Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rendimento Social de Inserção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Carlos L, acho que estás a ser demasiado complacente, eu concordo com o Alpiger e até digo mais (e agora vem bomba )

    Independentemente de quem chegou primeiro, isto é a nossa casa !!!

    Se eles já cá estavam paciência, são menos e mais fracos têm que se subjugar, como fizeram os indios nas américas ou os aborisnas na Austrália.

    O que prevalece é a lei da força, por muito que isto custe o ouvir e seja politicamente incorrecto.

    É assim desde o principio das coisas.
    demasiado complacente é favor. Os ciganos ao contrario das outras minorias que por cá habitam não têm a mesma concepção de sociedade que nós temos, mais grave, a sua ideia entra em conflito com a nossa.
    Basicamente vivem acima da lei, para eles não existem leis de pedofilia, podem se casar com meninas de 13anos á vontade, não descontam para ajudar o paìs e maior parte dos que vejo por aqui não precisam de carta para conduzir nem seguro ou inspecções nos carros, e a policia so intervem quando faz buscas no acampamento á procura de droga e armas, que por acaso aqui encontram sempre.
    Não me entra na cabeça que ciganas recebam por cada filho só porque este vai a escola, parece que nos fazem um favor não querem ir não vão, quando pouco ou nada contribuem para a sociedade. Eles são os que querem viver á margem da sociedade, ou pelo menos a grande maioria.
    Isto de receber ajuda sem dar nada em troca tem graça só para quem recebe
    Esta é a realidade que vejo ao pé de mim.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Carlos L, acho que estás a ser demasiado complacente
      ...
      O problema nestas coisas é como a matemática. Ou conhecemos os princípios ou nunca saberemos fazer contas.

      Neste caso, os princípios humanísticos devem-se aplicar, mesmo que isto signifique um caminho mais longo.

      Aliás, na minha infância e juventude teve uma razoável convivência com a malta dos bairros sociais que circundam a minha casa no Porto e conheci muito de perto situações de pura miséria, a mais pura indigência social.

      E de muita gente que conseguiu sair do gueto onde se encontrava.

      De qualquer modo, faz as contas ao nº de ciganos e dos 'outros' que vivem do RSI e verás um panorama diferente.

      São branquinhos como tu. E se lhes deres banho, vestires e obrigares a estar quietos e de boca fechada, não há nada que vos distinga.

      Comentário


        #93
        A minha modesta opinião.

        É claro que cada caso é um caso, mas peço que reflictam num assunto.
        Eu no meu emprego recebo um salário, mas para isso necessito de cumprir obrigações e cumprir objectivos. O que n percebo é que n existam objectivos. Há regras a cumprir, mas n há objectivos! A única pessoa que conheço que já recebeu RSI até foi contra a sua vontade, a sua esposa em desespero é que solicitou a "ajuda". Tudo o que lhe foi exigido, é para mim a obrigação e desejo natural de qualquer pessoa bem ajustada na posse de todas as suas capacidades fisicas e mentais e em idade activa. Rapidamente encontrou um emprego, que embora n fosse o mais ajustado às suas qualificações serviu para de imediato conseguir equilibrar as dividas que o asfixiavam. Ao que me explicou, e estou a fiar nisso, o rendimento fornecido não diminui ao longo de tempo, e curiosamente é cortado a 100% assim que se obter rendimentos acima de x.
        Aliás, ainda lhe mandaram dinheiro mais dois meses o rendimento, e ele perdeu um dia de trabalho a devolvê-lo.
        Ora, deixem-me só tentar perceber uma coisa, se é rendimento de inserção, então n devia ser para as pessoas se inserirem na sociedade? N deveria ir descendo para para obrigar as pessoas que possuem as capacidades fisicas e mentais, a tentarem inserir-se?
        Se é inserção, n deveriam promover a mesma? Formação profissional e civica séria, e n para preencher o tempo? A pessoa que refiro, tem formaçao em hotelaria com carteira profissional, propuseram-lhe cursos de informatica!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          O problema nestas coisas é como a matemática. Ou conhecemos os princípios ou nunca saberemos fazer contas.

          Neste caso, os princípios humanísticos devem-se aplicar, mesmo que isto signifique um caminho mais longo.

          Aliás, na minha infância e juventude teve uma razoável convivência com a malta dos bairros sociais que circundam a minha casa no Porto e conheci muito de perto situações de pura miséria, a mais pura indigência social.

