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    #61
    Boas.
    Sou novo no fórum. Já tinha vindo cá algumas vezes, mas ao ver este tópico decidi registar-me.

    Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
    Maravilha: mais um metro de superfície, mais um sorvedouro de dinheiro. Portugal não aprende.
    A Carris e a STCP também são grandes sorvedores de dinheiro do estado e vocês não se queixam disso. Mas o pior de tudo é a injustiça que está a acontecer.
    Os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) recebem 0€ do estado. E na mesma situação estão os transportes públicos de muitas outras cidade portuguesas.

    Autocarros dos SMTUC:




    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
    Acontece que este projecto enferma de problemas graves logo de inicio, aquando da sua definição politica do que os tecnicos iam projectar, este projecto liga a principal freguesia de Coimbra, Santo Antonio dos Olivais (a maior em densidade populacional) à Lousã, vai prestar um bom serviço para quem vive ao longo da actual linha da CP, mas um serviço muito limitado para os habitantes de Coimbra.
    Vamos lá analisar: St. Ant. dos Olivais é a primeira freguesia em numero de habitantes, correcto está servida pelo "metro", 2ª freguesia em numero de habitantes S.Martinho do Bispo, não é servida, nem tem possibilidade com este traçado de ser servida, primeiro erro grave para um transporte publico, 3ª freguesia Eiras, não é servida e não tem possibilidade de vir a ser, 2º erro grave mais uma vez esquece os utentes e a pouca industria de Coimbra, poderiamos continuar a coleccionar erros porque não serve as outras freguesias da cidade, obrigando as pessoas a utilizar na mesma viatura propria.

    Este projecto para além de só servir uma freguesia da cidade, enferma de um snobismo e autismo impressionante, porque na zona de habitação mais cara da cidade, Solum, tem 5 paragens num curto espaço, até parece que os Srs Vereadores e familia vão utilizar muito o "metro" e prescindir do Mercedes, se calhar só no dia da inauguração, o resto dos dias serve para os cidadãos que vaem da Lousã e Miranda do Corvo, para isso "bastava" electrificar a actual linha da CP e colocar composições condignas.

    Efectivamente a viabilidade economica deste projecto, pelo ponto de vista dos cidadãos de Coimbra é um buracão enorme, porque um transporte publico não se pode divorciar da grande maioria dos cidadãos e possiveis utentes.

    Não sendo alternativa para 70% dos cidadãos de Coimbra, só prova que quem definiu os objectivos deste projecto tem horizontes muito limitados, diria mesmo mentalidade retrogada com 50 anos de atraso, e não teve em conta o principal objectivo de qualquer transporte publico que é aproximar os cidadãos da sua cidade.
    Estás enganado.
    O Metro Mondego, em Coimbra, vai servir as freguesias de St. António dos Olivais, Ceira, São Bartolomeu, Sé Nova e Santa Cruz.
    Devias saber que uma rede de metro não é construída de uma só vez. Ao longo dos anos vão expandindo a rede com novas linhas, como está acontecer com o metro do Porto.



    Futuras expansões:



    Quem diz que o Metro Mondego vai ser um elefante branco não deve saber que actualmente a linha da Lousã tem um prejuízo de exploração de mais de 4 milhões de euros por ano.

    A grande vantagem do Metro Mondego é melhorar o serviço da linha da Lousã, possibilitando novas ligação dentro da cidade de Coimbra. Antes da linha encerrar para obras, quem utilizava as automotoras era obrigado a sair na estação Coimbra-Parque, para ir a pé até à baixa ou apanhar um autocarro até à Alta de Coimbra. Com o metro, a linha vai continuar até à futura estação intermodal de Coimbra e até ao novo Hospital Pediátrico, passando pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, Celas, Praça da Republica, Baixa, etc.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
      Boas.
      Sou novo no fórum. Já tinha vindo cá algumas vezes, mas ao ver este tópico decidi registar-me.



      Estás enganado.
      O Metro Mondego, em Coimbra, vai servir as freguesias de St. António dos Olivais, Ceira, São Bartolomeu, Sé Nova e Santa Cruz.
      Devias saber que uma rede de metro não é construída de uma só vez. Ao longo dos anos vão expandindo a rede com novas linhas, como está acontecer com o metro do Porto.



      Futuras expansões:

      Com um bocadinho de jeito colocavas também a freguesia Almedina também servida pelo "Metro", sempre eram mais 50 familias de idosos.

      Não percebi qual é parte da afirmação: que os transportes publicos servem para aproximar os cidadãos da cidade, que tu não entendes!

      Em qualquer parte do mundo um transporte publico serve para que a maior parte dos cidadãos possam utiliza-lo e deixar a viatura em casa.

      Em Coimbra pelos vistos serve para dizer que a cidade tem "Metro", mas a maior parte das pessoas tem que se deslocar em viatura, é obvio que depois pode visitar os sitios mais emblematicos de "Metro".

      Para além disso nalguma estação vai haver estacionamento para deixar a viatura e andar de "Metro"? Não.

      Comentário


        #63
        Não deixa de ser irónico que o metro ignore completamente o polo universitário...

        (Ok vai até ao pediatrico que será proximo do futuro polo 3)

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
          Com um bocadinho de jeito colocavas também a freguesia Almedina também servida pelo "Metro", sempre eram mais 50 familias de idosos.
          A zona do centro histórico é habitada por poucas pessoas, mas já pensaste nos milhares de pessoas que percorrem essas freguesias diariamente!?

