Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A década ainda não termina aqui!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
    1º que argumento é esse do "fica mais facil" ??? lol, vamos fazer uma coisa estúpida porque "fica mais fácil"???????? isto só mesmo de um tuga...


    2º qual é a dificuldade da década começar no 1? é um nó pras vossas cabeças? LOOL isto é mesmo de rir! eu nem sei porque dou trela...

    meu ultimo post neste tópico participado por uma boa amostra estatística do povo português.
    A suposta "amostra estatística do povo português" que aqui interveio tem a capacidade de compreender os fundamentos matemáticos, mas não se fica só por aí. Tem também a capacidade de compreender os fundamentos culturais, a importância do zero e dos arredondamentos decimais na forma como as nossas sociedades dividem o tempo. E compreendendo-o, tem a inteligência e a flexibilidade mental suficientes para relativizar as coisas, e aceitar que se possa convencionar mudar de década nos múltiplos de 10.
    Mas mais importante que tudo isto, tem a capacidade de argumentar sobre um assunto sem recorrer à via fácil do insulto...

    E ainda digo mais: Mesmo jogando no teu tabuleiro, o da tal matemática pura, tu não ganhas. Não digo que percas, mas também não ganhas. É que os monges que definiram o calendário Gregoriano cometeram um erro matemático de palmatória: passaram directamente do ano -1 para o ano 1. Argumentando em bases puramente matemáticas, eu também posso dizer que insistir na mudança de década aos anos 11, 21, 31, etc, mais não é do que insistir no erro inicial.

    Portanto, da próxima vez que decidires insultar os teus colegas de fórum, pensa melhor antes de avançares com dislates.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
      contradizes-te no que está a bold. secalhar tem o "nao" a mais.

      LOL para o que está em vermelho. UM GRANDE LOL mesmo!

      mas convencionou-se onde? onde ta escrito isso? ouves o ze pobinho dizer? e pronto, "comes" sem te questionar ou corrigir quem o diz? incrível...
      não - retirado.

      Gosto de discussões, mas com quem contra-argumente. Quando se entra em respostas arrogantes sem sentido, desisto.


      Tabela de decadas
      Tabela de decadas.JPG

      Comentário


        #33
        pessoal é natal.. cadé a paz e harmonia?
        Se ainda fosse para discutir qualquer a mulher mais sexy do mundo!!
        Não tarde estão para ai a falar de planos complexos para deduzirem as décadas -_-;;

        Comentário


          #34
          e uma dúzia são 12 ou 16?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            A teimosia que eu tenho visto à volta deste tipo de situação.

            Para quem não percebeu ainda, basta dizer-se que o dia só se completa, no relógio, após 24h00m completas decorridas. Pela mesma lógica, a década só se completa depois de terem passado todos os anos, meses, dias e horas que lhe dizem respeito. O século, idem, mesma lógica e, claro, o milénio só se completa após 999 anos, 364 dias (não compliquem com anos bisextos...) e mais 24 horas completas. A partir daí começa um novo século.

            Numa linha de montagem a próxima coisa só se começa após ter-se completado a coisa anterior...

            Boas Festas.
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            E começa, quando o ano "0" se "completa"! Após 365 dias faz, completa, um ... ano!

            Quando uma criança nasce quando é que completa um ano? Claro, 365 dias depois de nascer. Aí faz, completa, um ano de vida e começa o seu segundo ano de existência à face da Terra!

            Quando faz, completa, dez anos é exactamente quando terminou a sua primeira década, completa, de vida e começa, no segundo seguinte, a sua segunda década (ainda com dez anos)!
            De uma forma pacífica (independentemente da minha posição sobre o assunto - quero lá saber e acho parva a "guerrilha" de alguns"), vamos lá ver se compreendo...


            Das
            00h00m00s do dia 01 do mês de Janeiro do ano 2000

            Até
            às 24h00m00s do dia 31 do mês de Dezembro do ano 2000
            OU SE PREFERIREM EXACTAMENTE O MESMO TEMPO
            às 00h0m00s do dia 01 do mês de Janeiro do ano 2001

            Completa-se EXACTAMENTE UM ANO !

