Airbus desaparecido no Atlântico, diz Alencar - 01/06/2009

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