Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Pobreza - Estudantes universitários vivem em casas de banho"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
    Então não temos todos o mesmo direito? Uma pessoa com parcos recursos não tem tanto direito como eu a terminar a sua formação? Se há pessoas que não podem, o Estado ajuda, mas a treta disto, é que há IMENSAAA gente que não precisa de bolsas, e recebem-as por inteiro. Isso é que é injusto!!

    claro que todos tem o mesmo direito mas é sempre necessario um investimento para ir estudar, mesmo com a bolsa

    acho um mau pensamento ir a contar com a bolsa
    é preferivel incutir às familias o tal pensamento ja referido atras de investir no futuro

    Comentário


      Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
      na minha perspectiva, se uma familia nao tem condiçoes para mandar um filho para a faculdade, este nao vai
      o pais nao precisa so de doutores, um diploma nao significa sequer emprego. é um investimento que pode ser feito a qualquer altura da vida


      eu tive a sorte de poder continuar mas nao tenho uma familia rica, tenho uns pais muito trabalhadores, que desde que eu e o meu irmao existimos investiram em poupanças para os estudos
      mas se em alguma altura da vida esse dinheiro fosse gasto e hoje nao existisse condiçoes para estudarmos nao haveria mais nada a fazer que nao fosse irmos ganhar o nosso sustento e reunir as condiçoes para mais tarde, se quisessemos, investir num canudo?

      como ja referiram atras cada aluno custa ao estado 5000 euros, sem as propinas. agora imaginem se tivessem que pagar todos os custos
      Desculpa mas venho de uma situação idêntica à tua e não subscrevo em nada o que dizes.

      Um aluno pobre e um aluno rico têm tanto direito a estudar na universidade. O Estado deve atenuar essas diferenças ao proporcionar meios ao aluno pobre para continuar a estudar e não favorecer ainda mais o aluno rico que, já de si, encontra-se em posição de vantagem.

      Eu venho de uma família de classe média, venho de uma família de Pais trabalhadores que investiram muito e pouparam muito na vida, e nunca sofri as dificuldades destes estudantes. Mas orgulho-me de ter olhos na cara e dois dedos de discernimento que me permita aperceber-me de que fui privilegiado e que se tivesse tido as dificuldades deles nunca estaria onde estou hoje.

      O problema reside em as proprinas serem iguais para todos independentemente dos níveis de rendimento. Deveria ser o sistema de Oxford: propinas indexadas aos rendimentos dos pais para haver igualdade de sacrifícios a estudar. Agora uma propina única para todos é uma forma de favorecer os ricaços e de penalizar os pobres.

      E mais ainda: os estudantes que andam aí nas ruas a lutar contra as propinas são na sua maioria filhinhos de papá rico que não têm que estar nas aulas nem num emprego num shopping para pagar os estudos. Querem sim manter a sua posição de vantagem num sistema de ensino que aniquila os pobres. Quem depende dos estudos para progredir na vida não se importa de pagar as propinas pois sabe que o rendimento que irá auferir no futuro mais do que compensa o investimento efectuado. Quem tem papá rico e futuro assegurado apenas pensa: "para quê pagar por uma coisa que posso ter de graça?"

      Comentário


        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
        E mais ainda: os estudantes que andam aí nas ruas a lutar contra as propinas são na sua maioria filhinhos de papá rico que não têm que estar nas aulas nem num emprego num shopping para pagar os estudos. Querem sim manter a sua posição de vantagem num sistema de ensino que aniquila os pobres.
        então as pessoas que defendem que não deve haver propinas são os ricos que querem que os pobres não possam ir para a universidade? acabar com as propinas "mantém a sua posição de vantagem num sistema de ensino que aniquila os pobres"?

        o que dizes não faz sentido nenhum

        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
        O problema reside em as proprinas serem iguais para todos independentemente dos níveis de rendimento. Deveria ser o sistema de Oxford: propinas indexadas aos rendimentos dos pais para haver igualdade de sacrifícios a estudar. Agora uma propina única para todos é uma forma de favorecer os ricaços e de penalizar os pobres.
        e que tal não haver propinas? os ricos já pagam mais impostos por isso a parte da justiça social que apregoas já está tratada. o que tu queres é que quem paga mais impostos depois pague outra vez mais pelo mesmo serviço estatal? que justiça fantástica.
        daqui a uns tempos vão inventar taxas para que os "ricos" tenham o mesmo nível de vida de um qualquer operário com o salário mínimo, pagando sempre mais por todos os serviços e bens para ser tudo "igual". que belo incentivo à produtividade. not.
        Editado pela última vez por LuisCapelo; 17 October 2009, 15:38.

