Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saramago novamente polémico: "Bíblia é manual de maus costumes" - entrevista RTP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Sim, eu já li o Novo testamento (em verdade li a bíblia porque gosto de opinar com conhecimento de causa), coisa que duvido que tu tenhas feito, e apesar de ser um ateu convicto parece que professo mais valores da tua religião do que tu... curiosa contradição esta não achas!?

    Há muitas pessoas que são religiosas/crentes/católicas e não o sabem.

    Comentário


      Religião, lol.

      Comentário


        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
        Mas as notícias de transferências para a conta dos padres é bem real. Que o digam as pessoas que pagam bem pagas as missas pela alma de alguém. Sim, porque a começar pela missa do sétimo dia, seguem-se muitas outras e em várias paróquias que eu conheço elas têm um "preço de tabela".

        Além disso, parece-me não ser difícil alguém aceitar rezar terços por 100€ cada. O dinheiro também "compra" uma boa parte do Céu.

        Até porque sustentar alguns vícios da parte do Clero não é fácil e é preciso encaixar dinheiro. Que o diga um certo padre, em Portugal, que comprou um certo carro desportivo, com a justificação de se aproximar dos jovens e de chegar mais depressa aos locais onde presta serviços. Mas se ele já o tiver metido a GPL eu até deixo passar...

        Não há dúvida que sempre existiram padres, que se sacrificaram e defenderam os mais pobres e tentaram fazer tudo o que estava ao seu alcance para aliviar o sofrimento de outros homens.

        No entanto, são vistos pelos próprios "colegas", como autenticas aves raras e um pouco desfasados da realidade.

        Comentário


          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
          Era Evangélico Cristão, e essa tentativa de linchamento público deu-se numa aldeia do interior português. Volvidos 30 anos, ainda hoje tenho gravadas na memória essas recordações dantescas.
          As mulheres usavam um véu na cabeça durante o culto, e à saída à noite estava uma multidão a dizer que tudo aquilo era bruxaria de pessoas que andavam com lençóis na cabeça. E eu que na minha tenra idade não sabia sequer que tinha havido a inquisição 500 anos atrás em que por qualquer coisa as pessoas eram acusadas de bruxaria e obrigadas a converter-se ao catolicismo ou queimadas vivas na fogueira. A liderança deste movimento popular foi tomada pelo indivíduo mais bêbado da aldeia que só dizia palavrões e batia em toda a gente e que em cima do tractor incitava todos a agirem sobre nós. Do dia para a noite tornou-se no herói local. Escondi-me atrás da minha mãe com medo e após uma hora de tentativa de explicação àquelas pessoas lá se desmobilizou o ajuntamento.
          Para mim foi o suficiente para compreender até onde poderia ir o fanatismo. Por isso é que certas reacções já não me espantam.

          Eu era ainda criança, mas isto foi o quanto bastou para não confiar mais nos adultos e desconfiar de tudo aquilo que tem a ver com religião. Assim, cresci em silêncio e tímido a observar os seres humanos na tentativa de compreender ou encontrar justificação para tudo o que faziam (fosse bem ou mal). Talvez isto explique um pouco da minha forma de ver as coisas em relação a todos os assuntos, sendo que por vezes opino de forma um pouco extensa para tentar que me compreendam ao mesmo tempo que não quero ser ostensivo para ninguém. Se é feitio ou defeito, não sei. Apenas sou assim.
          Respeito quem é crente, pois eu em tempos idos também já o fui, mas gostaria que houvesse mais abertura e menos intolerância por parte da igreja e dos seus fieis. Mas pelo que tenho visto, isso é pedir muito. Talvez as pessoas não tenham evoluído assim tanto na sua forma de pensar e na abertura ao debate desde a minha meninice.

          Questiono-me se hoje em dia houvesse inquisição ou perseguição como nos países muçulmanos, se tal ainda não seria prática corrente contra quem ousa discordar. Se calhar, os cristãos que criticam tanto os muçulmanos não sejam assim tão diferentes deles. Perdoem-me a honestidade, mas ainda sinto desilusão com tudo quanto é religião.
          Assim sendo, agarro-me ao meu deus que está em tudo quanto existe na natureza: esse deus que está nas plantas e animais na sua excelsa biodiversidade que me maravilham. Esse é o nosso céu e nós, muitas vezes, somos apenas o seu inferno.
          Será esse o teu principal defeito, porque de resto, tenho que te dar os parabéns em relação ao conteúdo.

