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    Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

    Pelos pneus que tens deves fazer muita estrada de alcatrão, sentes que com uma mota mais para esse propósito tinhas ficado melhor servido? Pergunto por curiosidade pessoal apenas.
    Como por exemplo?
    Não vejo muitas opções no mercado que garantam a polivalência de fazer várias centenas de km's num dia com conforto e capacidade para explorar estradas nacionais e regionais (algumas muito degradadas) com o mesmo à vontade, ao mesmo tempo que se adapta bem a um uso quotidiano.
    É um bocado por aí o que mais gosto de fazer.

    ​​​​​​Quanto à questão da roda 21, já estou habituado , e no caso na Norden, a plataforma da 890 que junta centro de gravidade baixo + distância entre eixo relativamente curta (para uma trail), torna-a muito ágil.
    Depois a qualidade da suspensão, o modo como se a traz afinada e os pneus em si também contribuem bastante para um melhor feedback ao curvar.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

      Por causa das sovas de vento?
      Epa sim e farto das dores nas costas quando faço mais km

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        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post

        Epa sim e farto das dores nas costas quando faço mais km
        É a PDI.

        As naked e as RR's são lindas, mas só para pessoal mais novo.

        Comentário


          mesmo, não entendo bem para que servem as naked.

          Comentário


            Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
            mesmo, não entendo bem para que servem as naked.
            Não deves ter nascido no século errado, por isso, deves ter a noção que as motas começaram por ser quase scrambler, pois antes de haver asfalto havia terra batida ,,, mas quando as estradas começaram a ser algo como agora, as motas eram naked, subiram até 6cilindros em linha e foram ganhando apendices até terem carenagens/plasticos...

            As naked são a base...há quem goste.

            Comentário


              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

              Como por exemplo?
              Não vejo muitas opções no mercado que garantam a polivalência de fazer várias centenas de km's num dia com conforto e capacidade para explorar estradas nacionais e regionais (algumas muito degradadas) com o mesmo à vontade, ao mesmo tempo que se adapta bem a um uso quotidiano.
              É um bocado por aí o que mais gosto de fazer.

              ​​​​​​Quanto à questão da roda 21, já estou habituado , e no caso na Norden, a plataforma da 890 que junta centro de gravidade baixo + distância entre eixo relativamente curta (para uma trail), torna-a muito ágil.
              Depois a qualidade da suspensão, o modo como se a traz afinada e os pneus em si também contribuem bastante para um melhor feedback ao curvar.
              Obrigado pelo feedback🤙🏻. Percebendo melhor o teu contexto diria que faz todo sentido essa mota. Pessoalmente prefiro-a ás irmãs KTM pelas cores e aspeto.

              Comentário


                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                Não deves ter nascido no século errado, por isso, deves ter a noção que as motas começaram por ser quase scrambler, pois antes de haver asfalto havia terra batida ,,, mas quando as estradas começaram a ser algo como agora, as motas eram naked, subiram até 6cilindros em linha e foram ganhando apendices até terem carenagens/plasticos...

                As naked são a base...há quem goste.
                Nesse sentido eu entendo. Adoro a CB650R mas não serve para a minha utilização, honestamente serve para "ir ao pão", desde que não vá por autoestrada.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post

                  Nesse sentido eu entendo. Adoro a CB650R mas não serve para a minha utilização, honestamente serve para "ir ao pão", desde que não vá por autoestrada.
                  Pior a a mana CB1000R ou o cumulo...suzuki B-King...

                  a malta vai aos extremos, depois tens as irracionais...triumph rocket III.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                    Não deves ter nascido no século errado, por isso, deves ter a noção que as motas começaram por ser quase scrambler, pois antes de haver asfalto havia terra batida ,,, mas quando as estradas começaram a ser algo como agora, as motas eram naked, subiram até 6cilindros em linha e foram ganhando apendices até terem carenagens/plasticos...

                    As naked são a base...há quem goste.
                    Concordo! Eu diria que as naked são as motos em seu estado mais puro (sem carenagens e apêndces aerodinâmicos).

                    Eu, quando era mais novo, nunca me fez confusão nenhuma andar em motos sem proteção para o vento. Mas para quem faz muita auto-estrada e acima dos limites legais, é óbvio que acaba por se tornar cansativo e desconfortável. Para quem gosta de fazer uma bela estrada de montanha, com mutas curvas, as naked são muito fixes.

                    Comentário


                      Para quem gosta de curtir umas curvas em nacionais com asfalto de qualidade normalmente escolhe uma naked. Dá para fazer com adv, choppers, sport touring e etc? Claro que dá...mas não é a mesma coisa










                      Comentário









                        Comentário


                          Pessolamente, para fazer estradas reviradas de monatnha escolhia uma Hypermotard ou mesmo uma Pikes Peak ou coisa do género em deterimento de uma naked.