          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
          Em Coimbra pelos vistos serve para dizer que a cidade tem "Metro", mas a maior parte das pessoas tem que se deslocar em viatura, é obvio que depois pode visitar os sitios mais emblematicos de "Metro".
          Concordo que outras zonas da cidade também devem ter metro, mas tens de perceber que não pode ser tudo feito de uma só vez. Como podes ver nas imagem das futuras expansões que coloquei, já estão a ser estudadas novas linhas. Temos de ter paciência. O governo não manda dinheiro, porque isto não é Lisboa, por isso tem de ser feito aos poucos.

          Mapa das possíveis expansões do Metro Mondego:



          Imagem em alta resolução

          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
          Para além disso nalguma estação vai haver estacionamento para deixar a viatura e andar de "Metro"? Não.
          Sim, algumas estações vão ter estacionamento. As que sei que vai ter de certeza, é a estação dos HUC e a futura estações intermodal de Coimbra, que vai ter TGV, metro, comboios CP, rodoviária, SMTUC e Táxis. As outras só vendo na planta das estações, disponível no site do Metro Mondego.

          Os interfaces de Ceira, Lousã e Miranda do Corvo também terão estacionamento.
          Editado pela última vez por DaniFR; 14 March 2010, 22:45.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
            Não deixa de ser irónico que o metro ignore completamente o polo universitário...

            (Ok vai até ao pediatrico que será proximo do futuro polo 3)
            O polo 3 não vai ser ignorado. Vai haver a estação "Universidade - Pólo III".

            Comentário


              #66
              A empresa SMTUC recebe do estado como qq outra empresa de transporte de passageiros q funcione c o sistema de passe social...

              N queiram tapar os olhos, sff. Agora é claro q é completamente diferente o volume de passageiros de LX e Porto comparado com Coimbra.


              Edd

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                O polo 3 não vai ser ignorado. Vai haver a estação "Universidade - Pólo III".
                Foi precisamente isso que eu disse...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                  Agora é claro q é completamente diferente o volume de passageiros de LX e Porto comparado com Coimbra.


                  Edd

                  Então financie-se de acordo com a percentagens per capita

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                    A empresa SMTUC recebe do estado como qq outra empresa de transporte de passageiros q funcione c o sistema de passe social...

                    N queiram tapar os olhos, sff. Agora é claro q é completamente diferente o volume de passageiros de LX e Porto comparado com Coimbra.


                    Edd
                    Estou a falar em subsídios de exploração e não de apoios aos passes sociais.

                    E já que falas em volume de passageiros:

                    SMTUC esperam servir 28 milhões no próximo ano

                    Os Transportes Urbanos de Coimbra esperam servir, em 2009, mais de 28 milhões de passageiros, mercê de um aumento da procura de 2,1 por cento, disse ao “Campeão” o administrador-delegado dos Serviços Municipalizados.

                    29-Dez-2008
                    Outra notícia:
                    CMC pede ao Governo apoio para os SMTUC

                    "A consulta aos números que documentam o apoio do Estado às empresas públicas de transportes nas cidades de Lisboa e Porto demonstra, de forma inequívoca, a manutenção de uma situação de total injustiça em relação aos municípios que têm a seu cargo transportes públicos.

                    Tal situação não é nova e tem vindo a ser realçada, ao longo do tempo, ao Ministério da tutela.

                    A ausência de resposta de todos os Governos tem sido a nota dominante.

                    Muito recentemente até empresas privadas, na Área Metropolitana de Lisboa, tiveram direito a receber 9,1 milhões de euros como subsídio compensatório para os passes sociais combinados relativos aos segundo semestre de 2005 e primeiro semestre de 2006.

                    Em período particularmente difícil, durante o qual os aumentos dos combustíveis têm sido constantes, não é possível continuar a aguentar uma tão funda discriminação e tão absurdo esquecimento.

                    Tal procedimento, para além de injusto, é causador de profundíssimas distorções fazendo com que os cidadãos de Coimbra, por exemplo, paguem com os seus impostos as compensações praticadas em Lisboa e no Porto.

                    Assim sendo, resulta imperioso que a prática até aqui seguida seja mudada. E, das duas uma, ou o Estado se abstém de atribuir indemnizações compensatórias às empresas escolhidas ou as continua a atribuir com perfeita equidade.
                    Em relação aos passes: Passes sobem em todo o País excepto os sociais de Lisboa e Porto

                    E mais outra:
                    Governo deve quase 80 mil euros aos SMTUC

                    Referente a apenas meio ano, a dívida corresponde à comparticipação
                    financeira assumida pelo Estado no passe 4_18@escola.tp.
                    E ainda dizem que não é injustiça?
                    Editado pela última vez por DaniFR; 14 March 2010, 23:09.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                      Os interfaces de Ceira, Lousã e Miranda do Corvo também terão estacionamento.
                      Para completar a informação:

                      Interface de Ceira:


                      Interface de Miranda do Corvo:


                      Interface da Lousã:


