Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para que servem os escuteiros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Os verdadeiros:

    " Em 1913, após experiências feitas por vários grupos, foi fundada a primeira associação escotista portuguesa, a A.E.P. - Escoteiros de Portugal, segundo os princípios delineados por Lord Baden-Powell, o fundador do movimento escotista.
    ... "www.escoteiros.pt



    Os outros...

    "... Em 1923, a Igreja Católica idealizou criar outra associação escotista, mas com carácter uniconfessional, destinada exclusivamente aos jovens que professavam a religião Católica Romana. Assim nasceu o "Corpo de Scouts Católicos Portugueses", mais tarde "Corpo Nacional de Escutas".
    CNE :: Corpo Nacional de Escutas




    CUIDADO: http://paginadojoao.no.sapo.pt/odeioescuteiros.htm literatura que poderá ferir alguns!!
    Editado pela última vez por Kraliv; 07 June 2010, 09:40.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SECURITAS Ver Post
      A minha filha estou a pensar colocar ela nos escuteiros alguém me sabe informar o que é preciso ?
      Que gastos vou ter ?
      Não eras tu que controlavas as horas de entradas e saidas da tua filha e nunca a deixavas estudar em casa de amigas, só a deixavas estudar em casa e dizias que se a tua filha fosse gay era o maior desgoto que tu tinhas? Olha que se ela for para os escuteiros não lhe controlas as horas... e ela ali no meio da mata pode descobrir... digamos um outro lado da vida que tu não podes controlar ;)

      Comentário


        #93
        Nunca pertenci aos Escu(o)teiros.

        Como já disseram há realidades distintas, consoante o grupo a que se pertença.
        Em criança brincava mais na rua que em casa, passava o tempo com amigos, andar de bicicleta, etc., acampei com 9/10 anos talvez e tinha amigos que já o tinham feito mais cedo em colónias.

        Confesso que sempre associei um pouco ao movimento católico, como já aqui disseram nas procissões e missas.
        Ainda no outro dia estava no café com um amigo e as conversas de um grupo de escuteiros, enfim....

        Ou seja como alguém disse, isto é como tudo, fornece experiências em que cada depois irá utilizar, com bons e maus elementos, onde uns só querem para estar longe dos pais e com liberdade para fazer muitas coisas, outros gostam do contacto com a natureza e apreender algumas actividades (algumas descrições por ex. do Alves e do Real )

        P.s.- por norma apanho muitos a vender canetas na Praça de Espanha, por norma não adquiro. Podem aproveitar outros locais para angariar estes fundos que não em semáforos, na minha opinião.
        Ajudo mais depressa os Bombeiros Voluntários.
        Editado pela última vez por Valium; 07 June 2010, 10:47.

        Comentário


          #94
          Durante os anos que estive nos escuteiros, vi muita coisa que não me agradou. Muitos dos meus amigos da altura começaram a fumar e a beber lá... Ou melhor, essas acções eram potenciadas lá, pelo facto de nos acampamentos e caminhadas, estarem longe dos pais, mas muitos já o faziam na escola.

          Não foi por ter acesso a esses ambientes que me tornei fumador ou alcoólico (não fumo nem bebo com regularidade). Felizmente conseguia ter o discernimento para não fazer tudo o que os outros faziam e retirei muita coisa boa dos anos que lá passei.

          Acima de tudo, o que aquilo me ensinou, foi a ser independente, a estar longe de casa períodos mais ou menos longos de tempo. Tudo isso me deu muito jeito quando saí da Madeira para ir estudar para Guimarães.

          Mesmo sabendo que nem tudo são rosas lá dentro, o resultado foi claramente positivo!

          Comentário


            #95
            Nos EUA servem para as girl scouts venderem cookies e para povoar as fantasias de muito boa gente

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Nos EUA servem para as girl scouts venderem cookies e para povoar as fantasias de muito boa gente
              E não flasham?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                E não flasham?
                Depende do números de caixas que comprares.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Depende do números de caixas que comprares.
                  Se é para comprar vou a outro lado. Sempre tenho mais garantias ao nível da facturação.

