Anúncio

Collapse
No announcement yet.

facto preocupante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
    O que me preocupa não é a côr das pessoas, mas sim os comportamentos sociais, a educação, e o respeito pelas leis, autoridades, e instituições de um pais, pelos concidadãos e os seus bens.
    Exactamente.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
      por favor, banir este user por insinuações racistas! bem como fechar este tópico
      Banir porquê? Não podemos falar sobre os mais diversos temas? Colocas o teu ponto de vista se tiveres argumentos.

      Falando do tópico em si, a mim não me preocupa muito, desde que aproveitem bem as aulas, se portem como pessoas civilizadas. Antes na escola a aprenderem do que nas ruas a roubarem!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
        Hipocrisia em alta...

        E não é do autor do tópico.
        Mesmo.
        Muitos dos que aqui protestam contra o "racismo", se um filho deles se casasse com um preto/a ficavam escandalizados!

        Comentário


          #34
          É preocupante para as famílias que não almejam ver os seus filhos educados no seio de uma "cultura Africana", com tudo o que de mau (e bom) isso implica.

          Mas infelizmente este tópico está condenado ao "descambanso", sem que seja possível manter uma discussão séria.

          Ainda não vi ninguém tecer comentários racistas a nenhuma minoria (neste caso... maioria) étnica. No entanto, as vozes da "pluralidade cultural" não demoraram a adjectivar o autor do tópico com os chavões habituais.

          Já agora, dizer mal da vuvuzela (esse símbolo ímpar de cultura Africana) também dá direito a ter o carimbo de xenófobo e racista!?

          Comentário


            #35
            OK. Já reconsiderou o seu arrependimento. Por mim pode fechar, não merece mais discussão.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
              A mim preocupa-me.

              E preocupa-me que certas pessoas se preocupem com as minhas preocupações.


              É isto.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                na minha opinião o autor do topico referia-se ao facto de com o aumento do numero de pessoas de origem africana e com a mistura de culturas portugal acabe por perder a suas proprias raizes,cultura e tradição.
                ou seja acho que a questão que ele levantou é mais de perda de identidade cultural do povo português do que xenofobia pura
                mas ele que se explique.
                Portugal tem uma forte raíz africana. Há 40 anos atrás Portugal também se estendia pelo continente africano, há 900 anos atrás estávamos sob domínio de povos africanos. Uma fatia considerável do continente africano fala português. Os cabo verdianos são um povo que surgiu do cruzamento de colonos portugueses com os escravos que para lá foram levados. Não fará África também parte da nossa cultura?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                  É preocupante para as famílias que não almejam ver os seus filhos educados no seio de uma "cultura Africana", com tudo o que de mau (e bom) isso implica.

                  Mas infelizmente este tópico está condenado ao "descambanso", sem que seja possível manter uma discussão séria.

                  Ainda não vi ninguém tecer comentários racistas a nenhuma minoria (neste caso... maioria) étnica. No entanto, as vozes da "pluralidade cultural" não demoraram a adjectivar o autor do tópico com os chavões habituais.

                  Já agora, dizer mal da vuvuzela (esse símbolo ímpar de cultura Africana) também dá direito a ter o carimbo de xenófobo e racista!?
                  Está condenado ao fracasso porque há pessoal que não sabe discutir de forma civilizada, optando por fazer queixinhas, chamando os outros de racistas! Todos temos as nossas ideias e ideais, tem que haver respeito e discutir de forma CIVILIZADA! Nada mais que isso!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    É tudo uma questão de oportunidades. Os brancos do bairro do Cerco no Porto também não devem dar grande valor a cursos e carreiras profissionais.

                    Daqui a pouco estamos como os luxemburgueses: E-mail xenófobo ataca emigrantes no Luxemburgo - Sociedade - PUBLICO.PT
                    Eu não conheço o caso, ouvi só de relance na tv, mas é mesmo xenofobia ou eles tem razão no que dizem?

                    Mesmo que na realidade não seja verdade, imagina que era,ao passar a verdade deixava de ser xenofobia?O comportamento pode determinar se é xenofobia ou não?

                    Comentário


                      #40
                      O problema é que as minorias, seja em que pais e raça forem, são as maiorias nas coisas, digamos, más da sociedade.