          Aliás neste tópico tu e o Jorge Correia têm estado verdadeiramente bem.

          Comentário


            Originalmente Colocado por LM Ver Post
            Independentemente se concordo ou não com o que José Saramago disse sobre a Bíblia, acho que ele pode dizer o que lhe aprouver sobre um livro, assim como nós podemos criticar os livros dele.

            A santidade da Bíblia é mais que duvidosa, visto que não passa de um colectânea de textos organizada sabe-se lá por quem.

            A religião, seja ela qual for baseia-se na fé dos crentes e não nos livros. Está claro que dá muito jeito, seja a Bíblia o Alcorão ou o Talmude existirem, pois assim dá jeito a que meia dúzia de iluminados os interpretem conforme dá mais vantagem na altura.

            As religiões tem servido de capa aos mais diabólicos planos e aos períodos mais negros da história da humanidade e portanto de vez em quando têm de ouvir o que não gostam.


            Quanto a ele ir viver para Espanha e não gostar do que se estava a passar em Portugal, é preciso não esquecer o período em que isso aconteceu.

            Cavaco Silva era primeiro ministro e Sousa Lara o Subsecretário de Estado da Cultura.

            O livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", foi proibido de concorrer ao Prémio Literário Europeu
            .
            Esta não sabia eu

            Comentário


              Originalmente Colocado por Mateo Ver Post
              Guisas, peço imensa desculpa.. mas eu não creio no purgatório. Podes me indicar onde isso está escrito? Sem ser apócrifos.
              Caro Mateo:

              Cada um acredita no que quiser. Desde que não "abandalhe" com aquilo que o outro acredita.

              Não encontras definido "Purgatório" na Bíblia.

              No Catecismo da Igreja Católica encontras: "Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu" (n. 1030).

              Mas há algumas referências a esta purificação na Bíblia.

              Aliás, vem aí o dia 2 de Novembro (dia de Fieis Defuntos) e durante o mês de Novembro a Igreja dedica especial atenção a este tema, pelo que qualquer um poderá encontrar explicações sobre o assunto durante este mês.

              Este fórum é de carros e este tópico em particular é mais sobre umas certas declarações....
              Editado pela última vez por guisas; 22 October 2009, 14:48.

              Comentário


                Originalmente Colocado por LM Ver Post
                Não há dúvida que sempre existiram padres, que se sacrificaram e defenderam os mais pobres e tentaram fazer tudo o que estava ao seu alcance para aliviar o sofrimento de outros homens.

                No entanto, são vistos pelos próprios "colegas", como autenticas aves raras e um pouco desfasados da realidade.
                Olha que não.
                Muitas vezes não têm é quem os ajude de modo a dar dimensão à ajuda.

                É aí é que aparecem uma quantas "aves raras" que hoje já não são assim tão poucas, com disponibilidade e vontade para ajudar, gratuitamente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LM Ver Post
                  Quanto a ele ir viver para Espanha e não gostar do que se estava a passar em Portugal, é preciso não esquecer o período em que isso aconteceu.

                  Cavaco Silva era primeiro ministro e Sousa Lara o Subsecretário de Estado da Cultura.

                  O livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", foi proibido de concorrer ao Prémio Literário Europeu
                  .
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Esta não sabia eu
                  E é isso que muita gente esquece... Ele saiu de Portugal porque os políticos (em particular esse senhor) assim o quiseram.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Há muitas pessoas que são religiosas/crentes/católicas e não o sabem.


                    Compaixão? Amizade? Ajudar o próximo? Aceitar opiniões? Fazer voluntariado? Contribuir para a sociedade? Respeitar o planeta?


                    Isso não faz de mim um religioso, conheço centenas de religiosos incapazes de dar uma mão de apoio a alguém necessitado... apenas faz de mim uma pessoa com valores e com educação e respeito pelo próximo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LM Ver Post
                      Independentemente se concordo ou não com o que José Saramago disse sobre a Bíblia, acho que ele pode dizer o que lhe aprouver sobre um livro, assim como nós podemos criticar os livros dele.