                  Comentário


                    #99


                    O que eu me rio com a ideia generalizada que por aqui anda dos escuteiros!

                    Eu fui (quer dizer, nunca se deixa de ser) escuteiro até ao momento em que notei que podia progredir por mim mesmo. Sim, progredir, porque nos escuteiros foi isso que me aconteceu.

                    Entrei muito novo (aí com 10 anos) por opção própria, não conhecia ninguém e desde aí que tive que me "virar", lidar com todo o tipo de pessoas.

                    Lembro-me que a minha patrulha tinha desde filhos de professores universitários e vereadores de câmaras municipais a traficantes de droga adolescentes, e todos nos dávamos às mil maravilhas, ali, apesar das nossas diferenças "lá fora" éramos uma patrulha, uma equipa.

                    Aprendi imensas coisas, desde o nível pessoal, a compreensão, a exigência, a tolerância, a liderança, até ao nível prático, coisas que ainda hoje se nota a diferença, uma "prática do mato", um sentido das coisas, desde tirar azimutes a descer de um ponto alto com uma corda (recuperando esta no final), a saber o que levar, o que fazer em situações de emergência, como "sobreviver" o tempo que fosse preciso, só com a roupa do corpo.

                    É verdade que nem todos os escuteiros são como os que "nós" fomos (nós éramos verdadeiros bixos do mato), há pessoas boas e más em todo o lado, e longe de mim concordar com todas as regras escutistas...

                    Quanto a peditórios, eu detestava participar, mas se ajudar o banco alimentar é mau, a liga portuguesa contra o cancro e os bombeiros da cidade (alguns dos peditórios que me lembro) é algo mau, então há aqui pessoas com uma terrível falta de perspectiva e/ou vivências. Se calhar fazia-lhes falta uns tempos nos escuteiros...

                    Ah...eu lembro-me de ir com mais escuteiros roçar mato (fazendo mais barato que os "jornaleiros") para juntar dinheiro para os nossos acampamentos, não tendo assim sequer que pedir aos nossos pais dinheiro (que de bom grado muitos dariam).

                    Acima de tudo, o que se transmite nos escuteiros são valores (que muito faltam hoje em dia)...se todos apanham a mensagem? De certeza que não, mas se uns poucos apanharem, então o mundo será um pouco melhor...(é esse o objectivo).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post


                      O que eu me rio com a ideia generalizada que por aqui anda dos escuteiros!

                      Eu fui (quer dizer, nunca se deixa de ser) escuteiro até ao momento em que notei que podia progredir por mim mesmo. Sim, progredir, porque nos escuteiros foi isso que me aconteceu.

                      Entrei muito novo (aí com 10 anos) por opção própria, não conhecia ninguém e desde aí que tive que me "virar", lidar com todo o tipo de pessoas.

                      Lembro-me que a minha patrulha tinha desde filhos de professores universitários e vereadores de câmaras municipais a traficantes de droga adolescentes, e todos nos dávamos às mil maravilhas, ali, apesar das nossas diferenças "lá fora" éramos uma patrulha, uma equipa.

                      Aprendi imensas coisas, desde o nível pessoal, a compreensão, a exigência, a tolerância, a liderança, até ao nível prático, coisas que ainda hoje se nota a diferença, uma "prática do mato", um sentido das coisas, desde tirar azimutes a descer de um ponto alto com uma corda (recuperando esta no final), a saber o que levar, o que fazer em situações de emergência, como "sobreviver" o tempo que fosse preciso, só com a roupa do corpo.

                      É verdade que nem todos os escuteiros são como os que "nós" fomos (nós éramos verdadeiros bixos do mato), há pessoas boas e más em todo o lado, e longe de mim concordar com todas as regras escutistas...

                      Quanto a peditórios, eu detestava participar, mas se ajudar o banco alimentar é mau, a liga portuguesa contra o cancro e os bombeiros da cidade (alguns dos peditórios que me lembro) é algo mau, então há aqui pessoas com uma terrível falta de perspectiva e/ou vivências. Se calhar fazia-lhes falta uns tempos nos escuteiros...