                      Depois erradamente, pagam todos, dessa minoria, por o que os outros fizeram.

                      Mas devia haver uma politica de emigração melhor, para estes tempos de crise.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Portugal tem uma forte raíz africana. Há 40 anos atrás Portugal também se estendia pelo continente africano, há 900 anos atrás estávamos sob domínio de povos africanos. Uma fatia considerável do continente africano fala português. Os cabo verdianos são um povo que surgiu do cruzamento de colonos portugueses com os escravos que para lá foram levados. Não fará África também parte da nossa cultura?
                        claro que sim,mas o problema não é fazer parte,é sim perdermos a nossa parte dessa cultura

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Portugal tem uma forte raíz africana. Há 40 anos atrás Portugal também se estendia pelo continente africano, há 900 anos atrás estávamos sob domínio de povos africanos. Uma fatia considerável do continente africano fala português. Os cabo verdianos são um povo que surgiu do cruzamento de colonos portugueses com os escravos que para lá foram levados. Não fará África também parte da nossa cultura?
                          Bom post. O que me preocupa é haver certos indivíduos que escreveram teorias a dar a entender que Portugal está como está devido a ser um povo que tem mais mistura com a cultura africana. Para alguns supremacistas raciais, nós somos a "escória" da Europa... O facto de haver maioria de alunos negros nas escolas não me preocupa, preocupa-me sim se não se educarem e contribuirem a sua quota parte para o bem da sociedade...Preocupa-me também haver tanta intolerância para uma observação apenas, como a do autor do tópico fez...

                          Comentário


                            #43
                            A minha opinião, é que os Descobrimentos foi a pior coisa que nos podia ter acontecido.
                            Isto foi uma teoria que eu uma vez parei para pensar e acho que faz algum sentido...
                            Nós enriquecemos, e fizémos história à pala das nossas antigas colónias.
                            Mas se formos a pensar bem, neste momento, um Brasileiro, Angolano, Guineense, dessas antigas colónias, pensam em emigrar, só há um único «porto». Portugal.
                            É por isso que agora o que se vê mais aí é Brasileiros, Angolanos, etc... e tudo se concentra.
                            Não tenho nada contra acerca daqueles que vêm para cá para lutar por uma vida melhor, embora saiba que nos tire emprego a nós do próprio país, mas nós fazemos igual noutros país, mas revoltam-me os outros que enfim... Já perceberam onde quis chegar.
                            Nada disto é racismo, é o que eu penso.

                            Comentário


                              #44
                              DaniCmax o problema, se é que podemos chamar assim, não esteve nos descobrimentos...mas sim sim pós 25 de Abril.

                              Comentário


                                #45
                                A mim preocupa-me é que essa proporção de alunos pretos se fique pelo ciclo por exemplo. Era de todo o interesse que nas zonas onde estas comunidades existem em maior numero, esta proporção na sala de aula continuasse até ao fim do secundário pelo menos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                  Eu não conheço o caso, ouvi só de relance na tv, mas é mesmo xenofobia ou eles tem razão no que dizem?

