Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morreu José Saramago aos 87 anos (Faz 1 ano)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por NossaCapri Ver Post
    ERRADO colega!!! Eles têm o Deus deles e eu tenho o meu e só por isso aceito as criticas deles. Eles falam do meu e eu do deles. Agora nao aceito criticas de quem nao tem nenhum e critica os outros por terem, seja ele qual for
    Ps:Ó israel ao principio tavas do meu lado mas pelos vistos tamb te desconverteste.
    um dos problemas das relligiões monoteístas passa por isto... "Eles têm o Deus deles e eu tenho o meu".
    Se a religião é monoteísta, não deveria haver apenas um? Onde é que existe espaço para um deus por religião?

    Originalmente Colocado por NossaCapri Ver Post
    Sao mais os catolicos a provarem que existe do que o contrario.
    Ui... o problema dos religiosos passa por essas questões de provas e factos.
    O problema dos diversos escritos sagrados é que também evoluiram. De relatos factuais a interpretações diversas. Só prova que os religiosos não conseguem provar nada, quando se começa a dissecar certas "verdades"

    Originalmente Colocado por NossaCapri Ver Post
    Ja agora colega: ja viu alguma coisa que nao tivesse sido feita por Ele? Acha que o universo apareceu do nada?
    Provas? Olhe á sua volta
    E este é o outro problema da religião e teorias por eles apresentadas.

    É provável, que como espécie, nunca cheguemos ao ponto de compreender verdadeiramente e na totalidade tudo o que nos rodeia. O conhecimento do universo deu grandes saltos no último século, graças à evolução tecnológica, mas mesmo assim existem demasiadas perguntas por responder e irão continuar a haver.

    Agora, não se tente preencher as lacunas do conhecimento ou a incompreensão sobre determinados fenómenos com um monte de histórias da carochinha que não podem ser verificadas.

    Comentário


      A arrogância demonstrada pelas pessoas religiosas aqui neste tópico é por demais evidente.....incrível.

      Mas por engraçado que pareça, o mesmo acontece com os admiradores de Saramago, que demonstram uma arrogância extrema e sentem-se superior aos outros....


      Religiosos e admiradores de Saramago, uma certa contradiçãozita, mas acontece.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
        Convinha alguém independente para fazer uma auditoria e tirar as conclusões.

        Para mim é simples: Deus existe dentro da cabeça de todos aqueles que acreditam - e só aí.
        Eu acredito em Deus (uma figura, uma força, uma pessoa, o que seja) e também acredito que Deus possa existir apenas na minha cabeça (e de quem acredita). Mas se posso usar isso em meu favor, para me ajudar no dia-a-dia, porque não? Porque tudo tem de ter uma explicação científica? Ela existe sempre, mas há quem acredite em coincidência, destino, etc. O mesmo pode ser levado para Deus.

        Eu tenho fé, e ela ajuda-me a viver os piores momentos e também os melhores, não precisa de ser algo verdadeiro. Mas é algo que acredito e não preciso da aprovação dos outros. Reflectir estes assuntos deixa-me mais sereno e tem-me moldado para uma pessoa melhor, mesmo que nada exista já considero uma coisa boa.

        As pessoas não podem é ver a religião como futebol (acreditem ou não). Cada pessoa pode viver à sua maneira, desde que não prejudique o proximo. Assumindo que Deus existe mesmo, penso que ninguém será beneficiado/prejudicado por acreditar ou não acreditar, o que conta é o que fazemos, não o que dizemos ou pensamos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
          A arrogância demonstrada pelas pessoas religiosas aqui neste tópico é por demais evidente.....incrível.

          Mas por engraçado que pareça, o mesmo acontece com os admiradores de Saramago, que demonstram uma arrogância extrema e sentem-se superior aos outros....


          Religiosos e admiradores de Saramago, uma certa contradiçãozita, mas acontece.
          Apoiado 100% Tenho grande desgosto tanto nos admiradores do Saramago, que fazem tudo por tudo para branquear o passado dele(mais ainda como morreu), como os fanáticos religiosos, que mostram uma ideologia quase autoritário.

          No entanto, pessoas que estão no centro social(isso é, aqueles que simplesmente pensam que cada um deve pensar por si próprio e que a religião deve ser de livre decisão de cada um, como também o ateísmo) ouvem essa tralha toda como espectadores.

          Comentário


            Não sei como se chateiam com gente que já não tá viva.

            Morreu, já não chateia, seja para o bem, seja para o mal.

            Obrigado por, com ou sem vontade, ser associado à imagem de Portugal, pois no plano internacional dignificou Portugal.