                      Ah...eu lembro-me de ir com mais escuteiros roçar mato (fazendo mais barato que os "jornaleiros") para juntar dinheiro para os nossos acampamentos, não tendo assim sequer que pedir aos nossos pais dinheiro (que de bom grado muitos dariam).

                      Acima de tudo, o que se transmite nos escuteiros são valores (que muito faltam hoje em dia)...se todos apanham a mensagem? De certeza que não, mas se uns poucos apanharem, então o mundo será um pouco melhor...(é esse o objectivo).
                      Epá este lado exagerado, parece que queres transparecer que tem o mesmo treino que os comandos para sobreviver no mato!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                        Epá este lado exagerado, parece que queres transparecer que tem o mesmo treino que os comandos para sobreviver no mato!
                        Só nos comandos se aprende a sobreviver no mato? Pensei que os comandos eram para guerra e não para sobrevivência.

                        Não vi exagero nenhum na frase dele.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                          Epá este lado exagerado, parece que queres transparecer que tem o mesmo treino que os comandos para sobreviver no mato!
                          Com 18 anos eu e mais 3 indivíduos atravessámos o Gerês a pé transportando tudo o que precisávamos excepto bússulas e lanternas. [EDIT: e um telemóvel que só foi ligado duas vezes (à partida e no ponto de chegada)]. Demorou 3 dias, mas foi divertido! (isto foi uma actividade de amigos, por acaso tínhamos sido da mesma equipa, mas não foi "patrocinada" por escuteiros)

                          Claro que não temos o treino de comandos, mas não somos burros nenhuns, e temos algum "know-how"...claro que não aprendemos isso na escola, nem a jogar PC.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            Só nos comandos se aprende a sobreviver no mato? Pensei que os comandos eram para guerra e não para sobrevivência.

                            Não vi exagero nenhum na frase dele.
                            E eles não tem treino de sobrevivência no mato?E deve ser bem mais avançado que dos escuteiros!

                            É exagero, porque aquilo parece que é um curso de sobrevivência brutal!
                            Escuteiros levam lá as coisas deles, e tão treinados pa fazer determinadas coisas, mas em emergências e em questões de sobrevivências, como ele mencionou, onde não tivessem os materiais todos e não estivessem em grupo, duvido muito das capacidades de sobrevivência deles, enquanto que um comando já foi mesmo treinado para casos extremos!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                              E eles não tem treino de sobrevivência no mato?E deve ser bem mais avançado que dos escuteiros!

                              É exagero, porque aquilo parece que é um curso de sobrevivência brutal!
                              Escuteiros levam lá as coisas deles, e tão treinados pa fazer determinadas coisas, mas em emergências e em questões de sobrevivências, como ele mencionou, onde não tivessem os materiais todos e não estivessem em grupo, duvido muito das capacidades de sobrevivência deles, enquanto que um comando já foi mesmo treinado para casos extremos!
                              Bom, nem vou discutir isso. Há escuteiros e escuteiros. Há os que se devem interessar por ponto de cruz, e outros que se devem interessar por sobrevivência e essas "tretas" mais hardcore. Penso que em comum têm o facto de gostar da vida ao ar livre, de acampar, da natureza e do espírito de grupo.

                              Um comando é um profissional, tem um propósito e é pago para tal. Mau era se não cumprisse as suas obrigações de saber o que fazer em situações apertadas.

                              Bolas para a comparação. E por sinal tive um chefe que era fuzileiro, e um indivíduo, não da minha equipa, mas de outra do mesmo agrupamento esteve umas boas temporadas nos Rangers Portugueses. São só exemplos de que uma coisa pode levar à outra (e vice-versa ).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Desde sempre me questiono com a real utilidade destes agrupamentos de jovens normalmente associados á igreja que se dão pelo nome de escuteiros.
                                (...)
                                Já agora:

                                Para que servem as claques de futebol?

                                Melhor:

                                Para que servem os clubes de futebol?

                                Ou ainda:

                                Porque razão há sócios de clubes de futebol que pagam quotas?

                                Acho isto muito mais misterioso que a existência de escuteiros...

