Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como denunciar fugas aos impostos de profissionais da construção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Entao se ha pedreiros a recibo verdes afinal parece que mesmo sem perceber nada de impostos tinha razão.

    Só uma duvida...e se for um pedreiro criativo e polivalente nao se pode colectar como um tecnico apenas ou eventualmente um artista?
    Originalmente Colocado por kushinadaime
    Haver há, abriram actividade...
    Mas não está correcto por isso é que
    Originalmente Colocado por kushinadaime
    ...recusou o recibo verde e em muitos casos se recusa a pagar enquanto não vier uma factura em condições.
    E quanto ao pedreiros criativos pode, tem é que ser capaz de demonstrar por A+B e sem sombra para dúvidas que a sua actividade é de por exemplo de escultor apenas e somente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      Na evolução das empresas há um "ponto de equilibrio" em que deixam de existir vantagens relevantes em "fugir ao fisco".
      Sim porque todos sabemos que há vantagens. Se formos a um supermercado, trouxermos produtos e não os pagarmos também temos vantagens. O problema é quando somos apanhados.....

      E depois é o cromo das finanças que é um grande filho da mãe dele e mais não sei o quê.

      Já vi empresas da dimensão que me aparenta a do Lostfan fecharem as portas por causa de brincadeiras aparentemente insignificantes. E a coisa vai andando anos e anos ..... até um dia. E depois juntar 1, 2, 3, 4 anos de correcções pode ser complicado .....

      Quanto ao facto de se ser empregado e o dinheiro cair ao fim do mês isso são simplesmente opções de vida.

      Eu fiz a minha. Mas o "meu mundo (€€€€) " há 24 anos atrás não era o mesmo mundo de há 10 anos atrás. E nessa altura já não fazia sentido inverter o caminho....

      Mas cada um tem que viver com as opções que toma. E não lamentar o caminho que se seguiu. Eu não lamento!
      O meu pai também não se arrepende, embora muitas vezes diga que o que se ganha/ganhou a mais não compense as dores de cabeça.

      De resto sempre pagou os seus impostos, que não era assim tão poucos quanto isso, nunca teve prejuízo e nunca recebeu ajudas do estado... Todos fossem assim!

      Curiosamente um que lhe deve, não paga aos empregados há meio ano, mas o iate de 250 mil € ainda não há muitos anos foi comprado com dinheiro de apoios da UE...

      Comentário


        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
        Eu já conhecia o acordão mas nunca o li, mas conheço o código de IVA de trás para a frente e de frente para trás. Aliás, penso que conheço, porque de vez em quando vem alguém e diz que afinal estou a interpretar mal o código.
        Para mim o CIVA é das coisas mais intragáveis e confusas que existe à face da terra.

        Mas o que mais me revolta no meio disto tudo são os preciosismos que alguns inspectores encontram para justificar o combate à evasão ao fiscal. Um gajo paga o imposto que é devido e depois ainda é acusado de fugir ao fisco.
        Já para não falar na intransigência de muitos chefes/inspectores das finanças nas suas interpretações aos vários códigos, ao uso de tributação por métodos indirectos, etc.

        Para mim chega a ser um abuso de poder, mas isto sou eu que estou deste lado (do lado dos vigaristas ) que insistem em entregar o imposto ao estado.

        E o mais giro desta história toda é que o Estado português até aprova os actos presumivelmente ilícitos, desde que receba 50% do valor está claro. Aqui já não se coloca o problema da evasão fiscal!!!!

        Eu pessoalmente até nem tenho muita razão de queixa, tento sempre colaborar com os serviços, até porque quem não deve não teme, mas já vi/ouvi/li coisas que não lembram ao diabo, e depois é claro, vou aprendendo com os erros dos outros.
        Há muito a mudar nesta relação (fisco/empresas) e enquanto ambos não fizerem um esforço nesse sentido vamos continuar na mesma lenga lenga do costume.
        Vamos por partes....

        O Código do IVA é o único que dá a sensação de ser muito simples, mas quando se começa a ler a coisa pode-se complicar.... principalmente se começarmos pelo art.º 6º . Mas a coisa a partir de 2010 ficou um bocadinho mais simplificada....Mas ainda não me debrucei devidamente sobre a coisa.

        Interpretações/metodos indirectos.... cada caso é um caso, mas se os sócios gerentes ganham € 600,00/mês há 5 anos e deslaram € 3.427,00 de lucro para efeitos de IRc há 6 anos, se calhar alguma coisa pode estar mal .... Depois há que fazer raciocinio lógicos conducentes à "reposição da verdade fiscal"....