                      A santidade da Bíblia é mais que duvidosa, visto que não passa de um colectânea de textos organizada sabe-se lá por quem.

                      A religião, seja ela qual for baseia-se na fé dos crentes e não nos livros. Está claro que dá muito jeito, seja a Bíblia o Alcorão ou o Talmude existirem, pois assim dá jeito a que meia dúzia de iluminados os interpretem conforme dá mais vantagem na altura.


                      As religiões tem servido de capa aos mais diabólicos planos e aos períodos mais negros da história da humanidade e portanto de vez em quando têm de ouvir o que não gostam.

                      Quanto a ele ir viver para Espanha e não gostar do que se estava a passar em Portugal, é preciso não esquecer o período em que isso aconteceu.

                      Cavaco Silva era primeiro ministro e Sousa Lara o Subsecretário de Estado da Cultura.

                      O livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", foi proibido de concorrer ao Prémio Literário Europeu.
                      É... Mas não é o único. Também existe um livro diversas vezes falado neste fórum, qualquer coisa sobre umas memórias ou uns esquecimentos de um desconhecido, que diz umas quantas verdades acerca de um arcebispo da nossa politica, parece que gostava muito de diamantes, marfim e mais umas coisas, e ninguém se importa que também tenha sido proibido.

                      Eu não acho grave que proibiam livros desse iluminado. O que eu acho grave e não consigo entender é que um dos seus livros faça parte do programa de Português do nosso ensino. E coitados dos estudantes, quando poderiam passar esse tempo a ler obras literárias com substância e de grandes autores, são obrigados a ler um livro sem pontuação, um livro cheio de nada. Isto é que é gravíssimo.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        E coitados dos estudantes, quando poderiam passar esse tempo a ler obras literárias com substância e de grandes autores, são obrigados a ler um livro sem pontuação, um livro cheio de nada. Isto é que é gravíssimo.
                        Já leste "O Memorial do Convento", ou qualquer outro livro do Saramago?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                          É... Mas não é o único. Também existe um livro diversas vezes falado neste fórum, qualquer coisa sobre umas memórias ou uns esquecimentos de um desconhecido, que diz umas quantas verdades acerca de um arcebispo da nossa politica, parece que gostava muito de diamantes, marfim e mais umas coisas, e ninguém se importa que também tenha sido proibido.

                          Eu não acho grave que proibiam livros desse iluminado. O que eu acho grave e não consigo entender é que um dos seus livros faça parte do programa de Português do nosso ensino. E coitados dos estudantes, quando poderiam passar esse tempo a ler obras literárias com substância e de grandes autores, são obrigados a ler um livro sem pontuação, um livro cheio de nada. Isto é que é gravíssimo.



                          Oi???



                          A nossa literatura deve ser um espectáculo e estar cheia de escritores premiados internacionalmente, não haja dúvidas...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                            Já leste "O Memorial do Convento", ou qualquer outro livro do Saramago?
                            Não, claro que não.

                            Eu tenho por hábito falar do que não sei e o meu 12º ano foi feito na Independente ou em alguns colégios que não me ocorre o nome neste instante. Percebes? Ou queres a fotocópia do teste com o meu nome (sobre esta matéria)? (depois da revista AH em cima do capot tudo é possível)



                            Agora uma resposta séria que a de cima foi para relaxar, no mínimo lol:

                            César,

                            Pessoas como esse Senhor não fazem falta, quer pelos livros que escreve, quer pelo que foi dizendo e fazendo ao longo dos anos, acho um escândalo que um livro dele seja obrigatório no ensino. E ligando isto a este tópico, as últimas declarações desse génio da natureza são a prova disso.

                            Todos temos direito a uma opinião. Não temos direito é a ofender ninguém e não, eu não me senti ofendido mas no seguimento do que tenho dito noutros tópicos sobre o tema, compreendo e respeito que haja quem se sinta mal com palavras do género que ele proferiu.
                            Editado pela última vez por Bj40; 22 October 2009, 16:57.