            Seguindo esta mesma apresentação temos que entre:

            1-1-2000 E 1-1-2001 UM ANO
            1-1-2001 E 1-1-2002 DOIS ANOS
            1-1-2002 E 1-1-2003 TRÊS ANOS
            1-1-2003 E 1-1-2004 QUATRO ANOS
            1-1-2004 E 1-1-2005 CINCO ANOS
            1-1-2005 E 1-1-2006 SEIS ANOS
            1-1-2006 E 1-1-2007 SETE ANOS
            1-1-2007 E 1-1-2008 OITO ANOS
            1-1-2008 E 1-1-2009 NOVE ANOS
            1-1-2009 E 1-1-2010 DEZ ANOS

            Ora se feitas bem as contas temos DEZ ANOS COMPLETOS !!!!

            Pelo que ouvi dizer por aí, UMA DÉCADA SÃO DEZ ANOS !!!

            Assim não percebo onde esteja a dúvida

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
              De uma forma pacífica (independentemente da minha posição sobre o assunto - quero lá saber e acho parva a "guerrilha" de alguns"), vamos lá ver se compreendo...


              Das
              00h00m00s do dia 01 do mês de Janeiro do ano 2000

              Até
              às 24h00m00s do dia 31 do mês de Dezembro do ano 2000
              OU SE PREFERIREM EXACTAMENTE O MESMO TEMPO
              às 00h0m00s do dia 01 do mês de Janeiro do ano 2001

              Completa-se EXACTAMENTE UM ANO !

              Seguindo esta mesma apresentação temos que entre:

              1-1-2000 E 1-1-2001 UM ANO
              1-1-2001 E 1-1-2002 DOIS ANOS
              1-1-2002 E 1-1-2003 TRÊS ANOS
              1-1-2003 E 1-1-2004 QUATRO ANOS
              1-1-2004 E 1-1-2005 CINCO ANOS
              1-1-2005 E 1-1-2006 SEIS ANOS
              1-1-2006 E 1-1-2007 SETE ANOS
              1-1-2007 E 1-1-2008 OITO ANOS
              1-1-2008 E 1-1-2009 NOVE ANOS
              1-1-2009 E 1-1-2010 DEZ ANOS

              Ora se feitas bem as contas temos DEZ ANOS COMPLETOS !!!!

              Pelo que ouvi dizer por aí, UMA DÉCADA SÃO DEZ ANOS !!!

              Assim não percebo onde esteja a dúvida

              A dúvida é que para alguns esta década começou a 1-1-2001 (usando um pouco o teu exemplo), ou seja, só no final de 2010 é que termina a década.

              É como já disseram, são convenções. Não são regras matemáticas universais e inalteráveis.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                A dúvida é que para alguns esta década começou a 1-1-2001 (usando um pouco o teu exemplo), ou seja, só no final de 2010 é que termina a década.

                É como já disseram, são convenções. Não são regras matemáticas universais e inalteráveis.
                Pois, já percebi !

                Tenho que avisar a minha mãe que afinal aquelas dores que sentiu às xxhxxmxxs de xx-xx-xxxx, foram uma alucinação, eu só nasci (COMECEI), quando tinha um ano....


                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post


                  Mesmo à Mob!

                  É que a mim irrita-me particularmente ver os jornais a contribuir para isto, quando a primeira missão deles é informar correctamente as pessoas!
                  lino, não sei se sabes, mas desde quando é que eles informam as coisas de forma correcta??? eu quase todos os dias vejo erros atrás de erros, sejam escritos ou falados, além de dizerem às vezes cada "verdade" mais errada!

                  Comentário


                    #39
                    Sinceramente, não me interessa muito saber se é o início ou o fim da década.
                    Mas que dá muito mais jeito terminar agora, lá isso dá! Assim, começamos uma nova década quando o algarismo das dezenas se altera! Parece-me bem!

                    Feliz Natal!

                    Comentário


                      #40
                      Para mim a decada comemeçou no ano 2000 e agora vai-se iniciar uma nova decada

                      Comentário


                        #41
                        a resposta a isto está na resposta à seguinte pergunta ,

                        365 dias depois de JC nascer comemorou-se o quê?

                        a passagem para o ano 1 ou para o ano 2 ?