            Mas pessoalmente, a par da morte de Cunhal, foi das mortes que mais alegria me deram.

            Em relação à igreja e Deus.

            Sempre que olhamos para trás vemos que a igreja é retrograda e estava completamente enganada. Foi assim na inquisição e em quase tudo.

            Foi assim à séculos atrás.

            E quando daqui a uns séculos se olhar para o século XX/XXI, com muitos dados que hoje ainda não existem, vão ver que a igreja continua retrograda e atrasada, o que por arrasto, leva as pessoas que nela acreditam.

            E claro que lá está a bela da fundação, que como todas as outras, só serve para uns meterem ao bolso, e ainda serem bem vistos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
              Já alguém o viu, ou viu coisas feitas por ele?
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Na idade média bastava apontar para os trovões, o sol, a lua, doenças, eclipses e todas as ocorrências impossíveis de explicar para provar a existência de deus.
              Óbvio, que não vai ser esse tipo de provas, tem de ser algo em concreto, não é só o ver ou não, é provar que existiu, através de investigação.

              Comentário


                Blogue Oliveira Martins : José Saramago: Na morte de um homem mau

                Comentário


                  Basta ler a descrição do blog desse senhor para entender que dali só pode sair asneira. O texto é, todo ele, asneira.

                  Comentário


                    Mas, Movyk, esta frase do texto é uma grande verdade :

                    José Saramago era um homem mau. Que o digam os seus colegas, que em pleno período revolucionário foram vítimas de saneamentos selvagens. O homem, nessa época, tinha o “estribo nos dentes”, e era imparável algoz como sub-director do Diário de Notícias. Tinha por desporto arruinar a vida de quem não era comunista como ele.

                    Comentário


                      Não vou defender o homem nem aceitar muita coisa que foi feita no período revolucionário, mas há situações que têm que ser deixadas para trás. Depois disso, o homem prestigiou Portugal e é um extraordinário embaixador das letras e da cultura portuguesa. Acho que isso chega.

                      Vir agora falar nuns saneamentos em 75, quando sabemos aquilo que o regime anterior fez a muita gente e sabemos que muita gente é trucidada hoje em dia - falo em sentido figurado, naturalmente -, só porque há gente incompetente, desonesta ou mal intencionada. (Ao escrever isto penso naqueles que perderam e perdem o emprego nos tempos que correm, gente a quem é retirada grande parte da dignidade).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                        Não vou defender o homem nem aceitar muita coisa que foi feita no período revolucionário, mas há situações que têm que ser deixadas para trás. Depois disso, o homem prestigiou Portugal e é um extraordinário embaixador das letras e da cultura portuguesa. Acho que isso chega.
                        Não, as coisas não são assim.

                        As pessoas querem forçosamente idolatrar o Saramago , e querem forçosamente esquecer o seu passado negro , e além disso querem quase proibir as pessoas de falarem disso.

                        E não, ele não elevou o nome de Portugal, porque devido a ele, lá fora, as pessoas pensam certamente " Aquele país não presta, de tal forma que o Nobel português teve de lá sair porque aquele país é demasiado pequeno para um grande escritor "....

                        Comentário


                          Claro que há gente que o quer idolatrar, sem dúvida. Não é o meu caso (nem sou comunista), mas acho que foi um escritor extraordinário - e que é por isso que ele vai ser lembrado. E acho uma certa graça a essa história de ele se ter ido embora. Ninguém quer saber disso, tal como ninguém quer saber onde vive Paul Auster ou Gore Vidal.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                            Não, as coisas não são assim.

                            As pessoas querem forçosamente idolatrar o Saramago , e querem forçosamente esquecer o seu passado negro , e além disso querem quase proibir as pessoas de falarem disso.

                            E não, ele não elevou o nome de Portugal, porque devido a ele, lá fora, as pessoas pensam certamente " Aquele país não presta, de tal forma que o Nobel português teve de lá sair porque aquele país é demasiado pequeno para um grande escritor "....
                            As pessoas sabem lá onde é que ele morava. O que fica para a história é o reconhecimento mundial pelo prémio Nobel, são os milhões de livros vendidos em todo o mundo e os livros adaptados ao cinema vistos por outros tantos milhões(?) de pessoas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              As pessoas sabem lá onde é que ele morava. O que fica para a história é o reconhecimento mundial pelo prémio Nobel, são os milhões de livros vendidos em todo o mundo e os livros adaptados ao cinema vistos por outros tantos milhões(?) de pessoas.
                              Talvez seja com dizes, mas dessa forma, ele não elevou o nome de portugal coisa nenhuma...elevou foi o nome dele. E pronto não tenho nada contra, mas é bem diferente do que aí diziam acerca dele elevar o nome do nosso país