                            Comentário


                              Bem, como sou um pagão infiel por batizar, para me redimir lá fui procurar «Deus» na net. E não é que encontrei deus em toda a parte!
                              Agora mais a sério. Encontrei um pequeno texto muito engraçado que vou partilhar convosco para quebrar um pouco o gelo que anda por aqui.
                              Mas quero que saibam sinceramente quanto a acreditar em Deus, eu tentei. Tentei de verdade. Já tentei acreditar que existe um Deus que criou cada um de nós à sua imagem e semelhança, que nos ama e que observa tudo. Eu realmente tentei acreditar, mas tenho que lhes dizer: Quanto mais você vive, quanto mais você olha ao seu redor, mais você percebe: Alguma coisa não cheira bem. Há algo errado aqui. Guerras, doenças, mortes, destruição, fome, poluição, pobreza, tortura, crime, corrupção. Definitivamente: há algo de errado. Isto não é um trabalho bem feito. Se isso é o melhor que Deus pode fazer, não me impressiona. Estes resultados não fazem parte do Curriculum de um ser supremo. Porcarias como estas você espera de um empregado temporário e estouvado.
                              Cá entre nós, em qualquer universo administrado decentemente esse cara 'Todo-Poderoso' já estaria no olho da rua há muito tempo.
                              Ah, e eu disse "esse cara" porque eu acredito fortemente, vendo estes resultados que, se existe um Deus, ele deve ser homem. Mulher alguma poderia bagunçar as coisas assim. (Autor desconhecido)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Eu não acho grave que proibiam livros desse iluminado. O que eu acho grave e não consigo entender é que um dos seus livros faça parte do programa de Português do nosso ensino. E coitados dos estudantes, quando poderiam passar esse tempo a ler obras literárias com substância e de grandes autores, são obrigados a ler um livro sem pontuação, um livro cheio de nada. Isto é que é gravíssimo.
                                Desde o início da entrega de prémios Nobel, Portugal teve dois distinguidos, um na medicina e outro na literatura. Um está enterrado e esquecido, o outro enquanto não o enterrarem não descansam.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  César,

                                  Pessoas como esse Senhor não fazem falta, quer pelos livros que escreve, quer pelo que foi dizendo e fazendo ao longo dos anos, acho um escândalo que um livro dele seja obrigatório no ensino. E ligando isto a este tópico, as últimas declarações desse génio da natureza são a prova disso.

                                  Todos temos direito a uma opinião. Não temos direito é a ofender ninguém e não, eu não me senti ofendido mas no seguimento do que tenho dito noutros tópicos sobre o tema, compreendo e respeito que haja quem se sinta mal com palavras do género que ele proferiu.

                                  Opiniões, eu adoro os livros dele e acho-o de facto um génio da literatura, a forma como ele escreve prende-me de tal modo que raramente faço pausas ao ler os livros dele... felizmente muita gente pensa como eu e o homem pode ganhar a vida a fazer o que faz melhor!

                                  Se comparares as palavras dele com as que por exemplo Fernando Pessoa proferiu contra o "sistema", ou Eça de Queiroz contra a igreja feudal, ou tantos outros, chegaríamos à conclusão de que deixaríamos de poder estudar estes grandes escritores nas escolas e começaríamos apenas a ler os "yes man" do estado e da igreja... desculpa-me mas não é esse o mundo e o país onde me revejo... nem é nesse mundo que quero viver!


                                  As pessoas podem-se sentir mal pelo que ele disse, mas acima de tudo têm de entender que vivemos num país livre (neste caso até vivemos em países diferentes) e ele é livre poder opinar sobre o que quiser e como quiser, as pessoas podem opinar de volta como quiserem, mas sem faltas de respeito como temos assistido onde o têm tratado mal e porcamente (não é o teu caso mas não é preciso ir longe para encontrarmos esses comentários). Aquilo que estas pessoas estão a pedir e a fazer é o mesmo que os radicais islâmicos fizeram a Salman Rushdie... mas se perguntassem a estas mesmas pessoas se o que os Islâmicos (alguns) está correcto 99% delas dizem Não!!

                                  Faz o que eu digo... mas não faças o que eu faço...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Não, claro que não.

