Originalmente Colocado por Cahib
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Metropolitano de superfície de Coimbra
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Metro Mondego
“Uma vez já arrancados os carris, a obra do Metro tem de prosseguir”
Bruno Ferreira, conimbricense que trabalha em Aveiro, é um dos promotores e signatários da petição, que o Diário de Coimbra também promove e apoia, contra a suspensão das obras do Metro. Diz que o objectivo é “combater a injustiça que o Governo se prepara para cometer”
A petição contra a suspensão das obras do Metro Mondego, que o Diário de Coimbra publica neste site e que hoje distribui juntamente com esta edição do jornal, pretende reunir mais de 4.000 assinaturas, para se levar este assunto à discussão e votação pelos deputados na Assembleia da República.
«Esta petição nasceu para combater a injustiça que o Governo se prepara para cometer silenciosamente», refere Bruno Ferreira, sublinhando que a «Linha da Lousã foi arrancada para dar lugar a uma linha nova (em bitola europeia) e, agora que já não há alternativas, o Governo equaciona parar a obra».
«É inadmissível que se estude a possibilidade de pagar indemnizações aos empreiteiros, em vez de se usar esse dinheiro para acelerar as obras. Por um lado, o Governo quer poupar dinheiro, mas por outro, não se importa de jogar dinheiro à rua», critica Bruno Ferreira.
«Reconheço que o País atravessa dificuldades, mas estou contra qualquer dos cenários que impliquem mais atrasos», referiu este signatário da petição, lembrando que a obra arrancou em Janeiro e, na altura, o Governo «já sabia das dificuldades que refere agora como motivos para equacionar a empreitada».
“Por isso, e uma vez já arrancados os carris da linha de comboio da Lousã, entre o Alto de S. João (Coimbra) e Serpins (Lousã), a obra do Metro tem de prosseguir sem paragens nem abrandamentos», conclui.
Bruno Ferreira recorda mesmo a recente visita do secretário de Estado dos Transportes a Coimbra, em Fevereiro último. Na altura, o governante «afirmou que a obra era para fazer no seu todo. Disse ainda que, da sua experiência, não tinha dúvida das vantagens da introdução do metropolitano nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã». «O que pedimos é que o Governo honre a sua palavra», refere.
Investimento de 450 milhões de euros
Bruno Ferreira recorda que se trata de um investimento na casa dos 450 milhões de euros, que implicam a reconstrução da Linha da Lousã e a criação da Linha do Hospital. A Linha da Lousã, futura linha verde, «deve custar 150 milhões de euros, do quais 50 milhões vêm da União Europeia». Esta linha vai fazer a ligação à futura Gare Intermodal do Mondego e requalificar parte da Baixa de Coimbra, frente ribeirinha e parte dos concelhos de Lousã e de Miranda do Corvo. «Uma linha utilizada por mais de quatro mil pessoas, por dia», enfatiza.
--> Fonte - DC <--
Comentário
-
Assinem e divulguem a petição: Petição Contra a paralisação e/ou adiamentos no projecto do Metro Mondego
Mais de 1600 pessoas já assinaram. Temos de chegar ás 4000 para que o assunto seja discutido na Assembleia da República
Originalmente Colocado por Strider Ver PostSe suspenderem o Metro vamos ter de boicotar por aí qualquer coisa...
Já devíamos ter o metro há muitos anos. Não há razões plausíveis para pararem as obras.
Originalmente Colocado por Troglodita Ver PostComo querem construir o metro, se não há dinheiro?
Se não parem as obras teremos metro na linha da Lousã em 2012 / 2013. E na linha do hospital em 2015 / 2016.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostAgora que já tiraram os carris, pouco podem fazer.
A substituição dos carris está prevista nas obras do metro. E se as obras não pararem vão colocar os carris adequados à circulação dos tram trains.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DaniFR Ver PostAssinem e divulguem a petição: Petição Contra a paralisação e/ou adiamentos no projecto do Metro Mondego
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por DaniFR Ver PostAgora que finalmente as obras avançam a bom ritmo é que o governo decide parar a obras por causa do pec. Porque é que não param também com as expansões do metro de lisboa e do metro do porto?
Enquanto houver necessidade de desviar recursos para LX e Porto é para lá que eles vão. Simplesmente porque é lá que está o poder político e económico. Coimbra é uma cidade muito apagada que se colou muito a uma certa elite intelectual que não teve visão empresarial. Não havendo por lá grande poderio económico, é natural que não se consigam atrair recursos financeiros.