                      Comentário


                        #71
                        Tanto photoshop tão bonito... mas a verdade é que esta é uma obra política, e como já aqui disseram serve para dizer que Coimbra tem Metro. Digo isto com mágoa, como conimbricense, mas é a pura da realidade. Não servirá de alternativa ao veículo próprio (falta de ligações e estacionamentos fora do perímetro urbano, não serve as freguesias dormitório de Coimbra além da Lousã, as zonas de maior destino final em termos laborais ou de estudo ficam parcamente servidas, entre outras tantas coisas que se podem apontar....), irá complicar ainda mais os actuais percursos de entrada e saída da cidade.
                        De referir que a Lousã já não é mais "o dormitório" de Coimbra. Quem é de Coimbra conhece de certeza a urbanização que nasceu em Pereira. Foram muitas as famílias que mudaram da Lousã para Pereira, pois as condições de acessibilidade a Coimbra são bem melhores (proximidade e vias, com a linha urbana da CP a ser fundamental para tal). Lousã continua a ter muitas famílias a deslocarem-se para Coimbra para trabalho e estudo, mas não o que foi noutros tempos. Ainda me lembro, à cerca de doze anos, a automotora vinha cheia até Coimbra-Parque. Agora, nem por isso. Tem um considerável nº de passageiros, mas muitos tiveram de optar por meio de transporte próprio. Outras tantos vieram habitar para mais perto ou para onde tem melhores acessibilidades (caso de Pereira).

                        O assunto do financiamento dos SMTUC....é uma questão de consultar o Orçamento e Prestação de Contas, são públicos e estão disponíveis para consulta. Querem acreditar nos colantes no vidros dos autocarros? Acreditem, asseguro que não é bem o que lá está... e porquê? Os SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra) não são autónomos juridicamente. São como que uma extensão da Câmara Municipal. Se quiserem empréstimos, tem de passar pela CMC. Se quiserem subsídios, tem de passar pela CMC. E depois a CMC passa para os SMTUC. É fácil atirar areia para os olhos do povo....

                        A solução para muitos já existe na cidade à muito. Troleys...ou melhor, autocarros eléctricos, com uma linha bem dimensionada e modernizada, a circularem nas vias existentes e criando corredores próprios (não é o que vão fazer para o metro?). Já existiram troleys até quase ao Hospital dos Covões...no lugar de continuarem a linha, acabaram com ela, dando lugar a autocarros. Deixem os autocarros somente para percursos para as freguesias exteriores, mantendo todo o núcleo urbano com uma rede electrificada de autocarros.

                        Mas esperem, isso ainda não tá na moda, e o velhinho lobby do metro em Coimbra cairia e levaria consigo alguns interesses. Coimbra não deveria querer ser apenas mais uma, quando se poderia destacar por inovar com a rede eléctrica, à semelhança de algumas cidades do norte da Europa.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                          Para completar a informação:

                          Interface de Ceira:


                          Interface de Miranda do Corvo:


                          Interface da Lousã:



                          Por acaso contaste o numero de estacionamentos que apresentaste, Lousã: 30 lugares, ridiculo; Miranda Corvo: 50 lugares, ridiculo; Ceira que tenha 100 lugares é ridiculo na mesma, não são 360 pessoas que viabilizam sequer os custos de manutenção do "Metro".

                          Chamar a isto estacionamento para permitir viabilizar a linha de "metro"? È tapar o sol com a peneira, falta de visão na concretização do projecto.

                          Quando se faz obras de milhões de euros e que necessariamente são para decadas, tem de se ter visão e construir todas as estruturas de apoio.
                          Isto não parece um projecto novo, mas sim uma modernização de uma linha da CP com mais de 100anos, por isso é que certas infraestrturas estão nitidamente desadequadas, mas não querem ver agora, depois vão ouvir criticas de todo o lado, e mais um elefante branco, que seria defensável se ficasse a funcionar sem se ...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                            Tanto photoshop tão bonito... mas a verdade é que esta é uma obra política, e como já aqui disseram serve para dizer que Coimbra tem Metro. Digo isto com mágoa, como conimbricense, mas é a pura da realidade. Não servirá de alternativa ao veículo próprio (falta de ligações e estacionamentos fora do perímetro urbano, não serve as freguesias dormitório de Coimbra além da Lousã, as zonas de maior destino final em termos laborais ou de estudo ficam parcamente servidas, entre outras tantas coisas que se podem apontar....), irá complicar ainda mais os actuais percursos de entrada e saída da cidade.
                            Com já tinha dito anteriormente, uma rede de metro não se faz de uma só vez. Basta pegares no exemplo do metro do Porto para perceberes isso.

                            E já estão a ser estudadas novas linhas:



                            Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                            De referir que a Lousã já não é mais "o dormitório" de Coimbra. Quem é de Coimbra conhece de certeza a urbanização que nasceu em Pereira. Foram muitas as famílias que mudaram da Lousã para Pereira, pois as condições de acessibilidade a Coimbra são bem melhores (proximidade e vias, com a linha urbana da CP a ser fundamental para tal). Lousã continua a ter muitas famílias a deslocarem-se para Coimbra para trabalho e estudo, mas não o que foi noutros tempos. Ainda me lembro, à cerca de doze anos, a automotora vinha cheia até Coimbra-Parque. Agora, nem por isso. Tem um considerável nº de passageiros, mas muitos tiveram de optar por meio de transporte próprio. Outras tantos vieram habitar para mais perto ou para onde tem melhores acessibilidades (caso de Pereira).
                            Como tu próprio disseste, Pereira tem boas ligações e comboios regulares CP, na linha do norte, por isso, não é um caso tão urgente em termos de mobilidade.