                                Robert Baden-Powell, 1st Baron Baden-Powell - Wikipedia, the free encyclopedia
                                Portal:Scouting - Wikipedia, the free encyclopedia

                                NOTA:
                                Nunca fui escuteiro, pelo que não estou a defender a "minha dama".
                                Apenas acho estranho que se questione a existência de algo que tem um
                                objectivo bem definido (como descrito nos links acima), e não se questione
                                a existência de outras coisas que considero bem mais inúteis.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                  E eles não tem treino de sobrevivência no mato?E deve ser bem mais avançado que dos escuteiros!

                                  É exagero, porque aquilo parece que é um curso de sobrevivência brutal!
                                  Escuteiros levam lá as coisas deles, e tão treinados pa fazer determinadas coisas, mas em emergências e em questões de sobrevivências, como ele mencionou, onde não tivessem os materiais todos e não estivessem em grupo, duvido muito das capacidades de sobrevivência deles, enquanto que um comando já foi mesmo treinado para casos extremos!
                                  Sim têm treino de sobrevivência, mas a função deles é combater. Para isso também precisam de sobreviver e sobreviver em ambiente de guerra.

                                  Agora sobreviver no mato não é só para tropas e já está explicado uns posts atrás.

                                  Não vejas coisas onde elas não existem.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Sim têm treino de sobrevivência, mas a função deles é combater. Para isso também precisam de sobreviver e sobreviver em ambiente de guerra.

                                    Agora sobreviver no mato não é só para tropas e já está explicado uns posts atrás.

                                    Não vejas coisas onde elas não existem.
                                    Pegar em material e atravessar o gerês ou acampar no mato é sobrevivência?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                      Pegar em material e atravessar o gerês ou acampar no mato é sobrevivência?
                                      Tens razão...
                                      Sobrevivência é andar no metro em hora de ponta.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                        Pegar em material e atravessar o gerês ou acampar no mato é sobrevivência?
                                        Então diz lá o que entendes por sobrevivência.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Tens razão...
                                          Sobrevivência é andar no metro em hora de ponta.
                                          Significado de Sobreviver

                                          Continuar a viver depois de outro; continuar existindo depois de grave perda.
                                          Resistir, enfrentar, atravessar, escapar: sobreviveu a todas as crises.


                                          Sim acampar no mato é mesmo sobreviver!

                                          Nem é ambiente controlado nem nada, por isso é que levam crianças, é porque é extremamente perigoso!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Então diz lá o que entendes por sobrevivência.
                                            Sobreviver é aplicada em casos extremos, e não em acampamentos!

                                            Sobreviver é lutares pela vida,como em alguns desastres de aviões, pessoas perdidas, onde as pessoas chegam a casos extremos e sobrevivem, ninguém diz, eu fui acampar com os escuteiros e sobrevivi, tive quase pa bater a bota!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                              Significado de Sobreviver

                                              Continuar a viver depois de outro; continuar existindo depois de grave perda.
                                              Resistir, enfrentar, atravessar, escapar: sobreviveu a todas as crises.


                                              Sim acampar no mato é mesmo sobreviver!

                                              Nem é ambiente controlado nem nada, por isso é que levam crianças, é porque é extremamente perigoso!
                                              Não entendeste...
                                              Explico:

                                              Se levares à cidade uma pessoa do campo, um bom exercício de sobrevivência
                                              é ver se consegue andar de metro sem se perder.

                                              Se levares ao campo uma pessoa da cidade, um bom exercício é ver se não
                                              se perde no meio do mato.

                                              No mato não há setas, não há estradas.
                                              hikers lost - Google Search

                                              Sim, é sobrevivência.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                Pegar em material e atravessar o gerês ou acampar no mato é sobrevivência?
                                                Bom...tu nunca atravessaste o Gerês, pois não?

                                                Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                Significado de Sobreviver

                                                Continuar a viver depois de outro; continuar existindo depois de grave perda.
                                                Resistir, enfrentar, atravessar, escapar: sobreviveu a todas as crises.


                                                Sim acampar no mato é mesmo sobreviver!