                                    Eu tenho por hábito falar do que não sei e o meu 12º ano foi feito na Independente ou em alguns colégios que não me ocorre o nome neste instante. Percebes? Ou queres a fotocópia do teste com o meu nome (sobre esta matéria)? (depois da revista AH em cima do capot tudo é possível)



                                    Agora uma resposta séria que a de cima foi para relaxar, no mínimo lol:

                                    César,

                                    Pessoas como esse Senhor não fazem falta, quer pelos livros que escreve, quer pelo que foi dizendo e fazendo ao longo dos anos, acho um escândalo que um livro dele seja obrigatório no ensino. E ligando isto a este tópico, as últimas declarações desse génio da natureza são a prova disso.

                                    Todos temos direito a uma opinião. Não temos direito é a ofender ninguém e não, eu não me senti ofendido mas no seguimento do que tenho dito noutros tópicos sobre o tema, compreendo e respeito que haja quem se sinta mal com palavras do género que ele proferiu.
                                    O meu 12º ano foi feito numa secundária normalíssima e não dei Saramago (com muita pena minha).

                                    E eu acho que não consegues dissociar a tua ideia acerca do Saramago cidadão do Saramago escritor. É pena.

                                    Já agora, um bocadinho de seriedade na forma como falas comigo também não fazia mal. Gosto pouco de arrogâncias, e a pergunta que te coloquei era bem pertinente, já que (e fui confirmar agora mesmo nos apenas 4 livros que tenho do autor, para já) e em todos eles encontrei pontuação...

                                    Mas se calhar as minhas versões estão estragadas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Opiniões, eu adoro os livros dele e acho-o de facto um génio da literatura, a forma como ele escreve prende-me de tal modo que raramente faço pausas ao ler os livros dele... felizmente muita gente pensa como eu e o homem pode ganhar a vida a fazer o que faz melhor!

                                      Se comparares as palavras dele com as que por exemplo Fernando Pessoa proferiu contra o "sistema", ou Eça de Queiroz contra a igreja feudal, ou tantos outros, chegaríamos à conclusão de que deixaríamos de poder estudar estes grandes escritores nas escolas e começaríamos apenas a ler os "yes man" do estado e da igreja... desculpa-me mas não é esse o mundo e o país onde me revejo... nem é nesse mundo que quero viver!


                                      As pessoas podem-se sentir mal pelo que ele disse, mas acima de tudo têm de entender que vivemos num país livre (neste caso até vivemos em países diferentes) e ele é livre poder opinar sobre o que quiser e como quiser, as pessoas podem opinar de volta como quiserem, mas sem faltas de respeito como temos assistido onde o têm tratado mal e porcamente (não é o teu caso mas não é preciso ir longe para encontrarmos esses comentários). Aquilo que estas pessoas estão a pedir e a fazer é o mesmo que os radicais islâmicos fizeram a Salman Rushdie... mas se perguntassem a estas mesmas pessoas se o que os Islâmicos (alguns) está correcto 99% delas dizem Não!!

                                      Faz o que eu digo... mas não faças o que eu faço..
                                      .
                                      Muito bem

                                      Subscrevo na integra

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                        O meu 12º ano foi feito numa secundária normalíssima e não dei Saramago (com muita pena minha).

                                        E eu acho que não consegues dissociar a tua ideia acerca do Saramago cidadão do Saramago escritor. É pena.

                                        Já agora, um bocadinho de seriedade na forma como falas comigo também não fazia mal. Gosto pouco de arrogâncias, e a pergunta que te coloquei era bem pertinente, já que (e fui confirmar agora mesmo nos apenas 4 livros que tenho do autor, para já) e em todos eles encontrei pontuação...

                                        Mas se calhar as minhas versões estão estragadas.
                                        Pois eu dei. E o único ponto positivo que vejo nesse facto é poder ter uma opinião sobre o mesmo.

                                        Não queiras saber como também não suporto pessoas arrogantes, então quando dizem, directamente, que há milhões e milhões de pessoas que perdem 1, 2, 3 ou mais horas (Depende da pessoa) a aprenderem maus costumes.. Agora já sei porque é que há tanta criminalidade no nosso país, somos um povo com raízes e cultura católica, só pode. Mas isso da serenidade é uma sugestão?

                                        Sim, tenho alguma dificuldade em separar as duas vertentes da mesma pessoa. E acho normal. Parece-me difícil ser amigo pessoal do meu (ou do teu, é só um exemplo) patrão se ele me dever 5 ordenados, horas extra, me fizer a vida negra na empresa, etc, mesmo que cá fora seja a melhor pessoa do mundo para ir umas corridas ou para ir tomar café.