                            Uma comparação:
                            Pereira do Campo: 2221 hab
                            Lousã: 19293 hah

                            Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                            O assunto do financiamento dos SMTUC....é uma questão de consultar o Orçamento e Prestação de Contas, são públicos e estão disponíveis para consulta. Querem acreditar nos colantes no vidros dos autocarros? Acreditem, asseguro que não é bem o que lá está... e porquê? Os SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra) não são autónomos juridicamente. São como que uma extensão da Câmara Municipal. Se quiserem empréstimos, tem de passar pela CMC. Se quiserem subsídios, tem de passar pela CMC. E depois a CMC passa para os SMTUC. É fácil atirar areia para os olhos do povo....
                            Os SMTUC são uma empresa municipal e é por isso que o estado não dá dinheiro, ou seja, é a câmara municipal que tem de pagar tudo.
                            Deviam financiamento igual ao da Carris.

                            Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                            A solução para muitos já existe na cidade à muito. Troleys...ou melhor, autocarros eléctricos, com uma linha bem dimensionada e modernizada, a circularem nas vias existentes e criando corredores próprios (não é o que vão fazer para o metro?). Já existiram troleys até quase ao Hospital dos Covões...no lugar de continuarem a linha, acabaram com ela, dando lugar a autocarros. Deixem os autocarros somente para percursos para as freguesias exteriores, mantendo todo o núcleo urbano com uma rede electrificada de autocarros.
                            Os troleicarros são muito bons e defendo que Coimbra continue a apostar neles, mas têm algumas desvantagens: não podem ultrapassar, custam 4x mais que um autocarro normal e além disso tem os custos de montagem e manutenção da catenária.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                              Por acaso contaste o numero de estacionamentos que apresentaste, Lousã: 30 lugares, ridiculo; Miranda Corvo: 50 lugares, ridiculo; Ceira que tenha 100 lugares é ridiculo na mesma, não são 360 pessoas que viabilizam sequer os custos de manutenção do "Metro".
                              Essa conversa dos estacionamentos é ridícula. Diz-me quantas estações do metro de Lisboa é que têm estacionamento.

                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                              Quando se faz obras de milhões de euros e que necessariamente são para decadas, tem de se ter visão e construir todas as estruturas de apoio.
                              Isto não parece um projecto novo, mas sim uma modernização de uma linha da CP com mais de 100anos, por isso é que certas infraestrturas estão nitidamente desadequadas, mas não querem ver agora, depois vão ouvir criticas de todo o lado, e mais um elefante branco, que seria defensável se ficasse a funcionar sem se ...
                              Sim, isso é verdade e está bem explicito no site do metro mondego.
                              O principal objectivo era modernizar a linha da Lousã, já que a CP não pertendia investir nela. Se não fosse o metro mondego, continuariam a circular na linha da Lousã composições velhas e poluentes por mais uns "bons" anos.

                              Já repararam como é que está a linha da Lousã, no percurso Ceira - Coimbra-Parque? Actualmente a linha funciona como barreira, sem qualquer interacção com o meio urbano.
                              Outra das melhoria que será visível com a construção do metro é a integração urbana da linha em todo o seu percurso no concelho de Coimbra.

                              Já ouviram falar no projecto de continuação da Avenida da Lousa até à Solum? Se não, fiquem a saber que está contemplado no projecto do metro:

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                Essa conversa dos estacionamentos é ridícula. Diz-me quantas estações do metro de Lisboa é que têm estacionamento.


                                Sim, isso é verdade e está bem explicito no site do metro mondego.
                                O principal objectivo era modernizar a linha da Lousã, já que a CP não pertendia investir nela. Se não fosse o metro mondego, continuariam a circular na linha da Lousã composições velhas e poluentes por mais uns "bons" anos.

                                Estás enganado, a modernização da linha da Lousã avançava sem "Metro" em Coimbra alias essa ameaça foi feita várias vezes pelos autarcas de Miranda e Lousã.

                                Quanto à falta de visão nestes projectos "novos", nos ultimos anos vimos um Mercado novo feito no mesmo sitio do antigo, um Estadio novo no mesmo sitio do antigo e um "Metro" novo no mesmo sitio da antiga linha da CP e no Bota-Abaixo ( também projecto antigo).

                                Enfim visão nova que alargue os horizontes da cidade não há.

                                Zona Industrial com um planeamento adequado não existe. Eiras!?

                                Quanto ao que referes de Lisboa não tens razão porque um habitante de Almada, Barreiro, ... que trabalhe em Lisboa tem à muitos anos diversos transportes que o levam até ao local de trabalho, com o mesmo passe.

                                Em Coimbra, o parque da Ecovia que funcionava melhor, em frente ao D.Maria, pura e simplesmente acabaram com ele.

                                Aliás a falta de visão e o querer ganhar muito com a construção, vai tornar a qualidade de vida na Solum muito baixa, como me dizia à dias uma amiga: hoje só posso ir para casa depois do jogo, porque havendo futebol vira uma confusão naquela zona.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Estás enganado, a modernização da linha da Lousã avançava sem "Metro" em Coimbra alias essa ameaça foi feita várias vezes pelos autarcas de Miranda e Lousã.
                                  Não acredito muito que isso acontecesse. Os autarcas de Miranda e Lousã apoiam o metro, senão o projecto nunca avançaria.