        Comentário


          [quote=rantamplan;1063177245]Desculpa mas venho de uma situação idêntica à tua e não subscrevo em nada o que dizes.

          Um aluno pobre e um aluno rico têm tanto direito a estudar na universidade. O Estado deve atenuar essas diferenças ao proporcionar meios ao aluno pobre para continuar a estudar e não favorecer ainda mais o aluno rico que, já de si, encontra-se em posição de vantagem.[quote]

          nao concordo que devam de ir estudar a contar com a bolsa, apenas isso


          mas concordo a 100% com bolsas de merito ou objectivos

          Comentário


            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            O problema é que com exemplos como o do Primeiro-Ministro, o pessoal pensa que tirar um curso Superior é um Domingo à tarde que se gasta, depois de umas semanas nas Novas Oportunidades.

            Se por um lado, o Estado deve pugnar por uma população com mais formação superior, criando condições para que quem tenha ambição de tirar uma licenciatura o possa fazer em condições dignas, por outro é como dizes. O pessoal não faz ideia do que é uma licenciatura. Alguns pensam que é o prolongamento da bandalheira do ensino médio, por mais 3 anos.

            (...)
            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
            Então não temos todos o mesmo direito? Uma pessoa com parcos recursos não tem tanto direito como eu a terminar a sua formação? Se há pessoas que não podem, o Estado ajuda, mas a treta disto, é que há IMENSAAA gente que não precisa de bolsas, e recebem-as por inteiro. Isso é que é injusto!!
            Como diz o Carlos há quem considere o ensino superior um prolongamento do secundário e não têm sequer a mínima ideia do que significa ser um estudante universitário, das responsabilidades que isso acarreta, falo assim "do alto da burra" porque fui um deles. Entrei no ensino superior porque sim, porque a irmã foi, porque os primos foram, porque os amigos também, depois desperdicei um ano em Direito para tirar um curso que não era exactamente aquele sapato "41 de biqueira larga"...

            Tudo começa no secundário, são décadas de erros atrás de erros, mau aconselhamento, falta de informação. Andamos a perder bons mestres e técnicos para doutores e engenheiros desmotivados ou desempregados.

            Quantos de nós não conhecem certos "cromos" que dizem a viva voz que primeiro há que curtir e depois estudar? Que têm mais histórias de praxes e bebedeiras do que trabalho e investigação feitos?

            Como se pode tratar um veterano (daqueles com mais de 8 ou 9 matrículas) como exemplo e ainda ter de lhe ter respeito por ser o senhor veterano que nem precisa de usar traje? Ser um mandrião ou burro agora é uma honra? Mas não existe vida para além de um curso superior?

            Ser da imensa faixa cinzenta não é difícil, o mais complicado é sair dela e destacar-se, quantos bons alunos não são considerados como nerds, palermas e parvos porque direccionam o seu esforço no estudo e não nas borgas e praxes?

            Primeiro há que mudar as mentalidades e depois sim, dar a mão a quem realmente quer ser estudante universitário e obter um diploma .

            Até lá continuaremos a ter açorianos que dormem em WC's e imbecis a fumarem erva e abastecerem Smarts com o dinheiro da bolsa de estudos que outros precisam.

            Comentário


              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
              Como se pode tratar um veterano (daqueles com mais de 8 ou 9 matrículas) como exemplo e ainda ter de lhe ter respeito por ser o senhor veterano que nem precisa de usar traje? Ser um mandrião ou burro agora é uma honra? Mas não existe vida para além de um curso superior?

              Ser da imensa faixa cinzenta não é difícil, o mais complicado é sair dela e destacar-se, quantos bons alunos não são considerados como nerds, palermas e parvos porque direccionam o seu esforço no estudo e não nas borgas e praxes?
              e quantos bons alunos que fazem a sua segunda licenciatura ou mestrado ou doutoramento? têm muitas matrículas... também são burros e mandriões? generalizar é muito bonito, mas dá nessas asneiras.

              Comentário


                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                e quantos bons alunos que fazem a sua segunda licenciatura ou mestrado ou doutoramento? têm muitas matrículas... também são burros e mandriões? generalizar é muito bonito, mas dá nessas asneiras.
                penso que ai o JorgeCorreia falou daqueles que andam à anos para fazer o primeiro ano

                Comentário


                  Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                  penso que ai o JorgeCorreia falou daqueles que andam à anos para fazer o primeiro ano
                  Era mais isso, os "cromos" veteranos que não saem da cepa torta, julgam-se os maiores da aldeia e ainda exigem o respeito dos caloiros e restantes colegas de curso.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X