                                        Comentário


                                          Só não percebo porque é que um génio da literatura que se auto intitula de ateu perde o seu tempo a falar de coisas como a igreja e a biblia... A mim parece-me que tem ali alguém complexo mal resolvido!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            ....

                                            Se comparares as palavras dele com as que por exemplo Fernando Pessoa proferiu contra o "sistema", ou Eça de Queiroz contra a igreja feudal, ou tantos outros, chegaríamos à conclusão de que deixaríamos de poder estudar estes grandes escritores nas escolas e começaríamos apenas a ler os "yes man" do estado e da igreja... desculpa-me mas não é esse o mundo e o país onde me revejo... nem é nesse mundo que quero viver!

                                            As pessoas podem-se sentir mal pelo que ele disse, mas acima de tudo têm de entender que vivemos num país livre (neste caso até vivemos em países diferentes) e ele é livre poder opinar sobre o que quiser e como quiser, as pessoas podem opinar de volta como quiserem, mas sem faltas de respeito como temos assistido onde o têm tratado mal e porcamente (não é o teu caso mas não é preciso ir longe para encontrarmos esses comentários). Aquilo que estas pessoas estão a pedir e a fazer é o mesmo que os radicais islâmicos fizeram a Salman Rushdie... mas se perguntassem a estas mesmas pessoas se o que os Islâmicos (alguns) está correcto 99% delas dizem Não!!

                                            ...
                                            Tens razão, todos temos direito à opinião. Mas existe o bom senso e existe a doença ou o fanatismo/obsessão por certos temas, de ambas as partes. Eu apreciei imenso o que tive oportunidade de ler de F. Pessoa, Eça de Queiroz, Sttau Monteiro (com "Felizmente há Luar") e garanto-te que se há coisas que gosto de ler/ver são criticas e retratos sociais, é bom para nos revermos.

                                            Mas uma coisa é fazer um critica fundamentada, tocar nos pontos certos com inteligência e astúcia. Outra é usar frases soltas, sem ponta de sentido ou nexo, que aproveitando o mediatismo existente têm como objectivo que se fale. Bem ou mal.

                                            Eu sei, eu sei que o tema religião é sensível. Se um conjunto de douturados realizasse um grande estudo, em forma de livro, que retratasse numericamente e factualmente a nossa sociedade, nas mais diversas áreas, apontando com clareza defeitos e qualdiades, gráficos, esquemas, tabelas comparativas, etc e mesmo que o estudo fosse sobre assuntos que realmente interessam a toda a gente, independentemente da religião, o livro iria ser um fracasso. Ninguém quer saber disso, "números? Contas? Txii tanto trabalho...". Ninguém quer ler factos para poder tirar a sua própria conclusão. No entanto, considerando que o estudo seria extremamente rigoroso, as conclusões seriam fáceis de tirar e claramente criticas relativamente à nossa sociedade. Um livro polémico sobre futebol, religião, celebridades, sexo, etc tem sucesso assegurado.

                                            Saramago e outros sabem isto melhor que ninguém. Dan Brown escreveu "Anjos e Demónios", era um escritor médio (em popularidade), duvido que 20% da população Portuguesa tivesse ouvido falar dele até então. De repente escreve um outro livro com religião pelo meio mas desta vez muito mais sofisticado, toca na bíblia, na vida de "Jesus", apresenta suposições como factos e pumbas: Sucesso imediato. Duvido que 20% da população nunca tenha ouvido falar dele.

                                            Posto isto, qual a melhor forma de publicitar o seu livro? Entrevista para o cartaz das artes? Bahh ninguém vê isso. Bora dizer que o povo Português, na sua generalidade, na sua cultura, é um povo de maus costumes.

                                            Eu não posso concordar com isto. A igreja em Portugal tem muitos mas muitos defeitos mas ideologias meramente teóricas à parte, o resultado final ajuda muita gente em necessidades das mais diversas formas e contribuiu para formar muitas pessoas como cidadãos.

                                            Mas assim como é preciso ler um livro para se falar sobre ele, é preciso conhecer essa casa de maus costumes antes de se abrir a boca. E à distância é difícil conhecer essa realidade.