                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Quanto à falta de visão nestes projectos "novos", nos ultimos anos vimos um Mercado novo feito no mesmo sitio do antigo, um Estadio novo no mesmo sitio do antigo e um "Metro" novo no mesmo sitio da antiga linha da CP e no Bota-Abaixo ( também projecto antigo).
                                  Não sei qual é o problema de construírem coisas novas no lugar das antigas. No caso do estádio, ficou excelente. Ou queria que fizessem como em Aveiro, em que foram pôr o estádio a vários km da cidade!? E o mercado está bem onde está.

                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Zona Industrial com um planeamento adequado não existe. Eiras!?
                                  Coimbra Inovação Parque (iParque)
                                  Parque tecnológico, localizado em Antanhol, Coimbra. Está em fase de construção, vão iniciar este ano a instalação das empresas. E já está a ser estudada um linha de metro para lá.



                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Quanto ao que referes de Lisboa não tens razão porque um habitante de Almada, Barreiro, ... que trabalhe em Lisboa tem à muitos anos diversos transportes que o levam até ao local de trabalho, com o mesmo passe.
                                  Está previsto mudarem o sistema de bilhética para um sem contacto, como o que já é usado nos autocarros Transdev, e assim vai passar a existir um sistema igual para todos os transportadores.
                                  Actualmente existem os passes bimodais nos SMTUC que permitem viajar também na CP/Transdev/Joalto/Moisés.
                                  Editado pela última vez por DaniFR; 15 March 2010, 21:00.

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                                    #77
                                    Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                    Não acredito muito que isso acontecesse. Os autarcas de Miranda e Lousã apoiam o metro, senão o projecto nunca avançaria.

                                    Foi o que foi amplamente noticiado no Diario de Coimbra por várias vezes.

                                    Não sei qual é o problema de construírem coisas novas no lugar das antigas. No caso do estádio, ficou excelente. Ou queria que fizessem como em Aveiro, em que foram pôr o estádio a vários km da cidade!? E o mercado está bem onde está.

                                    O Estádio ficou mal, em ser no centro da cidade ou já não te lembras do caos no trânsito, cerca de 2 horas para sair quando foi do 1º concerto no estadio.

                                    Coimbra Inovação Parque (iParque)
                                    Parque tecnológico, localizado em Antanhol, Coimbra. Está em fase de construção, vão iniciar este ano a instalação das empresas. E já está a ser estudada um linha de metro para lá.

                                    Sim, conheço o projecto e quem o lançou, mas a destruição da industria na Pedrulha sem a devida requalificação, a construção de pavilhões industriais alternada com habitações, na zona de Eiras é simplesmente ridiculo numa zona nova.




                                    Está previsto mudarem o sistema de bilhética para um sem contacto, como o que já é usado nos autocarros Transdev, e assim vai passar a existir um sistema igual para todos os transportadores.
                                    Actualmente existem os passes bimodais nos SMTUC que permitem viajar também na CP/Transdev/Joalto/Moisés.

                                    Respostas a negrito.

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                                      #78
                                      Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                      Boas.
                                      Sou novo no fórum. Já tinha vindo cá algumas vezes, mas ao ver este tópico decidi registar-me.


                                      A Carris e a STCP também são grandes sorvedores de dinheiro do estado e vocês não se queixam disso. Mas o pior de tudo é a injustiça que está a acontecer.
                                      Os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) recebem 0€ do estado. E na mesma situação estão os transportes públicos de muitas outras cidade po

                                      Devias saber que uma rede de metro não é construída de uma só vez. Ao longo dos anos vão expandindo a rede com novas linhas, como está acontecer com o metro do Porto.


                                      A grande vantagem do Metro Mondego é melhorar o serviço da linha da Lousã, possibilitando novas ligação dentro da cidade de Coimbra. Antes da linha encerrar para obras, quem utilizava as automotoras era obrigado a sair na estação Coimbra-Parque, para ir a pé até à baixa ou apanhar um autocarro até à Alta de Coimbra. Com o metro, a linha vai continuar até à futura estação intermodal de Coimbra e até ao novo Hospital Pediátrico, passando pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, Celas, Praça da Republica, Baixa, etc.
                                      Eu falei no drama que é um metro de superfície por várias razões. O metro do Porto, que tem bilhetes caros e é lento, por andar à superfície, acumulou um passivo colossal em poucos anos - quase tão grande como o do Metro de Lisboa. Só que o de Lisboa transporta incomparavelmente mais pessoas há muitos anos. O Metro de Lisboa é deficitário; o do Porto é altamente deficitário. É, em suma, um buraco muito maior.

                                      Cuidado com essa ideia de que o metro resolve o problema da linha da Lousã. Isso então é que Deus me livre. Vejam o que aconteceu com a linha da Póvoa, que foi desactivada e substituida pelo Metro do Porto. Hoje em dia, os passageiros pagam muito mais caro, por uma viagem que passou a ser mais demorada. Não ganharam nada - e o investimento foi consequente.