                          Mas se calhar é por estar mais habituado a motas trail e de enduro.



                          Comentário


                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                            Isso não é óleo tem de ser aplicado com pincel?
                            aumenta a longevidade da corrente?

                            Com 1 lata de spray de 400ml a durar mais de 20k km, eu não me preocupava em complicar o simples...
                            Podes usar o pincel, que é o que eu faço.
                            Ou usar uma bisnaga, mas ficas sujeito a escorridos.

                            A minha corrente está a fazer os 20K agora, e apenas ajustei a folga uma vez (revisão).

                            1 lata de spray a durar 20K KM? Como??!!
                            Eu quando usava spray aquilo dura os seus 5/8K.
                            E apenas deixei de usar porque na limpeza, com os KM, fica uma pasta chata de limpar.

                            Estou a gostar dos 140w.
                            80w90 escorria demasiado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post

                              Podes usar o pincel, que é o que eu faço.
                              Ou usar uma bisnaga, mas ficas sujeito a escorridos.

                              A minha corrente está a fazer os 20K agora, e apenas ajustei a folga uma vez (revisão).

                              1 lata de spray a durar 20K KM? Como??!!
                              Eu quando usava spray aquilo dura os seus 5/8K.
                              E apenas deixei de usar porque na limpeza, com os KM, fica uma pasta chata de limpar.

                              Estou a gostar dos 140w.
                              80w90 escorria demasiado.
                              Qualquer oleo para engrenagens faz o efeito pretendido, a vantagem dos sprays de massa bons é que lubrificam e não deixam o pó agarrar tanto e duram bem uns 500km sem andar a chuva

                              Com o oleo deves ter que lubrificar mais vezes

                              Comentário


                                Alguém com capacete integral HJC? Andava a ver um mas li que é uma marca em que capacetes são algo ruidosos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post

                                  Podes usar o pincel, que é o que eu faço.
                                  Ou usar uma bisnaga, mas ficas sujeito a escorridos.

                                  A minha corrente está a fazer os 20K agora, e apenas ajustei a folga uma vez (revisão).

                                  1 lata de spray a durar 20K KM? Como??!!
                                  Eu quando usava spray aquilo dura os seus 5/8K.
                                  E apenas deixei de usar porque na limpeza, com os KM, fica uma pasta chata de limpar.

                                  Estou a gostar dos 140w.
                                  80w90 escorria demasiado.
                                  A lata que estou a gastar é o Motul C3 400ml, ainda usei umas 2x na Transalp, na Norden já vai com quase 20k e a lata ainda não acabou.

                                  Lubrifico +/- a cada 500km, exceto se chover que coloco com mais frequência, ou então quando lavo a mota em que lubrifico após isso.

                                  Se fica uma pasta (nomeadamente na caixa do pinhão de ataque) é porque deitas a mais. Idem para quando espirra em excesso para a jante, etc.
                                  O facto do Motul trazer uma palheta ajuda a não deitar em excesso.

                                  A folga da corrente, foi ajustada na revisão dos 1000km, e ajustei eu outra vez praí aos 18k km.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                    A lata que estou a gastar é o Motul C3 400ml, ainda usei umas 2x na Transalp, na Norden já vai com quase 20k e a lata ainda não acabou.

                                    Lubrifico +/- a cada 500km, exceto se chover que coloco com mais frequência, ou então quando lavo a mota em que lubrifico após isso.

                                    Se fica uma pasta (nomeadamente na caixa do pinhão de ataque) é porque deitas a mais. Idem para quando espirra em excesso para a jante, etc.
                                    O facto do Motul trazer uma palheta ajuda a não deitar em excesso.

                                    A folga da corrente, foi ajustada na revisão dos 1000km, e ajustei eu outra vez praí aos 18k km.
                                    Na minha uso o Motul C4 (fatory line) e a mota está com 13k e ainda não gastei uma lata. Lubrifico +-de 600 em 600km.
                                    Quanto à limpeza neste momento uso petroleo transparente de limpeza. Para já foi ajustada a corrente na revisão dos 12k.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post

                                      Na minha uso o Motul C4 (fatory line) e a mota está com 13k e ainda não gastei uma lata. Lubrifico +-de 600 em 600km.
                                      Quanto à limpeza neste momento uso petroleo transparente de limpeza. Para já foi ajustada a corrente na revisão dos 12k.
                                      Alguma razão para usar o C4, que é mais adequado a motos de elevada performance/competição?