          E de muita gente que conseguiu sair do gueto onde se encontrava.

          De qualquer modo, faz as contas ao nº de ciganos e dos 'outros' que vivem do RSI e verás um panorama diferente.

          São branquinhos como tu. E se lhes deres banho, vestires e obrigares a estar quietos e de boca fechada, não há nada que vos distinga.
          Dentro dos ciganos faz a % dos que recebem rsi.

          Dentro então dos ditos branquinhos, faz a %.

          Não e dizer que em 100 ciganos 90 recebem rsi, e entre 1000 brancos 200 recebem rsi, e por isso são mais brancos a receber.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            O problema nestas coisas é como a matemática. Ou conhecemos os princípios ou nunca saberemos fazer contas.

            Neste caso, os princípios humanísticos devem-se aplicar, mesmo que isto signifique um caminho mais longo.
            Isso em teoria é muito bonito, mas na prática é o que vemos.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Isso em teoria é muito bonito, mas na prática é o que vemos.
              Fiscalização, não outro meio possível, já que o RSI está implementado como medida activa no combate à pobreza extrema.

              Veja-se este artigo que demonstra que há casos em que a realidade ultrapassa em muito todas ou quase todas as medidas de combate à inserção laboral.

              Fátima, cabelos brancos, penteados para trás, toma a palavra. Tem 62 anos, fibromialgia, osteoporose; e um filho bipolar. Recebia 189,52 euros e o filho outros 189,52. Este mês, lá em casa, entram 322,18 euros em vez de 379,04 de RSI. É que, com a nova lei, o rapaz tem de ficar colado à mãe, já que não tem autonomia financeira e vive com ela. E os adultos, que até agora tinham direito a 189,52 euros como o titular do processo, passam a receber 132., (...)

              Já devo 300 euros na mercearia. Já vendi tudo o que havia de bom em casa. Pedir emprego tenho pedido, mas quem me dá? Peço um emprego de telefonista e dizem-me que 38 anos é o limite e que é preciso carta de condução. Uma carta para telefonar?" Pior será em Janeiro. Como foi aprovado a um ano, até lá Fátima ainda receberá 89 euros por mês de apoio complementar para medicação. Depois, não o poderá renovar., (...)

              " Sandra, uma rapariga morena, de cabelos compridos, castanhos, também não sabe: "Gasto 90 euros por mês na farmácia com o meu filho epiléptico e com a minha filha asmática.", (...)

              Joaquina, uma mulher elegante de 37 anos, oferece-se como exemplo. Começou a trabalhar aos 15 anos em fábricas que já fecharam. "Sou beneficiária de RSI há cinco anos. Tenho vergonha. Muita gente pensa que por ser beneficiária de RSI sou malandra, mal-educada, porca."

              Faz em adulta o que a vida não lhe permitiu fazer quando era menor. Tem aproveitado para se escolarizar, para se profissionalizar. Fez um curso de técnicas de instalação de hardware que lhe deu equivalência ao 9.º ano e está a fazer um curso de instalação e reparação de redes que lhe dará equivalência ao 12.º. "Estou a lutar, mas é difícil quando me querem tirar o tapete!"
              Artigo completo em http://www.publico.pt/Sociedade/hoje-e-dia-de-ficar-mais-pobre-para-quem-vive-do-rendimento-minimo_1449615

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                (...), Ou conhecemos os princípios ou nunca saberemos fazer contas.

                Neste caso, os princípios humanísticos devem-se aplicar, mesmo que isto signifique um caminho mais longo. (...)
                Seria a questão, mas o real e grave problema social é o rápido emprobrecimento do resto da população activa que suporta em medida fiscal diversos subsidios atribuidos pelo estado, aumentam os reais custos e há uma estagnação dos recursos.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Actualmente creio que são mais de 350 mil pessoas que o recebem. Tendo nascido como uma medida de combate à pobreza, aparentemente pela dificuldade nos mecanismos de controlo, tem gerado casos de pessoas que beneficiam dele sem verdadeiramente precisarem.

                  Que percentagem destes casos fraudulentos, haverá ? será que é significativa ? serão 3 ou 4 mil ou dezenas de milhares ?

                  Como acham que devia evoluir ? simplesmente acabar ? apertar o crivo da sua atribuição ?