                                  Mesmo que na realidade não seja verdade, imagina que era,ao passar a verdade deixava de ser xenofobia?O comportamento pode determinar se é xenofobia ou não?
                                  Não há nada como realmente e mais vale um homem todavia nunca do que sem comparação já mais em tempo algum.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DaniCMax Ver Post
                                    A minha opinião, é que os Descobrimentos foi a pior coisa que nos podia ter acontecido.
                                    Isto foi uma teoria que eu uma vez parei para pensar e acho que faz algum sentido...
                                    Nós enriquecemos, e fizémos história à pala das nossas antigas colónias.
                                    Mas se formos a pensar bem, neste momento, um Brasileiro, Angolano, Guineense, dessas antigas colónias, pensam em emigrar, só há um único «porto». Portugal.
                                    É por isso que agora o que se vê mais aí é Brasileiros, Angolanos, etc... e tudo se concentra.
                                    Não tenho nada contra acerca daqueles que vêm para cá para lutar por uma vida melhor, embora saiba que nos tire emprego a nós do próprio país, mas nós fazemos igual noutros país, mas revoltam-me os outros que enfim... Já perceberam onde quis chegar.
                                    Nada disto é racismo, é o que eu penso.
                                    Para onde é que achas que emigram muitos dos habitantes das ex-colónias inglesas?
                                    Para onde é que achas que emigram muitos dos habitantes das ex-colónias francesas?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Nós caminhamos em rumo a uma sociedade mais multicultural, por certo algumas raizes se vão perdendo outras assim se modificando.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        A mim preocupa-me é que essa proporção de alunos pretos se fique pelo ciclo por exemplo. Era de todo o interesse que nas zonas onde estas comunidades existem em maior numero, esta proporção na sala de aula continuasse até ao fim do secundário pelo menos.
                                        Infelizmente não sucede. Muitos acabam por ficar no preparatório.
                                        Um grande número vem dos vários bairros de degradados, pouco apoio ou nenhum em casa, alguns já com dificuldades em fazer a primária, "escola de rua"... acabam por desviar-se para outros caminhos.
                                        Da minha altura contam-se pelos dedos os que terminaram o secundário, por norma nessa altura já tinham filhos e trabalhavam (principalmente nas obras).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DaniCMax Ver Post
                                          A minha opinião, é que os Descobrimentos foi a pior coisa que nos podia ter acontecido.
                                          Isto foi uma teoria que eu uma vez parei para pensar e acho que faz algum sentido...
                                          Nós enriquecemos, e fizémos história à pala das nossas antigas colónias.
                                          Mas se formos a pensar bem, neste momento, um Brasileiro, Angolano, Guineense, dessas antigas colónias, pensam em emigrar, só há um único «porto». Portugal.
                                          É por isso que agora o que se vê mais aí é Brasileiros, Angolanos, etc... e tudo se concentra.
                                          Não tenho nada contra acerca daqueles que vêm para cá para lutar por uma vida melhor, embora saiba que nos tire emprego a nós do próprio país, mas nós fazemos igual noutros país, mas revoltam-me os outros que enfim... Já perceberam onde quis chegar.
                                          Nada disto é racismo, é o que eu penso.
                                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                          DaniCmax o problema, se é que podemos chamar assim, não esteve nos descobrimentos...mas sim sim pós 25 de Abril.
                                          Já eu acho que nenhum tem razão. A culpa foi sempre nossa desde os Descobrimentos. As falhas que apresentamos hoje, como povo, são práticamente os mesmos que apresentamos nessa altura. Quem olha para a história espanhola e a nossa, vê que os espanhois foram minimamente mais organizados que nós na colonização. Nós apenas parasitamos e nos misturamos com os povos por onde passamos. Em vez de fazer algo de positivo com as riquezas que vinham das colónias viviamos À grande e criamos das primeiras crises inflacionárias a nível europeu da história juntamente com os espanhois...Não tivemos visão, nem aproveitamos as riquezas para nos tornarmos num potência a todos os níveis...No pós 25 de Abril com os fundos comunitários cometemos os mesmos erros...E estamos de novo numa situação de aperto...Só que agora os novos mundos e as novas oportunidades parece que desapareceram... A não ser que o proximo passo seja parasitarmos e não aproveitarmos a exploração espacial .

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                            Não há nada como realmente e mais vale um homem todavia nunca do que sem comparação já mais em tempo algum.
                                            Toma lá :

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                              Já eu acho que nenhum tem razão. A culpa foi sempre nossa desde os Descobrimentos. As falhas que apresentamos hoje, como povo, são práticamente os mesmos que apresentamos nessa altura. Quem olha para a história espanhola e a nossa, vê que os espanhois foram minimamente mais organizados que nós na colonização. Nós apenas parasitamos e nos misturamos com os povos por onde passamos. Em vez de fazer algo de positivo com as riquezas que vinham das colónias viviamos À grande e criamos das primeiras crises inflacionárias a nível europeu da história juntamente com os espanhois...Não tivemos visão, nem aproveitamos as riquezas para nos tornarmos num potência a todos os níveis...
                                              Na altura perceberam que não tínhamos tamanho nem povo em número suficiente para colonizar o que descobríamos, nomeadamente para guardar e enviar pessoal.
                                              Uma das formas era a "mistura" que falas. A Espanha é um pouco maior que nós.