                                                Nem é ambiente controlado nem nada, por isso é que levam crianças, é porque é extremamente perigoso!
                                                E então, depois de grande perda: "perdemos" (de propósito) bússulas, telemóveis e lanternas! Ou estarias à espera que partíssemos uma perna ou rachássemos a cabeça a um amigo só para podermos chamar-lhe "sobrevivência"? A sobrevivência treina-se, que é para na hora da necessidade se saber fazer a coisa "second-nature"...não se provoca.

                                                Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                Sobreviver é aplicada em casos extremos, e não em acampamentos!

                                                Sobreviver é lutares pela vida,como em alguns desastres de aviões, pessoas perdidas, onde as pessoas chegam a casos extremos e sobrevivem, ninguém diz, eu fui acampar com os escuteiros e sobrevivi, tive quase pa bater a bota!
                                                Pronto...o que disse acima.

                                                De qualquer forma, se te virares para metade das pessoas na rua, lhes tirares a carteira e disseres "não podes ir a casa 3 dias e 3 noites" metade delas (para ser muito optimista) nem sabe em que buraco se meter.

                                                Como queiras, vá, não se sobrevive nos escuteiros...vive-se para lá...
                                                Ao menos fazem-se coisas úteis, como tirar lixo das praias, mariquices dessas, tudo com boa disposição, com amigos...de vez em quando lá se aprendem umas técnicas de sobrevivência muito básicas (como por exemplo onde ir beber água no meio dum mato e como saber se é boa para beber...não é ironia, são coisas muito básicas, mas que ajudam) que nunca se põem em prática...porque nunca acontece nada de grave a ninguém...

                                                Aliás...primeiros socorros, como os que aprendi numa actividade dos escuteiros não podem dar uma ajuda danada por exemplo num acidente que aconteça mesmo à minha frente numa auto-estrada...bahhhh...fracotes....
                                                Editado pela última vez por MrBrown; 07 June 2010, 16:54.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                  Sobreviver é aplicada em casos extremos, e não em acampamentos!

                                                  Sobreviver é lutares pela vida,como em alguns desastres de aviões, pessoas perdidas, onde as pessoas chegam a casos extremos e sobrevivem, ninguém diz, eu fui acampar com os escuteiros e sobrevivi, tive quase pa bater a bota!
                                                  Então para ti, tudo o que não seja balas, acidentes ou elefantes não é risco? A vida não é feita de extremos, embora toda a gente gosta de os usar para argumentar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    (...)
                                                    ninguém diz, eu fui acampar com os escuteiros e sobrevivi, tive quase pa bater a bota!
                                                    Também ninguém diz o mesmo quando está em treinos militares.

                                                    A isso chama-se treino de sobrevivência.

                                                    Já em provas militares as coisas podem ser mais complicadas (fui oficial do
                                                    exército, e dei recrutas onde tivemos de andar à procura de alguns pelotões
                                                    perdidos no meio do mato).

                                                    Depois, em cenários reais, é que esse treino poderá ser útil.

                                                    Ou estás à espera que se coloque a vida de alguém em risco só para dizer
                                                    que se está a fazer sobrevivência a sério?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Não entendeste...
                                                      Explico:

                                                      Se levares à cidade uma pessoa do campo, um bom exercício de sobrevivência
                                                      é ver se consegue andar de metro sem se perder.

                                                      Se levares ao campo uma pessoa da cidade, um bom exercício é ver se não
                                                      se perde no meio do mato.

                                                      No mato não há setas, não há estradas.
                                                      hikers lost - Google Search

                                                      Sim, é sobrevivência.

                                                      Imagina o haiti ainda á uns meses atrás, aquilo é sobrevivência, e um escuteiro estava melhor preparado para sobreviver ali?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Não entendeste...
                                                        Explico:

                                                        Se levares à cidade uma pessoa do campo, um bom exercício de sobrevivência
                                                        é ver se consegue andar de metro sem se perder.

                                                        Se levares ao campo uma pessoa da cidade, um bom exercício é ver se não
                                                        se perde no meio do mato.