                        acho lógico que tenha sido 2 , e nesse caso o ano em que estamos não significa o nº de anos completos, mas o que está a decorrer,

                        se pensarmos em ordinal e não em cardinal acho que fica mais simples compreender

                        pensemos a passagem como do 1º para o 2º ano e não como do ano 1 para o 2

                        nesse caso, e como parece ser, as décadas só acabam ao final dos 10ºs anos

                        trek

                        já a idade das pessoas se conta em anos completos , daí talvez a confusão

                        a título de exemplo 800 dias depois do nascimento (de JC ou nosso) temos 2 anos de idade e estamos no 3º ano de vida
                        Editado pela última vez por Trek8500; 24 December 2009, 11:33.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                          A suposta "amostra estatística do povo português" que aqui interveio tem a capacidade de compreender os fundamentos matemáticos, mas não se fica só por aí. Tem também a capacidade de compreender os fundamentos culturais, a importância do zero e dos arredondamentos decimais na forma como as nossas sociedades dividem o tempo. E compreendendo-o, tem a inteligência e a flexibilidade mental suficientes para relativizar as coisas, e aceitar que se possa convencionar mudar de década nos múltiplos de 10.
                          Mas mais importante que tudo isto, tem a capacidade de argumentar sobre um assunto sem recorrer à via fácil do insulto...

                          E ainda digo mais: Mesmo jogando no teu tabuleiro, o da tal matemática pura, tu não ganhas. Não digo que percas, mas também não ganhas. É que os monges que definiram o calendário Gregoriano cometeram um erro matemático de palmatória: passaram directamente do ano -1 para o ano 1. Argumentando em bases puramente matemáticas, eu também posso dizer que insistir na mudança de década aos anos 11, 21, 31, etc, mais não é do que insistir no erro inicial.

                          Portanto, da próxima vez que decidires insultar os teus colegas de fórum, pensa melhor antes de avançares com dislates.
                          Excelente!!! Não conseguiria ter dito melhor!

                          Comentário


                            #43
                            Para mim, a 1/01/2010 começa a nova década. Por acaso tenho umas opiniões "matemáticas" sobre o assunto, provavelmente já descritas acima, outras serão:

                            - O calendário começou no ano zero (o primeiro ano! quando, por exemplo se contaria 0 anos, 4 meses e 1 dia...);

                            - Claro que a primeira década teve 10 anos...como todas as décadas. De 1/01/0 a 1/01/10 (sendo que a partir do primeiro momento deste dia já se estaria na 2ª década)

                            - É mais prático, faz mais sentido, é mais lógico! (que 1950 faça parte da "década de 50 do século XX) E porque estas coisas existem para servir as pessoas e não pseudo-intelectualóides (não estou a falar de ninguém daqui, fique claro, nem sequer ninguém em especial fora do fórum), que têm tempo a mais e namoradas a menos, ocupando-se a complicar o que é simples e fácil!

                            Não sou uma sumidade a matemática, mas esta questão parece-me bastante lógica, e estou com o user Axxantis na parte em que, para mim, isto é tudo um problema que há em lidar com o "zero".
                            Editado pela última vez por MrBrown; 24 December 2009, 11:54. Razão: erro ortográfico

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                              a resposta a isto está na resposta à seguinte pergunta ,

                              365 dias depois de JC nascer comemorou-se o quê?

                              a passagem para o ano 1 ou para o ano 2 ?

                              ...
                              Lá está, a minha abordagem ao problema é que, 365 dias depois de o Jeremy Clarkson nascer, completou-se o 1º ano e entrou-se no 2º. Mas o 1º ano não era o ano 1, porque quando o Jeremias viu o seu primeiro carro (p.e.) foi aos 0 (ZERO) anos, 2 meses e 3 dias (p.e.) [ANO=0; MES=2; DIA=3]

                              Comentário


                                #45
                                Na minha opinião a década acaba no dia 31/12/2010.

                                Tendo em conta que do ano 1 a.C. passámos para 1 d.C, não havendo ano 0, as décadas deverão ser contabilizadas como sendo de *1 a *0 e não de *0 a *9. Mas percebo, embora não o aceite, que por uma questão prática ou de simplificação se diga que a década é de *0 a *9. Fazendo um exercício simples... quando vos pedem para contar p. ex. dez carros (fórum automóvel, claro está!) vocês contam 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ou contam 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Na minha opinião a década acaba no dia 31/12/2010.

