Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PSD quer flexibilizar leis laborais enquanto durar o PEC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    Trata-se, e apenas, do óbvio que esses estudos, que nem deveriam ser necessários, apenas vêm confirmar.

    Aparentemente, o óbvio, nem sempre é claro. Quando a media nacional anda pelo 6º ano (contra a média de 10º anos de estudo nos colaboradores), percebe-se porque há dificuldades em entender o óbvio.

    Portugal não está ao nível da mentalidade dos países nórdicos. Logo, e como já foi, muito bem, referido, as receitas que para eles funcionam por cá não têm aplicação por todas as razões que todos nós, naturalmente, sabemos que existem...

    Não concordo nada com essa distinção, as pessoas são naturalmente más, num mundo sem regras e fiscalização, todos aproveitam como podem. A diferença entre os nórdicos e os do sul, acaba por ser a fiscalização, as leis racionais e a mão pesada para os que não cumprem. É isso que cria e molda mentalidades. Assim sendo, não basta aplicar receitas que funcionam lá, é preciso fiscalizar e punir a precariedade induzida, a facilidade com que se despede e um conjunto de estruturas que facilitam a precariedade.

    A flexibilidade, sublinho e reitero, gera empresários com muito menor sentido de responsabilidade.

    Há um abuso da palavra 'flexibilidade' quando aplicada nesta situação. Noutros países, flexibilizar é, por exemplo, transferir uma pessoa de uma 'empresa mãe' para outra do mesmo grupo, mantendo vencimento e vinculo, assim como regalias, por cá trata-se apenas de despedir, recorrendo a todo e qualquer subterfúgio.

    Lá fora flexibilizar é pegar numa pessoa que ocupa um posto de trabalho obsoleto, dar-lhe formação para a integrar na estrutura produtiva actualizada, por cá é apenas despedir porque se comprou um mac para uma função onde antes estava um pc.

    Flexibilizar é agilizar, é trabalho de equipa, é racionalizar e estudar métodos de produção, renovar, motivar pessoas, actualizar e modernizar.

    Aquilo que se faz por cá é liberdade e impunidade para despedir.


    Ora, no momento actual é precisamente desse tipo de empresários de que não precisamos, antes pelo contrário!

    Talvez o problema seja um pouco esse, nós não podemos querer empresários bons e renunciar aos maus, nas actuais condições os bons acabarão por se tornar maus e voltamos à mesma situação. Precisamos mesmo é de gente com iniciativa, com educação e sem o velho espírito de que 'nada dá por cá, até vir um espanhol ou alemão tirar partido disso e provar que dá', precisamos de regras e leis claras, de fiscalização constante e meios humanos para tal, de uma justiça isenta e rápida e de uma legislação laborar que, em vez de proteger quem nada quer fazer, ou facilitar o abuso do despedir, proteja o trabalho e incentive as boas soluções de gestão.
    Opinião a verde
    Só me esqueci de dizer uma coisa, a propósito do tópico das passagens directas do 8º para o 10º ano; dentro de pouco tempo, o valor para o mercado de trabalho, será igual, quer dos empresários, quer os colaboradores, uns compram mestrados, aos outros oferecem-lhes o 12º (para já). E só se poderá aproveitar quem estudou fora do país.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SECURITAS Ver Post
      É por este tipo de mentalidade que os trabalhadores devem ser protegidos .
      O que as empresas querem é usar e deitar fora .
      Comem a carne , comam os ossos !
      Se o trabalhador pensar em melhorar-se constantemente (como fazem no restante mundo dito desenvolvido), esse problema é irrelevante. Aliás, até desaparece, pois um bom empresário quer os melhores trabalhadores e de preferência em quem possa confiar. Mas claro que essa mentalidade reina num país onde maioritáriamente existe trabalho indiferenciado. O problema é esse, há que fomentar mais a criação de empresas que necessitem de mão de obra especializada...Supermercados, restaurantes de fast food,etc, isso são trabalhos para quem não quer estudar, quer ganhar algum depois das aulas, quer tirar um tempo para pensar na vida mas ganhar algum ao mesmo tempo...

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X