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                Talvez seja com dizes, mas dessa forma, ele não elevou o nome de portugal coisa nenhuma...elevou foi o nome dele. E pronto não tenho nada contra, mas é bem diferente do que aí diziam acerca dele elevar o nome do nosso país
                                Se reparares muitos dos livros dele são passados em Portugal, não será isso também uma forma de promover o país?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Se reparares muitos dos livros dele são passados em Portugal, não será isso também uma forma de promover o país?
                                  Eu acho que não....quer dizer cada um interpreta como quiser.

                                  Por mim, ele deu a entender que Portugal só prestava nos livros, e que na realidade era um monte de esterco, daí ele se ter posto a mexer para Lanzarote...

                                  Comentário


                                    Não percebo esse drama de portugueses que vão viver para fora. O homem era casado com uma espanhola, fizeram-lhe o que fizeram, qual é o espanto de ter ído viver aqui para o lado? Não faziam o mesmo? Até eu fazia e não precisava de ser casado com uma espanhola nem que me censurassem.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                      Eu acho que não....quer dizer cada um interpreta como quiser.

                                      Por mim, ele deu a entender que Portugal só prestava nos livros, e que na realidade era um monte de esterco, daí ele se ter posto a mexer para Lanzarote...
                                      Então para ti qualquer pessoa que saia de Portugal não faz boa publicidade ao país? É como dizes, cada um interpreta como quiser.

                                      Comentário


                                        Devem estar a brincar....

                                        Uma coisa é emigrar, outra é amuar como um menino da escola, e emigrar.

                                        Se todas as pessoas fossem como ele, já ninguém debatia ideias, e já portugal estava um deserto.

                                        Curioso, ele no DN não suportava a opinião dos outros, e mandou-os embora. Mais tarde, só por não concordarem com ele, ele pirou-se. Está certo.

                                        Nunca ouviram ele a dizer " Se não fosse esse senhor, eu ainda hoje vivia em Portugal ".....

                                        " Depois do que lhe fizeram ", Zell, mas ele é alguma vítima não ???

                                        Engraçado vocês só se lembram do que supostamente lhe fizeram, que não lhe fizeram nada, mas não se lembram do que ele fez no DN...pois claro...isso já foi há muito tempo...

                                        Á pala disso é que eu tive uma discussão com a stora de português....ela disse que ele sofreu muito enquanto novo, e eu disse " calma lá stora, que ele também fez a vida negra a muita gente, no DN " e ela " ah pois mas isso agora não interessa aqui para a aula "....

                                        Pois.....os argumentos fogem, e pronto.

                                        Comentário


                                          Ah e já agora....Saramago deve ser o único emigrante que pode dizer mal de Portugal e ainda é bem visto.....

                                          Se fosse o Zé tó que de trás os montes que nos anos 60 emigrou para França e actualmente diz mal de Portugal, ai...caia o carmo e a trindade.....

                                          Comentário


                                            Este tópico já chateia, com uma data de malta a dizer "ganhou um Nobel, mas amuou, foi-se embora, saneou uns gajos e era comunista" e outros a dizer "nada disso interessa, pois o homem ganhou um Nobel".

                                            Eu digo "tinha muitos defeitos, mas era um escritor genial e isso é assinalável, num país cheio de gente com muitos defeitos e que não tem qualidade nenhuma".

                                            O que fica é a escrita. Eça não pagava as contas; o que ficou dele? Ficou a escrita maravilhosa.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                              Este tópico já chateia, com uma data de malta a dizer "ganhou um Nobel, mas amuou, foi-se embora, saneou uns gajos e era comunista" e outros a dizer "nada disso interessa, pois o homem ganhou um Nobel".

                                              Eu digo "tinha muitos defeitos, mas era um escritor genial e isso é assinalável, num país cheio de gente com muitos defeitos e que não tem qualidade nenhuma".

                                              O que fica é a escrita. Eça não pagava as contas; o que ficou dele? Ficou a escrita maravilhosa.
                                              Com tanta gente inteligente, talentosa e extraordinária que temos em Portugal e lá fora, estamos agora a nos chatear por causa de um escritor?

                                              Há portugueses, que mesmo sem escrever uma linha deram e dão mais a Portugal que um escritor, mesmo que tenha ganho um Nobel.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                                Devem estar a brincar....