                  É que haver uma ajuda para os que realmente precisam e não podem ou não conseguem ser auto-suficientes parece louvável, será que na prática está a ser mal aplicado ? ou será a comunicação social que como infelizmente é normal empola a questão ?
                  O meu pai nos anos 50/60 trabalhava de obra em obra e a minha mão como criada aqui e ali. Quando não havia trabalho a comida não chegava, mas eles nunca desistiram e com dificuldades eu estudei e nunca tiveram apoios do estado...eu não consigo entender porque razão esta gente não procura trabalho e espera que lhes seja tudo servido de bandeja.

                  Comentário


                    #99
                    Fonte oficial do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, citada pelo Correio da Manhã, afirma que o Governo pretende cortar em cerca de 70 milhões de euros o valor total destas prestações sociais. Assim, desenhou um conjunto de novas regras que permitirá baixar o custo do RSI de 440 milhões de euros (valor previsto para 2012) para 370 milhões.

                    As novas regras, que são também avançadas pelo Jornal de Notícias e o Expresso, ditam que os beneficiários do RSI passam aperder automaticamente a prestação social caso sejam proprietários de um carro, detenham contas bancárias familiares iguais ou superiores a 25 mil euros ou se recusem a prestar “trabalho útil à comunidade”.

                    Os beneficiários que ameaçarem ou coagirem funcionários da Segurança Social – têm sido relatados casos de violência de pessoas que tentam dessa forma manter o RSI – também perdem direito à prestação social, assim como os que forem presos. Esta última alínea inclui mesmo presos preventivos.

                    A renovação do RSI deixa de ser automática e, segundo o Correio da Manhã, só será atribuído após a assinatura obrigatória de um “contrato de inserção”. Este prevê um conjunto de obrigações familiares – frequentar a escola, cumprir o plano de vacinação e estar inscrito num centro de emprego. Os cidadãos estrangeiros só terão direito ao RSI após um ano a viver em Portugal, no caso dos europeus, ou após três anos, no caso dos extracomunitários.(...)
                    Em Quem tem carro, vai preso ou recusa trabalho perderá o Rendimento Social de Inserção - Política - PUBLICO.PT

                    A actual realidade exige um rigor extremo nestas coisas.

                    Comentário


                      (...) Do total das famílias com RSI, 33.670 não têm rendimentos, 18.334 recebem valor inferior ou igual a 50 euros, 12.888 ganham entre 100 a 200 euros/mês e 13.532 auferem de salário mais de 700 euros.

                      Olhando para o valor do RSI, 50.479 famílias recebem entre 100 a 200 euros, 5.242 têm um subsídio inferior a 25 euros e 3.707 conseguem um apoio superior a 600 euros.
                      Em Mais de 10 mil pessoas perderam RSI no último semestre de 2011 - Economia - PUBLICO.PT

                      Poucas famílias abrangidas por este complemento de apoio de facto conseguem uma atribuição de valores mensais consideráveis pelos dados fornecidos pelo artigo.

                      Comentário


                        essa do carro espero que não seja tão linear como ter ou não ter carro.

                        Comentário


                          Mesmo quem tenha um carro de 500/1000€, tem que pagar seguro/IUC/inspecção/combustível. Não vejo como é que um beneficiário de RSI possa pagar isso tudo se não tiver outras fontes de rendimento.

                          Comentário


                            O problema do RSI é que a maioria das famílias que o recebe tem fontes de rendimento.

                            Sem querer falar de raças, não é raro ver feirantes que recebem RSI e têm carros de 30 ou 40 mil euros.

                            É vergonhoso que com a tecnologia que actualmente existe, não haja cruzamento de dados ou um controlo mínimo deste tipo de situações. Quem recebesse RSI teria que ser sujeito a controlo apertado pelo menos 1 vez de 3 em 3 meses para se avaliar os pressupostos que permitiram atribuir o subsídio.

                            A parte de darem subsídios para os ciganos deixarem os filhos ir à escola é simplesmente uma burrice e uma clara violação do princípio da igualdade. Cidadãos que não contribuem para o crescimento do país, vivem do parasitismo e ainda têm esse tipo de incentivo. Por outro lado, uma família que se esforce, que não contraia dívidas e que à conta disso ainda passe algumas dificuldade, ainda é chulada pelo estado e não tem qualquer tipo de ajuda.

                            São situações que me revoltam.