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                                        #79
                                        O Estádio ficou mal, em ser no centro da cidade ou já não te lembras do caos no trânsito, cerca de 2 horas para sair quando foi do 1º concerto no estadio.
                                        É normal haver trânsito num dia de concerto com milhares de pessoas, em que saem todas ao mesmo tempo. Mesmo que o estádio fosse em Taveiro, o que na minha opinião seria um erro, haveria sempre trânsito nesses dias.
                                        Com o estádio fora da cidade, todas as instituições e associações que o utilizam teriam de se deslocar até lá e o mais provável é que muitas deixariam de usufruir do estádio.
                                        Um dos maiores erros cometidos em Aveiro e Braga, foi construírem os estádios fora da cidade.
                                        É a minha opinião.
                                        Editado pela última vez por DaniFR; 15 March 2010, 22:26.

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                                          #80
                                          Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                          É normal haver trânsito num dia de concerto com milhares de pessoas, em que saem todas ao mesmo tempo. Mesmo que o estádio fosse em Taveiro, o que na minha opinião seria um erro, haveria sempre trânsito nesses dias.
                                          Com o estádio fora da cidade, todas as instituições e associações que o utilizam teriam de se deslocar até lá e o mais provável é que muitas deixariam de usufruir do estádio.
                                          Um dos maiores erros cometidos em Aveiro e Braga, foi construírem os estádios fora da cidade.
                                          É a minha opinião.

                                          Eu também nunca concordei com Taveiro, sempre defendi que fosse fora do centro da cidade mas não tão longe, antes da sua construção defendia que fosse construido na zona onde estão os campos de treino, na altura não existia ali nada e era possivel fazer um projecto engraçado ali, com bons acessos, Estação nova, ...

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                                            #81
                                            Ò VitorPatricio tu pareces um Velho do Restelo pá, é só bota abaixo!Aos teus olhos está tudo mal...

                                            Com que então o Estádio Cidade de Coimbra está no sitío errado??? Causa confusão??? De todos os estádio do Euro é o melhor utilizado na vertente extra-futebol e graças a quê? À sua localização claro! Tu devias querer um Estádio destes em Antanhol para justificar o crescimento da cidade não era? E que se fazia aqui no meio da Solum? Mais uns prédiozinhos de habitação para variar? Houve uma autarquia vizinha(Aveiro) que teve a brilhante(not) ideia de ir construir um estádio de futebol na periferia da cidade. Qualquer dia vem abaixo dada a sua inutilidade.

                                            Eu moro ao pé do Estádio e não me causa confusão nenhuma aliás só tenho é a agradecer a ter uma infraestrutura daquelas a dois passos de casa, visto que o Estádio não é somente um campo de futebol é também um Shopping, um Hipermercado, um ginásio, uma clinica de saúde(excelente diga-se), bares, serviços vários... Lá porque duas vezes por mês há um jogo de futebol ou um concerto esporádico ia agora levantar a questão da confusão que é gerada por esses eventos? São mais os beneficíos que as contrapartidas mas quando só se quer ver o lado negativo não há nada a fazer não é verdade?

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                              Ò VitorPatricio tu pareces um Velho do Restelo pá, é só bota abaixo!Aos teus olhos está tudo mal...

                                              Com que então o Estádio Cidade de Coimbra está no sitío errado??? Causa confusão??? De todos os estádio do Euro é o melhor utilizado na vertente extra-futebol e graças a quê? À sua localização claro! Tu devias querer um Estádio destes em Antanhol para justificar o crescimento da cidade não era? E que se fazia aqui no meio da Solum? Mais uns prédiozinhos de habitação para variar? Houve uma autarquia vizinha(Aveiro) que teve a brilhante(not) ideia de ir construir um estádio de futebol na periferia da cidade. Qualquer dia vem abaixo dada a sua inutilidade.

                                              Eu moro ao pé do Estádio e não me causa confusão nenhuma aliás só tenho é a agradecer a ter uma infraestrutura daquelas a dois passos de casa, visto que o Estádio não é somente um campo de futebol é também um Shopping, um Hipermercado, um ginásio, uma clinica de saúde(excelente diga-se), bares, serviços vários... Lá porque duas vezes por mês há um jogo de futebol ou um concerto esporádico ia agora levantar a questão da confusão que é gerada por esses eventos? São mais os beneficíos que as contrapartidas mas quando só se quer ver o lado negativo não há nada a fazer não é verdade?

                                              Falamos de falta de visão, se reparares o tema do topico é "Metropolitano", só se falou de outros exemplos de falta de visão, porque quem decidiu construir o estadio original naquele sitio, colocou-o num local onde não existia nada, havia apenas 2 casas junto à linha ferroviaria, passados muitos anos a visão é muito mais curta.


                                              Quando falas em Antanhol não estás a falar para mim, ora vai lá ver o sitio que eu defendia, antes da reconstrução do Estadio.


                                              Se queres uma obra com visão, diria mesmo uma excelente visão de Coimbra, visto que tem 2 excelentes varandas com vista para o rio, baixa e Alta de Coimbra, foi o Forum Coimbra muito melhor que o Dolce Vita, aliás qualquer loja do Forum factura muito mais que no Dolce.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                Ò VitorPatricio tu pareces um Velho do Restelo pá, é só bota abaixo!Aos teus olhos está tudo mal...

                                                Com que então o Estádio Cidade de Coimbra está no sitío errado??? Causa confusão??? De todos os estádio do Euro é o melhor utilizado na vertente extra-futebol e graças a quê? À sua localização claro! Tu devias querer um Estádio destes em Antanhol para justificar o crescimento da cidade não era? E que se fazia aqui no meio da Solum? Mais uns prédiozinhos de habitação para variar? Houve uma autarquia vizinha(Aveiro) que teve a brilhante(not) ideia de ir construir um estádio de futebol na periferia da cidade. Qualquer dia vem abaixo dada a sua inutilidade.