                                                        No mato não há setas, não há estradas.
                                                        hikers lost - Google Search

                                                        Sim, é sobrevivência.
                                                        Cheira me que isso é orientação e não sobrevivência. Tudo bem que já usamos o termo para coisas mais brandas por assim dizer, mas no sentido da palavra sobrevivência serão situações onde hà um risco bastante grande para a tua vida.
                                                        Bem sei que alguns por aqui dirão que andar de metro em Lisboa é um risco para a vida mas pronto

                                                        Comentário


                                                          Ó Israel, que tal isto para extremo?

                                                          No livro do escutismo para rapazes tínhamos lá umas figuras de umas pegadas de camelo, o objectivo era descobrir de que pata é que o camelo era coxo (nada fácil, seria engraçado colocar aqui)...para um puto de 10/11 anos, o que é melhor que isto para ganhar algum sentido de sobrevivência e "esperteza" no mato? Em Portugal, fora o circo, nem camelos há! Mais extremo que isto só se utilizarem uma espécie extinta... :P

                                                          E depois estas coisas pequenas traduzem-se para a vida real!

                                                          Aliás, o próprio livro do escutismo para rapazes, escrito por Baden-Powell, apesar de todas as falhas que lhe reconheço continua a ser um fantástico manual de sobrevivência em qualquer tipo de selva, mesmo nas urbanas. Eu recomendaria a qualquer miúdo/a. Já para não falar de alguns valores que vinca.

                                                          EDIT: não tenho experiência militar por opção própria, mas estive numa prova de aptidão militar na força aérea (para pilav, a famosa PAM) e não que tenha sido extremamente agradável, mas foi muito mais fácil do que eu esperava que nos tivessem feito, chegou a ter momentos irónicos onde outros rapazes na altura até choravam e meia dúzia riam...tive a melhor classificação geral do grupo (é verdade que envolvia outras coisas que não "sobrevivência no mato", mas alguma vivência ajudava, não entrei por outros motivos).
                                                          Editado pela última vez por MrBrown; 07 June 2010, 17:09.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                            Bom...tu nunca atravessaste o Gerês, pois não?



                                                            E então, depois de grande perda: "perdemos" (de propósito) bússulas, telemóveis e lanternas! Ou estarias à espera que partíssemos uma perna ou rachássemos a cabeça a um amigo só para podermos chamar-lhe "sobrevivência"? A sobrevivência treina-se, que é para na hora da necessidade se saber fazer a coisa "second-nature"...não se provoca.



                                                            Pronto...o que disse acima.

                                                            De qualquer forma, se te virares para metade das pessoas na rua, lhes tirares a carteira e disseres "não podes ir a casa 3 dias e 3 noites" metade delas (para ser muito optimista) nem sabe em que buraco se meter.

                                                            Como queiras, vá, não se sobrevive nos escuteiros...vive-se para lá...
                                                            Ao menos fazem-se coisas úteis, como tirar lixo das praias, mariquices dessas, tudo com boa disposição, com amigos...de vez em quando lá se aprendem umas técnicas de sobrevivência muito básicas (como por exemplo onde ir beber água no meio dum mato e como saber se é boa para beber...não é ironia, são coisas muito básicas, mas que ajudam) que nunca se põem em prática...porque nunca acontece nada de grave a ninguém...

                                                            Aliás...primeiros socorros, como os que aprendi numa actividade dos escuteiros não podem dar uma ajuda danada por exemplo num acidente que aconteça mesmo à minha frente numa auto-estrada...bahhhh...fracotes....

                                                            Tem todo o mérito por isso, e ainda bem que o fazem

                                                            Eu não tenho nada contra os escuteiros, e nem ganho nada em estar a acusar-vos do que quer que seja, apenas acho que exageram nalgumas coisas, como no post do alves em que quase canonizou os escuteiros, e tu quase que lhes deste treino de tropa!
                                                            Cada coisa no seu lugar!

                                                            Comentário


                                                              Os escuteiros de hoje são os resquícios da mocidade portuguesa, em moldes menos políticos mas mais religiosos. É fruto de uma paranóia que alguns pais querem incutir nas crianças menos sociáveis. "Vais para lá fazer amigos."

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X