                                              Quanto ao resto de acordo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Infelizmente não sucede. Muitos acabam por ficar no preparatório.
                                                Um grande número vem dos vários bairros de degradados, pouco apoio ou nenhum em casa, alguns já com dificuldades em fazer a primária, "escola de rua"... acabam por desviar-se para outros caminhos.
                                                Da minha altura contam-se pelos dedos os que terminaram o secundário, por norma nessa altura já tinham filhos e trabalhavam (principalmente nas obras).
                                                Era o problema que referia por outras palavras. Interesse pela escolinha e actividades desportivas fazem milagres, mais civismo e prisões mais vazias.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Para mim, o que tu estás a ver não são negros...............são pessoas!!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    para muitos que ficam indignados com atitudes xenofobas reparem no que dizem os angolanos/cabo verdianos/guineenses/moçambicanos a respeito uns dos outros e vão ver o que é xenofobia ao mais alto nivel

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Para onde é que achas que emigram muitos dos habitantes das ex-colónias inglesas?
                                                      Para onde é que achas que emigram muitos dos habitantes das ex-colónias francesas?
                                                      Antigas colónias, foi o que eu disse...
                                                      Mas nós neste tópico estamos a abordar do problema no nosso país, daí só ter referido o mesmo

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                        DaniCmax o problema, se é que podemos chamar assim, não esteve nos descobrimentos...mas sim sim pós 25 de Abril.
                                                        Mas iniciou-se nos Descobrimentos

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          Na altura perceberam que não tínhamos tamanho nem povo em número suficiente para colonizar o que descobríamos, nomeadamente para guardar e enviar pessoal.
                                                          Uma das formas era a "mistura" que falas. A Espanha é um pouco maior que nós.

                                                          Quanto ao resto de acordo.
                                                          Mas se formos observar por exemplo a Holanda, numa fase um pouco posterior, na minha opinião já souberam aproveitar melhor a "globalização", através da via comercial, evoluindo também a todos os níveis com os rendimentos daí provenientes e com uma população quase de certeza ou mais pequena ou igual à nossa. Nós já não, e muitas das vezes já pagavamos a holandeses para trazer as nossas riquezas para Portugal! Quantos barcos não terão sido pirateados à conta disso! E que aproveitamento tiramos das riquezas que traziamos das nossas colónias? Os holandeses não precisaram de dominar muito territorio para lucrarem com a globalização, o que nós, mesmo dominando território, não conseguimos fazer, ou fizemos, mas não tivemos visão para mais. Sem contar com disparates como o Tratado de Methuen...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por DaniCMax Ver Post
                                                            Mas iniciou-se nos Descobrimentos
                                                            Sim, mas a porta só foi aberta/escancarada depois do 25 de Abril com algumas políticas de bandalheira que foram crescendo.
                                                            Antes de 1974, onde é que havia multiculturalidade pelo nosso país? Está bem está.

                                                            Aliás é irritantemente fácil ser-se português. É tão fácil que muito dos passaportes dos terroristas fanáticos são....portugueses!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                              Mas se formos observar por exemplo a Holanda, numa fase um pouco posterior, na minha opinião já souberam aproveitar melhor a "globalização", através da via comercial, evoluindo também a todos os níveis com os rendimentos daí provenientes e com uma população quase de certeza ou mais pequena ou igual à nossa. Nós já não, e muitas das vezes já pagavamos a holandeses para trazer as nossas riquezas para Portugal! Quantos barcos não terão sido pirateados à conta disso! E que aproveitamento tiramos das riquezas que traziamos das nossas colónias? Os holandeses não precisaram de dominar muito territorio para lucrarem com a globalização, o que nós, mesmo dominando território, não conseguimos fazer, ou fizemos, mas não tivemos visão para mais. Sem contar com disparates como o Tratado de Methuen...
                                                              A Holanda quando entrou na corrida com PT e SP, já entrou num espirito um pouco diferente, acima de tudo de comércio, aproveitando acordos locais etc.
                                                              Como disse de resto concordo contigo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X