É por isso q não param obras no Porto ou Lisboa. É por uma questão de poder.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DaniFR Ver PostNão percebi bem o que queres dizer com isso.
A substituição dos carris está prevista nas obras do metro. E se as obras não pararem vão colocar os carris adequados à circulação dos tram trains.
Eu sei bem que os carris vão ser trocados. Vai passar a linha a ter bitola Europeia.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostPorque Coimbra é uma cidade muito pequena para ter capacidade de influência junto de REFER e CP que são quem decide para onde vai o € destinado a linhas e material circulante. Apesar de terem só 5% do capital, são os parceiros que mais ordenam nesse projecto.
Enquanto houver necessidade de desviar recursos para LX e Porto é para lá que eles vão. Simplesmente porque é lá que está o poder político e económico. Coimbra é uma cidade muito apagada que se colou muito a uma certa elite intelectual que não teve visão empresarial. Não havendo por lá grande poderio económico, é natural que não se consigam atrair recursos financeiros.
É por isso q não param obras no Porto ou Lisboa. É por uma questão de poder.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por DaniFR Ver PostSolução: Regionalização
Vamos ver isso por outro prisma:
O eixo Sintra-Amadora-lx tem mais de 1,5 Milhões de habitantes e precisam de material circulante. Região de Coimbra tem no max 0,3 Milhões de habitantes.
Quem tem mais poder para reivindicar carruagens junto da CP?
São grandezas completamente diferentes.
Não é porque se trata de Lisboa. É porque Coimbra não tem massa crítica.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostPortugal inteiro já é, por si só, menos influente que qq região da Alemanha ( ou UK ou França ) e tu queres ainda regionalizar mais?
Vamos ver isso por outro prisma:
O eixo Sintra Amadora tem mais de 1,5 Milhões de habitantes e precisam de material circulante. Região de Coimbra tem no max 0,3 Milhões de habitantes.
Quem tem mais poder para reivindicar carruagens junto da CP?
São grandezas completamente diferentes.
Não é porque se trata de Lisboa. É porque Coimbra não tem massa crítica.
A região do Baixo Mondego, com 340 mil habitantes, da qual faz parte o concelho de Coimbra, em conjunto com o Pinhal Interior Norte, com 140 mil habitantes da qual fazem parte os concelhos de Lousã e Miranda do Corvo, totaliza 480 mil habitantes.
Apesar de ser uma região com poucos habitantes como tu dizes, tem movimentos pendulares significativos:
Se começaram o projecto do metro, é para levar até ao fim, e as obras têm de ser feitas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Sweden Ver PostPorque é que Coimbra deve ter metro?
Numa cidade com a dimensão de Coimbra não é muito mais rentável apostar-se em boas linhas de autocarros? (...)
Morei 5 anos em Coimbra e não entendo esta obsessão com o metro.
O metro surgiu com o objectivo modernizar a linha da Lousã, electrificar a linha, colocar composições modernas e confortáveis perfeitamente adaptadas ao serviço urbano e suburbano.
Se viveste em Coimbra deves saber que quem vinha nas automotoras velhas que circulavam na linha da Lousã e queria ir para a baixa tinha de sair na estação Coimbra-P.
Ao contrário do anterior serviço, o metro vai também servir os habitantes de Coimbra. Quem mora na Solum poderá apanhar o metro para os HUC ou para o novo hospital pediátrico, ou para a futura estação intermodal de Coimbra. Com o metro vai ser possível fazer a integração urbana da linha da Lousã, que actualmente funciona como uma barreira, onde circulavam comboios pesados pelo meio da cidade.
Além da clara melhoria da mobilidade, o metro vai mudar muitas outras coisas: expansão da Av. da Lousã até S. José, requalificação da frente ribeirinha, abertura do corredor de circulação da baixa, etc.
O metro ligeiro dentro da cidade é uma mais valia.
Originalmente Colocado por Sweden Ver PostO exemplo do fracasso económico que foi o metro do Porto não serve?
A linha da Lousã no seu anterior serviço apresentava um prejuízo de mais de 4 milhões de euros por ano. Claro que o metro não vai passar a dar lucro, mas vai reduzir muito esse prejuízo da linha da Lousã, porque vai ter uma capacidade muito maior de captar passageiros, principalmente no percurso urbano.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Sweden Ver PostPorque é que Coimbra deve ter metro?