                                            Comentário


                                              Eu não sendo religioso, tenho um profundo respeito por quem é.

                                              Creio que o José Saramago criticou duramente a Bíblia e nem tanto a Igreja Católica como um todo.

                                              A critica dele é fundamentada na sua leitura da Biblia e há muitos que concordam com o que ele disse.

                                              Creio que ser cristão, ou mais concretamente católico, ou mais ainda apostólico romano, não é impeditivo para se poder concordar com o que ele disse.

                                              Nada disto põe em causa o muitíssimo meritório trabalho da igreja a vários níveis, nomeadamente de aconselhamento, social, etc.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                (...)

                                                Mas uma coisa é fazer um critica fundamentada, tocar nos pontos certos com inteligência e astúcia. Outra é usar frases soltas, sem ponta de sentido ou nexo, que aproveitando o mediatismo existente têm como objectivo que se fale. Bem ou mal.
                                                Já leste o livro dele para poderes afirmar tal coisa?
                                                Como sabes que o que diz não está fundamentado? Como sabes o ponto de vista dele a fundo?

                                                E na apresentação do livro, ele não apresentou frases soltas.


                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                Saramago e outros sabem isto melhor que ninguém. Dan Brown escreveu "Anjos e Demónios", era um escritor médio (em popularidade), duvido que 20% da população Portuguesa tivesse ouvido falar dele até então. De repente escreve um outro livro com religião pelo meio mas desta vez muito mais sofisticado, toca na bíblia, na vida de "Jesus", apresenta suposições como factos e pumbas: Sucesso imediato. Duvido que 20% da população nunca tenha ouvido falar dele.
                                                Concerteza sabes que "Anjos e Demónios" fala de religião. Tanto ou mais como "O Código Da Vinci".

                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                Posto isto, qual a melhor forma de publicitar o seu livro? Entrevista para o cartaz das artes? Bahh ninguém vê isso. Bora dizer que o povo Português, na sua generalidade, na sua cultura, é um povo de maus costumes.
                                                Ele não disse que o povo português era um povo de maus costumes. E é por interpretações como a tua que isto tem tanta polémica.

                                                É pena.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                  Eu não acho grave que proibiam livros desse iluminado. O que eu acho grave e não consigo entender é que um dos seus livros faça parte do programa de Português do nosso ensino. E coitados dos estudantes, quando poderiam passar esse tempo a ler obras literárias com substância e de grandes autores, são obrigados a ler um livro sem pontuação, um livro cheio de nada. Isto é que é gravíssimo.
                                                  Eu acho grave proibir qualquer peça de literatura, mesmo os que foram escritos por Comunistas ou Fascistas.

                                                  A liberdade, para mesmo ser liberdade, tem de ser para todos e não alguns. Proibir algo porque não é agradável ou contra algum pensamento ou ideologia não é liberdade, é censura e espero que os últimos 35 anos ajudou em levar-nos para alem dessa prática.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                    Já leste o livro dele para poderes afirmar tal coisa?
                                                    Como sabes que o que diz não está fundamentado? Como sabes o ponto de vista dele a fundo?

                                                    E na apresentação do livro, ele não apresentou frases soltas.

                                                    Não li nem vou ler, evidentemente, há maneiras muito mais porreiras de se gastar 15,21€, a começar numa voltinha de kart. Nem leste nada em que eu referisse o seu conteúdo, em concreto.. Este tópico refere-se a umas determinadas declarações provocatórias e que apenas visam criar polémica, conseguiu-o, é disso que falo.



                                                    Concerteza sabes que "Anjos e Demónios" fala de religião. Tanto ou mais como "O Código Da Vinci".

                                                    Estás a ver como até sabes... Um dizia que Jesus era casado, tem descendentes, livros secretos, etc, o outro não dizia nada dizia disso, é uma novela mexicana.

                                                    Ele não disse que o povo português era um povo de maus costumes. E é por interpretações como a tua que isto tem tanta polémica.

                                                    É pena.