                            Comentário


                              A renovação do RSI deixa de ser automática e, segundo o Correio da Manhã, só será atribuído após a assinatura obrigatória de um “contrato de inserção”. Este prevê um conjunto de obrigações familiares – frequentar a escola, cumprir o plano de vacinação e estar inscrito num centro de emprego. Os cidadãos estrangeiros só terão direito ao RSI após um ano a viver em Portugal, no caso dos europeus, ou após três anos, no caso dos extracomunitários.(...)
                              Estar inscrito no centro de emprego não me parece suficiente em certos casos, sobretudo quando falamos de desempregados de longo periodo. O ideal era incentivar os mesmos com programas de formação e apoio técnico na criação do próprio emprego. Acho que medidas deste género seriam importantes para combater o conformismo e ao mesmo tempo os abusos da obtenção prolongada do RSI.

                              Comentário


                                Quem vai pôr em prática essas novas regras vão continuar a ser os mesmos de sempre? Boa sorte então.

                                Comentário


                                  Será que a medida é eficaz?

                                  Comentário


                                    Podiam por essa gente (que tem cabedal) a limpar matas, dava muito jeito agora no verão.
                                    Estou farto de pagar a malandros.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                      O meu pai nos anos 50/60 trabalhava de obra em obra e a minha mão como criada aqui e ali. Quando não havia trabalho a comida não chegava, mas eles nunca desistiram e com dificuldades eu estudei e nunca tiveram apoios do estado...eu não consigo entender porque razão esta gente não procura trabalho e espera que lhes seja tudo servido de bandeja.
                                      Bem em termos de trabalho até aos anos 90 foi uma loucura, hoje em dia não há muito por onde desenvolver principalmente na construção (nem deverá haver nos próximos anos...), mas tens toda a razão, os meus pais, avós, familiares trabalharam duro e nunca nada lhes foi dado para facilitar. Isto não quer dizer que não existam subsídios para ajudar a quem precisa, mas por favor, que sejam distribuídos por quem precisa e merece.

                                      Comentário


                                        e havia muita gente que simplesmente vivia na miséria, coisa que eu como contribuinte gostava de evitar. Mas é sempre a mesma história, quero ajudar quem quer mudar de vida, por isso é que continuo com a mesma opinião, é preciso tirar este subsidio a algumas pessoas e a outras se calhar dar ainda mais.

                                        Comentário


                                          O rendimento social de inserção (RSI) vai ficar vedado a quem tem mais do que 25 mil euros de património mobiliário, como contas bancárias, acções, obrigações e outros títulos financeiros. Do mesmo modo, também perderá o direito à prestação quem tenha carros, barcos e aeronaves de valor superior aquele patamar.
                                          Em RSI só para quem tem menos de 25 mil euros no banco- Economia - Jornal de negócios online

                                          Comentário


                                            Hummmm.....uma pessoa que tenha bens avaliados em 24 999 euros pode ser considerada pobre e deve ser ajudada pelo estado com subsídios que resultam dos descontos dos que trabalham e muitas vezes nada têm em seu nome?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                              Creio que não devemos perder de vista o objectivo principal, de solidariedade com quem precisa.

                                              O problema dos abusos e a ineficiência da fiscalização dos mesmos, deveria ser uma temática a abordar em exclusivo dentro de si mesmo.

                                              Este é um problema que não é só em Portugal (...)
                                              A questão do dito problema é algo de

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                O problema nestas coisas é como a matemática. Ou conhecemos os princípios ou nunca saberemos fazer contas.

                                                Neste caso, os princípios humanísticos devem-se aplicar, mesmo que isto signifique um caminho mais longo.

                                                Aliás, na minha infância e juventude teve uma razoável convivência com a malta dos bairros sociais que circundam a minha casa no Porto e conheci muito de perto situações de pura miséria, a mais pura indigência social.

                                                E de muita gente que conseguiu sair do gueto onde se encontrava.

                                                De qualquer modo, faz as contas ao nº de ciganos e dos 'outros' que vivem do RSI e verás um panorama diferente.

                                                São branquinhos como tu. E se lhes deres banho, vestires e obrigares a estar quietos e de boca fechada, não há nada que vos distinga.
                                                Um "gosto" só não chegava. Por isso acrescento o meu aplauso!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Carlos L, acho que estás a ser demasiado complacente, eu concordo com o Alpiger e até digo mais (e agora vem bomba )

                                                  Independentemente de quem chegou primeiro, isto é a nossa casa !!!

                                                  Se eles já cá estavam paciência, são menos e mais fracos têm que se subjugar, como fizeram os indios nas américas ou os aborisnas na Austrália.