                                  Tendo em conta que do ano 1 a.C. passámos para 1 d.C, não havendo ano 0, as décadas deverão ser contabilizadas como sendo de *1 a *0 e não de *0 a *9. Mas percebo, embora não o aceite, que por uma questão prática ou de simplificação se diga que a década é de *0 a *9. Fazendo um exercício simples... quando vos pedem para contar p. ex. dez carros (fórum automóvel, claro está!) vocês contam 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ou contam 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10?
                                  no caso dos anos conto assim... ou seja do zero

                                  nao começa logo com 1 ano mas em 0

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                    Discutir é muito bom e esta é daquelas que normalmente ninguem convence ninguém.

                                    Não acho que seja um erro generalizado dizer-se que o milenio começou em 2000.
                                    Atenção que estamos a falar de datas, não de matemática.

                                    Convencionou-se dizer o seguinte
                                    - a decada de 0 do Sec I DC vai de 1 a 10
                                    - a decada de 10 do Sec I DC vai de 10 a 19
                                    - a decada de 20 do Sec I DC vai de 20 a 29
                                    .....
                                    - a decada de 60 do Sec XX DC vai de 1960 a 1969
                                    .....
                                    - década de 90 do sec XX vai de 1990 a 1999,

                                    logo 1999 é o final da década, o final do seculo e o final do milénio.
                                    Sem querer entrar em guerras, pois não é esse, de todo, o propósito deste tópico (obviamente! ), este post é o exemplo perfeito de um raciocínio errado, mas que infelizmente é seguido por muita gente.
                                    E eu vou-vos mostrar onde está o famoso "grão de areia" que emperra toda a "engrenagem" deste raciocício, inquinando-o de forma irremediável.
                                    É aqui:

                                    "- a decada de 0 do Sec I DC vai de 1 a 10
                                    - a decada de 10 do Sec I DC vai de 10 a 19
                                    - a decada de 20 do Sec I DC vai de 20 a 29"

                                    Então a 1.ª década termina em "0" e segunda em "9"??? E na passagem da 1.ª para a 2.ª década repete-se o mesmo ano de 10??? E na passagem da 2.ª para a 3.ª já se passa de 19 para 20?????

                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    Na minha opinião a década acaba no dia 31/12/2010.

                                    Tendo em conta que do ano 1 a.C. passámos para 1 d.C, não havendo ano 0, as décadas deverão ser contabilizadas como sendo de *1 a *0 e não de *0 a *9. Mas percebo, embora não o aceite, que por uma questão prática ou de simplificação se diga que a década é de *0 a *9. Fazendo um exercício simples... quando vos pedem para contar p. ex. dez carros (fórum automóvel, claro está!) vocês contam 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ou contam 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10?
                                    Este post (incluindo o exemplo final) explica da forma mais simples e óbvia possível a questão que está a ser debatida. A partir daqui, só não percebe quem não quer!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Na minha opinião a década acaba no dia 31/12/2010.

                                      Tendo em conta que do ano 1 a.C. passámos para 1 d.C, não havendo ano 0, as décadas deverão ser contabilizadas como sendo de *1 a *0 e não de *0 a *9. Mas percebo, embora não o aceite, que por uma questão prática ou de simplificação se diga que a década é de *0 a *9. Fazendo um exercício simples... quando vos pedem para contar p. ex. dez carros (fórum automóvel, claro está!) vocês contam 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ou contam 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10?
                                      Percebo perfeitamente este ponto de vista, contudo, não vou caír na pergunta "matreira".

                                      Sendo que o ano é subdividido, e não é propriamente "uma coisa", mas sim um espaço de tempo, algo que decorre, pode ser contabilizado até meio, e não como um todo. Daí, quando aínda não temos a totalidade do ano completa, estamos "à esquerda" da unidade (valores inferiores a um...começando no zero). O ano não é a unidade básica do tempo.

                                      Os carros, por exemplo, não podem ser contabilizados se não unitariamente. Estão, neste caso representados como a unidade básica.