        Os 50%, estás a falar de despesas não devidamente documentadas, certo ?
        À parte despesas ilicitas/ilegais que são outra questão, o que o Estado faz é "indirectamente penalizar (não aceitando o custo) e tributar indirectamente em IR/Seg social....

        Não me lembro há quanto tempo trabalhas, mas a relação Fisco/Contribuinte há 20 anos atrás não tinha nada a ver com a actual. Pergunta aos mais antigos...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
          Ainda o ano passado fui fiscalizado, e pasmem-se bate tudo certinho..... Os meus supostos incumprimentos limitam-se a situações onde o controle é na practica impossivel de se realizar.... e mais não digo, se percebes disto, como ja vi que sim, ves onde quero chegar.....
          Pá se está tudo certo, tudo bem!

          Nada é impossível, mas muitas das vezes vai-se direccionado para analisar situações concretas e o que está "ao lado", não sendo relevante, pode ficar para mais tarde...se se tornar relevante.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Tive a ler os teus post e sinceramente acredito que percebas bastante do assunto mas continuo sem perceber uma coisa...

            Afinal há ou nao há pedreiros a trabalharem a recibo verde?

            Eu disse que sim(tinha essa ideia)... tu disseste que nao... agora pareceu-me que dizes que sim...

            afinal como ficamos?
            Eles se ficarem com os recibos verdes ficam mal ....

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Entao se ha pedreiros a recibo verdes afinal parece que mesmo sem perceber nada de impostos tinha razão.

              Só uma duvida...e se for um pedreiro criativo e polivalente nao se pode colectar como um tecnico apenas ou eventualmente um artista?
              Isso é o quê ? Um que assenta os tijolos ao contrário ?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                Vamos por partes....

                O Código do IVA é o único que dá a sensação de ser muito simples, mas quando se começa a ler a coisa pode-se complicar.... principalmente se começarmos pelo art.º 6º . Mas a coisa a partir de 2010 ficou um bocadinho mais simplificada....Mas ainda não me debrucei devidamente sobre a coisa.

                Interpretações/metodos indirectos.... cada caso é um caso, mas se os sócios gerentes ganham € 600,00/mês há 5 anos e deslaram € 3.427,00 de lucro para efeitos de IRc há 6 anos, se calhar alguma coisa pode estar mal .... Depois há que fazer raciocinio lógicos conducentes à "reposição da verdade fiscal"....

                Os 50%, estás a falar de despesas não devidamente documentadas, certo ?
                À parte despesas ilicitas/ilegais que são outra questão, o que o Estado faz é "indirectamente penalizar (não aceitando o custo) e tributar indirectamente em IR/Seg social....

                Não me lembro há quanto tempo trabalhas, mas a relação Fisco/Contribuinte há 20 anos atrás não tinha nada a ver com a actual. Pergunta aos mais antigos...
                Vamos lá então por partes.

                1º O CIVA engana muito, de facto à primeira vista parece muito simples mas e como tu próprio referiste basta começar a ler para mudar logo de ideias.
                Vamos lá ver se eles simplificaram a coisa, às vezes ao simplificar ainda conseguem complicar mais.

                Em relação às interpretações/métodos indirectos, reconheço que cada caso é um caso (o caso exposto até pode ser real), mas há casos em que existe um claro abuso. Prova disso são os processos que muitas empresas colocam à AF graças à aplicação dessas interpretações/métodos indirectos. Mas eu (por enquanto) não tenho razões de queixa.

                Oh pá, deixaste-me completamente confuso em relação às despesas não documentadas (vulgo despesas confidenciais).
                Tributação em IR/Seg. Social?
                Se assim for deixam de ser despesas confidencias e passam a ser custos aceites uma vez que entram como rendimento na categoria A. (Certo?? )
                E depois existe uma diferença (pelo menos agora existe) entre despesas indevidamente documentadas e despesas não documentadas.
                As primeiras não são aceites como custo e não estão sujeitas a tributação autónoma.
                As segundas não são aceites como custo, não são documentadas (não existe um documento de suporte) e estão sujeitas a uma taxa de tributação autónoma de 50%.
                Estas despesas são uma afronta ao combate à evasão fiscal porque não esclarecem qual o seu destino,
                Tanto pode ser para pagar serviços de alguém que não está colectado, como para pagar umas luvas, ninguém sabe qual o destino destas despesas, portanto o Estado em vez de fiscalizar o destino dado ao dinheiro tributa em 50%.

                Se tiveres outra interpretação agradeço a partilha.

                Eu trabalho apenas há 5 anos com a AF por isso ainda estou muito verdinho, mas já sei reclamar como gente grande.