                                                  O que prevalece é a lei da força, por muito que isto custe o ouvir e seja politicamente incorrecto.

                                                  É assim desde o principio das coisas.

                                                  Pois é. Agora a pimenta tá no nosso cu.

                                                  Comentário


                                                    Fico com a impressão que muitos de vós não têm bem noção da dimensão do RSI. Permitam-me então pôr as coisas em perspectiva.

                                                    O RSI pesa cerca de 1,6% do orçamento total da Segurança Social para 2012, 0,47% do Orçamento Geral do Estado.
                                                    39% dos beneficiários são crianças e jovens de idade inferior a 18 anos. 3ª idade e inválidos são mais 20%. Ou seja, 59% dos beneficiários do RSI são pessoas que objectivamente ainda não têm ou já não têm nada a oferecer à sociedade em termos de empregabilidade.

                                                    O valor médio mensal por pessoa a viver do RSI é de 88 euros! Sim, leram bem, 88 euros por pessoa por mês.

                                                    Os beneficiários actuais são um pouco menos que 375 mil pessoas, ou 3,75% da população. Destes todos, a larguíssima maioria (33%) vivem no distrito do Porto, seguidos de 20% em Lisboa e outros distritos vêm muito mais abaixo.

                                                    A taxa de fraude estimada é de 15%. A Segurança Social tem extinguido em média 2% ao ano por fraudes descobertas.

                                                    Agora, a vaca fria e a eterna questão dos ciganos. Os dados disponíveis apontam para 5.275 famílias ciganas a receber o RSI. São 3,7% de todas as famílias a receber o RSI. Admitindo por hipótese total e estupidamente absurda que todas as famílias ciganas a receber o RSI o fazem fraudulentamente, ainda ficam a faltar 11,3% de outras famílias a furar o esquema...

                                                    Cada um tem direito à sua opinião, mas acho que com factos é mais fácil ter uma.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                      Será que a medida é eficaz?
                                                      Eficaz em retirar alguém de um ciclo de pobreza? Não, até o oposto.

                                                      Relativamente eficaz em impedir pobreza extrema? Acho que sim. Fundamentalmente, espero que sim.

                                                      O chamado rendimento mínimo nasceu como uma ideia muito naïve de como se reduz a pobreza.

                                                      Não só aqui, mas um pouco por toda a Europa.

                                                      Na Alemanha e França já há famílias na 3ª geração que continuam a viver à custa de rendimentos sociais.

                                                      Em Portugal o nome foi particularmente infeliz traduzindo uma ideia de pura desvalorização do trabalho e da importância do mesmo.

                                                      A perda da valorização do trabalho, da honra do trabalho, criou autênticos vícios na Europa do chamado "Estado Social", esse oásis prestes a desmoronar por uma economia que não tem crescido e se tornou pobre, sim, pobre, para sustentar tal esforço financeiro nas despesas sociais, quer de reforma quer mesmo para fazer face aos mais pobres.

                                                      Eu cá nunca achei que deitar dinheiro em cima dos problema resolve o que quer que seja. Quando muito, disfarça.

                                                      A pobreza diminui-se com...riqueza. Parece óbvio...mas não é, pois há muita gente -demasiada- que se preocupa mais por haver ricos...do que por haver pobres.

                                                      Depois, e isto pode chocar muitos, algum grau de indigência há sempre, em qualquer sociedade por mais ajudas e protecção social que haja.

                                                      Daí que há quem defenda que políticas como a do RSI acabam por funcionar como estabilizadores sociais e/ou tampões para a indigência generalizada entre os mais pobres.

                                                      É uma perspectiva muito triste, se pensarmos bem, mas acaba por ser a realidade do que realmente este tipo de políticas consegue na prática fazer.

                                                      Porque retirarem alguém de um ciclo de pobreza é, infelizmente, a excepção e não a regra.
                                                      Editado pela última vez por Andre; 02 April 2012, 18:00.

                                                      Comentário


                                                        O problema dos ciganos não é só o RSI.

                                                        É o RSI, habitação da camara, clima de medo e intimidação onde quer que morem ( normalmente à pala, pagam a 1ª vez e depois alguém que os consiga tirar de lá ), "não trabalham" mas trabalham, filhos na escola e recebem por isso, fazem 2 anos em 1, ou lá como é o esquema. Se a coisa corre mal vão à escola e põem tudo em pratos limpos, à base do cacete. vivem da contrafação, trafico e exploração de pessoas, de crianças que andam na rua a pedir que vêm da roménia etc etc etc


                                                        No dia em que vir um cigano preocupado em cumprir e não em exigir, a gente fala.