                                                Eu moro ao pé do Estádio e não me causa confusão nenhuma aliás só tenho é a agradecer a ter uma infraestrutura daquelas a dois passos de casa, visto que o Estádio não é somente um campo de futebol é também um Shopping, um Hipermercado, um ginásio, uma clinica de saúde(excelente diga-se), bares, serviços vários... Lá porque duas vezes por mês há um jogo de futebol ou um concerto esporádico ia agora levantar a questão da confusão que é gerada por esses eventos? São mais os beneficíos que as contrapartidas mas quando só se quer ver o lado negativo não há nada a fazer não é verdade?
                                                Concordo.
                                                O estádio fora da cidade ou mais afastado do centro seria um grande elefante branco, com pouca utilização.

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                  Eu também nunca concordei com Taveiro, sempre defendi que fosse fora do centro da cidade mas não tão longe, antes da sua construção defendia que fosse construido na zona onde estão os campos de treino, na altura não existia ali nada e era possivel fazer um projecto engraçado ali, com bons acessos, Estação nova, ...

                                                  Vocês deram-se ao trabalho de ler o post , ou estão só a chamar velho do Restelo, sem saber o que estão a comentar.

                                                  Do outro lado do Choupal é longe!? Vocês querem viver num aldeia, afinal quem é que tem tendencias para manter tudo no mesmo sitio, no centro, como os velhos?

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    Vocês deram-se ao trabalho de ler o post , ou estão só a chamar velho do Restelo, sem saber o que estão a comentar.

                                                    Do outro lado do Choupal é longe!? Vocês querem viver num aldeia, afinal quem é que tem tendencias para manter tudo no mesmo sitio, no centro, como os velhos?
                                                    Antes de mais nada eu referi Antanhol propositadamente para não particularizar...

                                                    Vais-me desculpar mas a tua linha de raciocínio...

                                                    Comparar o Fórum ao Dolce Vita? Porque te dá jeito certo? Queres a todo o custo promover tudo que esteja situado na outra margem do Mondego para quê concretamente? Um cidade tem de ter um núcleo forte não é dispersar serviços e habitação num raio de 20 km; a fazê-lo será porque esse núcleo já atingiu o máximo possível de desenvolvimento/evolução, até isso acontecer é modernizar o que está desactualizado.
                                                    Haverá sempre o centro e a periferia em cada cidade, com vantagens e desvantagens para ambas as localizações. Não sei que idade tens mas se vives em Coimbra há pelo menos 6 anos sabes o quanto foi feito desde então, não o reconhecer é ser cego ou mal informado.

                                                    Não estou a dizer que tudo é perfeito e que não podia ser feito de outra forma mas um facto concreto e inegável é que Coimbra cresceu muito nos últimos anos, aumentando e muito a qualidade de vida de quem nela mora.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                      Antes de mais nada eu referi Antanhol propositadamente para não particularizar...

                                                      Vais-me desculpar mas a tua linha de raciocínio...

                                                      Comparar o Fórum ao Dolce Vita? Porque te dá jeito certo? Queres a todo o custo promover tudo que esteja situado na outra margem do Mondego para quê concretamente? Um cidade tem de ter um núcleo forte não é dispersar serviços e habitação num raio de 20 km; a fazê-lo será porque esse núcleo já atingiu o máximo possível de desenvolvimento/evolução, até isso acontecer é modernizar o que está desactualizado.
                                                      Haverá sempre o centro e a periferia em cada cidade, com vantagens e desvantagens para ambas as localizações. Não sei que idade tens mas se vives em Coimbra há pelo menos 6 anos sabes o quanto foi feito desde então, não o reconhecer é ser cego ou mal informado.

                                                      Não estou a dizer que tudo é perfeito e que não podia ser feito de outra forma mas um facto concreto e inegável é que Coimbra cresceu muito nos últimos anos, aumentando e muito a qualidade de vida de quem nela mora.

                                                      Quanto aos 6 anos estás a tentar politizar a conversa, mas estavamos a falar de Coimbra.


                                                      Quanto ao Forum Coimbra, qualquer pessoa que visite vê que é superior em tudo ao Dolce Vita se queres dizer bem do Dolce só porque está perto da tua casa diz, mas é uma realidade que como Shopping o Forum Coimbra é superior.


                                                      Mas tens outros exemplos o Centro Comercial Avenida está mais no centro da cidade e nunca prestou, alias nessa altura preferia o velhinho Girasolum pelo menos podia-se circular.

                                                      Já percebi que cultivas o espirito muito enraizado em Coimbra de que tem de ser tudo no centro, tem que ser uma aldeia grande e depois quem quiser que vá para a periferia, mas não tem direito a nenhuns serviços, enfim...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                        Quanto aos 6 anos estás a tentar politizar a conversa, mas estavamos a falar de Coimbra.

                                                        Mas qual politica qual quê! Eu apenas fiz referência aos ultimos 6 anos pois foi neste período que Coimbra mudou bastante.

                                                        Quanto ao Forum Coimbra, qualquer pessoa que visite vê que é superior em tudo ao Dolce Vita se queres dizer bem do Dolce só porque está perto da tua casa diz, mas é uma realidade que como Shopping o Forum Coimbra é superior.

                                                        Sim, o Fórum é comercialmente superior ao Dolce Vita e daí? Isso invalida a mais valia do DV no coração da Solum??? A nível de supermercado o Jumbo é superior ao Continente sabias? E bate-se contra dois, um em cada margem do rio! No que o Fórum Coimbra se destaca e bem é na restauração, dá 15 a zero ao DV e isso chama muitos clientes, sendo eu um deles. Resumindo, cada um com as suas virtudes e defeitos ok?


                                                        Mas tens outros exemplos o Centro Comercial Avenida está mais no centro da cidade e nunca prestou, alias nessa altura preferia o velhinho Girasolum pelo menos podia-se circular.

                                                        Boa, agora vamos discutir onde fica precisamente o centro da cidade?

                                                        Já percebi que cultivas o espirito muito enraizado em Coimbra de que tem de ser tudo no centro, tem que ser uma aldeia grande e depois quem quiser que vá para a periferia, mas não tem direito a nenhuns serviços, enfim...

                                                        Não cultivo nada não sei onde foste buscar essa ideia! Mas diz-em lá tu querias os serviços na periferia por alma de quem? E depois quem fosse do centro da cidade deslocar-se-ia a São Martinho do Bispo para ir às Finanças? Eu gostaria muito que o Metropolitano chegasse à periferia e pudesse servir mais utentes mas pelo teu discurso dá a impressão que tudo está fora de sitío simplesmente porque... está no centro da "aldeia".

                                                        As grandes cidades são como castelos, há quem viva dentro das muralhas e quem viva fora delas mas todos fazemos parte do mesmo reino!
                                                        Respostas a bold...

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                          Respostas a bold...
                                                          Estás muito enganado quando dizes: As grandes cidades são como castelos, há quem viva dentro das muralhas e quem viva fora delas mas todos fazemos parte do mesmo reino!

                                                          Hoje as cidades não são mais castelos com muralhas como dizes, isso era a concepção à 50 anos, desde à varios anos que as pessoas para irem a um banco, companhia de seguros,etc... não precisam de ir ao centro da cidade como tu dizes, porque existem agências espalhadas por toda a cidade, e isto inclui a tua periferia.

                                                          Quanto a Coimbra estás muito enganado isto não é o Porto versus Gaia, ou Lisboa versus Almada, Coimbra como cidade engloba Sta Clara e S. Martinho do Bispo à decadas, era bom que as pessoas interiorizem isso, não è só a periferia como tu dizes a pagar licenças de construção para alimentar o centro, porque é dai que vem a maior fonte de receitas da Camara.

                                                          Quanto a Coimbra, todos os doentes da zona Sul vão para o Hospital dos Covões e todos os do Norte vão para os HUC, como vês não obedece aos teus preconceitos de Castelo com muralhas.

                                                          Mais com a aproximação que a Internet trouxe, transformando o mundo naquilo que alguns intitularam de aldeia global, hoje podes ter um escritorio em qualquer ponto da cidade e estares virtualmente ligado aos clientes, isto faz com que cada vez seja menos atractivo para as empresas terem os escritorios no centro onde existem dificuldades de acesso, por isso todas as empresas com salões de exposição ou com necessidades de fazer demonstrações de produtos, cursos, etc... deslocam-se para o que tu intitulaste de periferia do castelo, conclusão cada vez menos existem as muralhas que tu falas e cada vez mais os centros das cidades estão a ficar desertos, cheios de casas velhas abandonadas e negocios a falir, vivemos noutra epoca em que a Internet revolucionou o mercado, e as muralhas dos castelos ruiram.
                                                          Editado pela última vez por VitorPatricio; 17 March 2010, 08:51.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                            Não estou a dizer que tudo é perfeito e que não podia ser feito de outra forma mas um facto concreto e inegável é que Coimbra cresceu muito nos últimos anos, aumentando e muito a qualidade de vida de quem nela mora.
                                                            É verdade. Coimbra, mudou muito nos últimos anos, e mudou essencialmente para melhor. A cidade cresceu, está mais dinâmica, tem mais qualidade de vida (que é um dos factores que distingue Coimbra de outras cidade).

                                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                            Quanto ao Forum Coimbra, qualquer pessoa que visite vê que é superior em tudo ao Dolce Vita se queres dizer bem do Dolce só porque está perto da tua casa diz, mas é uma realidade que como Shopping o Forum Coimbra é superior.
                                                            Não vejo necessidade de estar a comparar os dois centros comerciais.
                                                            O dolce vita está localizado esta na zona de Coimbra com mais densidade populacional. Querias que construíssem o DV ao lado do fórum para ambos terem umas vistas excelentes?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                                              É verdade. Coimbra, mudou muito nos últimos anos, e mudou essencialmente para melhor. A cidade cresceu, está mais dinâmica, tem mais qualidade de vida (que é um dos factores que distingue Coimbra de outras cidade).


                                                              Não vejo necessidade de estar a comparar os dois centros comerciais.
                                                              O dolce vita está localizado esta na zona de Coimbra com mais densidade populacional. Querias que construíssem o DV ao lado do fórum para ambos terem umas vistas excelentes?

                                                              Não apenas pretendo que não desvalorizem o que está fora das muralhas.

                                                              Já agora onde estão as muralhas? Depois falam de velhos do Restelo

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