                Comentário


                  Todos os códigos enganam mto. A lei é o caraças! Há sempre um mas, um e, um ou, uma jurisprudência, uma excepção....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                    Todos os códigos enganam mto. A lei é o caraças! Há sempre um mas, um e, um ou, uma jurisprudência, uma excepção....
                    Nem todos, às vezes à primeira leitura até pode escapar um "mas", um "ou", ou até um "e", mas normalmente à segunda leitura já se consegue desvendar o que o legislador pretende. Basta prestar bem atenção e perceber um pouco da coisa que se chega lá facilmente.

                    Para mim, a grande maioria dos códigos fiscais até são de fácil interpretação, têm lá um ou outro senão, mas a maioria das leis são claras, mas o CIVA é uma coisa por demais, quanto mais leio mais confuso fico.

                    Vou ter que comprar um código anotado para 2010. Não queria gastar dinheiro mas lá terá que ser.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                      Vamos lá então por partes.

                      1º O CIVA engana muito, de facto à primeira vista parece muito simples mas e como tu próprio referiste basta começar a ler para mudar logo de ideias.
                      Vamos lá ver se eles simplificaram a coisa, às vezes ao simplificar ainda conseguem complicar mais.

                      Em relação às interpretações/métodos indirectos, reconheço que cada caso é um caso (o caso exposto até pode ser real), mas há casos em que existe um claro abuso. Prova disso são os processos que muitas empresas colocam à AF graças à aplicação dessas interpretações/métodos indirectos. Mas eu (por enquanto) não tenho razões de queixa.

                      Oh pá, deixaste-me completamente confuso em relação às despesas não documentadas (vulgo despesas confidenciais).
                      Tributação em IR/Seg. Social?
                      Se assim for deixam de ser despesas confidencias e passam a ser custos aceites uma vez que entram como rendimento na categoria A. (Certo?? )
                      E depois existe uma diferença (pelo menos agora existe) entre despesas indevidamente documentadas e despesas não documentadas.
                      As primeiras não são aceites como custo e não estão sujeitas a tributação autónoma.
                      As segundas não são aceites como custo, não são documentadas (não existe um documento de suporte) e estão sujeitas a uma taxa de tributação autónoma de 50%.
                      Estas despesas são uma afronta ao combate à evasão fiscal porque não esclarecem qual o seu destino,
                      Tanto pode ser para pagar serviços de alguém que não está colectado, como para pagar umas luvas, ninguém sabe qual o destino destas despesas, portanto o Estado em vez de fiscalizar o destino dado ao dinheiro tributa em 50%.

                      Se tiveres outra interpretação agradeço a partilha.

                      Eu trabalho apenas há 5 anos com a AF por isso ainda estou muito verdinho, mas já sei reclamar como gente grande.
                      Já não há despesas confidenciais. Só (45º e 88º) - não documentadas.

                      index_irc


                      Quanto ao IR/SS falei niso como poderia falar noutros ...
                      Imagina o seguinte:
                      - Tens aí um varão no escritório
                      - Contratas uma bailarina
                      - Ela dança
                      - Tu pagas-lhe com um cheque da firma
                      - Ela não te passa o recibo dos € 5.000,00
                      - Metes a despesa na firma para efeitos contabilisticos
                      - Para efeitos fiscais não é custo, logo estás a levar com 25% indirectos (penalização)
                      - Depois ainda te dizem que és tributado autónomamente à taxa de 50%.

                      Agora imagina que ela passava recibo:
                      - Tinha uma empresa a funcionar que se dedicava a danças no varão
                      - Passava-te um recibo de € 5.000,00. Tu fazias retenção de 20%.
                      - Ele como tinha um trabalho altamente lucrativo, dos € 5.000,00, lucrava € 4.000,00, logo IRC de 25% sobre esse valor.
                      - Como tinha ordenado, tinha que pagar seg social (24.75% +-), seguro .....

                      Ou seja os 50% têm como objectivo simplesmente que alguém pague de outra forma o que não foi pago ... e se fizeres bem as contas se calhar, se não fosse a não aceitação do custo não era demais....

                      Comentário


                        Oh pá, varões e bailarinas.

                        Oh Omega eu assim não consigo raciocinar, só consigo visualizar uma menina a dançar no meu escritório. ....o resto foi blah blah whiskas saquetas.

                        Mas já percebi onde queres chegar, mas mais uma vez quem é penalizado é quem cumpre com a lei, isso do meu ponto de vista é que está mal. Deveriam abolir esse artº para haver mais transparência.

                        Obrigado pelo explicação pormenorizada (oh pá por momentos consegui visualizar o cenário ).

                        Abraço

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X