                                                Uma coisa é emigrar, outra é amuar como um menino da escola, e emigrar.

                                                Se todas as pessoas fossem como ele, já ninguém debatia ideias, e já portugal estava um deserto.

                                                Curioso, ele no DN não suportava a opinião dos outros, e mandou-os embora. Mais tarde, só por não concordarem com ele, ele pirou-se. Está certo.

                                                Nunca ouviram ele a dizer " Se não fosse esse senhor, eu ainda hoje vivia em Portugal ".....

                                                " Depois do que lhe fizeram ", Zell, mas ele é alguma vítima não ???
                                                Tu é que deves estar a brincar. Eu estou a falar de um escritor. Não estou a endeusá-lo como pessoa. Então um fulano intromete-se na candidatura de um livro de um escritor a um prémio porque acha que o livro é chocante? Mas quem é ele para decidir isso? É um idiota que não sabe distinguir uma obra literária de ficção (ou mesmo que seja opinativa) de uma representação oficial. Que eu saiba, Saramago não era representante oficial fosse de onde fosse. Era um escritor com opinião própria como tantos outros e aquilo que diz ou deixa de dizer, é da sua responsabilidade, não de Portugal ou de outro país.
                                                Olha agora tu escreveres num livro que cozido à portuguesa não presta, vinha de lá um sub-secretário de Estado e dizia-te que aquilo não podia ser, porque ele e os comparsas acham que cozido à portuguesa é bom.
                                                Mas acho que já é tempo de deixar isto na história. Agora depois do homem morrer e já não estar cá para se defender é que andam a atacá-lo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                  Tu é que deves estar a brincar. Eu estou a falar de um escritor. Não estou a endeusá-lo como pessoa. Então um fulano intromete-se na candidatura de um livro de um escritor a um prémio porque acha que o livro é chocante? Mas quem é ele para decidir isso? É um idiota que não sabe distinguir uma obra literária de ficção (ou mesmo que seja opinativa) de uma representação oficial. Que eu saiba, Saramago não era representante oficial fosse de onde fosse. Era um escritor com opinião própria como tantos outros e aquilo que diz ou deixa de dizer, é da sua responsabilidade, não de Portugal ou de outro país.
                                                  Olha agora tu escreveres num livro que cozido à portuguesa não presta, vinha de lá um sub-secretário de Estado e dizia-te que aquilo não podia ser, porque ele e os comparsas acham que cozido à portuguesa é bom.
                                                  Mas acho que já é tempo de deixar isto na história. Agora depois do homem morrer e já não estar cá para se defender é que andam a atacá-lo.
                                                  Tens uma maneira engraçada de re-escrever a história, agora um fulano intrometeu-se na candidatura?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                    Tens uma maneira engraçada de re-escrever a história, agora um fulano intrometeu-se na candidatura?
                                                    Então como foi?

                                                    http://www.citi.pt/cultura/literatur...o/vet_ev7.html

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                      Escolheu não levar esse livro a concurso, e destino semelhante tiveram certamente tantos outros. Está longe, muito longe de ser "um fulano intromete-se na candidatura de um livro de um escritor a um prémio".

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                        Escolheu não levar esse livro a concurso, e destino semelhante tiveram certamente tantos outros. Está longe, muito longe de ser "um fulano intromete-se na candidatura de um livro de um escritor a um prémio".
                                                        Isso é o mesmo que dizer que o Saramago saneou a malta do DN no verão quente de 75, mas como anteriormente outros também sanearam pessoal do DN, então aí já não há problema.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Isso é o mesmo que dizer que o Saramago saneou a malta do DN no verão quente de 75, mas como anteriormente outros também sanearam pessoal do DN, então aí já não há problema.
                                                          É na minha opinião uma comparação muito infeliz, enviar pessoal para a rua é muito, mas muito diferente de não escolher um livro para ser apresentado num concurso.

                                                          Comentário


                                                            Saneou e isso é intolerável. A escrita do homem não é menos brilhante por isso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                              Escolheu não levar esse livro a concurso, e destino semelhante tiveram certamente tantos outros. Está longe, muito longe de ser "um fulano intromete-se na candidatura de um livro de um escritor a um prémio".
                                                              Mas volto a perguntar: quem é ele para julgar um livro? Um livro é da responsabilidade do autor, nada mais. As pessoas não iam pensar que Portugal é um país de satânicos ou ateus ou o que fosse. Logo, intrometeu-se. Se o livro não tivesse qualidade, era uma coisa. Agora por achar que é chocante? Ele não tinha que achar coisa nenhuma. Isso cabia aos leitores.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X