Numa cidade com a dimensão de Coimbra não é muito mais rentável apostar-se em boas linhas de autocarros? O exemplo do fracasso económico que foi o metro do Porto não serve?
Morei 5 anos em Coimbra e não entendo esta obsessão com o metro.
Deve ter Metro a partir do momento em que avançaram os estudos e consequentes obras para que tal sucedesse! Não é a meio que se invalida um projecto desta dimensão só porque custa dinheiro! Ainda para mais significando a suspensão das obras ficarmos piores do que o que estávamos antes, parecendo que não esse aspecto é gravissímo.
Segundo bold:
5 anos a estudar em Coimbra certo? Provavelmente a residir no centro urbano. E já pensaste nos outros? Sabes quantas pessoas abandonam Coimbra no final de um dia de trabalho para regressarem às suas residências periféricas? Gostavas de ir para a Lousã ou Miranda do Corvo em autocarro?
Comentário
-
DaniFR e Strider:
Eu percebo os vossos argumentos, mas esses são válidos para muitas outras cidades do país. Aveiro, Braga, Setubal, Leiria... também não têm metro e a densidade populacional e entrada de pessoas deverá ser semelhante à de Coimbra.
Continuo sem perceber porque é que a construção do metro é assim tão prioritária em Coimbra e não o é em Braga ou Setubal. É que não havendo dinheiro não nos podemos dar a certos "luxos". Noutros tempos até concordaria com o metro em Coimbra, agora nesta fase penso que é adiável.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Sweden Ver PostDaniFR e Strider:
Eu percebo os vossos argumentos, mas esses são válidos para muitas outras cidades do país. Aveiro, Braga, Setubal, Leiria... também não têm metro e a densidade populacional e entrada de pessoas deverá ser semelhante à de Coimbra.
Originalmente Colocado por Sweden Ver PostContinuo sem perceber porque é que a construção do metro é assim tão prioritária em Coimbra e não o é em Braga ou Setubal. É que não havendo dinheiro não nos podemos dar a certos "luxos".
Originalmente Colocado por Sweden Ver PostNoutros tempos até concordaria com o metro em Coimbra, agora nesta fase penso que é adiável.
Parece-me que alguns dos que aqui comentam não sabem o que está em causa com a paragem das obras.Editado pela última vez por DaniFR; 13 July 2010, 15:31.
Comentário
-
Tenho a impressão que ainda vão ter muitas saudades das "velhas renovadas" automotoras. Pelo menos 1 serie delas tinha AC, e não era tão mau como quiseram que se parecesse. Neste momento andam de bus, e sabe-se lá por quanto tempo mais isso vai acontecer, o que naquelas estradas é a pior coisa que que deve haver. Esses governantes devem ter arranjado algum tacho, para tirar de lá o comboio e meter o metro.
Por que razão não arranjaram maneira de por o comboio a circular durante o dia entre Coimbra parque e Coimbra A? Se o metro vai andar pelo meio do transito, arranjavam a maneira de o comboio também andar, sem ser só o primeiro da manhã e o ultimo da noite.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostPor que razão não arranjaram maneira de por o comboio a circular durante o dia entre Coimbra parque e Coimbra A?
O objectivo do metro não é só ligar Coimbra-P a Coimbra-A. Isso pouco beneficio traz.
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostSe o metro vai andar pelo meio do transito, arranjavam a maneira de o comboio também andar, sem ser só o primeiro da manhã e o ultimo da noite.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostNão tá, mas arranjava-se. Desculpem lá, mas para que vocês precisam de metro em Coimbra cidade? É preciso é a linha da Lousã funcionar isso sim, com comboio ou com metro da treta.
Caso não saibas, a linha dos HUC vai ter uma utilização muito superior (em termos de passageiros e frequências) à linha da Lousã e é esta linha que vai permitir rentabilizar a exploração da linha da Lousã.
Há uma grande quantidade de pessoa que se movimentam diáriamente no eixo baixa-HUC(Celas).
Basta ver o número de trabalhadores dos Hospitais da Universidade de Coimbra:
Seria bom conheceres bem o projecto antes de vires para o fórum dizeres asneiras.Editado pela última vez por DaniFR; 13 July 2010, 19:40.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário