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    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
    O Socrates há-de ter isso tudo em conta.
    Não custa nada tentar. Se todos pensassem assim não se faziam manifestações nem greves.

    Comentário


      Grupos Facebook:

      Coimbra também faz parte de Portugal, não é só Lisboa e Porto!

      Contra a paragem das obras do METRO MONDEGO

      Comentário


        Metro Mondego

        “Uma vez já arrancados os carris, a obra do Metro tem de prosseguir”




        Bruno Ferreira, conimbricense que trabalha em Aveiro, é um dos promotores e signatários da petição, que o Diário de Coimbra também promove e apoia, contra a suspensão das obras do Metro. Diz que o objectivo é “combater a injustiça que o Governo se prepara para cometer”

        A petição contra a suspensão das obras do Metro Mondego, que o Diário de Coimbra publica neste site e que hoje distribui juntamente com esta edição do jornal, pretende reunir mais de 4.000 assinaturas, para se levar este assunto à discussão e votação pelos deputados na Assembleia da República.
        «Esta petição nasceu para combater a injustiça que o Governo se prepara para cometer silenciosamente», refere Bruno Ferreira, sublinhando que a «Linha da Lousã foi arrancada para dar lugar a uma linha nova (em bitola europeia) e, agora que já não há alternativas, o Governo equaciona parar a obra».

        «É inadmissível que se estude a possibilidade de pagar indemnizações aos empreiteiros, em vez de se usar esse dinheiro para acelerar as obras. Por um lado, o Governo quer poupar dinheiro, mas por outro, não se importa de jogar dinheiro à rua», critica Bruno Ferreira.
        «Reconheço que o País atravessa dificuldades, mas estou contra qualquer dos cenários que impliquem mais atrasos», referiu este signatário da petição, lembrando que a obra arrancou em Janeiro e, na altura, o Governo «já sabia das dificuldades que refere agora como motivos para equacionar a empreitada».
        “Por isso, e uma vez já arrancados os carris da linha de comboio da Lousã, entre o Alto de S. João (Coimbra) e Serpins (Lousã), a obra do Metro tem de prosseguir sem paragens nem abrandamentos», conclui.

        Bruno Ferreira recorda mesmo a recente visita do secretário de Estado dos Transportes a Coimbra, em Fevereiro último. Na altura, o governante «afirmou que a obra era para fazer no seu todo. Disse ainda que, da sua experiência, não tinha dúvida das vantagens da introdução do metropolitano nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã». «O que pedimos é que o Governo honre a sua palavra», refere.

        Investimento de 450 milhões de euros

        Bruno Ferreira recorda que se trata de um investimento na casa dos 450 milhões de euros, que implicam a reconstrução da Linha da Lousã e a criação da Linha do Hospital. A Linha da Lousã, futura linha verde, «deve custar 150 milhões de euros, do quais 50 milhões vêm da União Europeia». Esta linha vai fazer a ligação à futura Gare Intermodal do Mondego e requalificar parte da Baixa de Coimbra, frente ribeirinha e parte dos concelhos de Lousã e de Miranda do Corvo. «Uma linha utilizada por mais de quatro mil pessoas, por dia», enfatiza.

        --> Fonte - DC <--

        Comentário


          Se suspenderem o Metro vamos ter de boicotar por aí qualquer coisa...

          Comentário


            Como querem construir o metro, se não há dinheiro?

            Comentário


              Assinem e divulguem a petição: Petição Contra a paralisação e/ou adiamentos no projecto do Metro Mondego

              Mais de 1600 pessoas já assinaram. Temos de chegar ás 4000 para que o assunto seja discutido na Assembleia da República

              Originalmente Colocado por Strider Ver Post
              Se suspenderem o Metro vamos ter de boicotar por aí qualquer coisa...
              Concordo. Isto não pode ficar assim.
              Já devíamos ter o metro há muitos anos. Não há razões plausíveis para pararem as obras.

              Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
              Como querem construir o metro, se não há dinheiro?
              O metro já está a ser construído desde o ano passado. Aliás, já estamos há mais de 20 anos à espera do metro. E por culpa do governo a obra foi sendo sempre adiada. Agora que finalmente as obras avançam a bom ritmo é que o governo decide parar a obras por causa do pec. Porque é que não param também com as expansões do metro de lisboa e do metro do porto?

              Se não parem as obras teremos metro na linha da Lousã em 2012 / 2013. E na linha do hospital em 2015 / 2016.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                Como querem construir o metro, se não há dinheiro?
                Acontece que já levantaram os carris daquilo que o metro vinha substituir...

                Comentário


                  Agora que já tiraram os carris, pouco podem fazer.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                    Agora que já tiraram os carris, pouco podem fazer.
                    Não percebi bem o que queres dizer com isso.
                    A substituição dos carris está prevista nas obras do metro. E se as obras não pararem vão colocar os carris adequados à circulação dos tram trains.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                      Como querem construir o metro, se não há dinheiro?
                      Há 20 anos que começou o projecto e não há dinheiro para se avançar com esta infraestrutura...

                      ...tu acreditas nisto? Eu não!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                        Já assinei

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                          Agora que finalmente as obras avançam a bom ritmo é que o governo decide parar a obras por causa do pec. Porque é que não param também com as expansões do metro de lisboa e do metro do porto?
                          Porque Coimbra é uma cidade muito pequena para ter capacidade de influência junto de REFER e CP que são quem decide para onde vai o € destinado a linhas e material circulante. Apesar de terem só 5% do capital, são os parceiros que mais ordenam nesse projecto.

                          Enquanto houver necessidade de desviar recursos para LX e Porto é para lá que eles vão. Simplesmente porque é lá que está o poder político e económico. Coimbra é uma cidade muito apagada que se colou muito a uma certa elite intelectual que não teve visão empresarial. Não havendo por lá grande poderio económico, é natural que não se consigam atrair recursos financeiros.

                          É por isso q não param obras no Porto ou Lisboa. É por uma questão de poder.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                            Não percebi bem o que queres dizer com isso.
                            A substituição dos carris está prevista nas obras do metro. E se as obras não pararem vão colocar os carris adequados à circulação dos tram trains.
                            Com a falta de dinheiro que anda, as obras ainda param, e como já nem carris tem, tenho a ligeira impressão que vai demorar uns anos até haver metro a chegar a Lousã.

                            Eu sei bem que os carris vão ser trocados. Vai passar a linha a ter bitola Europeia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Porque Coimbra é uma cidade muito pequena para ter capacidade de influência junto de REFER e CP que são quem decide para onde vai o € destinado a linhas e material circulante. Apesar de terem só 5% do capital, são os parceiros que mais ordenam nesse projecto.

                              Enquanto houver necessidade de desviar recursos para LX e Porto é para lá que eles vão. Simplesmente porque é lá que está o poder político e económico. Coimbra é uma cidade muito apagada que se colou muito a uma certa elite intelectual que não teve visão empresarial. Não havendo por lá grande poderio económico, é natural que não se consigam atrair recursos financeiros.

                              É por isso q não param obras no Porto ou Lisboa. É por uma questão de poder.
                              Solução: Regionalização

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                Solução: Regionalização
                                Portugal inteiro já é, por si só, menos influente que qq região da Alemanha ( ou UK ou França ) e tu queres ainda regionalizar mais?

                                Vamos ver isso por outro prisma:

                                O eixo Sintra-Amadora-lx tem mais de 1,5 Milhões de habitantes e precisam de material circulante. Região de Coimbra tem no max 0,3 Milhões de habitantes.

                                Quem tem mais poder para reivindicar carruagens junto da CP?

                                São grandezas completamente diferentes.

                                Não é porque se trata de Lisboa. É porque Coimbra não tem massa crítica.
                                Editado pela última vez por ; 13 July 2010, 13:24.

                                Comentário


                                  Porque é que Coimbra deve ter metro?
                                  Numa cidade com a dimensão de Coimbra não é muito mais rentável apostar-se em boas linhas de autocarros? O exemplo do fracasso económico que foi o metro do Porto não serve?
                                  Morei 5 anos em Coimbra e não entendo esta obsessão com o metro.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Portugal inteiro já é, por si só, menos influente que qq região da Alemanha ( ou UK ou França ) e tu queres ainda regionalizar mais?

                                    Vamos ver isso por outro prisma:

                                    O eixo Sintra Amadora tem mais de 1,5 Milhões de habitantes e precisam de material circulante. Região de Coimbra tem no max 0,3 Milhões de habitantes.

                                    Quem tem mais poder para reivindicar carruagens junto da CP?

                                    São grandezas completamente diferentes.

                                    Não é porque se trata de Lisboa. É porque Coimbra não tem massa crítica.
                                    O problema é que pensam sempre assim. E o dinheiro vai sempre para as mesmas cidades.

                                    A região do Baixo Mondego, com 340 mil habitantes, da qual faz parte o concelho de Coimbra, em conjunto com o Pinhal Interior Norte, com 140 mil habitantes da qual fazem parte os concelhos de Lousã e Miranda do Corvo, totaliza 480 mil habitantes.

                                    Apesar de ser uma região com poucos habitantes como tu dizes, tem movimentos pendulares significativos:




                                    Se começaram o projecto do metro, é para levar até ao fim, e as obras têm de ser feitas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                      Porque é que Coimbra deve ter metro?
                                      Numa cidade com a dimensão de Coimbra não é muito mais rentável apostar-se em boas linhas de autocarros? (...)
                                      Morei 5 anos em Coimbra e não entendo esta obsessão com o metro.
                                      Há boas linhas de autocarros no centro da cidade.
                                      O metro surgiu com o objectivo modernizar a linha da Lousã, electrificar a linha, colocar composições modernas e confortáveis perfeitamente adaptadas ao serviço urbano e suburbano.
                                      Se viveste em Coimbra deves saber que quem vinha nas automotoras velhas que circulavam na linha da Lousã e queria ir para a baixa tinha de sair na estação Coimbra-P.
                                      Ao contrário do anterior serviço, o metro vai também servir os habitantes de Coimbra. Quem mora na Solum poderá apanhar o metro para os HUC ou para o novo hospital pediátrico, ou para a futura estação intermodal de Coimbra. Com o metro vai ser possível fazer a integração urbana da linha da Lousã, que actualmente funciona como uma barreira, onde circulavam comboios pesados pelo meio da cidade.
                                      Além da clara melhoria da mobilidade, o metro vai mudar muitas outras coisas: expansão da Av. da Lousã até S. José, requalificação da frente ribeirinha, abertura do corredor de circulação da baixa, etc.
                                      O metro ligeiro dentro da cidade é uma mais valia.

                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                      O exemplo do fracasso económico que foi o metro do Porto não serve?
                                      Qual é linha de comboio ou metro que não apresenta prejuízos? É muito difícil haver um serviço de transportes públicos com lucro.

                                      A linha da Lousã no seu anterior serviço apresentava um prejuízo de mais de 4 milhões de euros por ano. Claro que o metro não vai passar a dar lucro, mas vai reduzir muito esse prejuízo da linha da Lousã, porque vai ter uma capacidade muito maior de captar passageiros, principalmente no percurso urbano.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                        Porque é que Coimbra deve ter metro?
                                        Numa cidade com a dimensão de Coimbra não é muito mais rentável apostar-se em boas linhas de autocarros? O exemplo do fracasso económico que foi o metro do Porto não serve?
                                        Morei 5 anos em Coimbra e não entendo esta obsessão com o metro.
                                        Primeiro bold:

                                        Deve ter Metro a partir do momento em que avançaram os estudos e consequentes obras para que tal sucedesse! Não é a meio que se invalida um projecto desta dimensão só porque custa dinheiro! Ainda para mais significando a suspensão das obras ficarmos piores do que o que estávamos antes, parecendo que não esse aspecto é gravissímo.


                                        Segundo bold:

                                        5 anos a estudar em Coimbra certo? Provavelmente a residir no centro urbano. E já pensaste nos outros? Sabes quantas pessoas abandonam Coimbra no final de um dia de trabalho para regressarem às suas residências periféricas? Gostavas de ir para a Lousã ou Miranda do Corvo em autocarro?

                                        Comentário


                                          DaniFR e Strider:
                                          Eu percebo os vossos argumentos, mas esses são válidos para muitas outras cidades do país. Aveiro, Braga, Setubal, Leiria... também não têm metro e a densidade populacional e entrada de pessoas deverá ser semelhante à de Coimbra.
                                          Continuo sem perceber porque é que a construção do metro é assim tão prioritária em Coimbra e não o é em Braga ou Setubal. É que não havendo dinheiro não nos podemos dar a certos "luxos". Noutros tempos até concordaria com o metro em Coimbra, agora nesta fase penso que é adiável.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                            DaniFR e Strider:
                                            Eu percebo os vossos argumentos, mas esses são válidos para muitas outras cidades do país. Aveiro, Braga, Setubal, Leiria... também não têm metro e a densidade populacional e entrada de pessoas deverá ser semelhante à de Coimbra.
                                            Cada cidade tem as suas prioridades. Não é por se fazer o metro em Coimbra que também se tem de fazer em Braga ou Setúbal, mas se essas cidade entenderem fazer, acho bem.

                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                            Continuo sem perceber porque é que a construção do metro é assim tão prioritária em Coimbra e não o é em Braga ou Setubal. É que não havendo dinheiro não nos podemos dar a certos "luxos".
                                            O TGV, NAL, TTT, as expansões do metro de lisboa também são luxos e são bem mais caros?

                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                            Noutros tempos até concordaria com o metro em Coimbra, agora nesta fase penso que é adiável.
                                            Tens noção que estamos à espera da concretização do projecto do metro há mais de 20 anos!? Achas que faz sentido parar a obra a meio? E durante quantos mais anos terão os utentes da linha da Lousã de andar em transportes alternativos?

                                            Parece-me que alguns dos que aqui comentam não sabem o que está em causa com a paragem das obras.
                                            Editado pela última vez por DaniFR; 13 July 2010, 15:31.

                                            Comentário


                                              Tenho a impressão que ainda vão ter muitas saudades das "velhas renovadas" automotoras. Pelo menos 1 serie delas tinha AC, e não era tão mau como quiseram que se parecesse. Neste momento andam de bus, e sabe-se lá por quanto tempo mais isso vai acontecer, o que naquelas estradas é a pior coisa que que deve haver. Esses governantes devem ter arranjado algum tacho, para tirar de lá o comboio e meter o metro.

                                              Por que razão não arranjaram maneira de por o comboio a circular durante o dia entre Coimbra parque e Coimbra A? Se o metro vai andar pelo meio do transito, arranjavam a maneira de o comboio também andar, sem ser só o primeiro da manhã e o ultimo da noite.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                Por que razão não arranjaram maneira de por o comboio a circular durante o dia entre Coimbra parque e Coimbra A?
                                                O comboio só faz essa ligação uma ou duas vezes por dia, de madrugada, quando não há trânsito. Para o metro passar na portagem vão ter que ser feitas as alterações necessárias para não haver conflitos com o trânsito.
                                                O objectivo do metro não é só ligar Coimbra-P a Coimbra-A. Isso pouco beneficio traz.

                                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                Se o metro vai andar pelo meio do transito, arranjavam a maneira de o comboio também andar, sem ser só o primeiro da manhã e o ultimo da noite.
                                                Um comboio pesado no meio do trânsito? Comboio pesado e metro ligeiro de superfície (tram train) não é a mesma coisa. São veiculos diferente, o tram train está adaptado à circulação urbana, o comboio não.

                                                Comentário


                                                  Não tá, mas arranjava-se. Desculpem lá, mas para que vocês precisam de metro em Coimbra cidade? É preciso é a linha da Lousã funcionar isso sim, com comboio ou com metro da treta.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                    Não tá, mas arranjava-se. Desculpem lá, mas para que vocês precisam de metro em Coimbra cidade? É preciso é a linha da Lousã funcionar isso sim, com comboio ou com metro da treta.
                                                    Se vão modernizar a linha da Lousã aproveitam e prolongam a linha até Coimbra-B. E através do T da Av. Aeminium / loja do cidadão constroem também a linha do hospital.
                                                    Caso não saibas, a linha dos HUC vai ter uma utilização muito superior (em termos de passageiros e frequências) à linha da Lousã e é esta linha que vai permitir rentabilizar a exploração da linha da Lousã.

                                                    Há uma grande quantidade de pessoa que se movimentam diáriamente no eixo baixa-HUC(Celas).

                                                    Basta ver o número de trabalhadores dos Hospitais da Universidade de Coimbra:



                                                    Seria bom conheceres bem o projecto antes de vires para o fórum dizeres asneiras.
                                                    Editado pela última vez por DaniFR; 13 July 2010, 19:40.

                                                    Comentário


                                                      Eu pessoalmente não achei mal a linha da lousã como tava, e vi que servia muita gente, no dia que a visitei.

                                                      Comentário


                                                        Linha do Hospital:















                                                        Estação dos Hospitais da Universidade de Coimbra:







                                                        Estação do Hospital Pediátrico:


                                                        Comentário


                                                          Linha da Lousã - percurso urbano









                                                          Estação do Estádio / São José:






                                                          Zona da Casa Branca:



                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                                            Linha do Hospital:
                                                            É impressão minha ou este prédio é a Faculdade de Economia

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                              É impressão minha ou este prédio é a Faculdade de Economia
                                                              É uma má impressão. Isso é o antigo Grémio, perto da actual loja do cidadão. A kms da FEUC.

                                                              Comentário

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