                                                    Pois não, disse que o Livro a que uma esmagadora maioria das crianças tem acesso na infância, pelo qual se rege um dos pilares da nossa cultura e identidade enquanto povo, é um livro de maus costumes. Se juntarmos tudo isto às suas tendências politicas, à sua postura perante o país em que tanto adora "malhar" e criticar e à imagem que pretende dar da religião noutros livros, podemos tirar algumas conclusões. Eu tiro a minha e não tenho nada a ver com a dos outros. Nem quero.
                                                    Mas repara... Dou valor a uma coisa, não interessa como, vende os seus livros que é uma maravilha. Sabe como escreve-los para vender e sabe como vende-los. Tem mérito e tem algum sucesso no que faz. (ponto)

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Mas repara... Dou valor a uma coisa, não interessa como, vende os seus livros que é uma maravilha. Sabe como escreve-los para vender e sabe como vende-los. Tem mérito e tem algum sucesso no que faz. (ponto)
                                                      Vende os livros porque são absolutamente deliciosos!!
                                                      Tão simples quanto isso!

                                                      Agora, se estás toldado pela tua opinião pessoal sobre ele, é claro que nunca vais gostar de nada do que ele escreve.

                                                      E não percebi aquele (ponto) em letrinhas pequeninas... Podes explicar?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                        Vende os livros porque são absolutamente deliciosos!!
                                                        Tão simples quanto isso!

                                                        Agora, se estás toldado pela tua opinião pessoal sobre ele, é claro que nunca vais gostar de nada do que ele escreve.

                                                        E não percebi aquele (ponto) em letrinhas pequeninas... Podes explicar?
                                                        Com certeza. Gosto de esclarecer as dúvidas das pessoas.

                                                        Tem dois motivos, um relativo à expressão que se costuma usar quando se acaba uma frase e se diz "blá blá ponto final". Neste caso serviria para dizer que fui sincero ao dizer que lhe dou valor por ser o artista que é a vender livros, sabe fazer sucesso e não falo mais disso.

                                                        O outro era para indicar que acabei a frase com um ponto final. Há quem não o faça, os outros que decidam onde colocar as vírgulas e os pontos, mas eu costumo usar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                          Com certeza. Gosto de esclarecer as dúvidas das pessoas.

                                                          Tem dois motivos, um relativo à expressão que se costuma usar quando se acaba uma frase e se diz "blá blá ponto final". Neste caso serviria para dizer que fui sincero ao dizer que lhe dou valor por ser o artista que é a vender livros, sabe fazer sucesso e não falo mais disso.

                                                          O outro era para indicar que acabei a frase com um ponto final. Há quem não o faça, os outros que decidam onde colocar as vírgulas e os pontos, mas eu costumo usar.
                                                          Quem é que não faz?

                                                          Será uma "espetadela" ao Saramago?

                                                          É que se foi, foi ao lado.


                                                          EDIT - e já chega de OT, que já não está com nada. De caminho abro um tópico para adorar e idolatrar a fantástica escrita de Saramago.
                                                          Editado pela última vez por BrunoTRF; 22 October 2009, 18:41.

                                                          Comentário


                                                            Tudo bem, I quit. É claro que foi tiro ao lado, eu se escrevesse num exame um texto com aquela técnica genial, como dizem os professores, levava com um traço vermelho em cima. Mas não, tu dizes que foi um tiro ao lado. Mas se calhar estou enganado, já que desde hà algum que a minha escrita se resume a numeros, fórmulas e não a letras, como tal pouca diferença me faz como escrevem os desertores, talvez o meu próximo relatório seja escrito nesse sistema (técnica como apelidam alguns), podia ser que atribuísse valor acrescentado.

                                                            Por outro lado é bom ver que os teus coments aos meus posts vão sempre de encontro à parte do post que pouco ou nada tem a ver com o que aqui se fala. Reflecte algumas coisas.

                                                            À custa deste tópico e de conversa de café já ultrapassei largamente a minha média de posts diária e como tal retiro-me. Pode ser que cá volte se o assunto tiver a ver com "A bíblia é um manual de mais costumes". Sobre tudo o resto cada um pensa e avalia como entender e só lê estas obras quem quiser.

                                                            Comentário


                                                              Se acham que o Saramago escreve de uma maneira estranha têm que ler António Lobo Antunes, outro autor português que é sempre um favorito a Nobel.
                                                              Editado pela última vez por Karma; 22 October 2009, 19:37.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X