                                                        E sim, deve haver 1% deles que sim senhor.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Eu suspeito que isso é verdade !

                                                          Aliás como também acontece com o subsidio de desemprego por exemplo.
                                                          Tudo treta. É pegar na malta que está nas autarquias e nas câmaras municipais a limpar o salão e palitar os dentes o dia todo e pô-los a fazer alguma coisa de útil por aquilo que já recebem.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                            Fico com a impressão que muitos de vós não têm bem noção da dimensão do RSI. Permitam-me então pôr as coisas em perspectiva.

                                                            O RSI pesa cerca de 1,6% do orçamento total da Segurança Social para 2012, 0,47% do Orçamento Geral do Estado.
                                                            39% dos beneficiários são crianças e jovens de idade inferior a 18 anos. 3ª idade e inválidos são mais 20%. Ou seja, 59% dos beneficiários do RSI são pessoas que objectivamente ainda não têm ou já não têm nada a oferecer à sociedade em termos de empregabilidade.

                                                            O valor médio mensal por pessoa a viver do RSI é de 88 euros! Sim, leram bem, 88 euros por pessoa por mês.

                                                            Os beneficiários actuais são um pouco menos que 375 mil pessoas, ou 3,75% da população. Destes todos, a larguíssima maioria (33%) vivem no distrito do Porto, seguidos de 20% em Lisboa e outros distritos vêm muito mais abaixo.

                                                            A taxa de fraude estimada é de 15%. A Segurança Social tem extinguido em média 2% ao ano por fraudes descobertas.

                                                            Agora, a vaca fria e a eterna questão dos ciganos. Os dados disponíveis apontam para 5.275 famílias ciganas a receber o RSI. São 3,7% de todas as famílias a receber o RSI. Admitindo por hipótese total e estupidamente absurda que todas as famílias ciganas a receber o RSI o fazem fraudulentamente, ainda ficam a faltar 11,3% de outras famílias a furar o esquema...

                                                            Cada um tem direito à sua opinião, mas acho que com factos é mais fácil ter uma.
                                                            Então e as casas "oferecidas" (e não são poucas), as formações...?

                                                            Não quer dizer que o somatório das coisas permita ter uma vida digna (longe de mim de a desejar ou invejar), mas não se resume só a subsídios mensais e nem toda a gente recebe 88€ mensais, e dos que recebem nem todos precisam.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                              Fico com a impressão que muitos de vós não têm bem noção da dimensão do RSI. Permitam-me então pôr as coisas em perspectiva.

                                                              O RSI pesa cerca de 1,6% do orçamento total da Segurança Social para 2012, 0,47% do Orçamento Geral do Estado.
                                                              39% dos beneficiários são crianças e jovens de idade inferior a 18 anos. 3ª idade e inválidos são mais 20%. Ou seja, 59% dos beneficiários do RSI são pessoas que objectivamente ainda não têm ou já não têm nada a oferecer à sociedade em termos de empregabilidade.

                                                              O valor médio mensal por pessoa a viver do RSI é de 88 euros! Sim, leram bem, 88 euros por pessoa por mês.

                                                              Os beneficiários actuais são um pouco menos que 375 mil pessoas, ou 3,75% da população. Destes todos, a larguíssima maioria (33%) vivem no distrito do Porto, seguidos de 20% em Lisboa e outros distritos vêm muito mais abaixo.

                                                              A taxa de fraude estimada é de 15%. A Segurança Social tem extinguido em média 2% ao ano por fraudes descobertas.

                                                              Agora, a vaca fria e a eterna questão dos ciganos. Os dados disponíveis apontam para 5.275 famílias ciganas a receber o RSI. São 3,7% de todas as famílias a receber o RSI. Admitindo por hipótese total e estupidamente absurda que todas as famílias ciganas a receber o RSI o fazem fraudulentamente, ainda ficam a faltar 11,3% de outras famílias a furar o esquema...

                                                              Cada um tem direito à sua opinião, mas acho que com factos é mais fácil ter uma.
                                                              Esse texto fez lembrar-me o livro Freakonomics que li há 6 anos atrás... ( fixei o ano de 2006...)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X