                                      Quanto é passagem do ano -1 para o ano 1...Erro crasso da altura, facepalm para eles...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Sim, mas a partir do momento em que a nossa era começa no ano 1 (e para nós é só isso que interessa), todas as décadas daí em diante terminam em 31/12/xxx0, e, por conseguinte, já que os séculos e milénios são igualmente constituídos por décadas completas, todos eles terminarão sempre a 31/12/xxx0. Não há volta a dar-lhe!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não sei porquê tanta indignação...para o ano eles rectificam isso.Têm de se manter ocupados!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Sim, mas a partir do momento em que a nossa era começa no ano 1 (e para nós é só isso que interessa), todas as décadas daí em diante terminam em 31/12/xxx0, e, por conseguinte, já que os séculos e milénios são igualmente constituídos por décadas completas, todos eles terminarão sempre a 31/12/xxx0. Não há volta a dar-lhe!
                                            Começa no ano 1 ao fim de 365 dias... porque antes de fazer um ano nao começa no ano 1 mas sim no ano zero

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Começa no ano 1 ao fim de 365 dias... porque antes de fazer um ano nao começa no ano 1 mas sim no ano zero
                                              Também vejo isto assim. No ano "0" deviam-se contar meses, para não se dizer "0 anos".
                                              E se assim for, no final do ano terminado em "9", (quando passaram 365 dias do ano terminado em "9"), passaram 10 anos, correcto?
                                              O problema, que me parece existir, foi o "início" da contagem, em que começaram em "1", certo?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Começa no ano 1 ao fim de 365 dias... porque antes de fazer um ano nao começa no ano 1 mas sim no ano zero
                                                Ainda não estás a perceber. A 1.ª hora de um dia começa quando? Às 01h00:01 ou às 00h00:01?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                  Também vejo isto assim. No ano "0" deviam-se contar meses, para não se dizer "0 anos".
                                                  E se assim for, no final do ano terminado em "9", (quando passaram 365 dias do ano terminado em "9"), passaram 10 anos, correcto?
                                                  O problema, que me parece existir, foi o "início" da contagem, em que começaram em "1", certo?
                                                  O que eu gostava que ficasse aqui claro e que todos percebessem é o seguinte, e apenas isto:

                                                  Se, e repito se o 1º momento da nossa era começou com o ano 1 (logo, se não houve ano 0), todas as décadas, séculos e milénios seguintes terminam a 31/12/xxx0! Ok?

                                                  Aliás, isso de haver ano 0 é um disparate, já que assim, ao chegarmos ao fim do ano 1, já passaram 2 anos e não 1! O que não tem lógica nenhuma. Então para quê bater nessa tecla de haver um ano 0? Vocês começam a contar do 0 ou do 1? Esqueçam lá isso!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Ainda não estás a perceber. A 1.ª hora de um dia começa quando? Às 01h00:01 ou às 00h00:01?
                                                    começa á 1 da manhã, mas apartir da meia noite começam a contar-se os minutos para fazer essa hora que só fica completa á 1 da manha.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      começa á 1 da manhã, mas apartir da meia noite começam a contar-se os minutos para fazer essa hora que só fica completa á 1 da manha.
                                                      Até te contradizes...

                                                      Começa às 00:00:01 e termina/completa-se às 01:00:00.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                                                        Aliás, isso de haver ano 0 é um disparate, já que assim, ao chegarmos ao fim do ano 1, já passaram 2 anos e não 1! O que não tem lógica nenhuma. Então para quê bater nessa tecla de haver um ano 0? Vocês começam a contar do 0 ou do 1? Esqueçam lá isso!
                                                        Mas tudo o que começa é do ano zero, olha um bebé quando nasce tem zero anos, só ao fim de 365 dias tem 1 ano, ou seja começou do ano zero.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Até te contradizes...

                                                          Começa às 00:00:01 e termina/completa-se às 01:00:00.
                                                          Exacto mas a 1ª hora só fica completa á 1 da manha, até lá é ZERO horas e contam-se apenas os minutos, antes dos minutos os segundos...

                                                          ou seja começa sempre do zero

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Mas tudo o que começa é do ano zero, olha um bebé quando nasce tem zero anos, só ao fim de 365 dias tem 1 ano, ou seja começou do ano zero.
                                                            Então e que designação dás ao conjunto de doze meses que vão do nascimento ao 1º aniversário? ano 0 ou 1º ano?

                                                            E ao segundo conjunto de meses? 1º ou 2º ano?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Exacto mas a 1ª hora só fica completa á 1 da manha, até lá é ZERO horas e contam-se apenas os minutos, antes dos minutos os segundos...

                                                              ou seja começa sempre do zero
                                                              Por acaso até começa do 1... 00:00:01

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X