                                      Comentário


                                        Já usei Motul C3 e C2. Gostei muito mais do C3 porque não agarrava tanto a sujidade.

                                        Hoje em dia uso Ipone x-trem road. É muito bom, devo fazer +/- 15.000 km com a lata de 750 ml
                                        Editado pela última vez por Poisen; 29 April 2024, 20:24.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                          Alguma razão para usar o C4, que é mais adequado a motos de elevada performance/competição?
                                          Foi recomendação do Stand, sinceramente não me dei ao trabalho de testar outro ainda, também porque comprei logo 2 latas e agora tenho de as terminar. Mas testarei o C3 ou C2 na próxima compra, que já me disseram que era mais adequado para a minha mota.
                                          Editado pela última vez por corsadti16v; 29 April 2024, 12:29.

                                          Comentário


                                            A BMW a enveredar também pelo caminho dos incpazes.

                                            https://www.youtube.com/shorts/Sz_CC...?feature=share

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              A BMW a enveredar também pelo caminho dos incpazes.

                                              https://www.youtube.com/shorts/Sz_CC...?feature=share
                                              É geracional, estão a evoluir a GS para a tornar acessível aos clientes de sempre, desta vez até já tem sistemas de descer a suspensão e descanso central eléctrico.

                                              Como disse ontem noutro grupo, a próxima geração terá já 4 rodas, mas os utilizadores não deixarem cair as motas

                                              ​​​​​​

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                A BMW a enveredar também pelo caminho dos incpazes.

                                                https://www.youtube.com/shorts/Sz_CC...?feature=share
                                                Mas tu não tens uma Vespa automatica?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                                  Mas tu não tens uma Vespa automatica?
                                                  Um Vespa é um eletrodoméstico, como uma varinha mágica, ou um exaustor. Não é uma mota.

                                                  Os italianos têm isso bem claro

                                                  Além de que aquilo nem sequer tem velocidades para mudar automaticamente tem variador que é uma cena diferente.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                    É geracional, estão a evoluir a GS para a tornar acessível aos clientes de sempre, desta vez até já tem sistemas de descer a suspensão e descanso central eléctrico.

                                                    Como disse ontem noutro grupo, a próxima geração terá já 4 rodas, mas os utilizadores não deixarem cair as motas

                                                    ​​​​​​
                                                    Eu acho que não tem, o que ela faz é subir a suspensão, mas posso estar enganado.

                                                    De qualquer forma é um feature que já a K1200 LT, aquela com motor flying brick e um guiador tipo motocultivador já tinha em 2006, ou 2004, por aí...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post

                                                      Um Vespa é um eletrodoméstico, como uma varinha mágica, ou um exaustor. Não é uma mota.

                                                      Os italianos têm isso bem claro

                                                      Além de que aquilo nem sequer tem velocidades para mudar automaticamente tem variador que é uma cena diferente.

                                                      Porém...esta dragster 559 é o quê? tem caixa manual de 6velocid...

                                                      toxk0fqi1oftbsnlbvahimj4p22.jpg

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                                                        Porém...esta dragster 559 é o quê? tem caixa manual de 6velocid...

                                                        ...
                                                        Eu por mim deixava essas questões de ideologia de género de fora do mundo motociclístico...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Two Ver Post

                                                          Eu acho que não tem, o que ela faz é subir a suspensão, mas posso estar enganado.

                                                          De qualquer forma é um feature que já a K1200 LT, aquela com motor flying brick e um guiador tipo motocultivador já tinha em 2006, ou 2004, por aí...
                                                          Confirmo, é só a suspensão que sobe.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post

                                                            Eu por mim deixava essas questões de ideologia de género de fora do mundo motociclístico...
                                                            É que se essa italiana não fosse tão ridiculamente cara...até equacionava!
                                                            Mas para o dia-a-dia cheguei a procurar uma italjet dragster 200...zerinhos não encontrei nada em Portugal.
                                                            Porque já apanhei engarrafamentos onde uma cx auto um dct ou um variador continuo davam um jeitaço.

                                                            Por isso, anda-se com o trator...

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                                                              A BMW a enveredar também pelo caminho dos incpazes.

                                                              https://www.youtube.com/shorts/Sz_CC...?feature=share
                                                              É bom... Assim é mais fácil identifica-los.

                                                              Mundo das facilidades... Onde, infelizmente os jovens se tornam cada vez ignorantes, e incompetentes (não digo que sejam os culpados....)
                                                              Cada vez mais, vejo bmw i4 como carros de escola de condução...
                                                              Acho que diz bastante sobre o que vai ser o futuro.
                                                              É aproveitar enquanto ainda podemos desfrutar de máquinas com carisma. Tanto em carros como em motas.

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